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19/10/2007

às 12:50 \ Outras

Os benefícios de subir escadas

(Publico abaixo mais um e-mail que pode ajudar vários leitores com a mesma dúvida.)

Renato, tenho 53 anos, 1,82 m e corro  10 km em 56 minutos, mas gostaria de melhorar meu desempenho. Tenho uma dúvida: treinar subindo e descendo escadas vai me ajudar ? Como devo pisar na subida: com a ponta dos pés ou o calcanhar? E na descida? Subo de um em um ou de dois em dois degraus?
(Jaime)

Subir escadas fortalece os músculos da coxa, principalmente. Estes músculos precisam estar fortes para suportar os impactos da corrida e assim diminuir o risco de lesão. É um ótimo exercício, mas evite exagerar na dose. O recomendável, se você já tem um bom condicionamento físico, é subir escadas duas ou três vezes por semana, 30 a 40 degraus por sessão. A subida deve ser impulsionada com a parte anterior dos pés e a descida com a parte média. O calcanhar é um freio e aumenta o impacto. Subir de dois em dois degraus promove a solicitação de mais músculos, como os posteriores da coxa e glúteos, ou seja, é ainda mais interessante.

Por Renato Dutra

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8 Comentários

  1. Cristiane

    -

    27/08/2012 às 13:16

    Olá,começei a subir a escada de minha casa que tem 14 degraus,subo 40 vezes,3 veZes por semana q dura 15 minutos as 40 subidas,gostaria de saber se com isso consigo emagreçer sem fazer caminhada regularmente,obrigada.

  2. Manolo

    -

    02/02/2012 às 18:57

    o negocio e trabalhar na area da construçao e ter que subir e descer 20 andares pelo menos 6 vezes garantidas por dia ai qro ver se nao fika do jeito que vc qr

  3. Monica viana

    -

    01/11/2011 às 14:13

    Boa tarde
    Subo de segunda a sexta 210 degraus todos os dias, gostaria de saber se com isso estou forcando os meus joelhos, já que as vezes sinto uma dor.
    Obrigada.
    Obs essa subida e descida e para ir ao trabalho

  4. MARILUCE

    -

    06/07/2011 às 12:49

    QUERO EMAGRECER SUBIR ESCADA É BOM, QUE PROGRAMA PARA INICIANTES DEVO SEGUIR, TENHO 50 ANOS OBRIGADA.

  5. Maria Alice

    -

    27/06/2011 às 10:56

    Essa semana passei a subir 24 andares de escada. Gostaria de saber se estou fazendo certo….quais musculos trabalha, se é somente a perna ou o gluteo tb. Subir de dois em dois achoq ue não aguentaria, mas o efeito dobra? em um mÊs ja sentirei a diferença?
    ah e eu so subo não desço, tem problema?

  6. Curiosa

    -

    08/02/2011 às 17:21

    Essa semana passei a subir 24 andares de escada. Gostaria de saber se estou fazendo certo….quais musculos trabalha, se é somente a perna ou o gluteo tb. Subir de dois em dois achoq ue não aguentaria, mas o efeito dobra? em um mÊs ja sentirei a diferença?
    ah e eu so subo não desço, tem problema?

  7. Marcos Antonio deSouza

    -

    08/11/2010 às 9:24

    E quanto ao coraçao, qual beneficio traz. Eu sou motoboy e subo/desso mais ou menos uns 400 degraus diarios(segunda a sexta), as vezes correndo e outras andando. Estou fazendo o certo?

  8. adriano

    -

    13/09/2010 às 16:12

    muito bom e interessante
    mais queria saber se posso subir andando?
    boa tarde

 

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