Blogs e Colunistas

04/02/2014

às 16:30 \ Política & Cia

O PORTO QUE O BRASIL FINANCIOU EM CUBA: Se é bom, por que é secreto?

FIDEL COM DILMA -- "Cultivo una rosa bianca / en junio como enero / para el amigo sincero / que me da su mano franca" (Foto: Alex Castro / AP)

FIDEL COM DILMA — “Cultivo una rosa bianca / en junio como enero / para el amigo sincero / que me da su mano franca” (Foto: Alex Castro / AP)

Reportagem de Duda Teixeira, publicada em edição impressa de VEJA

SE É BOM, POR QUE É SECRETO?

Nos detalhes do empréstimo do BNDES para um porto em Cuba, protegidos por sigilo, está a resposta para saber se foi mesmo um bom negócio ou a sobrevida para a ditadura

Em visita a Cuba na semana passada, a presidente Dilma Rousseff inaugurou o Porto de Mariel, reformado em sua maior parte com dinheiro brasileiro, participou de uma reunião de cúpula latino-americana e teve um encontro particular com Fidel Castro, que segue mandando no país mesmo tendo passado a bengala para o irmão Raúl.

Com a Venezuela reduzindo o envio de petróleo a aliados, o amparo brasileiro tornou-se essencial para a ditadura cubana. De Dilma, o enfraquecido Fidel ganhou suporte não apenas econômico como político. A presidente até ecoou a desculpa do “injusto embargo” dos americanos a Cuba, usada largamente pelos irmãos Castro para podar os direitos de sua população.

Na tentativa de justificarem ao público brasileiro o empréstimo de 682 milhões de dólares do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao porto dos gerontocratas, Dilma e seus subordinados apresentaram uma lista pronta de argumentos. Nenhum explica a razão da confidencialidade do acordo entre governos.

Uma das condições do empréstimo concedido pelo BNDES é que a ditadura só poderia gastá-lo na compra de bens e serviços brasileiros. Os capacetes de proteção, o cimento e até um carro Gol foram levados do Brasil. A maior parte das exportações foram serviços.

Os projetos de engenharia, por exemplo, foram traçados por escritórios brasileiros. Dos 233 milhões de dólares exportados para a ilha no ano passado para atender à obra, 201 milhões de dólares foram em serviços. O governo diz que 156.000 empregos foram gerados no Brasil.

Tudo muito bonito, não fosse o alto risco de calote. O Brasil aceitou conceder o empréstimo ancorado em garantia soberana, balizada pelos bancos centrais. Essa modalidade é segura quando há um mecanismo de compensação de exportações entre os países, o que não ocorre com Cuba.

O argumento do governo federal de que a modernização do porto caribenho ajudou a economia brasileira não se sustenta no campo do pensamento lógico. Se investir em uma ilha do Caribe submetida há mais de meio século a uma ditadura comunista tem efeito positivo na economia no Brasil, imagine, então, os ganhos se o dinheiro do contribuinte brasileiro tivesse sido investido diretamente na melhoria dos atulhados e obsoletos portos do Brasil.

É difícil para Brasília explicitar os motivos reais da generosidade na reforma do Porto de Mariel. O que a indigente economia cubana tem para exportar que justifica o investimento brasileiro? Nada. O Porto de Mariel ficou mundialmente conhecido em 1980 pela exportação em massa de… gente.

Em apenas duas semanas cerca de 125 000 cubanos escaparam da ditadura castrista, que, pressionada pela miséria, suspendeu a proibição de abandonar o país. O episódio ficou conhecido como o Êxodo de Mariel.

Na impossibilidade de justificar o empréstimo a Cuba, a saída para o governo brasileiro foi classificá-lo como “secreto”. Os detalhes do projeto, portanto, só poderão ser conhecidos em 2027, dois anos antes do prazo final para Cuba quitar a dívida. É estranho que os negócios do governo do PT com Cuba e também com Angola sejam fechados em segredo.

Nem o Congresso Nacional tem acesso aos termos dessas transações. Dessa forma, até que esse conteúdo seja exposto à luz do sol, os brasileiros têm todo o direito de desconfiar das intenções desses projetos. Têm todo o direito de achar, por exemplo, que o que o Brasil fez foi simplesmente uma doação aos irmãos Castro. Ou coisa pior.

“Os técnicos do BNDES trabalham bem e são meticulosos com as garantias, mas, no final, o banco faz o que o governo manda”, diz Mansueto Almeida, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O Ministério do Desenvolvimento informa que o sigilo estava previsto no protocolo de entendimento assinado entre Brasil e Cuba — e só.

Propagou-se também a versão de que o porto cubano será útil às empresas brasileiras com a criação de uma zona especial de desenvolvimento (ZED). A construção dessa área industrial demanda um novo financiamento do BNDES, de 290 milhões de dólares.

Diz o professor Sérgio Lazzarini, da escola de negócios Insper: “É difícil perceber qual seria o interesse brasileiro no projeto. Os chineses fazem portos na África porque cobiçam as matérias-primas locais. Qual será o objetivo do Brasil em um mercado insignificante como o de Cuba?”.

Dilma falou que há várias empresas nacionais interessadas em se instalar na ZED, mas a Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex) não é capaz de citar uma única sequer. É arriscado instalar fábricas em Cuba, país que desconhece os conceitos de propriedade privada, lucro e respeito a contratos.

Os defensores do investimento em Mariel acreditam que fixar bandeira agora colocará o Brasil em posição privilegiada quando a economia cubana se abrir. Por esse ângulo também pode ter sido um tiro no pé, como prevê o historiador cubano Manuel Cuesta Morúa: “O modelo de Mariel dará fôlego novo à ditadura porque continuará impedindo o nascimento de um empresariado nacional, ao mesmo tempo que permitirá o enriquecimento ainda maior dos militares”.

Não se sustenta, ainda, a tese de que o porto se pagaria servindo de entreposto logístico, onde os grandes navios redistribuiriam sua carga para embarcações menores. “Se isso ocorrer, o Brasil terá favorecido os exportadores chineses”, diz Wilen Manteli, presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP).

Até que o segredo sobre o projeto seja aberto, a melhor explicação é que se trata de um novo PAC: Programa de Amparo a Cuba.

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

68 Comentários

  1. valdomiro junior

    -

    07/07/2014 às 22:24

    As regras para publicação de comentários no blog, conforme relembrei aos amigos leitores incontáveis vezes, não aceitam textos escritos somente em maiúsculas, em respeito à boa educação, aos leitores e seguindo uma norma internacionalmente praticada na web.
    Como presumo que você saiba, palavras em maiúsculas significam palavras gritadas, não é mesmo?
    Confira as regras no link http://goo.gl/u3JHm
    Obrigado

  2. Guilherme T.

    -

    01/07/2014 às 0:20

    O porto de Cuba está próximo ao Canal do Panama e a 150 km de distância dos EUA, o maior mercado consumidor do planeta. Eu sinceramente acho que todas as pessoas que fizeram comentários superficiais e ignorantes a respeito desta matéria parcial deveriam buscar melhor se informarem. Antes de formamos qualquer opinião ou defender um ou outro lado, precisamos de informação. O Brasil é uma terra contaminada pela ignorância, e não é a ignorância do pobre sem recurso, é a ignorância do rico estúpido. Caros leitores da Veja, vejam bem, leiam!

  3. Alexandre Moura

    -

    14/06/2014 às 12:12

    Porto ?,
    Aquilo é base da lançamento de Mísseis.

    a empresa que construiu é envolvida em diversos projetos militares, inclusive lançamento de mísseis.
    Depois que o PT subiu, e SÓ depois que o pt subiu ao poder, o dinheiro em Cuba aumentou muito – mas o povo de lá não viu nada do dinheiro.
    Comunistas podem ser acusados de muitas coisas, mas não de não terem memória : até hoje os caras querem colocar uma base militar com muitos e muitos mísseis em cuba.

  4. TITO GOMES

    -

    08/06/2014 às 20:46

    Lamento muito, caro, mas as regras para publicação de comentários no blog, conforme relembrei aos amigos leitores incontáveis vezes, não aceitam textos escritos somente em maiúsculas, em respeito à boa educação, aos leitores e seguindo uma norma internacionalmente praticada na web.
    Como presumo que você saiba, palavras em maiúsculas significam palavras gritadas, não é mesmo?
    Confira as regras no link http://goo.gl/u3JHm
    Obrigado

  5. Jefferson Barros

    -

    29/05/2014 às 13:14

    Será que foi a troco dos Médicos?

  6. Reginaldo

    -

    14/05/2014 às 3:45

    Não publico em hipótese alguma comentários que defendam, estimulem ou mostrem tolerância com a ruptura da ordem constitucional.

  7. Ricardo vieira

    -

    09/05/2014 às 13:23

    Me entristece muito ver uma revista de tanto prestígio a nível nacional se prestar a esse papel utilizando uma linguagem crítica,vulgar e sem classe, para emitir a opinião sobre um tema tão sério. Empréstimo faz parte da política de qualquer nação soberana.Me causa estranheza saber por exemplo, que Brasil emprestou dinheiro para o
    FMI e não lembro ( e desde já peço perdão, caso tenha ocorrido )de nem uma crítica neste sentido. E ainda me admira determinadas pessoas ainda concordarem com tais críticas. Será que é o pq o Governo é do PT. que eu saiba, o governo que mais investiu em Cuba, foi do presidente FHC, principal amigo de Fidel no Brasil. Comentem isso também.

  8. Marcos

    -

    20/04/2014 às 21:59

    …enquanto isto, o canal de transposição do Rio São Francisco não fica pronto. Passando pelo sertão pernambucano verifico quanto importante é esta obra para um povo tão sofrido e destemido e lutador. Mas o interesse deste governo Petista é construir porto um porto em Cuba, perdoar dívida de outro país africano, construir hospitais no oriente, etc.
    Espero que um dia sejamos libertos destes desgovernos e políticos zumbis, que assombram o poder neste país.
    …ah!! Sou apenas um paulista passando alguns dias no sertão nordestino.

  9. JOSENILDO DE LIMA

    -

    23/03/2014 às 18:54

    Não publico comentários que sugiram a violência como forma de fazer política.

  10. Carlos

    -

    21/03/2014 às 12:44

    Absurdo em cima de absurdos, isso é o Desgoverno do PT.. Se não tirarmos essa corja do poder, vamos amargar os piores dias da história.. Nunca de roubou tanto na história deste País.. Fazem o que querem as nossas custas, e enquanto isso aqui tudo SUCATEADO: Portos, Aeroportos, Estradas, Escolas, Hospitais, etc.. Acorda Brasil!

  11. Marcos

    -

    20/03/2014 às 0:30

    Afinal no que deu essa situação? Isso que o Governo fez foi INCONSTITUCIONAL. Para emprestar para Cuba tem que ser aprovado no Congresso Nacional conforme está expresso na Constituição artigo 49. Virou festa? Acorda povo! O PT está com as garras até no Judiciário, está tudo caminhando pra uma ditadura!

  12. Graziela Ursini

    -

    17/03/2014 às 22:41

    Para mim é o maior apoio a ditadura que já vimos e isto de uma presidenta que diz que sofreu muito com isso. O pior é que não sabemos o que está por trás disto, o dinheiro está indo para comprar interesses. Forças internacionais fiquem de olho nisto só vocês conseguirão parar os governantes deste país que não governam para o povo. O meu voto não vai conseguir mudar está máfia chamada GOVERNO BRASILEIRO.

  13. Jocimar

    -

    12/03/2014 às 12:39

    CÚba, esta sendo mais um bobo da corte que o PTralias estão fazendo, do dinheiro enviado para o porto, quantos voltará para o bolso dos PTralias, em torno de 30 a 40%, ou seja, mais ou menos 250 milhões voltaram para o PTralias ai vai um FDP na TV e diz que é a Gestão mais TRANSPARENTE DA HISTÓRIA. Ministério Publico e PGR, como órgão independentes dos poderes, acabem com isso coloquem um freio nessa roubalheira dos PTralias. Pois qdo o povo voltar para a rua, o caldo vai engrossar de vez.

  14. Samuel Revoltado

    -

    04/03/2014 às 11:07

    Nossa isso e muito bom, nós como o maior pais Sul Americano devemos apoiar os outros o nosso dinheiro deve sim ir para outros paises e porque não, os Policos roubar tem muito, oque e 100 500 milhões isso e pouco para o cofre do Brasil pois nós somos ricos agora com o governo PT agente so melhorou, o meu salario almentou pra 10mil reais eu tenho 2 carros 1 Civic preto 2013, tenho uma Dodge Ram 2500 preta, tenho 5 casas 10 conputadores e meus filhos tem boa educação, quando vou ao medico so apresento meu cartão do S.U.S e pronto tenho um bom atendimento nossa eu amor meu pais, eo melhor disso tudo tem o Funk, tem o Carnaval, se minha filha engravidar ela irá receber o Bolsa Familia, se ela pegar alguma doença tem o S.U.S. Após esse trecho eu pressiço falar mais alguma coisa??? Tudo oque eu disse basta converte dai vc terá a verda :D isso oque disse eo que o Sistema pensa só pode, oque todos os Brasileiros pensan Pq tem copa, tem carnaval o FDP reclama so an frente da TV mais n faz nada a sua revolta na frente da TV n adianta ver se acorda mermão, nós estamos sendo esplorados esqueça Carnaval esqueça copa sintonize sua menti na verdade use colirio e olhe a verdade va as ruas chame seus amigos conhecidos parentes diga a verdade a todos, diga que vc trabalha 10Hr por dia pra receber 1 salario minino sendo que 1Kg de feijão e quasé 20 reais, uma latinha de Guarana aqui e 2 Reais sendo nos exportamos e fora daqui custa no maximo 0,70 centavos isso mesmo 70 centavos vc n ver coisa errada não??? vc conpra q carro por 50 mil sendo que não vale nem 20 acorda cara, enchergue a realida, quando vamos nos ospitais vc so ver morte choro pessoas morrendo chorando de dor vc não ver medicos vc ver acougueiros, nas escolas nem te conto nas ruas nem te falo e no meu bolso :D pode crer dinheiro não tem carrego na minha mente no meu coração a dor do sol queimando minhas costa pra no final do més eu pegar 670 reais 300 e meu aluguel 200 minha feira 170 são descontos do meu salario e ai isso esta certo??? como eu posso fazer uma faculdade sendo que pra pagar o transporte presiso de dinheiro como posso estudar sendo que presisso de materiais cara nada que passa na TV e verdade pra vc ver tem quie sentir, não to falando por min e sim Milhões que ja não acreditan num Brasil melhor,aonde a escravidão continua aonde os escravos não so mais negros, aonda cor ja n defini sua escravidão, aonde morrer e a ultima saida porque futuro vc não tem aonda a bandidagem ea melhor sulução eo caminho mais perto, de conseguir dinheiro pra sustenta tua mãe e seus irmão, Brasil esta muito longe de ser um pais rico porque ele pode ter dinheiro querem trazer pessoas pra cá sendo que nós os Brasileiros estamos morrendo…reflita em tudo que eu disse e quando for votar faça por merecer ou n vote, pense nas vidas que estão se perdendo pense que vc n e so 1 brasileiro vc tem o poder pra mudar nós temos essa ea nossa arma sair nas suas e fazer protestos ir votar e procurar a melhor solução encinar seus filhos que o Carnal o Futbol e so uma lavagem celebral que a midia faz contigo acorda porque enquanto vc esta dormindo sua alma esta morrendo.

  15. MARCIO

    -

    01/03/2014 às 8:28

    As regras para publicação de comentários no blog, conforme alertei os amigos leitores incontáveis vezes, não aceitam textos escritos somente em maiúsculas, em respeito à boa educação, aos leitores e seguindo uma norma internacionalmente praticada na web.
    Como presumo que você saiba, palavras em maiúsculas significam palavras gritadas, não é mesmo?
    Confira as regras no link http://goo.gl/u3JHm
    Obrigado

  16. "broder"

    -

    26/02/2014 às 12:41

    Os pobres estão abandonando Maduro na Venezuela, no Brasil já começa um movimento em TODO pais de ABANDONO ao PT, tamanha incompetência dos seus gestores…, para os pobres brasileiros falta tudo, mas para Ditadores de outros países tem DOIS BILHÕES de reais para o “NOVO PAC” – Programa de Auxílio a Cuba”….PT já deu, Dilma e Lula também!! Que tal o PT fazer caridade econômica dentro do Brasil, para um povo tão oprimido e miserável da elite petista!!!

  17. Daniel

    -

    26/02/2014 às 12:10

    Isso o que fazem com os brasil é muito feio ., o povo deve sai nas rua denovo e pedir que Dilma e seus subordinados saiam do poder gasta o dinheiro dos povo isso não poder, quando o brasil está passando por nessidade

  18. Mauricio Sanches

    -

    25/02/2014 às 15:35

    Um empréstimo é um investimento ou uma doação??? Não consegui enxergar nenhum gasto de dinheiro público nisso tudo… Quando se pede um empréstimo para um banco, ele está te dando aquela quantia, sem esperar que o montante seja devolvido com juros??? Cuba está se endividando com o Brasil, e não recebendo uma doação.

  19. Jose Augusto

    -

    25/02/2014 às 0:57

    É nisso que da votar em gente corrupta, eles do PT estao roubando na nossa cara e a gente nao faz nada, nao adianta fazer protestos nas ruas, e ai na hora de votar, escolher gente **** como o Sr Lula, e a dona Dilma, vamos fazer nosso protesto nas urnas, votando em gente que preste ( ta sei que ngm presta) mas vamos nos livrar de uma vez por toda desses PT, Vamos abrir os olhos.

  20. Cristiano

    -

    22/02/2014 às 15:04

    Penso que temos o direito de sabermos o que está sendo feito pelo governo com o nosso dinheiro. Afinal de contas esse dinheiro é arrecadado por todos os impostos que pagamos. Que esse dinheiro seja investido aqui.

  21. Marco Antonio Campion

    -

    20/02/2014 às 12:09

    Este desvio de dinheiro deveria ter explicações pela sra. Dilma ao vivo e a cores no Congresso.
    Transmitida para todo o Brasil.
    Gostaria tambem que a Dona Dilma explica-se se não acha uma posição extrategica melhorar com dinheiro do BNDS as condições de portos brasileiros que estão em situação precaria e que causam aumentos nos preços dos produtos brasileiros expórtados.
    Acho que o congresso e o judiciario tem o dever de ter estas explicações.
    Sera que com a medida de tornar Secreto não condiz com uma medida ditatorial
    “Faço o que quero com o dinheiro de voces.
    Não se metam e acho que vou dar explicações quando voces morrerem.
    Por enquanto sou eu que mando e paguem seus impostos
    para financiar o comunismo no mundo “

  22. Daniel

    -

    17/02/2014 às 1:34

    Mas tem tudo ave, em parte de beneficiar a parte chinesa, já que o brasil fechou um acordo militar com a china ….. só acho que tem firula

  23. M.gerbase

    -

    16/02/2014 às 20:16

    Não é a toa q o Brasil seja o número um na lista de espionagem dos EUA. O PT sempre foi e sempre será a “Máfia comunista”.

  24. Paulo

    -

    13/02/2014 às 13:33

    Pode-se perceber como boa parte a imprensa é comprometida com o governo. Fizeram um tremendo escândalo com a escala feita pela presidente e sua comitiva em Portugal, como se isso fosse inédito, mas não comentaram sobre o absurdo do milhões que a presidente está investido em Cuba ao invés de investir nos serviços públicos do nosso País que estão falidos.

  25. Paulo

    -

    09/02/2014 às 15:35

    o que vejo e penso é que o PT está arrumando as malas, ou seja, enviando dinheiro para Cuba e fazendo alidados, porque quando a bomba estourar eles vão correr para Cuba, Venezuela, Uruguai para livrar-se de acusações e prisões aqui no Brasil.

  26. João Paulo

    -

    09/02/2014 às 13:35

    esse e o Bolsa-Porto da Dilma, agora ela quer financiar um porto no Uruguai.http://economia.ig.com.br/2014-01-01/brasil-financiara-80-da-construcao-de-porto-no-uruguai.html

  27. Tiago

    -

    08/02/2014 às 18:01

    É comunista mas ta com a camiseta da Adidas, capitalismo é só para os ricos, os pobres que se matem no comunismo.

  28. Ivam Nozaki

    -

    08/02/2014 às 3:32

    Uma materia para ler e refletir

  29. Celma

    -

    07/02/2014 às 23:37

    Eu fico muito comovida com a imagem de um frágil ancião sendo apoiado por uma senhora caridosa. É um dever de todos nós. Mas, mais comovida eu fico com nossos anciãos sertanejos que não têm em quem se apoiar, nem a quem pedir socorro, nem ajuda, nem gota d’água na cacimba, sequer o luxo de gota d’água potável no pote.
    As carcaças dos animais estão ao longo das estradas de terra e das rodovias.
    Enquanto nossos Desgovernantes são tão generosos com outros países e gastam rios de dinheiro com a Copa-que-dá-vertigem e outras tantas taças inebriantes, Aqui nas veredas dos grandes Sertões, nós, sertanejos nordestinos, continuamos provando que somos “antes de tudo, uns fortes”.
    Haja resistência! Aja, resistência!
    Nossos Portos Seguros são miragens de tenda em tenda no deserto.
    Até quando resistiremos em PÉ até a morte?!

  30. ivan moreira dos anjos

    -

    07/02/2014 às 22:25

    O que o PT e a presidente Dilma está fazendo com o Brasil, somente a proxima geração é que irão saber.

  31. João

    -

    07/02/2014 às 20:28

    Eu até concordo com a política da boa convivência entre Brasil e Cuba; o que não concordo é uma representante de um País em regime Democrático de direto se compactuar com um representante de uma País em regime DITATORIAL; inclusive, importando médicos para trabalharem no Brasil submetendo-os a condições análoga a escravidão…

  32. Passofundense

    -

    06/02/2014 às 14:33

    A foto que ilustra a coluna diz tudo: Uma guerrilheira prestando tributo a um dos grandes
    assassinos da humanidade. Esse “comandante” matou
    mais de 200.000 pessoas. Eles se merecem. Nós,
    brasileiros é que pagamos a conta feita pelas
    cabeças ocas do Lula, Dilma, e demais seguidores
    de uma ideologia burra e sanguinária.

  33. JT

    -

    06/02/2014 às 12:40

    Ela vive em outro país. Seu passaporte não está em sua posse. Ela trabalha no sistema de dedicação total. Seus deslocamentos devem ser comunicados com antecedência ao seu chefe imediato. Ela não pode ir e vir livremente fora de seu horário de trabalho. Ela fica com menos de 20% dos rendimentos que gera. A maior parte fica com o seu “empregador”. Se ela desrespeitar as regras, seus parentes no país de origem podem sofrer represálias. Será que ela é uma prostituta brasileira na Turquia? Não, ela é uma médica cubana no Brasil.

  34. Clarice

    -

    06/02/2014 às 9:33

    Adoro ver a cara de idiota que esses petistas fazem quando se encontram com o defunto cubano!

  35. JFSIQUEIRA

    -

    05/02/2014 às 20:35

    Onde vamos para com tanta roubalheira e falta de sinceridade do governo, não se constrói nada em nosso Pais envia dinheiro para fora perdoa dividas, constrói para Cuba e investe nessa copa vergonhosa, e os Hospitais abarrotados de pacientes, corredores de hospitais cheios de pessoas morrendo, e o oba,oba, com o dinheiro do povo em viagens e disputa de quem compra aviões mais modernos, enquanto o cidadão se tiver dinheiro pega condução, ou vai a pé para ser atendido em um hospital, isso é vergonhoso,enquanto o povo passa fome nossa presidente abraça e ajuda um ditador que oprime sua nação…… Isso vai de mal a pior… vamos responder nas URNAS…….

  36. FreedomFighter

    -

    05/02/2014 às 18:29

    Say bye-bye to the USA, Odebrecht!

  37. Eimar

    -

    05/02/2014 às 17:36

    Ah!!!!!Ja sei,ajudou a construir o porto para comprar charutos.É isso ai.Uma vergonha.

  38. haroldo libero mattei sobrinho

    -

    05/02/2014 às 17:19

    Amigo Haroldo, não transcrevemos aqui neste espaço artigos ou matérias publicadas em outros veículos.
    Queremos saber a SUA opinião — no caso, sobre o governo Dilma.
    Este espaço é para os leitores, exclusivamente.
    Conto com você.
    Obrigado e um abraço

  39. haroldo libero mattei sobrinho

    -

    05/02/2014 às 17:15

    Um dos mais sangrentos ditadores que a Dilma e Lula adoram afora aqueles da Africa vão de vez em quando Puxar o S. deles e até fazer grandes investimentos em seus paises com o nosso rico dinheirinho dos altos impostos que pagamos no dia a dia.
    É uma vergonha e o povo parece que gosta dessa situção e vai reeleger novamente a nossa gloriosa *********.
    Quanto ao Mais Medicos de Cuba o governo ainda paga miseros R$400,00 para o medico cubano e dá de mão beijada quase R$10.000,00 para o ja milionario ditador sanguinario que leva os cubanos pelo pescoço como se fossem animais de estimação.
    Não da pra entender a situação por que passa o nosso pais, e somente o povo pode mudar o rumo incerto para onde vai a naú chamada Brasil.

  40. Vera Scheidemann

    -

    05/02/2014 às 17:00

    Fazem sigilo porque não fica bem divulgar envio de dinheiro do BNDES para Cuba enquanto nossos portos e ferrovias estão em frangalhos.
    Vera

  41. Ines

    -

    05/02/2014 às 16:58

    Essa foto é realmente emblemática.. o sonho da petralhada é sem ele amanhã.

    abre os olhos BRASIL!!!

  42. Ines

    -

    05/02/2014 às 16:57

    Será uma lavanderia????????????? MP CADE VC?

  43. Silvano

    -

    05/02/2014 às 14:40

    Nós brasileiros não fazemos segredo dos nossos anseios, queremos a Dilma fora do senário político do país e o PT de volta seu lugar de origem, a lixeira. Chega de ser dirigidos por quadrilheiros.

  44. mary de andrade

    -

    05/02/2014 às 14:28

    É O pt TRABALHANDO RSSSS

  45. Ronaldo Barra

    -

    05/02/2014 às 13:25

    Uma fera acariciando a outra, ou seja um leão velho com uma jaguaritica trocando olhares de carinho. São farinha do mesmo saco. Ele um ditador sanguinário que mandou matar e torturar milhares de cidadãos cubanos por não concordarem com o regime autoritário de Cuba. Ela uma guerrilheira com pele de democrata que,juntamente com seus comparsas sonharam em fazer do Brasil um satélite de Cuba. Ela e Lula conseguiram enganar muitos brasileiros por muito tempo, porém não enganarão todos por todo tempo. O Brasil mudará para melhor nestas eleições,pois que pior não pode ficar.

  46. Agilmar Machado Filho

    -

    05/02/2014 às 12:51

    Segura a baba, governanta.

  47. solange cardoso de lima

    -

    05/02/2014 às 10:01

    bom naosei como falarso me sinto roubada, porque enquando nossa presidenteinveste em cuba nossosportos fican cada dia pior,sou tripulante de navios passageiros e os piores porto do mundo e o brasil que vergonha sinto , colombia cartagena das indias e lindo ate um parque tem sem contar que outros paizes menores que o brasil, santos e o pior porto do mundo ,sendo que na pratica seria o principal porto do brail……. VERGONHA

  48. Guilherme Coutinho

    -

    05/02/2014 às 9:37

    O porto Cubano será uma C&PT- Trading Corporation para negócios escusos entre a famiglia castro e a **** ****** , ou seja, será responsável pelo processo secreto de negociação de ativos financeiros que irão dar continuidade as criminosas atividades da máfia dos petistas aqui na banânia. Agora com a preparação logística bélica para uma “Baia dos Porcos Tupiniquim”. O maior produto de exportação de Cuba, um exército cubano camuflado de médicos para revolução marxista, já tem destino único e certo, coisa que não conseguiu na época do governo militar brasileiro.
    Deveremos preparar nossas defesas para evitar uma cabeça de praia, colocando o Partido dos Trabalhadores no banco dos réus. Com a sua dissolução judicial decretada e a prisão do seu capo di tutti i capi e de todos os membros de sua famigerada famiglia, a nossa democracia será fortalecida.

  49. ricardo

    -

    05/02/2014 às 9:35

    O blog não publica boatos.

  50. Corinthians

    -

    05/02/2014 às 8:50

    Ué.
    Secreto e petista = maracutaia.
    Com certeza os valores são maiores, devem existir doações, enfim.
    Olha só que bonito – a escrava que veio no programa Mais Médicos desertou – foi grampeada e procurada pela PF por causa disso, agora dorme lá no plenário para poder pedir o asilo político.
    Precisamos ver agora o “progressismo” e o quão a favor da “democracia” são os nossos pseudo-esquerdistas. Ou será que vão querer negar asilo político para uma médica vinda de uma ditadura enquanto aplaudem o asilo político do assassino condenado em uma democracia como Battisti ?
    Gostaria muito de ver o que a presidta e o gênio Padilha tem a dizer sobre o caso.

  51. José Luiz

    -

    05/02/2014 às 0:26

    Por que secreto?baseado em que?tem amparo legal?qual?

  52. Moacir 1

    -

    05/02/2014 às 0:22

    Prezado Setti,
    O Noblat publicou hoje a história de uma médica cubana fugiu da senzala petista.A história é esclarecedora do que é Cuba,esse cortiço caribenho,onde os homens já nascem condenados à prisão perpetua.Vergonha!
    //
    http://oglobo.globo.com/pais/deputado-denuncia-que-cubana-abandonou-mais-medicos-11504766
    Abraço

  53. Walmes Galvão

    -

    04/02/2014 às 22:42

    Olá, Setti, desculpe minha ignorância sobre os meandros legais e da burocracia. Mesmo invocando a LAI – Lei de Acesso à Informação – é impossível saber sobre esse acordo secreto com Cuba? Será que posso, como pessoa física provocar o Governo – quem? – e pedir uma resposta formal? Por favor, a que autoridade ou a qual órgão devo questionar? Grato desde já, Walmes

    Vou ser franco com os amigos do blog, como agora sou com você: não sei responder. Acredito que essa LAI possa, sim, servir de instrumento. Mas não tenho no momento elementos para responder.
    Vou tentar esclarecer com um advogado.
    Você é o irmão do Waldimas?
    Queria muito bem a ele.
    Um abraço

  54. DIZ

    -

    04/02/2014 às 22:31

    Secreto nada, Obama sabe tudo.

  55. Lady

    -

    04/02/2014 às 22:15

    Ai, que preguiça…
    Se é secreto porque TODO MUNDO SABE?
    Afffffffffff

  56. Tiago Borges

    -

    04/02/2014 às 21:56

    Senhora não adianta a Cuba de Fidel já Fudel e *** será a *****.

  57. Luiz

    -

    04/02/2014 às 21:54

    É claro que o empréstimo foi um bom negócio.
    Pra Cuba, lógico.
    Mesmo porque não veremos mais esses recursos retornarem aos Brasil.
    Cuba tem histórico de inadimplência quando se trata de empréstimos externos, porque não tem capacidade econômica para honrar seus compromissos.
    Quais são as garantias dos empréstimos? Alguém sabe?
    Hoje um dos principais produto de exportação da Ilha são os escravos, quer dizer os médicos. Será que essa é a fonte de receita para amortizar a dívida?
    Já nossos portos….

  58. wilharde r. paula

    -

    04/02/2014 às 19:56

    Ricardo, Cuba já quebrou a Rússia, a Venezuela, e o Brasil é a bola da vez.

  59. Cau Marques

    -

    04/02/2014 às 19:23

    - Meu amo e meu senhor, tudo bem?
    Se ela não falou, pensou…

  60. Ricardo A

    -

    04/02/2014 às 19:19

    Caro R.Setti, somente com os financiamentos obscuro em Cuba e Angola, e mais os gastos federais com a Copa, pergunto: Já não seria motivo para um processo de improbidade administrativa contra nossa presidente? Me lembro que Collor caiu por muito menos.

  61. Daniel B. Silva

    -

    04/02/2014 às 18:47

    Que carinhosa e bondosa é nossa Presidente com um ditador tirano que matou milhares de Cubanos.- Se o dinheiro fosse aplicado no Brasil, por exemplo no Porto de Santos, também beneficiaria empresas brasileiras e criaria empregos. Com uma vantagem o Porto de Santos precisa de reformas.- Empréstimo confidencial? isto não pode existir numa democracia.- A Presidente deveria propor ao Fidel a criação de uma Comissão da Verdade em Cuba para apurar os crimes desse bondoso cidadão que aparece na foto com ela.- Só o Che Guevara deve ter matado mais gente que toda a Ditadura Militar. Mas nada disto importa à nossa Presidente.

  62. Moacir 1

    -

    04/02/2014 às 17:53

    Setti,
    A lógica dos argumentos do texto de Duda Teixeira é
    irrefutável.
    Passemos então à uma consequência direta da falta de investimento no sistema portuário deztepaiz.
    Seguinte: a China,tem que alimentar aqueles seus 1
    bilhão,351 bilhões de habitantes,certo? Não é, pois, difícil de entender porque a China é a maior compradora de commodities brasileiras.
    Como os velhos chineses são muito espertos, há mais ou menos uns 10 anos eles iniciaram um programa deland grabbing.Ou seja,de compra ou arrendamento de vastíssimas extensões de terra pelo mundo afora, onde pudessem plantar seus próprios e selecionados grãos e garantir sua autosuficiência alimentar ,o mais possível.
    Estavam cobertos de razão.Só no ano de 2007 houve um aumento de preço das commodities agrícolas brasileiras da ordem de 18%.
    Os capitalistas chineses já compraram terra adoidado,principalmente em países africanos,onde estão com muito sucesso colhendo de tudo,inclusive loads de soja angolana.
    Com certeza as tchurmas dazeconomia e dazrelassão
    ezteriores da PostA,não leram essa pequena notícia:
    //
    Março 21, 2013
    PEQUIM (Reuters) – A China está vendendo entre 1 milhão e 1,5 milhão de toneladas de soja de reservas estatais para aliviar a apertada oferta disponível para as esmagadoras populações do país, em meio a um congestionamento nos portos brasileiros que está atrapalhando os embarques para o país asiático, maior importador mundial da oleaginosa, disseram traders nesta quinta-feira.
    //
    Após seguidos e absurdos atrasos no embarque da soja brasileira por conta das condições lamentáveis de nossa infraestrutura portuária, além daquelas filas enooormes de caminhões nas estradas que vão dar nos raios dos nossos portos,a China de paciência milenar ,acaba de cancelar para 2014 a compra de bilhões de dólares em soja do Brasilllll.
    Obrigado ,PresidentA!
    Abraço

    Ver todas as Notícias relacionadas
    http://www.irinnews.org/report/84320/africa-tractored-out-by-land-grabs

    http://www.theguardian.com/environment/2009/jul/03/africa-land-grab

  63. Ronaldo

    -

    04/02/2014 às 17:46

    Nem houve leilão… estranho… Se fosse tão bom como dizem haveria outros interessados, e disputa pelo projeto. Cuba só teria a ganhar…

  64. Gil Santos

    -

    04/02/2014 às 17:09

    Lembrem-se de revisitar a história. Em 1808 a familia imperial portuguesa, fujgindo de NAPOLEÃO, vieram para o Brasil e desembarcou em portos brasileiros. Não estariam também a familia petralha preparando-se para ir embora do Brasil, levando nosso dinheiro, para Cuba?

  65. Mara

    -

    04/02/2014 às 17:07

    A empresa está mal administrada.Mudaram a Constituição? Os cidadãos pagantes de impostos não participam de tomadas de decisões e sequer tem o direito de conhecer o contrato que o Brasil financiou? Que democracia é esta? Ou está em vigor sistema empresarial?

  66. Luiz C.

    -

    04/02/2014 às 16:43

    Caro Setti, como se não bastasse o dinheiro do contribuinte enterrado em Cuba, agora parece que vamos enterrar mais uns 500 milhões em um porto no Uruguai!!!

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados