
Com os dias cada vez quentes, aumenta o stress térmico do corpo. Assim, a produção de suor também aumenta, na tentativa de manter a temperatura corporal em um patamar saudável.
Com a temperatura externa mais elevada, como ocorre no verão, dissipar o calor torna-se um desafio térmico. De acordo com especialistas no assunto (termoregulação), os sintomas abaixo indicam a presença de stress térmico:
- aumento da freqüência cardíaca;
- sensação de maior esforço para manter a intensidade;
- diminuição da performance;
- capacidade de concentração reduzida e/ou confusão mental;
- dores de cabeça e náusea
De acordo com três pesquisadores do Reino Unido:
- é preciso tomar o cuidado de manter-se hidratado sempre, não somente durante o exercício;
- em caso de desidratação, o rendimento em geral (raciocínio, concentração) fica comprometido, não somente durante o exercício;
- a maioria das pessoas bebe menos água do que precisa, pois confia na sede, que geralmente não é um indicador do grau de hidratação;
- a temperatura ideal para se exercitar fica entre 10 e 12 graus Celsius, algo bem diferente da realidade da maior parte do Brasil, daí a necessidade de bastante cuidado durante a atividade física;
- não devemos passar mais do que 30 minutos sem tomar água durante o exercício, sendo o mínimo necessário 200 ml a cada vez.
Por Renato Dutra











Quando for para à academia levar 2 garrafas grandes de água, geralmente na academia se fica 2 horas… Mas não só tomar água na academia, se tornar regular a ingestão do líquido durante o dia todo, que é o mais importante. Agora que o recomendado para se fazer exercício físico na temperatura de 12° a 13°, aqui no Brasil ninguém poderia nem fazer caminhada do parque.
Além da hidratação durante os exercícios, outra medida que também ajuda - pelo menos no meu caso - é ingerir água (1 copo de 200ml) a cada hora durante o dia, no trabalho. Assim, o corpo reage melhor na hora do esforço sob forte calor.
Abraço,
Kleber RG
“Vida Corrida” - http://kleber-rg-runner.blogspot.com
COLUNA “maraTÔ-NA LAGOA” - http://lagoadotaquaral.blogspot.com