Blogs e Colunistas

17/08/2011

às 16:53 \ Tema Livre

Se você tem carteira de identidade muito antiga, prepare-se para trocar

rg-novo

Novo modelo de RG, biométrico e com chip, denominado RIC, já pode ser obtido em Brasília, Rio de Janeiro e Salvador. Espera-se que até 2019 todo brasileiro possa ter o seu. Por enquanto, ficamos com nossa velha conhecida cédula de identidade

Amigos do blog, o Senado acaba de aprovar uma lei de extremo bom senso em relação às carteiras de identidade. Entre outros dispositivos, prevê que é obrigatória a renovação da identidade dos cidadãos com mais de 18 anos a cada 20 anos.

A lei já tinha passado pela Câmara dos Deputados e agora vai à sanção da presidente Dilma.

Com ela, vai acabar a aberração de pessoas de 65 ou 70 anos apresentarem documentação com a foto e o rosto que tinham aos 18, 19 anos.

Mais segurança para o documento, embora com um pouquinho mais de trabalho para o cidadão.

Eu, mesmo sem saber que a lei tramitava pelo Congresso, já fiz a minha parte: levava na carteira uma espantosa, quase fantasmagórica identidade do Estado de São Paulo obtida no longínquo ano de 1970, e a troquei por uma nova há três semanas.

Mais detalhes na Agência Senado.

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado

18 Comentários

  • jefferson

    -

    2/7/2014 às 14:26

    muito maneiro

  • Rosa de Lima

    -

    14/3/2014 às 15:13

    Minha identidade é do Estado da Bahia, mas moro no Espírito Santo há mais de 25 anos. Posso tirar a segunda via aqui mesmo, com a mesma numeração ou tenho mesmo que ir para a Bahia???

    Rosa, é melhor você perguntar direto no órgão responsável. Abraços

  • Eliane da Silva von Muhlen

    -

    17/2/2014 às 14:33

    Tenho meu RG de 1981 e onde apresento ela dizem que tenho que troca-lo, mas se ainda não chegou aqui no RS a ordem, vou esperar mais um pouco,pois tenho que deslocar-me para outro municipio para faze-lo e a grana é pouca, obrigado.

  • Asdrubal Caldas

    -

    21/12/2013 às 14:18

    Estou com um problema na Caixa Econômica Federal. Foi exigido que a minha esposa troque a sua carteira Identidade, com o que eu não estou concordando, pois já procurei informações a respeito da lei que obrigue esta troca, em vários lugares, e não encontrei uma resposta. A reportagem é de 2011, e diz que falta a presidente Dilma sancionar a tal lei. Estamos em 21.12.2013 será que esta lei já foi aprovada? Se foi, quando foi, e qual o número desta lei? Por favor se souberem respondam. Já enviei correspondência ao Presidente da Caixa, Sr. Jorge Hereda, contestando a troca.

  • Ailton Ribeiro Mendes

    -

    12/11/2013 às 18:08

    “Com ela, vai acabar a aberração de pessoas de 65 ou 70 anos apresentarem documentação com a foto e o rosto que tinham aos 18, 19 anos.” Me perdoa,porém esse comentário foi descabido, pois a mulher da foto teria 33 anos nesse momento e; aos 75 anos não creio que ocorra um “envelhecimento automático” das expressões dessa foto dela. Teria que trocar de novo, concorda?

  • utiels gomes

    -

    25/2/2012 às 13:43

    caro amigo estas novas serie de i ndentidade vai ta desponivel quando e tanbem quem tiro a cedulas o ano pasado vai ter que tira de novo ou so daqui a 20 anos luz

    Caro Utiels, se você clicar no lugar indicado no post vai chegar a todas as informações sobre a nova lei. As cédulas atuais ainda valerão por muitos anos.

  • amanda

    -

    18/8/2011 às 19:25

    carteira de identidade nacional é coisa de país autoritário, com o objetivo de ter mais controle sobre o cidadão.

  • patricia m.

    -

    18/8/2011 às 15:03

    Apenas mais um jeito do estado encher a burra com o NOSSO dinheiro. Senao vejamos: por que o passaporte no Brasil tem data de validade de apenas 5 anos quando na Europa sao 10 anos? Por que a nossa ridicula carteira de motorista dura apenas 5 anos quando em todos os outros paises civilizados ela eh valida ate os 65 anos? Ora ora, tudo isso serve apenas para o estadinho brasileiro cobrar taxas e mais taxas do cidadao para encher os cofres corruptos de dinheiro…

  • Think tank

    -

    18/8/2011 às 14:44

    Numero de: RG, CPF, CIC,título de eleitor, passaporte que expira a cada 4 anos, etc.
    Para que tantos números? Não bastaria um só número para todas as finalidades?
    Só pode ser mais uma taxa de arrecadação como no caso do passaporte a cada 4 anos.

  • RICARDO

    -

    18/8/2011 às 12:57

    Sim, um grande avanço. A cada vinte anos filas, aborrecimentos e umas taxas por conta. Isto é BRASIL!!!!!!!

  • Rafael

    -

    18/8/2011 às 12:23

    Gostaria de saber se é mesmo verdade que essa nova carteira já pode ser obtida. Ela foi anunciada pelo Lula com pompa e circunstância ao final do ano passado, inclusive sendo ele o RG número 1. Na ocasião, o anúncio levava a entender que o novo RG já podia ser emitido em Brasília.

    No entanto, no começo deste ano levei meu filho para fazer o RG aqui em Brasília e a funcionária, com um sorriso condescendente, me disse que não havia nem previsão de quando a nova carteira passaria a ser produzida. Ou seja, mais um factóide malacológico…

  • Valdir A. C.

    -

    18/8/2011 às 11:46

    É o fim dos tempos mesmo!!! O próximo passo e sermos chipados também… perdemos a identidade, somos números e nada mais!!! Agora, qual lobista vai ganhar com a nova identidade???

  • Ronaldo

    -

    18/8/2011 às 11:37

    É implicâcia minha, ou esse governo abusa do subliminar nas campanhas que faz? A modelo da nova carteira de identidade tinha que ter o sobrenome “da Silva”? Obviamente, vão dizer que esse é um sobrenome muito comum em todo o Brasil… sei…

  • Rodrigo Moreira

    -

    18/8/2011 às 11:01

    JMello, perfeita a sua observação. Eu tb nao uso minha identidade. Uso a CNH, que te o numero do RG e do CPF.

    Perderam uma ótima oportunidade de unificar os dados num documento só.

  • Carlão

    -

    18/8/2011 às 9:27

    Ricardo, meu caro

    Atualmente, cada unidade da federação expede seu RG. Qualquer cidadão pode requerer o seu, bastando para isso a certidão de nascimento. O problema é que é possível se obter 27 RG’s diferentes, todos autênticos. Para tirar CPF, basta o RG. Essa estrutura é o sonho de qualquer bandido, de estelionatários a assassinos. Por que gastar dinheiro em documentos falsos se é possível andar com documentos verdadeiros? Nesse sentido, federalizar o documento de identidade é um grande avanço.

    Um único número para CNH, RG, CPF, etc e tal já é mais complicado. As fraudes ficariam bem mais fáceis. Hoje em dia não é difícil conseguir RG e CPF de uma pessoa humilde para torná-la um laranja, por exemplo. Imagine se houvesse um único número. O que considero ideal é haver um único órgão para emitir RG, e que a nova identidade possa conter outros dados, a exemplo da atual CNH.
    Abração do Carlão

    Obrigado por sua visita e por seu comentário, Carlão. Vou me informar mais sobre a nova carteira de identidade, mas ela não será federalizada: uma lei federal vai, sim, padronizá-la, mas quem continuará emitindo as cédulas serão os Estados.
    Não me parece que vá haver um único número para tudo, e, sim, que eles constarão da cédula.
    Mas vou ser honesto com você: não sei direito. Preciso me informar.
    O risco que você menciona é real, “neste país”.
    Um abração

  • Roberval

    -

    18/8/2011 às 3:29

    Essa identidade é igualzinha ao cartão de cidadão de Portugal.

  • Ruben

    -

    17/8/2011 às 21:37

    Precisei tirar a 2ª via da minha hoje, pois a faculdade não aceita a CNH para entregar o meu diploma. Sempre usei a CNH para tudo. Mas vamos la: CNH, RG, CPF, Titulo de eleitor, Carteira de Reservista, Carteira de Trabalho, Cartão do Cidadão, Cartão do SUS, comprovante da última votação (sim, aquele minúsculo papel que nos é estregue após o voto e tão fácil de se perder), Passaporte e outros documentos que não recordo agora. Isso é uma aberração e burrice! Um único documento seria suficiente para uma vida inteira de um brasileiro.
    Além de pagar R$ 40,00 para a segunda via, R$ 10,00 para foto 3X4 (que deve ser tirada com camisa de botão – fui de camiseta e tive de voltar com uma camisa de botão!) e mais o custo do transporte (instalaram o órgão no lugar mais remoto da cidade), além disso tudo, ainda preciso esperar 30 dias (e torcer para que não haja greve nesse período) para receber o documento.
    Nós brasileiros somos muito burros em aceitar essas exigências absurdas para tudo na vida.

  • JMello

    -

    17/8/2011 às 20:08

    Eu sou contra essa carteira de identidade, bem como as carteiras de idntidade antiga ou qualquer que seja apenas uma carteira de identidade. Já temos que ter carteira para tudo! Para seguro de saúde, para dirigir, o CPF, carteira de estudante, carteira profissional, carteira de conselho profissional, carteira de aposentado… etc. Porque nao serem mais praticos e juntar informacoes desse tipo numa CNH ou, para quem nao dirige, no CPF? Eu mesmo, depois que a CNH passou a ter foto nunca mais utilizei a minha identidade, que vem lá de 1986.

    Sds

    Acho que você está certo, Mello. Não estou suficientemente informado sobre a futura identidade, esta que está ilustrando o post, mas parece que seu objetivo é carregar vários dados da pessoa, facilitando a vida de todo mundo.
    Há quem diga, porém, que isso é uma coisa de Big Brother, do livro: um Grande Irmão sabendo tudo de você e concentrando suas informações em um único banco de dados.
    Abraço

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados