18/03/2011
às 20:01 \ Política & CiaPEC-300: o piso de 3.500 reais para PMs e bombeiros foi apalavrado, mas não consta de nenhum documento

Fac-símile do documento em que o líder do governo e 8 líderes de partidos pró-governo se comprometeram com mudanças na PEC-300, retirando como referência para todo o país o piso dos PMs do Distrito Federal
Amigos desta coluna, vocês acreditam em fio de bigode – o velho, antiquíssimo símbolo da confiança na época em que os cavalheiros não precisavam de papel assinado para cumprir compromissos assumidos?
Pois bem, o provável novo piso salarial de centenas de milhares de policiais militares e bombeiros de todo o país – 3.500 reais — está dependendo de palavra empenhada, e não de documento escrito, para ser fixado, caso a Proposta de Emenda Constitucional nº 300, de 2008 – a chamada PEC-300 – for aprovada pelo Congresso.
A PEC-300, fundida a outras propostas e cuja denominação atual é, na verdade, PEC 446, de 2009, originalmente equiparava o piso salarial de PMs e bombeiros de todo o país ao que percebiam, na época, os integrantes das corporações no Distrito Federal: algo como 4.500 reais por mês (enquanto Estados como o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul mal chegam aos 1.200 reais).
O piso mudou em julho passado, diante da pressão dos governadores de Estado, apavorados com o aumento de despesas decorrente da PEC, e do governo federal, que também deveria comparecer financiando um fundo destinado a implantar a medida.
A emenda que mudou o piso
Em primeiro lugar, por acordo entre o então líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), e os líderes de 8 partidos da base de apoio do governo, que possui folgada maioria na Câmara, a equiparação com o DF ficou fora da emenda – e, portanto, ficará fora do texto da Constituição.
Em segundo lugar, por meio de uma chamada “emenda aglutinativa” (veja acima reprodução do documento original, com assinaturas dos líderes de bancadas), que mistura diversas propostas e que os líderes apoiaram, ficou determinado que a remuneração de PMs e bombeiros “observará piso remuneratório definido em lei federal”, cujo projeto deveria ser enviado pelo Executivo ao Congresso (o então presidente Lula) num prazo de 180 dias.
Ou seja, o piso igual ao do DF não mais existia (e não mais existe), e o valor do piso foi jogado para uma futura lei do Congresso.
Ocorre, porém – recordou para a coluna o líder do PTB, deputado Arnaldo Faria de Sá (SP), autor da PEC original – que, na mesma reunião em que se concordou com a “emenda aglutinativa”, os líderes se comprometeram a tomar como base para o piso, na futura lei, o valor de 3.500 reais.
Só que isso não constou do documento que formalizou a “emenda aglutinativa”, assinada pelos 9 líderes e aprovada pela Câmara em primeiro turno de votação, por 349 votos a zero.
Quem se comprometeu com os 3.500 reais
Por via das dúvidas, amigos, anotem os nomes dos 9 líderes que se comprometeram a levar em conta o valor de 3.500 reais na hora de fixar o piso:
Cândido Vaccarezza (PT-SP), à época líder do governo;
Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN);
Fernando Ferro (PT-PE);
Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP);
Daniel Almeida (PC do B-BA);
Fábio Faria (PMN-RN);
Marcondes Gadelha (PSC-PB );
Lincoln Portela (PR-MG); e
Roberto Britto (PP-BA).
As pressões para não votar o segundo turno
O segundo turno de votação na Câmara acabou não ocorrendo devido, sobretudo, ao esvaziamento do Congresso provocado pela campanha eleitoral. E, a partir de outubro, observa o deputado Faria de Sá, principalmente pela pressão dos governadores recém-eleitos, preocupados com o caixa dos Estados que iriam assumir. O governo federal, já no final do lulalato, não deixou por menos, com o então ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, dizendo que a aplicação da emenda custaria 40 bilhões de reais aos cofres públicos.
“Aquilo foi um chute total”, desdenha o deputado Faria de Sá, que se diz indignado com a atual situação de PMs e bombeiros: “O piso no Rio de Janeiro mal passa dos 1.000 reais. Com todo o respeito a todos os tipos de profissionais, mas um PM no Rio ganha 30 e poucos reais por dia, menos do que uma faxineira!”
Desde a aprovação da emenda em primeiro turno, a Presidência da Câmara tem recebido dezenas de requerimentos solicitando que a matéria seja colocada na Ordem do Dia para votação em segundo turno, como esta coluna vem registrando.
Para que qualquer projeto entre na Ordem do Dia, é preciso a aprovação do Colégio de Líderes, que se reúne toda quarta-feira, sob a presidência do presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS).
Tags: Arnaldo Faria de Sá, BA, Bombeiros, Cândido Vacarezza, Daniel Almeida, Fábio Faria, Fernando Ferro, Henrique Eduardo Alves, Lincoln Portela, lulalato, Marcondes Gadelha, MG, PB, PC do B, PE, PEC 300, PMDB, PMN, Polícia Militar, PR, PSC, PT, PTB, RN, Roberto Britto, salários, SP

































Barcelona vence título na despedida de Pep Guardiola
Atirador em cima de telhado mata uma pessoa na Finlândia
Iêmen: tropas do governo matam 20 membros da Al Qaeda
Governistas devem convocar Perillo e já admitem expor Agnelo
Eduardo Saverin, o brasileiro do Facebook, conta sua história








Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
113 Comentários
Carla Lugão - Viana/ES
-29/04/2011 às 16:55
Socorrro!!!!!!!!!! Por favor aprovem a PC300 senhores deputados, assim termos um pouco mais de dignidade.
SD Ferreia/BA
-11/04/2011 às 10:32
Gostaria de parabenlizar o Jornalista Ricardo Setti pelo profissionalismo, pela importância dada a essa situação dos Policiais de todo o Brasil, que em sua grande maioria são bons profissionais, bons cidadãos, pais de famílias, pessoas dignas, que merecem respeito da sociedade e de nossos governantes, chega ser vergonhoso a forma que a PEC 300/446 é empurrada com a barriga por políticos sem compromisso com o povo brasileiro.
SD Viana/ES
-08/04/2011 às 10:08
Agora somos heróis, mas com salários de vergonha. Pense nisto nobre deputado federal
Jorge Luiz.
-03/04/2011 às 19:40
Isso é uma vergonha, os salários deles aumentaram da noite pro dia, mas a PEC 300 até agora nada. Quero dignidade não esmola!Sem essa de programa assistencialista, carnaval e samba. Brasil, mostra sua cara, quero ver quem paga prá gente ficar assim.
Reni
-30/03/2011 às 18:35
Não é só os policiais que querem a PEC 300, a população também quer, pois aqueles mais esclarecidos sabem muito bem, que um profissional bem remunerado trabalhará mais motivado, contribuindo assim para a segurança de todos.
Renato MG
-30/03/2011 às 18:32
Os salários dos policiais estão demasiadamente defasados, portanto essa deveria ser uma preocupação urgente, mas alguns políticos estão virando as costas para essa classe trabalhadora tão importante.
Paulo MG
-30/03/2011 às 18:29
Os políticos estão abusando dos policiais!!! essa medida já deveria ter sido votada, CHEGA DE ENROLAÇÃO, PEC 300…..JÁ
Júnior
-30/03/2011 às 18:26
Vamos em busca desse sonho!! PEC 300 JÁ.
Fábio
-30/03/2011 às 18:25
MUITO OBRIGADO RICARDO SETTI, por divulgar essa proposta, necessitamos muito de sua ajuda e de outros jornalistas comprometidos com a qualidade da segurança pública brasileira.
Ana
-30/03/2011 às 18:22
Eu acho que essa proposta é de extrema importância para a segurança pública do Brasil, nós enquanto cidadãos devemos cobrar pela aprovação da PEC 300.
Reginaldo
-30/03/2011 às 18:19
Vamos todos juntos em busca da aprovação da PEC 300.
Paulo PMMG
-30/03/2011 às 17:58
A PEC 300 será uma grande vitória para a segurança nacional.
Vitor PMMG
-30/03/2011 às 17:56
Não podemos nos esquecer da PEC 300, essa é uma luta limpa, necessária e justa.
celio
-29/03/2011 às 18:37
pec 300, é a solução, urgente!!!!!!!!
Fernando
-28/03/2011 às 14:26
pec 300 já!!
Jackson BM
-26/03/2011 às 17:11
Quando o Estado abandona seus servidores, deixando-os à mercê do outro lado, é porque, muito provavelmente, o Estado está do outro lado!”
VIVA A PEC 300
André Freitas BM
-26/03/2011 às 16:54
Cabe lembrar ainda nobre jornalista á respeito do efetivo reduzidíssimo que sofremos aqui no Paraná. Quando entramos para o Corpo de Bombeiros aprendemos que uma guarnição de caminhão consiste, pelo menos, de 5 Bombeiros e atualmente trabalhos somente com 2 ou, em determinados dias, chamando pessoal extra, com 3 pessoas e na Ambulância trabalhamos com 02, ou seja, 01 na verdade, porque o outro é o motorista… e novamente quem sai perdendo é a população com um trabalho de baixa qulidade devido ao acumulo de funções acarretado pela falta de efetivo.
Jackson BM
-26/03/2011 às 16:49
Caro Ricardo Setti, parabenizo-o pela dedicação á
PEC 300 e precisamos de sua ajuda para que ela não seja “esquecida” pelo Presidente da Casa Legislativa e seus comandados. Vamos valorizar e melhorar a segurança pública do nosso país….
Daniel
-25/03/2011 às 23:03
Puro jogo político para barrar uma proposta tão justa para os policiais…
PMMG
-25/03/2011 às 22:56
PEC 300 JÁ!!
Pedro
-25/03/2011 às 22:54
Precisamos nos unir para que juntos consigamos essa vitória! PEC 300 JÁ! ainda bem que existem jornalistas como você Ricardo que vem acompanhando essa causa tão nobre!!
Adriano
-25/03/2011 às 22:51
A PEC 300 é uma necessidade cada vez maior para dar dignidade a essa classe trabalhadora que está esquecida pelos nossos representantes políticos.
Gilmar
-25/03/2011 às 22:47
Essa é a hora, pressão total pela aprovação da PEC 300, não vamos desistir!! dignidade aos policiais, abraço Ricardo Setti.
leandro
-25/03/2011 às 22:44
Precisamos da PEC 300, essa luta não pode acabar!!
rosemberg rodrigues
-25/03/2011 às 17:38
pec 300 já dignidade a familia policial .
luciano de souza
-25/03/2011 às 15:54
Há, a copa e as olimpiadas estão vindo ai.Quero ver o vai ser feito para area de segurança,principalmente na copa, onde varias capitais irão ter jogos.Na epoca falaram em valores que seriam acrescidos aos policiais que trabalharem na copa, e que esse valor seria acrescido ao salario de todos os policiais com o término da copa.Será? Se puder publicar tal matéria relacionado a isso.
luciano de souza
-25/03/2011 às 15:48
Isso é uma vergonha, como sempre fala o Boriz.Mas a sociedade esta nas mãos de pessoas assim,inescrupulosas, pessoas que aumentam o próprio salário da noite pro dia, e pra dar um aumento de 35 reais no mínimo arrumam a maior confusão.Olha cabe às diversas classes, principalmente às PMs,PCs, Educação entre varios outros orgãos do governo que almejam um salário digno fazer uma parada, GREVE, por que assim eles irão ver como a união faz a força.
Caro luciano de souza, sou frontalmente contrário a greves de policiais. Há outras formas de defender reivindicações.
Abraços
pmpr marcos
-25/03/2011 às 14:43
Insensatos, alguns políticos fingem não perceber a necessidade da aprovação da PEC 300, como se os policiais não tivessem nenhuma importância no cenário Nacional. Acontece que a segurança pública é hoje tema constante nas rodas de conversas, na mídia e no dia a dia. Não há como falar em segurança pública sem valorizar o prestador do serviço de segurança pública: O Policial. Aquele que deixa seu lar sem saber se voltará para casa.
Chega de descaso com esses valorosos homens que nos protegem de dia e de noite, enquanto a família, às vezes está passando por dificuldades financeiras e outras, a mercê atualmente dessa famigerada criminalidade crescente.
SD ES
-25/03/2011 às 11:11
Sr Ricardo Setti, estude melhor o Militarismo por favor, nos ajude. O militarismo é muito bom para as forças armadas e não para fazer a segurança do Estado, Ex seu abordar um filho de deputado, esteja dirigindo alcoolizado é bem capaz que no final da ocorrência o Preso é eu. E assim vai…. Manda quem pode e obedece quem tem Juízo. A policia Militar tem q ter mais autonomia, porém deve ter critérios que atenda os anseios da sociedade, com respeito e pacificassão. E não politicagem. É por este motivos que as blitz, só são feitas em bairros de classe media baixa. E eu penso que devemos fazer Blitz em todos o lugares. Já que não devo nada por que irei reclamar.
Luiz
-24/03/2011 às 23:54
Os policiais acreditam na PEC 300, obrigado Ricardo Setti, você demonstra total imparcialidade e coragem abordando este tema.
Daniel
-24/03/2011 às 23:49
Vamos fazer justiça aos nobres policiais brasileiros, queremos a PEC 300. Parabéns Ricardo pela coragem, não vejo mais ninguém publicar sobre essa medida tão importante.
Leandro
-24/03/2011 às 23:45
A pec 300 irá beneficiar diretamente a qualidade da segurança pública em nosso país, mas infelizmente estamos notando o quanto o governo está menosprezando esta causa. Obrigado a você Ricardo por acompanhar esta causa tão justa!!
José R. D. Cruz
-23/03/2011 às 13:47
é inadimissìvel o que os politicos pr não dizer outro nome que eles mereciam ouvir estão fazendo com os policiais e bombeiros militarea brasileiros, estão nos fazendo de idiotas imbecis, uma classe que diante da bandeira nacional, jurou defender a sociedade com o sacrificio da própria vida se for o caso, coisa que eles (politicos) deveriam se envergonhar quando cantam o ino nacional, já passou da hora da nossa classe se unir e dar um basta nisso, infelismente aqui nesse pais que eu me orgulho de ser brasileiro, as vezes fatos como este tem que ser resolvidos da maneira que não desejamos (vcs entenderam o que eu quiz dizer) entenderam?.
silas
-23/03/2011 às 13:39
No Rio de Janeiro está surgindo uma aberração. O governo quer que os policiais façam horas extras como forma de melhorar seus rendimentos, é o chamado “bico legal”. A sociedade pode ficar tranquila com policiais armados extrapolando cargas horárias e ficando exaustos? E as famílias desses profissionais? As famílias não possuem direito à um convívio familiar normal? E a polícia de Minas que luta bravamente para qualificar seus profissionais através de inúmeros treinamentos(que inclusive excedem a carga horária semanal)vai continuar sempre ganhando pouco mesmo exigindo curso superior para o ingresso em seus quadros?
MANA
-23/03/2011 às 13:00
A Câmara ficou de votar a PEC 300/446 em março, está acabando o mês e nada.
Vai ser difícil. Eles estão jogando duro para esmorecer a CAUSA.
Algo de radical tem que ser feito ou a PEC já era.
Cabo JPH
-23/03/2011 às 12:32
É uma vergonha como somos tratados pelos politicos do nosso pais.
URUTU
-23/03/2011 às 10:20
ESTAMOS NO CAOS DA SEGURANÇA PUBLICA.SERÁ Q OS POLITICOS VÃO ESPERAR ACONTECER UMA TRAGÉDIA PARA MELHORAR NOSSOS SALARIOS COMO VEZ O EX GOVERNADOR DE MG AZEREDO,ALÉM DE LEVAR NOSSO DINHEIRO DO IPSM.
Paulo BM
-23/03/2011 às 4:20
Será que a sociedade nãopercebedo risco que está correndo com os baixos salários pago a segurança pública do Rio de Janeiro.
Imaginem o nível dos candidatos que estão ingressando hoje na PMERJ e no CBMERJ. São esses profissionais que cuidarão da nossa segurança nos próximos 30 anos de carreira. Pensem nisso.
SD BM PA
-22/03/2011 às 22:20
Os Deputados aliados do governo fazem de tudo para barrar a pec300.Vinha uma revolta quando via na câmara o deputado vacarezza fazendo de tudo para ir segurando o andamento daquela votação em primeiro turno.Queremos a pec300 na ORDEM DO DIA SENHORES DEPUTADOS.
CLEMILSON
-22/03/2011 às 20:41
LÁ PARA 2.040 TALVEZ O CONGRESSO APROVE A PEC-300 DEFININDO O PISO NACIONAL DE POLICIAIS COMO R$ 3.500,00. É LAMENTÁVEL COMO OS GOVERNOS E OS PARLAMENTARES TRATAM A SEGURANÇA PÚBLICA DESTE PAÍS.
Denis Borborema Cruz
-22/03/2011 às 19:20
Enquanto isso deputados e senadores quase dobram em um dia apenas seus próprios salários…
JIRLEY
-22/03/2011 às 17:20
A certificação da falência do sistema público está estampada em cada notícia de violência anunciada diariamente. Além das péssimas condições de trabalhos a que somos submetidos,equipamentos obsoletos, ainda temos que conviver com a dura realidade de jornadas duplas de trabalhos, visto que o salário pago aos PM´s hoje é baixo, quase em nivel nacional, o que obriga-nos a ter os “bicos” para completar a renda familiar. Com essa situações perdemos nós, que trabalhamos cansados e sem estímulos, perde a sociedade que deixa de usufruir de um serviço priotirário de qualidade. PEC 300, É NECESSÁRIO FALAR SOBRE O ASSUNTO.
SD BM PA
-22/03/2011 às 16:24
Pec300! na ordem do dia já!!!!!!!!!!!!! vai chegar um tempo que a segurança pública não vai aguentar mais..aí….Parabens sernhor Setti pela matéria.Quero acessar seu blog e ler que a pec vai estar na ordem do dia.
carla de Siqueira Regis Lugão
-22/03/2011 às 14:08
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou nesta terça-feira (22), no programa Bom Dia, Ministro, que os “bons exemplos devem ser seguidos” e que o crime organizado só se consolida com a conivência do Estado.
“E o ministro o que tem feito?”
socorro !!!!!!!!!!!!!!
precisamos de investimentos (politica) para a segurança pública
marine
-22/03/2011 às 12:14
o país está tentando camuflar a situação dos profissionais de segurança pública, manipulando grande parte da midia nacional nossa luta praticamente não é divulgada. Mas com a ajuda de verdadeiros Jornalistas como o Sr, que não ficam alienados aos interesses do governo, nosso objetivo, que é o reconhecimento da categoria, será brevemente alcançado. Obrigado por abraçar nossa causa.
Francisco Rubis Silva
-22/03/2011 às 10:44
É brilhante mais uma vez ver o jornalista Ricardo Setti trazer mais uma reportagem de tão grande valia para os profissionais da segurança pública. É inadmissível que policiais que fazem o mesmo trabalho e enfrentam as mesmas situações de risco, ganhem tão diferenciado. Vamos a um exemplo clássico: quando candidatos se submetem a um concurso para agente de polícia federal, mesmo que vá desenvolver as suas atividades em qualquer um dos entes federativos, vão ganhar o mesmo salário certo? Correto; é um único salário. Agora vem um grande qustionamento: porque nós policiais temos que ganhar tão diferenciado, mesmo desenvolvendo as mesmas funções em qualquer ente federativo. Sei que somos policiais pertencentes aos entes federativos, mas somos a mesma polícia, com as mesmas atribuíções e com o mesmo nome de polícia militar ou polícia civil. Precisamos avançar para que consigamos algo de positivo. O nosso muito obrigado ao jornalista Ricardo Setti pelo apoio e esperamos que a sua voz não se cale até vermos a PEC 300 aprovada.
PC SÃO PAULO
-22/03/2011 às 10:17
Meu caro SETTI,
Acho que caberia na Revista uma matéria de fundo sobre a atual situação em que se encontram os Policiais do Brasil. Como pode um estado como SÃO PAULO, a maior arrecadação do BRASIL, pagar o Pior Salário do Brasil,enquanto o DF para três vezes mais ????
Será que estamos caminhando para institucionalizar a INSEGURANÇA PUBLICA??
Francisco de Assis da Silva Farias
-22/03/2011 às 9:40
Parabéns ao nobre Sr Ricardo Satti pelo apoio que está dando a nossa causa e a desmascará essa corja de políticos que não tem ombridade com a classe trabalhadora. O meu muito obrigado também a nos manter a verdadeira situação da pec 300/446.
Francisco Farias PMERJ, RIO.
joel alves
-21/03/2011 às 22:53
Parabéns ao Ricardo pela excelente reportagem. Política pública de segurança começa com a valorização dos policiais. Não se consegue dar segurança sem estar seguro. PEC 300 JÁ.
Leandro
-21/03/2011 às 21:46
É um absurdo o que estes políticos fazem com a classe trabalhadora desse país. Ricardo, muito obrigado por abrir os olhos de seus leitores a respeito dessa proposta tão importante para todos nós.
SD BM PA
-21/03/2011 às 20:28
este tema merecia ser capa da veja,Pois tivemos a palavra do, hoje vice-presidente, Michel Temer que a pec seria votada em 2ºturno.Ao jornalista parabens pela matéria.Só queremos um salário justo pelo risco que corremos todos os dias.
sdpm AL
-21/03/2011 às 17:35
caro amigo esse tema merece uma reportagem completa na revista veja. Visto que é um tema muito discutido no momento e aborda uma melhoria na segurança publica desse nosso pais. pois um policial nãom pode defender ninguem com o salario de R$ 1,526.00 isso não da nem pra fazer um curso de qualificação
pense nisso amigo garanto que a vendagem no minimo seria de 700.000.00, esse é o nº de policiais no brasil fora os familiares, amigos, agentes penitenciarios, etc.
sdpm AL
-21/03/2011 às 17:28
mais uma bela reportagem desse exelente reporter, continue com o belo serviço e pode contar com o seu amigo militar das alagoas
SGT SEM ESPERANÇA - MG
-21/03/2011 às 15:57
Tenho 22 anos de serviço. Tem 22 anos que ouço falar em aprovar Periculosidade/Insalubridade para PM/Bombeiro. Ha 22 anos também ouço falar em salaris dignos para nós! Será que vou viver para ver?
SGT SEM ESPERANÇA.
noguerudo pmmt
-21/03/2011 às 15:42
02
PM/MT Senhor Ricardo Setti – Muito obrigado por abordar este assunto, mesmo ciente que a PC300 foi aprovada em março de 2010, e até a presente data não há interesse político, afinal Policial Militar não pode ter opinião ou responderá pelo REGULAMENTO DISCIPLINAR DA POLICIA MILITAR (RDPM-Estado). Ai eles não fazem nada mesmo. O que nos dar esperança em ver um homem como o senhor, um jornalista consagrado comentando a matéria, fico mais esperançoso, porque só assim, toda a sociedade civil terá ciência da nossa profissão, muito obrigado.
Caro Aleksander, a PEC-300, ainda com sua denominação original, foi aprovada em julho do ano passado, e não em março.
Abraços
Felipe
-21/03/2011 às 14:40
As vezes fico pensando numa coisa, como posso exigir que um policial saia de casa, invada uma favela, troque tiro com o chefe do tráfico local, mate uns traficantezinhos, se depois do expediente ele terá de voltar pra casa, e sabe onde é a casa dele? No mesmo local onde ele trocou tiro com traficantes, no morro!?!?!?! Como é que ele vai topar uma coisa dessas se vai ter que dar bom dia e boa noite para os marginais? Policial tem que ganhar um salário digno, pelo menos para não ser vizinho desses marginais e poder ter tranquilidade ao sair de casa e deixar sua família a própria sorte.
Felipe
-21/03/2011 às 14:11
Sou totalmente a favor com a equiparação da PM do Distrito Federal, mas para receber tal remuneração, deveria ter de comprovar igual escolaridade, pois têm uns aí que mal consegue escrever o próprio nome.
carla de Siqueira Regis Lugão
-21/03/2011 às 13:49
Vocês (eu) que fazem parte dessa massa,
Que passa nos projetos, do futuro
É duro tanto ter que caminhar
E dar, muito mais do que receber
E ter que demonstrar, sua coragem
A margem do que possa aparecer.
E ver que toda essa, engrenagem
Já sente a ferrugem, de comer
(Zé Ramalho)
Se alguém acha que estes Deputados estão preocupados realmente com a sociedade, orçamento. Não teriam elevados seus próprios salários.
Enfim “manda quem pode e obedece quem tem juízo”
Lugão
-21/03/2011 às 13:45
PM/ES Senhor Ricardo Setti – Muito obrigado por abordar este assunto, mesmo ciente que a PC300 foi aprovada em março de 2010, e até a presente data não há interesse político, afinal Policial Militar não pode ter opinião ou responderá pelo REGULAMENTO DISCIPLINAR DA POLICIA MILITAR (RDPM-Estado). Ai eles não fazem nada mesmo. O que nos dar esperança em ver um homem como o senhor, um jornalista consagrado comentando a matéria, fico mais esperançoso, porque só assim, toda a sociedade civil terá ciência da nossa profissão, muito obrigado.
carla de Siqueira Regis Lugão
-21/03/2011 às 13:24
Vocês (eu) que fazem parte dessa massa,
Que passa nos projetos, do futuro
É duro tanto ter que caminhar
E dar, muito mais do que receber
E ter que demonstrar, sua coragem
A margem do que possa aparecer.
E ver que toda essa, engrenagem
Já sente a ferrugem, de comer
(Zé Ramalho)
Se alguém acha que estes Deputados estão preocupados realmente com a sociedade, orçamento… Não teriam elevados seus próprios salários. “Manda quem pode e obedece quem tem juízo”
Nascimento
-21/03/2011 às 13:05
É verdade caro Iluminado Ricardo Setti, a desigualdade em nosso tão amado país é grotesca, enquanto vivemos em um país que se diz “emergente”, uma das maiores economias do mundo, temos os nossos “amados” políticos que ganham mais do que os coitados dos políticos do primeiro mundo de países ricos. Enquanto os pobres políticos do Brasil, tem auxilio gasolina, moradia, alimentação, acessores, gás de cozinha, passagem aérea, enfim não gastam um centavo de seus magros salarinhos, coitadinhos, ainda necessitam para passar o mês os 10 à 15% sei lá quanto para aprovarem algum projeto, para compor a renda, enquanto os verdadeiros heróis ficam medigando com seus miséro salários por bicos para poder da a miníma dignidade para sua família… Caro amigo se eu fosse escrever aqui tudo que penso vou passar dias e dias, pois fico indignado e para acabar de completar com a humilhação o novo governo está dificultando o máximo a renovação da BOLSA FORMAÇÃO, que é uma bolsa que o governo dava para amenizar o sofrimento dos agentes de segurança pública, procure saber sobre esse assunto caro colega.
OBRIGADO.
Rosely
-21/03/2011 às 9:46
O peso nos cofres públicos para estes que são, de fato, trabalhadores, “barrou”! O aumento de 62% para os exemplares congressistas não pesa…
Que tal revertemos as duas decisões? Dar o aumento a quem merece e retirar o aumento dos servidores do público de plantão!!!
De plantão?? Não! Eles nem trabalham nos dias e horários normais. Quanto mais no plantão!
JONAS
-20/03/2011 às 16:57
“A atual política de recursos humanos da Polícia Federal, criada inicialmente pela Lei n.º 9.266/96 e consolidada pela Emenda Constitucional n.º 19 de 1998, implantou a exigência de nível de escolaridade superior para os concursos de ingresso na carreira policial federal e o pagamento dos salários na forma de subsídio. Provavelmente esse foi o maior salto de qualidade já observado até hoje em uma instituição policial brasileira. Em poucos meses a melhoria salarial e a mudança no nível socioeconômico e cultural fizeram com que o combate à criminalidade obtivesse eficiência e ótimos resultados. A Polícia Federal tornou-se reconhecida internacionalmente e os crimes de sua competência atingidos diretamente – inquéritos relatados, apreensões de drogas e armas, dinheiro público recuperado, prisões de alto calibre…
…A fórmula foi planejar uma nova polícia com bom salário, estudo universitário, treinada e reestruturada. Assim, tivemos diminuição na corrupção, apego a profissão, dedicação ao serviço, maior respeito à população e finalmente uma gestão de resultados positivos – um efeito em cascata, o “combustível” necessário para uma mudança radical.
Somente com salário digno, nível superior e a consequente estabilidade familiar, nossa segurança pública estadual, “aos moldes” da Polícia Federal, também terá um grande salto de qualidade e poderá realmente vencer esta verdadeira guerra contra as drogas diminuindo os índices de crimes violentos que assolam nosso estado.”
jevyson velame de oliveira
-20/03/2011 às 16:21
É um absurdo e até loucura um policial militar arriscar sua vida por um miséro salário.Como a sociedade Brasileira terá segurança se o governo nos trata como inexistentes? Esta é a forma que devemos lutar mostrando a nossa indignação para os governantes e toda a sociedade.
Obrigado Ricardo Setti pelos esclarecimentos e continuaremos nos unindo, policias militares de forma geral, para que a pec300 seja votada no 2° turno. A união e a mobilização são as nossas principais armas.
rafael
-20/03/2011 às 15:33
a presidente da republica federativa do Brasil é no mínimo ilaria ao afirmar que quer 1 uma cadeira cativa no con… da onu 1 pais q seqer valoriza os seus funcionarios da seg. publica quer opnar a respeito dos problemas de outras nações. “brasil primeiro te preocupa contigo,depois, talvez,mereça mereça ter voz no cenario mundial ,ate parece q a segurança não e 1 dos pilares para 1a naçao dita desenvolvida ,DILMA INCOPETENTE SOU PM ESEI Q VC NO CONSEGUE SUPERAR TEU PASSADO NEBULOSO ONDE O PAIS ERA DOMINAD PELO MILITARISMO MAS AS COISAS MUDARAM PROUCURA TE ADEQAR a´realidade
Edson Bitencourt
-20/03/2011 às 14:57
Agradeço a ti Ricardo Setti, por mostrar claramente à sociedade brasileira, os entraves que existem para a aprovação da PEC 300/446.
wallace paes
-20/03/2011 às 13:56
A culpa por estarmos nesta situação é nossa (PMs E BMs)Uma paralisação nacional de 48hrs mudaria este quadro.Obrigado pela oportunidade
Caro Wallace, sou favorável a uma drástica melhoria nas condições de vida, de treinamento de salário e de trabalho dos PMs e bombeiros do país, mas inteiramente contrário a uma greve ou outras ações de força. Elas não podem ser admitidas partindo de corporações armadas pelo Estado.
Eu separo as duas coisas: apoio a reivindicações justíssimas, e condenação a ações incabíveis.
Um abração
Ros
-20/03/2011 às 13:51
Se o governo federal, juntamente com governos estaduais estão pensando que poderão nos enganar até meados da COPA DO MUNDO, para continuarem com a farra do herário público, estão muito enganados. A cultura e mentalidade dos profissionais de segurança, estão mais apuradas. E para reverter esssa situação não vai ser com varinha de condão.
mirogonzaga
-20/03/2011 às 13:51
…Não tem como ir de encontro ao Lulato ou ao Dilmato, uma hora vc vai exaurir suas forças.
mirogonzaga
-20/03/2011 às 13:48
rsrsrsrs!! É o famoso enrolation, o governo vai enrolar os profissionais de segurança, enquanto quiser, e enquanto isso toda sociedade paga o pato.
Agora sei pq o companheiro Diogo Mainardi jogou a toalha…
RDPM
-20/03/2011 às 13:34
A REAL POLICIA MONTADA DO CANADÁ TEM UM PISO DE R$6.500,00; A POLICIA DE NEW YORK, R$ 10.000,00 E A DE CHICAGO R$ 20.000,00, ENQUANTO ISTO NO BRASIL A PM QUE PAGA MELHORES SALARIOS, A DE BRASILIA , TEM UM PISO DE R$ 4.500,00. UM DEPUTADO FEDERAL, UM MINISTRO DO STF TEM PISO DE 26.500,00 ALEM DE OUTRAS VANTAGENS. É UMA VERGONHA NACIONAL O PISO DE NOSSOS BRAVOS GUARDIÃES DA LEI. NO RIO E NO RIO GRANDE DO SUL O PISO É DE POUCO MAIS DE MIL REAIS.
RDPM
SD BM PA
-20/03/2011 às 13:05
amigos vamos ficar esperto.O presidente da câmara fará de tudo para que a pec300 não seja levada a votação em 2ºturno.Precisamos mostrar que não somos crianças que se deixam enganar.Já fizemos manifestações em Brasília e faremos outra vez se preciso for,sempre de forma democrática.Companheiros de farda vamos fazer uma corrente pela internet e enviar e-mail aos deputados,vamos mostrar a nossa indgnação com essa lentidão em levar a pec para votação em 2ºturno.Nós agradecemos e muito O Senhor Ricardo Setti por trazer informações muito importantes a respeito da pec.
Eduardo Fofão
-20/03/2011 às 12:56
Senhor Ricardo,
Obrigado por ajudar a desmascarar essa elite política brasileira, que finge não ouvir os apelos de uma classe trabalhadora, sofrida, vitimada costumeiramente,que doa a preço de banana seu bem maior- a vida.Não que isso sirva de motivo para se delinquir, se corromper ou coisas do tipo, mas que impulsiona aqueles com mentes mais susceptíveis ao crime,isso é fato.Ganhar mil reais numa cidade como a do Rio de Janeiro é desmerecer e desqualificar a inteligência de qualquer pessoa. Logo ali onde a guerra civil se mostra mais ferozmente, arranhando a imagem de todo o Brasil, que tem a cidade como referência e cartão-postal mundial.
Caro Cacalo;
Não deixe que sua insignificância o deixe perder o rumo das coisas. Um vida no Acre, No Amazonas, no RS, tem o mesmo valor.O serviço policial é complexo e diferente e tem suas especificidades em todos os lugares-quer num rincaozinho, quer numa grande metrópole cheia de ações criminosas. Porque não acha estranho o fato de um Juiz, promotor, defensor público, ou mesmo um deputado ganhar o mesmo que outro, em lugares diferentes?
silva lima
-20/03/2011 às 10:35
nobre jornalista a sua pessoa tem nos fortalicido com suas entrevista,faça uma entrevista com o presidente marcos maias para ele dizer quando a pec 300 vai apauta.
thiago
-20/03/2011 às 10:04
é imoral a situação dos policiais no Brasil! a remuneração paga a um trabalhador que tem como principal objeto de trabalho sua vida em risco deveria ser digna de tal sacrifício, mas o que vemos no nosso país é uma vergonha total. interessante ver que ainda existem opiniões contra essa melhoria nos salários dos policiais, mais inc´rivel ainda é que essas mesmas pessoas reclamam todos os dias da polícia de forama geral, dos seus quadros de pessoal, do seu estresse ao tratar uma ocorrência, de sua falta de interesse e empenho no serviço, entre outras reclamações diversas. mas afinal o que queremos? uma polícia bem estruturada, bem equipada, e de boa remuneração para que possa assim ver pessoas cada vez mais capazes entrarem para os quadros de pessoal da polícia, ou queremos que esse modelo atual perdure durante o tempo e continuemos sempre reclamando e vendo a criminalidade cada vez mais crescente em nosso país onde estamos praticamente vicendo como prisioneiros dentro de nossas próprias casas.
Alves
-20/03/2011 às 9:13
Ricardo, se alguém ainda dúvida da real condição insustentável do policial militar no Brasil, basta um cidadão qualquer vestir a farda da pmerj e ir a ruas do rio de janeiro, é exatamente neste momento que todos com certeza sentiram seu mais valioso patrimonio (a vida) ser desprezado por vencimentos vergonhosos! Obrigado por divulgar esta importante emenda constitucional.
pery
-20/03/2011 às 8:36
O salário mínimo nacional garante (teoricamente )uma linha básica de dignidade ao trabalhador, linha essa que não poderá ser ultrapassada para menos.
Como o nome já diz, é um piso.
Dizer que não deveria haver um piso é o mesmo que admtir que todos os empregadores iriam repartir por conta própria um salário justo com os trabalhadores. Não que esse salário mínimo atual seja justo.
Mas ao menos é um paradigma para evitar que o capitalismo seja mais selvagem ainda. Sem um piso, com certeza haveria gente ganhando 30 R$ por mês na carteira.
Não significa que cada Estado deverá ter o mesmo salário, apenas que não poderá ser MENOR do que aquilo.
SP pode aumentar o piso e Roraima tambem de acordo com as suas necessidades!
Nesse sentido, um piso para a segurança pública, educação ou saúde não seriam ilegítimos, pois precisam ser protegidos, não só pelos Estados, mas pela União tambem.
Fernando
-19/03/2011 às 22:28
ENQUANTO NÃO SE RECONHECER E REMUNERAR BEM QUEM TRABALHA COM GRAVE RISCO DE VIDA DEFENDENDO A SOCIEDADE, NÃO PODEREMOS CONFIAR NAS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS.
Assis Matos
-19/03/2011 às 21:37
SAbemos que neste paìs a maioria dos politicos não tem palavra,como tambem sabemos que o nosso paìs tem que avançar e muito nas diversas areas basicas para uma harmonia entre a sociedade como educação,saùde,mas a segurança publica tambem è uma necessidade de todos e acho que o poliçial seja militar ou civil ou agente penitenciario deve ser respeitado e valorizado pois não è qualquer um que tem coragem de vestir uma farda e sair para combater a criminalidade enquanto que suas familias passam por necessidades em casa!
Policial SP
-19/03/2011 às 21:35
Exatamente! Tem pessoas que acham demagogia ser criado um piso nacional para profissionais da segurança pública, inclusive achando também que policial militar e policial civil, só lida com a escáoria da sociedade. Mas se enganam estes sendo que o trabalho de um policial militar ou policial civil é muito mais amplo. Veja bem um simples acidente de trãnsito, ou atestado de antecedente criminal. A economia do pais esta ligada diretamente a segurança pública, onde bancos, transportes de valores não funcionariam, ou seja o pais economicamente vai parar.E na sua angústia pensará em DEUS E CLAMAR PELA POLÍCIA,PASSANDO O PERIGO ESQUECE DEUS E EXECRA A POLÍCIA. Pense os criticos e da próxima vez ACIONEM O BATMAN.
Wagner
-19/03/2011 às 21:28
Parabéns Ricardo Setti, só você, dos que estão nos “grandes” veículos de comunicação,tem coragem pra fala da PEC 300. Tenho esperança que ela seja aprovada. Continue nos dando esse apoio, que é muito importande.
Policial SP
-19/03/2011 às 21:20
Tem pessoas que acham a PEC 300/446, demagogia um policial militar ser bem remunerado.
antonio
-19/03/2011 às 20:12
precisamos da ajuda da imprensas, pra mostrar pro povo a vergonha de salario dos PMs e BMs do RJ e do BRASIL……OS politico tem segurança particular muitas da vezes policiais emprestado e a população tem um policia paga e desmotivada
Denis Borborema Cruz
-19/03/2011 às 19:53
No Brasil quando se quer resolver se cria comissão para estudar o caso e ficam procrastinando os policiais que não aguentam mais esperar por uma solução…
ALBERTO
-19/03/2011 às 18:56
É triste ver como nossos verdadeiros herois são tratados por nosso eleitos, é triste ver um filho que perdeu o pai morto em combate para defender a sociedade que simplismente lhe vira as costas e vai para a televisão assistir o GUGU no domingo, é triste ver um pai sai para defender pessoas que não conhece deixando sua familia com fome ou com a luz cortada devido a má remuneração que recebe. SOCORRO POVO BRASILEIRO seus policiais estão morrendo, passando fome, fazendo bicos ou ate mesmo se corrompendo devido aos péssimos salários que recebem.
cacalo
-19/03/2011 às 17:52
não concordo com pisos nacionais, nem com salário mínimo nacional – invenção dos milícos para ver se diminuiam as migrações internas. como, em um país com tantas diferenças, pode-se pensar nisso? o que é pouco em sp é uma fortuna em roraima. essa pec é pura demagogia, pensada pra ganhar votos.
Ronaldo C Oliveira
-19/03/2011 às 17:46
Sr. Ricardo Setti, penso que a falta de valorização dos policiais, e claro, a falta de investimento em tecnologias no combate ao crime(vamos convir que armar um policial com uma metralhadora numa área urbana não é o tipo de policiamento que queremos!). Precisamos de um período de transição(se a PEC300 for aprovada não haverá passes de mágica) ao longo dos anos haverá sim uma melhora do quadro das policias, uma corregedoria eficiente, uma reciclagem dos policiais, melhor seleção dos candidatos(gostaria de dar o exemplo de Minas Gerais que a partir deste ano exige o nível superior para ingresso em seus quadros). Após um processo a médio prazo poderemos ter uma policia verdadeiramente cidadã, não truculenta e arbitrária, mas sim baseada na inteligência(emprego de meios não letais, e outras tecnologias de informação). Por fim, tudo começa com uma remuneração condizente a responsabilidade da profissão! Um abraço!!
Glorinha de Nantes
-19/03/2011 às 15:50
Duas perguntas apenas para um debate sem perder o rumo :
Há outras carreiras __ na Educação, na Saúde __ tão significativas para a Segurança quanto a carreira da Polícia Militar? Resposta positiva! Sem qualquer sombra de dúvida! Sendo assim, o Piso Salarial para cada uma dessas carreiras, definido no âmbito federal, seria de execução viável, sendo de competência exclusiva de cada unidade da Federação? Tal como o é o Salário Mínimo! Resposta negativa! As realidades econômicas diversas não permitem que promessas que soam eleiçoeiras sejam, irresponsavelmente, sequer consideradas. Um erro não deve servir de premissa para um bom debate. Ainda mais, quando implicam efeitos tão amplos e permanentes sobre a sociedade e a Federação!
Rogério
-19/03/2011 às 15:27
Que a maioria dos politicos não tem palavra, iso já sabemos, mas empurrar com a barriga uma questão tão seria, como esta que se refere a segurança publica já é demais. O crescimento do país passa por todos os setores; entre as mais importantes saude, educação e segurança.
Na segurança publica devemos exigir profissionais capacitados, com capacidade para resolução de conflitos e com muita dedicação. Mas sinceramente, com o que os policiais no Brasil ganham, eu não tenho nem coragem para cobrar nada!
kell
-19/03/2011 às 15:01
SER POLICIAL
Em um momento inspirado, o autor do texto desabafou em uma comunidade de Direitos Humanos no Orkut sobre o que é ser policial militar (pois criticavam os policiais, só para variar). O texto é de uma pessoalidade ímpar e paradoxalmente gera uma identificação imediata por qualquer PM. Soou quase como uma oração, por isso se você é policial militar leia até o fim e diga se já não se encontrou em alguma situação citada nestas linhas. Caso não seja PM, aconselho do mesmo modo a leitura. Talvez assim entenda o quanto esta profissão é árdua.
ANTES DE SER POLICIAL MILITAR, EU FUI CARTEIRO;
ANTES DE SER CARTEIRO, FUI BOMBEIRO;
ANTES DE SER BOMBEIRO, FUI COBRADOR DE ÔNIBUS;
ANTES DE SER COBRADOR DE ÔNIBUS, FUI FUZILEIRO NAVAL;
E ANTES DE SER FUZILEIRO, FUI PALHAÇO DE CIRCO.
PARALELAMENTE A ESTAS PROFISSÕES, SOU DESENHISTA DE QUADRINHOS E PROGRAMADOR DE JOGOS PARA WEB,
ALÉM DE LECIONAR HISTÓRIA QUANDO ESTAVA NA UFRN.
Como desenhista de quadrinhos, ouço de alguns, SEMPRE, que sou um desocupado.
Como programador de jogos, ouço de alguns, SEMPRE, que sou um nerd idiota.
Como palhaço de circo, ouço de alguns, ATÉ HOJE, que aquilo é vida de vagabundo.
Como fuzileiro naval, ouvi de muitos, que fui um BONECO DO ESTADO.
Como cobrador de ônibus, ouvi de muitos, que eu era um ladrão, por não ter, às vezes, moedas de R$ 0,01 e R$ 0,05, para dar de troco.
Como carteiro, guardo cicatrizes, para o resto de meus dias, de mordidas de cães e de acidentes de trabalho, como atropelamentos, causados pelos “ZECAS” da vida, além de ouvir DE TODAS AS MÃES COM AS QUAIS ME DEPARAVA, que eu era “O HOMEM DO SACO” que iria raptar as criancinhas.
Como bombeiro, NUNCA recebi um “obrigado”, ao retirar um gatinho de uma árvore, nem por mergulhar num esgoto, para salvar uma pessoa que foi levada por uma enxurrada. Tive que aprender a me ACOSTUMAR com
isso, além de começar a compreender como a linha da vida é tênue e a matéria se desfaz por besteira.
Como POLICIAL MILITAR, enfrentei O MAIOR CHOQUE CULTURAL DE MINHA VIDA, ao ter de argumentar com todo tipo de pessoas, do mendigo ao magistrado, entrar em todo tipo de ambiente, do meretrício ao monastério.
Como POLICIAL MILITAR, fui PARTEIRO, quando não dava tempo de levar as grávidas ao hospital, na madrugada;
Como POLICIAL MILITAR, fui psicólogo, quando um colega discutia com a esposa, diante da incompreensão dela, às vezes, com a profissão do marido;
Como POLICIAL MILITAR, fui assistente social, quando tinha de confortar A MÃE DE ALGUMA VÍTIMA assassinada por não possuir algo de valor que o assaltante pudesse levar;
Como POLICIAL MILITAR, fui borracheiro e mecânico, ao socorrer idosos e deficientes com pneus furados;
Como POLICIAL MILITAR, fui pedreiro, ao participar de mutirões para reconstruir casas destruídas por enchentes;
Como POLICIAL MILITAR, fui paramédico fracassado, AO VER UM COLEGA IR A ÓBITO A BORDO DA VIATURA;
Como POLICIAL MILITAR, fui paramédico realizado, ao retirar uma espinha de peixe da garganta de uma criança;
Como POLICIAL MILITAR, fui apedrejado por estudantes da mesma escola na qual estudei E FUI PROFESSOR, por pessoas do mesmo grêmio do qual participei;
Como POLICIAL MILITAR, fui obrigado a me tornar gladiador em arenas repletas de terroristas, que são os membros de torcidas organizadas, em jogos de times pelos quais nem torço;
Como POLICIAL MILITAR, sobrevivi a cinco graves acidentes com viaturas, nunca a menos de 120km/h, na ânsia de chegar rápido àquela residência onde a moça estava sendo estuprada ou na qual um idoso estava sendo espancado;
Como POLICIAL MILITAR, fui juiz da vara cível, apaziguando ânimos de maridos e mulheres exaltados, que após a raiva uniam-se novamente e voltavam-se contra a POLÍCIA;
Como POLICIAL MILITAR, fui atropelado numa BLITZ, por um desses cidadãos QUE POR MEDO DA POLÍCIA, AFUNDOU O PÉ NO ACELERADOR E PASSOU POR CIMA DE VÁRIOS COLEGAS;
Como POLICIAL MILITAR, arrisquei-me a contrair vários tipos de doenças, ao banhar-me com o sangue de vítimas às quais não conhecia, mas que tinha OBRIGAÇÃO de TENTAR salvar;
Como POLICIAL MILITAR, arrisquei contaminar toda a minha família com os mesmos tipos de doenças, pois ao chegar em casa, minha esposa era a primeira a me abraçar, nunca se importando com o cheiro acre de sangue alheio, nem com as manchas que tinha de lavar do uniforme;
Como POLICIAL MILITAR, fui juiz de pequenas causas, quando EM MINHA FOLGA, alguns vizinhos me procuravam para resolver SEUS problemas;
Como POLICIAL MILITAR, fui advogado, separando, na hora da prisão, os verdadeiros delinquentes dos “LARANJAS”, quando poderia tê-los posto no mesmo barco;
Como POLICIAL MILITAR, fui o homem que quase perdeu a razão, ao flagrar um pai estuprando uma filha, ENQUANTO A MÃE O DEFENDIA;
Como POLICIAL MILITAR, fui guardião de mortos por horas a fio, sob o sol, a chuva e a neblina, à espera do RABECÃO, que, já lotado, encontrava dificuldade para galgar uma duna mais alta, ou para penetrar numa mata mais densa;
Como POLICIAL MILITAR, fiquei revoltado, ao necessitar de um leito para minha esposa PARIR, e ao chegar NO HOSPITAL DA POLÍCIA, deparar-me com um traficante sendo operado por um médico particular;
Como POLICIAL MILITAR, fui o cara que mudou TODOS os hábitos para sempre, andando em estado de alerta 25 horas/dia, sempre com um olho no peixe e outro no gato, confiando desconfiado.
Como POLICIAL MILITAR, fui xingado, agredido, discriminado, vaiado, humilhado, espancado, rejeitado, incompreendido.
Na hora do bônus, ESQUECIDO;
Na hora do ônus, CONVOCADO.
Tive de tomar, em frações de segundo, decisões que os julgadores, no conforto de seus gabinetes, tiveram meses para analisar e julgar.
E mesmo hoje, calejado, ainda me deparo com coisas que me surpreendem, pois afinal AINDA sou humano..
Não queria passar pelo que passei, mas fui VOLUNTÁRIO, ninguém me laçou e me enfiou dentro de uma farda, né? Observando-se por essa ótica, é fácil ser dito por quem está “DE FORA”, que minha opinião NÃO
IMPORTA, ou que simplesmente, não existe.
AMO O QUE FAÇO E O FAÇO PORQUE AMO. Tanto que insisto em levar essa vida; sei que terei de passar por tudo de novo, a qualquer hora, em qualquer dia e em qualquer lugar.
E O FAREI, SEM RECLAMAR, NEM RECUAR.
Que Deus abençoe a todos.
Walker Moura
-19/03/2011 às 14:19
Falar o que????
Brasil é Brasil.Coisas sérias tratadas dessa forma.E ainda aprovam uma tal de bolsa reclusão.É brincadeira.As vezes o Tiririca nos ajuda.
O BRASIL É O PAÍS MAIS ENGANADOR, TUDO AQUI É BRINCADEIRA, jardim limpo, sala arrumada, copa arrumada, e a cozinha uma zona, sujeira debaixo do tapete.O vagabundo está fazendo a festa, leis e leis a favor do infrator, e o cidadão de bem, cada dia mais amendrontado.
É BRINCADEIRA!!! AJUDA AÍ TIRIRICA, ESTAMOS CANSADOS DE PALHAÇADA.
Flavio
-19/03/2011 às 13:34
Caro jornalista,
continuo acompanhando de perto seus textos, esclarecedores e bem redigidos, diga-se passagem. Vc tem resumido para nós esse embrólio que era a pec 300, agora pec 446. Continuo atento!!!
renato cassimiro.bh.mg
-19/03/2011 às 13:26
e gente nós estamos e perdidos, temos e de parar mesmo para vê si estes políticos, valorizam os nossos serviços,mexer com bandidos não e mole não,eu ganhava em 2002 cerca 05 salários mínimos hoje esta na base 03 e meio 2011,tenho 09 anos de policia!ta ficando complicado cada dia mais.que deus nós proteja ! obrigo sr:RICARDO SETTI PELA OPORTUNIDADE.ABÇ… RENATOCASSIMIRO2010@HOTMAIL.COM
Edilson
-19/03/2011 às 12:48
É lamantável essa situação! PMs e BMs ganhando um salário de fome!
Manoel Nunes
-19/03/2011 às 12:22
a Pm nao pode grevar, nao pode se manisfetar pois nos estados estao subordinados ao governador…fica fácil prometer e nao cumprir’… fica por isso mesmo…vao empurrando com a barriga!!!
Corinthians
-19/03/2011 às 12:14
Fio de bigode ?
Ouvi uma lenda sobre isso, parece que foi algo que existiu há muito tempo, quando o Brasil tentava ser um país direito.
Agora não acredito que esta rasteira seja coisa só dos governadores, conforme comentário de José Geraldo Coelho. Pelo que entendi da PEC, o que o governo estadual não for capaz de pagar, o governo federal terá que cobrir – e portanto os gastos aumentam para ambos – e no caso do governo federal, que está cortando gastos por causa da gastança do Lulla, isso seria muito ruim.
francisco penin
-19/03/2011 às 10:14
Tudo tem de estar escrito, e vale o que assim está. É a ética da contravenção. O que eu não acredito é que nossos caros amigos policiais tenham acreditado em palavra de político, principalmente de um partido cuja sigla tem apenas 2 letras. Quando a coisa está no papel, registrada em cartório e tudo mais, os caras rasgam tudo, mandam pelos ares todos os escrúpulos, imagine-se quando nada está documentado. Os senhores policiais estão acostumadíssimos com estelionatários, mas não perceberam o perigo (ou simularam que não). Agora, é chorar na praça, crédulos.
kell
-19/03/2011 às 10:01
Pec 300 já.
fabio
-19/03/2011 às 9:40
Que seria mais fácil para uma quadrilha de assaltantes a banco? Roubar aquela cidadezinha do interior com no máximo 04 militares ou roubar um banco na capital, que tem um grande número de batalhões e viaturas? ;;;; O serviço prestado por agentes de segurança das cidades do interior do brasil é diferente dos prestados no D.F? Razão pela qual é mostrada na TV que quadrilhas fortemente armadas com aparatos que os militares só ouviram falar mas nunca pegaram em um, exemplo AR 15, invadem cidades do interior, fazendo reféns e usando como escudos. Lembrando que os agentes nem tem o básico que é o colete para proteger sua própria vida. Será que os salários deveriam ser diferentes? ;;;; Quem corre mais riscos?
Cabo Esperança
-19/03/2011 às 9:23
Pessoal vamos encaminhar e-mails, vamos ligar, vamos refrescar a memória dos nossos representantes que já se esqueceram que fizeram um compromisso conosco:
Cândido Vaccarezza (PT-SP);
Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN);
Fernando Ferro (PT-PE);
Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP);
Daniel Almeida (PC do B-BA);
Fábio Faria (PMN-RN);
Marcondes Gadelha (PSC-PB );
Lincoln Portela (PR-MG); e
Roberto Britto (PP-BA).
PEC 300, PEC 300, PEC, 300 = dignidade, melhores condiçoes de trabalho………..PEC 300 OU APAGÃO JÁ!
Cabo Esperança
-19/03/2011 às 9:19
Meus caros, não vamos aceitar a rasteira que querem nos passar… somos mais, somos fortes vamos nos unir, PEC 300 OU APAGÃO.
Caro Cabo Esperança, sou favorável a uma drástica melhoria nas condições de vida, de treinamento de salário e de trabalho dos PMs e bombeiros do país, mas inteiramente contrário a uma greve ou outras ações de força.
Um abração
Policial SP
-19/03/2011 às 7:18
PARABÉNS POLICIAL DE SANTA CATARINA, ISSO É O REFLEXO DO DESCASO POLÍTICO COM A SEGURANÇA PÚBLICA.Você não apenas mostrou que tem coragem de combater a criminalidade, bem como a mesma de expor sua indignação.Ao menos foi filmado mostrando a arma ridícula que o estado te oferece como ferramenta de trabalho,e que sob a tua farda não tinha dinheiro escondido na cueca, não foi filmado arrecadando propina e o que poderiam encontrar em seu bolso seria apenas algumas moedas e o carnê das inumeras dívidas. PEC 300/446, A SOLUÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA.
PMCE
-19/03/2011 às 7:16
AQUI NO CEARA O GOVERNADOR COLOCA GRATIFICAÇOES,QUE EM CASO DO POLICIAL ADOECER,LEVAR UM TIRO,ENTRAR DE FERIAS,FOR PARA RESERVA,PERDE TODAS AS GRATIFICAÇOES,E O PISO DOS PMCE E R$ 1200 ,E MAIS NADA.RICARDO SETTI FAÇA UMA REPORTAGEM DO OUTRO LADO DA MOEDA,QUE AQUI NO CEARA TODAS VTRS DAS POLICIAS SAO HILUX SW4 COMPRADAS POR R$ 180000,CUJO REPRESENTANTE DA TOYOTA AQUI NO CEARA E O SR ARIALDO PINHO DONO DA NEWLAND,AMIGO PESSOAL DO GOVERNADOR CID GOMES,SECRETARIA DA CASA CIVIL DO ESTADO,CUJA OPERAÇAO DA PF ELE E ACUSADO DE DESVIAR MILHOES DOS COFRES PUBLICOS,SEM FALAR QUE ELE E PATROCINADOR MASTER DAS CAMPANHAS POLITICAS DE CID GOMES E CIRO GOMES.COLOQUE NO GOOGLE ” ARIALDO PINHO” VC VERA QUEM E ESSA PESSOA.
Policial SP
-19/03/2011 às 6:54
A situação nas Pms esta tão feia, que o policial já abalado com tanto descaso e falta de condições de ter uma vida digna com a família tira a farda e joga na sarjeta…, lugar onde estamos jogados faz é tempo pelos políticos que nos impõe essa condição salarial. Como bem disse o policial estamos cheios de ganhar miséria e sermos humilhados.
Amigo de Santa Catarina, seu nome esta na mídia mais não vou dizer, MAIS COM CERTEZA MUITOS TE TROCARIAM POR DEZ DEPUTADOS,QUE AO INVÉS DE TIRAR ESCONDEM.
PRISCILA CARNEIRO
-19/03/2011 às 1:21
Infelizmente desde o final de 2008 quando tomei conhecimento da PEC300 na ALESP ao encontrar com a pessoa do sub Clovis mentor da mesma,eu fiquei feliz por saber que havia alguém de fora da Política lutando pelos Policias ,pois até então muitos só o faziam para hora angariarem votos ou clientes associativos,vocês vão dizer a mais é para isso que eles servem,nos representar ,mas quando eu descobri muitas manobras Políticas comecei a expor o que eu de fato via e do porque havia me decepcionado com alguns que se dizem representar a PEC300 sem visar prosperidade nas custas das mazelas dos Policiais,digo isso porque há várias formas de se ajudar os Policias ,por exemplo o deputado Arnaldo Faria de Sá é de SP ,o sub Clovis pertence a diretoria da ASBRA uma associação,temos outros deputados inclusive estaduais representantes da Classe ,bem em SP SÃO 16 ANOS SEM AUMENTO ,MUITOS PM/SP PELO INTERIOR A FORA MAL TEM ALOJAMENTO COM ARMÁRIOS ,RÁDIOS QUE NÃO FUNCIONAM,FARDAMENTO QUE VEM 2 NÚMEROS A MAIS PRECISANDO DE REFORMA,FALTA DE CINTURÃO,ENTRE OUTROS DESCASOS DO GOVERNO,e por que todos que se dizem representar a classe não vão aos Batalhões nas preleções junto as tropas perguntarem como as mesmas estão,não vão lá para pedirem votos e venderem seus planos de associações?Mas é aí que entra o problema,sabe o que eu ouvi,que se bater de frente com os comandos ninguém prospera ,ninguém consegue nada,ou seja se baterem de frente com os comandos perderão o vinculo e daí não terão livre acesso a tropa.E foi daí que eu percebi que a pec300 veio a calhar bem perto das eleições,e como em todos movimentos sejam eles com ou sem greves eles acabam em acordos FEITOS POR DETRÁS DOS BASTIDORES COM INTERESSES POLÍTICOS estes nuca cumpridos ,sei disso por que meus amigos do judiciário não receberam nada até agora,os professores a mesma coisa, ESSES ACORDOS SEMPRE ACABAM AGRADANDO APENAS UMA MEIA DÚZIA,o povo sempre virá manobra nas mãos de exploradores e ,muitos vivem de explorar as mazelas humanas ,quanto mais melhor ,é o que os mantém em seus cargos,e a pec300 infelizmente não foi diferente,sabiam que os Policias até os Civis seriam a GALINHA DOS VOTOS DE OURO por estarem a anos sem aumento,basta parar para avaliarem,quem estava na presidência da Câmara antes quem eram os lideres,não era o DEP. MICHEL TEMER e o PT?Não foram eles segundo os cabeças da pec300 que protelaram a votação até chegar o recesso para assim ter que ficar para depois das eleições,então ,se eles quisessem de fato aprovar ela teriam feito isso antes renderia votos do mesmo jeito,mas o que eles fizeram,protelaram e mesmo assim durante campanha muitos usaram a PEC300 PARA PEDIREM VOTOS INCLUSIVE O MERCADANTE E O MICHEL TEMER EM SP NA PRESENÇA DO DEP. MAJOR OLIMPIO E DO SUB CLOVIS ,onde prometeram colocar a pec300 em votação,que coisa não,então meus caros como disse o nobre Colunista E ATÉ MEU PAI QUE SERVIU A PM/SP 34 ANOS,QUE O QUE É VERBAL NÃO É DOCUMENTADO!PALAVRAS O VENTO LEVA!AGORA VCS DEVEM COBRAR DAQUELES QUE PROMETERAM E QUE USARAM DAS MAZELAS DOS POLICIAS PARA SEREM ELEITOS E ACORDEM NESSE MUNDO RARAMENTE ALGUÉM ESTENDE AS MÃOS SEM ALMEJAR PROSPERAR.Em SP são 17 anos sem aumento e ninguém nunca fez nada dentro do estado por que?A pec300 em seu contexto é mais que justa mas injusta foram as contradições da mesma e a falta de transparência de muitos!
Marcos Aurélio - Sd PMPI
-19/03/2011 às 0:29
Como comprovado através do documento contendo diversas assinaturas, fica demonstrado o motivo pelo qual uma grande parcela da sociedade tem descrédito nos parlamentares do Brasil, ou seja, promessas, promessas, e nenhum cumprimento delas. Essas mazelas ainda serão extintas um dia.
Parabéns pelo empenho Ricardo.
Policial SP
-18/03/2011 às 23:27
Os Deputados colocaram o regimento interno da cada no picador de papel, afrontando normas regimentais que obrigam uma votação em segundo turno. Não me admiro mais pois a constituição colocaram a muito no suporte para uso intimo. Pobles policiais,até quando nos farão mais miseráveis.
Estêvão Zizzi
-18/03/2011 às 22:41
Saudades da Amélia! Nos Nos áureos tempos as pessoas procuravam honrar o fio do bigode. Os homens eram mais éticos e honravam o que diziam, o que era importante para as relações. “Naquele eu acredito. Ele honra o fio do bigode” – diziam os nossos avós, que sorriam ao nos aconselhar: “Ser honesto é um negócio tão bom que se os malandros soubessem seriam honestos só por malandragem”.
http://www.linhadiretadoconsumidor.com
marcia
-18/03/2011 às 22:26
É RICARDO ANTES A PALAVRA VALIA MUITO , HOJE NEM ASSINADO NO CARTORIO VALE , E COM POLITICO AINDA PODE ESQUECER .VALEU PELO APOIO E PELA BOA REPORTAGEM QUE O SR. FEZ SOBRE A PEC , ESPERAMOS QUE CONTINUE ASSIM . COLOCA AI A TABELA DOS SALARIOS DE TODA A PM DO BRASIL .VALEU
Policial Desmotivado
-18/03/2011 às 22:17
Infelizmente nossa Instituição (PM e BM), demonstra uma enorme desunião, pos essa divisão oficial/praca, acaba colocando uma classe contra outro, e não nos colocam na mesma direção. Como os comandantes são indicados pelos governadores, isso vai gerando uma ‘amordaça virtual’, que acaba interferindo no interesse coletivo.
Eraldo
-18/03/2011 às 21:53
Por isto que digo como eles enganam o povo,se foi ajustado porque não pagar.Cada vez que eu conheço mais o Homem muito mais gosto de meu cachorro.
Cabo Esperança
-18/03/2011 às 21:42
É meus caros irmãos de farda enquanto as Polícias de todo o País não tomarem atitude, os nossos nobres representantes eleitos por nós mesmos, continuarão nos levando na conversa, nos tratando como animais….PEC 300 ou APAGÃO já….
José Geraldo Coelho
-18/03/2011 às 20:17
A rasteira que estão dando nas políciais e bombeiros foi por encomenda dos governadores.
É que os governos estaduais pagam seus funcionários com o que arrecadam e o Distrito Federal usa o que arrecada e mais o dinheiro do governo federal que é repassado a Brasília.
Enquanto em Brasília nosso dinheiro rola frouxo, aqui em Goiás as coisas andam feias.
Goiás forma policiais que custam caro ao estado. Depois de formados eles migram para Brasília em busca dos melhores salários de lá.
è assim também com outros profissionais formados aqui.