Blogs e Colunistas

26/08/2009

às 14:03 \ Treinamento

O que podemos aprender com Usain Bolt?

bolt

Quem gosta de esportes sabe que o nome mais falado nos últimos dias é o do fantástico velocista jamaicano Usain Bolt. Afinal, é cada vez mais rara uma quebra de recorde mundial nas provas de velocidade do atletismo. Ele quebrou dois em menos de uma semana: 100m e 200m. Não bastasse deixar o mundo de boca aberta com suas marcas impressionantes, Bolt ainda esbanja facilidade no que faz. Corre de forma leve e alegre. Poderíamos ficar enumerando as qualidades inacreditáveis desse atleta por horas, mas o que me interessa aqui é saber o que podemos aprender com esse campeão. Vamos ver:

1- Foco. Após ter obtido a sensacional marca de 19.19s nos 200m, Bolt declarou: “Não estava pensando no recorde mundial. Eu estava trabalhando na minha largada durante toda a temporada e hoje eu acertei.” Muitas vezes pensamos somente no resultado e esquecemos o que é realmente necessário para alcançar os objetivos esperados. Por exemplo, muita gente diz que quer emagrecer, mas quantos realmente passam o ano inteiro adotando hábitos que levem a este resultado?

2- Melhorar os pontos fracos. O ponto mais fraco de Bolt é justamente a largada, onde ele geralmente leva desvantagem em relação a quase todos os seus rivais. Durante meses ele trabalhou duro para melhorar esta deficiência. É exatamente isso que devemos fazer. No entanto, na maioria das vezes acabamos fazendo apenas aquilo que nos dá prazer. Por exemplo: corredores adoramos correm, mas quando se trata de fortalecer os músculos… E todos sabem que isso é importante no resultado da corrida.

3- Realizar os movimentos de forma relaxada. Talvez a maior característica de Bolt seja a facilidade e leveza com que corre. Bolt faz parecer fácil a proeza de correr tão rápido. Claro que se trata de um ser humano muito privilegiado, mas podemos nos espelhar em seu padrão de movimentos: concentrado e ao mesmo tempo harmonioso. E são justamente os tiros velozes e curtos (50-100m) que melhoram a nossa eficiência para correr. Por que não incluir alguns tiros curtos após o aquecimento?

4- Praticar sua atividade com alegria. Bolt vem mostrando que, mesmo competindo e buscando o melhor resultado, podemos praticar exercícios de forma alegre. Não é preciso “fechar a cara”, com expressão de sofrimento no rosto. Aliás, se o exercício for só sofrimento, a chance de ele ser abandonado é grande. Observo muita gente caminhando, correndo ou fazendo exercícios na academia vivendo em seu próprio mundo, sem interagir com outras pessoas à sua volta. Poderia ser tudo diferente, com mais camaradagem entre os praticantes, o que tornaria o exercício mais prazeroso a todos.

Enfim, acredito que Usain Bolt possa servir como inspiração para uma prática esportiva mais efetiva e divertida. Como diversão, recomendo uma visita ao site do campeão.

Galeria de fotos: imagens incríveis do campeão.

Infográfico: como Bolt planejou a vitória dos 100m.

Quem é Quem: Usain Bolt x Jesse Owns.

Por Renato Dutra

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Powered by WP Hashcash

7 Comentários

  1. igor

    -

    24/10/2011 às 20:27

    eu acho q ele pode sim se dopar
    mas de um modo novo q os exames naum demonstram
    pois num dos maiores escandalos do atletismo mundial numa olimpiada um atleta repreto de anabolazantes fez 9.87 um tempo muito bom
    + bolt incrivelmente fez 9.58 sem tomar nada?
    muito estranho naum basta só treino tem q ser muito bom
    ele talves pode naum ser humano
    naum sei rsrsrs
    + eee incrivel tbm pela diferença em relação o segundo melhor tempo q foi de 9.71 muito acima pra um corrida de 100m

  2. andre L.ribeiro

    -

    10/10/2009 às 14:32

    usarei no meu trabalho,como corretor e imoveis

  3. Samanta

    -

    28/09/2009 às 21:21

    kkkkkkkkkkkkkkkkk ele nunca vai se dopar

  4. Renan Gustavo

    -

    13/09/2009 às 16:55

    Não acredito que ele se dope. Creio, como disse a Fernanda, que ele trabalha muito para isso. Realmente devemos nos espelhar nele.

  5. Fernanda Santos

    -

    27/08/2009 às 23:26

    Dor de cotovelo sr João Carlos, não devemos comparar as pessoas por sua nacionalidade, por sua cor, por sua classe, pq assim falariamos que todo brasileiro é preguiçoso, que toda loira é burra.
    O que o Usain Bolt faz é merito e esforço dele, é muito pessimismo pensar que quem faz algo bom esta dopado….. o Ronaldo se dopa, para fazer lindos gols, o Michell Felps nadador se dopa para conseguir quebrar recordes…enfim
    Temos sim que nos espelhar na trajetória deste jamaicano

  6. Nilton

    -

    27/08/2009 às 22:31

    Tenho algumas dúvidas sobre essa perfeição do Bolt. Será que não estamos diante de doping genético? Realmente espero que não.

  7. João Carlos Félix

    -

    27/08/2009 às 18:58

    Espero que amanha não recebamos a noticia de que Usain Bolt se dopa para conseguir resultados realmente fantásticos. Vide Ben Johnson, que também é jamaicano.


 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados