Blogs e Colunistas

23/11/2007

às 14:31 \ Outras

A saúde do coração e a freqüência cardíaca

Getty

Entendo que a maioria das pessoas comecem uma atividade física por conta da estética. Não há mal nenhum em buscar um corpo bonito, saudável e rígido. Mas há muita gente também que inicia um esporte – principalmente os mais aeróbicos – por orientação médica. Em muitos casos, a prática freqüente de exercícios físicos significa manter taxas do sangue sob controle, coração em ordem e distância dos médicos. O exercício aeróbico, como já está comprovado, tonifica o coração. Quando se eleva a freqüência cardíaca estamos exercitando o músculo mais importante do nosso organismo. Os cardiologistas são os primeiros a indicar prática moderada de exercícios físicos a seus pacientes. Devemos lembrar, porém, que os exames médicos têm a finalidade de detectar se a pessoa que escolhe a corrida como opção de esporte pode atingir valores mais elevados de freqüência cardíaca ou se deve exercitar-se com certas restrições.

Por Renato Dutra

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

3 Comentários

  1. tico pavanini

    -

    17/01/2011 às 16:54

    tambe no começo quando começei a correr quando eu forçava parecia que eu fosse colocar tudo p/ fora mais agora ja acostomei c/ a pratica dos exercicios ate estou vissiado, quando fico nervoso ja sei que meu corpo esta pedindo p/exercita ai eu fico muuuuuuuuuuuito beeeeen saude acima de tudo

  2. Renato Diniz

    -

    27/09/2010 às 3:59

    Acho as instruções do Prof. Renato profundamente competentes,sensatas e esclarecedoras. Gostaría muitíssimo saber quanto tempo é ideal para eu pedalar minha bicicleta ergométrica. Pedalo há 04 mêses 06 dias na semana 40 minutos:início:05min.leve -aquecer. 20 min.um pouco mais com carga.Depois 10 min.com mais um pouco de carga e 05min.finais leve para resfriar. Esclareço que emagrecí 19 kilos. Tenho 54 anos estou pesando 128 kilos (estava com 147 kg) e finalizando há quantos batimentos pode ir minha frequência máxima de batimentos cardìacos?(Obs.:pedalo bicicleta ergométrica com prazer!)Estou no caminho certo?

  3. ADRIANA

    -

    04/09/2009 às 10:16

    QUERO SABE SE TENHO ALGUN POBREMA COMDO ANDO FICO MUITO CANSADA E COM A BOCA ROCHA EMUITO SECA O CARAÇAO MUITO ASELERADO AS VEZE DA UMA DOR QUE PARESE QUE VAIPARA AI EU TUSO E PASA TENHO,30ANOS

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados