Blogs e Colunistas

15/09/2012

às 8:12 \ Política & Cia

MENSALÃO / EXCLUSIVO — Marcos Valério, em VEJA, envolve Lula diretamente no escândalo

O CHEFE -- Segredos guardados por Marcos Valério colocam Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República Federativa do Brasil (2003-2011), no centro do esquema corrupto do mensalão (Foto: Leandro Martins / Futura Press)

Do site de VEJA

Dos 37 réus do mensalão, o empresário Marcos Valério é o único que não tem um átimo de dúvida sobre o seu futuro.

Na semana passada, o publicitário foi condenado por lavagem de dinheiro, crime que acarreta pena mínima de três anos de prisão.

Valério pode receber pena de 100 anos de cadeia

Computadas punições pelos crimes de corrupção ativa e peculato, já decididas, mais evasão de divisas e formação de quadrilha, ainda por julgar, a sentença de Marcos Valério pode passar de 100 anos de reclusão.

Com todas as atenuantes da lei penal brasileira, não é totalmente improvável que ele termine seus dias na cadeia.

A CAPA -- A capa de VEJA que está indo hoje para bancas e assinantes: Lula não apenas sabia de tudo, mas até recebia empresários para combinar doações clandestinas

Apontado como responsável pela engenharia financeira que possibilitou ao PT montar o maior esquema de corrupção da história, Valério enfrenta um dilema. Nos últimos dias, ele confidenciou a pessoas próximas detalhes do pacto que havia firmado com o partido.

Até agora, silêncio em troca de garantias

Para proteger os figurões, conta que assumiu a responsabilidade por crimes que não praticou sozinho e manteve em segredo histórias comprometedoras que testemunhou quando era o “predileto” do poder. Em troca do silêncio, recebeu garantias. Primeiro, de impunidade. Depois, quando o esquema teve suas entranhas expostas pela Procuradoria-Geral da República, de penas mais brandas.

Valério guarda segredos tão estarrecedores sobre o mensalão que ele não consegue mais guardar só para si – mesmo que agora, desiludido com a falsa promessa de ajuda dos poderosos a quem ajudou, tenha um crescente temor de que eles possam se vingar dele de forma ainda mais cruel.

Feita com base em revelações de parentes, amigos e associados, a reportagem de capa de VEJA desta semana reabre de forma incontornável a questão da participação do ex-presidente Lula no mensalão.

“Lula era o chefe”, vem repetindo Valério com mais frequência e amargura agora que já foi condenado pelo STF.

Assinada pelo editor Rodrigo Rangel, da sucursal de Brasília, a reportagem tem cinco capítulos – e o primeiro deles pode ser lido abaixo:

“O caixa do PT foi de 350 milhões de reais”

NO INFERNO - O empresário Marcos Valério, na porta da escola do filho, em Belo Horizonte, na última quarta-feira: revelações sobre o escândalo (Foto: Cristiano Mariz)

A acusação do Ministério Público Federal sustenta que o mensalão foi abastecido com 55 milhões de reais tomados por empréstimo por Marcos Valério junto aos bancos Rural e BMG, que se somaram a 74 milhões desviados da Visanet, fundo abastecido com dinheiro público e controlado pelo Banco do Brasil.

Segundo Marcos Valério, esse valor é subestimado. Ele conta que o caixa real do mensalão era o triplo do descoberto pela polícia e denunciado pelo MP. Valério diz que pelas arcas do esquema passaram pelo menos 350 milhões de reais. “Da SMP&B vão achar só os 55 milhões, mas o caixa era muito maior. O caixa do PT foi de 350 milhões de reais, com dinheiro de outras empresas que nada tinham a ver com a SMP&B nem com a DNA”, afirma o empresário.

Lula se envolveu pessoalmente na coleta de dinheiro clandestino e se reunia com empresários

Esse caixa paralelo, conta ele, era abastecido com dinheiro oriundo de operações tão heterodoxas quanto os empréstimos fictícios tomados por suas empresas para pagar políticos aliados do PT. Havia doações diretas diante da perspectiva de obter facilidades no governo. “Muitas empresas davam via empréstimos, outras não.” O fiador dessas operações, garante Valério, era o próprio presidente da República.

Lula teria se empenhado pessoalmente na coleta de dinheiro para a engrenagem clandestina, cujos contribuintes tinham algum interesse no governo federal. Tudo corria por fora, sem registros formais, sem deixar nenhum rastro.

Muitos empresários, relata Marcos Valério, se reuniam com o presidente, combinavam a contribuição e em seguida despejavam dinheiro no cofre secreto petista.

O controle dessa contabilidade cabia ao então tesoureiro do partido, Delúbio Soares, que é réu no processo do mensalão e começa a ser julgado nos próximos dias pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa.

Delúbio definia que políticos deveriam receber os pagamentos, com o aval de Dirceu

O papel de Delúbio era, além de ajudar na administração da captação, definir o nome dos políticos que deveriam receber os pagamentos determinados pela cúpula do PT, com o aval do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, acusado no processo como o chefe da quadrilha do mensalão: “Dirceu era o braço direito do Lula, um braço que comandava”.

Valério diz que, graças a sua proximidade com a cúpula petista no auge do esquema, em 2003 e 2004, teve acesso à contabilidade real. Ele conta que a entrada e a saída de recursos foram registradas minuciosamente em um livro guardado a sete chaves por Delúbio. Pelo seu relato, o restante do dinheiro desse fundão teve destino semelhante ao dos 55 milhões de reais obtidos por meio dos empréstimos fraudulentos tomados pela DNA e pela SMP&B.

Foram usados para remunerar correligionários e aliados. Os valores calculados por Valério delineiam um caixa clandestino sem paralelo na política. Ele fala em valores dez vezes maiores que a arrecadação declarada da campanha de Lula nas eleições presidenciais de 2002.

 

ALGUMAS FRASES FATAIS DE VALÉRIO QUE VOCÊ PODERÁ LER EM “VEJA”:

“Dirceu era o braço direito do Lula, um braço que comandava”.

“Do Zé [Dirceu] ao Lula era só descer a escada [do 4º para o 3º andar do Palácio do Planalto]. Isso se faz sem marcar. Ele dizia vamos lá embaixo, vamos!”.

“O Delúbio [Soares, tesoureiro do PT e do dinheiro clandestino] dormia no [Palácio da Alvorada, residência oficial dos presidentes da República]. Ele e a mulher dele iam jogar baralho com Lula à noite. Alguma vez isso ficou registrado lá dentro? Quando você quer encontrar [alguém no Alvorada], você encontra, e sem registro.”

“Você acha que chegou lá o Marcos Valério com duas agências quebradas e pediu: ‘Me empresta aí 30 milhões de reais pra eu dar pro PT’? O que um dono de banco ia responder?”

O Zé Augusto [José Augusto Dumont, então presidente do Banco Rural], que não era bobo, falou assim: ‘Pra você eu não empresto’. Eu respondi: ‘Vai lá e conversa com o Delúbio’ ”. (…)  “Se você é um banqueiro, você nega um pedido do presidente da República?”

“Não podem condenar apenas os mequetrefes. Só não sobrou para o Lula porque eu, o Delúbio e o Zé não falamos”.

[Integrantesda cúpula do PT e do governo Lula] Prometeram não exatamente absolver, mas diziam: ‘Vamos segurar, vamos isso, vamos aquilo’… Amenizar”.

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

100 Comentários

  1. Rosalvo

    -

    18/11/2012 às 23:03

    Disso tudo eu tinha certeza, só espero que que tenha justiça, pra que eu não tenha vergonha de ser Brasileiro.

  2. francisca pereira lima de matos

    -

    02/11/2012 às 9:40

    Tava claro que o LULA sabia como pode uma pessoa administrar alguma coisa e não saber o que se passar ao seu redor, sinto vergonha de alguns politicos que se deixaram o poder se apoderar deles

  3. Sérgio Donizete

    -

    02/11/2012 às 1:16

    Qual brasileiro nunca tenha ouvido a palavra comando vermelho, talvez seja a mesma quantidade de brasileiro que nunca tiveram uma caneta BIC ou nunca tomaram uma coca cola, o fato que quando se diz fé em Deus no morro, logo aparece uma unidade de polícia pacificadora, e quando se diz, vamos segurar num apartamento de cobertura, aparece um Lewandovsck com as mãos trêmulas amenizando as penas, na condição de ministro revisor, o comando vermelho é sim uma organização criminosa, porém da alta cúpula, muito embora sempre sobra pra favela, sempre tem um e outro que sugere uma unidade de polícia pacificadora, porque não mandam 350.000.000 de reais para alimentar aqueles favelados, olha que não resolve em nada, mais ajuda comprar um lanche e até um remédio GENÉRICO, nunca vi isso, combater a saùde com produtos GENÉRICOS, talvez sejam esses governos que sejam homens GENÉRICOS, GENÉRICOS do sistema capitalista muito embora o partido dos trabalhadores tenha a cor predominante vermelha na bandeira, cor símbolo do socialismo, uma cadeia pra esses homens GENÉRICOS pegava bem, é ou não é sangue bom, como se diz la no morro…morro ? morro de fome!………

  4. Oscar

    -

    24/10/2012 às 13:26

    Essa bomba de reportagem com Marcos Valério, vai ficar assim, sem ser investigado pelo Ministério Público e Pela Policia Federal. Isso é a coisa mais suja que ja ouvi falar, O LULALALALA TEM QUE SER INVESTIGADO DE TODAS AS MANEIRAS. EU TAMBEM ACHO QUE ELE TA ENVOLVIDO ATÉ AS ENTRANHAS DELE NESSE CASO SUJO. E AINDA POR CIMA ESTÃO QUERENDO COLOCAR O HADAD NA PREFEITURA DE SÃO PAULO PARA ROUBAR MAIS E DOMINAR O POVO. AMÉM.

  5. João

    -

    21/09/2012 às 11:19

    Cadê os caras pintadas da década de 80 das DIRETAS JÁ; será que foram todos suprimidos!!!, ou será que estão acorvadando e aplaudindo à CORRUPÇÃO da era LULA!!!, queria saber onde se encontram os caras…

  6. fpenin

    -

    21/09/2012 às 0:02

    Setti,
    Infelizmente, nada há a comentar. VEJA esgotou o assunto. Se mais houver, só na edição da próxima semana.

  7. jorge luiz damschi

    -

    20/09/2012 às 18:30

    é possível ver o imposto de renda do MOLUSCO e a prole, aquele que juntava bosta de elefante no zoo e virou milionário. se o cara deixou algum nas contas do brasil???? ou foi para qual paraíso fiscal?

  8. glaucioveras

    -

    18/09/2012 às 22:04

    Será que alguém em sa consciência têm dúvidas da participação deste molusco de oito braços mas de apenas nove dedos?

  9. rui moreira

    -

    18/09/2012 às 20:26

    o dia que o lula e sua quadrilha for presa, esse pais vai se tornar um pais sério.

  10. rui moreira

    -

    18/09/2012 às 20:22

    porque os telejornais não falaram absolutamente nada a respeito da denuncia do marcos valério apesar de todos saberem, que o chefe da quadrilha é o lula, sera que todos tem rabo preso com esse mafioso?

  11. adriano

    -

    18/09/2012 às 19:24

    Esperamos que esses corruptos vá para o xadrez!
    Quem comete crimes de corrupçao com estes que vem aparecendo na midia comete na verdade crime contra a nação brasileira, contra o povo! Merecem ser punidos com rigor, e a imparcialidade da nossa querida SUPREMA CORTE, O STF

  12. adriano

    -

    18/09/2012 às 19:21

    EU TENHO FÉ EM DEUS E NO MINISTRO JOAQUIM BARBOSA QUE TODOS OS QUE ESTAVAM ENVOLVIDOS NESTE ESQUEMA DO MENSALÃO SERÃO CONDENADOS PELO SUPREMO!
    NÃO FICARÁ CORRUPTO PRA CONTAR A HISTORIA DO MENSALÃO.
    NUNCA NA HISTORIA DESTE PAÍS HOUVE TANTO CORRUPTO NO XADREZ! TOMA REBANHO DE DESG….

  13. Pedro Luiz Moreira Lima

    -

    18/09/2012 às 17:40

    Querido ReynaldoBH:
    Escrevi uma opinião para o Setti de pura emoção.
    Creio que não fiz nenhuma ataque ao Setti e qualquer outro aqui, se o fiz com toda a honestidade que tenho,não foi a intenção.Caso alguém leia e se sinta ofendido,minhas desculpas.
    Podemos e devemos escrever com emoção,e é assim que sei me expressar mas com cuidado de não ferir outro cidadão – brasileiros devem ter seus direitos de opinião respeitado e principalmente preservado.
    Ser contra ou a favor – deveria ser motivos de união e nunca de desunião – só assim poderemos ter pelo choque democrático das idéias o fim de posições imutáveis.
    Em relação a defesa da Democracia e da Defesa da Riqueza Nacional – estarei sempre nela IMUTÁVEL.
    Meu abraço de amigo e irmão.
    Pedro Luiz

  14. Gilenio Camilo

    -

    18/09/2012 às 17:21

    Será que alguém é tão igênuo para imaginar que uma operação desta natureza,envolvendo milhões de reais, dando-se nos corredores do Palácio do Planalto, passava à revelia do chefe na nação? O que me surpreende na matéria da revista veja não é a confirmação daquilo que os brasileiros esclarecidos já tem opinião formada, e sim,o montante levantado dos cofres públicos por esta quadrilha:dos imagináveis 125 milhões para a cifra assombrosa de 550 milhões de reais.A oposição não pode reagir de outra maneira a não ser com cautela e responsabilidade que é tudo que se espera de uma oposição responsável.Deixemos que a verdade aflore no conta-gotas das revelações.

  15. Sandra Valéria

    -

    18/09/2012 às 15:54

    Lula nunca me enganou! Quem não sabia que ele era um dos chefes do mensalão? Sempre soube de suas más intenções em seus discursos rasos e chulos, pegando crianças pobres de favelas e fingindo chorar, se for para ter todo o patrimônio que ele conquistou, vindo da pobreza, apenas sendo presidente, eu tem choro, tudo que ele defendia antes de ser Presidente, fez o contrário. Tenho certeza que justiça será feita e será revelado para todos e para o mundo a sua verdadeira identidade. Trabalhei duramente na minha vida toda, e nos últimos oito anos fazendo horas extras aos sábados, domingos e feriados, para que a lei que ele criou com o aumento de tarifas do IR, pudesse levar grande parte dos meus finais de semanas trabalhados, devido a “centavos” ter ultrapassado o limite estipulado, todos os impostos que pago e ainda assim, não tenho se quer um atendimento digno pelo SUS. NUNCA, nunca, LULA me enganou, é estampando em sua face o grande oportunista que ele é. EU ACREDITO E O CONSIDERO CULPADO, EM GRAU MÁXIMO, ALÉM DE PROVEITADOR TRAIU TBEM, SUA IDEOLOGIA.

  16. Reynaldo-BH

    -

    18/09/2012 às 13:49

    SérgioD, mais que autorizado. Sei que você é “do bem”.. rsrsrs. Será um prazer!

  17. Reynaldo-BH

    -

    18/09/2012 às 11:49

    De novo ao Pedrão:
    vamos tentar trazer (ao menos entre nós dois) a discussão para o trilho dela?
    Deixar o que é tangencial e focar no essencial?
    Sei que você não “morre de amores” pela Dora Kramer. OK. Mas deixemos a mensageira e foquemos na mensagem. Nestas duas páginas do Estadão.
    Vale a leitura como material para reflexão.
    Abraços.
    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,lambuzado-no-melado-,932076,0.htm

  18. Reynaldo-BH

    -

    18/09/2012 às 11:31

    Pedrão,
    não ´e exagero. Certamente para você cabe a explicação, pois sei que pensará (mesmo discordando) sobre a mesma.
    Sei – e admiro – de sua crença na força dos verdadeiros movimentos populares. De fato, eles alteraram (e alterarão! ainda creio na uto pia!) o mundo.
    Do mesmo modo sou defensor quase que fundamentalista do Estado de Direito. Talvez a minha (de)formação tenha me levado a isto. Mas também acho que foi pelo que vivemos, aí incluído nós mesmos e aos que nos são próximos.
    A fragilidade que eu observo na argumentação da necessidade de uma prova que se resuma a uma gravação ou filmagem, me soa perigosa e até mesmo como uma negação do próprio devido processo legal.
    Não se trata de filosofia de botequim.
    Tentarei explicar, pois sei que é meio confuso. Não pela sua capacidade de entendimento mas pela minha pouca capacidade de expor este tema.
    Não preciso iniciar reafirmando a primazia do Estado de Direito. Ambos somos vítimas de quem, se julgando dono do Estado, fez um “direito” próprio repleto de injustiças, perseguições, prisões injustas e assassinatos.
    A Justiça só existe proque há um corpo social a ser protegido. Em uma sociedade imaginária de somente UM único humano (o famoso náufrago da ilha, rsrsrs) não há razaão para que esta exista. Não há conflitos e nem as relações precisam – em nome da sociedade e a partir desta – de resolução de conflitos. As lides inexistem. Sem acusações vulgares (meramente políticas) li um relatório da ONU que cita a Coréia do Norte como o país com menor número de ações judiciais. Não há conflitos a serem sanados. Ao menos aparentemente.
    Existem exageros? Certamente. Nos USA é comum se processar o dono do cachorro que fez cocô na rua e que o transeunte escorregou nele! Não move o reclamante a vontade de reparar – socialmente – um dano coletivo: mas sim a indenização. Uma distorção clara.
    Não enxergo a Justiça como um instrumento de opressão. Antes, como uma defesa a esta opressão. Quando a Justiça está aliada a poderosos ela é reflexo da sociedade civil/política em que atua. E não merece o nome de Justiça.
    Sem querer ser didático – não tenho escopo para tanto – mesmo no direito legislativo (derivado de leis votadas por um parlamento ou promulgadas por um poder constituinte ou constituído) há algo de direito consuetudinário (baseado em usos e costumes).
    O Direito Brasileiro é alicerçado em leis promulgadas. A elas somos todos obrigados. E fora delas, o mundo jurídico perde força, mesmo existindo em raros casos.
    “O principal remédio contra o arbítrio é a constituição de um poder a quem se confia o ofício de estabelecer leis certas e fixas, iguais para todos, e o de nomear juízes autorizados para aplicá-las: “a autoridade legislativa ou suprema não pode dar-se o poder de governar com decretos extemporâneos e arbitrários, mas é obrigada a cumprir a justiça e a decidir sobre os direitos dos súditos, com leis promulgadas e fixas e juízes revestidos de autoridade e conhecidos” (Segundo tratado sobre o Governo civil, §§ 134 e 136).”(Locke, um dos grandes pensadores do Direito).
    Bem, espero que você ainda esteja lendo! rsrsrs
    Quando se passa a exigir uma PROVA como gravação ou filmagens como sendo a quase que exclusiva da certeza da ocorrência de um fato, faz-se de um COSTUME (e bastante recente!) a força de uma lei constante no Código de Processo Penal (ou Civil), que regula o COMO se dá a aplicabilidade do Direito e da prestação jurisdicional.
    Nada contra.
    Mas é uma distorção brutal reduzir a matéria probatória a uma confissão (mesmo que involuntária) decorrente de uma gravação, por exemplo.
    E, Pedrão, aqui o meu ponto – digamos – político. Ou filosófico.
    Assim como ao vermos uma fila todos nos posicionamos ao fim da mesma (e não há lei que nos obrigue a tanto!), temo que minha defesa (em qualquer processo ou discussão) tenha necessariamente que ter uma fita de áudio ou vídeo. Que indícios, verosimilhança, evidências, etc. sejam reduzidas a matéria morta.
    Enquanto eu ACUSO baseado nestas novas provas, me serve? E quando eu for acusado e precisar apresentar como contra-prova o mesmo instrumento?
    Prova e contra-prova são faces da mesma moeda. Lados da mesma questão. Existem para convencimento de julgadores.
    No Brasil de hoje a “fita” passou a ser a ÚNICA verdade a ser observada.
    (Não me refiro ao caso da matéria de VEJA, pois entendi que os comentários de Jeff extrapolam o caso em si. E isto sim, é grave.)
    Entendo – e às vezes, APOIO! – críticas à VEJA ou a qualquer orgão de informação que esteja livre para opinar e publicar o que seja entendido pelos mesmos como matéria jornalística. Seja de que lado (há lados? Na imprensa não deveria!) do espectro político for.
    O que me assusta é a necessidade que parece ter se tornado padrão de se conferir credibilidade SOMENTE a partir de uma gravação. Como exemplo: jamais duvidei (e não duvidarei nunca!) que o imbecil do Brigadeiro Burnier queria mesmo (e mandou!) o Capitão Sérgio Macaco explodir o Gasômetro do RJ. E não precisei de nenhuma gravação para ter esta certeza. E assim diversos outros episódios que ajudaram a gente enxergar o fim das trevas. Pela imprensa.
    A Justiça é lenta no processo de adequação às novas demandas sociais? Sim e deve ser. Sei que você não concorda com isto, mas… (Veja bem: defendo a “lentidão” nas mudanças paradigmáticas e não na aplicação da Justiça).
    A Justiça não pode avançar em novas práticas até ter a certeza da completa adequação ao corpos social. É deste que nasce a Justiça. E não o oposto.
    Deste modo, amigo Pedro, entenda minha crítica (não ao Jeff mas jamais a você!) aos que insistem na primazia da gravação como prova final. Definitiva. Não é. Se assim fosse, de nada adiantaria a Comissão da Verdade. Não há uma “gravação-confissão” dos bandidos!
    VEJA fez uma reportagem e NÃO DISSE possuir uma gravação. Mesmo a possuindo. E a ela cabe quando e como divulgá-la.
    A nós, acreditar ou não. Ambas as posições são defensáveis, éticas e válidas. Há quem sempre creia (e não estou neste time). E há quem sempre duvide(idem). Existem outros que esperam para ver…
    Exigir uma gravação que não foi o mote da reportagem, me parece a volta ao argumento que aqui combato. A necessidade de se gravar sempre, em nome de uma credibilidade.
    Receio que seremos um país de Jurunas.. rsrsrs… Lembra-se?
    Era isso. Acho que a agressividade de quem escolhe debater uma falsa questão (Há fita? PROVE! Não há? PROVE!, etc) diminui o principal: é crível (ou não?) o que foi exposto na reportagem? É admissível que um bandido (de colarinho branco e cueca suja!) esteja tentando afundar com os outros? É imaginável que TUDO o que vimos (pressões, conatos e reuniões em Brasília, Okamoto dizendo que se encontra com MV para “discutir a situação nacional”, etc) pode nos levar a dar crédito ao que o carequinha agora expõe? E a gravação dará credibilidade ao que o marginal disse? Bastará ter uma gravação para o que MV disse passar a ser verdade? Simples assim? E se ele disse e estiver mentindo?
    Acusar a VEJA de mentir (é disto que se trata) é meio desproporcional, a meu ver. O que levaria VEJA a esta brutal exposição? E VEAJ não é só o dono: são as centenas de profissionais que lá trabalham. TODOS teriam que estar de acordo, não é?
    Fico por aqui, pois já usei demais este espaço emprestado pelo Setti.
    Quanto a minha ida ao RJ, estou esperando arribar mais um pouco!
    Enquanto isto, venha cá prá roça!
    A gente assa um “porquim” e discute até cansar a voz! hehehe.
    Abraços
    REYNALDO.

  19. Jefff

    -

    18/09/2012 às 10:18

    Quanto aos outros: Não espero que pesem diferente de mim que nem tem ou desconhece a capacidade de pensar por conta própria.

  20. Jefff

    -

    18/09/2012 às 10:16

    Caro Setti ontem na biblioteca na faculdade eu li a matéria com o Marcos Valério. A revista dá a entender sim que as informações – na sua maioria – forma repassadas por Marcos Valério. Voce diz: ‘Um jornalista pode perfeitamente levantar o que uma pessoa diz falando com seus interlocutores.’ Por essa ótica posso fazer uma matéria inteira a respeito de um cara com fontes em off? Eu tenho que confiar cegamente na informação que me foi passada? Se a mídia tem o dever de desconfiar do poder o leitor não tem o direito de desconfiar de todos os poderes? Até onde sei a mídia não é formada por uma confraria de anjos e nem tem o dogma da infabilidade.

  21. SergioD

    -

    18/09/2012 às 9:55

    Amigo Reynaldo-BH, você autoriza do Ricardo a me dar o seu email? Desde já o autorizo a lhe mandar o meu.
    Certo Ricardo?
    Grande Abraço aos dois.

  22. Luiz Pereira

    -

    18/09/2012 às 8:34

    Setti, bom dia,
    A coluna de hj da Dora Kramer está ótima. Disseca, passo a passo, os motivos que levaram MValério a ter ficado em silêncio até a reportagem de Veja, desta semana.
    DE quebra, no tópico “Caldo de galinha”, que encerra a coluna, escreve pq a cega militância petista tem esperanças que a cúpula, vale dizer Lula et caterva, estão mais calados que passarinho na muda.
    É que se cutucarem MV, aí é capaz de vir uma cachoeira de verdade – de lama, para cima deles.
    abs

  23. Corinthians

    -

    18/09/2012 às 2:23

    Bom,
    Volto ao argumento de 2005.
    Lulla, se santo ignorante que nada sabia, não sabia por que delegara a função a outros.Até aí tudo bem. Então só de início já temos um chefe delegando uma atividade. Somamos a isso o fato de que a pessoa que recebeu a responsabilidade – ministro – também é indicada pelo presidente – no caso Lulla novamente. Juntamos também que Lulla também foi durante muitos anos presidente do partido, conhecido por usar de mão de ferro em disputas, e ainda por manter o título mesmo que licenciado.
    Isso o torna inocente ou irresponsável ?
    Qual a responsabilidade do presidente de uma empresa em caso de acidente – seja o vazamento de óleo ou a quebra de um equipamento que mata um cliente ? Ou de um técnico de um time com muitos craques que não jogam bem ?
    Basta ver um pouquinho sem o prisma da impunidade que fica claro que Lulla é sim, na “melhor” das hipóteses, co-responsável, cúmplice e beneficiário do esquema.
    Na pior das hipóteses, ele sabia. E sabendo, deveria enfrentar um processo como Azeredo ou Arruda, chefes de seus respectivos esquemas estaduais.

  24. Pedro Luiz Moreira Lima

    -

    18/09/2012 às 0:48

    Amigo ReynaldoBH:
    Você tem civilidade suficiente para debater sem agressão tão comum a muitos aqui.
    O Jeff deu a sua opinião de maneira tranquila.Não vi qual a crítica que fez a Veja,no entanto as demais nada diferentes dos que colocam em duvida a veracidade da reportagem.
    “Volto a insistir: neste caso – para azar de Jeffs da vida! – os “céticos de ocasião” terão o dissabor de ouvir o que MV disse ou concordou com as afirmativas feitas, dando a concordância com as mesmas!
    Jeff é um exemplo da distorção que transforma visões em teatros de absurdos. Lupas em antolhos. História em estórias. Honestidade em interesse pessoal. Acusações em defesas. Ofensas em elogios. Um país em um puteiro!
    Menos, Jeff sei lá de onde. Menos.”
    Você assim coloca a todos que temos críticas,duvidas em transformar o Brasil num puteiro?
    Ninguém é dono da verdade – temos convicções também não somos melhores e nem piores.Desejamos um Brasil melhor e nunca um Puteiro.
    Calma ao argumentar – ReynaldoBH não é movido por não aceitar opiniões diferentes – você tem história e uma bela história.
    As opiniões do Jeff não foram ofensivas e suas opiniões são a mesmas que as minhas – apenas estilos diferentes de escrever.
    Lembra quando deixei meu bom senso de lado aqui no Setti?vou “brigar” com você para que não deixe o bom senso abandonar você, e é uma briga boa em defesa de um bom amigo.
    Não se meta a besta,viu?
    Abração e sua visita ao Rio,será quando?
    Pedro Luiz

  25. Jane

    -

    17/09/2012 às 23:05

    Esse Lula deveria de estar na cadeia. Roubou muiiiito e agora está rindo de todos que estão sendo condenados. Cadê a justiça meu DEUS?

  26. fpenin

    -

    17/09/2012 às 22:51

    Todo o esquema foi muito bem organizado. Só que o QI dos quadrilheiros era made in Paraguay…Ou seja, não se faz omelete sem ovos, muito menos limonada sem limões.

  27. fpenin

    -

    17/09/2012 às 22:48

    E a ABIN, Setti? Diante do intenso tráfego de corruptos dentro da sede do governo, não houve um sacripanta para colocar a boca no trombone e impedir a falseta toda? Conivência ou incompetência? Ou as duas? Pelo menos deveriam ter agido para que o ex-presidente não ficasse sem saber das coisas, como alega até hoje. Ninguém sabia de NADA…

    Ótima pergunta…

  28. fpenin

    -

    17/09/2012 às 22:40

    Eu gostaria de entender o que o Jefff escreveu, mas o uso ou o não-uso de vírgulas embaralhou o assunto.

  29. fpenin

    -

    17/09/2012 às 22:35

    Lula ,agora, dirá que não sabe que não sabia…E muito político picareta ainda acredita no indouto…

  30. fpenin

    -

    17/09/2012 às 22:31

    O Capo… E o Capo? Nada lhe acontecerá?

    Ele deveria ser réu. Até o procurador-geral da República já está admitindo.

    Você leu? Se não, veja neste link:

    http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/revelacoes-de-valerio-sobre-lula-devem-ser-investigadas-diz-procurador-geral

    Abraço

  31. fabiola

    -

    17/09/2012 às 20:05

    Seu comentário parte de um pressuposto ofensivo e não será publicado.

  32. Pereira

    -

    17/09/2012 às 19:40

    Todo mundo já sabia que o lula era o chefe, só os ministros que não sabiam

  33. Pedro Luiz Moreira Lima

    -

    17/09/2012 às 18:48

    Amigo Setti:
    Tenho uma duvida – criticar a reportagem,contestá-la ou mesmo desacordo é um ataque a Veja?
    Não pergunto como provocação mas dentro de limites da boa civilidade – qual o limite?
    Abração
    Pedro Luiz

    Não é um ataque, não, caro Pedro.
    Abraço

  34. Reynaldo-BH

    -

    17/09/2012 às 18:24

    Chega a ser impressionante – no mau sentido – a visão que resta em diversos sobre o que seja reportagem, investigação e mesmo verdade.
    Tendo a admitir, até como atenuante à estas visões e opiniões que não se atentam ao verdadeiro absurdo que se defende (a famosa defesa do indefensável!), que nestes tempo de escândalos repetidos e sempre desprezados por quem deveria evitar a ocorrência ou punir (após a mesma), a necessidade de sermos todos apóstolos Tomé. Parece que precisamos de gravações, atos de ofício, ordens emitidas em memorandos e outros absurdos, para que alguns ao menos aceitem a dúvida.
    Não, preferem a defesa imediata, acusando o carteiro e ignorando o conteúdo da carta.
    Seria crível que um adúltero deixasse um bilhete à esposa dizendo: “fui ali te trair e retorno a tempo de jantar?”.
    Ou: “você me viu hoje entrando no motel com uma mulher. Só aceito a acusação de infidelidade se você gravou o que ocorreu nas breves três horas que permanecemos na suíte número 12!”.
    O PIOR é que, neste caso, existe uma gravação. O comentarista JEFF insiste (em comentários em sequência!, como se a repetição de argumentos fosse modo de faze-los verdadeiros!) em pedir a gravação; Terá! Resta saber o que falará após a gravação. Mas, isto é o de menos!
    Não havia UMA única gravação no impeachment do bandido Collor, amigo de Lula e hoje senador pelo infelicitado de Alagoas.
    Havia uma profusão de evidências e provas. PC Farias calou-se. A esposa do falecido deu entrevista histórica onde afirmava que o chefe da quadrilha era mesmo Collor. Jeff lembra-se?
    Hoje o PC de ontem falou! Ainda é tempo. O PC de ontem foi eliminado em um crime que ainda resiste a uma investigação mais acurada. Ou Jeff – o defensor de mensaleiros – defende a conclusão de mero suicídio da autora após o assassinato do arquivo ambulante?
    Renilda, esposa de Valério, irá um dia falar AINDA mais do que disse? Após o desaparecimento do carequinha bandido?
    Esta visão distorcida, bandida, imoral, indecente, ignorante e desonesta de que as provas se resumem a gravações e filmagens (e nesta caso, fico tranquilo, pois SEI QUE HÁ!) acaba com o Direito e com nossa possibilidade de defesa.
    Um dia será exigido de MIM que PROVE que o banco que me rouba nos juros avisou-me dos desvios contratuais. Ou as provas (sejam estas somente as tais gravações e filmagens) serão somente admitidas para comprovar acusações?
    Estes distantes do Direito NÃO ENTENDEM que não existem DOIS direitos: o dele e o nosso! Somente um: o de todos.
    Assim uma acusação que precise ser fundamentada em uma gravação pode ser – por justiça – estendida à necessidade de o acusado apresentar o mesmo teor probatório. Isso é NAZISMO! Isto é ofensa a juízes e ao Direito!
    Volto a insistir: neste caso – para azar de Jeffs da vida! – os “céticos de ocasião” terão o dissabor de ouvir o que MV disse ou concordou com as afirmativas feitas, dando a concordância com as mesmas!
    Jeff é um exemplo da distorção que transforma visões em teatros de absurdos. Lupas em antolhos. História em estórias. Honestidade em interesse pessoal. Acusações em defesas. Ofensas em elogios. Um país em um puteiro!
    Menos, Jeff sei lá de onde. Menos.
    Coloque suas opiniões livremente sem agredir a que discorda de você, sem interferir na verdade, sem ofender quem faz da própria profissão um motivo de orgulho e para quem tem um mínimo de discernimento. É muita pretensão que alguém com seus argumentos consiga convencer outrem em um espaço com este, onde até quem discorda, demonstra (na maioria) uma cultura e posição democrática que o comentarista Jeff desconhece. Ou prefere ignorar.
    Olhemos as árvores e a floresta. O senhor ao enxergar somente a grama, parece transparecer a posição subalterna que escolheu para si mesmo. Pena.
    Ao Jeff: procure – e rapidamente – outros cretinos argumentos. Este será detonado brevemente. Até lá. Dê – se não a si mesmo, mas aos que são honestos – o benefício da dúvida. É salutar. E decente.
    Procure – insisto – outra abordagem na defesa do indefensável.
    Quem sabe a inimputabilidade. Índios, crianças e bêbados não são plenamente imputáveis.
    Sabemos que os novos atores deste circo pornográfico não são índios. E nem crianças.
    Que tal, sectário Jeff, escolher a alternativa que resta?

  35. Jefff

    -

    17/09/2012 às 16:42

    Nossa a minha decepção com os jornalistas de uma maneira geral e com os veículos de comunicação me impede de aceitar calado certas afirmações.

  36. Jefff

    -

    17/09/2012 às 16:40

    Chega! Tenho mais o que fazer, rapaz.

  37. Jefff

    -

    17/09/2012 às 16:38

    Não entendi uma coisa? Como a reportagem não é uma entrevista e mesmo assim a revista diz que Marcos Valério diz…. ué o que ele disse é antigo então? Com essa chamada dá a entender que são novas e reveladoras informações passadas diretamente por Marcos Valério. Como vc é especialista na língua portuguesa acredito que entenderá.

    Um jornalista pode perfeitamente levantar o que uma pessoa diz falando com seus interlocutores. Isto é de um óbvio absoluto.

  38. Jefff

    -

    17/09/2012 às 16:30

    Não publico ofensas a VEJA.

  39. Jefff

    -

    17/09/2012 às 16:25

    Obrigado professor Pasquale mas o word e que acentuou porque nem acento eu tinha colocado. Eu não sei quem tem razão só sei o que o advogado disse e o que essa revista disse. Só espero poder aguardar isso com um pouco de celeridade… pois meu bumbum já está dolorido de tanto esperar o áudio do Gilmar Mendes com o Demóstenes. To cansadinho (rs)!

  40. samuel

    -

    17/09/2012 às 16:14

    M. Valério não envolveu Lula no escândalo, somente esclareceu de forma objetiva o que qualquer um minimamente alfabetizado já sabia e que muitos irão tratar com muita cautela, pois até agora somente os figurinistas e o segundo escalão foram abordados. Quero ver como será daqui para frente com o primeiro escalão. Num pais onde o delator é punido e o criminoso fica impune, tenho receio quanto ao desfecho do mensalão, porque condenar corruptor, corrompido e não condenar o mentor intelectual, o responsável será vexatório.

  41. Jefff

    -

    17/09/2012 às 15:50

    È tabu que se comente que o advogado do dito cujo desmentiu a entrevista a revista?

    Não, não é tabu. Só que todas as informações da reportagem — que em nenhum momento diz se tratar de uma entrevista de Marcos Valério — são verdadeiras.

  42. Jefff

    -

    17/09/2012 às 15:48

    A unica forma caro Setti da revista desmentir a negativa do próprio advogado do Marcos Valério é divulgar o áudio que diz que tem… o resto é basofiá.

    Aguarde e você verá quem tem razão. E acento em “basófia” é no “o”, e não no segundo “a”.

  43. Maurivan

    -

    17/09/2012 às 15:39

    Seu comentário é ofensivo e foi deletado. O tempo dirá quem está certo.

  44. Pedro Luiz Moreira Lima

    -

    17/09/2012 às 15:22

    Amigo Setti:
    Caso você tivesse feito a reportagem,sua honestidade e credibilidade me bastaria – mas não foi,daí colocar as barbas de molhos e demais pelos.
    Um abração
    Pedro Luiz

  45. Lori

    -

    17/09/2012 às 15:18

    O STF deveria bloquear urgentemente as contas bancarias do PT e fazer uma varredura. Mas o povo precisa parar de ser ingênuo e nunca mais votar nessa corja de salteadores.

  46. luciana

    -

    17/09/2012 às 14:54

    Se esse nosso povo assintesse um pouco de TV ou ler um pouco seria mais facil…qunata burrisse desse nosso povo fanaticos não ver nada o povo tem o Governo que merence pena que eu estou nesse barço de analfabeto.

  47. Jefff

    -

    17/09/2012 às 13:52

    Será que teremos que esperar o áudio dessa reportagem da mesma forma que espero até hoje o áudio da conversa o Gilmar Mendes com o Demóstenes Torres.

    Não sei se já lhe ocorreu que reportagens são feitas de centenas de maneiras diferentes. As melhores reportagens que fiz na vida não continham uma só palavra em “áudio”, como diz você.

  48. Valdemar Habitzreuter

    -

    17/09/2012 às 11:29

    “lLula era o chefe” não é surpresa alguma, só a fanáticos petistas isto soa como armação da mídia. Há outras falcatruas perpetradas no governo Lula, uma delas a anuência da falência repentina da Varig. O que estava por trás dessa manobra? A verdade ainda virá à tona.

  49. Maculan

    -

    17/09/2012 às 11:07

    Setti,

    Você e a Veja estão prestando um grande serviço ao país. Eu sou um polemista nato e nunca irei esquecer estes tempos aúreos da Veja. Quanto ao desespero de Valério, espero realmente que ele sabendo que foi um canalha, pratique, ao menos, um ato nobre nessa vida e abra “Caixa de Pandora”.

  50. mario pecoraro

    -

    17/09/2012 às 10:33

    AMIGOS CONSCIENTES

    NÃO SE ESQUECAM QUE A FAMILIA SILVA PEDIU DUPLA CIDADANIA ITALIANA A TODOS ATRAVEZ DOS ANTEPASSADOS DA DONA MARIZA.
    TAMBÉM A FAMILIA PALOCCI PEDIU DUPLA CIDADANIA A MAIS DE 17 FAMILIARES.
    PARECE QUE O PLANO B IRA ENTRAR EM AÇÃO.
    CADEIA NELES.!!!
    PRIMAVERA VERDE AMARELA
    VAMOS LIMPAR O BRASIL

    VOTE CONSCIENTE.

    MARIO

  51. joao da cruz

    -

    17/09/2012 às 9:00

    OUTROS REUS VIAJAM PARA A VENEZUELA, ESTAO ESPERANDO O LULA E A DILMA AJEITAREM AS COISAS COM O DITADOR CHAVES. ( FIQUEM ATENTOS )

  52. joao da cruz

    -

    17/09/2012 às 8:55

    O ZE DIRCEU JA TEM ATE QUARTO RESERVADO EM HOTEL DE CUBA, SO DEPENDE DA LEITURA DO RELATOR HOJE, AI ELES O LEVAM DE JATINHO, TA TUDO AJEITADO PELO OKAMOTO.(POLICIA FEDERAL DEVE FICAR DE CAMPANA)

  53. joao da cruz

    -

    17/09/2012 às 8:52

    O LULA VAI CONTINUAR MENTINDO PRA VER SE O DEDO CRESCE. (PINOQUIO)

  54. Clarice

    -

    17/09/2012 às 0:34

    Há muito tempo que aguardava esta noticia: “LULA É O CHEFE”.
    Alguém ainda tem dúvida??? Desacreditada da ida política do país, considerando principalmente as ações pessoais, públicas, políticas do então Presidente LULA. Hoje sinto – me, aliviada, esperançosa do meu viver de cidadã, professora universitária aposentada, que desoladamente viu acontecer, gradativamente,a situação de um poder corrupto, se manter no mais alto nível político brasileiro.
    Continuarei ‘ atenta’, como devem estar os brasileiros que honram o seu espaço pessoal, profissional e social com ações dignas. Apesar de tudo…

  55. Reynaldo-BH

    -

    17/09/2012 às 0:11

    Pedrão minutos inciais de segunda, 17/09.
    Vamos esperar mais um pouco, durante este dia?
    Marcelo Leonardo (AFIRMO!) sabia não sa de existência de ENTREVISTA como do teor da mesma.
    Abração.
    Reynaldo.
    =======================
    IMPRENSA
    VEJA decide se divulga fita com a entrevista de Marcos Valério
    A direção da revista VEJA está reunida para decidir se divulga ainda hoje em seu site a gravação da entrevista feita com Marcos Valério, um dos operadores do mensalão, onde ele aponta Lula como o chefe do esquema responsável pela arrecadação de algo como R$ 350 milhões para a compra de apoios políticos e o pagamento de despesas de campanha.

    Foi na semana passada, em Belo Horizonte, que a VEJA entrevistou Valério. E gravou a entrevista.

    Marcelo Leonardo, o advogado de defesa de Valério no processo do mensalão, ficou sabendo depois e foi contra a publicação.

    “Não é hora de dar entrevistas”, decretou ele. E com razão. Valério já foi condenado no Supremo Tribunal Federal por vários crimes. Pegará pena pesada. Mas ainda será julgado por outros.

    A revista não concordou em jogar a entrevista no lixo. Ou em arquivá-la. Aí surgiu a ideia de se atribuir as declarações de Valério a amigos e parentes que as teriam ouvido diretamente dele. E reproduzido para a revista.

    Na seção Carta ao Leitor, a revista afirma que não houve entrevista. Mas de Lula ao contínuo menos qualificado do PT, todo mundo sabe que Valério falou para a VEJA, sim.

    É por isso que os petistas de quatro e cinco estrelas não caíram de pau na revista, muito menos em Valério. Sabiam que mais dia menos dia, Valério acabaria abrindo o bico.

    Não querem provocá-lo a revelar mais do que já revelou. E muito menos agora – com um julgamento pela metade e uma eleição às portas.

    O acerto de VEJA com Valério e o advogado passou também pela garantia dada pelos dois de que nada diriam que fosse capaz de pôr em dúvida o que a revista publicasse. Até porque eles leram com antecedência o que seria publicado – e aprovaram.

    Ocorre que procurado por jornais, o advogado de Valério esqueceu o combinado.

    Primeiro disse que Valério nem confirmava e nem desmentia o conteúdo da reportagem.

    Depois avançou e disse que Valério não confirmava. Para ao cabo afirmar que ele desmentia.

    Aí o caldo entornou – embora uma parcela da direção da VEJA ainda argumente que se deve honrar o compromisso assumido com Valério e o advogado de manter a fita em segredo..
    (Noblat).

  56. Pedro Luiz Moreira Lima

    -

    16/09/2012 às 23:30

    ReynaldoBH – com tanta disse não disse – fico com o Canto de Ossanha de Vinícios.
    “O homem que diz,não disse
    Pois quem disse que disse,não diz
    Diz! Diz! Diz!
    Não digo
    Diz!Diz!Diz!
    Não Digo!
    Eu não sou de dizer aquilo que eu disse
    Quando digo que não disse ou disse aquilo que eu disse só a revista do disse ou não disse”
    Entederam? se sim aceito desenhos.
    Pedro Luiz

  57. Pedro Luiz Moreira Lima

    -

    16/09/2012 às 23:21

    Amigo ReynaldoBH:
    Deu no Noblat – mostrar que não sou sectário.
    Abração
    Pedro Luiz
    Enviado por Ricardo Noblat – 16.9.2012 | 20h06m
    IMPRENSA
    VEJA decide se divulga fita com a entrevista de Marcos Valério
    A direção da revista VEJA está reunida para decidir se divulga ainda hoje em seu site a gravação da entrevista feita com Marcos Valério, um dos operadores do mensalão, onde ele aponta Lula como o chefe do esquema responsável pela arrecadação de algo como R$ 350 milhões para a compra de apoios políticos e o pagamento de despesas de campanha.

    Foi na semana passada, em Belo Horizonte, que a VEJA entrevistou Valério. E gravou a entrevista.

    Marcelo Leonardo, o advogado de defesa de Valério no processo do mensalão, ficou sabendo depois e foi contra a publicação.

    “Não é hora de dar entrevistas”, decretou ele. E com razão. Valério já foi condenado no Supremo Tribunal Federal por vários crimes. Pegará pena pesada. Mas ainda será julgado por outros.

    A revista não concordou em jogar a entrevista no lixo. Ou em arquivá-la. Aí surgiu a ideia de se atribuir as declarações de Valério a amigos e parentes que as teriam ouvido diretamente dele. E reproduzido para a revista.

    Na seção Carta ao Leitor, a revista afirma que não houve entrevista. Mas de Lula ao contínuo menos qualificado do PT, todo mundo sabe que Valério falou para a VEJA, sim.

    É por isso que os petistas de quatro e cinco estrelas não caíram de pau na revista, muito menos em Valério. Sabiam que mais dia menos dia, Valério acabaria abrindo o bico.

    Não querem provocá-lo a revelar mais do que já revelou. E muito menos agora – com um julgamento pela metade e uma eleição às portas.

    O acerto de VEJA com Valério e o advogado passou também pela garantia dada pelos dois de que nada diriam que fosse capaz de pôr em dúvida o que a revista publicasse. Até porque eles leram com antecedência o que seria publicado – e aprovaram.

    Ocorre que procurado por jornais, o advogado de Valério esqueceu o combinado.

    Primeiro disse que Valério nem confirmava e nem desmentia o conteúdo da reportagem.

    Depois avançou e disse que Valério não confirmava. Para ao cabo afirmar que ele desmentia.

    Aí o caldo entornou – embora uma parcela da direção da VEJA ainda argumente que se deve honrar o compromisso assumido com Valério e o advogado de manter a fita em segredo..

  58. Hélio

    -

    16/09/2012 às 23:00

    Caro Reynaldo-BH :
    Concordo com vc que seria totalmente ilógico a VEJA apresentar uma matéria de capa como esta, altamente bombástica, sem ter um embasamento sólido, como uma gravação, por exemplo. Porém, tenho 2 ressalvas :

    1)Mostrar Marcos Valério como uma pessoa ingênua e inocente, que somente após se meter com o PT se tornou um escroque, aí acho um pouco exagerado. Vejamos : ele é o personagem central da Ação Penal 456 (Mensalão Mineiro ou do PSDB), de 1998. Além disso, em 2009 ele foi preso pela PF por uns rolos em relação ao Porto de Santos. Ou seja, quando ele se meteu com o PT ele já não era nenhum santo.

    2)Assim como o Sérgio D, também acho que o Marcos Valério está muito tranquilo pra alguém que tem medo de ser morto. Afinal, nem ele nem ninguém anda com seguranças. Se fosse o caso, além de fazer isso, ele deveria, assim como o comentarista SérgioD citou, denunciar eventuais ameaças aos orgãos competentes e pedir proteção.

    3)Em pelo menos um dos ministros demitidos, nada ficou provado : Orlando Silva. Apesar da reportagem da VEJA afirmar que o seu acusador possuia provas consistentes (tinha até uma suposta gravação de uma garagem), nenhuma prova foi apresentada, e, alguns meses depois, após uma investigação, o ex-ministro foi considerado inocente por absoluta falta de provas.

    Para finalizar, acho que este é uma história muito séria, e assim como vc, também espero que logo as gravações ou qualquer outra forma de comprovação sejam apresentadas. Abs!

  59. Pedro Luiz Moreira Lima

    -

    16/09/2012 às 22:35

    Amigo ReynaldoBH:
    Contra a fé absoluta nada posso dizer ou falar.
    Não tenho fé absoluta a coisa nenhuma nem mesmo a dogmas religiosos.
    O advogado do Marcos Valério como você disse, caríssimo e excelente na área criminal.Este advogado afirmou que o seu cliente, Marcos Valério, não concedeu a entrevista – ou Marcos Valério perdeu a confiança em seu advogado deu a entrevista e não comunicou ao seu advogado, ou não deu a entrevista mesmo.
    Temos semanas pela frente e vamos comprovar sua fé absoluta na reportagem – deu ou não deu?no bom sentido.
    Quero lembrar que um jornalista acusou um Ministro do STF de cobras e lagartos e indo a contra mão do que me afirmou – tinha gravações e filmes para provar.Decorridos tanto tempo – nem filmes e gravações.Fé absoluta é perigoso pois pode levar a descrença e substituição por ódios.
    Estou na mesma linha do SergioD,mesmo sendo a favor mantenho um distanciamento crítico e quando contra a mesma coisa e evitar a fé absoluta nos meus próprios argumentos.
    Gostaria de lembrar aos outros comentaristas que gostam de usar termos como “Hordas de Bárbaros e Educar” posso imaginar o tipo de “educação” que nos que nos seriam reservados caso tivessem o Poder Absoluto.
    Quero destacar o diálogo franco e educado que o Markito-Pi manteve comigo – o debate de idéias só será debate entre civilizados – quando um lado considerar o outro como “Hordas de Bárbaros” massacres ocorrerão.
    Naturalmente a observação nem passa por perto de você amigo ReynaldoBH – seu respeito e amor a democracia faz parte de sua educação e civilidade.
    Meu grande abraço a você
    Pedro Luiz

  60. Ricardo rocha

    -

    16/09/2012 às 20:11

    Tem reclamações ou críticas a fazer sobre a revista VEJA? Mesmo infantis e bobocas, além de escondidas no anonimato, como você fez no comentário que deletei?

    Pois bem, dirija-se ao diretor de Redação por intermédio do email veja@abril.com.br

    Aqui, não.

  61. sandra d'agostini

    -

    16/09/2012 às 13:31

    Esta edição da revista ficará guardada, aqui em casa, como um livro querido e um documento histórico. Tomara tenha sequência!

  62. sandra d'agostini

    -

    16/09/2012 às 13:10

    Caro Setti. O assunto é este. Mas o mote da análise é imperdível. Portanto, não deixe de assistir este vídeo. Em http://www.youtube.com/watch?v=g0O-TPCx40Y
    Abs

    Obrigado, cara Sandra. Não conheço o autor, mas o vídeo é realmente contundente e irrespondível.

    Abração

  63. Caio Frascino Cassaro

    -

    16/09/2012 às 11:42

    Prezado Setti:
    O passarinho começou a cantar. A música – e estamos só nos primeiros acordes – já provoca desespero na petralhada. Esperem só até chegar o “Adagio”…
    Amigos Reynaldo-BH e Mauro Pereira: para variar, mataram a pau. E o Setti, esse realmente é um cavalheiro. Amigos, eu não sei o que é pior: a falta de educação, a desonestidade intelectual ou os atentados sucessivos à inculta e bela perpetrados pela horda de bárbaros que passeia por este espaço. A gente tenta educar os caras, mas parece que não adianta. Pensando bem, se adiantasse eles não seriam petralhas.
    Um abraço

  64. Ailton

    -

    16/09/2012 às 11:34

    Ailton, meu caro, não publico seu comentário porque se você quer criticar a revista deve se dirigir não a mim, mas a seu diretor de Redação.

    O email é veja@abril.com.br

    Abração

  65. rafinha

    -

    16/09/2012 às 10:00

    pt a stasi brasuca

  66. Renato Tanzi

    -

    16/09/2012 às 9:57

    Prezado Setti:
    Reconheço a sua seriedade jornalística e o alto padrão que você vem mantendo em seu blog. Por isso mesmo, acredito que esse tipo de matéria – do ouvi dizer, ouvi falar – deveria ser desconsiderada neste espaço. A decisão é sua, é claro, mas incomoda ver esse tipo de ato eleitoral ocupar espaço tão respeitável. É evidente o objetivo da matéria e a quem ela interessa, mas creio que você esteja acima disso. De qualquer forma, fique à vontade para deletar este comentário.
    Um abraço.

  67. Mauro Pereira

    -

    16/09/2012 às 0:22

    Caro Ricardo Setti.
    Caro amigo Reynaldo-BH, perfeito, como sempre, e esclarecedor, como poucos.
    Ademais, partimos do princípio que foi VEJA a responsável pela publicação, não a CC. E isso faz toda diferença. É sempre bom ler o teus textos.

  68. VAQUEIRO DO ASFALTO

    -

    16/09/2012 às 0:09

    Seu comentário cafajeste, mentiroso e ofensivo foi deletado. Suma daqui.

  69. SergioD

    -

    15/09/2012 às 23:51

    Amigo Reynaldo, em momento algum eu afirmei que VEJA publicou informações sem embasamento. Só lembrei que ela não tinha colhido um depoimento do próprio. Se colheu e não informou aos seus leitores e está participando de um teatro, o que não quero acreditar que tenha ocorrido.
    Estou careca de saber que conseguir informações por terceiros é norma no jornalismo, aliás boa norma. O Ricardo cansa de falar isso.
    O que critiquei foi a credibilidade de Marcos Valério ao prestar esse depoimento nesse momento e desse modo. Critiquei-o por fazê-lo de forma canhestra, sem dar a cara a bater. Fazê-lo de uma forma que se poderia comparar com intimidação aos seus ex-companheiros de crime. Se está temeroso por sua vida por que não fala logo tudo para a Polícia Federal e pede proteção?
    Critiquei VEJA sim por tentar fazer de MV um pobre diabo. A culpa de tudo o que sua família está passando é sua e da falta de humanidade das pessoas que não respeitam o momento por que passam seus filhos. Ele entrou nessa trama por que quis.
    Critico VEJA por dar publicidade a uma afirmação de MV onde ele diz que o PT o transformou num bandido. Francamente. Isso ele já era desde os tempos da eleição de 1998.
    Reynaldo, se as declarações de MV foram gravadas, que sejam apresentadas. VEJA deve estar escolada e não vai permitir se envolver em fatos como o da suposta gravação da conversa do ministro Gilmar Mendes com o então Senador Demóstenes Torres. Gravação essa que não apareceu até hoje. Se aparecer ótimo.
    Creio que o que VEJA publicou deva ser mesmo o relato de pessoas próximas a MV.
    Mais uma vez, critico MV por ficar plantando informações dessa forma, para que depois sejam desmentidas por seu advogado. Parece um teatro bem engendrado.
    E critico VEJA pela forma de apresentar MV. Não pelo fato de publicá-las. Conheço a linha de VEJA e ela tem total liberdade para publicar o que bem entende. Assim como temos a liberdade para criticá-la.
    Abraços

  70. VAQUEIRO DO ASFALTO

    -

    15/09/2012 às 23:39

    Antes tarde… ou já é cedo? eu não esperava isso tudo ainda. Podia ser mais tarde. O STF, mesmo sem saber disto tudo, vem julgando com maestria. E agora JOSÈ……………………………. Olha, eu venho combatendo este ****** CHAMADO LULLLA*** A MAIS DE TRINTa anos; DEUS me presenteia… meu BRASIL TEM JEITO. LULLA*** NA CADEIA!!!

  71. Reynaldo-BH

    -

    15/09/2012 às 21:40

    Aos amigos SergioD e Pedro Luiz. E ao sr. Fábio.
    Alguém, em sã consciência, acredita que VEJA (sob fogo cruzado do PT e do governo) se arriscaria a publicar esta reportagem sem um embasamento factual sólido? Como – tão ao gosto dos “novos defensores” do Direito baseado em fitas -
    uma gravação?
    Dá para imaginar que seria uma bobagem, além de um jornalismo sem consistência? Quais dos eventos (que resultaram nas demissões de 7 ministros!) divulgados por VEJA não foi fartamente comprovado?
    Bem, a notícia não é inside information, mas só um dado que não foi levado em consideração.
    Informo – e sei que VEJA o fará – que Marcos Valério FOI GRAVADO nas declarações dadas e nas colocações com as quais CONCORDOU explicitamente, a partir do que o mesmo havia dito a terceiros. Confrontado com estas informações, foi gravado em cada declaração concordando com cada observação: não só com o fato de ter falado como com o teor das declarações.
    Ei creio que na segunda-feira haverá confirmações disto. A revista age sabiamente. Deixando que os “argumentos” da “falta de provas” seja bastante explorado.
    Quanto à credibilidade de MV creio ser a mesma que o fez ser recebido por Dirceu, Delúbio, Lula e outros. Ou seria diferente?
    O bandido careca (agora cabeludo) foi usado sim. E acreditou – como tantos outros – na dita “força” do PT frente ao STF. Começa a fazer TODO o sentido a tentativa de chantagem de Lula contra Gilmar Mendes. Não era somente a defesa do “cumpanheiro” José Dirceu. Evidente que MV tenta influenciar a dosemetria da cana que irá cumprir! Tardiamente. Mas – já vimos filmes como este antes – bandidos não assumem sozinhos crimes de quadrilhas. SEMPRE falam quando sentem que são a bola da vez! MV acreditou na impunidade prometida. Calou-se. Preservou até onde deu. Até a pena que – não se assustem! – chegará perto dos 100 anos de prisão!
    Para quem arrumou emprego para a esposa do Pedro Caroço, irrigou de dinheiro os cofres e canos (esgotos?) do PT, conviveu com presidentes e poderosos, a visão de se ver no presídio Nelson Hungria (aqui em BH) deve ser revoltante. Acrescente-se o fato de que a esposa de MV SEMPRE foi a favor (até as pedras de BH sabem!) que ele falasse tudo!
    Bem, como disse antes, o julgamento de Lula será da história. Não há no processo em julgamento, referências à participação do mesmo. Ainda que saibamos (alguém duvida?) que obviamente ele sabia de tudo. Até onde estava à frente, não sei.
    Mas a tese da “farsa”, do Zé Dirceu inocente, do “caixa 2″, etc. estas todas foram jogadas no devido lugar: no lixo!
    E volto a insistir: esperem os acontecimentos. O que temos hoje é uma reportagem com declarações GRAVADAS. Nem mesmo um foca aceitaria publicar assunto de tal gravidade sem se precaver. Sugiro que aguardem. Quem sabe no debate de VEJA na segunda (após a sessão do Mensalão no STF) não tenhamos alguma novidade?
    Abraços.
    PS: Pedrão: conheço o Marcelo Leonardo. Habilidoso e considerado um dos mais caros advogados de BH. Medalhão. Que deu uma de Kassab: nem contra nem a favor, muito pelo contrário. Disse que MV não deu ENTREVISTA. Perguntado se MV desmentia o que foi dito, disse que também não! Sutilezas essenciais para quem SABE de tudo e de como foi feita a reportagem!

  72. Angelo Losguardi

    -

    15/09/2012 às 20:47

    O melhor que ele pode fazer é contar tudo, o máximo que sabe mesmo. É a segurança que ele pode ter. A ameaça velada que o Haddad fez hoje citando familiares de Valério é mais um motivo. Se ele guarda segredos, passa a ser um perigo em potencial. Por isso, pode ter o mesmo fim de Celso Daniel e do Toninho do pt. Mesmo pra garantir a segurança de sua família, devia falar tudo e nominar expressamente possíveis agressores. Algo do tipo: “se acontecer algo comigo ou com meus familiares, informo desde agora que o mandante é (…)”.

  73. Sevrino Donizetti Rodrigues

    -

    15/09/2012 às 19:36

    Esses vermes tem que apodrecer na cadeia,quanto ao ex tenho certeza que sabia.

  74. Mauro Pereira

    -

    15/09/2012 às 18:59

    Caro Ricardo Setti, boa noite.
    Caro amigo, realmente você é um gentleman. Um profissional com uma carreira vitoriosa e consolidada como a sua não precisa ficar dando explicações à leitores sem educação. Delete-os.

    Por mais que eu desarme meu espírito de qualquer vestígio de preconceito, seja ele político, ideológico ou até mesmo conceitual com relação ao Partido dos Trabalhadores, mais cala em minha alma a certeza de que cada dia sobrevivido à mediocridade que devasta o Brasil do lulopetismo é uma experiência dolorosa , às vezes até ser traumatizante.
    A dor se revela aguda quando assistimos uma década inteira ser desperdiçada pela ação nefasta de um governo fraco na ação, limitadíssimo na competência, lépido na mentira e portentoso na corrupção. O trauma, por sua vez, se manifesta ao ver proliferar a mais indecente indigência pessoal de personalidades que num passado ainda recente eram reconhecidas como sólidas lideranças da política nacional.
    Nesse celeiro de nulidades não escapa ninguém, sequer a presidente da República. Eleita para governar para todos os brasileiros, rompe com o compromisso assumido por ocasião de sua posse ao aceitar docilmente a condição de subalterna intérprete das vontades de Lula e militante ativa no processo eleitoral em andamento. Nesse aspecto, ela tem se mostrado tão eficiente como Lula foi. Desagravar o padrinho político também está se tornando uma de suas especialidades.
    É, porém, na composição do ministério e na atuação dos ministros, que a coisa desanda de vez. Distribuídos estrategicamente pelos cerca de quarenta departamentos governamentais, tem ministros de quase todos os partidos e de todos os matizes ideológicos. Em comum apenas a monumental incompetência, a vocação para o mal feito e o mesmo contrato de aluguel
    Tem aqueles, e aí é a maioria, que são completamente desconhecidos dos brasileiros e das brasileiras. Espertos, vêem no anonimato a brecha perfeita para se beneficiarem da remuneração gorda sem se comprometerem. Tem, também, os que não são muito dados ao hábito de trabalhar. A esses gazeteiros incorrigíveis me quedo humildemente e os reverencio pela desídia inescrupulosa, pois, quanto mais distante do governo se mantiverem menor será o risco para a sociedade. Desprovidos de personalidade, sentem-se à vontade quando são humilhados publicamente pela presidente, que simplesmente os ignora e dispensa suas presenças em negociações com a sociedade civil de temas inerentes às suas pastas.
    Mas esse é o segundo time capitaneado pela presidente Dilma Rousseff. O supra-sumo do servilismo e da nulidade está concentrado nos ministérios mais importantes, chefiados na sua imensa maioria por figurões do Partido dos Trabalhadores. Aqueles do chamado núcleo duro… de aguentar!
    No comando da economia desfila há vários anos o pior ministro da Fazenda que já se teve notícias. Vacilante na maioria das suas aparições, demonstra não ter muita intimidade com os números e suas explicações são costumeiramente evasivas e pouco convincentes. Fica a sensação de que é fervoroso devoto de São Judas Tadeu e Santo Expedito, os santos das causas impossíveis e das urgentes. Dia desses, declarou que o Brasil experimentou um crescimento negativo, confirmando minhas suspeitas de que realmente o País avançou para trás nos últimos dez anos.
    Nos Esportes desponta o mais conformado de todos os ministros. Estranho no ninho, desde de 2003 vem sendo sistematicamente assado, frito e cozido no óleo amigo da frigideira petista, tanto no governo como na Câmara dos Deputados. Jamais se ouviu um único lamento escapar de sua boca agradecida, pela boca, nem o mais tênue protesto. O osso deve ser uma delícia, pois, nem sob tortura ele se dispõe a largá-lo. Santa alma.
    Na Educação, nada menos do que um dos maiores expoentes da decadência petista. Do outrora combatente implacável e destemido dos políticos corruptos sobrou apenas a figura patética de um ministro da Fazenda que não deu certo e que a cada gesto deixa transparecer a dor que dilacera o espírito de um ministro da Educação frustrado. Herói por natureza, a desistência não está descartada.
    Como os demais, a Saúde é outro desastre. Falta tudo. Investimentos, hospitais, remédios, vacinas, mutirões. Falta ministro. Só não falta dor, sofrimento, luto. Abandonado ao deus dará e à exploração de falsos profetas vorazes, o brasileiro busca na fé o lenitivo para a sua agonia de cada dia. Doente, a Saúde jaz morimbunda.
    Mas a esplanada famosa que hoje concentra o maior número de inúteis por metro quadrado encontrou sua redenção. E no melhor estilo Marta Suplicy.
    No auge da euforia por ter sido nomeada ministra da Cultura em reconhecimento ao seu repentino apoio incondicional à candidatura de Fernando Haddad a prefeito de São Paulo, não se conteve e mandou às favas o bom senso e a auto estima. Agradecida, e sem o menor pudor, curvou-se à mais indecente manifestação de vassalagem e elevou Lula à condição de deus. É cômico, e deprimente!
    A ilustrar a decoração do pórtico de acesso ao olimpo que a doidivina erigiu ao seu deus Lula, destaca-se a placa reluzente: “Ao sair, limpe os pés”.

    Por mais que eu desarme meu espírito de qualquer vestígio de preconceito, seja ele político, ideológico ou até mesmo conceitual com relação ao Partido dos Trabalhadores, mais cala em minha alma a certeza de que cada dia sobrevivido à mediocridade que devasta o Brasil do lulopetismo é uma experiência dolorosa , às vezes até ser traumatizante.
    A dor se revela aguda quando assistimos uma década inteira ser desperdiçada pela ação nefasta de um governo fraco na ação, limitadíssimo na competência, lépido na mentira e portentoso na corrupção. O trauma, por sua vez, se manifesta ao ver proliferar a mais indecente indigência pessoal de personalidades que num passado ainda recente eram reconhecidas como sólidas lideranças da política nacional.
    Nesse celeiro de nulidades não escapa ninguém, sequer a presidente da República. Eleita para governar para todos os brasileiros, rompe com o compromisso assumido por ocasião de sua posse ao aceitar docilmente a condição de subalterna intérprete das vontades de Lula e militante ativa no processo eleitoral em andamento. Nesse aspecto, ela tem se mostrado tão eficiente como Lula foi. Desagravar o padrinho político também está se tornando uma de suas especialidades.
    É, porém, na composição do ministério e na atuação dos ministros, que a coisa desanda de vez. Distribuídos estrategicamente pelos cerca de quarenta departamentos governamentais, tem ministros de quase todos os partidos e de todos os matizes ideológicos. Em comum apenas a monumental incompetência, a vocação para o mal feito e o mesmo contrato de aluguel
    Tem aqueles, e aí é a maioria, que são completamente desconhecidos dos brasileiros e das brasileiras. Espertos, vêem no anonimato a brecha perfeita para se beneficiarem da remuneração gorda sem se comprometerem. Tem, também, os que não são muito dados ao hábito de trabalhar. A esses gazeteiros incorrigíveis me quedo humildemente e os reverencio pela desídia inescrupulosa, pois, quanto mais distante do governo se mantiverem menor será o risco para a sociedade. Desprovidos de personalidade, sentem-se à vontade quando são humilhados publicamente pela presidente, que simplesmente os ignora e dispensa suas presenças em negociações com a sociedade civil de temas inerentes às suas pastas.
    Mas esse é o segundo time capitaneado pela presidente Dilma Rousseff. O supra-sumo do servilismo e da nulidade está concentrado nos ministérios mais importantes, chefiados na sua imensa maioria por figurões do Partido dos Trabalhadores. Aqueles do chamado núcleo duro… de aguentar!
    No comando da economia desfila há vários anos o pior ministro da Fazenda que já se teve notícias. Vacilante na maioria das suas aparições, demonstra não ter muita intimidade com os números e suas explicações são costumeiramente evasivas e pouco convincentes. Fica a sensação de que é fervoroso devoto de São Judas Tadeu e Santo Expedito, os santos das causas impossíveis e das urgentes. Dia desses, declarou que o Brasil experimentou um crescimento negativo, confirmando minhas suspeitas de que realmente o País avançou para trás nos últimos dez anos.
    Nos Esportes desponta o mais conformado de todos os ministros. Estranho no ninho, desde de 2003 vem sendo sistematicamente assado, frito e cozido no óleo amigo da frigideira petista, tanto no governo como na Câmara dos Deputados. Jamais se ouviu um único lamento escapar de sua boca agradecida, pela boca, nem o mais tênue protesto. O osso deve ser uma delícia, pois, nem sob tortura ele se dispõe a largá-lo. Santa alma.
    Na Educação, nada menos do que um dos maiores expoentes da decadência petista. Do outrora combatente implacável e destemido dos políticos corruptos sobrou apenas a figura patética de um ministro da Fazenda que não deu certo e que a cada gesto deixa transparecer a dor que dilacera o espírito de um ministro da Educação frustrado. Herói por natureza, a desistência não está descartada.
    Como os demais, a Saúde é outro desastre. Falta tudo. Investimentos, hospitais, remédios, vacinas, mutirões. Falta ministro. Só não falta dor, sofrimento, luto. Abandonado ao deus dará e à exploração de falsos profetas vorazes, o brasileiro busca na fé o lenitivo para a sua agonia de cada dia. Doente, a Saúde jaz morimbunda.
    Mas a esplanada famosa que hoje concentra o maior número de inúteis por metro quadrado encontrou sua redenção. E no melhor estilo Marta Suplicy.
    No auge da euforia por ter sido nomeada ministra da Cultura em reconhecimento ao seu repentino apoio incondicional à candidatura de Fernando Haddad a prefeito de São Paulo, não se conteve e mandou às favas o bom senso e a auto estima. Agradecida, e sem o menor pudor, curvou-se à mais indecente manifestação de vassalagem e elevou Lula à condição de deus. É cômico, e deprimente!
    A ilustrar a decoração do pórtico de acesso ao olimpo que a doidivina erigiu ao seu deus Lula, destaca-se a placa reluzente: “Ao sair, limpe os pés”.

    Caro amigo Mauro,

    Obrigado por seu como sempre bem fundamentado e bem escrito comentário. E obrigado também por me considerar um gentleman. Deleto vários dos comentários mais grosseiros, mas considero que certos leitores, mesmo agressivos, merecem resposta. É até didático. Como você vê, a esperança, no meu caso, é a última que morre, mesmo…

    Um abração

  75. Marcos

    -

    15/09/2012 às 18:35

    O que você acha de mim e de meu blog não é a milésima parte de minha opinião sobre você. Suma daqui, vá para os blogues sujos. Tchau.

  76. Euclides Rodrigues de Moraes

    -

    15/09/2012 às 17:53

    Comentários ofensivos como o seu eu não publico. Vá para os blogues sujos: você será recebido de braços abertos lá.

  77. Inês

    -

    15/09/2012 às 15:19

    O Advogado de Valério já desmentiu esta reportagem.
    Ele não deu nenhuma entrevista desde 2005 e nega totalmente o conteúdo da mesma.
    Como sempre…

  78. fábio

    -

    15/09/2012 às 14:34

    Ah! uma bomba na base do ouvi falar! Piada!

  79. SergioD

    -

    15/09/2012 às 14:32

    Ricardo, acabei de ler a reportagem de VEJA em questão.
    Primeiramente, Marcos Valério não deu essas declarações à VEJA. Ele fala através de terceiros, pessoas de sua intimidade, como a reportagem afirma. Não fala diretamente por se sentir ameaçado.
    Segundo. VEJA, para dar credibilidade a sua reportagem, transforma Marcos Valério num pobre coitado que acreditou nas promessas de impunidades feitas pelos grandes do PT, mostrando que sempre sentiu o maior desprezo pelas nossas instituições, assim como quem participou do esquema.
    Fala que o PT o transformou num bandido. Coitado, não é? Pensei que ele já fosse bandido desde antes, desde o esquema do PSDB mineiro, que ocorreu cinco anos antes.
    Que o PT o usou como um Boy de Luxo. Coitado, ele não lucrou nada com isso, não é? Entrou nesse obrigado.
    A reportagem carrega ainda mais nessas tintas querendo mostrar o quanto estão sofrendo seus familiares, sua mulher tentando o suicídio, seu filho sendo recusado em colégios bons em BH e a filha sendo humilhada na faculdade.
    Pelo amor de Deus, se esses fatos ocorreram deve-se dar publicidade ao nome desse colégio e o do professor que sugeriu o debate sobre o MV na aula em que a sua filha frequentava. Tais atitudes são abomináveis e demonstram uma total falta de humanidade. Sendo assim, como ele está falando tudo de uma vez, por que não aconselham a ele a dar publicidade a quem praticou esses atos contra seus filhos.
    Agora também vem com essa de que está sentindo sua vida ameaçada. Vamos e venhamos. Já que ele vai ser condenado mesmo, e se acha ameaçado de morte, por que não conta tudo logo de uma vez, na Polícia Federal, e pede para entrar no programa de proteção à testemunhas? Por que ainda vai sozinho, sem escolta, levar seu filho ao colégio todos os dias no mesmo horário, mantendo uma rotina que facilitaria o trabalho de qualquer assassino profissional? Por que fica nessa de mandar recados via imprensa?
    Se ele não falou nada até agora por que temos de dar credibilidade às suas palavras nesse momento. MV nunca foi nenhum ingênuo.
    Veja bem Ricardo. Não estou querendo dizer que Lula não sabia do que se passava no gabinete de José Dirceu. Só acho que VEJA está dando credibilidade, por motivos já sabidos, a uma pessoa que não tem nenhuma, assim como Roberto Jefferson.
    Grande Abraço

  80. suzie wong.

    -

    15/09/2012 às 13:58

    não sou muito rápido ou dono de um intelecto acima do normal, mas tem é tempo que já sabia do envolvimento do ex presidente da Republica Federativa do Brasil com esse esquema corrupto e sujo.
    Todos sabemos que ainda hoje nessa continuação de poder se instalam varios corruptos novos e antigos.

  81. Antonio Simões

    -

    15/09/2012 às 13:42

    Conte tudo marcos Valério!Tenha dignidade e piedade dos milhões de sofridos trabalhadores brasileiros que são saqueados por essa quadrilha que está encalacrada no poder há uma década!!Meus parabéns para a CORAJOSA VEJA E SUA EQUIPE.Nunca deixaram de denunciar os desmandos políticos,as falcatruas e os constantes ataques do governo Lullista à democracia brasileira.Quem perdeu o rumo,se é que um dia possuiu algum,foi o PT,que se revelou um partido político venal,patrimonialista e corrupto como poucos que existiram na solerte história política brasileira.A revista VEJA e seus profissionais sempre mantiveram os seus sólidos princípios de não tergiversar,embromar,ou se acoitarem com os detentores do poder,qualquer um deles!!Sou testemunha disso desde 1981 quando meus pais começaram a adquirir semanalmente a revista.Sei muito bem do que estou afirmando aqui nestas mal traçadas linhas!!A VEJA tem história de luta e crédito!!Adios meu caro Setti!!

  82. Pedro Luiz Moreira Lima

    -

    15/09/2012 às 13:18

    E agora José?

    Advogado de Marcos Valério diz que seu cliente não deu entrevista à Veja

    O advogado do publicitário Marcos Valério negou que seu cliente tenha dado entrevista à revista Veja, em edição que circula neste fim de semana. Marcelo Leonardo, que defende Valério no julgamento do mensalão em curso no Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou ainda que seu cliente “não confirma” as informações divulgadas pela revista.

    “O Marcos Valério não dá entrevistas desde 2005 e confirmou para mim hoje que não deu entrevista para a Veja e também não confirma o conteúdo da matéria”, disse o advogado. A revista alega que fez matéria baseada em depoimentos de amigos e familiares de Valério. O publicitário teria feito confissões às pessoas entrevistadas pela Veja.

    Segundo a publicação, Valério teria dito a familiares que teria medo de ser assassinado por saber tanto sobre o esquema. “Não sei de onde tiraram isso. Tem que perguntar para o jornalista que escreveu a matéria. O Marcos Valério não confirma essas informações”, disse o advogado Marcelo Leonardo, que afirmou, ainda, não considerar necessário tomar providências contra a revista.

    “O próprio perfil da revista torna desnecessário tomar qualquer atitude. O STF, por seus ministros, tem dito que eles julgam de acordo com a prova existente nos autos e não decidem com base em matérias que saem na imprensa. Entendo que essa matéria, que não tem conteúdo relativo a entrevista porque ele não deu nenhuma entrevista, não vai repercutir em nada no julgamento”, argumentou.

    De acordo com a matéria publicada pela Veja neste fim de semana, o publicitário deve revelar histórias que envolvem o ex-presidente Lula. As informações são do Terra

  83. Rosa do Luxembourg (o jardim)

    -

    15/09/2012 às 13:14

    Aguardo ansiosa para saber quando Marcos Valério dirá que Dilma Vana Roussef, participava das reuniões, e sabia de tudo. Sim, pois por que outro motivo tanto afã em eleger a sua sucessora e mais ainda alguem da casa civil?

  84. Porto-Rio

    -

    15/09/2012 às 13:13

    Retirando a obviedade do envolvimento direto de Lula, conhecida de qualquer cidadão dotado de um QI rasteiro, a extraordinária e acima de tudo corajosa, mais uma vez, matéria de Veja demonstra que o trabalhador que nunca exerceu a labuta recorreu a expedientes anti-republicanos muito piores do que Fernando Collor ao efetuar pedidos e barganhas com empresários ávidos pelo dindim do erário público brasileiro nas dependências do Palácio do Planalto em ofensa inominável à República.

    Ao retaliarem de forma juvenil no evento da Abril, Mantega e o poste eleito com a ajuda dos 350 milhoes reconhecem explicitamente aquilo que os leitores compreendem na sua essência: a magnânima independência da Revista Veja.

    Salve Veja! Salvemos Civita, Reinaldo, Ricardo, Augusto, Policarpo e demais.

  85. Márcia Maria

    -

    15/09/2012 às 12:55

    Sei Setti, quem é essa “menina” da Dilma, q paixão e fogo, hein…

  86. Márcia Maria

    -

    15/09/2012 às 12:50

    Setti, q modus operandi, chinelão e promiscuo,todos os sindicatos e movimentos populares e etc… A partir de agora estão sob suspeitas, as investigações tem q chegar até eles, e o pior todos esses atos obscuros e vergonhos, realizados na casa oficial. Tem q imediatamente interditar essa casa de horrores q foi implantado por esses crápulas, ou melhor destruir como símbolo d um novo país anti-corrupto.

  87. Mairalur

    -

    15/09/2012 às 12:06

    Se me permite, Setti, digo à Menina – 9:54 que não temos bandidos de estimação, como ensina mestre Augusto Nunes. Está na hora de botar para correr todo e qualquer bandido que nos infelicite. Seja ele de que partido for.

  88. Em São Paulo lula é 1 Zé Ruela

    -

    15/09/2012 às 11:39

    … O Marcos Valério já sabe que a qualquer momento será EXECUTADO por algum militante petista, né ?????? Provavelmente quando ele estivar saindo do banco. É bom ele falar e PROVAR tudo que sabe antes da reunião com o Celso Daniel.

  89. Fernando (mega anti-corruPTo)

    -

    15/09/2012 às 11:18

    Meu Deus!
    Isto fede mais do que eu imaginava!

  90. Menina

    -

    15/09/2012 às 11:14

    Seu comentário é ofensivo e mentiroso a meu respeito, e não será publicado.

  91. Menina

    -

    15/09/2012 às 9:54

    Fala Valério. Conta tudo, mas TUDO MESMO.
    Onde o mensalão foi criado? Foi em Minas?
    Quem foi o pai do mensalão? Foi Azeredo?
    Conta também sobre a Lista que Furnas, afinal você está em todas assim como Daniel Dantas.
    Por falar nisso, conta como DD corrompeu todo o governo de FHC. Queremos a verdade, TODA A VERDADE.

    “Todo o governo de FHC”?

    Viúvas e viúvos do lulo-petismo não se conformam com a vinda da podridão à tona, envolvendo inclusive seu chefe máximo, como VEJA demonstra na edição que está indo hoje às bancas.

  92. Marco

    -

    15/09/2012 às 9:31

    Dom Setti: Q terreno movediço, q meio d má fé, q segunda intenção, q inclinação, q move esse partido. Q coragem de se calar, Q coragem d não revelar uma verdade, um partido q se transformou em uma segurança só de amigos, um partido de ferverosos discípulos querendo minimizar esses fatos. Um partido q o desejo d corrupção é mais do q um meio!
    Abs.

  93. Sergio the original since 1ª Leitura

    -

    15/09/2012 às 7:20

    Caro Ricardo Setti:

    Não sei porque, mas hoje acordei eufórico e cantarolando eh eh eh

  94. jose afonso

    -

    15/09/2012 às 6:41

    Parabens Ricardo Setti. E aos seus colegas Reinaldo, Augusto, Lauro (hummmm) e outros jornalistas que voce sabe mais do que eu quem sao. Voces nao desistiram. Falaram sozinhos. Reclamaram. Nem a oposicao fez coro com voces. Ela agora vai tentar pegar carona nos resultados do trabalho que voces insistiram em levar a cabo. Pelo bem do Brasil. Fico feliz que voces tenham chegado a essa reportagem-confissao. Me orgulho de ser brasileiro, quando vejo brasileiros como voces.

    Obrigado, caro José Afonso.

    Um grande abraço

  95. JACIRA SIMOES

    -

    15/09/2012 às 3:31

    Vai, Valério, não deixe barato, não assuMa sozinho, arraste mais gente (Elle) com você. O Brasil vai agradecer pelo serviço prestado à Nação. Pense no quão importante serão suas revelações para a Verdade que tanto aguardamos. O Brasil pede para que você fale, mas fale mesmo, para, inclusive, poder ser protegido. Não seja um PC a mais neste Brasil, daqui a pouco fazem com você o que fizeram com ele. FALA, VALÉRIO! Acredito que o Brasil inteiro, as redes sociais, todos, pedirão para que sua pena seja diminuída. NÃO É JUSTO QUE VOCE RORTEJA QUEM NÃO MERECE E QUE LEVE A CULPA SOZINHO.

  96. bereta

    -

    15/09/2012 às 2:15

    Abra a boca, marcos valério…. abra a boca! A nação há de entender que entre você e os outros há um abismo de diferença. Você também errou, pois quis abraçar o mundo com as pernas. Mas eles, eles foram eleitos pelo povo, que acreditou no que eles prometeram, ou seja, que construiriam um país novo, isento de corruptos, coisas e tais. Tanto que você nem era conhecido. Tornou-se conhecido pelo estouro da bomba. Claro você faltou a aula ministrada sobre honestidade. Você até poderia alegar que fez porque todos fazem. Mas eles, eles não podem alegar a mesma coisa!! Eles são pagos com nosso dinheiro. Eles usaram a democracia para chegar lá, abusaram da confiança do país. Abra sua boca, marcos valério. Não como delação premiada, que talvez não dê mais tempo. Mas abra sua boca pois talvez o país possa perdoar seus erros. Entregue todos. Não deixe ninguém do lado de fora. É preciso desmascarar lula, o grande mentiroso. O zé, esse já é por demais conhecido, o grande guerrilheiro. Mas lula, esse precisa fechar a boca. REle o fará se você abrir a sua. Abra sua boca, MARCOS VALÉRIO!!!

  97. Reynaldo-BH

    -

    15/09/2012 às 1:48

    Aqui, acordado ainda! E a manhã já vai chegar…
    Desculpe-me a falsa veia “poética” em meio ao pântano podre.
    Mas se há algo que ainda mantenho é a memória!
    E esta me socorre nesta noite de espera!
    =================
    “Faz escuro, mas eu canto por que amanhã
    vai chegar.
    Vem ver comigo companheiro, vai ser lindo, a cor do
    mundo mudar.
    Vale a pena não dormir para esperar,
    porque amanhã vai chegar.
    Já é madrugada vem o sol quero alegria.
    Que é para esquecer o que eu sofria.
    Quem sofre fica acordado defendendo o
    coração.
    Vem comigo multidão, trabalhar pela
    alegria.
    Que amanhã é outro dia!” (Thiago de Melo, poeta maior).

  98. carlos nascimento

    -

    15/09/2012 às 1:01

    Ricardo,
    Essa Capa de VEJA estava demorando, talvez tenha sido uma das mais aguardada de todos os tempos – 7 anos – penso que ela talvez supere a outra famosa Capa, a da entrevista bombástica de Pedro Collor de Mello que acabou mandando o “caçador de lorotas” ao espaço.
    O País hoje ficará insone, uns nem tomando um caminhão de lexotan conseguirão dormir, outros por ansiedade em tomar conhecimento do teor do conteúdo do que contou o “carequinha”, irão se remoer de curiosidade, vc como privilegiado – merecidamente – por ser Profissional da Revista já sabe de tudo nos mínimos detalhes, não serei deselegante em pedir detalhes, vou aguardar o amanhecer, espero que a reportagem possa contribuir para fazermos a verdadeira Justiça, o nosso País está à precisar.
    abração
    Carlos Nascimento.

  99. Angelo Losguardi

    -

    15/09/2012 às 1:01

    IHHHHHH !!!

    FALA TUDO, VALÉRIO !!!

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados