Blogs e Colunistas

10/10/2008

às 12:36 \ Saúde

Correr na chuva: faz mal?


São Paulo e grande parte do país passaram por um período de chuva nos últimos dias. Em alguns momentos, até com um frio bem intenso. Aquele clima típico da preguiça, daquela vontade de ficar embaixo do cobertor, comendo pipoca, dormindo ou vendo televisão. Eu tenho minha tática para não deixar esse estado de indolência me dominar. Costumo convidar um amigo ou vários para correr comigo. Assim fica mais difícil cabular o treino - para os dois, ou para o grupo se for o caso. Afinal, compromisso é compromisso!

Num desses dias terríveis de chuva torrencial e frio eu quase desisti. Recebi uma ligação quando já me preparava para sair de casa. Era um amigo:

- E aí? Vamos correr mesmo com essa chuva?
- Vamos! – eu disse sem hesitar.

Só que no caminho até o parque fui pensando: “Será que não vou ficar gripado? Será que isso é saudável?” Foi aí que veio a idéia de responder à questão: correr na chuva faz mal? É uma pergunta que muita gente me faz.

No mesmo dia busquei a literatura sobre o assunto. Foram encontrados diversos estudos simulando a situação: exercício intenso no frio e/ou na chuva e/ou no vento. Vou citar duas fontes para que possamos chegar às nossas próprias conclusões.

O que dizem as pesquisas

Em 1999, um grupo de pesquisadores da Universidade de Toronto estudou os efeitos da exposição ao frio, vento e chuva (brrrr!) em um grupo composto por nove homens bem condicionados e com idade média de 24 anos. Entre outros dados, detectou-se um aumento significativo do hormônio cortisol (produzido pela glândula supra-renal e que está envolvido na resposta do organismo ao stress).

Em um outro estudo, este realizado em 2001, por outro grupo de pesquisadores também do Canadá, sete homens sadios e em boas condições físicas (média de 24 anos) foram submetidos à uma sessão longa de exercícios físicos e em seguida ao frio. Os pesquisadores verificaram um aumento da atividade de células de defesa, como linfócitos e monócitos. A conclusão dos especialistas foi a de que, apesar da crença popular sugerindo que fazer exercício no frio e na chuva pode resultar em uma infecção viral, eles não verificaram uma depressão do sistema imune. Pelo contrário, pois a queda da temperatura corpórea resultante da exposição ao frio trouxe um aumento significativo do nível de atividade das células de defesa do sistema imune.

Bom senso para todos

Atenção: esta foi a conclusão dos pesquisadores, não a minha! É preciso lembrar que os indivíduos expostos ao frio e à chuva eram bastante jovens e bem condicionados. Será que todos nós podemos nos submeter à mesma situação e continuarmos bem de saúde? E se acrescentarmos a questão do nível de estresse elevado que a maioria de nós vive? Como meu objetivo neste espaço é divulgar o esporte – corrida e outras práticas – como um caminho para a obtenção de saúde e bem-estar, eu recomendaria correr na chuva e especialmente no frio somente os indivíduos muito bem condicionados e com o sistema imune em ótimas condições. Em dias de chuva, portanto, pessoas debilitadas, com condição física abaixo da ideal devem procurar um lugar fechado para se exercitar.

Correr é bom, mas no frio e na chuva pode ser um risco para você. A propósito, eu tive a sorte de não ficar resfriado!

Referências bibliográficas:

Immune changes in humans during cold exposure: effects of prior heating and exercise I. K. M. Brenner, J. W. Castellani, C. Gabaree, A. J. Young, J. Zamecnik, R. J. Shephard, and P. N. Shek J Appl Physiol, Aug 1999; 87: 699 – 710.

Intracellular monocyte and serum cytokine expression is modulated by exhausting exercise and cold exposure
Shawn G. Rhind, John W. Castellani, Ingrid K. M. Brenner, Roy J. Shephard, Jiri Zamecnik, Scott J. Montain, Andrew J. Young, and Pang N. Shek
Am J Physiol Regulatory Integrative Comp Physiol, Jul 2001; 281: 66.

Por Renato Dutra

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

8 Comentários

  1. Ketty

    -

    03/03/2011 às 13:18

    Muito legal a reportagem!!! Acho que vou correr na chuva hoje, experiência nova!!!

  2. gisele

    -

    10/03/2009 às 0:00

    Estava eu de saida quando caiu uma chuva , e por mim e igual … mas minha mae questionou e parei para pensar !!! coisas de mae , e com uma certa razao !!! obrigada … fuiiii … correr na chuva !!!

  3. Vera

    -

    01/11/2008 às 0:00

    Venho aqui colocar a opiniao feminina.Correr na chuva eh uma delicia!!!! Sou da mesma opiniao do colega Gilberto Andrade. Adoro correr na chuva e ja competi em dia de chuva. Tive um excelente desempenho. Hoje tenho 60 anos e minha filha que corre passo para ela minha experiencia em corridas na chuva. Muito bom!!!!!!!

  4. Bruno Thomaz

    -

    13/10/2008 às 0:00

    Po Renato, que massa. Esses dias mesmo eu fiz um post sobre o mesmo assunto no meu blog. “Correndo na Chuva” é o nome dele. Se quiser visitar o endereço é http://www.correndonachuva.blogspot.com !Um grande abraço e boas corridas na chuva!! Que eu particularmente adoro demais!!Bruno

  5. leandro rizzi

    -

    11/10/2008 às 0:00

    Sair de casa com o clima já molhado, realmente não é tão empolgante assim. Agora, ser ALVEJADO pela chuva em meio ao treino é algo bastante próximo do delicioso. Não sei quanto ao tênis, que provavelmente deve sofrer bastante em meio a tanta água, mas o corpo parece agradecer aos pingos provenientes do céu.

  6. gilberto andrade

    -

    11/10/2008 às 0:00

    Se está chovendo eu não corro mas se vejo que vai chover ai sim eu vou. Não existe nada mais prazeroso, além de sexo, do que pegar uma chuva na corrida. Certa vez a chuva era tão gelada que pareciam agulhas atingindo meu corpo cheguei a pensar que pegaria uma pneumonia e pra minha grata surpresa nem um espirro eu dei e olha que eu tenho 49 anos. A minha preocupação na chuva são com os raios e com o transito de veiculos.sds

  7. Samuel Moreira

    -

    10/10/2008 às 0:00

    Professor, interessante o assunto. Acho que outro agravante em correr nos dias de chuva eh o alagamento das ruas onde me parece que a maiorias das pessoas acabam treinando, e que passa a ser um grande risco, visto nao podermos identificar os buracos ou saliencias na pista. Na nossa regiao o tempo chuvoso nao eh uma constante mesmo no inverno. Sendo assim a prudencia pelo ao menos para mim eh esperar por um tempo melhor. Quanto ao resfriado, pergunto: O nosso organismo podera se adaptar a correr no frio? Samuel MoreiraSalvador-Bacorrerebom.blogspot.com

  8. Geraldo

    -

    10/10/2008 às 0:00

    bom eu nao corro, mas nado regularmente (4 km, duas vezes por semana) e nesse inverno que persiste primavera adentro eu nadei em piscina a 20C, 21C, por vezes 18C (cada grau faz uma diferenca incrivel). No frio eh outro esporte; nem sonhando eu mantenho minhas metas habituais, nao ha forýa de vontade que resista – olha que eu tentei. Nao fiquei resfriado uma vez sequer, tive “apenas” uma infeccao de ouvido. Muita gente me chamou de louco (“ta louco menino, sai dessa picina!’), mas ficar sem nadar, pra mim, esta fora de cogitacao. Mal posso esperar o verao pra voltar a nadar mais vezes e distancias maiores.Agora… na chuva nao tem problema, so nao ter relampago que esta tudo bem, e ate bom.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados