Blogs e Colunistas

03/01/2012

às 19:33 \ Política & Cia

Exclusivo: PMs e bombeiros de todo o Brasil relatam vidas dramáticas

(Post originalmente publicado a 5 de abril de 2011, que, por sua importância, republico)

Amigos desta coluna, desde que começamos a acompanhar no blog, por dever profissional, a tramitação da proposta de emenda constitucional que fixa um piso salarial para policiais militares e bombeiros em todo o país, recebemos mais de 2.000 comentários de interessados de praticamente todos os Estados brasileiros.

Boa parte dos comentários, além conter apoio à chamada PEC-300 (que oficialmente já nem mais leva este nome), descreve as agruras da vida dos leitores PMs e bombeiros de todo o país. Entre as muitas experiências relatadas, a repórter Domitila Becker, meu braço direito, selecionou algumas para compartilhar com vocês.

Como jornalista, sei perfeitamente que os problemas das corporações não se limitam aos baixos salários. Há falta de treinamento e de critérios mais modernos de avaliação, regulamentos superados, equipamento sucateado ou insuficiente, poucas viaturas — e corrupção, abusos e violações dos direitos humanos, que muitos comandantes combatem, e outros não. Nos relatos abaixo, nos limitamos a reproduzir trechos de comentários em que policiais e bombeiros contam as durezas da vida de quem exerce um papel social importante, arrisca muito e ganha pouco. Confiram:

“Os policiais não podem morar em qualquer bairro, pois se os agressores da sociedade souberem que naquela casa mora um policial, eles pixam seus muros, efetuam disparos em direção a sua casa, ocorrendo o absurdo de quando o policial lavar sua farda, não pode por para secar no varal do quintal de sua casa, tendo que fazer isso dentro de sua casa.

Os filhos dos policiais, sua mulher, e todos seus familiares passam pela mesma coisa (se os agressores da sociedade souberem que são parentes, essas pessoas sofrem represálias)! Então precisam morar em outros locais, seus filhos precisam estudar em outras escolas, e com o salário que recebem não têm condições, e nas sua horas de folga precisam trabalhar em “bicos”, geralmente em portas de comércios ou se derem sorte fazendo a segurança de pessoas abastadas” — Ricardo Aragão, policial militar

“Aqui no Rio de Janeiro o policial não recebe 1.500 reais. Eu, que tenho cinco anos e tenho dependentes, não recebo essa quantia!” — Anderson, policial militar no Rio de Janeiro

“Sou formado em Direito, pós-graduado em Penal e Processo, estou me preparando para cursar um Mestrado na PUC e, além disso, sou Sargento da PM (…) Se pararmos para pensar bem, o que justifica a Polícia do DF ganhar tanto e a do RJ receber tão pouco? Desafio os Congressistas a conseguirem demonstrar essa inversão de valores salariais. Insta salientar que nosso Estado já foi visitado por várias autoridades sérias de outros países e das mais variadas instituições, dentre essas: o FBI, a Scotland Yard, a ONU, a OEA…

E segundo palavras de um instrutor do FBI que apenas sobrevoou de helicóptero o Complexo do Alemão, ‘nossos policiais (cariocas) estão prontos para atuar em qualquer território e/ou área do mundo, pois somente no Rio existe essa estrutura criminal e essa diversidade de terrenos, favelas e áreas de risco e conflito’” — Ulisses Louzeiro, sargento da Polícia Militar do Rio de Janeiro

“Sou filha de policial militar e também sou casada com um. Meu marido, há oito anos, sofreu um acidente em serviço e o que nós recebemos do governo? Nada. O que aconteceu foi a redução da renda e o aumento com despesas médicas” Andreia Santos, Pernambuco

“Não temos tempo nem de ficar com a família, pois temos que fazer bicos para complementar o salário, que está defasado. Depois, o governo quer um serviço de primeira. Um oficial de Justiça aqui na Bahia ganha 500 reais como auxilio alimentação, enquanto um soldado da PM ganha 180 reais” – Moura, soldado da Polícia Militar da Bahia

“Tenho vinte anos de farda e 1.300 reais de salário” — Gelson Monteiro, policial militar

“Sou policial de tropa especializada. No meio do mês, já me preocupo se o resto do salário dá para chegar até o final do mês, mas o governo conta comigo por todo esse mês para ajudar a diminuir a taxa de homicídios” — Celestino, soldado da Polícia Militar do Ceará

“Fala-se muito em melhoria da segurança pública. O paradoxo é que, justamente a polícia, a principal ferramenta nesse processo de melhoria, não tem piso salarial definido, não tem carga horária definida e, submetida a um Regime Especial de Trabalho Policial (RETP), chega a trabalhar mais de trezentas horas mensais, expostos a todo tipo de periculosidade e insalubridade, sem receber nada mais por isso” – Borges, sargento da Polícia Militar em Diadema, São Paulo

“Como posso pensar em dar segurança e prestar um bom serviço se minha família está passando por dificuldades, inclusive falta de segurança? Vejo, em sua grande maioria, amigos bombeiros e policiais militares com falta de estímulo para o trabalho, pois o salário é insuficiente para sanar as necessidades básicas de sua família e, além desta situação, enfrentamos diariamente a falta de profissionais para o atendimento de ocorrências que só tendem a aumentar e aumentar…” — Rogério Marcos de Souza Hammes, bombeiro militar em Curitiba, Paraná

“Ontem minha filha passou mal e eu não tinha dinheiro para comprar remédios. Hoje ela foi internada com varias convulsões seguidas. Horrível minha situação, mas infelizmente está sendo nossa realidade. Não tenho mais motivação para trabalhar”. – Roberto Amaral, policial militar em Alagoas

“Sou 1º sargento da Polícia Militar do Rio Grande do Sul, também conhecida pelo nome de Brigada Militar. São 20 anos de trabalho dedicados exclusivamente ao policiamento de rua, sempre alternando minha jornada de trabalho com o chamado serviço extra “bico”, já que recebo um salário mensal de 2.800 reais bruto — valor bem menor do que hoje é pago a um irmão de farda que inicia a carreira na graduação de soldado no Distrito Federal, que recebe hoje cerca de 4.500 reais. Será que não merecemos tratamento igualitário ou será que não temos a mesma capacidade profissional que a dos colegas brasilienses?” Cristiano Costa Agostinho, sargento da Brigada Militar do Rio Grande do Sul

“No interior do Mato Grosso, os policiais militares cumprem uma escala desumana de 24 horas trabalhando e 24 horas de folga. Tem alguns profissionais que chegam a trabalhar 96 horas semanais, sendo que o máximo permitido pelo TRT é de 44 horas semanais. Sem contar que não há pagamento de hora extra, adicional noturno e nem periculosidade” Juliano Junior Garcia, policial militar em Mato Grosso

“Tenho 21 anos de polícia e continuo sendo soldado, mesmo tendo em minha ficha 13 elogios e ter sido considerado instrutor e monitor de destaque na minha corporação. Não existe uma política séria de promoção, nem tampouco salarial, pois uma pessoa que entra hoje na PM ganha o mesmo que eu com 21 anos de polícia” — Givaldo, policial militar em Pernambuco

“Já tive dois colegas de curso de formação que cometeram suicídio, enfim, pelo menos esperamos ser valorizados para poder morar em locais seguros e o mais importante: dar dignidade a nossos filhos!” — Ronaldo de Oliveira, policial militar

“Sou mergulhador do corpo de bombeiros militar. Tenho uma função insalubre e superperigosa, mergulhando em águas muitas vezes imundas, sem visibilidade, arriscando minha vida em uma das profissões mais perigosas que existe, mas tenho amor a minha função. Sonho com essa emenda todos os dias quando vou para o banco pagar minhas contas ou para o mercado fazer minhas compras, pois não recebo nada de adicional à minha função e meu salário é bem abaixo do policial militar que é citado em sua coluna, gira em torno de 1.190 reais” Fabio Silva, mergulhador do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro

“Muitas vezes, o PM tem uma única aula de tiro durante um ano de curso durante toda a vida profissional. Aqui no meu Estado tem policial com mais de 20 anos de profissão e a única vez que deu um tiro foi no curso de formação, há 19 anos. Não se faz uma reciclagem com esses profissionais para melhorar o serviço” — Jeferson Rodrigues Gaia, policial militar no Pará

“O bairro de Cajazeiras, em Salvador, coberto pela 3ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), chamada Polícia Cidadã e Comunitária, possui apenas 150 policiais militares. A 3ª CIPM cobre a região composta pelos bairros de Águas Claras, Fazenda Grande, Boca da Mata e parte da Estrada Velha do Aeroporto e Cajazeiras. Apenas este último possui cerca de 700 mil habitantes. A 3ª CIPM tem somente três viaturas em condições de patrulhamento e um ínfimo efetivo de 150 policias. Para fazer um comparativo, coloco como exemplo o município de Feira de Santana, que possui a mesma densidade populacional, considerada segunda cidade mais violenta da Bahia, que possui ao seu dispor cerca de 1.500 policiais militares e mesmo assim são insuficientes” – Fábio Brito, policial militar em Salvador, Bahia

“Tenho apenas três anos de carreira, sou novo tanto na corporação quanto na vida. Porém, sinto completa desmotivação em mim e em meus companheiros. Você pegar no trabalho com uma arma na cintura é alvo hoje em dia. Quanto mais ostensivo melhor, correto?! Não, pior, com mais estresse você chegará em casa. Deverá ter 360º de visão e só no ‘bater do olhar’ distinguir em frações de segundo se é uma ameaça ou não, se aciona o gatilho ou aguarda. Isto, mesmo após as três, quatro da madruga. Você acha que é fácil?!

Muita gente não aguenta isso, quanto mas com 12 quilos de equipamentos, num morro, debaixo de sol quente e sem almoço. Detalhe, você não pode atirar antes! Mas foi a vida que escolhemos e muitos a honram. Com todas as dificuldades, ainda reduzimos índices. Mesmo com todo desrespeito e periculosidade, estamos na rua, de peito aberto, pronto pra enfrentar mais um dia” — Diogo, policial militar em Juiz de Fora, Minas Gerais

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

131 Comentários

  1. Sgt Paulo

    -

    14/09/2012 às 10:38

    Oi Setti, bacana sua atitude, serei breve, engressei na PMMG em 1993. de 93 a 97, era abusado cosntantemente pelo RDPM, REGULAMENTO DISCIPLINAR DA POLICIA MILITAR, o abuso era tão grande que é facil levantar suicidios que ocorriam naquela epoca, apos o movimento reivindicatório por melhores salarios as coisas mudaram, passamos a ser cidadões brasileiros, achavamos que Direitos Humanos era, apenas pra bandidos, devido o movimento houve exclusões, eu fui um dos 186 excluidos em meio a 6.000 homens, em fim o memoravem Gov. Itamar Franco aprovou a PEC 39/99, nos retornando para as fileiras, MAS DO CORPO DE BOMBEIROS, não gostamos, mas era o que tinhamos nas mãos, pense bem um Policia, Bombeiro, pra muitos de nós não foi legal, alguns se adaptaram, outros como eu NÃO. Nasci pra ser Policia e militar, agora Setti a Predidenta Dilma decretou a Lei 12.505/11, ANISTIANDO-NOS, mas para tal beneficio ainda tivemos que entrar na JUSTIÇA, pense bem, uma lei federal, um perdão presidencial, bastava o cumprimento, aprendi, que, quem tem mais manda mais, será que ainda a resquissios de retaliações, que não foram sanadaas no passados ou deixados para trás, no Bombeiro de Minas é otimo, os caras são bons mesmos, mas eu estou aprecionado num palacio, não nasci pra ser BM, sou PM, ainda estou cumprindo pena, ja decorreram 13 anos, ninguem vira bombeiro ou policial, nasci com essa vocação, ainda tenho esperança de que a justiça seja feita em nosso Estado de Minas o berço das revoluções, não vou desistir, Setti você fala mais alto represente-nos, faz algo por alguem desconhecido, talvez la na frente este desconhecido pode salvar a sua vida. Paulo Bomba

  2. João Fonseca MG

    -

    20/04/2012 às 16:16

    Ricardo Setti, meu ilustre Jornalista: No antro de minha simplescidade dirijo-lhe uma pergunta: Será! se 60%(sessenta porcento) dos brasileiros tivesse concluído o 3º grau de estudo; homens q hj são aclamados de celebridades e até venerado por uma grande massa humana; teriam chegados a essa situação. Não irei me furtar de dizer alguns exeplos: Ex- Presidente Lula, Presidenta da República Dilma Rousseff; Vice Presidente MiChael Temer, Presidente do Senado José Sarney; Senador Collor de Melo, Senador Azeredo; Senador Aécio Neves e outros… Será q essas celebridades teriam galgado esse privilégio social. Com a palavra o ilustre Jornalista

    A conclusão do terceiro grau não significa, necessariamente, sucesso na vida, prezado João. Muitos doutores de anel no dedo só prejudicam o país e não fazem nada de útil. Ao mesmo tempo, milhões de brasileiros que não puderam avançar nos estudos por falta de condições cumprem seus deveres, obedecem às leis e fazem o Brasil progredir.

    Um abração

  3. Fábio albuquerque

    -

    13/04/2012 às 20:49

    nosso efetivo e o nenor ou uns dos nenores do BRSIL, sempre trab. na aréa de salvamentos aprendi de td q 01 BM tem q fazer p/ SALVAR hj trab. no GRUPAMANTO AÉEO DO ESTADO sou TOM-M formado em CUIBÁ MT, mas na verdade o q vjo e q nosso governantes de nodo geral, olham p/ nos c/ oferecedores de serviços ariscados, pois só pensam em seus valores de modo geral e nos somos obrigado mesmo terminando nossos CURSOS ainda continuarmos no RALA olhem pois nos somos os melhores.Fábio Albuquerque SGT BM / AC.

  4. Trindade

    -

    24/03/2012 às 16:29

    Aqui no PR o salario não e muito, mais da pra sobreviver, o grande problema ….efetivo, muitos municipios com um unico policial militar 24 horas por dia.

  5. ANDRE SOUZA

    -

    09/01/2012 às 3:41

    O GOVERNADOR BETO RICHA ENGANOU OS POLICIAIS MILITARES E TODA A CATEGORIA, BOMBEIROS E POLI.CIVIS, MAIS UMA VEZ ELE MENTE FALANDO QUE NÃO TEM DINHEIRO PARA DAR UM AUMENTO DIGNO E NOS TRAS UMA TABELA COM NUMEROS QUE NÃO TEM COMO COMPREENDER A CABEÇA DESTE QUE SE DIZ HOMEM E PROTETOR DOS PARANAENSES, IREMOS ENTRAR EM GREVE AINDA NESTE MÊS, O POVO DO PARANÁ QUE SE PREPAREM PARA PEDIR AJUDA AO GOVERNADOR QUANDO SUAS CASAS E COMÉRCIOS FOREM ROUBADOS, POIS NÓS POLICIAIS ESTAMOS SENDO ROUBADOS A MUITOS ANOS, VAMOS TOMAR VERGONHA NA CARA E FAZER ALGO QUE NUNCA FOI FEITO VAMOS PROTEGER NOSSAS FAMÍLIAS E DAR UM TETO E UMA ALIMENTAÇÃO DIREITO NEM PLANO DE SAÚDE DE VERDADE NÓS TEMOS,VAMOS FAZER GREVE E NOSSAS FAMÍLIAS ESPOSAS, FILHOS, PAIS E TODOS OS NOSSOS FAMÍLIARES TODOS ESTAREMOS NA FRENTE DO PALACIO JA QUE BETO RICHA SE ACHA UM REI PODEROSO VAI VER SEU REINO DESABAR.

  6. ADILSON DOMINGOS

    -

    07/01/2012 às 16:01

    Sou Soldado do Corpo de Bombeiros aqui do “Mato Grosso do Sul” e a situação salarial ta um verdadeiro “balaio de gato”, em uma mesma graduação e função existe 4 tipo de remuneração o que é inconstitucional;
    Vou citar como exemplo um Soldado com 20 anos de serviço:
    Se fez acordo da ação “HPM” com o Governo recebe em media
    R$ 2.200.00.
    Se não fez acordo da ação “HPM” recebe em média
    R$ 1.350.00.
    Se ganhou na justiça a ação “HPM” recebe em média
    R$ 3.500.00, como calculou o STF.
    Se ganhou na justiça a ação “HPM” e o governo entende que o calculo ta errado recebe em média
    R$ 1.850.00
    Como se pode ver até quem faz a folha de pagamento acaba errando e fazendo pagamento errado o que prejudica ainda mais os ja sofridos PMs/BMs do nosso MS.
    O pior de tudo e que o Governador diz que a divida e o erro é do governo pasado e que não tem obrigação de pagar ninguem e se desfaz da ordem do STF, que por sua vez tambem não ta nem ai…
    SD BM RF-MS ADILSON DOMINGOS MATRICULA 220.580-71

  7. Debi

    -

    04/01/2012 às 23:28

    O policial civil tb sofre tudo isso, trabalha em más condições, não tem aperfeiçoamento, vive sujeito a politicagem da direção. E o pior, nenhuma das policias, mesmo sabendo da característica da profissão investe em acompanhamento psicológico. Trabalhei na Segurança Pública do Estado de Rondônia, e sofri sério problema psíquico, e quando em tratamento fui desprezada por alguns colegas de profissão e ao ser aposentada por invalidez tive redução de salário, mesmo tendo aumento na minha despesa médica.

  8. Victor Hugo

    -

    04/01/2012 às 20:29

    PAÍS SEM VERGONHA! Bombeiros e policiais militares do RJ sofrendo MUITO! FORA CABRAL JÁ! AUMENTO SALARIAL JÁ! DIGNIDADE PARA ESSES HERÓIS JÁ!

  9. Sergio

    -

    04/01/2012 às 11:38

    Os do Ceará devem ter muitas histórias interessantes também.

  10. Policial Feminina

    -

    03/01/2012 às 20:59

    Texto emocionante,quem é policial em qualquer parte do país se viu em cada história relatada.Caro Setti,se vier à Sergipe e escarafunchar a PM daqui você ficará estarrecido com tantas injustiças.E a quem acreditou,nós não entramos com 3000 de salário-tenho 10 anos de polícia e não recebo isso.Abraços a todose continuemos lutando por dignidade!

  11. Geraldo Moreira

    -

    08/10/2011 às 12:22

    Para tudo tem uma explicação porque policias militares do baixo escalão ganham tão mal para entregar suas vidas aos interesses do estado e da população.O Brasil esta sendo governado a mais de 8 anos pelo partido mais corrupto da história do pais, os governos pagam um salário justo e cheio de regalias a classe dos oficiais para fazer pressão piscologica em cima dos pequenos que tem que por suas vidas em risco todos os dias como cachorros ensinados para combater o alto indice de criminalidade que assola o pais, militar não pode ser equiparado como civel, alguns estados estão sendo governados por lixos da ditadura militar e odeiam policia e só procuram prejudicar os pequenos.

  12. ricado

    -

    28/06/2011 às 3:02

    Este pais não é serio e não investe em segurança, logo logo os EUA tomam a amazonia ai eu quero ver

  13. Heitor Bonfim

    -

    27/06/2011 às 16:49

    Os bombeiros relatam suas vidas dramáticas. Tá. Eu relato meu drama para o 190 e ele falam que têm mais o que fazer. CUMÉ QUE FICA?

  14. Carla - Viana/ES

    -

    27/06/2011 às 15:09

    Remuneração da PM

    O DF é onde a PM recebe maior salário inicial, segundo entidades ligadas ao setor
    UF Salário base (R$)
    Distrito Federal – 4.129.73
    Sergipe – 3.012
    Goiás – 2.722
    Mato Grosso do Sul – 2.176
    São Paulo – 2.387
    Paraná – 2.128
    Amapá – 2.070
    Minas Gerais – 2.041
    Maranhão – 2.037,39
    Bahia – 1.984,23
    Alagoas – 1.818,56
    Rio Grande do Norte – 1.815
    Espírito Santo – 1.801,14
    Mato Grosso – 1.796,71
    Santa Catarina – 1.600
    Tocantins – 1.572
    Amazonas 1.546
    Ceará – 1.529
    Roraima – 1.526,91
    Piauí – 1.372
    Pernambuco – 1.331
    Acre – 1.299,81
    Paraíba – 1.297,88
    Rondônia – 1.251
    Pará – 1.215
    Rio Grande do Sul – 1.172
    Rio de Janeiro – 1.137,49
    E todos os que relataram suas vidas respodem o mesmo regulamento, porem recebem diferenciados. E q diferença!

  15. mana

    -

    27/06/2011 às 11:15

    Desde o ano passado a PEC 300 é usada como moeda de troca. Haja vista, que a maioria dos deputados querem votá-la. Lembram do sacana deputado Vacarezza, em conjunto com o atual vice-presidente Temmer/Lula. Que ficavam prometendo a pauta da PEC para dá quorum, quando os deputados apareciam na câmara, a PEC 300 era jogada de lado e as MP’s eram votadas em enxurradas sucessivas. Acabou o ano de 2010. E, agora, mudam os personagens, em 2011: MARCO MAIA/DILMA, mas continua o VACAREZZA (VAGAREZZA) e outros traidores do PT, com as mesmas atitudes, embargando a PEC 300.
    Se os policiais brasileiros não tomarem uma atitude mais severa, como mobilizarem de verdade em caravana rumo à BRASÍLIA, esta novela vai perdurar até depois da copa de 2014.
    Ontem teve um DEABATE sobre a PEC 300, com participação do valente Soldado Almança e o Delegado Valdir no Programa Expressão Nacional da TV câmara, onde foi debatida a PEC 300. Foi campeã de audiência. Até o dia 05.07.2011 o Marco Maia promete pautá-la. Quero ver se os policiais vão ficar de braços cruzados se até este prazo o mesmo não cumprir o acordo.
    Entrem em contato com a COBRAPOL(cobrapol@cobrapol.org.br), o soldado almança (fernando.almansa@yahoo.com.br ou http://www.pec300.com) ou no blog do capitão assumção; e entidades classistas das PM’s e Sindicatos dos Policiais para tomarem atitudes e acabar de uma vez por todas esta farça. A desculpa de não ter verbas é mentira. Haja vista, que já foram feitas várias projeções sobre fontes para pagamento da PEC 300, e, também, estudo pela FIESP, que investigou que o rombo com corrupção passa de R$ 65 bilhões de reais, dinheiro este que cobriria a PEC 300, saúde, educação.
    Cadê os órgãos de controladoria e fiscalização para fechar esta torneira. Sabem por quê eles não fazem isto? é para não acabar com a derrama, a sangria e mamata para os seus bolsos. Este dinheiro não vai para os trabalhadores, e sim, para as suas contas e empresas, tipo, Palloci.
    PEC 300 – UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

  16. vilma guerra

    -

    27/06/2011 às 10:57

    SE O MARCO MAIA NÃO PAUTAR A PEC 300 ATÉ O DIA 05.07.2011, ELE VAI VER COM QUANTOS PAUS SE FAZ UMA CANOA, OU MELHOR,COM QUANTOS POLICIAIS SE FAZ UMA PARALIZAÇÃO NACIONAL.

  17. CARLA

    -

    27/06/2011 às 10:51

    BADERNA! VOCÊS PRECISAM VER A DESORGANIZAÇÃO NAS REUNIÕES DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.

    O MARCO MAIA TERÁ O ULTIMATO ATÉ 05.07.2011 PARA PAUTAR A PEC 300, SENÃO OS POLICIAIS BRASILEIROS – A EXEMPLO DOS BOMBEIROS DO RIO – IRÃO CRUZAR OS BRAÇOS.
    PEC 300 – UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

  18. carlos carvalho

    -

    26/06/2011 às 22:50

    Já estive insatisfeito em varios empregos, no lugar de chorar,reclamar ou tomar atitudes negativas, fui aluta e pedi demissão. Pedi 5 vezes ! Sempre melhorei nos novos empregos e cheguei a voltar para empregos anteriores em cargos mais altos e de Gerencia. Não admito o militar que é soldado há 21 anos e reclama que nunca foi promovido por merecimento ! Ora meu caia fora ! Ainda é tempo! Se ficar é porque nunca mereceu mesmo.

  19. carla

    -

    26/06/2011 às 22:46

    ESSE MARCO MAIA E DILMA ESTÃO DE BRINCADEIRA, COMO FOI COM TEMMER/LULA. SE O MAIA NÃO PAUTAR A PEC 300 ATÉ O DIA 05.07.2011, ELE VAI VER COM QUANTOS PAUS SE FAZ UMA CANOA, OU MELHOR, COM QUANTOS POLICIAIS SE FAZ UMA GREVE/PARADA NACIONAL.

  20. Heitor

    -

    26/06/2011 às 16:12

    Não se muda um país com baderna, muda-se com inteligência. O Brasil é um país de sindicatos, só falta os bombeiros aparecerem com mais um.

  21. Marcio Silveira Abbiati

    -

    26/06/2011 às 12:36

    Quanta falta de sensibilidade dos governantes,trabalho PMESP e num bairro muito carente da capital,enquanto não houver um movimento mais forte e que faça os políticos abrir a mente com relação a segurança que está falida,Isso por culpa de governantes que sucateiam a segurança.

  22. Sergio Roberto Santos

    -

    26/06/2011 às 11:36

    O que me assusta neste momento é que os assuntos no Brasil estão sendo tratados por partes, e o todo pode não ficar tão bonito assim.
    Já li bombeiros e policiais afirmando que o trabalho dos professores é importante, mas são eles que expõem a sua vida no trabalho.
    A lei de responsabilidade fiscal estabeleceu um teto para os gastos com funcionalismo e foi a base da estabilidade de preços que permitiu o pais crescer nos últimos anos.
    O aumento dos bombeiros, policiais, médicos, professores e demais funcionários públicos deveria ser tratado em conjunto dentro de um projeto de estado para o Brasil.
    É certo que um funcionário publico ganhe um salário justo pelo seu trabalho, mas deve ser justo para quem recebe e justo para quem paga.
    Interessante para um policial ou um bombeiro receber um ótimo salário, mas seu filho não ter uma escola decente e o país não crescer o suficiente para proporcionar empregos no futuro.
    O aumento para policiais e bombeiros é justo, mas para ser possível estes profissionais deveriam estar lutando também pela racionalização do estado brasileiro, pela meritocracia, pela profissionalização do serviço publico e pela redução do numero de nomeações no serviço publico.
    Acreditar que políticos como Anthony Garotinho, estejam lutando pelo interesse de alguém que não seja deles mesmo é ganhar aqui para perder muito mais lá na frente

  23. Mari Labbate

    -

    26/06/2011 às 10:19

    “Sui monti di pietra/può nascere un fiore/in me questa sera/é nato l’amore per te” (Non son degno di te: Gianni Morandi). Os brasileiros, pelo menos os 44 milhões, já perceberam que a PÁTRIA é para ser AMADA!!! E não existe PÁTRIA, sem a proteção das Forças Armadas… Se ocorresse uma invasão, os petistas seriam os primeiros a correrem… Dignas Corporações!!!

  24. Paul

    -

    26/06/2011 às 9:46

    E’ imóvel que chegamos num pai’s onde a malandragem e o crime compensam, o exemplo começa dos governantes.

  25. Reynaldo-BH

    -

    26/06/2011 às 0:27

    Setti, aqui em MG um comandante da PM iniciou uma revolução, que infelizmente, diminuiu de ritmo. Cito-o por que as boas atitudes devem ser elogiadas. Chama-se Severo Augusto, Coronel da PMMG, hoje aposentado. Criou a polícia de resultados, onde cada guarnição/batalhão tinha metas a cumprir. E implantou um sistema de acompanhamento de mapas e gráficos (on line real time) das ocorrências policiais. Isto já seria um avanço. Porém, ele foi além. Institui cursos de qualificação de oficiais da PMMG em parceria com a UFMG. Ele próprio se graduou em Mestrado de Engenharia de Produção na UFMG. Era até estranho ver os militares de jeans no campus da Pampulha. Aprendiam a “ler” mapas. Cursos de Análise Criminal, interpretação de tendências, etc. COm o apoio do professor Cláudio Beato, certamente o maior especialista em Políticas Públicas de Segurança do Brasil. (ver http://www.crisp.ufmg.br/). Renomado mundialmente, é consultor da Ford Foundation, professor convidado de Harvard e de diversas forças policiais em todo o mundo. Ambos – Severo e Beato – fizeram uma mudança drástica em Minas. De valorização policial, de entendimento do serviço que prestam à população e de modernização das abordagens e ações sociais. São diversos os exemplos: Olho Vivo (vigilância eletrônica de câmeras) , Fica Vivo (nas favelas de BH atendendo jovens), uso de inteligência na prevenção (pelos dados em mapas), programas específicos de proteção a ônibus, taxistas e bancos, acompanhamento das ZQC´s (Zonas Quentes de Criminalidade, “manchas” nas cidades onde se observam maior ocorrência de crimes, com ruas, tipos de crimes, horários, etc.).
    ME orgulho de ter participado, com ínfima colaboração, deste projeto hoje implantado em MG.
    O que restou é que passei a admirar os policiais militares de todo o Brasil. A imagem de truculência e arbítrio passa longe deles. Há bandidos? Sim, como há na Justiça e no Parlamento. A imensa maioria é de cidadãos comuns- como nós! – que tem que trocar a farda antes de ir para casa, pois com o que ganham, moram em áreas de risco. São dedicados e tem sim uma vocação. Aprendi muito com eles. E que a gente passe a conhecer melhor as corporações para evitar pré-julgamentos que, como tudo na vida, tendem a ser injustos pois antecipados e sem respaldo na realidade. Aqui em MG a academia e a polícia militar trabalharam juntos. Eu tenho a certeza que este é um bom caminho!

  26. Heitor

    -

    25/06/2011 às 22:21

    O meu bairro faço eu. Eu chamo a polícia para acabar com os baderneiros e acabo na polícia querendo punir policiais porque muitos não queriam fazer o serviço. Daí vejo que o problema policial é muito mais grave. Falta treinamento, informação e muito mais. Se o seu bairro é ruim, Sr policial, faça por melhorá-lo. O que ocorria aqui, era que a polícia estragava o meu bairro. Não venham com chorumelas. Façam o seu serviço primeiro.

  27. Capitán Rodrigo

    -

    25/06/2011 às 21:35

    Chávez à beira da morte!
    Às vezes, parece que a humana categoria “justiça” é compartilhada pelos deuses.
    Livre da retórica e da ordinária e perniciosa prática ‘bolivariana’, é possível que a sociedade venezuelana prospere e ganhe independência de ditadores populistas.
    Viva Venezuela!

  28. Severino Bittencourt

    -

    25/06/2011 às 20:56

    Os Governadores e políticos de modo em geral entendem que basta pagar bem a meia dúzia de militares estaduais em seus estados para que supostamente mantenha a grande maioria calados e contidos em suas aflições (Estou falando de gratificações de Cargos Comissionados, Cmt Gerais, cargos de Direção e Comandos). Abraço Setti, vou reproduzir mais uma vez no meu blog.

    Severino Bittencourt

    Obrigado, caro Severino. Faço minha obrigação.
    Um abraço

  29. Marco

    -

    25/06/2011 às 19:47

    Amigo Setti: aqui no RS a corporação dos Bombeiros querem se separar da BM.
    Abs.

    Não se entende, a não ser por rescaldos autoritários, a militarização dos bombeiros. Mário Covas tentou mudar isso em São Paulo e nem sua grande autoridade política e moral conseguiu, porque se trata de um problema constitucional. Um absurdo, a meu ver.
    Abraço

  30. José Figueredo

    -

    25/06/2011 às 19:24

    É esse pessoal que cuida da gente e não consegue cuidar direito da sua própria família.Quem já os viu atuando sabe a barra da profissão e executam suas tarefas cegamente,arriscando as suas vidas.Muitas vezes são tornados heróis,mas não é isso que eles querem;eles querem dignidade.Se os políticos tiverem a mínima, vão fazer justiça com as próprias “LEIS”.

  31. Deivid Alves

    -

    08/06/2011 às 12:24

    Sinceramente, não vejo luz no fim do tunel. Uns dias atras, ao conversar, informalmente, com um juiz militar, este me desmotivou ainda mais. Quando ele disse: ” Militar, hoje aconcelho vcs “PMs” não correr atras, pois não vale a pena. Nossas leis não benefecia o cidadão de bem, são criadas de acordo com alguma situação vivida por alguma pessoa importante, ex citado: Caso da filha da Gloria Perez, com os crimes hediondos. Dizendo ainda, tudo que fazem na rua, corre o risco de você responder e se vier cair na minha “mão”, terei que julgar”. Agora me diz, qual motivação um Policial e Bombeiro tem em colocar a vida em risco para proteger uma sociedade ingrata que depois irá te apedrejar, defender o estado, elevando o nome da autoridade que governa, sendo que não apoiam o PM e BM. Muito menos se importam com nossas dificuldades e, ainda, acha que esta pagando bem.

  32. maria

    -

    07/06/2011 às 14:26

    devemos valorizar o salário dos bombeiros, porque salvaram muitas vidas em tragedias como:Petropolis, Santa Catarina evários outros lugares, o que eles fazem,muitos não fazem pelo povo.eles não tiram vidas, eles devolvem vidas.

  33. ROGERIO /PMBA

    -

    02/06/2011 às 11:43

    Escalas de trabalho desumanas e nem as horas extras são pagas na sua totalidade. E agora estão inventando ponto eletrônico nas rondas.

  34. jussara

    -

    08/05/2011 às 20:57

    Homenagem ao Bombeiro SGT PM WESLLEY,CIDADE DE MADRE DE DEUS BA

    No mostruário ambulante de centenas de rostos que cruzam conosco nas ruas, praças e avenidas, “ele” é apenas um homem comum como outros tantos desconhecidos. Sua presença faz parte de um contexto, de um minuto ou um segundo no vai-vem de vários destinos…

    Apenas uma farda e um cinturão vermelho o difere dos demais! é um bombeiro… praticante assíduo de uma profissão árdua, cuja missão solidária é o seu lema de vida.

    Nada o impede na luta de salvar vidas, nada o faz recuar no instante em que alguém pede a sua presença, nada é capaz de detê-­lo em plantar novas esperanças no momento da dor, da lágrima e do perigo. Sem ostentar louros ou vaidades, o Bombeiro dificilmente sabe enumerar as vidas que salvou…

    No instante do sinistro ou da desgraça, a sua presença é como um bálsamo a aliviar o desespero e a agonia daqueles que necessitam de ajuda, mesmo que muitas vezes esse socorro venha lhe custar a própria vida.

    Quantas outras vezes, também, a sua possível “demora” em chegar ao local onde foi solicitada a sua presença é criticada, sem que seja, no entanto, analisada a distância entre o sinistro e o seu reduto de trabalho…

    Mas, nada disso importa a você! O importante é que você não falha, não foge ao grito de apelo, não ignora jamais o seu aprendizado disciplinar, cuja missão o enobrece perante os valores da vida.

    E o que impressiona nesse Homem herói é a sua humildade, bondade que nem sequer lhe faz pensar numa medalha ou num voto de agradecimento. Afinal, você sabe muito bem que lá do alto uma voz lhe fala ao coração dizendo carinhosamente: “obrigado filho, por ter salvo outro filho meu”. meu heroi,tenho muito orgulho de ti….aproveitando aqui esse espaço,pra tentar lhe homenagear de alguma maneira,o minimo diante de tua grandeza!

  35. Felipe

    -

    06/05/2011 às 23:01

    Não sei se o senhor está ciente da mobilização dos Bombeiros do Rio de Janeiro por melhores salários… pedindo 100% de aumento (pouco, uma vez que ainda assim manterão-se com o pior salário do país). Se o senhor puder, veja o site http://www.sosbombeiros.com … abç

  36. antonio jorge

    -

    06/05/2011 às 21:20

    Sou Guarda-Vidas no Rio de Janeiro, Trabalho 12 horas sobe o sol escaldante no verão e passo frio no inverno chego a salvar 50 vidas em dias agitados e de Mar Revolto !!!! A corporação não me da protector solar tenho que compra um gasto de 120 reais por bimestre, na folga trabalho de gurdião de piscina e segurança em boates ,quase não tenho tempo pra minha filha,moro de aluguel e Recebo um salário de R$ 1800 e tenho 13 anos de serviço,Amo minha profissão e sonho em GANHAR UM DIA pelo menos igual a um soldado(R$4,500) GUARDA- VIDAS do Lago Paranoa DF…. SERÁ QUE NÃO MERECEMOS .SARGENTO BOMBEIRO ANTONIO

  37. Andre Luiz

    -

    06/05/2011 às 16:45

    Sou bombeiro no Rio de Janeiro há 11 anos!
    Quando começamos e brigar contra o governo do Estado, questionando, o porque da segunda maior arrecadação do Brasil pagar a pior remuneração, fomos arbitrariamente punidos com as famosas e ilegais “geograficas” por nossos comandantes.
    Morando na capital e sendo obrigado a trabalhar na região serrana, gastria por mês, 70% do meu salário so com transporte se não me obrigasse a me afastar da minha família por 3 ou quatro dias consecutivos, dormindo no quartel. Tudo isso por que ousamos questionar o governador. O porque dele não regulamentar a carga horária de trabalho dos militares estaduais por exemplo. Quando ele, o atual governador, era deputado e presidente da ALERJ, mandou um indicativo de legislação ao governador solicitando a remuneração das horas extras e uma carga horária de 40 horas por semana. Agora que ele é governador ele se omite! E essas horas extras não são poucas não. Na trajédia da região serrana trabalhavamos 48 seguidas e descansavamos 48 durante quase um mês. Que ser humano aguenta trabalhar 96 horas por semana? E o que aconteceu quando as situação estava caminhando pra normalidade? O certo seria dar uma compensação organica ou financeira, mas não, continuamos trabalhando mais de 44 horas por semana, o que é um direito social, garantido na constituição.
    Essa é a grande tristesa do combatente, damos nossas vidas pelo proximo e somos tratados como bichos, somos menos cidadões dos os demais brasileiros.

  38. Wilian Carlos A. Filho

    -

    27/04/2011 às 22:21

    Com 8 anos de Polícia Civil, me transferi para a gloriosa PM por um salário melhor em 1976. Na década de 80, centenas de PMs fizeram o inverso, por melhores salários (10 salários mínimos da época). Hoje, após 4 promoções e 13 anos na reserva, ganho atualmete 6 salários mínimos. Tem ou não tem alguma coisa errada? A equiparação salarial de todas as polícias do País, iria corrigir estas distorções. PEC-300 Já.

  39. edson guedes

    -

    17/04/2011 às 18:49

    Li e reli todos os comentários dos companheiros das diversas PMS e concordo em gênero número e grau, agora não adianta esperar a boa vontade de políticos que não estão interessados em gerar um política de segurança pública de vergonha e principalmente de criar uma definição de salário para as polícias e bombeiros militares. As polícias Militares ainda não tiveram a coragem de mostrarem suas forças, assim como fizeram os caminhoneiros que paralisaram suas atividades e surtiu um efeito ferrenho na sociedade brasileira. A sociedade brasileira não sabe as dificuldades que um pm passa durante sua jornada de trabalho, pois, é um profissional que não tem apoio, trabalha e cumpre um regulamento ultrapassado, equipamento sem manutenção e um salário que difere de um estado para outro. Exemplo: AQUI NA PARAÍBA, UM PM RECEBE 1.200,00. EM SERGIPE 3.200. Se A tão sonhada pec fosse aprovada, talvez tivéssemos uma melhorada.

  40. UM AMIGO DO MARNHÃO

    -

    16/04/2011 às 0:53

    É amigos milicos d nação, aqui no Maranhão tá igual; sofrimento, desmotivação, stress e tristeza.Choro todos os dias sonhando com uma vida melhor para os meus filhos, sei que eles vão conseguir. EU JÁ PERDI A GUERRA.

  41. carlos

    -

    13/04/2011 às 8:00

    enquanto os politicos do país forem beneficiados pela :fome,insegurança, o analfabetismo, e a falta de saúde no nosso Brasil; os brasileiros sofreram, o povo brasileiro tem q abrir os lhos e tirarem esses politicos q so pensam em beneficio proprio, sou pm de pernambuco a 23 anos e so escuto promessa, e agora os deputados querem 14º e 15º salario, epara pagar um salario digno ao funcionario vem com a conversa de, a lei de responsabilidade fiscal, é brincadeira temos q abrir os olhos irmãos.

  42. Tiago - PMPR

    -

    12/04/2011 às 13:01

    Por um Brasil mais justo e seguro, vamos implantar o PISO NACIONAL…

  43. Julio Pereira

    -

    12/04/2011 às 9:37

    E dificil nossa situação, quando o Governador do Ceará entrou com ADIN, sobre o piso dos professores, mostrando que a educação não é prioridade e os professores não devem ser bem remunerados para reduzir o analfabetismo, já imagino o que ele fará com a PEC300, que beneficiará os policiais que arriscam a vida em garantia da segurança pública; e correndo atraz de bandidos; ele tem a maior segurança, pessoal, policial já vista no Ceará. Ele não lembra que eles são policiais militares? Que respeito ele dá aos demais policiais?

  44. Sd Diego

    -

    11/04/2011 às 18:16

    Esses comentários são a mais pura realidade da segurança pública do pais.

  45. marco

    -

    11/04/2011 às 16:44

    Quem e o policial militar? O policial militar e aquele que sai do aconchego de seu lar, deixando o que o ser humano tem de mais precioso que e a família, para enfrentar o que todos temem que e violência, e o que e pior sem ter a certeza que ira voltar. O dia a dia de um policial e um dia adia de incerteza o perigo e iminente pode vir de qualquer direção, só quem usa uma farda saber o peso que tem que suporta todos os dias, ai vem à velha frase “há você recebe pra isso” ai eu pergunto quanto vale uma vida, e isso que o policial coloca em risco quando sai de sua casa, cada dia para esses homens e uma batalha, são heróis do dia a dia, muitas vezes sem mesmo perceber inibem uma ação criminosa pelo simples fato de estar presente em um determinado lugar, pois ele por estar fardado e facilmente avistado pelo possível infrator, mas o que e positivo para o infrator torna desfavorável para o policial que na maioria das vezes nem imagina o perigo que rondava, os parlamentares deveriam fazer história, valorizar os verdadeiros heróis deste país dando a eles um pouco mais de dignidade, presenteando estes homens votando na PEC 300, não adianta fazer sensacionalismo com os feitos destes heróis, o Sargento Márcio Alexandre Alves e sim merecedor de horas, mas existem vários outros pelo nosso país afora, aproveitem para honrá-los também.

  46. Anônimo

    -

    11/04/2011 às 13:32

    Me desculpem gente, não sou policial e pelo jeito não vou ser nunca, pois, apesar de gostar muito da polícia e respeitar o seu trabalho, não estou disposto a passar vergonha, fome, necessidade e ter de mentir a minha profissão para não passar de caçador a alvo. Sinto muito por vocês não serem valorizados como devem e, infelizmente, serem considerados pelo governo como classe média, mesmo sabendo que muitas vezes são obrigados a serem vizinhos de bandidos, desculpem pelas pressões, opressões, ofenças e etc. Não votei na Dilma, mas também não sei se o Serra seria melhor, o que sei é que vocês, que tanto cuidam do Brasil, não são cuidados por ele. Só tem uma coisa que posso dizer pra vocês… ME DESCULPEM

  47. Sd Ferreira/BA

    -

    11/04/2011 às 10:57

    Fico feliz em ver que ao menos alguns jornalistas se sensibiliza com esta questão de grande importância para os policiais de todo o Brasil bem como pra toda a sociedade brasileira, precisamos de melhores salários, precisamos ser bem treinados, temos que termos condições de trabalho. É uma profissão difícil, é uma profissão pra poucos, é árdua, muito dura e muitas vezes injusta, somos mal remunerados, não temos nosso trabalho reconhecido pela maioria da sociedade, que infelizmente acreditam que a culpa da insegurança seja nossa, somos a penas uma parte do sistema, a parte mais vulnerável, a parte que entra em ação quando todos os demais serviços(educação, saúde, habitação e etc.) que deveriam ter sido oferecidos para a sociedade pelos governantes falham. Lidamos com que tem de pior na sociedade, com homicidas, traficantes, ladrões, estupradores e etc. Somos em sua grande maioria bons profissionais que amamos nossa profissão. Precisamos que o governo der mais valor aos policiais para que possamos ter uma vida mais digna.

  48. Sd Jorge

    -

    10/04/2011 às 20:54

    Prezado Ricardo Setti, parabéns pela matéria. Sou policial militar há quase 5 anos em Minas Gerais e vejo a situação dos policiais militares no país com muita preocupação. Sou graduado e pós-graduado por Universidade Federal, ingressei como soldado, ainda sou soldado, casei há quatro anos, hoje minha esposa está grávida, pago um aluguel que me consome cerca de 40% do que ganho, pago prestação de um carro velho, além de todas as outras despesas de um lar. Não vislumbro um horizonte tranquilo para minha família se meu salário continuar no que está. Todos os dias arrisco minha vida, estou sujeito às mais diversas pressões e cobranças em meu ambiente interno de trabalho, sou obrigado a “dar conta do trabalho”, a fazer horas extras sem receber por isso, vejo companheiros de farda em situações bem melhores do que as minhas em estados como Sergipe onde o salário inicial de um soldado é quase duas vezes ao meu com quase cinco anos de profissão. Em Brasília então é uma afronta, um disparate uma diferença tão exorbitante quanto se vê. Infelizmente, só vou ser promovido a cabo com 10 anos de serviço e depois a 3ºSargento com mais 10 anos, totalizando mais de 20 anos – embora realize diversas atribuições que competem a essas graduações acima citadas. Não ganho elogios no meu trabalho, apenas cobranças e pressões que me indignam e me fazem trabalhar estressado, preocupado em como pagar as contas de três meses atrás que se acumularam. O meu salário não dá e não sei como farei para dar uma vida digna ao meu filho que irá nascer. Simplesmente, do jeito que está, não dá.

  49. PMMT

    -

    10/04/2011 às 19:42

    São tantos problemas, aqui no Mato Grosso, trabalhamos 24hs, e temos somente uma refeição, que é o almoço, e mesmo assim, arroz, feijão e ovo. Não é brincadeira, infelizmente.

  50. anonimop

    -

    10/04/2011 às 13:25

    ALCKIM Mentiroso..nenhum polciail militar aki em SP ganha 3300 sem se sacrificar
    ele esta contando o salario mais o “bico” apelidado de atividade delegada ou bico do kassab

    porem tem que trabalhar todos os dias do mes sem direito a folga!
    depois que o policial fica estressado ninguem sabe o porque.. cheio de conta pra pagar e tendo que se matar pra ganhar os 3300 trablhando todos os dias sem direito a descanço

    *** **** **** **** **** **** ***

    Xingamentos, não, meu caro.

  51. Francisco de Assis da Silva Farias

    -

    10/04/2011 às 10:44

    Caro Ricardo Satti,sou policial militar e vivemos no passado, sobre pressão. pec 300/446 para termos dignidade, obrigado pelo apoio.
    F.Farias PMERJ,RIO.

    Caro Francisco, não precisa agradecer. Só estou fazendo meu trabalho, e este é um assunto relevante ao qual é preciso dar atenção.
    Abraços

  52. Rodrigo

    -

    09/04/2011 às 11:51

    Ricardo Setti, sou policial militar, bacharel em Direito, e sempre me informo a respeito das perspectivas e lutas por melhorias. Vejo que muitos sites e blogs com temas voltados para Segurança Pública estão citando seus textos, indicando links com suas matérias, reportagens e textos, principalmente na revista Veja. Venho por meio deste comentário, parabenizar sua iniciativa de jornalista e de ser humano, no sentido de através de um meio de comunicação tão notório digulgar a realidade dos policiais do nosso país. É salutar dizer que a mudança na segurança pública envolve diretamente o reconhecimento de que os profissionais que nela atuam devem ser bem remunerados e qualificados. O Policial no BRasil não tem qualidade de vida, por não ser bem remunerado não tem boa moradia em termos de estrutura e localização, precisa utilizar dos transportes públicos correndo risco de vida diariamente. No serviço a situação é difícil, com equipamento defasado e péssimas condições de atuar.

    Não faço mais do que minha obrigação, caro Rodrigo.
    Um grande abraço

  53. Sandro de OLiveira Lima

    -

    08/04/2011 às 17:07

    O PREÇO DA NOSSA DIGNIDADE

    CBPM TEIXEIRA –– SOCIÓLOGO E PENSADOR.

    Em tempos remotos, e que já até fogem de nossa percepção enquanto componentes do mundo pós-moderno, a burguesia econômica, que também detinha (como detém) o poder político desta província,, sentiu necessidade de sentir-se segura. Assim criou a milícia. Uma espécie de guarda real, que estava para a subserviência aos caprichos da família imperial, como de seus apadrinhados e aderentes.

    Passados os séculos a família real já respira ares do inferno. Mais a burguesia econômica, ainda detém o poder político e a milícia ainda é peça decorativa de sua parede e ainda se esmera ao cumprimento de seus anseios, necessidades e caprichos tendo como parâmetro balizador de suas ações a subserviência e a criadagem.

    Para alguns muitos ignorantes, a policia militar é sinônimo de força e moralidade. Para nós que estamos vendo-a de dentro e amargando os dissabores da vassalagem, e dia após dia, servindo-nos de fantoches e marionetes ridículos, manipulados por corruptos e desmoralizados, que se têm algum interesse é em favorecer a cúpula de roedores que se alimentam constantemente do erário publico o tornando sesmaria particular de imbécís e incapazes mal-intencionados ela (nossa corporação) não passa de uma peça precária de uso privado das elites políticas desse estado.

    Os “COMANDOS” são meros trunfos políticos, que os algozes guardam na manga, para quando necessário, manipularem melhor o estrelato opaco, que faz o papel principal no filme e muitas vezes tornam-se bandidos ao invés de mocinhos. Quem não “dançar” conforme a música, “dança.”
    Tempos piores que os do cangaço virguliniano. Destacamentos policiais comandados por eleitores de A ou de B. Sem comunicação, sem armamento, sem viatura, sem peças humanas, sem moral, sem vergonha, sem futuro… Bandido que vota em DR. FULANO DE TAL estará isento dos rigores da lei. Baderna, anda armado, desafia a polícia, fere os direitos de outrem e se abordados ainda ameaçam: SABE COM QUEM ESTÀ FALANDO? E depois disso comungam a hóstia santa da sem-vergonhice com policia e justiça, e muito obrigado!

    São os míseros quatrocentos ou quinhentos reais que um “pau-mandado” recebe para fingir que comanda, somados aos cem ou cento e cinqüenta reais que se oferta mensalmente aos viciados na propinagem que pagam a dignidade de um agente de segurança?

    Até quando vamos amargar o tráfico de influência, o assédio moral, o abuso de autoridade, a perseguição política dos ”analfabetizados”, a imoralidade de se ter que fazer o errado em detrimento do certo, para agradar quem quer que seja, por que esse está tomando para si, responsabilidades que são caracteristicamente dos nossos comandantes e dos nossos governantes em um ou outro caso?

    Quanto vale a sua dignidade de policial militar?

    Cem reais que você recebe escondido no final do mês de seu prefeito, e mais alguns litros de gasolina para sua moto que você consegue junto som o seu comandante desviar do tanque da viatura?

    E depois você ainda vai reclamar que esse ou aquele desmanchou o serviço certo que você fez?
    São eles que estão errados, ou somos nós que nos submetemos a esses absurdos e ainda disputamos vaga no mercado da propina quando essas aparecem?

    Será que o policial que se submete a trabalhar sozinho numa cidade violenta ou não, simplesmente por que sozinho, diz ele, não fará nada além de dormir, tem moral suficiente para cobrar uma postura ética diferente dos que gerenciam essa Sodoma?

    Transformar é preciso. E precisa se iniciar de nossas próprias posturas. Onde estão os lideres? Será que escondidos atrás de alguma benesse? Ou tolhidos pelo medo de perseguidos , serem transferidos para a “tromba do elefante”?

    Ora… Não sejamos hipócritas! Estamos dominados por uma máfia violenta chamada de burguesia, mar para onde concorrem todas as águas límpidas e potáveis que se tem conhecimento, diga-se, com nossa aceitação. E para nós os honestos apenas a cacimba suja da impunidade e da indiferença.
    Pois é caro Ricardo Setti, foi com esse texto que o cabo teixeira da PM/RN pegou 8 dias de prisão pelo simples fato de expor sua opinião.que Brasil é esse? Que policia é essa? Vivemos numa democracia de faixada,onde dentro dos muros das cooporrações predomina o medo, o abusos e o asédio moral com a tropa.

  54. SD Viana/ES

    -

    08/04/2011 às 9:05

    Bom Dia! Ontem passei o dia comovido com o que aconteceu no Rio de Janeiro, que Deus conforte as famílias. E fico feliz que um Policial Militar contribuiu para acabar com aquela barbárie. Assim que cheguei em casa dei forte abraço em minha filha de 04 aninhos e orei pelas famílias. Prezado Ricardo Setti como é triste ver algo de tamanha violência, ainda bem que o Sargento era habilidoso no manuseio de armas, manteve alto controle (o que foi fundamental), e só depois pode se dar o luxo de chorar como qualquer cidadão. Será que agora todos iram nos olhar a PM como um SER VIVO COMUM, que AMA, TEM FAMÍLIA, que se EMOCIONA, que precisa de APOIO, DIREITOS HUMANOS, RESPEITO, CARINHO, COMPREENÇÃO- COMO QUALQUER CIDADÃO. Muito Obrigada pelo Espaço

  55. Luciano Jose

    -

    08/04/2011 às 7:39

    Ricardo Setti, também sou Policial Militar, gostei muito de sua matéria foi nota 10, só gostaria também de lembrar, que o policia não pode ficar enfermos, por que se ficar enfermo o seu salário reduz drasticamente, podendo em alguns casos, chegar a menos de um salário mínino, uma vez que as gratificações só recebem os policiais atuantes. Ai nossos governantes teêm que observarem que na maioria das vezes, nossas enfremidades foram adquiridas durante o exercício da profissão.

    Isso é o fim da picada, um absurdo escandaloso, caro Luciano José.
    Eu desconhecia essa informação.
    Obrigado por trazê-la ao blog.
    Abraços

  56. SD RAMON

    -

    07/04/2011 às 21:50

    MUITO OBRIGADO POR APOIAR A NOSSA PEC 300 NÓS POLICIAIS PRECISAMOS DE RSPEITO E DIGNIDADE POR PARTE DOS NOSSOS GOVERNANTES POIS MERECEMOS GANHAR UM SALÁRIO DIGNO. HOJE MESMO AO OUVIR O DEPOIMENTO DO SARGENTO QUE DETEVE O ATIRADOR NA ESCOLA DO RIO DE JANEIRO SENTI MUITO EMOÇÃO E ORGULHO EM SER PM. E TAMBEM PUDE VER O GOVERNADOR DO RJ CHAMAR O SARGENTO DE HEROI DIANTE DAS CAMERAS E PAGAR UM SALÁRIO DE MISÉRIA A ESSE VERDADEIRO HEROI NACIONAL.
    APROVEITANDO GOSTARIA DE PARABENIZAR AO SARGENTO ALVES PELO SEU FEITO NA TREGÉDIA NA ESCOLA DO REALENGO E DIZER QUE AÇÕES COMO ESTA QUE NOS MOTIVA A VESTIR A FARDA E IR PRAS RUAS MESMO SABENDO CORREMOS O RISCO DE NÃO VOLTAR PARA NOSSOS LARES.
    PARABÊNS SGT PM ALVES SUA BRAVURA NOS MOTIVA.

  57. Marcelo

    -

    07/04/2011 às 20:18

    Agradeço pela dedicação á nossa PEC 300 e também aos demais assuntos relacionados á nossa vida militar, tão censurada, tão reprimida e sucateada. Trabalhamos com menos do mínimo necessário numa Ambulância de socorro e quem perde com isso é a população com serviço de má qualidade. Tem situações que sabemos que nem conseguiremos estabiliar a vítima para que ela chegue com vida ao Hospital pois falta efetivo para prestar o socorro devido.

  58. luiz

    -

    07/04/2011 às 19:46

    Sou policial civil, RS, com 23 anos de trabalho suor e muita dedicação a esta policia, mas o retorno são migalhas, muito palavra, blabla, do atual governador, que não passa de um falastrão que só fala e nada acrecenta, 2ª classe, e qautro anos para me aposentar se caso a PGE do estado resolver acatar a decisão do STF, que determinou que o policial civil, tem direito a aposentaria especial, ou seja aos trinta anos de trabalho, mas infelizmente um órgão estadual, esta desrespeitando a decisão suprema e nega este direito ao policial civil gaúcho, fora isto o Governador antes de se eleger disse e temos gravado que ele era favor da lei de aposentadoria especial, porém agora eleito cala-se assim é a vida de um policial, eu poderia chegar a 3ª, 4ª e em final de carreira até a promoção de comissário de policia, mas isto é utopia no RS, devido ao descaso com os policiais civis, por este e outros governos que aqui passaram, uma verdadeira esculhambação administrativa, sem falar, nos salarios, e nas condições materiais para se trabalhar, se quiseres, nobre reporter, pode me ligar e terei o maior prazer em falar tudo de ruim que tem neste estado, meu telefone *******.A pec 300,viria para equilibrar as condições salariais dos policiais do pais, mas infelizmente a tropa de choque do GOV. Federal, vem empurrando com a barriga e evitando colocar em votação, massacrando os polciais deste país.

    Obrigado pelo oferecimento de seu telefone pessoal, caro Luiz. Temos tido um grande número de depoimentos, de modo que neste aspecto acho que o blog possui um material farto. Estou certo, porém, de que você poderia dar uma grande contribuição e o acionarei caso necessário.
    Um abraço

  59. rodrigo

    -

    07/04/2011 às 18:50

    eh uma piada a forma como os policiais sao tratados nesse Brasil..hj mesmo após atirar no elemento ki tocou terror na escola, o governador ki nao ta nem ai pra PM vai pra tv e chama o policial de HERÓI..ele eh herói por outras coisas tb..uma delas eh conseguir botar comida em casa com o salário de miséria ki o mesmo governador e de todo resto do país paga..BRINCADEIRA ISSO!

  60. .yuri

    -

    07/04/2011 às 17:50

    no RIO GRANDE DO NORTE, é de fazer pena a situação da pm, vamos ser sub-sede da copa do mundo o jeito vai ser pedir esmolas aos turistas.

  61. FERNANDO CESAR viana

    -

    07/04/2011 às 15:21

    já estou cansado de ouvir tantas lamentações por parte de policiais militares, e ninguém faz nada, digo , os nossos governantes. que vida mais desgraçada é essa de policia, pois agente depois que entra nela, não se oculpa em outra coisa, digo estudar. pois meu amigo eu já pensei em suicidio várias vezes, mais aí penso no meu filho, que é lindo e de apenas 04 anos de idade, e deus, que vem na minha mente todas os dias e todas as noites, quando rezo junto com meu filho e minha esposa, agradecendo por mais um dia que ele nos dar. tenho 18 anos de policia no estado do Ceará, sou cabo, mais o nosso salário está tão defasado, que nós recorremos aos bancos para fazer empréstimos, em cima de empréstimos, e nos afundamos cada vez mais nas dívidas, e a opção é muitas das vezes o velho BICO, sendo humilhado por civís, que usa do dinheiro para humilhar aquele policial que está lhe dando segurança, haja visto não poder humilhá-lo na rua, ele se aproveita para realizar tal desejo, tipo como; compra alí uma carteira de cigarros Carlton, compra alí um sorvete para minha filha, ajuda aqui fulano a descarregar essa mercadoria desse caminhão. e o pober policial fazendo tudo isso, em pról de um bico miserável. vou encerrar estou com nojo destes politicos safados e asquerosos, que eles só olham para o lado deles

  62. Elizeu

    -

    07/04/2011 às 15:11

    se nos pagassem hora extra, tenho certeza que não nos escalaria em qualquer evento, só para nos afastar cada vez mais de nossas famílias ainda no horario de “folga”, qual empresa que não recebe por horas extras trabalhadas? sargento pm interior do Paraná

  63. André Luiz

    -

    07/04/2011 às 14:34

    por favor pesso em nome de todos os Pm´s e Bm´s dessa nação que a veja nos dê a capa de um mês expondo nossos dramas e nossas dificuldades e princitalmente relatando a importancia da chamada pc 300 que não é só salário deve ser também melhores condições de trabalho, reciclagens periódicas, planos de cargos e carreiras que sejam cumpridos, o fim do militarios também deve ser exposto pois, por lei pm não é gente nem tampouco bicho, pois até esses tem direitos menos nois pm´s e bm´s. UM ABRAÇO A TODOS DA EDIÇÃO DA REVISTA ESPERO PODER COMPRAR LOGO LOGO ESTA TIRAGEM MUITO OBRIGADO

  64. André Luiz

    -

    07/04/2011 às 14:11

    COMPANHEIROS, SOU SOLDADO NA PARAÍBA E NOSSA REALIDADE É QUASE A MESMA, AQUI A PM É NA VERDADE DESPRESADA ACHO ATÉ QUE ODIADA PELOS GOVERNOS PRINCIPALMENTE O ATUAL QUE USURPOU UM DIREITO NOSSO CONSEGUIDO NO ANO DE 2010 QUE FOI UM SALARIO DE R$ 3.100 PARA O SOLDADO (SALÁRIO ESTE “DADO” PELO EX-GOVERNADOR) O GOVERNADOR ATUAL FALA QUE O GOVERNO NÃO PODE PAGAR POIS, FERE A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL POREM ELE DEIXA DE OBSERVAR POR EXEMPLO QUE: OFICIAIS DE JUSTIÇA, POLICIAIS CIVIS, AGENTES PINITENCIÁRIOS TODOS ESSES RECEBEM O CHAMADO RISCO DE VIDA SÓ NÃO A PM NOIS AQUI NA PMPB NÃO RECEBENMOS NADA DE RISCO DE VIDA E OLHA SÓ O MAIS LEGAL DA HISTÓRIA NOIS QUE FAZEMOS A SEGURANÇA DE TODAS ESSAS CATEGORIAS ACIMA CITADAS MESMO DURANTE SUAS ATIVIDADES ROTINEIRAS. É UMA FALTA DE CONCIENCIA MORAL UM GOVERNADOR OBRIGAR PM´S A TRABALHAR DA FORMA QUE ESTAMOS E COBRAR DA FORMA QUE BEM QUER ORA NEM UM DIREITO CONSTITUCIONAL NOIS TEMOS COMO É O CASO DO RISCO DE VIDA ADICINAL NOTURNO DENTRE OUTROS, MAS, PORQUE SÓ A PM TODOS OS OUTROS TEM. E POR FIM DIGO-LHES QUE APÓS 100 DIAS DE GOVERNO DO ATUAL GOVERNADOR ELE PRONUNCIOU-SE E DECLAROU TER MAIS DE 500 MILHÕES EM CAIXA MAS, NÃO QUIS PAGAR NOSSO SALÁRIO ALEGANDO FALTA DE DINHEIRO E IRREGULARIDADES NA LEI APROVADA EM 2010. É UMA PENA E UMA FALTA DE MORAL DE NOSSO GOVERNADOR.

  65. CARLOS

    -

    07/04/2011 às 13:55

    Total apoio a PEC 300 para deixar mais digno esse trabalho de polícia, que tanto é criticado e cobrado, mas sem reconhecimneto financeiro, vai uma solicitação a Dilma, que possa fazer aumentar o teto para policiais da BAHIA receberem a bolsa formação.

  66. GILSON

    -

    07/04/2011 às 13:49

    É UM DESCASO TOTAL AQUI NA BAHIA, NO INTERIOR, PARA SER MAIS PRECISO NAS CIDADES DE : FLORESTA AZUL, SANTA CRUZ DA VITÓRIA, ITAJU DO COLÔNIA, FIRMINO ALVES, IBICUI, IGUAI E IBICARAÍ, É UM DESCASO COM FALTA DE EFETIVO, FALTA DE COMBUSTÍVEL, FALTA DE ARMAMENTO, NÃO POSSO ME IDENTIFICAR POIS SOFREREI RETALIAÇÃO.

  67. paulo

    -

    07/04/2011 às 13:37

    Sou PM de SP, o que nos cobram tanto não temos dentro da Corporação, ou seja, DIREITOS HUMANOS. Estamos submetidos a um regulamento disciplinar arcaico, baixos salários, sem plano de carreira para ascenção profissional.
    Somos obrigados a viver escondidos, pois grande parcela vive em áreas de risco, sem condições de prover uma vida digna a família.
    Enquanto o governo não olha por nós, o comando só diz amém, pois tem medo de trocarem de “teta”. Isto mesmo, porque eles não perdem a “teta”, estão sempre “mamando”. A única diferença é que umas dão mais leite que outras. Os oficiais compensam os baixos salários com “pinduricalhos” (adicionais, gratificações etc) instituídos, ainda na época da ditadura, e acabam ganhando uma fortuna. Sem contar o “bico” oficializado: dispõem de viaturas e motoristas para ministrarem aulas nos cursos de formação, em horário de expediente, viajando muitas vezes mais de duzentos quilômetros para dar uma aula. Por que tanto esforço? Será que somente pelo valor a receber daquela aula? Não. É que após algum tempo dando aula, esses valores são averbados. Para que vão lutar pela tropa?
    Conforme pesquisas internacionais, a atividade do profissional de segurança pública é a mais estressante do mundo, e o fato é que estamos abandonados em nossas necessidades, tanto pelo governo, quanto pelo comando e pela sociedade.

  68. CB PM CELIO DA PAIXAO

    -

    07/04/2011 às 12:57

    primeira mente quero parabeniza-los pela atenção que vos estão dando pra pec-300, obrigado pela colaboração senhores!

    sou policial do pará, trabalho a 100 km da minha residencia, como não tenho arma, pois não tenho condições de comprar uma, vou e volto de carro proprio, gastando 40 reais de combustivel, tirando o dinheiro do meu salario, que por motivos de emprestimos tou recebendo 650 reais, andar de onibus ou van desarmado é pedir pra morrer.
    nunca me deram 1 lts de combustivel.

  69. antonio marcos florentino dos santos

    -

    07/04/2011 às 12:33

    Na minha profissão existe muitos profissionais sérios, no entanto imagine o dilema você fazendo a segurança de locais luxuosos e tendo deixado sua família, muitas vezes na favela, sem as condições mínimas de sobrevivência, não tô justificando desvios de condutas, mas nem todos tem a mesma capacidade psicologica.

  70. Ros

    -

    07/04/2011 às 12:32

    TRÁGÉDIA NO RIO DE JANEIRO….
    O POLICIAL AGORA VIROU HEROI?????
    TÃO MASSACRADO, TÃO EXCRUIDO, JOGADO A ULTIMO PLANO…
    A PERGUNTA É A SEGUINTE, SEGURANÇA PODE SER DEIXADA EM ULTIMO PLANO? E OS PMS E PCS TÃO ESQUECIDOS?

  71. Carla Lugão

    -

    07/04/2011 às 11:15

    Ricardo Setti – se permitir o relato do Sr Francisco joseleide de freitas holanda- 06/04/2011 às 9:23>É o sentimento que tenho até me emocionei, sou esposa de um Militar e passo varias noites orando para que ele volte. Nossa filinha de 04 anos sempre pergunta que horas o papai vai chegar – e pensar na resposta é sempre muito difícil

  72. Carla Lugão

    -

    07/04/2011 às 9:54

    Prezado, Ricardo Setti acreditou eu, que o senhor fez algo tão sublime na vida destes MILITARES. Quando vejo meu marido levando o endereço eletrônico do seu Blog, para os colegas e informando Alguém (E QUE ALGUÉM) nos deu OUVIDOS me cinto honrada
    (sua alto estima era péssima, devido ao REGULAMENTO que responde)
    . Hoje vejo que a Policia precisa mudar em todos os sentidos: Financeiro; Treinamentos, Táticas, Mentalidade dos Gestores…. Obrigada Nobre Ricardo Setti, por mais esta contribuição, talvez em breve veremos ÓTIMAS mudanças para a sociedade Brasileira.

    Prezada Carla, estou apenas fazendo o que acho ser minha obrigação como jornalista.
    Um abraço

  73. Ros

    -

    07/04/2011 às 8:11

    Decidi colocar um ponto final em tudo isso….,Se não existe respeito e uma política salarial justa as polícias militares do brasil, afirmo que já quebrei meu juramento de SERVIR COM O SACRIFICIO DA PROPRIA VIDA.Sou de SP e não precisamos mais de equipamentos E SIM DE SALÁRIO DIGNO, já cansamos de mostrar eficiência e não termos nenhum retorno. BATAAAA. pra mim já chega…

  74. CARLOS AUGUSTO

    -

    07/04/2011 às 1:05

    SEGURANÇA PUBLICA, SAUDE E EDUAÇÃO SÃO 3 COISAS BASICAS QUE O ESTADO TEM O DEVER FORNECER AOS CIDADÃOS. E FORNECER DE FORMA ADEQUADA.,PQ PAGAMOS NOSSOS IMPOSTOS. O ESTADO DE SÃO PAULO, GOVERNADO A MAIS DE 20 ANOS PELO PSDB, ACABOU COM A SEGURANÇA PUBLICA A ANOS. FICAM ENGANANDO A POPULAÇÃO COM FALSAS PROPAGANDAS, FALSAS PESQUISAS, ILUDINDO O CIDADÃO A VIVER NUMA FALSA REALIDADE DE SEGURANÇA. JOSE SERRA, GERALDO ALCKIMIN ACABARAM COM A SEGURANÇA PUBLICA DO ESTADO, PAGANDO SALÁRIO DE MISÉRIA AOS POLICIAIS PRAÇAS DA POLICIA MILITAR. TRABALHAM HORAS PARA GANHAREM MISEROS REAIS PARA SE ALIMENTAREM, ESPONDO SUAS VIDAS TODOS OS DIAS. AGORA TIVERAM UMA IDÉIA DE ASNO, PROPONDO O “BICO LEGALIZADO”, ORA BOLAS, ISSO É AUMENTO DE SALÁRIO?????? E A FOLGA DOS BRAVOS POLICIAIS???????? SERÁ QUE NAO TEM FILHOS????? ESPOSAS???? FAMILIA??? MUNDO SOCIAL?? ASSIM É FACIL DAR AUMENTO SALARIAL…AUMENTO SEU TRABALHO E DAREI AUMENTO PARA VC, PENSOU UMA MENTE BRILHANTE NO GOVERNO. PORQUE COM ELES TBÉM NAO É ASSIM??? NAO PODERIAMOS DEIXAR DE OBSERVAR NESSE COMENTARIO A POSIÇÃO DOS OFICIAIS DA POLICIA MILITAR. UM CANCER, UM VERDADEIRO FAZ DE CONTA. PESSOAS QUE VIVEM DO TRABALHO DOS PRAÇAS. SÃO MILHARES, VIVENDO DENTRO DE QUARTEIS, EM SUAS SALAS COM AR CONDICIONADO,RECEBENDO SALÁRIOS PARA SOMENTE TER UMA FUNÇÃO DENTRO DA PM: PENSAR EM PUNIR SEUS SUBORDINADOS. *** **** **** **** *** **** ****

  75. Marcelo

    -

    07/04/2011 às 0:32

    tenho pouco mais de 3 anos na PM de são paulo,e a um bom tempo ja não estou motivado para trabahar,não temos apoio da sociedade,nem do comando, Infelismente hj é bonito ser bandido,sempre nós,os policiais estamos errados!

  76. Pedro Luiz

    -

    06/04/2011 às 22:16

    Roberto Sterling:
    O conto da carochinha que acredito é a LIBERDADE e DIREITOS HUMANOS conto dos mais nobres – e os seus?

  77. Carlos Aníbal

    -

    06/04/2011 às 21:52

    Quando era mais jovem escutava a frase que os meus herois falavam: “O crime não compensa”… após 12 anos de polícia militar, eu as vezes reflito, e ser policial militar compensa ??? Garanto que nenhuma atividade profissional em nosso país a pessoa viva tantas situações intensas, perigosas, angustiantes, insalubres, mal reconhecidas e remunerads que na Polícia Militar ou Corpo Bombeiro, somos submetidos a um regime pra lá de ultrapassado e culpados pela inconpetência dos nossos políticos que se acham craques em seguraça pública e esquece quem a executa, quem está na ponta da lança e na mira do criminoso. Sou honesto como a grande maioria dos meus colegas e acredito que é essa virtude que alimenta a esperança de arriscar a vida por quem nem se conhece, por um salário que mal sustenta sua familia e ser usado como objeto do Estado.

  78. Soldado Rérison Rio Grande do Norte

    -

    06/04/2011 às 21:52

    Brilhante Jornalista Ricardo Setti, venho por meio deste agradecer a oportunidade de estar relatando nossas perigosas vidas como Policial defensor da população brasileira e tão pouco reconhecido; e parabenizá-lo pela excelente idéia de expor relatos de Policiais de toda a parte desse tão imenso e adorado país. Sou Policial Militar no interior do Estado do Rio Grande do Norte e sou mais um profissional igual a tantos outros aqui que arrisca sua vida todos os dias que tem que sair de casa e deixar sua família sem ter a certeza que vai voltar amanhã com vida para abraçar sua esposa e seus filhos e continuar uma vida como qualquer cidadão comum que lutar pela sobrevivência em meio a tantas batalhas que temos que travar diariamente para desfrutar de um futuro melhor; quero também expor aqui o quanto sofro com as indiferenças sofridas por quem tanto me arrisco para dar uma vida tranqüila e sem crimes ou desordens, sem falar no quanto somos desvalorizados pelos governantes que ver todos os dias o quanto somos necessário e valioso para a população brasileira, pois se acontece qualquer sinistro quem primeiro é chamado para prestar socorro somos nós profissionais que tanto lutamos para proteger e salvar; é triste você não poder dar uma vida digna a seus filhos, não poder transitar tranqüilo pelas ruas sem que tenha que viver atento aos bandidos que você colocou na cadeia e que a lei o soltou antes que você terminasse de registrar o Boletim de entrega de presos, vivemos nesse dilema, arriscamos nossas vidas sem que possamos vivê-la, A PEC 300 é um sonho para todos nós. Mas acredito que algo de bom ainda estar por vir, pois o que não falta em nós é a esperança por dias melhores. Muito obrigado AMIGO que DEUS o ilumine hoje e sempre assim como ELE tem nos iluminado. AMEM!!!!

  79. Rogério

    -

    06/04/2011 às 21:10

    Sou policial civil em São Paulo, e partilho da mesma situação da polícia militar, já que em nosso Estado os salários das polícias são atrelados. Não entendo como o Estado mais rico do País paga um dos piores salários. E o governo age de forma maldosa, declarando em entrevistas números fantasiosos, tentando justificar o estado de miséria que vive os protetores da sociedade. Essa tal de atividade delegada é um dos maiores absurdos criados, é a legalização do “bico”. Queremos salários melhores para podermos nos dedicar integralmente à polícia, isso sim. Não acredito que essa PEC300 seja aprovada com valores justos (salários do DF). Acredito sim no meu esforço para conseguir alguma outra carreira que melhor me valorize, sem exigir que eu dê minha própria vida em defesa da sociedade. O preço é muito alto pra mim e pra minha família.

  80. Glaucio Botelho Camara

    -

    06/04/2011 às 20:26

    Aqui no RN não é diferente dos outros estados. Fico feliz em saber q temos mais uma voz amiga p nos ajudar nessa luta q parece utópica, más é simplismente um pedido de socorro, onde temos companheiros de diverssos estados do pais, ganhando uma miséria e literalmente dando o seu sangue p honrrar uma farda q ele tamto ama.

  81. Glaucio Botelho Camara

    -

    06/04/2011 às 20:25

    Fico feliz em saber q temos mais uma voz amiga p nos ajudar nessa luta q parece utópica, más é simplismente um pedido de socorro, onde temos companheiros de diverssos estados do pais, ganhando uma miséria e literalmente dando o seu sangue p honrrar uma farda q ele tamto ama.

  82. Cleber

    -

    06/04/2011 às 20:20

    Caro Companheiro estamos muito felizes com as reportagens que vem apresentando mostrando um pouco do nosso sofrimento, e do descaso do Estado com relação a segurança pública. Esse governador é um “Fanfarrão”, cara de páu e cínico, onde um policial militar de SP ganha 3.300,00? Só se for na França! Sou Policial Militar há exatos 23 anos e ganho bruto com todas as vantagens que o tempo permite (Sexta-parte, quinquenios, adicionais, insalubridade, etc…) 2.450,00 e líquido 1.780,00 , exatamente quase 50% do que ele alegou. acontece que ele calcula com rendimento do policial o “BICO” que todos fazem contra a vontade do governo, nunca vi tamanha cara de páu como a dele de vir a público e mentir descaradamente. Se é verdade o que ele diz, eu o desafio a mostrar um holerite de soldado da PM de SP que não trabalhe na capital e ganhe um salário superior a 2.100,00 bruto. Esse governador deveria receber um castigo de DEUS por mentir dessa forma!

  83. JOSÉ ADILSON SOARES DA CRUZ

    -

    06/04/2011 às 19:52

    Também tenho 20 anos de serviço de bombeiro militar e concordo com todos os desabafos feitos à reporter. Basta de sermos ignorados, *** **** **** e vamos mostrar a essa cambada de hipocritas e demagogos do quanto somos capazes e do quanto somos grande, chega de medo, vamos mobilizar todo mundo e chamar a atenção de todo país para nossa causa. já diz o ditado: Quem cala consente e é isso que está acontecendo com a gente, estamos calados e deixando que esse bando de mer…. nos arraze. *** **** *****

    Caro José Adilson, talvez você não tenha lido direito o post. Não foram desabafos feitos à repórter, foram trechos de comentários enviados por colegas seus ao blog.
    E desculpe os asterisco no final. O blog não publica conclamações ou convocações.
    Abração

  84. Wallace Jorge

    -

    06/04/2011 às 19:50

    É incrivel como Estados que arrecadam bilhões em impostos pagarem mal a sua Policia e Corpo de Bombeiros! Se não houvesse a corrupção e obras superfaturadas, pode saber que ia sobrar dinheiro não só pra investir em segurança pública, mas também pra educação e saúde.

    Em algum lugar aí da internet tem um site que dá a arrecadação anual por Estado. A arrecadação é recolhida pela União, que repassa aos Estados. E só pra se ter uma idéia, o Paraná arrecada em torno de 22 Bi por ano, e recebe de volta apenas 9 Bi, já São Paulo arrecada 222Bi e recebe de volta em torno duns 100Bi. O que é que a União e os governos Estaduais fazem com essa grana toda e que não aumentam o salário dos Militares, heim????

  85. paulo

    -

    06/04/2011 às 19:19

    Olá Ricardo Setti!!!!!! meu amigo é triste a situação dos policiais viu, alem de todos esses depoimentos dos colegas ainda temos que receber tiros e não reagir a altura, pois o comando não quer manchar a imagem do governo!!!! Que tal?.
    Um bração amigo.

  86. Ricardo Lamartine

    -

    06/04/2011 às 18:41

    Em SP o safadinho do CHUCHU Alckimin, teve a pachora de dizer que um soldado ganha 3300 reais, é claro, 2000 na PM e mais 1300 em operação delegada, ele (chuchu) só não disse que para ganhar isso , o PM não tem direito a folgar, é um dia na PM outro na OPERAÇÂO Delegada do KASSAB (quem sofre? todos, população, PM´s, familiares do PM).

  87. Ricardo Lamartine

    -

    06/04/2011 às 18:40

    Em SP o safadinho do CHUCHU Alckimin, teve a pachora de dizer que um soldado ganha 3300 reais, é claro, 2000 na PM e mais 1300 em operação delegada, ele (chuchu) só não disse que para ganhar isso , o PM não tem direito a folgar, é um dia na PM outro na OPERAÇÂO Delegada do KASSAB (quem sofre? todos, população PM´s, familiares do PM).

  88. Denis Borborema Cruz

    -

    06/04/2011 às 18:26

    Nosso problema não é só salário, é respeito, exige-se muito de quem pouco pode fazer, o problema da crise na segurança pública não é só dos policiais, é do governo, da sociedade, da imprensa, afinal na prórpia Constituição no art.144 o legislador preveu que também é responsabilidade de todos os cidadãos fazer sua parte e colaborar com a polícia para a atividade fim, a PAZ Social.

  89. Denis Borborema Cruz

    -

    06/04/2011 às 18:11

    Olá Ricardo, em Minas Gerais continua o atraso na evolução dos Direitos Humanos, recentemente o Governador do estado vetou a inserção dos militares do estado na Lei do Assédio Moral, ou seja, PMs e BMs podem ser assediados e humilhados moralmente, sem nenhum problema e ainda assim querem que respeitemos direitos dos demais cidadãos….Exemplos e educação começa em casa e não na rua….

  90. Rogerio Lopes

    -

    06/04/2011 às 17:58

    No Espirito Santo, a realidade nao e diferente do restante do Brasil, baixos salarios, efetivo insuficiente. Como pode um cidadao que nao pde suprir as suas necessidades basicas ter condiçoes de cuidar da segurança da populaçao! Acorda Brasil!!!!

  91. Cb. Interior RN

    -

    06/04/2011 às 17:17

    Não sei o que está acontecendo, nossos PM’s, passando por inúmeras dificuldades, isso é fato, todas as Autoridades sabem disso, e ninguém sequer muda uma palha de lugar pra melhorar essa História. Até quando meu Deus isso vai prevalecer. Quando homens de bem, arriscam as suas vidas e consequentemente as de suas familias em prol de uma sociedade absurdamente cega.
    Senhores e Senhoras da Autoridade, precisamos de um salário digno, aí sim vai mudar a história da corrupção, dos bicos, dos grupos de extermínio, enfim. Senhores governadores olhem com bons olhos para as POLÍCIAS MILITARES do restante do Brasil. Porque também somos gente e necessitamos das mesmas coisas que os senhores precisam para manter nossas familias. Também corremos os mesmos riscos de vida, e nossas familias também precisam de apoio quando MORRERMOS em serviço e deixarmos elas ÓRFÃS. Fica aqui o meu desabafo e obrigado senhores Jornalistas que nos dão esse pequeno espaço para externarmos nossa indignação e revolta. Fiquem com Deus.

  92. Marcelo

    -

    06/04/2011 às 16:47

    Com 15 anos de serviço e excepcional comportamento não obtive nenhuma promoção funcional, nem mesmo com o mérito educacional acadêmico consegue-se vislumbrar uma promoção. Em Sergipe o colega em início de carreira ganha R$ 3.500,00, emquanto na Bahia, a quinta economia nacional, o governador que é do mesmo partido do mandatário de Sergipe além de pagar R$ 1.580,00 ainda organiza governadores “todos de estados ricos” para presionar contra a PEC 300/446. governadores estes enganam a sociedade com o discurso de preocupação com a segurança pública. somos abnegados até quando? Não sei. Marcelo Miranda, Soldado da PM da Bahia.

  93. Firo

    -

    06/04/2011 às 16:41

    Obrigado pela ajuda, companheiro.

  94. Digo mermo!

    -

    06/04/2011 às 16:39

    Ricardo, um grande abraço. Sempre fui sua admiradora. Agora continuarei sendo veemente.

    Obrigado, cara Ana.
    Abraços

  95. fernando

    -

    06/04/2011 às 16:37

    Dan, tenho certeza que os que são contra a pec não farão.

  96. Antenor Vicente da Silva

    -

    06/04/2011 às 15:53

    De tantos relatos tenebroso, e sofrido por parte dessa tão sofrida classe esperamos estes Governantes se sensibilizar eles estão bricando com classe que trabalha armados e muitas vezes com necessidades finaceira sou sgt do RN tenho 20 anos de polícia e tenho muita dificuldade de manter-la minha vida financeira.

  97. lúcio

    -

    06/04/2011 às 15:06

    Sou policial militar do Distrito Federal. Temos aqui problemas semelhantes aos enfrentados pelos outros colegas. Não estamos em céu de brigadeiro, pois o custo de vida na capital federal é muito alto, no entanto é impossível não admitir que há colegas em condições mais difíceis.
    Vivemos uma guerra. Nosso país é muito desigual em oportunidades, e a criminalidade é altíssima. Outros cidadãos podem momentaneamente tocar a vida e se desligar dos problemas profissionais. Esse não é nosso caso. Estamos imersos no serviço 24h, e também estão nossas famílias. Os excessos são inevitáveis, vez ou outra, pois somos humanos lidando com humanos, uns mais cooperativos, outros menos, muitos inocentes e vários maliciosos. Nossas abordagens são sempre um momento estressante, mesmo quando pretendemos ajudar particularmente algum cidadão.

    Além disso tudo, ainda estamos engatinhando nos programas e políticas de segurança CIDADÃ, o que nos rende os piores predicados. Somos rejeitados por quem mais precisa de nós.
    Enfim, não é fácil ser policial ou bombeiro. Muito obrigado pelo espaço.

  98. Dan

    -

    06/04/2011 às 14:24

    Parabéns pela matéria, mas esses não são todos os problemas.
    Difícil…
    Mas se não fazermos, quem fará?

  99. Silvio.

    -

    06/04/2011 às 14:10

    Ricardo Setti ,obrigado pela oportunidade para expressarmos nossos anseios.Pois nós policiais e bombeiros ainda vivemos num regime de ditadura e censura dentro dos quarteis,pois os Governos estaduais enchem os bolsos dos Comandantes de Gratificações para nos ameaçarem de levarmos punições se abrirmos a BOCA PARA RECLAMAR DE NOSSAS PÉSSIMAS CONDIÇÕES SALARIAIS E DE TRABALHO.E A PARA A MÍDIA E A SOCIEDADE QUE DESCONHECE A NOSSA REALIDADE, SOMOS OS VILÕES DA SOCIEDADE,POIS NOS TRATAM COMO SE NÃO TIVÉSSEMOS CORAÇÃO E NEM SENTIMENTOS,ATÉ OS PIORES ASSASSINOS E ESTUPRADORES TÊEM SEUS DIREITOS RESPEITADOS…Acreditamos em profissionais como você,PARA MOSTRAR A NOSSA REALIDADE, para revertermos esse quadro e melhorar nossas condições de vida ,pois a sociedade não sabe COMO É DURO A VIDA DE UM POLICIAL MILITAR,QUE TEM QUE ESTAR SEMPRE PREPARADO PARA DEFENDER O CIDADÃO,POIS QUALQUER ERRO É A MINHA VIDA E A SUA QUE ESTÁ EM JOGO ,POIS PARA O BANDIDO TANTO FAZ…

  100. paulo

    -

    06/04/2011 às 14:05

    Só te peço uma coisa; que você continue contribuindo com esta classe tão sofredora. Não poço falar muito, pois se descobrem quem sou, vou ser punido severamente, pois a liberdade de expressão, não existe na maioria das policias.

  101. erbenilson

    -

    06/04/2011 às 14:03

    Muitas turmas tem somente uma aula de tiro durante o curso e isso permanece por toda a vida miliciana, mas para a justiça somos peritos em tiro policial.É difícil o policial sair dando sua testa a prêmio para defender a sociedade por um salário baixíssimo!!!

  102. paulo

    -

    06/04/2011 às 13:57

    falar de dignidade sem tocar no tema salário, é hipocrisia, póis um funcionário bem remunerado dentro da polícia não se preocupará em fazer trabaho extra-corporação, dedicando seu tempo a estudo e treinamentos constantes, para poder proporcionar um melhor atendimento à população, com um salário melhor, diminuirá significadamente o número de corruptos dentro da corporação, o policial poderá ter uma moradia digna, em local seguro para a sua família e dar mais atenção aos mesmos.Por tanto, nos ajude a conscientizar aqueles que,por dever, podem honrar aqueles que defendem a sociedade muitas vezes com a própria vida.NãO é possível que os deputados aprovem do dia pra noite um aumento salarial de 12000 para 26000 pra eles mesmos e demorem tanto pra dar um salário justo, para os policiais de todo o Brasil!

  103. PRISCILA CARNEIRO

    -

    06/04/2011 às 13:51

    Caberia não só aos profissionais da área da segurança pleitearem sua valorização,mas bem como toda sociedade e assim passarem a cobrar dos governantes atitudes,pois é a sociedade quem depende desses profissionais,pois as condições e os tratamentos com os Policiais por todo País tem sido um total descaso e chegando em alguns casos desumanas as condições de trabalho,mas infelizmente os seres humanos são individualistas só lembram dos Policiais quando estão em perigo,eu como esposa de um soldado,não consigo acreditar que nossos governantes e toda sociedade achem que o salário e o vale refeição de um policia seja o suficiente para colocar não só sua vida em risco mas de seus familiares pelas dos seu próximo ,os mesmos que não os valorizam.POR MIM MEU ESPOSOS NÃO SERIA MAIS POLICIAL E MAIS DIGO A ELE QUE QUANDO FOR TRABALHAR PENSE BEM ANTES DE FAZER ALGO EM UMA OCORRÊNCIA ,POIS NÃO TERÁ APOIO DE NINGUÉM MACHUCADO OU NÃO.

  104. Rudi Rodrigues da PM Ba

    -

    06/04/2011 às 12:13

    A GENTE OLHANDO TUDO ISSO TEMOS A CERTEZA QUE É UMA VERGONHA SEM TAMANHA PARA ÀQUELES QUE DIRIGEM O NOSSO PAÍS, DEPOIS QUEREM QUE SE TENHA DEDICAÇÃO PELA PROFISSÃO, POR MAIS QUE SE TENHA DIGNIDADE FICA MUITO DIFÍCIL UM PROFISSIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA DIZER QUE ESTÁ SATISFEITO COM O SEU TRABALHO, POIS SE VIVEMOS PARA DAR A DEVIDA SEGURANÇA A POPULAÇÃO, NOSSA FAMÍLIA ESTÁ EM PRIMEIRO LUGAR, NÓS SABEMOS PERFEITAMENTE DISSO E COMO PODEMOS FAZER ISSO SE NEM A NOSSA FAMÍLIA ESTÁ SEGURA. QUE ESTÍMULO TEMOS PARA EXERCERMOS A NOSSA PROFISSÃO COM DIGNIDADE? DESSE JEITO FICA DIFÍCIL, MUITO DIFÍCIL MESMO. ANDAMOS SOBRESSALTADO, POIS MUITOS DE NÓS VIVEMOS LADO A LADO COM O MARGINAL, POIS NÃO TEMOS CONDIÇÕES DE UMA BOA MORADIA E COM ISSO A NOSSA FAMÍLIA FICA A MERCÊ DO VAGABUNDO, É MUITO REVOLTANTE MESMO, E OS NOSSOS GOVERNANTES AINDA TEM AS CARAS DE PAUS DE DIZEREM QUE ESTAR TUDO BEM, PRÁ ELES E SEMPRE VAI ESTAR, TENS TUDO ÀS SUAS DISPOSIÇÃO, REALMENTE NÃO TEM COMO SE PREOCUPAR, O POVO QUE SE LIXE. NA MINHA SIMPLES OPINIÃO TINHA QUE ACABAR COM O VOTO OBRIGATÓRIO.

  105. Ismael

    -

    06/04/2011 às 11:48

    Esta semana dois policiais executaram um criminoso num cemitério em São Paulo. Tudo foi testemunhado por uma corajosa mulher que denuciou o crime e o caso ganhou as manchetes do país. O governador já anunciou que ambos serão expulsos, justamente. Mas o que tem acontecido com políticos pegos em flagrante? denunciados por comparsas (como Roberto Jeferson)? São ou não dois Brasis? ou corrupção deixou de ser crime?
    Nas mãos do STF está agora a resposta.

  106. Cb Souza

    -

    06/04/2011 às 11:46

    A realidade de quem trabalha por fazer a segurança pública não é nada fácil. Alguns adolescentes e jovens até sonham com tão honrosa profissão. No entanto, a realidade é dura. Não há estrutura. Não há valorização do ser humano profissional. Somos mal vistos e desacreditado por boa parte da sociedade. Mas isso não é culpa nossa. Os governantes não querem investir nessa área, deixando a sociedade a mercê da criminalidade e os policiais e suas familias passando necessidade.

  107. Silva Júnior

    -

    06/04/2011 às 11:06

    A população brasileira precisa saber o que se passa nas unidades de policia e bombeiro militar,pois,estamos cansados de ser condenados sumariamente pela comunidade,que,em sua ótica está desamparada quando o assunto é segurança pública pois possui uma polícia inoperante,más,entretanto os motivos deste desamparo vão além.Nossos comandantes defendem seus cargos a todo custo e com isso aceitam as migalhas oferecidas pelo governo causando assim o caos declarado por todos nos comentarios mencionados.E preciso valorizar o profissional oferecendo condições dignas de trabalho,plano de cargos e salarios,que inexistem para as praças das PMs e BMs do Brasil.Não e justo um aspirante a oficial inicie sua vida profissional junto com um soldado novo,e após 25 anos de serviço o primeiro está no cargo de tenente coronel e o segundo permace estacionado na mesma função,ai a sociedade quer exigir comprometimento destes profissionais pois para a comunidade tudo está na devida ordem.

  108. Vera Scheidemann

    -

    06/04/2011 às 10:51

    Todos os depoimentos são verdadeiros. Esses
    homens são heróis anônimos. Tomara que essa bela
    campanha tenha bons resultados.
    Um abraço !
    Vera

  109. sd anderson

    -

    06/04/2011 às 10:40

    bom dia todos que fazem a revista veja,em especial ão sr ricardo setti.sou policial militar a 12anos aqui no meu estado RN.e ainda hoje, quando tenho tempo eu paro e penso o porque que nós policiais samos tão desvalorizados por nossos políticos. que muitas das vezes em seus discursos inflamados eleitoreiros usam como arma eleitoral a segurança publica.como umas das metas principais,como primeiro passo para resolver outros problemas sociais da população.mais esquecem que nós policiais tbem fazemos parte dessa sociedade e tambem somos cidadãos e precisamos ser tratados como tal.como é que nós policiais vamos dá segurança a população ofereçer sensação de segurança se muitas das vezes dexamos nossas familias em casa desprovidas de tudo.faltando alimento,com filho doente,cheios de dividas.e tambem com uma preocupação de sair e voltar para casa vivo.em muitas das vezes isso não aconteçe.por isso caro ricardo, fica uma pergunta para nossos governantes não vale a pena valorizar aqueles que em escolhemos para representar o estado na área da segurança?

  110. diego

    -

    06/04/2011 às 10:27

    É muito trite essa situação, estou ingressando este mês na PMERJ e já tenho planos para prestar outro concurso. Pois nessa situação ficará complicado.

  111. Ricardo

    -

    06/04/2011 às 9:59

    Não sei o que nos motiva a ir pra rua arriscar nossas vidas pra defender a sociedade, enquanto que nossa família fica em casa desprotegida. Temos o direito de liberdade renegado quando não podemos sair com nossa família e nossos filhos não podem dizer no colégio que são filhos de policial. Aqui no RN os policiais são humilhados, ganham mal e é porque vamos sediar jogos da copa de 2014. Imagine a motivação do policial!!!

  112. Jairo

    -

    06/04/2011 às 9:35

    Espero que com esses relatos os governos estaduais e o federal reavaliem o situação da segurança pública pois à grandes eventos internacionais a serem realizados por aqui. Aqui na Paraíba não é muito diferente não. A criminalidade tem aumentado a níveis estratosféricos, pois a polícia está desmotivada por conta de baixos salários.

  113. Jorge Carlos Moraes Bastos

    -

    06/04/2011 às 9:34

    Caro jornalista, agradeço pelo apoio dispensado a nós combatentes diários da criminalidade. Á despeito de alguns que possam vir a manchar nossa reputação, a grande maioria dos PM’s são de boa índole e possuem as melhores intenções para servir a sociedade. A aprovação do piso salarial, além de justa por promover a igualdade entre os estados da federação com toda a certeza irá nos estimular e melhorar nossas condições físicas e psicológicas para poder prestar um serviço de mais qualidade á comunidade necessitada, visto que o policial em sua folga poderá descansar, e não arriscar-se em serviços extras a fim de complementar sua renda, sem falar que poderá morar em locais longe das periferias, despreocupando-se parcialmente assim da segurança de suas famílias.
    Obrigado! Sd Jorge – PM MS

  114. Francisco joseleide de freitas holanda

    -

    06/04/2011 às 9:23

    Ricardo Sett vou tomar a liberdade de te chamar de amigo, pós bem amigo é difícil ver alguém ou um cidadão que saiba o que se passa na policia militar, a não ser que seja alguém da falia dos policias, vivemos trabalhando e ariscando as nossas vidas para manter a ordem e proteger a sociedade, muitas vezes deixando as nossas famílias sem segurança mas é o nosso dever não estou reclamando!
    É amigo o nosso salário é tão baixo que muitos de nós saímos de casa para fazer o tal do bico, que é qual que serviço fora da corporação como presta segurança partícula ariscando muito mais as nossas vidas, deixando as nossas famílias em segundo lugar se sobrar tempo irei dedicar um pouco a família, não é por que eu queira não, pós saiba que é muito triste você sendo um pai de família ver que esta faltando as coisa em casa, por isso que fazemos o bico, é amigo não é sentimentalismo não quando saiu de casa dou um beijo na minha esposa e filhos e mim despeço com um ate amanhã mas sei eu que este ate amanhã pode ser um adeus, pós quando um policial sai de casa para trabalhar ou até mesmo ir a um supermercado esta pode ser a sua ultima viagem, é amigo quando qualquer um de nós fazemos essa escolha de defender a sociedade esse é o risco que coremos.
    O risco que coremos, esta é uma frase que os deputados deveriam ter em mentes quando falam da PEC 300, eles não sabem o que é colocar a sua vida na mira de bandidos que não estão nem ai se matarem ou não, pois bem o que pode acontecer com os deputados é machucar as unhas ao assinar algum projeto que venha beneficiar os mesmo, como esse que foi o aumento deles que bateu recorde na hora de ser voltado. Eles os deputados tem dinheiro sobrando por isso que não tão nem ai para a sociedade.
    Vejo amigo a desigualdade entre as policias, em alguns estados a minoria ganhando bem enquanto os de mais uma misera, vejo também a desigualdade entre a policia militar e a civil não é que eles ganham bem e nos que ganhamos pouco.
    Peço ao amigo que não deixe de falar sobre a PEC 300, pois esse é um sonho de muitos militar, o amigo pode até pensa que tem militar que não presta andam fazendo besteira por ai mas olhem o que vou disser em toda profissão tem os bons profissionais e os mal profissionais.
    Suo CABO PM HOLANDA do rio grande do norte o nosso estado não é muito diferente de outros que não estão dando valor a essa tão perigosa profissão que é a policia militar, um abraço e que DEUS ilumine o nobre jornalista na sua brilhante profissão.

    Obrigado por seu depoimento, caro Cabo Holanda. Continuarei, sim, acompanhando os trabalhos de tramitação da PEC e procurando informar os leitores do blog da melhor forma.
    Não faço mais do que minha obrigação, nem precisa agradecer.
    Abraços

  115. Reginaldo.

    -

    06/04/2011 às 9:18

    Bom dia! A todos amigos.
    E com muita emoção caros colegas que eu leio todas as mensagens de todos, e muitos aqui do DF estam nesta luta com vocês policia e policia e aonde estiver a unica coisa que não da para entender e que os governantes não fazem naaadaaaa!. Sou policial militar do DF hà 20anos com um renda de R$3.800,00,sei da dificuldades de vocês, mas a nossa não esta tão diferente porque quem ganha otmos slarios aqui e só os coroneis R$+/- 18.000,00, policia civil R$+/- 15.000,00, e a policia do congresso nacionalR$9.000,00.Aqui nós praças estamos largados igual a todos, pois o custo efetivo de vida do DF e muito alto então nós PM e BM estamos com vocês.ABRAÇOS A TODOS.

  116. Reynoso E Sheila

    -

    06/04/2011 às 9:17

    Esse BM que aparece todo equipado é CelBM, um grande profissional mesmo quando sofreu um acidente poderia ter ficado na reforma mais não foi. Porém como todos esta bem e não usa a sua influencia na tropa para ajudar fica no muro porque eles conseguiram tudo que um BM almeja, posição reconhecimento, bons salários conhecimento da profissão etc. è vergonhoso que eles só pense neles
    uma carreira brilhante mais vazia moralmente com os seus semelhantes BM se subordinados, tapinha nas costa não resolve a vida do BM. Uma pena para todos nós que continuamos a bem servir e não somos reconhecidos no CBMERJ.

  117. Thiago

    -

    06/04/2011 às 8:50

    De norte a sul do País a história dos nossos Policiais e Bombeiros são iguais. PRecisa haver uma reestruturação das Polícias e Bombeiros, não dá mais pra continuar deste jeito. A melhoria salarial é apenas um problema dos vários a ser sanados.

  118. Asp PM Fernando Gomes

    -

    06/04/2011 às 8:34

    Os salários que os Policiais MIlitares e Bombeiros recebem são apenas uma parcela dos problemas que acometem essas corporações. Faltam armamentos, viaturas, combustível, coletes, treinamento etc e, principalmente, respeito e comprometimento político a essa atividade tão importante à sociedade.

    Caro Ferando, já comentei esses aspectos em vários posts diferentes. Você tem razão.
    Abraço

  119. Roberto Sterling

    -

    06/04/2011 às 8:29

    Pobre Pedro Luiz, acredita em contos da carochinha…

  120. De assis

    -

    06/04/2011 às 8:07

    Bom dia,tem 22 anos de PMRN espero um dia os PMs e BMs ser bem remunerado para dar uma vida digna a minha familia,meu pai esta com problema,tem que fazer uma cirugia não tem como fazer,queria tem condição de pagar para meu pai,o que ganho não dar para pagar fico revoldado porque ganho o salario muito baixo.

  121. erick

    -

    06/04/2011 às 7:54

    Sou anigos do todos os PMs e Bms,espero que um dia os guerreiros do brasil tem um salario digno,tem 11 anos admiro muito o trabalho do PMs e BMs quero ser PM ou BM.

  122. Santos

    -

    06/04/2011 às 5:27

    Aqui na Bahia un Soldado de inicio de carreira recebe por volta de 1.800,00 reais, uma miséria, tenho mais de 20 anos na corporação e ainda sou Soldado. Devia estudar? Não. Deviamos ter um plano de carreira que é nosso direito e melhor salário.

  123. jfaraujo

    -

    06/04/2011 às 2:00

    Os comentários são simplesmente estarrecedores!!!

  124. alan ferreira

    -

    06/04/2011 às 1:11

    Parabens Ricardo Setti pela excelente materia sobre a pec 300, tão desejada por todos os policiais e bombeiros do Brasil .

  125. Pedro Luiz

    -

    06/04/2011 às 0:17

    Amigo Setti:
    Estimula as pessoas a assistirem no SBT a novela “Amor e Revolução”de Thiago Santiago,talvez aí os Bolsonaros,Ulstras,Burniers,Fleury,Coelhos Netos,Bandeiras possam ser conhecidos pelo POVO BRASILEIRO por seus crimes cometidos contra a HUMANIDADE.
    Sei que aparecerão os de sempre,vai para Cuba e outros do mesmo tipo,no entanto a cada dia os crimes cometidos estão sendo descobertos – revista Época sobre os assassinatos na Casa da Morte de Petropolis um exemplo de reportagem.A VERDADE aparece e voces estarão protegidos pela Lei da Anistia mas sabremos seus nomes,sobrenomes e seus crimes,pior das piores condenações “Os monstros da história brasileira”e assim arejaremos todos oc Clubes Militares de todo o Brasil e nunca mais se reunirão para homenagear Monstros mas sim em Repudia-los.

  126. Marco Teixeira

    -

    05/04/2011 às 23:26

    Tive um caminhãozinho de corpo de bombeiros de madeira quando criança que não esqueço.Não me tornei bombeiro mas, tenho um profundo respeito por esses profissionais da salvação de vidas.
    devemos lutar para melhorar as condições de trabalho e remuneração justa.

  127. Valdelei Duarte

    -

    05/04/2011 às 23:14

    Sou 1° SGT.BM Valdelei Duarte, entrei para o CBMERJ em 1981 como combatente, fiz o curso de busca e salvamento em 1983, e em 1984 o CSMar (guarda-vidas)
    onde estou lotado até hoje, GMar (grupamento marítimo)Trabalhei 16 anos direto na areia(praia)fazendo socorros, por muitas vezes vi a morte de perto enfrentando e desafiando a força da natureza para realizar o meu trabalho, contraí várias doênças, cancer de pele,otite,ernea de disco e acho que até depressão, pôs nunca fomos valorizados, nem pelo governo, nem pelo comando e muito menos a sociedade, esta somente quando precisam dos nossos serviços e que lembram e pedem socorro, com 29 anos e seis mese de serviço recebo R$ 2.700,00 para sustentar 4 pessoas, enquanto um SOLDADO em brasília R$ 5.900,00 com três anos de serviço.

  128. Hugo

    -

    05/04/2011 às 23:11

    É, como o cotidiano dos PM’s e BM’s e PC’s do Brasil são semelhantes. Infelizmente vivemos uma realidade cruel. Chego às vezes pensar que o criminoso é que tem vez aqui. Engraçado: não vi nenhum relato de PM do DF, PF, PRF nesse texto. Sorte deles.

  129. Waldemiro gonzaga dias

    -

    05/04/2011 às 22:15

    Essa é a realidade de nossa policia, e olha que temos um COPA e uma OLIMPIADAS em breve.Vamos pasar uma vergonha internacional,”nunca antes vista na história desse País”. e viva o Lulalato!!!
    ou melhor o Dilmalato!!

  130. Thiago Muller

    -

    05/04/2011 às 21:49

    Excelente texto. Nós da policia civil goiana não estamos muito diferentes. Falta tudo e estamos a 6 anos com o salario igual…não temos adicional de nada. Trabalho numa especializada e faço masi de 40 hrs semanais e nada de extra…

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados