Blogs e Colunistas

28/12/2011

às 20:04 \ Saúde

Descanso sim, mas ativo

Finalmente, as tão aguardadas férias de fim de ano chegaram. Muitos aproveitam as festas para descansar e relaxar, nada mais merecido, sem dúvida. Principalmente para quem praticou regularmente exercícios e malhou com disciplina. Nada nos impede, porém, de fazer uma substituição das atividades físicas rotineiras, em lugar de simplesmente não fazer nada. É isso o que costumo recomendar aos meus alunos porque, por mais importante que seja recuperar o corpo de treinos desgastantes, não devemos deixar de nos movimentar.

Mais saudável do que ficar o dia todo sentado numa cadeira de praia, é jogar frescobol, voleibol ou fazer uma caminhada sem compromisso. O descanso passivo, isto é, não fazer absolutamente nada, resulta em deterioração considerável de toda a condição física adquirida. Um pouco de atividade, por outro lado, ajuda a mantê-la.

Resumindo, relaxar é fundamental, mas o ideal é fazer isso de forma saudável, respeitando o organismo. Parar completamente provoca um choque no corpo, que deixa de receber estímulos aos quais já se habituou e adaptou. Isso se reflete em mudanças no humor, sono e disposição. E acreditem, sempre para pior.

Aproveito para desejar ao leitor um 2012 com muita saúde e vigor!

Por Renato Dutra

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

2 Comentários

  1. Anouk

    -

    31/12/2011 às 11:49

    Estou sempre em movimento.
    Feliz 2012!

  2. Fátima

    -

    29/12/2011 às 15:51

    Muita saúde pra ti, Renato! :)

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados