28/10/2010
às 8:00 \ Política & CiaVocês viram essa? Lula, ao deixar a Presidência, quer escrever de vez em quando. Sim, vocês leram direito: escrever
Esta eu tinha perdido, mas ainda dá tempo de contar e de comentar.
Na festa da premiação das “Empresas Mais Admiradas no Brasil”, realizada na noite do dia 18 passado pela promotora do evento, a revista Carta Capital, o presidente Lula esteve presente e, no inevitável discurso que proferiu, disse que quando deixar a Presidência “gostaria de escrever” sobre “coisas” que “agora não pode”.
Para tanto, acrescentou, quem sabe viria a pedir ao diretor da revista, Mino Carta, que lhe abrisse “de vez em quando” um espaço na publicação. Mino Carta, velho amigo e admirador do presidente, concordou.
Lula disse que quer escrever, entenderam? Será algo histórico, porque, já quase no final de seu mandato, tudo o que se conhece de sua obra escrita até agora é uma anotação para uma reunião que, depois de muita pesquisa, meu amigo e colega Augusto Nunes conseguiu descobrir.
Terá sido o primeiro presidente entre os 33 que já ocuparam o posto (retiro da numeração os 6 generais de duas juntas militares) em 121 anos de República a deixar, em sua longa passagem de 8 anos pelo poder, apenas registro oral.
Gostaria de testemunhar esse momento histórico: Lula escrevendo alguma “coisa”.
Tags: Augusto Nunes, Carta Capital, escrever, Lula, Mino Carta
































Barcelona vence título na despedida de Pep Guardiola
Atirador em cima de telhado mata uma pessoa na Finlândia
Iêmen: tropas do governo matam 20 membros da Al Qaeda
Governistas devem convocar Perillo e já admitem expor Agnelo
Eduardo Saverin, o brasileiro do Facebook, conta sua história








Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
114 Comentários
Marco Freitas
-30/03/2012 às 15:29
Essa matéria me parece motivada por uma profunda inveja.
Será que o Lula, se comunicando oralmente, não conseguia se fazer entender.
O antecessor dele escreve muito bem, mas foi um péssimo presidente, mas parece que isso pouco importa para o letrado jornalista.
cleusa cavalini
-06/03/2012 às 9:24
ola pessoal ,na minha opiniao o estudo nao vale tanto,oque vale mesmo e o carrater da pessoa,ele e uma pessoa de carrater ,nao vamos esperar que os presidente mude ,eles e um so .vamos nos mudar ,fazer algo diferente. conheci o markitim de rede e sou empreendedora tenho parceria com a forever living. pesso do fundo do meu coraçao que o ex-presidente lula conheça nossa empresa ,e tambem conheça nossos produtos e de excelençia . mando um forte abraço ao lula .cleusa cavalini .jussara pr.
Mais uma prova
-03/01/2012 às 14:07
Falei sobre uma coluna, muito bem escrita, do Eugênio Bucci no blog do Reinaldo Azevedo. Mas como ele escreve eventualmente para uma concorrente, o comentário não foi aprovado
Caro, não publico críticas a colegas, seja de VEJA ou de outro veículo. Mesmo assim, fico feliz que tenha lido e gostado de texto do Eugênio Bucci, amigo querido e jornalista de primeira.
Eu provo o que digo
-19/12/2011 às 9:57
Quando eu mando um comentário no blog do RA citando a revista ÉPOCA, ele so é liberado com imenso atraso, bem depois dos outros, quando o post não é mais um dos principais. Os meus outros comentários são liberados em questão de MINUTOS, ás vezes SEGUNDOS. Ele ( reinaldo ) pensa : – Agoro posso liberar, ninguém vai mais ver mesmo !
Obs : A descrição do seu blog na página inicial dos colunistas é a segunte : Boas histórias, bastidores e OPINIÃO INDEPENDENTE. Ou seja até a direção da VEJA concorda comigo
Liberdade é para poucos
-18/12/2011 às 14:17
O que você diz é uma tremenda bobagem sob a forma de elogio, meu caro. Aqui na VEJA os blogueiros desfrutam de absoluta liberdade.
Se você quer fazer comentários desairosos, críticas ou o que for em relação à revista impressa, escreva para seu diretor de Redação, por meio do email veja@abril.com.br
Walmor
-07/10/2011 às 13:39
Só agora tomei conhecimento deste artigo. Será realmente esse o tipo de matéria que o tão aclamado leitor da VEJA aprova? Por favor, parece piada do CQC! Depois ouço dizerem que o jornalismo aqui é imparcial e sofisticado.
fabia cristina da silva
-29/09/2011 às 11:19
olha como profissional da comunicaçao voce anda meio desinformado! a respeito de lula ,ao inves de se preocupar com o mal exemplo que o lula deu,porque nao se preocupa com oque voce dar,comprando diploma desde o curso primario inclusive o de 1ª comunhao,olha nao sou ignorante nem muito menos cega,e vejo que o nosso pais precisa nao e apenas de formaçao academica e sim de benevolencia…reveja seus conceitos…
Quem parece ser adepta da compra de diplomas é você. Talvez isso explique este comentário sem pé nem cabeça.
rodrigo moreira
-08/08/2011 às 20:28
Pra vc só importa gente que tenha estudado…
Quem sabe seu diploma superior tenha sido conquistado com cola e trapaças na facul. quem vai saber…???
É público e notório que comprei meus diplomas todos, desde o curso primário. Inclusive o diploma de primeira comunhão. E sua inteligência é tão limitada que não entendeu bulhufas do que escrevi. Não desprezei pessoas sem diploma, em hipótese alguma. Concentrei-me no mau exemplo que Lula deu. Mas quem não quer entender, não adianta. Cego ideológico é fogo.
Thiago
-02/06/2011 às 12:27
Ê direita invejosa..
Marcos
-17/03/2011 às 22:43
Lucho,
Quem chamou o Mulla de “o cara” foi o tradutor. Se você tivesse entendido o que o Obama falou, teria percebido que ele falou “my man”, melhor traduzido como “meu chapa”.
Lucho
-26/02/2011 às 12:03
Toma:
http://www.youtube.com/watch?v=7vmuSZtiG4A
nilton Birnfeld
-29/01/2011 às 12:41
Caro Setti; Lula é Deus? esta é resposta de quem não tem argumentos.Eu não afirmei isso. Muito menos que ir para Paris é crime e alta traição. O que eu disse Setti, é que a diferença, de FHC e o Lula é brutal. Um é patriota outro entreguista. Um é Brasileiro outro estrangeiro. Se os governantes anteriores a Lula tivessem feito 10% doque ele fez, o Brasil já seria hoje, a maior potência econômica do Mundo. A diferença brutal é esta. E o pior, foi preciso colocar um “iletrado” lá, para inicar as coisas. É isso que vocês não acietam!
Ser feliz, todos podemos ser, ainda mais quando ajudamos nosso Brasil e nossos Brasileiros a serem.
nilton Birnfeld
-27/01/2011 às 17:26
Ricardo Setti; percebí que teu blog fala quase só da formação acadêmica do Lula. Talvez este seja teu forte. Mas Vejamos. O Fhc não criou nenhuma Univ. Fereal em 8 anos, e ainda Extinguiu as Esc. Técnicas. (com objetivo claro de beneficiar as particulares) Não criou nenhum incentivo à Cultura ou ao ensino. O Lula criou 14 Univ. Federais, sendo uma a nivel de Mercosul (olha a idéia dele, integrar o Mercosul atravéz da cultura!) E Recriou as Esc. Técnicas, muitas dasquais Federais.Criou o Pró Une, com bolsas de até 100% pagas pelo governo, reestruturou a Cultura criando até um ministério para isso. Assim como fez com a pesca (resultado que hoje aumentou o consumo de pescado no Brasil).E digo mais.Quando o FHC entregou a faixa, foi direto para Paris; o Lula foi ao Guarujá. Cultura de verdade é isso, o resto é conversa de “cupadre”. Ponto.
Não vou argumentar com você, não, Nilton. Para quê? Você já tem todas as respostas, tem razão em tudo, o Lula é Deus. Então fique com suas convicções e seja feliz.
E quer dizer que ir para Paris é crime grave. Seria sinal de alta traição?
nilton Birnfeld
-27/01/2011 às 16:36
Ricardo Setti; cada um deve ter orgulho do que É e do que FEZ. O Lula diz isso com todas as letras. Querer negar o direto dele à isso, é muito mais que censura, é Preconceito mesmo. Desqualificar seu governo então é simplesmente querer desmentir os números. Seria tão simples reconhecer, e tentar mostrar o que poderia ter feito melhor, e como.
nilton Birnfeld
-27/01/2011 às 16:20
Com certeza, o Lula não vai precisar dizer como FHC.”esqueçam o que escrevi”. A obra do Lula já está escrita. Só cego não vê.Ponto
Mauro
-11/01/2011 às 13:20
E saiu com a maior aprovação de todos os tempos? Ainda é preciso escrever algo? Escreverão por ele. Uns contra (por ressentimento, raiva e inveja), outros a favor ( por admiração e respeito). E como há preconceito neste mundo de colunistas. E como não se conformam com a derrota. Augusto Nunes?! Nunca aprova um comentário meu. E não são desrespeitosos, são apenas divergentes do pensamento dele.
Lula, bem melhor e maior que FHC. Incomparáveis!
Geraldo Lobo
-04/01/2011 às 19:01
Lula é um dos homens mais inteligentes do planeta terra. Foi o único presidente que teve de provar ao povo brasileiro que sabe administrar, os outros não foram obrigados. O Lula mesmo com aprovação de 85% ou mais ainda existe pessoas contra ele. Não me causa admiração pois mataram Paulo, João Batista, Pedro, Paulo matou Estevão, mataram Tiradentes, mataram Jesus e muitos outros. Toda pessoa que se destaca é invejada demais. O Lula para mim é um santo, voto nele as vezes que ele for candidato.
Rachel
-30/10/2010 às 14:58
Pelo visto ñ é só o Lula q é analfabeto funcional. O q o colunista quis dizer, e eu entendi perfeitamente, é q se vangloriar por nunca ter estudado é uma INVERSÃO DE VALORES. Aliás, inversão de valores e distorções de fatos e verdades em mentiras é comum a Lula e a outros petistas. Para Lula e os demais petistas qualquer um q tenha estudado um pouco mais na vida é tratado como “elite metida a besta”. É como q se só rico pudesse ter ensino superior e pós-graduação, e q isso ñ é coisa para pobre, assim como jogar tênis tb ñ é(q é esporte da burguesia). A inversão de valores deixa claro q o preconceito é contra quem estuda e ñ o contrário. Lula usa isso inclusive para atacar FHC (o presidente representante das elites). Pior do q se vangloriar por ter estudado, é se vangloriar por ñ tê-lo feito, pois o primeiro ainda é justificavel, mas o último não. Se o presidente tivesse comportamento coerente ele diria: “Sou a prova viva de que ñ é preciso ter curso superior para ser presidente da republica, mas teria sido melhor e mais fácil se tivesse. Portanto, todos aqueles q se depararem com a oportunidade de estudar, que o façam. Isso poderá facilitar as conquistas no futuro.” Simples assim. Outra questão é q ensino superior ñ alfabetiza ninguém, pois ser bem alfabetizado é pré-requisito para se fazer um curso superior (pelo menos deveria ser). O q alfabetiza adequadamente é um ensino fundamental de qualidade. É melhor ter tido apenas um bom ensino fundamental que garanta boa alfabetização do q entrar semi-analfabeto em uma universidade de fundo de quintal. Já cheguei a corrigir questões de provas de alunos de curso superior (de universidade publica estadual!) totalmente sem nexo e sentido. Universitários q ñ sabem por no papel uma idéia coerente. A conclusão disso tudo é q ter ensino superior pode ñ significar muita coisa para o exercício da presidência, mas ñ tê-lo seria ainda pior! O ensino superior mudou a minha vida (ñ por uma questão de “título”, mas de experiencia), apesar de ter deixado muitas coisas a desejar.
Antonio Carlos de Curitiba
-30/10/2010 às 1:52
Eu até consigo imaginar qual será a primeira frase do nosso amigo biscoito: “Eu juro que não çabia”.
Marcelo
-29/10/2010 às 21:23
Eu fico pensando. o Silvio Santos não tem curso superior. o José Alencar também não. O Bill Gates não tem curso superior. Porque será que eles falam tanto do Lula. Porque não falam dos outros. Eles (a elite) se mata de inveja. O povo invejoso, inclusive o Ricardo Setti. Aceitem. O Lula ´”e o cara”.
Gustavo Matias
-29/10/2010 às 17:35
Prezado Ricardo,
Não acredito que o presidente Lula seja uma pessoa semi-analfabeta, pois pelo que eu saiba ele não é um letrado.
Também não o vejo fazendo apologia à ignorância, mas o que ele diz é que não necessariamente a pessoa precise ser um letrado ou ter curso superior para crescer na vida, ter sucesso e ser competente. Vários são os exemplos de músicos, artistas, políticos que, não obstante não tenham curso superior, são melhores que os que possuem.
Acho que há sim, uma pré-disposição sua que, apesar de legítima, distorce algumas de suas análises.
Na minha opinião, apesar de estar longe de ser um ótimo governo, é muito melhor que o seu antecessor, como ficou constatado na crise americana, se comparado com o aperto sofrido pelo Brasil de FHC em crises como a dos Tigres Asiáticos.
Acho que o legado de um presidente deve ser analisado não só pelo trabalho intelectual, mas muito mais pelo legado.
Abraços.
Gustavo Matias
Caro Gustavo,
Achei que tinha sido claro. Não critico o presidente por não ter estudado, nem estou comentando qualquer legado. Critico seu mau exemplo nesse terreno, ao praticamente se vangloriar — ou deixar transparecer isso — por não ter estudado.
Abraços
Álvaro Henrique Rodrigues
-29/10/2010 às 15:26
Desculpe Ricardo, acabei desabafando minha tristeza e preocupação. Mas a verdade, eu acho que não vai ser só livros que o Lula vai lançar no seu mercado de 115% de aprovação. Terá uma marca de água ardente, uma rede de botequins espalhados pelo mundo. Também um dicionário lulês e dilmês, mas sovineis diversos: canecas de chope, copinho personalizado para cachaça, chaveiro, kit ressaca e camisetas e uma infinidade de bonés; MST, Petrobrás, BNDS, e um especial com a carinha do Zé Dirceu fantasiado de santo. Ainda tem a linha de medicamentos, com destaque para o supositório que será acrescentado no cestão. para todas as famílias inteiramente grátis, com duração de quatro anos. Esses são os planos para o Brasil fora o mercado externo.
jairo
-29/10/2010 às 8:53
Ricardo
Em autro artigo você elogiou um leitor por usar ******* para substituir palavrões ou ofensas.
Quanto ao texto acima, eu só tenho a dizer.
***************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************.
Estêvão Zizzi
-29/10/2010 às 2:12
Se Lula estiver certo, Serra será o Presidente.
http://migre.me/1QsPa
Hadassah
-29/10/2010 às 1:43
Ricardo Setti, bom dia!
Adorei o post e já deixei comentários, retornei para ler os outros comentários…….. mas, que paciência você tem heim?! Além de você escrever, tem que explicar! Eu concordo com o Carlos. (rs)
Desejo sucesso!
Obrigado pela sua compreensão e simpatia, caro Hadassah.
A vida de colunista às vezes é dura…
Abração
Rodrigo Melo
-29/10/2010 às 0:18
Nossa, achei muito feio o que você escreveu aqui… Porque tanta raiva e ironia com nosso Presidente? Eu não entendo porque vocês odeiam tanto ele assim a ponto de chamá-lo de analfabeto, picareta, pilantra etc… é muita revolta no coração.
Caro Rodrigo,
Nãoa tenho nenhuma raiva nem revolta contra o presidente.
Não gosto é da postura do Lula diante de quem estuda.
Por que devo ser insultado por isso, como tantos vêm fazendo aqui?
Porque eu defendo a cultura, o ensino, o esforço de centenas de milhares de brasileiros que venceram a adversidade para estudar e progredir?
Porque não gosto de Lula fazendo a apologia da ignorância?
Você acha bom o exemplo que o presidente dá a quem pretende dar duro e, mesmo trabalhando e tendo família para cuidar, continuar os estudos?
Acha errado o que fez a senadora Marina Silva?
Ou o Vicentinho?
Ou o Luiz Marinho, igualmente sindicalista, também, como o Vicentinho, formado em Direito?
Resumindo meus argumentos, acho que a postura depreciativa do Lula em relação ao ensino é uma ofensa aos pobres que estudam.
Saudações.
luiz antonio - rj
-29/10/2010 às 0:07
Velho amigo e admirador viraram sinònimo de puxa saco, bajulador, mamador de verbas publicitarias federais.Vou esperar sentado. Se sair alguma coisa escrita por ele, será um despauterio.Vai matar a gente de vergonha.
Rose
-29/10/2010 às 0:01
Será que precisamos mesmo CONSTRUIR mais universidades? Paulo Renato, que fez um belíssimo trabalho de avaliação das universidades, que por meio dos resultados obtidos estavam trabalhando para aprimorar, trabalho esse que foi destruído pela atual gestão, colocando uma avaliação de enrolação no seulugar, quis que os professores das universidades federais, em vez de ficar na mamata que t~em, fossem para a sala de aula, o que daria mais de 60.000 vagas com acesso gratuito aos estudantes brasileiros. Venceu a “turma do cabide de emprego”! Ou seja, paguem para eu não trabalhar.
Por outro lado, construir um monte de prédio é ótimo! Dá para superfaturar, cobras propina, colocar uns trocos nas cuecas, malas, meias, e tudo o mais que já vimos como nuncaantesnestepaís!
Rose
-28/10/2010 às 23:54
Lula só vomita palavras (muitas vezes sem nexo) em palanque!
Não acredito que tenha, pessoalmente nada a acrescentar para a história destepaís! Afinal, passou 08 anos no palanque, falando mal de FHC (e de si mesmo, lembra do “povo na merda”?) e dando vários péssimos exemplos para a juventude (ética, caráter e moral ele desconhece! Tanto que, até quando pediu socorro para FHC protegê-lo de um impeachment ele foi mau caráter!)
Que não deixe nada escrito mesmo! Ja nos basta a imagem e palavras repugnantes de um populista demagogo palanqueiro!
maria suetonio
-28/10/2010 às 23:50
E você leva dez dias prá contar a “novidade”? Tenha paciência! Aliás o Mino já anunciou o Lula como novo colunista da Carta Capital. Que tal um pouco menos de preconceito e um pouco mais de humildade, hein? Você era o único da Abril que eu ainda lia. Mas não gosto de preconceito, então deixo de ler sua coluna também. É pena.
Álvaro Henrique Rodrigues
-28/10/2010 às 23:33
O que está acontecendo com o Brasil, meu Deus. Uma inversão de valores, falsificação de caráter, adulterando a educação, sonegando patriotismo. Trocando por bolsas e alimentando ociosidade e marginalidade. Que tristeza essa embriaguez exaltada, palavreado chulo. Onde foi parar o nosso Brasil, verde e amarelo. Sumiu junto com o respeito e dignidade do trabalho honesto, valorização e admiração pelos ensinamentos de conduta correta. Quero meu Brasil de volta. Pelos meus filhos e netos, em homenagem aos meus pais, que lutaram com sacrifícios por minha modesta educação. Quero de volta o respeito, a honestidade. Isso que estamos assistindo é o modelo de socialismo? Da igualdade? Olha… Com todo carinho. Quero não. Prefiro o modelo antigo. Onde lutar prá se conseguir as coisas, tem mais valor que ganhar no grito ou esperteza. Quero as riquezas do conhecimento e a paz do coração. Quero voltar a me orgulhar da minha pátria, quero cantar nosso hino com emoção. Por favor, me dá meu Brasil de volta. Ele vai sarar e ser forte. Com dignidade, e amor por todos os filhos dele.
Hadassah
-28/10/2010 às 23:00
Ricardo Setti,
Parabéns pelo post!
Coerente, simplesmente fantástico!
Eu gosto de ler!
Na infância eu já frequentava uma Biblioteca, e na adolescência mesmo trabalhando sempre tinha um livro par ler. E continuo a ler, para construir uma opinião própria!
Eu lamento profundamente o mau exemplo do presidente, que possuí na minha opinião uma síndrome de vítima.
Como investir em educação no Brasil se o discurso do “chefe” da nação é:
“crescí pobre e não estudei – e hoje eu sou presidente do Brasil”
Após deixar a Presidência seria oportuno voltar aos estudos, seria muito bom ver o Lula valorizando a Educação Formal já que declarou “gostaria de escrever” sobre “coisas” que “agora não pode”.
Abraços!
Mario Assef
-28/10/2010 às 22:54
Então esse é o nível dos textos do tal Ricardo Setti ??? E pensar que o Luís Nassif escreveu no seu blog que a contratação do dito jornalista indicava que a Veja iniciava uma guinada rumo a um jornalismo de melhor qualidade e menos truculento e fascista… Só rindo ! Mais um reacionário, preconceituoso e rabujento igual ao resto da turma, Reinaldo Azedo, Augusto pitbul Nunes e Mainardi…
Olá, Mario,
Por que em vez de agredir, xingar e despejar ódio, além de falar em preconceito, você não usa seu cérebro — imagino que tenha um — para argumentar contra o que escrevi?
Preconceituoso por quê?
Porque eu defendo a cultura, o ensino, o esforço de centenas de milhares de brasileiros que venceram a adversidade para estudar e progredir?
Porque não gosto de Lula fazendo a apologia da ignorância?
Você acha bom o exemplo que o presidente dá a quem pretende dar duro e, mesmo trabalhando e tendo família para cuidar, continuar os estudos?
Acha errado o que fez a senadora Marina Silva?
Ou o Vicentinho?
Ou o Luiz Marinho, igualmente sindicalista, também, como o Vicentinho, formado em Direito?
Resumindo meus argumentos, acho que a postura depreciativa do Lula em relação ao ensino é um desrespeito aos brasileiros que estudam, principalmente os pobres, que para isso ainda fazem mais sacrifício.
José Orlando
-28/10/2010 às 22:49
Ricardo Setti, nâo esqueça que o Lula é o Presidente do Brasil, e você é um pau-mandado dos civitas.
Puxa vida, é mesmo? Não fui avisado, ainda. Pois sabe você que, surpreendentemente, tenho podido escrever o que quero aqui, conforme reza meu contrato com VEJA? E que ninguém até hoje, em 50 dias de trabalho, jamais leu um post meu antes de vocês, leitores?
O pau-mandato é assim, meu caro José Orlando:
Durmo em paz com minha consciência. Não tenho mensalão nas minhas costas, nem dólares na cueca, nem aloprados, nem sanguessugas, nem José Dirceu, nem caseiro Francenildo, nem aliança com Sarney, Renan Calheiros, Jader Barbalho, Maluf e… Collor (porque não faltava mais nada).
Não abraço ditadores criminosos como Fidel e Ahmadinejad.
Então, sou muito feliz assim. Que Lula fique com sua turma. E você com ele.
thiago
-28/10/2010 às 22:25
Putz a veja e os seus cães raivosos da extrema e unção direita.
Thiago, deixe de ser mentecapto. Você não tem a mais remota idéia do que é “extrema direita” — felizmente.
Por que em vez simplesmente xingar você não usa seu cérebro — imagino que tenha um — para argumentar contra o que escrevi?
“Cães raivosos” por quê?
Porque eu defendo a cultura, o ensino, o esforço de centenas de milhares de brasileiros que venceram a adversidade para estudar e progredir?
Porque não gosto de Lula fazendo a apologia da ignorância?
Você acha bom o exemplo que o presidente dá a quem pretende dar duro e, mesmo trabalhando e tendo família para cuidar, continuar os estudos?
Acha errado o que fez a senadora Marina Silva?
Ou o Vicentinho?
Ou o Luiz Marinho, igualmente sindicalista, também, como o Vicentinho, formado em Direito?
Resumindo meus argumentos, acho que a postura depreciativa do Lula em relação ao ensino é uma ofensa aos brasileiros que estudam, principalmente os pobres, que para isso ainda fazem mais sacrifício.
Rafael
-28/10/2010 às 22:21
É, talvez seja por não gostar de estudar, ler e escrever – ou não dar importância alguma ao fato – é que o Lula vai sair do governo tendo construídos algumas Universidades Federais, Escolas Técnicas… E bom mesmo era o FHC, letrado, estudado e poliglota, com seu Paulo Renato, que estavam promovendo o maior desmonte das Universidades jamais visto. Entendi.
Adriana
-28/10/2010 às 22:05
que asqueroso é aquilo que voce escreve, tupiniquim jornalista…. quao preconceituoso e o seu artigo. Voce deve escrever mais… ja que voce nao chega a ser com seu pretenso talento literario um centesimo do que Luis Inacio foi , é e manter-se-a sendo para este pais.
Cara Adriana,
Por que em vez de falar em preconceito e lançar ódio e bílis sobre o colunista você não usa seu cérebro — imagino que tenha um — para argumentar contra o que escrevi?
Preconceituoso por quê?
Porque eu defendo a cultura, o ensino, o esforço de centenas de milhares de brasileiros que venceram a adversidade para estudar e progredir?
Porque não gosto de Lula fazendo a apologia da ignorância?
Você acha bom o exemplo que o presidente dá a quem pretende dar duro e, mesmo trabalhando e tendo família para cuidar, continuar os estudos?
Acha errado o que fez a senadora Marina Silva?
Ou o Vicentinho?
Ou o Luiz Marinho, igualmente sindicalista, também, como o Vicentinho, formado em Direito?
Resumindo meus argumentos, acho que a postura depreciativa do Lula em relação ao ensino é uma ofensa aos pobres que estudam.
Saudações.
Luiz Monteiro de Barros
-28/10/2010 às 21:56
Vim aqui para comprovar o engano do Nassif. Não voltarei ainda mais quando toda aquele que se ilustra e se põe a locupletar-se as custas do menos letrado comete crime de lesa evolução. Fernando Henrique Cardoso.
Isso vem lá da Grécia, Roma cultas porem escravagistas daí que quem trabalha não poderia gerir o Estado. Só os nobres enviavam seus filhos pelos pedagogos. Uma espécie de que quem trabalha não tem tempo de ganhar dinheiro. Ou gerir o Estado. Neste sentido Dilma o tem a favor de todo o povo ricos e pobres.
Alem disso você não sabe ligar um torno mecânico no chão de fabrica. Chão de fabrica é onde se produz o que alimenta os acadêmicos os éticos que o merecem e os falsos que confabulam excentricidades. Eu trabalhei no chão de fabrica.
Há um mito de que a correção a reprimenda a execração o aproprio do intelectual que não se coloca a serviço da sociedade deve vir, para se tornar contundente de um “simples puro”
Lula aceitou a missão de forma até inconsciente foi intuído para “cobrar” os falsos ilustrados. Depois um iletrado criou mais escolas e universidade e não é verdade que abomina os estudos. Tem muitos que escrevem e não falam de improviso. Não tem o dom.
Vendo sua fala na Carta Capital ele disse que ainda é “comedido” pela “liturgia do cargo”e concordava ‘ipses literis” com a fala de Mino, sobre a mídia estar como partido político.
Lula abomina falsos intelectuais. Daí a ojeriza. Dor de cotovelo
hermogenes
-28/10/2010 às 21:20
Você, pessoa inteligente, entedeu perfeitamente o que o prsidente Lula quiz dizer naquele contexto. Este texto desqualifica mais a ti do que o presidente Lula. Estamos cansado de Mainardis, Jaboures e Reinaldos.
Ismar Frango
-28/10/2010 às 20:38
Parafraseando do Luiz Carlos, mas modificando levemente o contexto: “Só um panfleto partidário como essa Veja para ceder espaço para tal empreitada: esta coluna cheia de preconceitos”. E pensar que o Nassif enxergou em você uma luz no fim do túnel desse panfleto…
Luis Orlando
-28/10/2010 às 20:28
Esperava mais de você, Setti, do que vir a público destilar seu preconceito de classe. Lamento por você.
Como preconceito de classe, Luís Orlando?
Eu estou elogiando gente de valor, que veio de baixo, deu duro e estudou, como o Vicentinho, o Luiz Marinho, a Marina Silva.
O que escrevi, se você reler, nada tem a ver com preconceito de classe. Estou em defesa da cultura, do aprendizado, do saber, do esforço individual, e contra o mau exemplo de um presidente que está sempre a um milímetro de exaltar a ignorância como valor.
José Robson
-28/10/2010 às 20:28
E tu continuarás com teu blog… Assim é a vida. Há presidentes e blogueiros…
A ser o que o Lula se tornou, mil vezes prefiro ser blogueiro. Durmo em paz com minha consciência. Não tenho mensalão nas minhas costas, nem dólares na cueca, nem aliança com Sarney, Renan Calheiros, Jader Barbalho, Maluf e… Collor! Meu Deus, Collor!
Não abraço ditadores criminosos como Fidel e Ahmadinejad.
Então, sou muito feliz assim. Que Lula fique com sua turma.
Saudações, José Robson.
carlos nascimento
-28/10/2010 às 19:47
Ricardo,
Está ocorrendo INVASÃO de “piratas” em sua Coluna, é hora de empregar o antídoto que o AN e o RA aplicam nos vermes.
Não deixe essa turma estragar o espaço.
Carlos Nascimento.
Divergir e discordar fazem parte do meu métier, caro Carlos. Quando passam dos limites da crítica, eu retruco. E vamos em frente.
Abração
Serrano
-28/10/2010 às 19:22
Discutir o grau de cultura ou inteligência de Lula é chover no molhado. Ser alfabetizado ou não com certeza não vem ao caso, dêsde que, seja êle um homem honesto de bons princípios. Lula é inteligentíssimo, com uma vivência política invejável. Porém, é um tremendo vigarista no sentido explícito da palavra. E isso tira dêle todas as qualidades que possa ter. Quem tem princípios de educação, de família, de honestidade, de civismo não pode negar isso.
Paulo ricardo
-28/10/2010 às 19:19
Ele vai aproveitar a ótima moral dele com o povo Brasileiro pra continuar manipulando cabeças enquanto o partido lucra e ferra com o Brasil na calada!
Luiz Lemos
-28/10/2010 às 19:14
Retificando o que você escreveu no penúltimo parágrafo, Lula além de registro oral deixa também o registro **** de seus 8 anos no governo.
Glorinha de Nantes
-28/10/2010 às 18:32
Vamos fazer o impossível acontecer! YES! WE CAN! YES! WE CAN! YES!
Amigos, preciso de vocês!
_____ “ Verás que um filho teu não foge à luta, Brasil ! “__
Basta ! Basta ! Basta! A partir de agora o azul predominará!
Nossa INDIGNAÇÃO se vestirá de azul, até o final deste ano!
Em 01/01/2011, nossos trajes BRANCOS, comemorarão
o advento de um Ano Novo com a DEMOCRACIA reconquistada!
Sairemos às ruas, mãos dadas e a esperança de volta!
Dignidade embandeirada de AZUL! Basta ! Basta ! Basta !
_____ ” Verás que um filho teu não foge à luta, Brasil ! “
Abraços afetuosos e minha gratidão por toda a atenção, ______________________________________ Glorinha
Luis de Moraes Antonio
-28/10/2010 às 18:08
Coloquem o FHC na TV, é o nosso sonho, dessa forma Serra abaixo não chegará a 20%.
Bruno
-28/10/2010 às 18:02
Náo tem jeito ele queria ser o Fernando Henrique, náo deixa o homem em paz……só Freud….
Bruno
-28/10/2010 às 18:01
Primeiro precisa aprender a ler… quem sabe ir para a escola junto com o Tiririca.
SergioD
-28/10/2010 às 17:58
Ricardo, achei muito forte a conotação de semi-analfabeto que você deu ao o Presidente Lula ao responder ao comentário do leitor Antônio Araújo.
Existem pessoas cuja vida e o ambiente onde se inserem não o encaminham para uma educação formal. Não vou falar sobre a biografia do Presidente mas conheço muitas pessoas simples, como ele, que embora não tendo a oportunidade de obter
a educação formal, não deixaram de progredir na vida e de demonstrarem inteligência, capacidade de raciocínio e perspicácia acima da média. Muitos deles formam a nossa nova classe média. Além disso, um semi-analfabeto não teria capacidade de cursar qualquer dos cursos técnicos do SENAI.
Não devemos medir as pessoas pela educação formal pois como diziam os antigos, os valores de uma pessoa são natos ou adquiridos em casa, no seio familiar.
José Saramago, único Nobel de literatura da língua portuguesa, ao receber o prêmio em Oslo relatou que o homem mais inteligente que havia conhecido não sabia ler nem escrever e foi a pessoa cujos ensinamentos mais o influenciaram. Seu avô materno.
Não entendo os irados discursos de Lula contra as pessoas que o atacam por não ter estudo, por não falar inglês, como apologia contra a educação formal. Entendo como um desabafo aos muitos desaforos que já ouviu por conta disso. Sim, por que existem diversas pessoas que tem preconceito contra ele pelo fato de não ter estudado. E não só contra ele.
Temos de reconhecer que essa foi um opção dele. Em certo momento de sua vida, ao invés de continuar estudando, não sei e nem quero julgar o motivo, ele continuou no trabalho. Assim como parte considerável de nossas classes menos favorecidas.
Do trabalho veio o sindicato e depois a política, onde ele desenvolveu seu maior dom, a liderança.
Note, não aconselharia esse caminho para um filho meu, mas foi a escolha dele. Ele não precisou de um curso superior para ser Presidente da República. Bastou a confiança de milhões de brasileiros na sua capacidade de liderança, e nenhum idiota ganha a confiança de mais de 50 milhões de pessoas com facilidade. Bill Gates também não precisou de curso superior para construir a MicroSolf. Bastaram os seus conhecimentos de informática e seu fabuloso tino comercial.
O pior é que a maior parte das pessoas que também o criticam por não gostar de ler não abre um livro. Seja romance, novela, contos, ficção ou não ficção. Conheço vários. Um abraço.
Caro SergioD, você é um dos visitantes deste blog que mais me impressionam, pela solidez da argumentação, pela clareza de exposição, pelo volume de conhecimento que visivelmente tem.
Respeito-o muito por isso.
Mas minha posição sobre a incultura do presidente acaba de ser exposta em longo post. Se você me der a honra de ler, lá tem a minha posição e suas razões.
Um abração
J.Torres
-28/10/2010 às 17:54
Prezado Setti,
Ainda que atrasadíssimos, seguem meus parabéns pela sua coluna, da qual sou leitor assíduo. Costumo, quando permite o tempo, postar uma ou outra coisa no blog do Augusto, sendo esta meu primeiro comentário aqui.
Quanto ao assunto em si, é de fato notável! Mas é óbvio que, caso ele cumpra o que promete, precisará de um ghost writer – no caso, literalmente falando,não um “escritor fantasma”, e sim um “fantasma escritor”. Basta procurar na história do pt, onde poderão ser encontrados alguns candidatos adequadíssimos ao posto. De resto, lembro que, depois daquele famoso caso de Goiânia, psicografias passaram a ser aceitas como peças jurídicas; poderão surgir textos que não serão, digamos, exatamente aquilo que o lulla tencionava escrever…
Um abraço e mais uma vez parabéns pelo trabalho.
Caro Torres,
Desculpe o atraso na resposta e muito obrigado por postar aqui seu primeiro comentário. É um grande prazer para mim. Volte mais vezes, que será sempre bem recebido.
Um grande abraço
Isabel
-28/10/2010 às 17:49
Qdo achamos que já vimos de tudo, ele se supera.
Maior estadista da humanidade, Nobel da Paz hour concours, Oscar de melhor filme, …, Nobel de literatura. Finalmente o Brasil será laureado.
DICO
-28/10/2010 às 17:32
Aqui em Niterói, todos estão apoiando, FHC na TV !!
Inácio
-28/10/2010 às 17:30
já imagino quem vai patrocinar o livro: Petrobras, BB, CEF, Eletrobrás… um exemplar para cada funcionário publico. Tiragem recorde,verdadeiro “besta-sela”. Como Lula é preguiçoso algum puxa-saco vai escrever para ele, talvez o Mino Carta, afinal deve tantos favores a Lula.
Luis de Moraes Antonio
-28/10/2010 às 17:25
Lá vem preconceito novamente! FHC que é o “xodó” da direita reacionária escreveu tanto que se esqueceu de fazer algo pelo Brasil, já Lula preocupou-se em colocar o país no melhor momento, em todos os aspectos, de sua história e, isso, convenhamos lhe deu 83% de bom e ótimo na avaliação recente de seu governo. Tenha certeza que estes 83% aguardarão o seu retorno em 2.014. Grande abraço.
Sergio
-28/10/2010 às 17:23
ATENÇÃO ELEITORES DE MARINA SILVA
Eleitores que votaram por mudanças.
Que votaram contra os desmandos e desrespeito
sistemático e escancarado às instituições.
Contra um partido e um governo que manipulam
os menos favorecidos e desinformados.
Que com seu voto se insurgiram contra um partido
e um governo que respaldados na corrupção,
se valem de mentiras e recursos ilícitos para se
perpetuarem no poder.
Eleitores que com seu voto, propiciaram o segundo
turno!
De que valerá tudo isso, se votarem branco, anularem o voto ou se abstiverem? Como se missão estivesse cumprida e a consequência desse ato, não lhes dissesse respeito.
Essa atitude simplesmente será como votar em
Dilma agora, ou tivesse votado nela no primeiro turno.
Permitam com seu voto em José Serra, que uma pessoa
de bem, de passado idôneo assim como Marina Silva,
mantenha nosso país no caminho democrático.
Caminho de respeito às leis e às instituições.
Não deixem que a corrupção prevaleça e que caminhemos para um estilo de poder inspirado no mentor e amigo de Lula, o perigoso Hugo Chavez. Os indícios já são evidentes com as tentativas de controle da imprensa e um pacote de absurdos que é o PNDH3
Pensem bem e votem!
Daniel
-28/10/2010 às 17:22
tem que ser até amanhã, FHC na TV!!
We can !!
Carlos Poton
-28/10/2010 às 17:16
Gostei do projeto, fernando henrique na TV, contem comigo!!
pedro simon bolivar
-28/10/2010 às 17:12
o que será pior, 7?
a forma ou o conteúdo?
Markito-Pi
-28/10/2010 às 17:12
Noto que ha um êmulo de Jair Bolsonaro ronronando aí em baixo.É tão sem graça quanto o original.
Markito-Pi
-28/10/2010 às 17:10
Helás. Caso ocorra este milagre, veremos enfim esta ” revista” ter algum texto legível, que não seja chantagem ou ódio. Podemos esperar algo do tipo Ivo viu a uva.Com o tempo e embocadura, o Palhácio da Silva venha a filosofar algo que Marilena Chaui ache ótimo: Lula viu Lala e Lulu lalando a loló.
Profundo…..
André
-28/10/2010 às 17:07
Projeto: FHC na TV!
André
-28/10/2010 às 17:02
Vamos aclamar: FHC na TV!
Neilton
-28/10/2010 às 17:01
Projeto: FHC na TV!
Neilton
-28/10/2010 às 16:57
Pode parecer loucuira mas é uma boa a gente pressionar pro FHC ir a TV falar para o bem do Serra. O abestado não falou pra Dilma ? O FHC então fala pro Serra, e a gente vira isso, o que acham ?
Newcio
-28/10/2010 às 16:43
Gente, vamos pedir ao FHC pra ele aparecer na TV hoje pra falar a favor do Serra ?
Se ele aparecer vai ajudar na virada, o que acham ?
Ainda há esperança, faltam 4 dias e não 3.
carlos nascimento
-28/10/2010 às 16:41
(off topic)
Ricardo,
Sem querer pautar sua coluna, vc já teve oportunidade de ler a coluna do AN hoje e verificar o TOP FIVE de um vídeo, onde são veiculadas os melhores-piores momento de Dilma.
Desculpe-me, mas não me contive em divulgar, é ESTARRECEDOR que o neurônio em questão possa vir a ser nossa Presidente, é um verdadeiro caso de INTERNAÇÃO.
Carlos Nascimento.
Caro Carlos, vejo as coisas do Augusto muitas vezes quando ele escreve, pois trabalhamos ao lado. Os top five são imperdíveis!
Abraços
VITOR TADAO YAMADA
-28/10/2010 às 16:28
É bem provável que ele vá para a ABL, caso realmente se concretize isto.
José Américo C Medeiros
-28/10/2010 às 16:17
Alexander, por incrível que pareça eu sou é contra a imposição do Lula em nos fazer engolir uma candidata de parco currículo, indiscutívelmente sempre rodeada de histórias irregulares na administração pública, desde a Prefeitura de Pôrto Alegre até a Casa Civil.
Votar em Serra é a única solução pessoal, pelo menos ele tem uma experiência e passado de porte.
Não gosto de anular o voto.
Paulo
-28/10/2010 às 16:11
Ricardo, conseguiu falar com o FHC ? Ele vai poder falar na TV hoje pro Serra ? É só ele dizer TUDO que fez nos seus 8 anos e a gente acaba com a Dilma e o Lula, o que acha ?
É melhor por o Aécio junto ? É melhor ?
Então a gente põe, põe o Geraldinho também, e aí ?
FHC, Aécio e Geraldinho, dá agora pra vencer a Dilma ? Não ? Que mulher desgraçada !!!!
Doutor Casa
-28/10/2010 às 16:11
Ricardo, agora fiquei animado! Com o auxílio do poeta imortal, e baluarte moral, Zé Sarney é bem capaz de Lula produzir algo na linha de memórias, uma mistura de “A Odisséia” com “Forrest Gump”. Se o dedo mindinho ausente não atrapalhar anatomicamente a atividade da escrita tanto quanto o problema no polegar opositor parece prejudicar ao palhaço Tiririca, estaremos diante de um futuro acadêmico da ABL. Seria exagero já falar em Nobel de Literatura? Com as amizades de Kim Jong Lula o da Paz ficou meio distante…
Sellba
-28/10/2010 às 15:54
O Tiririca vai escrever o prefácio! O que será que o Saurion teria para contar? Como seria o título deste livro? “A Casa Servil”, “O Brasil sem Mim”,”Fundação do Brasil”, “Eu e eu mesmo”, “Como Vencer na Vida sem Fazer Nada – A Lei do Menor Esforço”, “The Godfather of Garanhuns”, “Eu e a Mãe do Brasil”,”Duro de Abandonar o Cargo 2″, “A Irmandade”,”Os Brutos também choram – Despedida de Um cargo”, “O Dossie Doce”,”Eu, a Galega e Eu”
Bacellar
-28/10/2010 às 15:52
Lula eh um genio politico que saiu literalmente do nada para em sua tragetoria sempre ocupar postos de comando. Quantas pessoas de portugues perfeitamente instrumentalizado, e ate aqueles que possuem o “dom” da escrita (e esses sao tao poucos…), teriam a capacidade de articulacao politica que Lula demonstrou na presidencia? Pra mim evocar o “analfabetismo” do Lula eh como evocar a velha frase do FHC “esquecam tudo…” um ataque mais emocional do que critico….
Alline
-28/10/2010 às 15:50
Ai, ai…
O que ele provavelmente quis dizer é que vai publicar algo: ele dita, alguém escreve e a pobre editora corrige e publica.
De qualquer forma, é uma vergonha que um presidente se sujeite a este tipo de zombaria porque não tenha tido vergonha na cara para se instruir enquanto governava. A Marina estudou tarde, o Vicentinho se formou tarde, muitas pessoas de valor reconhecem que não há idade para aprender. Idade não há, mas requer muita disposição, afinco e humildade. Qual destes será que falta ao Lula?
Marcus(MG)
-28/10/2010 às 15:49
Acho que você confundiu meu caro Ricardo,ele vai é fazer um áudio-livro,porque falar é mais fácil,escrever requer mais talento e estudo!Vão ter que fazer licitação para comprar as mídias,nunca na história deste país um presidente falou tanta bravata.
Alexander
-28/10/2010 às 15:49
Setti, se me permite, como único Dilmista aqui no seu blog, quero dar um exemplo de militância ao PSDB e seus seguidores: Aqui em Fortaleza, a militância do Serra pára em um bar com algumas bandeiras, com o carro no som bem alto, só bebendo o velho parr(que muito aprecio);
Os da Dilma: eu e um grupo de 15 oolegas advogados, fizemos uma cota e imprimimos panfletos com as conquistas de LULA e, vamos amanhã na justiça federa, do trabalho e comum distribuir e pedir votos. Não vamos trabalhar na sexta…vamos correr atrás de voto.
Essa é a diferença.
Abraço.
Merval
-28/10/2010 às 15:45
Ricardo, fala pro FHC e pro Bolsonaro ficarem em casa descansando. O FHC ninguém lembra mais dele, o Bolsonaro só sabe dar porrada e eu vou por no Globo tudfo de bom pro Serra e vou ferrar a Dilma e aí a gente vira, diz p´ro Aécio que eu vou ajudar todos vcs. O Serra vai virar até sábado, deixa comigo, o FHC tem mais é que colocar chinelo e ver vale a pena ver de novo.
jefferson
-28/10/2010 às 15:44
Tomara que ele tenha humildade na hora de escrever e bom senso.
Itens que são mais raros do que agua no deserto a muitos “profissionais”.
O Augusto Nunes e o Senador Nunes são a “fina flor” da educação paulista.
Muitos profissionais tem que babar de vez em quando se não serão tachados de petistas…
Alex Dias
-28/10/2010 às 15:37
EU ENTENDI.VOCÊS NÃO?
O que o futuro Prêmio Nobel de Literatura(desistiu de concorrer ao da Paz,por motivos notórios)quer dizer é que quando deixar a presidência vai pegar lápis e papel e aprender como se escreve a expressão “DE VEZ EM QUANDO”. É isso,não precisa exegese para entender tal projeto para o pós.
Jair Bolsonaro
-28/10/2010 às 15:34
Eu falo, diz pro Serra que eu falo na TV pra ele virar este jogo.
Fala pra ele que o FHC não tá com nada, eu falo e acabo com a Dilma, eu digo que ela é sapatão, que não toma banho, que não corta a unha e o Serra vira.
Eu sou bem melhor que o FHC.
Estêvão Zizzi
-28/10/2010 às 15:34
Eu também gostaria de estar presente. Brasil em tempo real fala das eleições! http://migre.me/1PIMx
Jair Bolsonaro
-28/10/2010 às 15:33
Ricardo, deixa que eu falo no lugar do FHC, eu spou mais macho que ele, afonal ninguém lembra mais do FHC.
Vou falar mal da Dilma e bem do Serra.
o Serra vai ficar 18 pontos na frente da Dilma, vc vai ver ?!
Afinal apanhar de mulher é sacanagem, pÔ ?
Carol
-28/10/2010 às 15:28
Dessa vez achei sua coluna de muito mau gosto, Ricardo. Talvez seja somente minha falta de senso de humor, mas realmente não vejo graça nenhuma em preconceitos.
Realmente, Lula nunca ganhará nenhum nobel de literatura, mas é tão difícil assim pensar que alguém que governou o Brasil (bem ou mal, não entro no mérito) durante oito anos tenha coisas interessantes a dizer, boas histórias para contar?
Carol, vou escrever a respeito. Lula é um presidente que está próximo ao orgulho de sua ignorância, de não ter estudado. No post vou explicar melhor isso. Ele dá mau exemplo. Aguarde o post e conversamos mais.
Abração
Gigi
-28/10/2010 às 15:23
No FUTURO será um HOMEM sem história.
Gigi
-28/10/2010 às 15:21
O HOMEM pensa alto. Ele PODE TUDO. Vai matricular no primeiro dia de aula em 2011.
Rodrigo Maia
-28/10/2010 às 15:17
Caros, boa tarde, deixa que eu ligo pro FHC, eu sou amigo dele e meu pai, o César maia, também é amigo dele. A gente vai pedir pra ele falar na TV pra ajudar na campanha do Serra. Vou pedir pra ele atacar a Dilma e falar bem do Serra, vcs vão ver, depois que o FHC falar, o Serra vai ficar 18 pontos na frente da Dilma, o povo ama o FHC.
Hã, vou pedir ao Malafaia também, afinal, é bom garantir dos dois lados, concordam ?
Cidinha Campos
-28/10/2010 às 15:14
Ricardo, quem escreve aqui é Cidinha Campos, vc tem o telefone do FHC ? A gente liga pra ele pra ver se dá pra ele aparecer na TV falando bem do Serra, o que achas ? É só ele falar TUDO que ele fez em 8 anos de governo, foi muito, não foi ?
Vc acha que pode dar cert ? Não ?
Então a gente liga pro Malafaia, dá mais certo, não dá ?
Adriana Rolando
-28/10/2010 às 15:01
Caro Ricardo,
Lula foi um presidente excessivo. Ultrapassou limites sem ponderação alguma, o que via de regra, não deveria acontecer em uma sociedade politizada.
Órfão de conceito e educação, o povo brasileiro resolveu ser coadjuvante na fraude interposta pelo “mestre”. Ao menos, os “110%” que o aprovam como gestor. Uma análise fria dos últimos acontecimentos eleitorais obriga-nos a celebrar menos a escrachada condição a que chegamos, moralmente falando, faço a ressalva. Se a economia hoje nos absolve, por razões já elencadas, regredimos, e muito, no quesito ética. Valores imprescindíveis foram ignorados para priorizar o individualismo, que até saiu de moda em países com um nível de exigência maior.
O endeusamento da pessoa Luís Inácio, em detrimento
do homem, que é o presidente da república. A divisão lógica dos partidos que consolida o regime democrático, na troca de favores obscena que expõe, a nós eleitores, a farra custeada com o suor de gente honesta. Contradições que são justificadas o tempo todo por trapaceiros revestidos de autoridade. Ao invés do Lula responsabilizar-se pela elaboração do horário eleitoral da candidata que tirou sabe-se deus de qual lugar, afrontar a legislação peremptoriamente, poderia ter mostrado a todos quem é o homem que deixa o poder sem um registro mínimo do que pensa, de quem é. Quem acha que o conhece, engana-se. Ninguém, mesmo dotado de inteligência, é capaz de fazer da vida um palanque. Mesmo que isso possa soar lisongeiro, é humanamente impossível administrar a existência de um palco. Se escrevesse ao menos um texto, seu legado poderia confundir aqueles que se deixaram enganar pelo verbo confuso, enfadonho, a ira habitual, o complexo de Narciso. Não se iludam ele, o filho que o Brasil produziu, com inteligência mediana, acha “feio o que não é espelho”. Uma biografia responsável será capaz de captar essa alma doente, talvez o próprio, quando ocioso, possa se dar ao luxo de ditar alguns capítulos, sem a blindagem oficial.
Abraços.
Obrigado por sua volta aos comentários, sempre riquíssimos, cara Adriana. É um privilégio ter leitores como você.
Um abração.
Glorinha de Nantes
-28/10/2010 às 14:58
Mais um para instigar-me na ingente tarefa de ensinar. Contudo, já que a rrousseff e o tiririca podem, por que não incluir lulla?! Leituras, e muitos bons livros, poderão fazer parte de seus dias de sobriedade, ou de ressaca, de pós-palanqueiro, pós-sindicalista, pós-Brasília, pós-mensaleiros, . . .pós-verborragia letal. Sim, primeiro é preciso gostar de ler para depois escrever algo que valha a pena comunicar por escrito. Desde agora, tenho que planejar o trabalho com tais marmanjos. Tiririca será o menor problema, mas a rrousseff . . .! E o lulla, o rebelde sem causa desde sempre? Que desafio! Será que vai terceirizar-se e ausentar-se das aulas, por maus costumes. Será que vai tagarelar muito? Será que vai se achar prá cima do Tiririca? E a rrousseff? Será que consigo ensinar a ler? E compor as frases no momento leitura-escrita? E a gagueira mental, conserto?
Alguém poderia me . . .É! . . . Melhor nem tentar. Minha saúde seria abalada. Vou bater em retirada, antes que gostem da idéia. Quem quiser que se habilite. Viajei!
Almir Bohana
-28/10/2010 às 14:53
o LIVRO QUE LULA PRETENDE ESCREVER, COM A MAIS -
ABSOLUTA CERTEZA, SERÁ SOBRE O TEOR DE ALCOOL DAS
BEBIDAS.
O ÚLTIMO CAPITULO SERÁ SOBRE CACHAÇA.
Mariazinha
-28/10/2010 às 14:47
Acho que ele quer concorrer ao próximo prêmio Nobel de Literatura. Academia Brasileira de Letras ele deixa para o Tiririca.
Rodolfo
-28/10/2010 às 14:43
Lula vai escrever, vai virar blogueiro ou concorrer à ABL.
A MARISCA por sua vez vai deixar de colocar BOTOX com $$$$$$$$ PÚBLICO e fará TRABALHOS SOCIAIS, pelo menos na vida!
O Lullinha vai voltar a cuidar de jardim zoológico…..
O mundo está muito doido mesmo, Ricardo…..
Alexandre Crespo
-28/10/2010 às 14:40
caro Ricardo, eu ainda acredito na virada do Serra, e vc ? Ainda dá, afinal o que são 18 pontos de vantagem numa pesquisa ? Vc acredita em pesquisa ? Acredita ? Então **** pra gente !!!
Acredito na seriedade do instituto Datafolha, mas vejo especialistas começando a contestar a metodologia adotada.
Luíza
-28/10/2010 às 14:39
Ele dita, o Mino escreve.
Anos depois sai o livro:
Lula e o Ghost Writer: A Verdade e o Mito.
Alexandre Crespo
-28/10/2010 às 14:39
Ricardo, vamos ligar pro Serra e pedir pra ele convidar o FHC pra falar na TV ? pode dar certo ?
O povo vai lembrar de tudo de bom que o Serra e o FHC fizeram juntos nos 8 anos que ficaram no poder, o que achas da idéia ? vc acha que ainda dá pra virar ?
José Geraldo Coelho
-28/10/2010 às 14:38
Ele só vai escrever a orelha. O Tiririca vai escrever o livro. O título será: O Dia Que eu ‘Lula da Siva’ Descobri o Brasil e Adjacências.(subtítulo) Como a 51 me Ajudou a Governar o Brasil Como Nunca Antes Nessepaiz.
José Américo C Medeiros
-28/10/2010 às 14:38
Será uma pretensão a uma cadeira na ABL?
Não duvido.
É claro que essa minha ironia é ácida, e não se refere a sua capacidade futura em escrever algo interessante.
Isso o tempo dirá.
Eu me refiro ao seu ego inflado por espelhos refletindo algo que o fez (faz) tomar atitudes que, somente outro livro, por outro autor, poderá bem descrever.
As principais letras já estão no prelo da história conspurcada por sua atuação ilegal, medíocre, como cabo eleitoral estando Presidente do Brasil.
Nesse momento ele escreve em linhas tortas o rumo da nação, ao desqualificar os brasileiro que com ele não concordam, através da desconstrução do candidato seu adversário, digo, seu inimigo, sem dó nem piedade, e muito menos com a neutralidade que se espera de quem deveria ser o magistrado mor da nação.
maisvalia
-28/10/2010 às 14:18
O presidente já até encomendou uma edição de luxo da Caminho Suave, hehehehe
Frederico Hochreiter/BH
-28/10/2010 às 14:11
Dá para se prever: Ivo viu a uva. A uva é de Ivo.Algo no gênero.
Gigi
-28/10/2010 às 14:06
Ele deve usar uma caneta com tinta invisível
jeniferreira
-28/10/2010 às 14:02
Ha SETTI eu tbm ia por num quadro e pendurar num poste na minha rua com os dizeres “AQUI esta o unico texto escrito pelo presidente mais *** e **** da históra destepais’PT saudações.
berlatto
-28/10/2010 às 13:42
Lula escrevendo na Carta Capital? Meu Deus, o que virá por aí! Será que vai falar de como cooptar revistas, jornais, de como é usado o dinheiro da publicidade nas estatais. Seria uma ótima pauta essa, né!, caro Ricardo. Abs.
Em tempo: Falando em pauta, nobre jornalista – o sr. percebeu que não se fala mais em bio diesel. O assunto agora é tal do pré-sal, que ninguém sabe nem como tirá-lo de lá. Saiu do debate, ninguém fala mais nele, nem o apedeuta Lula toca mais no assunto. Poderia o sr. voltar ao tema?
Boa sugestão, caso Berlatto. E, por favor, não me chame de “senhor”, tá?
Um abraço
Sandro Stein
-28/10/2010 às 13:35
Ricardo, desse jeito teremos em breve um romance escrito a quatro maos por Lula e Tiririca!! Quatro maos, mas soh 19 dedos!!! Rsrsrsrs.
V.H.
-28/10/2010 às 13:33
Mais incrivel do que isso só uma conversão do Oscar!
Bruno Albuquerque
-28/10/2010 às 13:28
Só se for escrever contos de rolo de papel higiênico.
Luiz Carlos
-28/10/2010 às 13:23
Só um panfleto partidário como essa Carta Capital para ceder espaço para tal empreitada. Será que o Presidente vai pensar para escrever iqual ele pensa para falar?
Antonio Araujo
-28/10/2010 às 13:12
Texto impregnado de preconceito.
Araujo / Fortaleza-Ce
Não é preconceito, não, meu caro.
Não tenho nenhum orgulho de termos um presidente semi-analfabeto, que faz a apologia da ignorância e bate no peito como se achasse o máximo não ter estudado.
Marina Silva era pobre como ele, analfabeta até os 16 anos, estudou, tem curso superior de História e, apesar de senadora e mãe de família, está fazendo sua segunda pós-graduação. Vicentinho se formou em Direito, um de seus sucessores no sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Luiz Marinho, hoje prefeito de São Bernardo, sindicalista também de origem humilde, hoje é advogado e por aí vai. Lula teve tudo para estudar e não quis. É um homem extremamente inteligente e teria condições de fazer qualquer curso.
Rosa Maria Pacini
-28/10/2010 às 13:08
Burro decididamente ele não é. Ingênuo muito menos. Certamente ele contratará um ” ghost writer” ou terá a ajuda de um de seus dedicados amigos intelectuais que declararam seu apoio incondicional a Lula e à candidatura de Dilma Rouseff.
Cristina Fernandes
-28/10/2010 às 13:05
Uai, por que não? Eles compram de tudo: partidos, pesquisas, jornalistas… Por que não comprar escritores de aluguel? Não me soaria nada estranho. Lula tem é uma inveja enorme de FHC! Até um instituto ele já fala em criar…
Carlos Reis
-28/10/2010 às 13:03
Adivinhe? Se a Dilma vencer Lula irá para o Conselho de Administração da Petrobrás,com remuneração de mais de R$100,000,00,
Abra o site e leiam itens IV e VII
http://www2.petrobras.com.br/ri/port/informacoesAcionistas/pdf/ATA_AGO_08abr09_port.pdf
É uma boa lembrança e uma boa possibilidade, caro Carlos. Se bem que não dá para concluir que essa seja a remuneração lendo a ata da Petrobrás que você gentilmente colocou à disposição do blog. Ali consta a remuneração em bloco de um monte de gente, incluindo despesas etc, e não vi especificada a dos conselheiros. Claro que não deve ser pouca coisa…
Tereza-Mg
-28/10/2010 às 12:37
hehehe!
Setti, eu havia lido isto, mas sem encontrar qualquer comentário sobre o absurdo me imaginei sonhando.
JT
-28/10/2010 às 12:36
Coitado do Camões e do Machado de Assis. Depois que Lula começar a escrever, a literatura em língua portuguesa nunca mais será a mesma.
O Sarney finalmente poderá ter um colega de peso na Academia Brasileira de Letras.
Curioso mesmo estou para visitar a futura biblioteca presidencial do Lula. O FHC tem a sua. Será que nessa Lula fica atrás?
Rakel Maia
-28/10/2010 às 12:34
Deve haver muitos ghost writers felizes com a idéia de lulla!
Rakel Maia