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01/11/2012

às 15:15 \ Provas, Treinamento

É possível fazer treino aeróbio e musculação na mesma sessão?

(Foto: Thinkstock)

Essa é uma das perguntas mais freqüentes sobre treinamento. Muitos esportistas não conseguem dividir o treino, fazendo bike ou corrida num dia e a musculação no outro – como recomendam os profissionais. Muitos são incisivos: “Treinar o aeróbio na mesma sessão atrapalha o ganho de massa muscular?”

Daí surge a pergunta: será realmente tão importante treinar separadamente bike/corrida e musculação?

Um estudo recém-publicado no conceituado Medicine & Science in Sports and Exercise mostrou que:

1-    Ao contrário do que outros estudos apontam, treinar o aeróbio antes da musculação não prejudica o ganho de massa muscular;

2-    E pedalar 45 minutos antes da musculação não interfere negativamente sobre a potência muscular. Isso também contraria pesquisas anteriormente publicadas.

Antes de concluirmos que não há perda alguma se fizermos um “treininho” na esteira antes de pegar pesado nos aparelhos, alerto que esta pesquisa foi realizada com um número pequeno de voluntários (nove). Além disso, o grupo estudado era formado por jovens (média de 23 anos) e que não estavam treinando pesado. Então, ainda não podemos tirar conclusões decisivas.

Há indícios, no entanto, de que fazer uma sessão leve de 40 minutos de bike antes de “fazer força” talvez não seja algo tão prejudicial. Para aqueles que não conseguem dividir o treino, alternando um dia para o aeróbio e outro para o muscular, esta notícia é animadora.

Sugiro a adoção desta prática por atletas iniciantes e talvez intermediários, fazendo até 40 minutos de bike ou corrida antes da sessão de musculação. Já para alunos avançados e que desejam ganhos mais expressivos de força e massa muscular, o melhor é manter a recomendação observada por muitos estudos: utilize o treino aeróbio com moderação e em uma sessão separada do de força.

Por Renato Dutra

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8 Comentários

  1. Rogério

    -

    11/05/2013 às 15:14

    Existem tantos especialistas e cientistas dizendo tantas coisas, que nós só ficamos cada vez mais confusos com tanta informação (ou desinformação). E o ovo, faz bem? Eu sempre comi, mesmo enquanto falavam que não fazia bem, agora já falam que faz bem. Se formos nos guiar por todas essas informações, nós ficamos com medo de comer, de nos exercitar, enfim, com medo de tudo.

  2. Gustavo

    -

    08/05/2013 às 14:14

    Olá, gostaria de saber a repeito de duas sessões de treino no mesmo dia. Como por exemplo correr de manhã e fazer musculação no final da tarde ou a noite. Isso atrapalharia os ganhos de força e massa muscular?
    Obrigado!

  3. Angel

    -

    02/03/2013 às 8:03

    Olá, gostaria de saber… tenho pouco tempo para treinar, pois levanto as 5:00 da manha e 5:30 chego na academia e faço aerobio até as 6:00. Dps musculação até as 6:45. Isso está correto?? É ideal para emagrecer? Preciso perder gordura e ganhar massa muscular. Obrigada.

  4. Marcelo Ferreira

    -

    21/11/2012 às 18:53

    Tenho dúvida semelhante às que já foram apresentadas.
    Devido aos horários na Academia, cabo fazendo a musculação antes e fazendo treino forte de bicicleta ou corriga depois.
    Pelo visto, não há benefício nisso. Tá tudo errado mesmo ?

  5. Marcelo Ferrerira

    -

    16/11/2012 às 18:59

    Caaro renato,
    Tenho a mesma dúvida já apontada aqui por outros leitores, que se refere ao treino aeróbio após musculação.
    Por força do horário da aula na academia, acabo relizando musculação antes e spinning ou corrida depois.
    Tenho que mudar ?

  6. Gabriel Quireza

    -

    05/11/2012 às 9:34

    Bom dia, Renato.

    E quanto ao treino aeróbico logo após a musculação. Costumo treinar musculação, e logo após correr uns 20 a 30 min. na esteira. Pode ser prejudicial? Abs!

  7. Roberto

    -

    04/11/2012 às 20:09

    Eu tenho 59 anos e freqüento academia há 8 meses. Antes caminhava em esteira ou na rua durante 1 hora por dia.
    Atualmente, corro todos os dias de segunda asexta, em aulas de running de 45 minutos, a velocidades entre 9 e 12 km/h, fazendo de 6 a 8 km, com subidas e descidas, tiros etc… Além disso, tenho participado de corridas de rua. Comecei com 5 Km e atualmente faço corridas de 5 milhas e10 km. As ultimas que fiz foram 5 milhas em 44 min e 10 km em 58 min. Além da corrida diária, faço musculação, em sessoes diárias de pernas e braços, em dias alternados, em geral antes da aula de running. Estou errado???.?

  8. Luiz Carlos de Moraes

    -

    03/11/2012 às 12:18

    Comentando a partir da pergunta título a resposta é sim. Os dois treinamentos, musculação e atividade aeróbia, podem ser feitos na mesma sessão mesmo quando o objetivo for melhoria da capacidade aeróbia e/ou emagrecimento com intensidade acima de 70% do VO2Máx. e a musculação visando fortalecimento ou hipertrofia que não incidirá no chamado treinamento concorrente desde que os grupos musculares não sejam os mesmos a serem submetidos a intensidades fortes. Ou seja, se o indivíduo vai correr forte na esteira ele pode fazer musculação igualmente forte para o tronco e braços. Para as pernas o treinamento de musculação nesse caso deve ser leve. Se o indivíduo treinou pesado para as pernas o treinamento aeróbio necessariamente deverá ser leve. A maioria das pessoas hoje não tem tempo para treinar todos os dias e alternando as intensidades é plenamente possível. Prof. Moraes

 

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