Blogs e Colunistas
Share

14/12/2011

às 16:02 \ Fotojornalismo

Iraque: 8 anos depois – Parte 1

Após 8 anos de ocupação, o exército dos Estados Unidos deixará o Iraque. As tropas americanas, que ainda estão no país, se retiram até o final deste ano, afirmou o presidente Barack Obama.

O fotógrafo americano Mario Tama está na região documentando estes últimos dias de presença militar. Sem uma pauta definida, Tama registra a vida cotidiana da população e tenta mostrar como é a rotina dos iraquianos.

Mario Tama é um experiente fotojornalista americano com presença em várias coberturas de conflitos e desastres naturais. Baseado em Nova York, Tama se diferencia pelo olhar detalhista e refinado, mesmo em coberturas diárias, nas quais a urgência das grandes agências de notícia dita as regras.

No próximo post, mostraremos a desocupação da base americana Camp Adder na cidade iraquiana de Nasiriyah.

Alexandre Belém

1.  Propaganda de telefonia celular em Bagdá, dezembro de 2011. (Mario Tama/Getty Images)

2.  Muro de proteção em igreja, Bagdá, dezembro de 2011. (Mario Tama/Getty Images)

3.  Bandeira do Iraque no centro de Bagdá, dezembro de 2011. (Mario Tama/Getty Images)

4.  Grafite em muro de proteção em Bagdá, dezembro de 2011. (Mario Tama/Getty Images)

5.  "Eu amo o Iraque" escrito em muro de proteção em Bagdá, dezembro de 2011. (Mario Tama/Getty Images)

6.  Carro antigo no centro de Bagdá, dezembro de 2011. (Mario Tama/Getty Images)

7.  Helicópteros americanos sobrevoam o centro de Bagdá, dezembro de 2011. (Mario Tama/Getty Images)

8.  Vendedor de sapatos na região de Bab Sharji, Bagdá, dezembro de 2011. (Mario Tama/Getty Images)

9.  Alfaiate produz uniformes para policiais iraquianos, Bagdá, dezembro de 2011. (Mario Tama/Getty Images)

10.  Mulheres em região comercial de Bagdá, dezembro de 2011. (Mario Tama/Getty Images)

11.  Concessionária de carros KIA em Bagdá, dezembro de 2011. (Mario Tama/Getty Images)

12.  Loja de sapatos em Bagdá, dezembro de 2011. (Mario Tama/Getty Images)

13.  Garotos jogam futebol no parque Zawraa, Bagdá, dezembro de 2011. (Mario Tama/Getty Images)

14.  Loja de chá na parte velha de Bagdá, dezembro de 2011. (Mario Tama/Getty Images)

15.  Mulheres passam por trem abandonado no parque Zawraa, Bagdá, dezembro de 2011. (Mario Tama/Getty Images)

16.  Loja de roupa militar em Bagdá, dezembro de 2011. (Mario Tama/Getty Images)

17.  Garota Nora Muaid no parque Zawraa, Bagdá, dezembro de 2011. (Mario Tama/Getty Images)

18.  Hospital Al-Henan para crianças deficientes, Bagdá, dezembro de 2011. (Mario Tama/Getty Images)

19.  Bandeira xiita na estação central de trem, Bagdá, dezembro de 2011. (Mario Tama/Getty Images)

20.  Entrada da mesquita Seid Idrees, Bagdá, dezembro de 2011. (Mario Tama/Getty Images)

21.  Xiitas durante o festival Ashura, Bagdá, dezembro de 2011. (Mario Tama/Getty Images)

22.  Muçulmano xiita é atendido pela Cruz Vermelha durante ritual de autoflagelação no festival Ashura em Bagdá. O Ashura celebra o aniversário da morte do Imã Hussein, neto do profeta Maomé no século VII. Dezembro de 2011. (Mario Tama/Getty Images)

23.  Mulher na mesquita Seid Idrees durante o festival Ashura, Bagdá, dezembro de 2011. (Mario Tama/Getty Images)

24.  Haneen Muaid segura seu irmão no lado de fora da mesquita Seid Idrees durante o festival Ashura, Bagdá, dezembro de 2011. (Mario Tama/Getty Images)

25.  Pessoas do lado de fora da mesquita Seid Idrees durante o festival Ashura, Bagdá, dezembro de 2011. (Mario Tama/Getty Images)

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

5 Comentários

  1. Magdah Liza

    -

    12/02/2013 às 3:01

    O Iraque é um país lindo com um povo maravilhoso que só fez defender suas famílias, suas casas e suas vidas contra os invasores. Espero que a cada dia que passa o povo iraquiano conquiste mais e mais a paz tão merecida. Meu abraço fraterno do tamanho do Brasil para essa gente maravilhosa.

  2. Teresinha

    -

    16/12/2011 às 16:44

    Favor desconsiderar meu comentário anterior. 2l:39 de 15.12 – grata.
    .
    As fotos trazem um clima de liberdade. Espero que continue assim.

  3. carlos robertson

    -

    14/12/2011 às 20:44

    As fotos são muito restritas, mas, penso eu que o povo tem que ser livre, e assim os seus lideres levarão o povo a dias melhores.Viva o Iraque livre.Um povo de uma cultura impar.Parabéns

  4. Revoltado

    -

    14/12/2011 às 20:07

    O material necessário para se produzir uma arma química, capaz de matar centenas de milhares de pessoas, cabe numa caixa de sapatos, portanto, se elas foram usadas para eliminar milhares de curdos no passado mas não foram encontradas, não quer dizer que ainda não estejam lá, enterradas em algum lugar. Talvez um dia alguém as ache para calar o boca de quem condenou os EUA e Bush por terem entrado lá. Independente disso, o Iraque está melhor hoje do que esteve nas mãos do déspota psicótico Saddam.

  5. Ildo Storer Netto

    -

    14/12/2011 às 17:30

    o mote da invasão foi criminoso, mentiroso, etc…mas o Iraque livre é um país lindo, a julgar pelo que se vê aqui.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados