Blogs e Colunistas

15/10/2014

às 0:15 \ Política & Cia

TEMA DO DEBATE DA BAND — O PORTO QUE O BRASIL FINANCIOU EM CUBA: se é bom, por que é secreto?

FIDEL COM DILMA -- "Cultivo una rosa bianca / en junio como enero / para el amigo sincero / que me da su mano franca" (Foto: Alex Castro / AP)

FIDEL COM DILMA — “Cultivo una rosa bianca / en junio como enero / para el amigo sincero / que me da su mano franca” (Foto: Alex Castro / AP)

Reportagem de Duda Teixeira, publicada em edição impressa de VEJA

Post originalmente publicado a 4 de fevereiro de 2014

SE É BOM, POR QUE É SECRETO?

Nos detalhes do empréstimo do BNDES para um porto em Cuba, protegidos por sigilo, está a resposta para saber se foi mesmo um bom negócio ou a sobrevida para a ditadura

Em visita a Cuba na semana passada, a presidente Dilma Rousseff inaugurou o Porto de Mariel, reformado em sua maior parte com dinheiro brasileiro, participou de uma reunião de cúpula latino-americana e teve um encontro particular com Fidel Castro, que segue mandando no país mesmo tendo passado a bengala para o irmão Raúl.

Com a Venezuela reduzindo o envio de petróleo a aliados, o amparo brasileiro tornou-se essencial para a ditadura cubana. De Dilma, o enfraquecido Fidel ganhou suporte não apenas econômico como político. A presidente até ecoou a desculpa do “injusto embargo” dos americanos a Cuba, usada largamente pelos irmãos Castro para podar os direitos de sua população.

Na tentativa de justificarem ao público brasileiro o empréstimo de 682 milhões de dólares do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao porto dos gerontocratas, Dilma e seus subordinados apresentaram uma lista pronta de argumentos. Nenhum explica a razão da confidencialidade do acordo entre governos.

Uma das condições do empréstimo concedido pelo BNDES é que a ditadura só poderia gastá-lo na compra de bens e serviços brasileiros. Os capacetes de proteção, o cimento e até um carro Gol foram levados do Brasil. A maior parte das exportações foram serviços.

Os projetos de engenharia, por exemplo, foram traçados por escritórios brasileiros. Dos 233 milhões de dólares exportados para a ilha no ano passado para atender à obra, 201 milhões de dólares foram em serviços. O governo diz que 156.000 empregos foram gerados no Brasil.

Tudo muito bonito, não fosse o alto risco de calote. O Brasil aceitou conceder o empréstimo ancorado em garantia soberana, balizada pelos bancos centrais. Essa modalidade é segura quando há um mecanismo de compensação de exportações entre os países, o que não ocorre com Cuba.

O argumento do governo federal de que a modernização do porto caribenho ajudou a economia brasileira não se sustenta no campo do pensamento lógico. Se investir em uma ilha do Caribe submetida há mais de meio século a uma ditadura comunista tem efeito positivo na economia no Brasil, imagine, então, os ganhos se o dinheiro do contribuinte brasileiro tivesse sido investido diretamente na melhoria dos atulhados e obsoletos portos do Brasil.

É difícil para Brasília explicitar os motivos reais da generosidade na reforma do Porto de Mariel. O que a indigente economia cubana tem para exportar que justifica o investimento brasileiro? Nada. O Porto de Mariel ficou mundialmente conhecido em 1980 pela exportação em massa de… gente.

Em apenas duas semanas cerca de 125 000 cubanos escaparam da ditadura castrista, que, pressionada pela miséria, suspendeu a proibição de abandonar o país. O episódio ficou conhecido como o Êxodo de Mariel.

Na impossibilidade de justificar o empréstimo a Cuba, a saída para o governo brasileiro foi classificá-lo como “secreto”. Os detalhes do projeto, portanto, só poderão ser conhecidos em 2027, dois anos antes do prazo final para Cuba quitar a dívida. É estranho que os negócios do governo do PT com Cuba e também com Angola sejam fechados em segredo.

Nem o Congresso Nacional tem acesso aos termos dessas transações. Dessa forma, até que esse conteúdo seja exposto à luz do sol, os brasileiros têm todo o direito de desconfiar das intenções desses projetos. Têm todo o direito de achar, por exemplo, que o que o Brasil fez foi simplesmente uma doação aos irmãos Castro. Ou coisa pior.

“Os técnicos do BNDES trabalham bem e são meticulosos com as garantias, mas, no final, o banco faz o que o governo manda”, diz Mansueto Almeida, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O Ministério do Desenvolvimento informa que o sigilo estava previsto no protocolo de entendimento assinado entre Brasil e Cuba — e só.

Propagou-se também a versão de que o porto cubano será útil às empresas brasileiras com a criação de uma zona especial de desenvolvimento (ZED). A construção dessa área industrial demanda um novo financiamento do BNDES, de 290 milhões de dólares.

Diz o professor Sérgio Lazzarini, da escola de negócios Insper: “É difícil perceber qual seria o interesse brasileiro no projeto. Os chineses fazem portos na África porque cobiçam as matérias-primas locais. Qual será o objetivo do Brasil em um mercado insignificante como o de Cuba?”.

Dilma falou que há várias empresas nacionais interessadas em se instalar na ZED, mas a Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex) não é capaz de citar uma única sequer. É arriscado instalar fábricas em Cuba, país que desconhece os conceitos de propriedade privada, lucro e respeito a contratos.

Os defensores do investimento em Mariel acreditam que fixar bandeira agora colocará o Brasil em posição privilegiada quando a economia cubana se abrir. Por esse ângulo também pode ter sido um tiro no pé, como prevê o historiador cubano Manuel Cuesta Morúa: “O modelo de Mariel dará fôlego novo à ditadura porque continuará impedindo o nascimento de um empresariado nacional, ao mesmo tempo que permitirá o enriquecimento ainda maior dos militares”.

Não se sustenta, ainda, a tese de que o porto se pagaria servindo de entreposto logístico, onde os grandes navios redistribuiriam sua carga para embarcações menores. “Se isso ocorrer, o Brasil terá favorecido os exportadores chineses”, diz Wilen Manteli, presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP).

Até que o segredo sobre o projeto seja aberto, a melhor explicação é que se trata de um novo PAC: Programa de Amparo a Cuba.

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado

172 Comentários

  • Yone migueis picado

    -

    11/11/2014 às 16:03

    Essas informacoes tem que chegar ao publico sempre, mesmo que eles sempre digam que nao e verdade. A populacao esta na ignorancia, por esse motivo a vitoria do PT nas eleicoes.

  • Reinaldo.

    -

    9/11/2014 às 14:37

    A MAIOR ARMA CRIADA CONTRA A MIDIA QUE VISA DESINFORMAR A PESSOAS CHAMA SE INTERNET.PODEMOS BUSCAR VARIAA OPNIOES SOBRE O MESMO ASSUNTO.POR EXEMPLO AQUI EM CURITIBA ALGUMAS PESSOAS AFIRMAVAM QUE A CULPA DA FOME NO BRASIL SERIA DOS HAITIANOS QUE AQUI ESTAO E QUE A PRESIDENTA QUE ESTA TRAZENDO OS HAITIANOS.PESQUISEI NAO ENCONTREI OS FAMINTOS DO BRASIL E DESCOBRI QUE E UM ACORDO ESTADISTA NADA TEM HAVER COM O PRESIDENTE.E VIVA A INTERNET

  • Edson Lima

    -

    6/11/2014 às 11:00

    Fácil vir defender o PT aqui e dizer que o PSDB está fazendo lavagem cerebral no povo.
    Fato é que o PT já superou todos os patamares de corrupção da história política desse país , ficando atraz do Fernando Collor de Melo, ninguém é cego ponto de não ver essa sujeira histórica pestista, apenas cegos de natureza e espírito nao conseguem enxergar a roubalheira dos governos Lula e Dilma, nunca se roubaram tanto, e vem diante dos veículos de comunicação, pedir pra provar… Essa ********* que são especializados em mentir e ****** e premeditam um crime quase perfeito… É muita cara de pau Gevanni vc vir aqui e defender essa corja. Imagino que vc deve ser tão sujo quanto eles pra vir aqui defender o Pac plano apoio a cuba isso sim que deveria ser a marca desse governo na história deste pais. E se cuba sofre embargo econômico é porque fez por merecer, tendo O Ditador no poder assim como outros países do oriente médio.

  • Sidney Alves

    -

    30/10/2014 às 10:34

    O empréstimo feito pelo Brasil através do BNDS à Cuba para construção do Porto Muriel não foi divulgado no site do BNDS.

    O artigo 49 da Constituição Federal diz que tem que ter aprovação do Congresso Nacional para financiar esse envio de dinheiro.

    Portanto é inconstitucional esse envio para Cuba e outros países.

    E os nossos portos estão sucateados.

  • Sidney Alves

    -

    30/10/2014 às 10:18

    Os empréstimos internacionais segundo artigo 49 da Contituição do Brasil tem que ter aprovação do Congresso Navional.

    Então é inconstitucional esses empréstimos para Cuba para construção do Porto muriel.

    E os nossos portos?

  • Giovanni

    -

    29/10/2014 às 17:59

    Cuba tem o quarto IDH das Américas sofrendo um embargo covarde de mais de 50 anos…imagina se não sofresse!!
    Sempre que um país da América do Sul começa a crescer economicamente Americanos/Europeus dão um jeito de frear isso…Paraguai é quem sabe melhor, Brasil hoje constrói 2 refinarias(última 1980), navios, estradas, ferrovias, escolas técnicas, Brasileiros viajando para exterior como nunca, transposição do Rio São Francisco(era para estar pronta a mais de 50 anos), 3x mais pessoas viajando de avião que 2002, BNH voltou depois de 30 anos com minha casa minha vida, montadoras automotivas vindo como loucas(esse diz tudo). Depois de 2002 deixamos de andar a passos de tartaruga. O que vejo de mais ruim no PT é a corrupção, mas vejo igualmente isso no governo do PSDB em SP que já está no poder a 20 anos e tb está no PSB, PTB, DEM, PP e todos os outros, por isso ainda não entendi o ÓDIO pelo PT, se formos justo teríamos que ter ódio de todos. Acho que o PT está incomodando mais a certos interesses que propriamente ao povo, e estão fazem e bem feita uma lavagem cerebral para criar uma instabilidade no país…para eles é mas fácil colocar uns contra os outros e depois aparacer e ser o salvador da pátria….ACORDA BRASIL PQ ESTAMOS PERDENDO O FOCO, O QUE TEMOS QUE FAZER AGORA É FISCALIZAR GOVERNO FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL E NÃO FICARMOS BRIGANDO PQ TEM GENTE QUERENDO ISSO E O INTERESSE VAI ALÉM DO CARGO DE PRESIDENTE DA REPÚBLICA.

  • Aghata

    -

    28/10/2014 às 18:19

    Muitos aqui são leigos, mas Cuba está retornando ao capitalismo aos poucos, não só o Brasil como a UE, estao investindo lá. Pra quem disse que Cuba não possui minérios, o segundo maior depósito de níquel fica em Cuba. Em 2012 o PIB cubano foi de 3,1% , Cuba investe pesado na educação, mais do que a suécia… Estude mais sobre Cuba, antes de dizer o que não sabe. CUBA, já foi comunista, hoje não é mais.

  • sonia costa

    -

    24/10/2014 às 18:36

    Infelizmente com a educação prá lá de chinfrim que nosso país ostenta, a maioria dos pobres mortais não entende uma vírgula de tudo isto. Somos roubados o tempo todo e eu não consigo me acostumar…

  • Legalzao Engraçadao

    -

    23/10/2014 às 21:09

    Com seu comentário covarde, com pseudônimo ridículo e email falso, você pode ir diretamente para o raio que o parta. Não publico comentário de canalhas, muito menos quando são covardes.

  • ted

    -

    22/10/2014 às 22:19

    Parece o discurso do não vai ter copa … Quando a economia cubana abrir .. Veremos … Até lá vamos recebendo os juros … De uma grana que na sua maior parte nem saiu do Brasil

  • jheniffer oliveira

    -

    21/10/2014 às 12:30

    É…
    A nossa predidenta investe em milhoes em um porto em Cuba … E o Brasil como fica?

  • Victor

    -

    20/10/2014 às 19:51

    Eles não sabem quem foi Fulgêncio Batista um ditador assassino financiado pelos americanos, que fomentam as guerras em todo o mundo.

    Substituído por algo que se tornou uma ditadura comunista violadora dos direitos humanos e assassina financiada pelos soviéticos, que fomentavam guerras em todo o mundo.

  • Msi jó

    -

    20/10/2014 às 6:06

    Que belo quadro: um ********* institucionalizado e ícone das esquerdas bandidas e uma ********** além de eximia **********. Esses dois retratam fielmente o pt, e para piorar só faltou o ******** lullllalau agarrado com a rose.

  • Ricardo A

    -

    19/10/2014 às 16:39

    Caro R.Setti, não consigo entender porque essa paixão doentia de Dilma, Lula e PT pela ditadura cubana? Dilma instalou a comissão da verdade no Brasil para apurar as atrocidades durante o regime militar, no entanto puxa o saco desse assassino ditador!! É uma incoerência total, que só pode levar a uma conclusão, de que a turma terrorista dela queria e quer mesmo a ditadura por aqui. É mais que evidente. Mas temos o Aécio para por um fim nesse sinistro plano. Nossa arma é o voto, atire para matar Dilma, PT, Lula, Genoínos, Dirceus, Tarsos, Forum de S.Paulo, Corrupção Petrobras, mensalão, …e outros. Aécio calibre 45 neles!!

  • Artista Plastico

    -

    19/10/2014 às 16:27

    A terrorista e o genocida de certo estao tramando em como ajudar o estado islâmico violentar algumas mulheres e degolar cristãos.

  • João Antonio

    -

    18/10/2014 às 20:32

    Cuidado,esse carinho da Dilma é reservado só a ditadores ,como Nicolas Maduro,Fidel Castro ,lula e outros,aos brasileiros o PT reservou o bolsa miséria.

  • Paulo

    -

    18/10/2014 às 14:06

    Tem que se investigar esse porto e também investigar a Refinaria que a Petrobrás doou para a Bolívia.

  • Antônio

    -

    18/10/2014 às 9:01

    Sei não, mas acho que ainda é possível encontrar pólvora nas mãos do Comandante por conta de suas “façanhas” contra os seus inimigos.

  • Pedro Geyer dos Santos

    -

    18/10/2014 às 1:00

    Considerem, em meu comentário anterior, a seguinte alteração: de “Visse a Dilma…” para “Visse? A Dilma não gosta de bebuns”. Prestem atenção, vocês sulistas que gostam de um trago (a maioria dos brasileiros gosta), ela gosta do Lula, mas de vocês não.

  • Pedro Geyer dos Santos

    -

    18/10/2014 às 0:36

    Percebe-se que o Aécio bebe de maneira social e o faz ocasionalmente. Não mostra, como é comum no rosto de alcoólatras, inchaço ou hiperemia, mas na cara do rei dos petistas…! Presenciei a conversa de um grupo de “papudinhos” (sinônimo de bêbedos): “Visse a Dilma não gosta de bebuns”. Interlocutor: “Intão nóis não vota nela”.

  • what's up?

    -

    18/10/2014 às 0:25

    O ditador que tantas vidas inocentes dos cubanos ceifou ao lado da patética dilmetralha.

  • Cesar

    -

    17/10/2014 às 22:04

    A expressão desta senhora na foto é “fake” ao extremo!
    Sorriso de plástico!
    A múmia nem sabe lo que pasa…

  • christina

    -

    17/10/2014 às 21:13

    mas acho que a Band bandeou para o lado dos Petralhas. Propagandas do PT nos intervalos do debate

  • Ronaldo força

    -

    17/10/2014 às 20:26

    Se a Dilma Roussef insiste em mentir e caluniar o Aécio Neves nos debates, só existe uma ação do candidato do PSDB. Devolver não na mesma moeda, pois que ela é uma grande mentirosa, porém perguntando pelo fato público: que ela assassinou o soldado Mário Kosel filho numa ação com o seu grupo de guerrilheiros urbanos. O rapaz servia ao Exército Brasileiro e tinha 18 anos de idade. Talvez este episódio sirva para acabar com sua raça de vez e, ter um ataque de histeria!

  • Artur Larangeira Filho

    -

    16/10/2014 às 23:15

    Essa pergunta a presidente deve a todo brasileiro. Trabalhamos 5 meses para o governo e nem merecemos saber qual o motivo do segredo? Que segurança nacional é essa? a estratégia do petróleo? Essa já era? Estamos em vias de entrar em guerra? Que eu saiba, não! Ou estamos? Há outro motivo? Qual? Que tipo de segredo pode ter um empréstimo à Ilha dos desvalidos?

  • João

    -

    16/10/2014 às 20:10

    Atenção marqueteiros de Aécio! orientam ao Aécio para explorar a candidata Dilma sobre os envios de verbas para a Cuba, Venezuela e Bolívia; tais envios foram feitos as escondidas ou secretamente em sigilo absoluto; perguntar a Dilma se um Presidente da República pode enviar dinheiro público para outros países sem dar uma satisfação ao povo brasileiro que paga tributos 24 horas por dia?

  • Paulo

    -

    16/10/2014 às 16:52

    HIPÓCRITA e CARA DE PAU! Como ela tem coragem de questionar a
    construçâo do Aeroporto de Cláudio que custou uma mixaria
    em comparação com o porto de Mariel e cujo terreno foi desapropriado por 1/10 do valor pretendido!

  • Bruno Sampaio

    -

    16/10/2014 às 15:39

    O leitor William Torre – 16/10/2014 às 0:18 expõe toda a sua parcialidade logo de cara.
    “Por duas vezes tive a oportunidade de visitar a ilha de Cuba, em 1999 e 2001.
    A primeira, com a visão romântica de conhecer a terra e a gente que levaram a cabo uma revolução que tirou o sono dos norte-americanos por muitas décadas…”
    .
    Ou seja, tirar o sono de norte-americanos já funciona como atestado automático de qualidade em sua opinião. Trazendo para os dias de hoje, talvez ele queira conhecer as instalações do grupo terrorista estado islâmico, já que são eles que hoje “tiram o sono” dos malvados norte-americanos. Recomendo fazer primeiro um testamento, caso queira deixar algo para sua família lavrado em cartório. Ops, mas aí seria propriedade privada!
    Esquerdista só muda de endereço. Por mais que tentem disfarçar, se entregam sempre!

  • biagi

    -

    16/10/2014 às 15:37

    Quanta vaidade neste governo, fazem o que querem, nao respeita o povo,eu acho que 100% da população nao aprova o investimentos em cuba! Minha indignação, meu repudio, deus e grande, tamos perto da libertação, que va morar em cuba Sra. Dimar com aquele ***** ** **** do Fidel.

  • Bruno Sampaio

    -

    16/10/2014 às 15:26

    Charutos precisam de navio para serem transportados?

  • Carlos Vieira

    -

    16/10/2014 às 11:59

    Não seria o caso de se abrir uma CPI para verificar a lisura do empréstimo “confidencial” a Cuba? A propósito o que este Sr. Fez a vida toda? Privou um povo de liberdade e democracia! Infelizmente ainda consegue admiradores. A mudança urge!

  • João

    -

    16/10/2014 às 10:16

    Um presidente da república deveria perceber, que, quando desvia dinheiro para um País da estirpe de Cuba,está deixando de ajudar ao brasileiros miseráveis para ajudar comunistas, ditadores. Meu Deus, isso não é justo! As vezes, fico me perguntando, porque, que os brasileiros não enxergam essa falta de humanidade e respeito dessa Presidenta? Essa mania de virar as costas para sua pátria; negociando com Cuba às escondidas sem a nação saber o destino da negociação.

  • Textículos do Jotinha (ES)

    -

    16/10/2014 às 9:46

    Ou eu não entendi o que escreve o leitor William Torre – 16/10/2014 às 0:18 – ou o entendi perfeitamente. O leitor não responde o questionamento do ilustre escriba. Limita-se a insinuar que o governo FHC também fez acordos secretos com os sanguinários irmãos Castro. Pior, sugere que se o governo tucano agiu por baixo dos panos com os ditadores da ilha-prisão, por que o PT não pode agir da mesma forma? O Brasil quer saber: se o porto de Mariel construído em Havana que o BNDES financiou, doou, trapaceou, transviou, desencaminhou, escambou ou o escambau – ninguém sabe, afinal, o ajuste foi feito às ocultas – é tão bom como sempre tem afirmado a governanta esquerdopata de plantão, por que é secreto? Reforço a pergunta. Se a única obra feita pelo PT em 12 anos de mensalões, petrolões, lullaudinhos, erenices e rosemarys – o porto de Mariel em Cuba – é tão boa, por que o contrato está sendo escondido dos brasileiros? Aproveito o ensejo para fazer um reparo sutil no meu comentário logo abaixo: onde se lê “quem conhece o PT não vota em Dillma”, leia-se “a pessoa decente que conhece o socialismo, não vota em esquerdopatas”.

  • eleitor

    -

    16/10/2014 às 9:15

    Tem mensalão nessa cubalibre…

  • William Torre

    -

    16/10/2014 às 0:18

    Por duas vezes tive a oportunidade de visitar a ilha de Cuba, em 1999 e 2001.
    A primeira, com a visão romântica de conhecer a terra e a gente que levaram a cabo uma revolução que tirou o sono dos norte-americanos por muitas décadas. A segunda, já com olhar mais crítico, tentei perceber as sutilezas do que havia mudado naqueles breves anos.
    Um detalhe, porém, chamou me a atenção nessas duas ocasiões: o grande esforço do povo e do governo cubano para superar problemas de toda ordem. Investimentos vultosos em hotelaria e infra-estrutura eram levados a cabo por países como Canadá e Espanha, enquanto a renovação da frota de ônibus foi ancorada pelas marcas Marcopolo e Busscar, empresas brasileiras que, à época, expandiram seus negócios por toda América Latina. Além das “encarroçadoras”, outras companhias brasileiras como Agrale, Volvo e Mercedes-Benz também se beneficiaram com a operação, financiada – acreditem – pelo BNDES!!!
    De 1999 a 2002, portanto, o governo brasileiro financiou a venda de 912 modelos encarroçados e 292 chassis, totalizando negócios de US$ 40,1 milhões (US$ 51,8 milhões atuais).
    Como se pode perceber, antes mesmo da ascensão do PT ao governo, foram realizadas três operações de crédito para exportações de ônibus para Cuba. Apesar do risco de calote ser maior naquele período, sinceramente, não me lembro, à época, de comentários da imprensa acerca de tais operações.
    Exceto a Busscar que, anos depois, decretou falência em decorrência de sérios e incontornáveis problemas sucessórios, todas as demais empresas se saíram muito bem do negócio e algumas mantêm escritórios comerciais em Havana até hoje.
    Eu, particularmente, fiquei muito orgulhoso de me apresentar como brasileiro. Tão brasileiro quanto aqueles ônibus que podiam fazer um pouco melhor o cotidiano da sacrificada vida de tantos cubanos.

  • Alexandra Soares

    -

    15/10/2014 às 23:14

    wagner luciano de chico,nem da para comentar,vou refrescar a sua cabeça,Cuba tem uma ditadura de meio século,niguem quer ter Cuba nem como vizinho,muito menos como parceiro comercial,só os aloprados do PT.

  • Guilherme Couto

    -

    15/10/2014 às 23:06

    O próximo investimento da Dilma e do Lula seria aparelhar o grupo fundamentalista estado islâmico,enquanto o mundo repudia as atrocidades do grupo,a nossa porta voz da sabedoria,quer promover o dialogo,é muita burrice em uma só pessoa,imaginem essa dobradinha lula e Dilma, mundo a fora só abrindo a boca para falar besteira.

  • Marcos

    -

    15/10/2014 às 22:59

    Olhem só a cara de alegria da madame que está permanentemente de mal com a vida. Parece idiotia!

  • Artista Plastico

    -

    15/10/2014 às 22:04

    O foto poderia ser intitulada” a terrorista e o genocida”.

  • Robson

    -

    15/10/2014 às 22:01

    Os integrantes das Forças Armadas do passado conseguiram apenas retardar que essa gente chegasse ao poder, pelo fato do serviço ter sido mau feito e haver subestimado que renasceriam das cinzas.
    O Aécio tem que aprender essa lição, ou seja, após ganhar as eleições terá como missão elevar o conhecimento dos menos favorecidos, investindo em educação de qualidade no Norte e Nordeste, inclusive levar desenvolvimento sólido àquela região, para que pseudo-ideologistas gananciosos não renasça outra vez no futuro. Pois se isso acontecer…Deus nos acuda!!!

  • Textículos do Jotinha (ES)

    -

    15/10/2014 às 19:35

    Aqui seguem as minhas estatísticas sem margens de erro, com 100% de acerto. 100% dos brasileiros sabem que o PT tem um ajuste maléfico com todas as espécies de ditadores, sanguinários, mentirosos, mensaleiros, facínoras condenados em países democráticos, narcoterroristas do Foro de São Paulo, embusteiros, covardes, ladrões, oportunistas, espertalhões, corruptos, esquerdões, petrolões, ociosos, idiotas, subjornalistas, vigaristas e paus-mandados de Cuba. 30% do eleitorado é cúmplice do partido dos marginais do poder; vota sem pestanejar em postes como Haddad, Padilha, Gleisi, Dillma, Ideli Salvatti, Erenice Guerra e Rosemary Noronha. 100% dos telespectadores presenciaram ontem, no debate, a uma robotizada marionete que mente descaradamente disparar uma série de calúnias contra Aécio, Armínio Fraga, FHC, dona Ruth Cardoso e o PSDB. Ficou claro como a luz solar que a governanta foi orientada pelo marqueteiro nazipetista para cometer aquele disparate. Sabia que o tempo era muito apertado para a resposta e não havia como explicar um caminhão de insultos. Resumo dessa ópera bufa: quem conhece o PT, não vota em Dillma.

  • Analista de Mercado

    -

    15/10/2014 às 19:15

    E mais do que obvio que ha corrupção nessa transação. E simplesmente um crime de lesa pátria, sacrificando milhões de brasileiros carentes para ganhos próprios e de ditadores amigos. Em países sérios isso seria crime de alta traição. Na China daria execução e no Japao os implicados cometeriam seppuku. Aqui, duvido que Lula e Dilma tenham dignidade para abrir as barrigas gordas e despejar os buchos.

  • Carlos Vieira

    -

    15/10/2014 às 18:03

    Eh no mínimo irresponsável e absurdo este empréstimo a juros módicos a Cuba. Este valor de quase 2 bilhões de reais faria enorme diferença na saúde, na educação e na segurança pública aqui no Brasil. A mudança urge! Aécio Presidente!

  • Gisèle Gaia

    -

    15/10/2014 às 16:26

    Qual é a da Dilma. Gosta tanto de Cuba – Vai morar lá!!! Uma quadrilha

  • João Alves

    -

    15/10/2014 às 16:20

    É, através do porto de Mariel provavelmente a PTralhada está pensando mesmo em disponibilizar o seu exército de Brancaleone constituído dos 56 milhões de dependentes do Bolsa Família para ajudar Fidel no seu grande sonho de invadir os EUA antes de morrer ! À frente, carregando a bandeira vermelha, Dilma apoiando Castro, Lula, os presidiários do mensalão e tantos outros já sabidamente admiradores de carteirinha do regime… cantores, apresentadores, atores… os famosos “come quietos” da nação !

  • João Alves

    -

    15/10/2014 às 15:52

    Pela foto, até parece que ela gostaria mesmo era de ser filha de Fidel, tamanho o enternecimento !

  • joanfuca

    -

    15/10/2014 às 15:33

    Os únicos países do mundo que tem coragem de botar dinheiro em CUBA chama-se Venezuela (chaves) e Brasil (lulalalau) são dois idiotas patrocinando uma ditadura-criminosa que vive choramingando para que os E.U.A. os liberte do bloqueio econômico . Mas que continua falando mal dos AMERICANOS taxando-os de IMPERIALISTA. Mas sonha com as VERDINHAS. E quando roubam PETROBRAS vão invertir em Mansões e apartamentos de luxo em MIAMI, porque lá o direito a propriedade é sagrado enquanto Cuba ………….uma porcaria..

  • joanfuca

    -

    15/10/2014 às 15:10

    O todo poderoso FIDEL CASTRO (Deus dos petralhas-comunistas) passou a conversa na Dilma dizendo bota aí nos papeis que iremos assinar que CUBA se compromete a pagar com juros e correção todo empréstimo mas deixa a data de pagamento em branco que depois eu preencho. Não se esqueça de que é secreto, pois vou guardar toda documentação aqui na ilha pra que ninguém ver, principalmente nossos adversários. Como Dilma pode fazer esse tipo de abertura a um país com mais de 50 anos que o povo não sabe o que votar.

  • joanfuca

    -

    15/10/2014 às 14:54

    Segundo Dilma , na época, foi um investimento ESTRATEGICO para o Brasil, ,construir esse porto de MARIEL em Cuba. Provavelmente a DILMA*** está estudando uma forma para fazer um ataque surpresa aos E.U.A. partindo de MARIEL em direção à FLORIDA (MIAMI).Com certeza usará uma força tarefa cheia de BOLSA FAMÍLIA. Como pode ? Só pode ser PETRALHA!!!!!

  • ps

    -

    15/10/2014 às 14:40

    Para os petralhas o carimbo de Top Secret é a alma das “consultorias e palestras” dos cumpanhêros do pudê! Petralhas a casa caiu. Nós já sabemos o que vem fazendo a 12 anos…

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados