Blogs e Colunistas

28/04/2009

às 14:32 \ Saúde

Você é vítima de dor lombar?

De acordo com as estatísticas, cerca de 80% da população sofre ou sofrerá com dores lombares em algum momento da vida. E a dor lombar é um dos motivos mais frequentes para o afastamento e faltas no trabalho.

A região, localizada na parte baixa das costas, próxima ao quadril, recebe bastante carga, principalmente quando estamos sentados. Alguns fatores podem ocasionar maior sobrecarga nesta área, como o uso de salto alto, a gravidez, má postura, encurtamento dos músculos da região lombar e posteriores da coxa e fraqueza dos músculos abdominais. Tanto o uso do salto alto como a gravidez deslocam o centro de gravidade para a frente, causando um aumento excessivo da curvatura da região lombar, a tão conhecida hiperlordose lombar.

O problema da dor lombar é que, além de ser bastante desconfortável, acaba se tornando crônica e incapacitante. Ela pode evoluir para um quadro mais grave, como a hérnia de disco. Portanto, se você sente dor lombar, procure um médico.

Como estivemos falando sobre aquela barriguinha e seus efeitos nocivos, podendo gerar a Síndrome Metabólica, eis aqui mais uma razão para não descuidar do fortalecimento da região abdominal.
A fraqueza da parede abdominal e o encurtamento dos músculos posteriores da coxa e flexores do quadril estão diretamente associados ao quadro de dor lombar. A boa notícia é que, segundo estudos realizados por pesquisadores brasileiros, após um período de fortalecimento e alongamento destas regiões, o corpo responde bem e o quadro de dor apresenta melhora.

Outra boa notícia é que o fortalecimento abdominal faz com que as vísceras fiquem comprimidas, mantendo uma silhueta mais elegante. Diminuir a dor e ainda melhorar a estética parece um grande benefício, considerando que será necessário investir alguns minutos diários em exercícios de alongamento e fortalecimento.

Estudos

- INTERVENÇÃO DE TÉCNICAS DE CINESIOTERAPIA CLÁSSICA EM DOR LOMBAR CRÔNICA: REPERCUSSÕES FÍSICAS E PSICOLÓGICAS
Graziela Tiemy Kajita 1,
Simone Paganini Fasolo2
Universidade Camilo Castelo Branco/ Fisioterapia. – RELAÇÃO ENTRE FORÇA ABDOMINAL, ABDOME PROTUSO E ÂNGULO LOMBOSSACRAL EM MULHERES JOVENS
Relationship between Abdominal Force, Abdominal Protusionand Lobossacral Angle in Young Women
Karen de Medeiros Pondofe,Maria Cláudia Carvalho de Andrade
Patrícia Froes Meyer, Eliane Maria da Silva
Fisioterapia em Movimento, Curitiba, v.19, n.4, p. 99-104, out./dez., 2006.
Por Renato Dutra

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

77 Comentários

  1. JÉSSICA

    -

    11/06/2013 às 8:51

    OLA TENHO 22 anos e a 1 ano estou sofrendo de dor lombar!!ja fiz ultra-som pois o médico achava que era dos rins, mas meus rins estão em otimo estado. Agora tenho um raio x marcado da coluna. Mas trabalho sentada e doi muito mais muito mesmo. Tem dias que não aguento de tanta dor, mas preciso trabalhar e não posso ficar afastada do trabalho. Ja tomei muitos remedios e nenhum adiantou preciso de ajuda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

  2. Jefferson M.

    -

    08/06/2013 às 14:30

    Olá boa tarde,

    tenho 21 anos e sofro de dores lombares nas costas durante 7 meses e não sei mais o que fazer, estou de DP´s da Faculdade mas não consigo ficar em pé e nem nadar direito por causa das minhas dores lombares e estou tenho aula prática na faculdade, fui no ortopedista e ele receitou relaxante muscular para eu tomar todas as noites antes de dormir e RPG mas não tem como eu fazer o RPG agora porque estou na faculdade e também tive que parar a natação porque estava estagiando e indo para a faculdade , agora as dores estão cada vez piores e os remédios não adiantam, não consigo nem caminhar, correr, o que eu faço??? estou muito preocupado com a minha saúde

  3. lilian

    -

    08/06/2013 às 1:11

    Sinto dores no colote do lado direito e a cabeça passa para o pescoço e parece q vai descendo mas sempre a sensação de cabeça pesada o que pode ser tudo do lado direito me ajudem sei q tenho q procurar um proficional e vou fazer isso sim mas quero saber se a alguem com os mesmas dores q eu obrigada me mande email tbm :

  4. Tatiana

    -

    21/05/2013 às 20:54

    Boa noite, tenho sofrido com problemas na coluna desde 2011 e fiz uma cirurgia em fevereiro de 2012, após 6 meses voltei a trabalhar e passado mais 4 meses, comecei a sentir mais dores e descobri que tenho outra hérnia na cervical, por conta disso, me afasto por longo período da empresa e volto assim que melhoro, agora, tive uma queda, por sentir fraqueza nas pernas e tonturas e a firma me ameaça em voltar trabalhar ou ira me substituir, oque devo fazer? para o meu caso, tenho como me aposentar por invalidez ou devo fazer mais cirurgia? Eles podem me mandar embora?

  5. Virna

    -

    16/05/2013 às 16:38

    Ola sinto muitas dores eu acho que e lomba qquando sento doi muito no meio das minha costa sinto que esta inflamada tomo bastante antiflamatorio qual o exame que devo fazer pra descobri o que tenho.

  6. Willian Seixas

    -

    31/03/2013 às 10:20

    Tenho 17 anos e ja sofro de dor na lombar… o problema eh q eu faco forca no serviço mas o medico(?) doutorando do SUS me deu so 2 dias de atestado e me receitou fisioterapia (sem poder receitar pq ele nao eh ortopedista)… ja faz quase um mes q estou sentindo dor e to ficando preucupado… isso tem cura???

  7. Vagner

    -

    26/03/2013 às 14:16

    Olá, não sou nada na área de saúde, apenas posso compartilhar meu problema com vcs, pois sentia muitas dores nas costas, até que nos últimos anos com a chegada do frio minha coluna travava, não podia quase nem respirar, pois doia muito, procurei um especialista na área e fiz alguns exames, e tenho um princípio de hernea de disco na L5 e na L4 falta de líquido, eu jogava bola, corria, hj tenho 30 anos, fazia de tudo e hoje sei que não posso mais fazer exercícios que possam causar impacto para minha coluna, então faço natação hoje já uns 3 anos e tem melhorado muito, dica muito valiosa, prucure um especialista para avaliar antes de ficar se arrebentando de correr, de fazer musculação…pq depende o exercício que se faz pode agravar e muito a situação. para o meu problema quando dói muito, compresse de agua quente…melhor que medicamentos ( não tomo).

  8. vera Lucia

    -

    16/03/2013 às 9:04

    Sinto dores terriveis na lombar acredito ser nervo siatico. Não é sempre mais é certa posição se fico muito tempo ai dói a lomba,r o bumbum a perna direita fico sem poder me locomover é terrivel… Será que posso me exercitar tipo academia, faço musculação e esteira todos os dias e percebo q algum exercicio agrava minhas dores. A pergunta é que medico devo procurar? É serio meu problema? Pilates seria uma boa escolha de exercicios a fazer? Me ajude por favor… Obrigada! Desde ja agradeço Vera Lucia

  9. Oliveira

    -

    20/02/2013 às 0:10

    Ola, tenho 47 anos,ha 2 meses venho sentido fortes dores na cintura do lado direito na frente e atras e na bolsa escrotal do lado direito.quando me abaixo parece que vai esmagar o meu testiculo direito com tanta dor.Fiz ultrason abdominal e acusou que a minha bexiga esta um pouco elevada do assoalho da prostata e uma observacao em negrito:vesiculas seminais aumentadas.Meu urologista disse que estas dores nao tem nada a ver com vesiculas seminais,e que elas nao estao inflamadas,pois se tivessem eu nao teria suportado o exame de toque feito na semana passada.Ele solicitou 2 exames; espermocultura com tsa e ressonancia magnetica da coluna.O que essa ressonancia da coluna tem a ver com a dor que sinto no testiculo.Nao entendi,pensei que ele fosse pedir exames mais detalhados das vesiculas seminais para descobrir a causa da inflamacao ja que ha um ano atras tive problema de prostatite.Ainda nao fiz os exames,mas irei fazer.Estou confuso e com medo de haver infeccao nas vesiculas seminais.O que faco.Obg.

  10. flavio figgueiredo

    -

    24/01/2013 às 13:17

    tenho 40 anos de idade, e a 4 anos atraz sentia muita dor lombar. hoje em dia quase não sinto nada. não tomei remedios, não fui ao médico e tambem não procurei a tal medicina alternaiva… então, ai vai dica: faço karate shotokan e um pouco de jiu jitsu. estes são remédios . oss!!!

  11. juliano gama

    -

    26/12/2012 às 23:57

    nao existe receita de forma de bolo para tratamento de coluna porque cada paciente apresentar estagios clinicos diferentes . mais ficar claro que um bom fisioterpeuta tem a capacidade de avaliar o paciente e dar diagnotico de padrao de dominancia muscular e melhorar as avds do paciente

  12. juliano gama

    -

    26/12/2012 às 23:39

    sou fisioterapeuta estudos comprovam que nao existe relaçao de hiperlordose com dor lombar e que medicamento nao melhora dor e sim uma avaliaçao que nos apresente o clinico do paciente no qual podemos ter conclusao dos pincipais musculos estabilizadores da coluna sao eles multifido obiquio inter extern quadrado lombar no qual poderemos ter um bom prognostico

  13. Renata Brasil

    -

    05/12/2012 às 19:17

    Olá.. tenho 25 anos sofro ja tem 2 anos, tenho muita dor nas costas lombar do lado direito já fiz varios exames de ressonancia e termografia nao encontraram nada, travo do nada e agora estou perdendo movimento da perna direita e sinto muita friagem na junta da perna e braço do lado direito, nao sei mais o que faço. Alguem me ajuda..

  14. Tereza Fernandes

    -

    06/11/2012 às 11:49

    Tenho 73 e tres anos,em tudo minha saúde é boa. Mas sofro muito com dores lombar, aminha perna esquerda já encutou quase dois cm, e já faz tempo que comecei a sentir dor no quadril e na coxa esquerda, faço hidroterapi, fisioterapi acupuntura e outros tratamentos, as vezes melhoro ou até pioro. Não saio mais de casa. À dois meses fiz Radio Frequencia, o tratamento é muito caro, o médico disse que eu ia sair do Hospital praticamente sem dor, mas até agora, a melhora é quse zero.Alguem tem uma sugestão que possa me ajudar, Ficarei muito grata,

  15. Marinalva do Carmo

    -

    27/10/2012 às 21:12

    Tenho muita dor lombar e cervical , dores na colunar pode refletir debaixo das costelas na parte da frente ??

  16. marcelo santos

    -

    22/10/2012 às 10:49

    sinto muita dor na lombar e faço atividade fisica , so que nos ultimos tempos vem aumentando essa dor a ponto de eu parar de treinar.

  17. silvia marques de olivera

    -

    20/10/2012 às 12:57

    sinto muito dor na coluna chega falta folego mas doi muito mesmo

  18. Flávio

    -

    19/10/2012 às 15:01

    Tenho dor lombar a muito tempo, quase sempre ela trava, fico com uma dor imensa no final da coluna, não conseguindo andar corretamente, só curvado.
    Não consigo ficar muito tempo sentado, em pé ou deitado.
    O que será?

  19. soraia pereira alves

    -

    17/10/2012 às 6:37

    sinto dor lombar so do lado esquerdo se fico muito tempo sentada nossa tenho que me deitar porque a dor e insuportavel,o que sera que eu tenho,o que posso fazer?

  20. REGINHO

    -

    23/09/2012 às 11:06

    SINTO DORES LOMBARES TODOS OS DIAS,E ISSO ACONTECE MAIS QUANDO ESTOU DORMINDO E NO DIA SEGUINTE CONTINUA POR ALGUMAS HORAS, TENHO 38 ANOS E JÁ NEM SEI O QUE FAZER POIS ATÉ TROQUEI O COLCHÃO, QUAL É SEU CONSELHO?

  21. Mauro Saturnino

    -

    16/09/2012 às 17:08

    Sinto essa dor lombar porém ela responde apenas do lado direito, porque será? Se na maioria das vezes a dor responde por ambos os lados.

  22. filipe

    -

    08/09/2012 às 1:56

    tenho dores na lombar ja fazem 3 meses procurei um medico ele me indicou fisioterapia, ja terminei, a dor melhorou porem não cessou sinto dores porem não tão insuportaveis quanto antes, tenho 19 anos, devo me preocupar, ou sera que com um trablho de fortalecimento postural a melhora será certa?

  23. ivonete lima

    -

    05/06/2012 às 23:45

    bom dia, tenho uma protusão L4 L5 e agora descobrir um nôdulo ao lado direito que incomoda muito, se fico muito tempo em pe doi muito se durmo muito tb incomoda. O que devo fazer? Será que é lipoma?
    Obrigada

  24. cesar augusto alves

    -

    16/05/2012 às 17:16

    Senhores e Senhoras aqui vai a receita para a cura da hernia de disco sem cirurgia – hidroginastica, cinesioterapia, pilates e acupuntura ……..agora para o resto da vida – mexer o corpo de preferencia dentro de uma piscina………..saude

  25. alex pires

    -

    16/05/2012 às 11:38

    6 meses com muita dor toracica e lombar meu medico nao me afasta e moro sozinhoo ta muito ruim , nao sei oque fazer nao sei porq doi tanto na toracica , eainda minha toracica ta etralando muito facil no local da dor

  26. alex pires

    -

    16/05/2012 às 11:30

    ola a 6 meses sofro muito dor nas costas tanto na toracica quanto na lombar , no comeso eu so tinha dores na parte toracica a uns 4 meses depois comeso a doer tanto na lombar quanto na toracica fiz uma tomografia e ressonacia nas costa deu q eu tenho 1 abulamento discal na lombar nao sei se oque doi na toracica é um pequeno desvio de coluna que eu tenho nas costas toracica ou se de tanto toma antiflamatorios afeto orgaos que acaba trazendo dor lombar ou se tenho um problema do abulamento que irradio pr toracica ou coisa assim ,pufavor me ajudem porq tomo muitoo remedio e ja to com medo sem ele nao consigo trabalhaa e too faltandoo muitoo no trabalhoo

  27. Fernando

    -

    09/05/2012 às 20:50

    Meus queridos darei a vocês a receita para a cura das dores lombares.

    (PILATES E NATAÇÃO)

  28. rogerio

    -

    09/05/2012 às 11:27

    Bom dia, o aparecimento de dores lombares é normal com evolução da idade (envelhecimento). Porém alguns outros fatores são responsáveis pelo desconforto na região lombar, tais como má postura, peso, flagilidade da parede abdominal, fragilidade dos musculos lombares (principalmente). Problemas como “discopatia degenerativa, hernias de discos, protrusão discal” são alguns problemas normais que afetam as pessoas. Então nesse mister, não existe medicação para a melhora do problema, medicação apenas aliviam as crises (dores), mas a melhora ou o alívio do problema está relacionado a pratica de exercícios físicos específicos. Exercícios para fortalalecimento completo dos musculos posteriores da coxa (biceps femural), parede abdominal (abdômem), glúteos (bumbum), tensor da fascia lata (musculos laterais da coxa), adutores (musculos internos da coxa) e paravertebrais (costas/lombar) “E MUITO ALONGAMENTOS”. Não adianta muito relevar, tem que encarar duramente os exercícios, não adianta procurar receita milagrosa. Pilates e musculação são os melhores exercícios. Procurar um profissional de Educação Física para orientação. Afirmo por esperiência propria. E remédios apenas aliviam a dor no momento da crise, tratamento posterior tem de ser conservador (exercícios). Boa sorte a todos.

  29. Gustavo de Carvalho Machado, FT

    -

    07/05/2012 às 9:53

    Prezados,
    Sou Fisioterapeuta e estou acostumado com relatos de fracassos em tratamentos para dor lombar. Entretanto, com técnicas específicas (diferente da fisioterapia tradicional), é possível reverter rapidamente a dor nas costas ou pescoço em até 70% das pessoas. Relatos como do Tadeu e da Edna, apresentando dores na coxa e perna, são comuns e geralmente apresentam resultados rápidos com exercícios específicos. Geralmente, esses sintomas são devidos a uma hérnia de disco, uma protrusão discal ou lesões intradiscais, causados frequentemente por má postura sustentada ou movimentos repetidos. A chave do tratamento, na verdade, está na educação do paciente!

  30. ANA LUCIA BOTTA

    -

    04/05/2012 às 22:53

    estou com o nervo ciatico inflamado, e agora as dores aumentaram na região lombar ,estou desesperada de tanta dor ; o que posso fazer ?

  31. TADEU

    -

    22/04/2012 às 22:13

    APOS 18ANOS PRATICANDO CORRIDAS, MARATONAS ETC, SENTIA DORES NAS COSTAS(LOMBAR)APOS 3ANOS ESTA DOR FOI PRO QUADRIL/COXA ESQ.LATERAL/ANTERIOR/POSTERIOR/VIRILHA, MUITO FORTE QUE APOS CORRER DEZ KM EM APROXIMADAMENTE 47MIN. NÃO CONSEGUIA ANDAR 1,5KM EM 2h.APOS IR A VARIOS ORTOPEDISTAS SEM SUCESSO, FISIOTERAPIA, RMM/RX VARIOS NADA RESOLVIDO, É VERDADE DIMINUIRAM AS DORES MAS É SÓ IR PRA UMA CORRIDA DE 5KM, ESTOU FRITO NOVAMENTE. O QUE FAZER. ESTOU COM POUCA SORTE COM OS MEDICOS E FISIOTERAPEUTAS OU SOU EU O PROBLEMA?

  32. Glauber Lucas

    -

    22/04/2012 às 11:41

    Faço musculação atlética há 35 anos e trabalho o fortalecimento dessa região além dos abdominais. Mas queria saber se devido a idade (45), a região lombar dói principalmente quando acordo. Quando acordo além do horário de sono, tipo 09 horas de sono, meu lombar dói de mais e depois de acordado, a dor vai persistindo e vai sumindo aos poucos durante o decorrer do dia. Ou seja, não posso passar de 06 horas de descanso. Preciso de vosso comentário. Obrigado.

  33. maria

    -

    06/04/2012 às 23:09

    ola estou com muita dores lonbor q nao consigo deitar ok fazer tem uma dica e remdio

  34. Edna M Lopes

    -

    27/03/2012 às 15:55

    Tenho dores horrivéis na parte lombar que desce pra perna. Mais isto acontece somente qdo me deito. Não me atrapalha andar trabalhar em casa e nem andar de salto. No entanto qdo me deito pra ter uma boa noite de sono, isto se torna impossivel. Fiz exames de rins porque as dores é bem próxima mais não deu nada! E as dores continuam. Alguém pode me orientar em que devo fazer? Obrigada.

  35. cesar

    -

    25/03/2012 às 18:39

    Pilates, osteopatia ,alongamentos e abdominais diàrios.Seria uma receita suficiente para minha protusão entre L4 e L5.,mas não tem sido o suficiente pois acredito estar faltando um postura mais positiva perante a vida,Tenho para mim como para muitas outras pessoas que isto seja um motivo primordial para uma cura completa.Espero ter ajudado.

  36. eli fontes cancio

    -

    19/03/2012 às 14:18

    ola gostaria de uma opinião sobre o meu caso tenho ernia de disco L4 e L5 e estou afastado do serviços 4 anos ai me mandaram para reabilitação na empresa durante 30 dias so que na 2 quinzena de serviço começou novamente a dor mais forte mesmo em outra função ,as dores estão + fortes enclusive no joelho esquerdo e no pescoço esta meio que travando e dar falta de ar… me ajudem com uma opinião aguardo obrigado

  37. simone

    -

    18/03/2012 às 19:38

    Ola tudo bem! estou com espondilose lombar anterior, discopatia degenerativa L4/L5, injuria dos ligamentos interespinhosos lombares L2/L3 e L3/L4. o medico disse q meu caso e cirúrgico. existem tratamentos alternativos para tudo isso? quando não ha dor posso fazer caminhada?

  38. Ivone

    -

    11/03/2012 às 14:22

    Olá !!! estou com dores nas costas na parte da cintura, quando me deito é uma dor insuportavel parece pedra que não consigo me mover de tão pesado, não consigo me virar, andar e sentar até consigo. mais o pior é quando deito. o que eu faço, qual remédio devo tomar. obrigaga me ajude…

  39. lourdes

    -

    06/03/2012 às 14:52

    lourdes- 06/03/2012 às 14:44
    tenho espondiloses lombar em L3 a L5 redução do espaço articular de 4 vertebras,retificação da lordose lombar,sacralização de L5 e S1. estou com perda de gordura epdural,em L3 e L4 nodulos de schismol.osteoftos anterolaterais.e artrose nas articulações, artrose interapofissária por favor gostaria de uma resposta para tudo isto estou desesperada são dores terriveis uma crise apois outra agradeço a compreenção obrigada.

  40. rodrigo

    -

    05/03/2012 às 14:28

    ola boa tarde olha estou com uma dor muito chata nas costa mas so doe quando estou andando ou pulo ou bato o pe no chao tipo so quando tenho inpacto to um pouco proucupado pois se eu apertar a regiao tanbem nao doe ou seja paresse ate algo por dentro essa dor comessou depois que me deu uma dor de cabeça orrivel e frebre e vomitando muito acredito que sofri uma virose pois eu nao fui ao medico devido a burocracia alguem pode me explicar oque pode ser essa dor nas costa ??

  41. Vera Lúcia

    -

    02/03/2012 às 15:40

    Parabéns! Muito bom estas informações da dor lombar!Melhor ainda se pudesse indicar um medicamento, pois para conseguir um médico ortopedista está muito difícil.

  42. Pedro

    -

    27/01/2012 às 11:57

    Bom dia! Tenho discopatia, Gostaria de saber se a discopatia causa dores escrotais, estou tendo muitas dores escrotal, principalmente depois da relacao. Se puderem me ajudar com minha pergunta, des de ja fico agradecido.

  43. sandra vieira

    -

    24/01/2012 às 21:19

    Eu quero deixa o meu comentário ,no intuito de alguém me ajudar !Eu sinto dor na região lombar do lado direito , abaixo dos Rins, é uma dor que fica latejanto.Faz mais ou menos 4 meses.Neste período eu fiz alguns exames.Ex: Raio x , exame de urina , sangue e ultrason.Mas não consegui descobrir o problema.E de lá para cá; eu cesso a minhar dor com os remédios: paracetanol, dipirona,ceprofen e buscopam.Gostária de saber e qual o tipo de exames eu posso estar fazendo. obrigada.

  44. cicero

    -

    17/12/2011 às 18:07

    sinto muita dor ao caminhar nao ando de um ponto de onibus ate o outro agora sinto dores ao ficar sentado os medicos falam que nao tenho nada estou em desespero pois preciso trabalhar e nao aguento as dores se alguem poder me ajude agora sem esperança ja estou pensando em suicidio poi acabara com as dores e garantira a pençao para a sobrevivencia da minha esposa estou em desespero me ajudem

  45. Carla Quelly

    -

    29/11/2011 às 14:38

    Estou fazendo exercícios aeróbicos e musculãção faz 4 meses, e estou sentindo dores lombar. Será que isso é normal?

  46. vera

    -

    08/11/2011 às 12:37

    estou sentindo muitas dores lombar quando fico de pé e quando ando trava minhas pernas o que pode ser isso

  47. wilian da silva

    -

    17/09/2011 às 16:15

    Apos ao efetuar um trabalho com sem depostura ganhei 45 dias de dores
    na costa na regiao lombar,apos isso pesquizei sobre alongamento e descobrir aqui com Renato dutra o jeito de alongar para aliviar as dores .abç wilian

  48. estelita

    -

    11/08/2011 às 16:13

    adorei esse comentario e vou cuidar umas de fazer exercicios pra coluna estou com dores lombar e esse exercicio vae melhorar bastante obrigada

  49. andré

    -

    13/07/2011 às 20:03

    olá…estou sentindo dores na minha lombar,começou faz um mes..qto jogo bola ñ consigo nem correr oque tevo fazer?

  50. leila

    -

    18/04/2011 às 22:13

    essas dores lonbar começarao com os meus 18 anos,hoje tenho23 queria saber se existe cura ou vou ter que conviver com isso para o resto da vida

  51. Alice

    -

    10/04/2011 às 21:17

    Gostaria de saber se as dores lombares tem algum tratamento para acabar de vez com elas?O que causa essas dores?Meu marido sente muitas dores na parte da lombar quando pega muito peso no serviço.Isso pode agravar ainda mais?

  52. marli

    -

    21/11/2010 às 12:10

    Gostaria de saber sobre meu esposo. Quando fazemos caminhada no parque por cerca de 30 min, ele sente dores na lombar e no saco escrotal. Fica o dia todo sem conseguir ficar em pé por muito tempo. Mas quando fazemos corrida pelo mesmo tempo ou a mais, ele não sente nada. Este problema é coluna ou renal? Obrigada.

  53. ducinea

    -

    08/11/2010 às 19:25

    gostaria muito de saber se a cinesioterapia é usada no tratamento de discopatia degenerativa. Caso ñ seja qual o melhor tratamento, alem da fisioterapia? obrigada

  54. Claudiomar Ribeiro de Melo

    -

    05/09/2010 às 12:12

    Gostei muito do comentario postado.pois estou vivendo este problema, e mesmo com a fisioterapia não tenho percebido melhrora significativa.Como faço para saber que exerciçios de fato executar.Grato.

  55. zedilio

    -

    25/08/2010 às 18:45

    eu trabalho em obra mais sinto muita dor na coluna as vezes quase que trava tudo .quando saio de casa já tomo dois comprido de diclofenaco ,isso já faz muito tempo será quê estou agindo serto ? o que que tenho que fazer por favor me ajuda .

  56. Soraia

    -

    29/03/2010 às 11:35

    Sinto dores lombares quando estou sentada principalmente, já troquei de cadeira no meu trabalho, tomei anti-inflamatório 8 dias e não resolveu. Quando não estou sentada, doi menos. O que fazer pois parei de tomar o anti-inflamatório pois o mesmo estava atacando meus rins. Estava me causando inchaço. O que fazer já que trabalho a maior parte do tempo sentada. Já fui ao médico e o mesmo me receitou uma injeção de analgésico e não receitou outro remédio para a dor. Fui medicada e continuo a sentir dor. Obrigado.

  57. Rosangela Macedo

    -

    05/03/2010 às 18:46

    Estou sentindo muita dor na minha lombar, quando eu ando parece q vai travar minhas pernas, gostaria se saber o q é isso?

  58. rodolfo

    -

    11/02/2010 às 16:49

    gostei muito dessa materia pois eu estou com.esse s sintoma gostaria de saber se tem cura.rodolfo de saojose dos campos 11.02.10

  59. Caio Marengoni

    -

    06/01/2010 às 18:05

    Caros colegas, que sofrem de dor lombar, as pesquisas e tratamentos direcionadas a dor lombar ou na coluna evolui muito. Há um conceito hoje que a dor lombar pode ter três origens: muscular, articular ou neural (sim, do próprio nervo). Para o tratamento mais eficaz é necessário tratar cada dor de acordo com sua origem. E cada tipo de dor tem SIM um tratamento diferente, para dor muscular existem as técnicas musculares, para articular as técnicas articulares e neurais as tecnicas neurais. Por isso a importancia da procura por um fisioterapeuta competente, que tenha especializacoes e cursos renomados na área. Além de tudo a reabilitacao da coluna implica em fases, a analgesica a de ganho de forca muscular SEGMENTAR (cada musculo de cada vertebra) e depois musculacao terapeutica, para manutencao.
    Atenciosamente,
    Caio
    ftcaio@uol.com.br

  60. Conceiçao

    -

    04/12/2009 às 16:32

    Olá sinto uma dor no lombar faz dias ja ? O que posso fazer ? O que será?
    Muito obrigada !

  61. Marcelo

    -

    04/11/2009 às 15:52

    Olá, gostaria se possível saber o que significa essa conclusão da minha ressonancia.
    Acentuada escoliose anquilosante lombar de convexcidade d. . , protusoes discais em L3L4 e L4L5 com Discopatia degeneratia T12 Espondilose lombar.

  62. Reginaldo R Assis

    -

    22/10/2009 às 19:02

    boa tarde ,eu tenho uma rachadura na 5º vertebra e sinto muita dor lombar eu não consigo ficar sentado por muito tempo doin muito o q fazer obrigado.

  63. inez

    -

    09/08/2009 às 0:35

    Tenho sentido muita dor na costa na altura da cintura pelas imagens de lombar que pesquisei creio que seja lombar.
    Mas junto sinto gazes e nauseas.Gostaria de saber se esses sintomas pode ser da lombar. l

  64. gustavo

    -

    14/06/2009 às 22:12

    Tenho dores lombares, fazem algum tempo. Já fiz manipulação passei um ano bom mais agora voltou mais forte e tb estou com dor cervical o meu pescoço ficou duro. Tenho sobrepeso. mande algo que possa me ajudar.

  65. liza

    -

    04/06/2009 às 20:13

    gostaria de saber a respeito de alongamento na gestaçao,tenho 37anos e estou de 16 semanas

  66. katiane

    -

    16/05/2009 às 16:45

    tenho dores na regiaão lombar ,ela puxa para as pernas ……e uso muito salto …..

  67. Luís Pardal

    -

    15/05/2009 às 11:07

    tenho 25 anos e desde que me lembro que sofro de dores lombares aquando da execução de abdominais no solo. Toda a minha vida me indicaram a possibilidade de estar a executar mal o exercício, tentei de todas as formas possíveis e imaginárias executar correctamente o exercício e nada. À meses entrei para um ginásio na procura de juntamente com um personal trainer conseguir resolver o problema… nem no solo nem com o auxilio de uma bola de fitness consegui executar mais de 10 abdominais sem ser forçado a parar pelas dores fortes na zona lombar.Eu sinto que é no momento de “tracção” da coluna durante o exercício abdominal que a dor surge, no entanto o uso da máquina de abdominais com cargas ligeiras chego a sentir que estou a “trabalhar” o abdominal ANTES da dor lombar surgir!Alguém me consegue encontrar uma razão para isto acontecer?

  68. Angela

    -

    14/05/2009 às 10:46

    tudo que foi comentado faz sentido, porém nada disto adianta quando a hérnia for detectada já extrusa como a minha, neste caso somente com cirurgia, foi o que fiz (90 dias de afastamento do serviço) e após 1 ano comecei a sentir dores novamente qdo foi detectado fibrose pós cirurgica e cá estou eu novamente fazendo fisioterapia para tentar “soltar” a fibrose. O jeito é aprender a conviver com determinadas limitações e fazer de tudo para minimizar a dor, que somente quem tem sabe como é, e sua intensidade. Boa sorte a todos.

  69. Brunelly Pontes

    -

    13/05/2009 às 16:05

    Tenho 22 anos e tem dias que “mooorro” de dor nas costas acredito eu que sejam dores lombares , jah fiz musculação por 1 ano e nesse período não sentia tanta dor assim, ultimamente(últimos 6 meses) venho fazendo exercícios em casa mesmo: flexão, abdominal e etc( geralmente 30 min por dia). mas faz uns 2 meses que parei daí a dor se intensificou bastante, queria saber se essa dor vem específicamente dos exercícios, se mal feitos, se da ausência dos mesmos e se eles podem me ajudarr a curar essa dor que tem dias q chega a ser insuportável.

  70. Zenivaldo

    -

    13/05/2009 às 12:27

    Boa Tarde…-Poderia me explicar o que vem a ser essa dor no coquix que sempre tenho se ficar sentado muito tempo?-Muito Obrigado.

  71. Maria Motta

    -

    04/05/2009 às 6:06

    Depoiis de uma gravidez tardia aos 42 anos comecei a ter dores na regiao lumbar, o ultimo diagnostico foi a perda consideravel da cartilagem intravertebral nas ultimas vertebras. Depois da ultima crise ( terrivel) que foi controlada com acumpuntura (fantastico!) o fiisioterapeuta recomendou que eu fizesse Pilates. Realmente funciona, ja tem um ano que nao tenho dores ou espasmo muscular , e eu faco voos de ate 16 horas , alem de ajudar muito a manter postura tem exercicios que podem ser feitos dentro do aviao, por exemplo.

  72. MIRABEAU

    -

    03/05/2009 às 20:01

    Caros comentaristas:Com o objetivo de colaborar com a discussão, gostaria de informar que uma hérnia de disco não “desapareçe” como por encanto nem que esteja no seu mais inicial estágio.Cabe portanto, manter o peso dentro de parâmetros próprios e fortalecer toda a musculatura que cerca a coluna e que une as vértebras que neste caso são minúsculos e necessitam de exercícios específicos que devem ser explicitados por fisioterapeutas.A hidratação adequada do organismo é outra exigência dos discos intervertebrais para que se mantenham íntegros. Eles são semelhantes ao chicle babaloo com o seu recheio gelatinoso e o envoltório resistente. rompe-se o envoltório, derrama-se o coteúdo e tem-se caracterizada a HÈRNIA.Durma somente de “lado” e com um travesseiro entre as pernas, nunca de bruços e se por um breve momento deitar-de de costas, o faça com almofada ou travesseiro sob os joelhos.Acorde sempre devagar e “role” para o lado onde estava a dormir.O seu travesseiro deve ter a altura dos seus ombros e o seu colchão deve ser “confortável” e dentro do “prazo de validade” determinado pelo fabricante.Saibam que cada crise corresponde a umsinal de que o processo pode estar se agravando e ela pode evoluir para os sintomas onde dores horrorosas e estupidamente fortes tomam-lhe todo o corpo podendo progredir também paraincontinência urinária, fecal e impotência sexual. CUIDEM-SE pois quem não ouve conselho ouve, coitado!

  73. Marcelo Brunelli

    -

    30/04/2009 às 16:41

    Pois é Renato, eu tive uma lesão séria na região Lombar, e quase evoluiu para uma hérnia discal, na verdade meu médico chegou a conclusão que eu estava com uma hérnia em primeiro estágio, tamnto que eu tive que me afastar dos trabalhos por cerca de 40 a 50 dias.Tive alta em 10/2008 e ainda assim não pratiquei mais atividades fisicas.Não foi necessário cirurgia, mas no auge da dor achei que nunca mais ia andar novamente, pois a sensação é incontrolável !!!

  74. Paulo Lamego

    -

    30/04/2009 às 16:27

    Ja sofri de hernia de disco , mas depois de fortelecer meu abdomen melhorei muito e hoje nao sinto mais nada.

  75. FÁBIO OLIVEIRA

    -

    30/04/2009 às 16:21

    Muito oportuna a observação. Iniciei um programa de atividade física e comecei caminhando e já estava trotando. Com sobrepeso, flacidez abdominal e falta de alongamento, ganhei uma lombalgia. Estou há dez dias de molho e tenho certeza que retrocederei pelo menos 2 a 3 meses no meu treinamento. Comecei a praticar Yoga, e agora estou trabalhando abdomem e membros inferiores. Acredito que agora que vou! Fui apressado, só me restou começar tudo novamente, porém da maneira certa.

  76. geovane santos da rocha

    -

    29/04/2009 às 22:08

    É de garnde importância a dor lombar, devido ao corre corre as pessoas esquecem do quanto a coluna sofre com isso.Sendo bastante prejudicada a coluna vertebral. Modo de sentar, modo de fazer exercicos isso tudo ocorre pa o mal funcionamento da coluna.E tendo estudos que mostram as pessoas o quanto é importante dar valor na nossa COLUNA VERTEBRAL.

  77. Carlos Roberto Ricci

    -

    29/04/2009 às 19:17

    Em pé junte os calcanhares e separe as pontas dos pés. Fique em posição de sentido com as mãos espalmadas para fora na linha da costura da calça. Levante os braços retos acompanhando com a cabeça e os olhos e tente pegar uma lâmpada imaginária com uma mão de cada vez, após três vêzes volte à posição normal e repita por cinco vêzes. Faça isso pela manhã tarde e noite. Você está curado. Colchão duro.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados