Blogs e Colunistas

22/11/2014

às 14:00 \ Tema Livre

Viram o censo? BH cai para 6ª maior capital, superada por Salvador e Brasília, e Manaus ultrapassa Curitiba e passa à 8ª

Com seus 2.375.444 habitantes, a capital de Minas agora está atrás de Salvador, de Brasília e de Fortaleza

Post publicado originalmente a 7 de dezembro de 2010

Campeões-de-audiênciaHá inúmeras novidades a serem ressaltadas, mas queria agora mencionar apenas uma: a reviravolta que houve na relação das maiores capitais brasileiras.

São Paulo continua sendo a maior delas, com 11.244.369 habitantes, e o Rio a segunda, com 6.323.0037.

Mas Belo Horizonte, que durante muito tempo manteve o terceiro posto, que depois cedeu a Salvador, desabou para sexto lugar. Com seus 2.375.444 habitantes, a capital de Minas agora está atrás de Salvador (2.676.606), de Brasília (2.562.963) e de Fortaleza (2.447.409).

Brasília talvez merecesse uma consideração especial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelo censo, uma vez que esses 2,5 milhões de habitantes se espalham por dezenas de “cidades-satélites” do Distrito Federal, com pelo menos uma delas, Taguatinga, tendo porte semelhante ou maior ao de várias capitais brasileiras.

Ou seja, o Distrito Federal não tem apenas uma cidade, Brasília, embora as cidades-satélites não tenham autonomia política, não elegem prefeitos nem vereadores, razão pela qual se mantenha a ficção de que é a cidade de Brasília, e não todo o DF, que abriga um pouco mais de 2,5 milhões de habitantes.

Curitiba, que segundo o censo de 2000 era a sétima maior capital, caiu para o oitavo, diante do espetacular crescimento populacional de Manaus, que saltou de 1.405.835 habitantes há dez anos para 1.802.525 agora, contra os 1.764.896 de Curitiba. Ao desalojar Curitiba do sétimo posto, Manaus rebaixou Recife, antes a oitava capital, para o nono lugar, com 1.536.934 moradores.

A décima maior capital continua sendo Porto Alegre, com 1.409.939 habitantes.

Este post está fechado para comentários

131 Comentários

  • marcelo

    -

    21/4/2015 às 14:56

    Sou paulista mas afirmo que BH é infinitamente melhor do que Salvador, já estive nas duas cidades, e nem se compara Salvador com BH, BH uma cidade limpa, segunda maior economia do pais, melhor policiamento , as Mineiras na minha opinião junto com as gauchas são as mais belas do Brasil , crescimento populacional não significa nada, em termos de qualidade de vida BH ganha de goleada. detalhe sou de campinas, mas conheço as duas cidades,

  • Luiz Fernando

    -

    22/3/2015 às 11:43

    Eu vejo vantagem uma capital de estado não crescer e dessa forma manter o interior do estado forte.Não vejo vantagem alguma em crescer desordenadamente, inchando a periferia com favelas e bairros sem estrutura.
    Minas é o estado brasileiro que mais tem municipios e eu vejo com bons olhos o fato do mineiro se manter em suas cidades reforçando a economia do estado.
    Que continue assim….

  • avlis

    -

    21/3/2015 às 23:28

    qual a diferença entre o link de sp e o de mg(só para ilustrar, o ritmo da crise economica no país)
    http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1672628&page=86

    e mg http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1155409&page=245

    crescimento populacional não agrega qualidade de vida, e nosso país tem muito que aprender o que é desenvolvimento e o que é crescimento. Confesso que fiquei triste quando em 1980 Salvador ultrapassou BH, morei muitos anos em Salvador, mas a população quase que dobrou em 35 anos.Sinto saudades de quando a cidade era menor! Morei em BH,gosto muito, mas vejo que as duas cidades enfrentam muita dificuldade quando o assunto é qualidade de vida.http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=819280

  • fernando f sa

    -

    6/3/2015 às 16:46

    entrei no google pra saber quaia as maiors cidades e regioes metropolitanas do brasil, mas vim parar em uma pagina que so tem comentarios idiotas , chulos e preconceituosos, sou mineiro e moro desde crianca em sao paulo e gosro muito daqui apesar que tenho vontade de voltar pra minha cidade natal ,masa nao acho vantagem sao paulo ser a maior cidade do brasil , e uma cidade como outra qualquer com suas riquezas e muito problemas , moradia , educacao , transporte publico assim como a maioria das nssas cidades e capitais do nosso rico BRASI, acho besteira ficar falando mal das outrs cidades e outros estados , pois somos uma so nacao e um so povo , vamos deixar de ser preconceituosos e amar nossos irmaos brasileoros de NORTE A SUL , DE LESTE A OESTE abaixo o preconceito contra quem quer que seja.

  • everson darbeville

    -

    6/3/2015 às 15:02

    Saudações compatriótas! – Ainda que a reviravolta de posições das maiores capitais do Brasil mostre um certo tipo de migração comum no Brasil ha de se considerar o peso econômico das regiões metropolitanas mais industrializadas do país. Curitiba, por exemplo, não tem a quinta maior região metropolitana em número de habitantes – é apenas a sétima maior -, mas é a quinta região metropolitana mais industrializada e que gera ICMS ao Brasil, atrás da região metropolitana de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

  • Lila

    -

    3/3/2015 às 15:28

    O mais importante para todos nós Brasileiros é que o Brasil nos dê qualidade de vida melhor, independente que qual estado, somos todos uma nação,quanto maior a população mais problemas mas se tivermos retorno de nossos impostos pago, como, boas escolas com qualidade de educação, saúde para todos, segurança e moradias isso é para ser um País com seus Estados lindo, gloriosos e sem problemas, não vamos discutir Estados vamos lutar por um BRASIL MELHOR

  • Gabriel Henrique Jeremias

    -

    2/3/2015 às 9:31

    Uai, mas isso é relevante? População maior não é sinônimo de desenvolvimento. O Brasil não é um país de primeiro mundo, onde há elevadíssimo IDH, aqui quanto maior a cidade, mais desordenada ela é. Mais transito, mais saturado é o mercado, mais violência. Isso sem falar no transporte publico e saúde. não entendi o motivo dos comentários ignorante de “chora”.

  • Nilson de Salvador

    -

    18/2/2015 às 1:30

    Gosto muito de informações sobre o censo populacional, saber quais sãos as maiores e menores cidades da Bahia, do Brasil na publicação a cada 10 anos. Gosto de saber estimativas de crescimento, entre tais.

  • Alexandre

    -

    8/2/2015 às 12:35

    Engraçado Sr. Ricardo Setti, você nos prestou uma informação e gerou uma polêmica no minimo ridícula de pessoas mal informadas. O que tem haver o censo demográfico com qual cidade e pessoas são melhores umas que as outras. Isso remete a situações mais sérias que isto, como êxodo rural, crescimento desordenado, falta de isentivo no interior dos estados e por que não falta de incentivo na propiá capital do descenso. As pessoas tem que parar com bairrismo, somos todos brasileiros e vivemos sobre o mesmo regime politico e social, este ultimo depende muito dos governantes que nós mesmos colocamos no poder. Estes comentários abaixo demonstra a situação a atual do Brasil, povo desunido, politico unido, e o Brasil vai de mal a pior. Vamos nos respeitar mais. Abraço a todos.

    É como você mesmo salientou, Alexandre. Eu me limitei a dar informação, e começou uma brigalhada bairrista que não tem sentido.
    Um abraço pra você também.

  • André

    -

    23/1/2015 às 14:42

    Por que essa insistência em noticiar aumento da população como algo positivo? Num país como o nosso, população maior significa mais desigualdade social, mais miséria, mais explosão demográfica, menos serviços públicos de qualidade etc. E tudo vira motivo de competitividade por aqui. Quanta bobagem! Cada capital tem seus encantos e suas misérias. Cada um escolhe aquilo que lhe cabe, aquilo que se identifica e pronto!

  • Maikon

    -

    27/12/2014 às 19:20

    Só Aceitar A Verdade, Não Precisa Chorar Só Porque Salvador Superou Vcs, É Apenas A Verdade, Se Não Quiser Acreditar Viva No Seu Mundo De Ilusão. Flw…

  • Maikon

    -

    27/12/2014 às 19:18

    O Choro É Livre, Sem MiMiMi Aew, Engole O Choro.

  • Vanderson

    -

    8/12/2014 às 16:01

    Boa tarde! Sou mineiro de Belo Horizonte, já morei em Vitoria – ES, já visitei o Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e não penso em sair daqui. Não conheço Salvador e nem a Bahia acredito que tenha muitas coisas boas naquele estado, mas afirmo que quem conhece bem Belo Horizonte não deixa essa cidade, mesmo que não tenha praia. Temos muitos atrativos culturais grátis e para quem tem condições de pagar! Clima, importância econômica no Brasil, povo acolhedor, Belo Horizonte tem muito que crescer e desenvolver e mesmo assim figura como uma das melhores cidades do país!

  • Savio

    -

    8/12/2014 às 3:49

    E daí se Fortaleza ou Salvador tem população maior que BH? O fato é que BH é muito mais rica e desenvolvida que as outras duas e isso é o que importa.

  • Recifense

    -

    23/11/2014 às 17:27

    E eu que ainda sonho com o dia em que o Recife tenha de volta os seus cerca de 600 mil habitantes dos anos 60… Cidade é inchada é cidade ferrada. Em país civilizado poucas cidades têm populações tão monumentais como estas capitais aqui citadas. Concordo com o Osmar: população não é documento que ateste qualidade de vida. Acho que excesso demográfico é uma praga que noa levará à autodestruição.

  • Roberto Silva 51 RJn

    -

    23/11/2014 às 14:52

    Essa pesquisa prova somente que o Brasil está piorando cada vez mais.
    As cidades “rebaixadas no ranking” como Belo Horizonte e Curitiba, são infinitamente melhores do que as cidades que ganharam posições, relativamente à educação, à renda per capita, e ao nível de escolaridade de seus habitantes.
    Efeito PT.

  • Osmar

    -

    22/11/2014 às 21:54

    Número de pessoas em uma cidade não quer dizer muita coisa. É preciso saber em que condições esta população vive.

  • Anonimo

    -

    22/11/2014 às 18:45

    Bela foto do belo horizonte de BH…

  • Anonimo

    -

    22/11/2014 às 18:27

    Sou mineiro e NÃO passarei mais minhas férias em cidades petitas:
    nenhuma praia do nordeste (praias do PT);
    em Minas não irei a Ouro Preto e Diamantina (petistas, vê se pode…);
    carnaval no Rio, nem pensar
    .
    Vou procurar cidades aprazíveis e civilizadas no Brasil, para curtir minhas férias…

  • Anonimo

    -

    22/11/2014 às 18:24

    A Região Metropolitana de Belo Horizonte, também conhecida pela abreviatura RMBH ou simplesmente Grande Belo Horizonte, é a terceira maior aglomeração urbana do Brasil, com uma população de 5 767 414 habitantes, conforme a estimativa de julho de 2014.2 Seu produto metropolitano bruto (PMB) somava em 2010 cerca de 132,9 bilhões de reais4 , dos quais aproximadamente 45% pertenciam à cidade de Belo Horizonte.
    .
    A RMBH é o centro político, financeiro, comercial, educacional e cultural de Minas Gerais, representando em torno de 40% da economia e 25% da população do estado.
    .
    A Grande BH é ainda o 62º maior aglomerado urbano do mundo5 , o sétimo maior da América Latina e o maior do Brasil fora do eixo Rio-São Paulo.
    .
    Belo Horizonte votou em peso em Aécio Neves (64%) e, na RMBH, apenas Betim e Ribeirão das Neves votaram no PT

  • Viviane

    -

    20/11/2014 às 17:19

    Sou de BH, gosto muito daqui (e Salvador me encanta.. povo mágico, construções lindas!) Fico feliz que a população de BH não esteja a crescer tanto, pq haja espaço p caber todo mundo.. apesar que o pessoal tá correndo p a cidades ao lado p melhorar a qualidade de vida…

  • Adalto

    -

    15/11/2014 às 13:06

    Povo roceiro esse de BH, a população tem que diminuir mesmo, roça estapafúrdia

  • estático

    -

    15/11/2014 às 13:05

    Fui em BH que cidade ridicula, nao tem nenhum atrativo, sem fala r no povo q parece que saiu da roça, vamos aprender a falar certo? Nem praia tem…

  • Marcelo B Freitas

    -

    13/11/2014 às 8:53

    Tive em Salvador em 2009,confesso que fiquei chocado com tanta sujeira,fui conhecer a rodoviária que mais parece um lixão,horrível!Confesso não ter vontade nenhuma de voltar lá. Quanto ao crescimento populacional não vejo vantagem nenhuma quando esse crescimento não é acompanhado de desenvolvimento. OBS: O povo Baiano lembra muito o Carioca,são largado e se preocupam mais com festas,sem generalizar claro.

  • Emerson

    -

    12/11/2014 às 13:04

    BH é uma cidade próxima a Rio e SP que se torna irrelevante geograficamente e a tendência é de muitas outras capitais superá-la mesmo.Sou de Salvador e não troco minha cidade por nenhuma outrae mineiro, já dizia meu tio (mineiro) nem fiado, nem a dinheiro kkkkk

  • sdfsfds

    -

    6/11/2014 às 18:46

    Salvador melhor que BH, cidade feia sem graça com monte de gente que fala errado

  • Glauber

    -

    4/11/2014 às 18:03

    Gente por favor, o post não tem nada a ver com desenvolvimento infraestrutural ou coisa do tipo.

    Isso é só uma comparação do crescimento populacional das cidades, só isso.

  • Mateus

    -

    20/10/2014 às 22:31

    Não é a maior cidade! Isso aí é o município mais populoso. População nada tem a ver com desenvolvimento. Se fosse assim a China e a Índia seriam as duas maiores potências mundiais. Salvador não é mais desenvolvida que BH. Porto Alegre é bem mais desenvolvida que Manaus e Recife. Manaus não é mais desenvolvida que Curitiba e por aí vai…Basta viajar para perceber que esse é um requisito enganoso. Existem outros fatores bem mais preponderantes.

  • Gabriel

    -

    7/10/2014 às 14:07

    De todas as cidades , nenhuma se compara a Curitiba ( sou carioca ). Olhem no Google Maps ou Earth todos os bairros da cidade. Os jardins ,gramados,casas bem cuidadas, dão um banho a qualquer capital deste país. Tem problemas ,é claro que sim , mas está a anos na frente do Rio ou SP, Salvador então nem se fala, a cidade tem 28% da população vivendo em favelas. Além disso, Curitiba tem planejamento e URBANISMO ( OU PAISAGISMO ) sendo a única capital do país com urbanismo segundo diversas entidades , nem Brasília está.

  • Sérgio Fernando Goy

    -

    17/9/2014 às 18:07

    Não consigo entender o porquê…(?) que à REDE GLOBO DE TELEVISÃO, só mostra e enaltece algumas Capitais Brasileiras, como que só existisse isto no BRASIL??? O ano inteiro é sempre à mesma coisa. Gostaria de manifestar minha opinião, que sou nascido e morador de CAMPINAS. Tenho 64 anos e nunca morei em outras cidades. Amo demais CAMPINAS e acho que à REDE GLOBO DE TELEVISÃO deveria dar muito mais “ATENÇÃO” para com esta importante e GRANDE CIDADE DO ESTADO DE SÃO PAULO. Vou mais longe ainda, CAMPINAS É A MAIOR CIDADE NÃO “CAPITAL” do brasil. Alguém duvida? Sua população já passou de mais de 1 Milhão e 200 Mil Habitantes.

    Mas, caro Sérgio, o que é que isso tem a ver com o post que publiquei sobre as mudanças populacionais nas capitais?

  • Sérgio Fernando Goy

    -

    17/9/2014 às 17:55

    CAMPINAS gera emprego, gerando rendas e moradias. CAMPINAS, à mídia não fala e nem comenta, principalmente à Rede Globo de Televisão, que só “bajula” certas Capitais Brasileiras. Principalmente o eixo RIO/SÃO PAULO. Também “paparica” as Capitais de Belo Horizonte, Recife, Salvador, Fortaleza, Goiânia, Brasília e Florianópolis. Para à Rede Globo de Televisão, o BRASIL se resume” somente nestas Capitais. Porquê não “enaltecer” esta grande cidade e Polo de Alta Tecnologia que é CAMPINAS???
    Será que existe alguma “inveja” nisto, por CAMPINAS ser muito rica e não Capital??? Mais atenção para com CAMPINAS, Senhora Rede Globo de Televisão, pois para obter “audiência” em seus programas está sempre recorrendo à sua afiliada EPTV-Campinas. Fora tudo isto, à maioria de seus artistas e cantores costumam vir em CAMPINAS fazer “Teatro e Shows”, pois sabem o “potencial econômico” da população de CAMPINAS. Obrigado e tenho que falar à verdade.

  • Sérgio Fernando Goy

    -

    17/9/2014 às 17:46

    CAMPINAS não é Capital, mas é maior que há maioria das 27 Capitais Brasileiras. Além disso, têm um PIB (considerado elevado pela FGV, que é de R$ 42,7 BILHÕES. Seu PIB per capta atinge R$ 39.640,00 e CAMPINAS é considerada uma das 10 Cidades mais ricas do País, além de gerar milhares de empregos. Têm ótima qualidade de vida há seus mais de 1 Milhão e 200 Mil Habitantes. Rica em UNIVERSIDADES e Escolas em geral. CAMPINAS têm o 2º maior Polo de Alta Tecnologia do BRASIL. Bate na maioria das Capitais Brasileiras e têm também, a 2ª melhor UNIVERSIDADE DO BRASIL, à UNICAMP – UNIVERSIDADE DE CAMPINAS, líder “absoluta” em patentes no BRASIL, com mais de 6.000 trabalhos patenteados.

  • elik jhon ramos freitas

    -

    19/8/2014 às 11:13

    Se vcs verem o tanto de baiano que mora aqui em minas vcs calariam a boca eles vem trabalhar aqui porque na Bahia eles não ganham dinheiro. Kkkkkk

  • kelson

    -

    5/7/2014 às 19:21

    Esse cidadão Gladston deve conhecer muito de Manaus pra estar dizendo essas coisas. ..dê uma boa olhada ao seu redor.

  • Luiz Francisco Silva Souza

    -

    1/7/2014 às 17:04

    Não entendo o ranço dos mineiros com os bahianos. Eles em algum momento, em algum lugar, por qualquer motivo, soltam palavras desnecessárias e indelicadas se referindo à nossa terra e a nossa gente. Saibam, que nós não estamos nem um pouco ligando se Belo Horizonte é isso ou aquilo. Por exemplo: a quantidade de bahianos que visitam Belo Horizonte é infinitamente menor do que a quantidade de mineiros que visitam Salvador. Sejam bem-vindos a Bahia de Todos os Santos e deixem de inveja e ciúme Rsss. Axé pra vcs.

  • gladston

    -

    30/5/2014 às 21:50

    É manaus deve ser maior do que Minas mesmo em esgosto a céu aberto e escolas sem a menor condição de serem chamada de escolas, esses sensos são absolutamente mentirosos e ridiculos, tamanho de população não diz nada… nada… às vezes até pelo contrario parem com isto!!!!

  • wellington

    -

    26/5/2014 às 12:16

    se tamanho populacional fosse riqueza visivel , aí sim ficaria descontente com a posição de BH , mas conheço muitas cidades brasileiras e afirmo que prefiro mil vezes BH do que Salvador. Nos quesitos educação, entreterimento, esporte,trabalho e lazer é superior a soteropolitana. Tudo bem que salvador tem seu valor, tem um povo muito acolhedor, mas por fiquei triste com muita sujeira pela cidade, um cheiro de urina por muitos lugares e assaltos aos montes por todo canto. Mas é a realidade de todo o país. Mas sem sombra de dúvidas BH é outro nivel comparado a capital Baiana.

  • gabriela

    -

    21/5/2014 às 18:51

    bom eu quero saber qual e o menor e maior municipio da região metropolitana de curitiba

  • Cleiton

    -

    19/5/2014 às 18:29

    Salvador é a cidade mais mal educada que existe.
    Do pobre ao rico, ninguem conhece a palavra respeito ou educação.
    Trânsito ?? Seta é opcional e todos querem ser espertos como os cariocas.
    Entre BH e BA: 1000000000000000000000000x BH

  • Ph

    -

    27/4/2014 às 21:17

    So pra completar cidade no brasil,e sao paulo rio e bh

    O RESTOO EE RESTO (SEM IMPORTANCIA)

  • Ph

    -

    27/4/2014 às 21:13

    Seus troxa esqececeram qe o brasil e o mesmo? Salvador bh sp rio fortalesa e td a mesma naçao

  • William F. Roscoe

    -

    23/3/2014 às 11:33

    A explicação do porquê da populaçao de Belo Horizonte não estar crescendo no mesmo rítmo dos censos anteriores, caindo da terceira posição para a sexta em população, é de uma simplicidade cristalina: BH é uma cidade que não coube mais em si mesma, a grande maioria dos novos moradores está se mudando para as cidades de sua região metropolitana,principalmente os mais abastados, pois a capital mineira esgotou há muito o seu espaço urbano. A prova disso é a população de sua área metropolitana, já beirando os 5.6000.000 habitantes, 2 milhões acima da Grande Salvador, cuja área metropolitana tem sua população por volta de 3.600.000. Somente Contagem, antigo bairro industrial de BH e Betim, outro bairro industrial da cidade, têm em conjunto uma população de 1.400.000 habitantes, isto sem contar outras grandes cidades-bairros de BH, como Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, Nova Lima, Vespasiano, Lagoa Santa e outras que compôem as 34 cidades de sua área metropolitana, alguma destas com mais de 300.000 habitantes e outras entre 200.000 e 300.000 moradores. Belo Horizonte é de longe a metrópole que mais cresce no país, criando uma terceira posição ímpar entre as capitais brasileiras, pois ocupa nitidamente, logo após São Paulo e Rio de Janeiro, um lugar muito acima das demais capitais brasileiras. O mesmno está ocorrendo com Porto Alegre, com apenas 1.500.000 habitantes na área do município, mas com a quarta posição populacional na sua área metropolitana. Ambas são cidades que não couberam dentro de seu território.

  • PAULO ROBERTO PEREIRA

    -

    14/3/2014 às 17:10

    As regras para publicação de comentários no blog, conforme relembrei aos amigos leitores incontáveis vezes, não aceitam textos escritos somente em maiúsculas, em respeito à boa educação, aos leitores e seguindo uma norma internacionalmente praticada na web.
    Como presumo que você saiba, palavras em maiúsculas significam palavras gritadas, não é mesmo?
    Confira as regras no link http://goo.gl/u3JHm
    Obrigado

  • Reginaldo

    -

    5/2/2014 às 13:10

    Apaga o meu primeiro comentário por favor, houve um erro e corrigi no segundo. Obrigado desde já.

    Lamento, Reginaldo, já foi deletado porque me pareceu mera repetição do anterior.

  • Reginaldo

    -

    5/2/2014 às 13:05

    Acompanhei todos os 85 comentários o que mais me ridicularizou foi o comentário do paulista como sempre paulista sr: Marques que além de ser um cidadão indelicado, racista é tbm um mentiroso e ignorante o que prova que não conhece Salvador e nem o Nordeste,onde ele diz que é um lugar quente de mais, acho que ele não sabe que Salvador é uma cidade litoral umidade do ar muito boa onde sua temperatura nunca ultrapassa dos 32 graus, diz tbm que é um povo sem cultura onde todos brasileiros sabem que a Bahia é a maior cidade em cultura do País, critica a pobreza acho que ele não sabe que todas cidades brasileiras tem as suas pobreza que infantilidade onde diz as coisas caras é Marques essa questão de coisas caras depende muito de onde você veio,sim São Paulo más de onde? rsrsrsrsrsr. você é digno de pena só provou que não conhece nada do Nordeste, seja mais humilde procure respeitar a todos e nunca discriminar nada, somos todos da mesma nação e que não fosse, não faria diferença alguma, somos todos irmãos e filho do mesmo PAI que com certeza iremos todos p/ o mesmo lugar São Paulo e Belo Horizonte não é seu e nem seu Salvador é meu abraços e juízo.

  • josimar

    -

    5/2/2014 às 12:47

    Um comentário boçal, cafajeste, ofensivo e mentiroso como o seu — além do que NADA tem a ver com os fatos objetivos descritos — só merece o lixo.
    E a advertência de que os próximos comentários seus irão para o mesmo destino.

  • Carla

    -

    28/12/2013 às 16:52

    Nossa, parece que, em vez de todos os estados se unirem para o crescimento da nação, eles competem entre si. Qual é o mais populoso? Qual é o mais rico? ISSO NÃO IMPORTA. Não há ganhadores. Essa competição infantil reflete a falta de maturidade de vocês. Aquela velha história: o Nordeste isso, o Nordeste aquilo… Menosprezar uma região e os nascidos nela devido a uma desigualdade histórica causada por péssimos governos é burrice e preconceito, muito preconceito.

  • André

    -

    10/10/2013 às 12:28

    Dados pouco relevantes,primeiro que só considera a população municipal , mesmo que fosse a região metropolitana o que importa é o idh, no quesito BH ser mais importante que Salvador é bastante controverso, pois depende do fator. no quesito econômico sim, no quesito cultural não, no quesito histórico ,só se for nos sonhos, BH é mais organizada, Salvador é mais única, BH tem o charme das montanhas ,Salvador tem quilômetros de litoral e uma grande baía a disposição , etc…

  • Marcos 2013

    -

    29/9/2013 às 12:24

    Belo Horizonte como cidade é a sexta maior, mas sua área metropolitana continua sendo a terceira maior.
    Quanto a rivalidade entre BH e Salvador, em muitas coisas BH supera Salvador, como indústrias e qualidade de vida. Mas no quesito transporte coletivo, BH e Salvador podem dar as mãos, já que nas duas cidades o transporte coletivo é de dar pena.

  • ted

    -

    15/9/2013 às 10:26

    censo de 2010,espera aí! esses dados estão atrasados já, estamos em 2013!

    Veja a data de publicação original do post, por favor.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados