Blogs e Colunistas

03/01/2012

às 17:33 \ Tema Livre

Incrível: a câmera que promete mudar para sempre a fotografia

Publicado originalmente em 30 de junho de 2011

Por Domitila Becker

“Digam xiiiiis!”, grita o fotógrafo improvisado enquanto tenta enquadrar na mesma telinha da câmera digital um grupo de cinco inquietos amigos e uma gigantesca torre. O fotógrafo nem precisa decidir quem será o ator principal do retrato. O foco automático da máquina dá prioridade para os sorrisos no primeiro plano. E o monumento atrás fica irremediavelmente embaçado para toda a posteridade, certo?

Campeões de Audiência

Campeões de Audiência

Não mais.

A empresa americana Lytro, fundada em 2007, está desenvolvendo um sensor capaz de captar, com nitidez, todos os objetos num ambiente em um único “xiiiiis!”. A novidade pode revolucionar o mundo da fotografia, já que há quase 200 anos, desde que o francês Nicéphore Niépce produziu a primeira foto conhecida, os equipamentos existentes conseguem registrar apenas uma região específica dentro de uma cena (mesmo as imagens em 3D combinam, na verdade, duas fotos convencionais para criar ilusão de profundidade).

Classificada como câmera de campo luminoso, o novo equipamento captura todos os raios de luz em todas as direções de uma mesma imagem. Essa informação luminosa permite, depois de tirada a foto, focalizar qualquer objeto existente no ambiente.

Com um simples clique do mouse, como você pode ver nas fotos abaixo, o foco pode mudar de um objeto para outro. Das flores brancas no primeiro plano, para as montanhas ao fundo. Com dois cliques, ainda é possível dar um zoom na imagem, sem que se perca nitidez.

De maneira bem simplificada, o sistema funciona a partir do posicionamento de um conjunto de minúsculas lentes entre a lente principal e o sensor de imagem. De acordo com a Lytro, a tecnologia também permite que as fotografias sejam feitas em condições de pouca luz sem o uso de flash.

“Clique já e focalize depois”, diz o lema da Lytro

Ren Ng, fundador e CEO da Lytro, começou a pesquisar a fotografia de campo luminoso na Universidade Stanford, na Califórnia, nos anos 90. No início, eram necessárias 100 câmeras e um poderoso processador para conseguir esse efeito. Hoje, segundo Ng, um novo tipo de sensor permite fazer isso com uma única câmera, pequena, fácil de usar e, por não ter mecanismo de foco, mais rápida do que as máquinas tradicionais.

O que significa que capturar o momento perfeito, mesmo quando o seu animal de estimação insiste em não parar quieto, está prestes a se tornar uma tarefa fácil.

O resultado das pesquisas impressionou os investidores e a Lytro levantou nos últimos anos 50 milhões de dólares em capital para o projeto, ainda em desenvolvimento. A parte mais difícil tem sido aprimorar um software capaz de processar as imagens. Para coordenar essa tarefa, a empresa recrutou nada menos que o veterano Kurt Akeley, um dos fundadores da Silicon Graphics, empresa americana que, nos anos 80, foi pioneira no desenvolvimento da computação gráfica.

No site da Lytro é possível cadastrar um endereço de e-mail para ser avisado quando a tecnologia estiver disponível no mercado.  A empresa espera comercializar o primeiro modelo da câmera ainda este ano. E, daqui a não muito tempo, usar a tecnologia de campo luminoso em equipamentos de vídeo, médicos e científicos.

Clique em qualquer elemento das fotos abaixo para mudar o foco da imagem e ver como funciona a nova câmera da Lytro:


Leia também:
Cinemagraphs’, as fotos que contêm movimentos

Impressionante: cinemagraphs, as fotos que contêm movimentos – “Capítulo 2″

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

21 Comentários

  1. Luri Barbosa

    -

    12/02/2012 às 11:50

    Fantástica! Simplesmente impressionante… Tomara que essa nova tecnologia seja acessível ao bolso dos pobres mortais.

  2. Ricardo

    -

    30/01/2012 às 15:52

    Hoje o fotógrafo decide o que ele quer ressaltar na foto, escolhendo onde ele coloca o foco. O que eu vejo com essa tecnologia, além da facilidade técnica, é que quem vê a foto está livre para explorar várias perspectivas, mesmo aquelas que o fotógrafo não quis mostrar. Você está livre para escolher a sua perspectiva, porém qual delas o fotógrafo queria realmente ressaltar ?

  3. Nilson

    -

    24/01/2012 às 22:26

    Simplesmente fantástico.Mudou a história da fotografia.

  4. Teresinha

    -

    03/01/2012 às 22:37

    Parece mágico mas foi anos de pesquisa e persistência.
    Ainda vão continuar aprimorando, para nosso deleite!

  5. Poliana Sant'Anna

    -

    01/10/2011 às 15:14

    Muito, muito legal!

  6. Edilasir

    -

    24/08/2011 às 8:25

    Estou abismada!!!!!

  7. Kenjiro Nagasawa

    -

    11/07/2011 às 10:34

    Legal pra caramba!

  8. Patrícia

    -

    05/07/2011 às 16:58

    tbm quero uma!!!!!!!!

  9. Evelyn

    -

    05/07/2011 às 16:49

    MUIITO MAASSA AMEI AMEI AMEI

  10. Elaine Ferraz

    -

    05/07/2011 às 10:56

    muito massa esta câmera

  11. Susu

    -

    04/07/2011 às 22:18

    Mto, mto legal… amo fotografia e essa máquina será um prazer a mais!

  12. Luiz de Ávila Souza

    -

    04/07/2011 às 18:05

    Muito avançado essa tecnologia, isso é ótimo, vai revolucionar a fotografia novamente.

  13. Maria Elisa Nunes

    -

    04/07/2011 às 17:55

    Gostei da matéria.Qto mais inovaçaõ ,maior será nosso prazer em fotografar.

  14. Carlos Coutinho

    -

    04/07/2011 às 17:43

    Muita gente vai ter que comprar uma nova câmera, ainda bem que a minha atual não foi tão cara.

  15. Rodrigo Boka

    -

    04/07/2011 às 17:40

    um clique em cada imagem, e uma nova foto se mostra aos olhos… maravilhas da tecnologia…

  16. Kitty

    -

    02/07/2011 às 23:54

    Oi Domitila!!!
    Que ótimo tirar uma fotografia instantânea sem se preocupar com a focagem,e sem correr o risco de perder a foto.Incrível!! Já pensou?Disparar primeiro e focar depois.
    Bemvinda esta nova tecnologia que será,certamente, um “boom” no mundo das câmeras.
    Valeu a novidade!!!
    Abraço/Kitty

  17. José Geraldo Coelho

    -

    02/07/2011 às 22:03

    Parece brincadeira. Mas é sério.
    E eu que começei a fotografar com uma Kodak “caixote” com filme branco e preto 9×9. Estou pasmo.
    Continuo fotografando, boas fotos, embora ainda prefira o velho kodacrome.
    Tenho consigo bons trabalhos com câmaras digitais.
    Agora vem mais essa. Tô frito.

  18. Marcos Aarao Reis

    -

    02/07/2011 às 20:45

    Já imaginou que há coisas que sequer podemos imaginar e que serão banais 25 anos depois de termos ido pra estrela? Tipo e-mail, que não existia em… 1987.

  19. Alcione

    -

    02/07/2011 às 17:22

    Nooooooooossa! Show de bola…já na expectativa!

  20. Vera Scheidemann

    -

    02/07/2011 às 10:39

    Muito legal ! Vou logo querer uma… rsrsrs
    Vera


 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados