Blogs e Colunistas

29/02/2012

às 22:17 \ Treinamento

Será que a beterraba pode melhorar seu desempenho?

(Foto: Thinkstock)

Esta dica vem do Prof. Dr. Erico Caperuto, um estudioso sobre atividade física e metabolismo. Estudos recentes demonstraram que um legume pode melhorar o desempenho dos atletas. Pensou logo em em alguma relação com carboidrato? Não é bem isso. O legume em questão é a beterraba.

Por quê?

A beterraba é rica em nitrato de sódio, que melhora a entrega de oxigênio para os músculos (o que é fundamental para o rendimento de corredores, ciclistas e triatletas). As notícias trazidas pelos estudos são tão boas que o Dr. Caperuto pretende iniciar uma pesquisa brasileira, investigando os efeitos da suplementação do nitrato de sódio sobre o desempenho de corredores amadores.

É importante observar que, ao que parece, é preciso consumir o suco da beterraba para aumentar a quantidade de nitrato de sódio ingerida e, dessa forma, atingir um resultado expressivo. Também é sempre aconselhável consultar um nutricionista antes de iniciar “experimentos” por conta própria.

Fiquei curioso e busquei alguns destes estudos. Realmente, pode ser que a beterraba não seja somente boa para a nossa saúde, mas também para “turbinar” a nossa corrida!

Bailey, S. J., et all. Dietary nitrate supplementation enhances muscle contractile efficiency during knee-extensor exercise in humans. J. App. Physiol., Jul;109(1):135-48, 2010.

Outros artigos:

Dietary nitrate supplementation reduces the O2 cost of low-intensity exercise and enhances tolerance to high-intensity exercise in humans. [J Appl Physiol. 2009]

Dietary nitrate supplementation reduces the O2 cost of walking and running: a placebo-controlled study. [J Appl Physiol. 2011]

Acute L-arginine supplementation reduces the O2 cost of moderate-intensity exercise and enhances high-intensity exercise tolerance. [J Appl Physiol. 2010]

Acute and chronic effects of dietary nitrate supplementation on blood pressure and the physiological responses to moderate-intensity and incremental exercise. [Am J Physiol Regul Integr Comp...]

Dietary nitrate reduces maximal oxygen consumption while maintaining work performance in maximal exercise. [Free Radic Biol Med. 2010]

Por Renato Dutra

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

5 Comentários

  1. Nadine Maria

    -

    24/04/2012 às 11:53

    Gostei muito desse blog pois ele nos mostra como podemos ter uma vida saudável e duradoura. Estou estudando na minha escola sobre esse assunto: Saúde, nutrição e atividades físicas, e me interessei bastante. Gostaria de parabenizar esse blog e dizer que vocês estão fazendo um ótimo trabalho. Beijooooooos.

  2. Gabriella Moreira

    -

    24/04/2012 às 11:34

    eu achei esse blog muito interessante,e,ele demonstra o que podemos fazer no nosso dia-a-dia para tornamos mais saudáveis para o nosso envelhecimento e termos uma vida mais leve e longa.essas publicações ajudam as pessoas a ver a vida com mais saúde,e que não se deve comer coisas gordurosas e sim saudáveis.

  3. Fátima

    -

    01/03/2012 às 16:50

    Renato, há aproximadamente 2 meses, vi num programa de tv os benefícios que a beterraba faz para os ciclitas. Resolvi experimentar comer beterraba crua antes das minhas corridas,( umas 2 horas antes) e realmente faz efeito! minha energia aumenta consideravelmente e após a corrida fico bem menos cansada. :)

  4. Inácio

    -

    01/03/2012 às 14:00

    Renato e colegas: corro há cerca de três anos e desde o ano passado participo de competições esporadicamente. Tenho o hábito de tomar sucos e um dos meus preferidos é a mistura dos sucos de cenoura, maçã e beterraba. Passo todos numa centrífuga e, acreditem, é delicioso. Em dias em que participo de provas, coloco um pouco mais de beterraba nessa mistura e, coincidencia ou não, corro com mais desenvoltura e não me canso tanto quanto nos dias de treino em que deixo de tomar esse suco. Recomendo aos colegas que tomem. Pode ser tudo uma balela mas que o suco é delicioso, ah, é mesmo!

  5. MOSKOU

    -

    01/03/2012 às 10:15

    Vou começar a consumir hoje mesmo.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados