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21/10/2009

às 5:12 \ Treinamento

As vantagens da musculação: força e saúde

musculacao-renato

Nem sempre os exercícios aeróbios – nadar, caminhar, pedalar, correr – são os únicos responsáveis pela boa saúde. De acordo com uma recente revisão bibliográfica realizada por dois cientistas da universidade de Gainsville, Florida (EUA), o treinamento resistido (TR) – nome mais tecnicamente correto para a musculação -, traz muitos benefícios. Fiquei surpreso ao encontrar tantas descobertas que mostram que “puxar ferro” é uma atividade bastante importante para a saúde. Veja a seguir:

TR e longevidade: praticantes de corrida e outras modalidades que desenvolvem o condicionamento cardiorrespiratório vivem mais. A boa notícia é que o TR também oferece este ganho, sendo que a maioria dos estudos sobre TR encontraram que a força muscular é inversamente proporcional ao risco de desenvolver diversas doenças, inclusive a síndrome metabólica. (Saiba mais sobre a síndrome)

TR e massa muscular: há uma boa quantidade de pesquisas indicando que o TR diminui ou impede a perda de massa muscular provocada pelo envelhecimento. Adultos perdem cerca de 0,46 kg de músculo por ano, a partir dos 50 anos. Isso sem mencionar os ganhos funcionais trazidos pelo TR, diminuindo ou prevenindo a incidência de osteoporose e as quedas, que resultam em fraturas, nos mais idosos.

TR e depressão: a literatura aponta que o TR alivia a ansiedade e a insônia em casos diagnosticados de depressão clínica. Isso acontece porque a musculação estimula a produção de testosterona e o GH (hormônio do crescimento) e inibe a síntese do cortisol, um hormônio que, em quantidades elevadas (situações de ansiedade, por exemplo). aumenta o stress, diminui as defesas do sistema imunológico e acentua o acúmulo de gordura no corpo.

TR e obesidade: as recomendações para prevenir ou tratar o sobrepeso e a obesidade enfatizam a adoção do exercício aeróbio. No entanto, muitos estudos apontam que o TR é bastante eficaz para elevar a taxa de metabolismo em repouso (o quanto de calorias o indivíduo queima sem fazer exercício), que diminui com a idade e está relacionado à perda de massa muscular. O TR diminui e interrompe esta perda e ainda promove o aumento da massa muscular, elevando o metabolismo em repouso. Ao acelerar o metabolismo, o processo de emagrecimento se torna mais rápido e facilitado. É comum pessoas que iniciaram um TR manterem o peso corporal, mas a maioria dos treinamentos resultam em redução da gordura corporal. O que parece fazer com que o peso permaneça inalterado é justamente o aumento da massa muscular. Em contrapartida, os programas que se baseiam somente em atividades cardiovasculares para emagrecimento causam diminuição da gordura corporal e do peso, sem exercer efeito significativo na massa muscular.

Por Renato Dutra

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49 Comentários

  1. Thiago

    -

    15/09/2012 às 10:35

    Eu queria saber quais as vantagens e desvantagens das pessoas altas na musculação

  2. luiz mendes

    -

    10/06/2012 às 11:44

    tenho 64 anos, realmente a atividade física não só retarda o envelhecimento como renova a carcaça, através do bem estar (humor)

  3. lucivania

    -

    14/03/2012 às 13:48

    tenho 46 anos estou perdendo massa muscular adorei o incentivo tenho boa alimentaçao nem uma pratica de exerçiçio fisico e ja tenho artose na 3° vertebra e como doi,e tenho labirintite,faz bem faser musculaçao?

  4. JOSEMARA FERRARO

    -

    14/03/2012 às 11:55

    TENHO CONDROMALACIA PATELAR NOS DOIS JOELHOS E GOSTARIA MUITO DE MALHAR.TENHO A POSSIBILIDADE?

  5. vaJessica sils

    -

    08/03/2012 às 14:40

    Aaain kee legaal. amei amei

  6. joão paulo da silva cruz

    -

    01/01/2012 às 17:35

    olá renato eu sou joão paulo eu queria saber ser academia para mim fas mal eu tenho 14anos

  7. reinaldo roberto pereira

    -

    15/12/2011 às 22:06

    ola,pessoal,estou começando um trabalho de definição, qual a série que devo usar,e quantas repetições devo fazer,e o que eu devo mudar na dieta.

  8. vera

    -

    30/09/2011 às 22:09

    Amo malhar,para mim é qualidades de vida…tudo melhorar

  9. luana

    -

    06/06/2011 às 18:52

    isso é muito legal,cuidar da saúde!!! ADOROOOOOOOOO

  10. FRED MAURO

    -

    18/09/2010 às 2:44

    olah, goestei de ouvir esta, treino duas horas diarias, 5 vezes por semana, existe algum exagero nisto? Aguardo a resposta

  11. Habib

    -

    21/08/2010 às 13:06

    Legal, porém curta. Deu vontade de ler mais a respeito. Tornei-me sedentário ao começar estudar para concursos e vi que não estava rendendo o esperado. Nunca gostei de musculação e sempre fui “o magro”. Com 1,80m e 58kg, dá para imaginar, não? Comecei a ir à academia por insistência de uma amiga e me policiei para não desistir no primeiro mês. Já faço – diariamente – há dois anos, aumentei 13kg, sem suplementação, sem bomba, sem droga, porém com uma boa nutricionista, uma alimentação correta, boas horas de sono. Eu recomendo.. muito!
    Habib

  12. renata

    -

    15/08/2010 às 16:12

    gostaria muito de saber gual o exercicio fisico ideal e como têm que ser feito pois sou soropositivo e estou om lipodistrofia estou perdendo bunda,perna estou malhando mais estou perdendo cada vez mais me ajude!

  13. robson chaves

    -

    05/07/2010 às 13:54

    renato quanto tempo é necessaria + ou – para ver os resultados ??????????
    e o que eu precisso fazer para emagrecer com saude ?

  14. Jota SC

    -

    25/06/2010 às 11:07

    Renatão, esse sim é o Blog!. Parabéns pelo esmero e capricho nas informações sempre atualizadas.
    Que Deus abençoe vc e que o conserve sempre assim. Saúde…!!!!

  15. Mario

    -

    29/01/2010 às 20:53

    e bom fazer academia com 15 anos??
    queria saber como faço para adquirir força mais rapido…

  16. Mario

    -

    29/01/2010 às 20:49

    ow queria saber…
    se com 15 anos ja e adequado fazer academia
    e como adquirir força mais rapido….
    aguardo respostas

  17. Florinda

    -

    27/01/2010 às 19:37

    Renato gostaria de saber se a musculação pode ser feita por quem faz pilates, quais os prós e contras das práticas em conjunto.

  18. ana paula estevam

    -

    20/01/2010 às 22:48

    Olá amo malhar. Porém cofesso as vezes sentir aquela “preguiçinha”. Mas garanto que passa tão logo eu me lembro dos resultados. Há e também corro há 3anos e digo é tudo de BOMMMMM.Já corro 10km e acho que tentarei me preparar p meia maratona do rio 2010. Até lá!!!!

  19. Edson

    -

    06/01/2010 às 13:24

    Eu pratico TR a uns 5 anos, tenho 24 e me considero dependente rsrsrs.. eis um bom vicio!

  20. rafael

    -

    17/12/2009 às 11:33

    eu faço academia e faço kickboxing também. Por mim só faria kick boxing mas a academia com treino de musculação, embora seja um saco, é que gera hipertrofia e asim da volume e gostaria de mater o que tenho hoje dessa hipertrofia. Se eu parar a musculação sera que perderei tanta massa asim?

  21. Rogerio Gabriel

    -

    10/12/2009 às 12:51

    Há dois meses sofri um infarto, consequência de várias contribuições, sendo a principal o fumo:o cigarro. Fopi necessário o uso de dois stentts.
    Também não praticava nenhum tipo de exercício físico, embora há três anos tenha parado a frequência a uma academia, onde praticava aeróbia e musculação.
    Atualmente estou caminhando 5x por semana e gostaria de saber como devo proceder nestas caminhadas:lentas ou avançadas?
    Aguardo orientações.

  22. Neuza Maria

    -

    01/12/2009 às 22:59

    Tenho 45 anos e ano passado machuquei a coluna leve fiz hidro e depois , musculação asssitida 1 ano e agora iniciei Pilates, e pretendo tambem caminhar e alternar com bicicleta .Com relação a perda muscular o Pilates só resolve ou tenho que fazer musculação também?

  23. IARA

    -

    23/11/2009 às 20:39

    Faço musculação a mais de 8 anos, amoooooooooooooooooo.Adoro malhar, na min ha academia não tem ninguem triste tdo mundo é feliz

  24. Mariana

    -

    20/11/2009 às 10:30

    Tenho 51 anos e lendo sobre os benefícios da musculação, matriculei numa academia do bairro, porém não gostei, pois o pessoal é na maioria muito jovem, que estão lá pra ganhar músculos, e desistir, acho que fiquei envergonhada, será que o preconceito foi meu?

  25. Luana

    -

    16/11/2009 às 10:49

    quantas materias voces pesquisaram ??

  26. JANE

    -

    11/11/2009 às 14:27

    Renato, estou querendo comprar aquele negocio que passa na televisão (aerofitnes…) aquele para abdomem e pernas, para eu perder gordura da barriga e pneu, vc, acha que vou me arrepender?

    Obrigada

  27. Sylvia Werneck

    -

    07/11/2009 às 21:26

    Gente, se malhação é mesmo tão bom assim, por que é que as pessoas estão sempre com aquelas caras tristes na academia, hem?

  28. Celia

    -

    07/11/2009 às 0:02

    Olá! Iniciei academia este ano para curar uma lesão e saúde, nunca gostei muito de musculação, mas tenho que tirar meu chapeú! Estou em franco processo de emagrecimento, corpo mais moldado e as dores da L.E.R. diminuiram e muito. Vou para academia com prazer!

  29. Aldo Junior

    -

    03/11/2009 às 8:31

    amo musculação, faço junto à exercícios aeróbicos, meu corpo está mudando, isso combinando uma alimentação mais regrada, ajuda muito vc passar numa nutricionista….Fora que vc se sente mais jovem, mais feliz, a ,minha auto estima tá lá em cima!!!!!!!

  30. Marie de Curitiba

    -

    01/11/2009 às 20:53

    Lendo depoimentos, além de todas as observações ditas também gostaria de ressaltar, após meus 22 anos de malhação efetiva, hoje tenho 51 anos com cara de 45, ehhehehe, que a malhação é tudibom principalmente para nós mulheres. Confira o colo de uma que malha e outra não, com idades semelhantes, de cara percebe-se quem malha, o colo é lisinho e mais definido. Musculação é chata mas é muito importante para nós, além do aeróbio. Remédios não fazem parte de minha vida. Saúde total. Quer mais vantagens que estas?

  31. Carla

    -

    29/10/2009 às 8:50

    me chamo carla tenho 24 anos e faço academia 4 anos e meio
    a academia nao é so para deixar em forma mais sim com boa saude.obrigado *deus* bjs

  32. Getúlio Godoy

    -

    27/10/2009 às 11:33

    Muito bom…faço musculação a quase 1 ano, e não quero mais parar, tenho 49 anos e todos me dão uns 39, me sinto cada vez melhor

  33. Elias

    -

    26/10/2009 às 15:07

    odeio malhar, só entrei na musculação mesmo pq descobri que sou soro-positivo!

  34. Maisa

    -

    23/10/2009 às 23:02

    Pratico ha quase 2 anos musculação,e realmente deu resultados e melhora de condicionamento,perdi peso,consegui modelar meu corpo e o mais importante estar bem consigo mesma.Mas confesso que é preciso muuuuita força de vontade…os ganhos aparecem a longo prazo.

  35. Renato Dutra

    -

    23/10/2009 às 16:58

    Respondendo às dúvidas,

    -O Pilates é uma forma de TR com menor carga;
    -O TR para hipertensos deve realizado com cargas mais leves e evitar o bloqueio da respiração durante os exercícios;
    -Recomenda-se correr antes e depois fazer o TR para membros inferiores.

    Sds,
    RD

  36. ALEXANDRO SIQUEIRA

    -

    23/10/2009 às 10:58

    MALHAR E MUITO BOM VC FICA DESPONIVEL PRO DIA DIA NAO PRETENDO PARAR MUITO CEDO

  37. ANTONI GRACIA

    -

    22/10/2009 às 23:50

    TENHO 46 ANOS, MAS TODAS “ME DÂO” 35 OU MENOS… MUSCULAÇÂO, CLARO… PAREÇO JOVEM, TENHO SAUDE E MUITA VIRILIDADE… AINDA POSSO “ESCOLHER” AS GATAS D ACDEMIA…

  38. Vanessa

    -

    22/10/2009 às 23:43

    Há 1 ano e 5 meses sofri um acidente de carro, quebrei a coluna (o sacro), a perna (o fêmur) e estraçalhei o pé. Fiquei dois meses na cama. Deitada!! Fiz um ano de fisioterapia e hidroterapia (todos os dias) e depois pilates, até que comecei a sentir que meu corpo pedia mais, eu tinha muitas dores e mancava muito. Comecei a fazer um trabalho de musculação com uma personal, tudo direcionado às minhas lesões. No dia seguinte à primeira aula, levantei da cama sem dor nas costas; a partir desse dia, nunca mais deixei de fazer, eu (que era sedentária!) não perco uma aula, estou cada dia melhor e com menos dor, embora ainda mancando (graças a um cirurgião excelente estou com meu pé no lugar, e quase com cara de pé), mas depois do que passei, isso é só um detalhe. O fato é que a musculação me levantou, me permitiu ser eu de novo! Hoje, acho que todas as pessoas deveriam fazer, pq é tudo de bom!

  39. luiz

    -

    22/10/2009 às 23:16

    muitobom

  40. Jan

    -

    22/10/2009 às 22:49

    Porra! A malha é massa, malho a uns 4 anos e me considero saudável.

    E gosto demaisss da academia!

  41. v.b.p.f.

    -

    22/10/2009 às 18:00

    Depois de decadas de vida sedentária, com bebidas e tabaco, até agora o HOMEM lá em cima me ajudou, pois estou vivo e já corro 3 km e faço 6 ex. de barra e 20 flexoes sem intervalo. estou escrevendo isso por que é importante SIM, cuidar da saúde. obrigado pelo artigo.

    ps. I’m 62 years old.

  42. fernanda

    -

    22/10/2009 às 17:57

    O TR E CONTRA INDICADO PARA PESSOAS COM A PRESSAO ALTA?

  43. Silvério

    -

    22/10/2009 às 13:57

    Renato, existe algum problema ou não é recomendado, malhar membros inferiores nos mesmos dias de treino de corrida?

  44. Leila

    -

    22/10/2009 às 13:39

    Uma notícia de grande incentivo. A prática de TR pode se tornar monótona, e desestimulante, as vezes. Ler sobre os benefícios me faz ter mais ânimo com a pratica, que faço uso ha um ano.

  45. Flávio

    -

    22/10/2009 às 8:31

    Você ja me respondeu anteriormente a respeito da FC cardiáca superior a 200BPM. Só que agora não passa de 185 bpm. E eu acho que tem a ver com o TR que passei a fazer, junto com o treino de velocidade. Parra mim foi uma surpresa quando após 04 meses de TR no batimento diminuiu, pois antes não fazia.

  46. Márcia

    -

    22/10/2009 às 2:58

    Eu faço musculaçäo há bastante tempo, no começo perdi peso e agora consigo mantë-los sem dificuldade. Faço também aeróbio, mas com pouca intensidade, pois tenho sequelas de poliomielite na perna direita. Amooooooooo musculaçäo, Ë um prazer sentir cada músculo do corpo trabalhando. Aconselho a todos e se alguém tem algum tipo de dificuldade física tentem fazer exercícios de isometria junto a musculaçäo,

  47. sergio

    -

    21/10/2009 às 17:11

    Eh, mais um motivo para eu alem de correr, fazer musculacao, agora que eh chato, isto eh…

  48. doris lago

    -

    21/10/2009 às 14:56

    Eu já sabia dos benefícios, já fiz quase tudo ,agora faço musculação há 6 anos e até agora ainda não enjoei e me sinto bem. Espero continuar por muitooooooooos anos.

  49. claudia

    -

    21/10/2009 às 11:06

    Renato, o pilates também se enquadra como um TR?

 

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