Blogs e Colunistas

07/12/2011

às 19:45 \ Política & Cia

Me expliquem, que eu quero entender: por que um partido sem votos como o PC do B tem tanta força no governo Dilma


manuela-aldo

Manuela D'Ávila (RS) e Aldo Rebelo (SP): deputados com votos no sem votos PCdoB

Amigos, venho escrevendo e repetindo que, para mim, é incompreensível a força que tem no governo Dilma esse partido nanico e sem votos que é o PC do B.

Só na primeira linha do governo, manda no Ministério do Esporte desde o primeiro dia do lulalato, há quase nove anos – e ainda hoje estava lá, na reunião do Rio que acabou se tornando um desagravo ao ilustríssimo ex-presidente da FIFA João Havelange, o atual ministro, Aldo Rebelo, depois que o anterior, Orlando Silva, viu-se catapultado por um escândalo de roubalheira sob suas barbas.

pcdob

Quem votou no PC do B?

Controla, também, a importantíssima Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), com o ex-deputado baiano Haroldo Lima, velho e ferrenho adversário do capitalismo, do lucro e do empresariado num posto em que é vital ter, para o bem do país, boas relações com a iniciativa privada.

E ocupa outras posições mais, mas fiquemos com essas duas.

Pois bem, intrigado há tempos, pedi a minha colaboradora no blog, a incansável Rita de Sousa, que levantasse o TSE quantos votos, afinal, teve o PC do B nas eleições do ano passado para que, fazendo parte da coligação que apoia Dilma, desfrute de tanto poder. Refiro-me a votos que contam, votos conscientes, na legenda, mesmo: os votos para deputado federal.

Sim, porque ninguém que tenha neurônios em ordem vai achar que os 7,7 milhões de votos atribuídos em São Paulo ao cantor Netinho para o Senado – sem que ele chegasse lá – possam ser considerados votos de “comunistas “: ele era um dos dois candidatos de Lula ao Senado e fazia dobradinha com a ex-deputada, ex-prefeita e atual senadora Marta Suplicy, do PT.

O que vale para constatar a identificação dos eleitores com um partido, mais que outras, é a eleição para deputado federal.

Só 1,26% do eleitorado votou nos deputados do PC do B

Pois bem, entre os 111,1 milhões de brasileiros que votaram nas eleições do ano passado, entre 135,8 milhões de eleitores, sabem quantos votos foram para o PC do B?

Exatos 1.487.680.

Ou 1,26% do total.

O PC do B não recebeu um único voto para deputado na Bahia, no Distrito Federal, em Goiás, em Minas, em Mato Grosso do Sul, em Mato Grosso, no Piauí e em Rondônia.

Tem, é verdade, dois senadores em 81 e 14 deputados entre 513.

Só 2 deputados com votação expressiva

Mas não tem votos! Conseguiu a maioria de seus deputados pulando no cangote do PT, em alianças, ou em alianças absurdas como a feita em São Paulo com o PR do cantor Tiririca, que levou para a Câmara o famoso Delegado Protógenes.

O partido não passaria pela “cláusula de barreira” existente em vários países democráticos – quem não tiver um mínimo de 5% dos votos, não pode fazer parte do Legislativo. Razão pela qual, aliás, juntou-se a vários outros pequenos partidos para opor-se ferozmente a esse importante e saneador item de qualquer reforma política decente que se queira promover.

Entre seus 14 deputados, só dois, apenas dois, obtiveram votação que pode ser considerada própria e significativa: Manuela D’Ávila, do Rio Grande do Sul (482.590) e Aldo Rebelo, de São Paulo (132.109).

E, no entanto, está lá, firme, no governo, com um naco importante do poder.

Me expliquem, que eu quero entender.

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado

61 Comentários

  • marcos

    -

    22/3/2013 às 23:17

    Os comunistas não vão tomar conta de coisa alguma se forem burros e analfabetos como certos militantes…

  • Edmundo Neto

    -

    23/10/2012 às 22:28

    Como o caro jornalista pode explicar o fato do deputado federal Osmar Júnior, do PCdoB do Piauí ter sido eleito se o nobre blogueiro diz que o partido não recebeu um voto sequer no Piauí.

    Errei e vou retificar o erro, caro Edmundo.

  • NEUSA

    -

    17/2/2012 às 21:36

    descupe PTdoB

  • NEUSA

    -

    17/2/2012 às 21:33

    preciso que me ajudem sou filiada no partido ptdob desde 2010, sou da Paraíba, uma cidade chamada Aguiar, quero me candidatar a vereadora e o presidente do partido diz que não vai me dar a legenda, pois ele é candidato a vereador também, mas esta com raiva porq quero tentar, ele não me chama para reunião, diz que o partido não me quer, o que fazer mande um imail me respostando por favor
    ]
    Prezada Neusa, não cabe a um jornalista se imiscuir em problemas desse tipo. Lamento.
    Procure um advogado.
    Boa sorte e abraço

  • Wagner Tamboril

    -

    27/12/2011 às 15:40

    Não é preciso explicar nada. Creio que você deveria ter submetido seu texto à checagem. Ah, mas que pena, não existe mais checagem por aí, não é mesmo? Que tal pedir desculpas aos leitores e corrigir as “informações” que postou?

    Informação obtida no site do PCdoB: (google é bom e fácil de usar, viu?)
    “O êxito do projeto eleitoral do PCdoB da Bahia é parte desta vitória. A eleição dos três deputados federais – objetivo especifico perseguido com prioridade – foi alcançada com votações expressivas para Daniel Almeida (135.817 votos, 10º mais votado), Edson Pimenta (103.904 votos, 15º) e Alice Portugal (101.588 votos, 16ª). Saímos de uma votação total de 233.489 em 2006, para 356.089 em 2010, o que representa um crescimento de 52,51%. Salvador contribuiu com 83.501 votos (23,45%) e o interior com 272.588 votos (76,55 %). A definição e distribuição de áreas de campanha do Partido mostrou-se equilibrada e necessária para alcançarmos este resultado. O PCdoB elegeu mais deputados federais que o PSDB e o PMDB.”

  • Marcos Röhsler

    -

    12/12/2011 às 13:42

    Caro Ricardo Setti, sou apenas um estudante universitario, mas acho que a influência que os comunistas exercem na administração petista, se da devido as aliançãs politicas comuns num estado democratico, seria desgastante e longo defender o PCdoB pela sua história politica e alem do mais desnecessario, mas louvo a atitude do PT em dar pastas importantes do governo a partidos pequenos, pois qualquer ignorante sabe que isso fortalece a democracia.
    Mas acho lametavel que um jornalista para defender sua opniões politicas, ou as de sua editora, tenha que atacar tão imparcialmente um unico partido, conquanto existam varios iguais a ele, porem da direita.

  • JOSÉ CARLOS WERNECK

    -

    11/12/2011 às 20:18

    Prezado Setti
    Sua análise,como de costume,está corretíssima.
    Mas uma coisa eu lhe garanto.
    A deputada Manuela D’Ávila será a proxima prefeita de Porto Alegre e com expressiva votação.

  • JOSE RIBEIRO DA SILVA

    -

    11/12/2011 às 18:01

    Meu Caro Ricardo Setti,
    Se vc como jornalista entranhado com as lides políticas não consegue entender, imagine nós, cidadõas comuns,mas arrisco alguns pitacos.
    Eu considero que tem voto de verdade só Aldo Rebelo porque os eleitores que votaram na Manuela D´Avlia, não são eleitores do partido e votam porque ela sabe explorar eleitoralmente o único atributo que ela tem: a beleza física. Votariam nela em qualquer partido e portanto nem é voto consciente. Creio que dos 482.590 eleitores que votaram nela a maioria nem sabem a que partido ela pertence e portanto não podem ser considerados votos para comunistas
    Já estou ficando com pena dos porto-alegrenses, pois ela pretende ser canidata a prefeita e se explorar bem seus atributos estéticos corre o risco de se eleger e aí babau. O que uma moleca maluquete poderá fazer como prefeita de uma cidade com tantos problemas como a antiga Porto dos Casais?
    Voltando ao assunto, quando vc souber a resposta para sua pergunta, não deixe publicar de imediato, pois tem um batalhão de brasileiros com a mesma dúvida

  • Geraldo Dalla Nora

    -

    10/12/2011 às 23:54

    Ora porque no fundo a maioria dos brasileiros gosta do comunismo mesmo sendo de outros partidos, e porque o futuro do mundo está no socialismo real, o mal da filosofia de Marx e Engels é que foi usada como meio de alcançar o poder e depois como forma de dominação economica e militar da antiga URRS, Hoje em dia existem paises capitalistas que estão mais perto de um regimem socialista ou comunista do que se imagina, os propios EEUU, a União Europeia, que de união tem muito pouco, estamos vendo agora, caminham a passos largos para este rumo, o povo vendo as crises constantes do chamado capitalismo selvagem, pensam em outras alternativas,onde o povo não seja refém dos especuladores, e dai sim o comunismoou socialismo dará certo, pois serão sociedades amadurecidas e com alto nivel de senso critico. Os proximos anos dirão quem está com a razão!!!

  • Clara

    -

    10/12/2011 às 9:26

    Há um ERRO GRAVE DE INFORMAÇÃO no artigo, que já deveria ter sido corrigido, acompanhado de uma explicação aos leitores de boa fé.

    Quem disse que “o PC do B não recebeu um único voto para deputado na Bahia, no Distrito Federal, em Goiás, em Minas, em Mato Grosso do Sul, em Mato Grosso, no Piauí e em Rondônia?” Lembro de Alice Portugal, Daniel Almeida, tinha outros também.

    Ainda que o levantamento tenha sido da Rita de Sousa, você não estranhou os números? Nenhum voto, nem da mãe do candidato? Deveria ter chamado a sua atenção.

    É muito ruim perder a confiança nas informações factuais do texto. Convenhamos, não é uma pesquisa assim complicada. Basta espiar o site da Câmara.

  • Ailton

    -

    10/12/2011 às 6:21

    PC do B foi um dos grandes responsáveia por esse país não ter se tornado mais um Irã ou ou viver como vivem os árabes hoje, esse partido lutou de igual para igual com os militares golpistas desde 1964 até a sua expulsão completa de Brasília, militares que queriam transformar o nosso país em uma republiqueta controlada com mão de ferro.
    Sem essa coragem, Brasil até hoje seria uma ditadura sangüenária.(como foi, depois que palhaços fardados deram seu golpe de estado.

    Abraços

  • José Roberto Marinho

    -

    10/12/2011 às 2:09

    Nem você nem nós não vamos enteder certas coisas
    é nunnnnnca.

  • Wilsoleaks Alves

    -

    9/12/2011 às 10:47

    O motivo da força do PC do B em governos do PT é a identidade de ideais.
    Aliás, a força que o DEM possuiu e ainda possui em governos do PSDB decorre deste mesmo motivo.

  • dionizio Gonçalves

    -

    9/12/2011 às 8:37

    Ricardo, gosto muito de ler a sua coluna! Más participo pouco, permita-me expor o meu conceito de fisiologismo partidário.

    O mais engraçado! Todos esses partidos com exceção de alguns, sempre foram base aliadas fisiologicamente de todos os governos que presidiram o Brasil, e sempre se envolveram em corrupções e falcatruas nos seus cargos, agora se deparam com um diferencial, a forma Dilma governar, a Dilma trata logo de se livrar desses maus elementos, pena que fique presa as chantagens dos partidos e aceita nomeações sugeridas pelo próprio partido do demitido para ocupar o lugar de quem saiu.
    Se esses políticos realmente fossem preocupados com o país, eles aprovariam as medidas governamentais sem tanta exigências de cargo para aprová-las.
    A simples aprovação de uma portaria governamental vem com toda uma rede de chantagens (velada) á presidência, não se aprova nada sem receber um cargo ou benefícios, nem parece que estão ali para representar o povo e aprovar o que é melhor para o dono de seu mandato, ou seja, o cidadão, ele espera pelo menos isso!
    Corrupção de membros da base governamental sempre existiu e vem de longe, só que corruptos nunca caíram com tanta freqüência, em outras épocas se abafava com panos frios e ficava por isso mesmo, quem não se lembra do Rafael Greca? envolto em um mar de lama, seguiu até o fim do mandato de Cardoso, se FHC demitisse o Greca, fatalmente ficaria sem a maioria no congresso, virou refém e olha que Fernando Henrique foi um homem de bem rodeado de maus caráter, a começar pelo seu ministro da saúde, homem é envolvido no desfalque do Benestado, conforme li em vários sites de politica.

  • José Filho

    -

    8/12/2011 às 23:42

    Você deveria fazer uma pesquisa no TSE para saber qual foi o partido que mais creceu proporcionalmente em número de filiados no ano de 2011.
    Resposta: PCdoB

    Ah, todos sabemos que o PC do B é uma grande potência, caro José.

  • Adamar Nunes Coelho

    -

    8/12/2011 às 23:13

    Ricardo Setti, penso que,para minha honra, estou ficando “fregues” de participar de sua coluna. Já lhe disse da forte impressão que me causou a leitura do livro “A Arte da Política – uma história que eu vivi”, que trata dos oito anos de vida de FHC vividos como Presidente da Republica. Ele lhe relatou aquela epopéia e voce, com seu talento, sensibilidade, capacidade e guardando a realidade e veracidade dos fatos, transformou aquele depoimento do ex-presidente, em excelente livro que, não fosse a aversão pela leitura, de nossos atuais governantes, seria uma excelente recomendação a eles sua leitura. Quanto ao seu desejo de encontrar alguem que lhe dê a explicação que busca, quando a tiver e, se tiver, compartilhe-a, por favor, com seus inúmeros e fieis leitores, como eu.Estamos, aguardando!Umabraço.ç

    Caro Adamar, fazendo justiça ao ex-presidente, eu trabalhei sobre um longo texto que ele tinha feito e, sobre este texto, que também editei, foram enxertados textos feitos a partir de entrevistas com ele. E o livro, só para deixar mais claro, não trata apenas dos 8 anos de governo de FHC, mas de toda a sua trajetória desde que começou a ingressar na vida política, no começo dos anos 70.

  • Marco Balbi

    -

    8/12/2011 às 21:16

    Setti! Mais uma vez valho-me do Gen Coutinho! Na página 73 do livro Cenas da Nova Ordem Mundial, editado pela Bibliex em 2010, no processo de tomada do poder, via pacífica ou democrática, da revolução socialista forma-se uma frente popular que inclui todos aqueles partidos de esquerda. Quando chegar a hora da ruptura, só os mais fortes sobreviverão. Simples assim o porque o PC do B, mesmo sem votos, compõe a frente. Se quiser posso enviar o livro para você, em São Paulo ou em Barcelona.

    Caro Baldi, muito obrigado. Sou freguês da Bibliex. Um dos grandes livros, entre muitos, que li de lá — e que seria obrigatório editar para um público maios — foi o das grandes decisões estratégicas da II Guerra Mundial. Tenho também vários e vários livros de memórias editados pela Blbliex, desde de De Gaulle a L. Tavares.
    Agadeço a oferta, sempre gentil.
    Um abração

  • Hermeval Carlos Zanoni

    -

    8/12/2011 às 20:30

    Tão fácil de explicar…

    A bagunça que é esse país.
    Sem excluir nenhuma outra.

  • luiz rudge

    -

    8/12/2011 às 20:19

    Coloque assim: os 1 milhão e meio de votos não significam 1 milhão e meio de comunistas. Você tem – se tanto – 5% disso que professa o comunismo.
    Do mesmo modo que o Aldo não é comuna – ele é oportunista – e a Manuela também não é.
    E você lembrou do Netinho. Quer alguém menos comuna que ele?
    Se mexessem nesse sistema eleitoral, os comunas não enchiam nem um ginásio de esportes no interior do Nordeste.

  • osvaldo duraes

    -

    8/12/2011 às 19:43

    me parece mais uma ligaçao de identidades equizofrenicas acima de qualquer entendimento normal.Que tal COPENHAGEM.Sera que explica.Sequestro mental.

  • Rodrigo

    -

    8/12/2011 às 19:43

    Boa noite, quando li esta reportagem não poderia deixar de comentar. Sou da Bahia e aqui sim o PCdoB teve votos, elegendo 3 deputados federais (um foi para o PSD) e um foi eleito entre os dez mais votados. Este mesmo dep dos 417 municípios da Bahia foi votado em 383 tendo 135.817 votos. O PC do B, foi um partido que desde seu inicio lutou contra as injustiças sociais, teve como marco Luis Carlos Preste e Olga, lutou contra a ditadura militar, protestou, reivindicou sem para a melhoria do povo brasileiro. Vou citar alguns filiados do PC do B: Gabriel o Pensador, Ademir da Guia, Martinho da Vila,André Grabois, João Amazonas entre outros, mais o grande filiado é a sua militância. Sobre cargos a ex estudantes que participaram da UNE, primeiro isso indica que todos tem no minimo um nível superior, e se são cargos de confiança irá botar um filiado do DEMO ou do PSDB tem que ser do PC do B mesmo, mim indiquem um ministro que não tem partido ou não foi indicado por partido algum. para finalizar irei fazer uma pergunta: qual partido foi companheiro de lula desde 1989? Deixo aqui um abraço e a certeza que o PC do B está em crescimento pois nunca vi denuncias contra partidos pequenos.

  • Ailton

    -

    8/12/2011 às 19:32

    1. Olá meu grande amigo Ricardo Setti.
    Devido ao curso de gás e petróleo que estou a fazer, estarei um pouco ausente desse seu, desse nosso espeço cultural e politico, desse espaço jornalistico, curso, caro amigo, que conta com a duração de dois anos, e que me proporcionará um melhor salário com relação ao atual(R$5.7 mil dos estaleiros), há muita perspectivas que salários sejam na ordem de R$12.0 mil ao mês.
    Porém amigo Ricardo, desde ontem que eu queria participar e comentar um fato.
    Amigo Ricardo, lembra que o nosso maior empresário, o nosso Bill Gates dos trópicos, nosso Donald Tramps do minério de ferro, o Sr.Eike, que foi ter com a Presidenta Dilma em Março desse ano, ele queria induzir o presidenta a comprar os navios para equipar a Petrobras, da Ásia, em especial Singapura e em detrimentos aos nossos, que tem grande aceitação no mundo, isso com um único propósito, ele queria vender seu minério de ferro para aqueles países, amigo, com esse firme propósito, ele encomendou oito super cargueiros de minérios, as maiores embarcações do mundo, à Coreia do Sul, barcos fabricados pelo consórcio Coreia/Singapura, desprezou os nossos, ele dizia que os produtos brasileiros eram muito caros que os asiáticos e mais baratos que europeus, agora ele recebe a respostas de porque nossos produtos serem um pouco mais caros que os asiáticos, asiáticos praticam preços baixos com severos cortes nos itens de segurança, além de não terem nenhum compromisso após entrega de seus produtos, sempre pecam com a falta de revisões estruturais(prevista em lei internacionais), coisa que muitos leigos dizia se tratar de defeitos quando nossos petroleiros e plataformas voltam aos estaleiros para checagem e revisões estruturais, agora a resposta ao que o Sr.EIKE chamou de produtos bons e baratos veio com o acidente de seu maior cargueiro, navio entregue ainda em Setembro de 2011, se partiu ao meio e está prestes a naufragar na baía de São Luis-MA, o maior graneleiro do mundo se quebrou ao meio e começa a afundar com 180 mil toneladas de minérios de ferro, fato que gerou um prejuízo de U$792,0 , entre navio e minérios perdidos, sem incluir as multas ambientais que fatalmente pagará.
    2. Lembro que, por custar alguns centavos a menos, dinheiro economizado sempre com itens de segurança suprimidos, que a P-36 da PETROBRAX foi parar no fundo da baía de Anchovas-RJ, isso após causar nove tragédias familiares e um prejuízo de U$800milhões de dólares ao Brasil durante o governo do Sr FHC, amigo, até hoje a seguradora não pagou e tudo indica que nunca pagará essa conta,(P-36), seguradora alega que a PETROBRAX foi negligente ao adquirir um produto vicioso e cheio de defeitos sem nenhuma condição de prospectar óleo nos mares, fato idêntico ocorreu ao navio Exxon Valdez, embarcação foi parar no fundo gélido da baía do Alaska(USA), outro aso recente, envolveu a plataforma da inglesa BP (México) que causou um gigantesco vazamento no goldo do México, isso depois da plataforma se desancorar e romper os dutos de transporte do óleo à plataforma, e ano Brasil, o vazamento a partir da perfuração do leito do oceano, provocado pela Chevron, que causou vazamento de petróleo no Rio de Janeiro, lembro que a plataforma é de propriedade de uma empresa que Quase virou proprietária da nossa Petrobras ou Petrobrax, se congresso aprova, fatalmente nossa maior empresa e segunda do mundo seria entregue a Chevon por uma ninharia, pouca sorte a nossa Vale teve, ela foi vendida por apenas U$9,0 Bi e quase todo valor foram pagos pelo banco do governo federal, o BNDES, Vale era uma empresa que valia U$120.0 bi no mercado internacional e fez agora parte de sanha destruidora do Sr. FHC e seu premiê Serra.
    Queria ver a cara do Sr. Eike, o tem teria a dizer!, ele que já pagou os oito super graneleiros, todos com planta idêntica ao que está a afundar no Maranhão.
    Queria dar umas gargalhadas na cara dele e perguntar quais dos produtos são vagabundos, os nossos que nunca sofreu uma acidente nesses 35 anos de Brasil ou os Asiáticos, que vivem a se envolver em naufrágios pelo mundo constantemente, até a Petrobrax de FHC foi vitima.
    Abraços.
    Pena que estou sem poder acompanhá-lo em sua ou nosso espaço jornalistico, é que, eu trabalho de dia nos estaleiros e à noite faço esse curso de gás e petróleo.
    Um grande abraço ao amigo, não podia deixar de registrar esse fato.
    A RESPOSTA DOS NOSSOS ESTELEIROS, AO SR. EIKE, NÃO DEMOROU NEM QUATRO MESES. AFINAL ESTAMOS HÁ 35 ANOS SEM UM ACIDENTE, SEM UM NÁUFRÁGIO DE NOSSOS PRODUTOS E MELHOR SEM NENHUMA MORTE HUMANA.

    Seja bem-vindo de volta ao blog, caro Ailton. E sucesso no curso! Obrigado por seu comentário.

  • Francy Granjeiro

    -

    8/12/2011 às 19:02

    QUE TAL UM BLACK FRIDAY DE NATAL? PROMOÇÃO PARA SUA CEIA, EM VEZ DE PERU, TUCANO ASSADO.

  • Victor

    -

    8/12/2011 às 19:01

    ” ilustríssimo ex-presidente da FIFA João Havelange”
    Isso foi irônico,né?

  • MINO NETO

    -

    8/12/2011 às 17:57

    TAMBEM NAO VAMOS IMAGINAR QUE A DEPUTADAZINHA-BONITINHA-GAUCHINHA MANUELA D’AVILA TEVE ESSA VOTAÇAO POR CONTA DE SEU PARTIDO COMUNA-BANDIDO, NÉ??!! ALIÁS, A CARTINHA DA GRANA DA CAMONHA DELA ATÉ HOJE NAO FUI ESCLARECIDA! O QUE UM ROSTINHO BONITINHO NAO FAZ, NAO É MESMO? rs

  • rogerio alexandre de oliveira lima

    -

    8/12/2011 às 17:56

    Amigo…nunca antes na história desse país, teve um presidente leniente com tudo isso que esta acontecendo. Isso já não é de hoje , é apenas uma ponta do iceberg também. E ele quer voltar é mole ?

  • Prof. Thiago Barbosa

    -

    8/12/2011 às 17:41

    Desde as primeiras eleições presidenciais em que a Esquerda Disputou de verdade o Poder, o PCdoB esteve ao lado do PT. Defendendo no momento certo, e pautando nas horas certas. O que a PIG não adimite é que o PCdoB tem votos PUROS! Em grande maioria dos Estados os Deputados Estaduais vieram via Chapa Própria. Só quem conhece o PCdoB entende o fenômeno de respeito que os Comunistas tem em todo Pais. Os Jornalistas de Site que escrevem para o Capitalismo NUNCA entenderão!

  • David

    -

    8/12/2011 às 17:34

    a causa é o controle (cooptação) da UNE, que em outras épocas (pelo menos na minha époda de estudante) já teria saído às ruas, batendo penela, pelos muitos e múltiplos escândalos que assolam este país, mas que, uma vez cooptado (como os sindicatos) fica bem quietinho, comendo na mão do poder

  • João Paulo

    -

    8/12/2011 às 17:16

    Caro,

    não sei se alguém já se referiu a isso, mas sua informação em relação a Bahia está equivocada. No estado o PC do B elegeu três deputados federais: Alice Portugal, Daniel Almeida e Edson Pimenta (esse último deixou o partido e ingressou no PSD).

    Obrigado pelo toque. Vou checar isso. É possível que tenham sido eleitos em coligação, e que o PC do B, propriamente, não tenha recebido nem um voto.
    Mas obrigado por me chamar a atenção. Vamos checar no TSE as informações.
    Abração

  • Corinthians

    -

    8/12/2011 às 17:03

    Complementando o comentário de Selma:
    Vale lembrar que FHC governou com uma base aliada menor que o Lulla, que por sua vez governou com uma base aliada menor que Dillma.

  • Selma

    -

    8/12/2011 às 15:18

    FHC no roda viva falou exatamente sobre isso, ele não entende porque o governo precisa ter tanta base aliada, ele precisou porque mexeu na constituição , a explicação por ele apresentada é o estilo do Lula de governar, ele quer ser maioria é seu estilo( é mole…) , agora ou o governo é burro ou o rabo já está muito preso para desfazer esses tipos de “alianças”. Verdadeira herança maldita.

  • Jeff

    -

    8/12/2011 às 14:15

    E que o PCdo B tem uma militancia expressiva, ativa e que trabalha de graça. Não é por causa do tamanho da bancada mas na força do partido em entidades representativas. Goste-se ou não isso é um fato.

  • Marco

    -

    8/12/2011 às 12:44

    Amigo Setti: Não sei explicar! E olha q à propaganda dessa turma na TV, é algo assim paradisiaco para todos os problemas do mundo, um aconselhamento administrativo com todas as mais fáceis soluções imagináveis e igualitárias. Com condições legais d se ter tudo sem meios provisórios e nem prudência. Não consigo entender esse insucesso eleitoral, mas o governo é muito sensível á minorias, e adora inutilidades!
    Abs.

  • Marcelo Dornelas

    -

    8/12/2011 às 11:37

    O que muito ajuda a estes partidos de aluguel,que não representam ninguém,a prosperarem é a maldita “coligação em eleições proporcionais”.

  • FREITAS

    -

    8/12/2011 às 11:33

    RICARDO,VEJA MAIS ESSA PEROLA DO GOVERNADOR CID GOMES DO CEARA: http://www.youtube.com/watch?v=_pt5fREtRqE

  • celsoJ

    -

    8/12/2011 às 10:42

    Não importa quem votou nele, mas em quem ele vota.

  • hiran

    -

    8/12/2011 às 10:40

    Só tem uma explicação; roubo, maracutáia, corrupção, formação de quadrilha, rabo preso e outras pilantragens mais. Fora isso, nada mais justifica tanto poder. Só o dono do Brasil(Sarney),manda mais que o PcdoB!

  • José Américo C Medeiros

    -

    8/12/2011 às 10:01

    Obrigado pelo material muito interessante que você me enviou, caro José Américo. A seu pedido, não publico o comentário.
    Um abraço

  • Think tank

    -

    8/12/2011 às 9:45

    É fácil, basta ver que este ministro enxotado dos esporte entrou com recursos para poder voltar às “aulas” faculdade de filosofia da USP para poder finalmente se “formar” aos 40 anos. Ou seria mais uma manobra para ser novamente eterno estudante, dum aluno que nunca se formará?
    São estas figurinhas que hoje apossaram o poder no Brasil, com suas lorotas “comandam” o destino desta nação com múltiplas aberrações, aberrações inimagináveis se vistas pelo angulo da ética e moral…

  • BETHS

    -

    8/12/2011 às 9:14

    República das Bananas!

  • João da Bahia

    -

    8/12/2011 às 9:12

    Num post do dia 06/12 o senhor Setti pergunta: “Diante disso, pergunto, uma vez mais: o Brasil tem jeito?”
    NÃO senhor Ricardo Setti, o BRASIL não tem jeito não…
    .
    Como estará nossa nação daqui a 489 anos
    Ainda seremos eternos atrasados
    ESTE PAÍS NÃO TEM JEITO. QUEM VIVER VERÁ
    Quando o Collor caiu e veio o Itamar perguntaram ao jogador Sócrates se a partir daquele momento o Brasil se moralizaria, e o mesmo respondeu: Nem daqui a 100 anos.
    Eu concordo com o jogador e vou bem mais longe. Acho que nem daqui a 500 anos este país chega ao desenvolvimento máximo.
    É nossa sina sermos atrasado. Não tem quem dê jeito. Temos a cultura do atraso já enraizada
    Como vamos melhorar se temos uma elite atrasada, conservadora, reacionária, indiferente e gananciosa?
    Como vamos melhorar se a grande maioria dos políticos são corruptos e insensíveis à pobreza em que vive parte da população?
    Como vamos melhorar se o governo não educa o povo?
    Como vamos melhorar se as cabeças pensantes deste país são submissas ao poder dos donos do capital?
    Como vamos melhorar se o povo não ajuda, só pensa em futebol, carnaval, novela e não sabe votar?
    Apesar de que, mesmo o povo sabendo votar quem seriam os melhores políticos para governarem a nação?
    Infelizmente não existem os melhores, são todos farinha do mesmo saco.
    Neste país não funciona “O saber votar”
    Em quem votamos, achando que estamos votando nos melhores vemos depois o grande engano ao perceber que já no poder, eles, os políticos e governantes, só cuidam dos seus próprios interesses e dos interesses dos ricaços, incluindo aí os financiadores das suas milionárias campanhas. Então não adianta o “votar certo”.
    Fica a pergunta: Votar em quem? Confiar em quem?
    Acho também que, algumas das nossas instituições (tipo Imprensa, Empresários, Poder Judiciário, Sindicato dos Trabalhadores, Igreja Evangélica, Governo Federal, Governo do Estado, Prefeitura, Assembléia Legislativa, Senado, Câmara dos Vereadores, Câmara dos Deputados, Partidos Políticos e ONGs) não são confiáveis.
    Então novamente pergunto: Confiar em quem?

    LEIAM MINHAS PREVISÕES PARA ESTE PAÍS
    Em 2011 nada de bom virá para nós, os pobres…..
    Em 2014 idem,
    Em 2018 idem,
    Em 2035 idem,
    Em 2083 idem,
    Em 2127 idem,
    Em 2143 idem,
    Em 2185 idem,
    Em 2228 idem,
    Em 2257 idem,
    Em 2282 idem,
    Em 2335 idem,
    Em 2375 idem,
    Em 2388 idem,
    Em 2419 idem,
    Em 2464 idem,
    Em 2490 idem,

  • João da Bahia

    -

    8/12/2011 às 9:10

    COMO ESTAREMOS? TUDO DANTES COMO NO QUARTEL DE ABRANTES

    VEJAM EM QUE SITUAÇÃO ESTARÁ O BRASIL NO ANO 2500
    . As elites brasileiras continuarão conservadoras e reacionárias
    . Os banqueiros continuarão impondo seus juros altos e seus lucros nas nuvens
    . Os ricos continuarão cada vez mais ricos e os pobres mais pobres
    . Os políticos continuarão corruptos e nada farão de bom para o povão e para a própria nação
    . Além do caixa 2 já terá caixa 3, 4, 5
    . Ainda existirão as raízes do DEM de Marco Maciel, da família Sarney e do PSDB de FHC.
    . Aparecerão mais favelas e se juntarão às centenas já existentes
    . Muitas pessoas pobres de dinheiro e cultura continuarão a enriquecer os pastores evangélicos
    . As elites continuam falando para nós pobres e mal informados que o Brasil é assim porque é
    uma nação jovem, descoberta há pouco tempo
    . O povo brasileiro continuará achando que a culpa do nosso atraso é dos americanos
    . O Nordeste continuará pobre e governado pelas oligarquias
    . Será feita a transposição do Rio São Francisco
    . A revista Carta Capital denunciará que houve super faturamento nas licitações feitas para a
    escolha da empreiteira que fará o serviço da transposição do Rio São Francisco e que a
    empreiteira responsável pelo serviço pagou propina aos políticos do Nordeste.
    . A revista Caros Amigos denunciará que a maior parte da água do rio desviada foi para as
    fazendas dos tataranetos de Sarney, de Inocêncio de Oliveira, Tasso Jereissati e demais coronéis
    que governam o Nordeste e que os pequenos agricultores não foram beneficiados com a
    transposição do rio…
    . A programação da TV aberta ainda continua uma porcaria, o brasileiro ainda prioriza as novelas
    televisivas como a melhor diversão do mundo, nossa música não saiu da mesmice, o nosso
    cinema continua ruim e muito inferior ao feito em Hollywood, a tataraneta da Xuxa estará
    comandando um programa infantil na Globo….

  • João da Bahia

    -

    8/12/2011 às 9:08

    O QUE AS ELITES ESTARÃO OFERECENDO COMO MELHORAS PARA O POBRE:
    . mais creches,
    . mais ONGs inúteis sustentadas com dinheiro público,
    . mais assistencialismo,
    . mais carnaval com a inclusão de mais 35 ruas no roteiro do carnaval de Salvador,
    . serão incluídos mais ½ kg de farinha de mandioca na cesta básica,
    . o Bolsa Família vai atingir mais algumas famílias,
    . o salário mínimo terá um ganho real de 0,0000000053%,
    . o Vale gás será distribuído de porta em porta basta mostrar um atestado de pobreza,
    . teremos mais trios elétricos nas ruas,
    . teremos o 3º melhor estádio de futebol do mundo.

    MESMO SENDO UMA NAÇÃO POBRE CONTINUAREMOS a nos exibir para o mundo mostrando que somos Trigésimo campeão mundial de futebol (Trinta vezes campeão),
    . Nos gabando e comentando que temos a Amazônia e que a mesma é o pulmão do mundo,
    . Comentando que o filme “Central do Brasil” quase ganha um Oscar,
    . A nos gabar espalhando que o FMI nos elogiou por termos pago direitinho nosso débito,
    . Anunciando ao mundo que somos os maiores fabricantes de tambores, trios elétricos e fitinhas
    com a inscrição do Senhor do Bonfim.

    O QUE OS DONOS DO PODER FARÃO PELA NOSSA CULTURA:
    . O governo colocará mais meio grama de proteína na merenda escolar para reativar o cérebro do
    aluno,
    . será cobrado das empresas mais um impostozinho para ser aplicado nas produções
    cinematográficas brasileiras,
    . neste ano de 2500 se completam 515 anos do nascimento do axé music e como forma de
    homenagem será dado mais uma semana de carnaval para o povão e confeccionadas estátuas do
    Luís Caldas o pai do axé e da Daniela Mercury que foi a rainha deste horroroso ritmo musical.

    COMO NADA É IMPOSSÍVEL TALVEZ JÁ TENHAMOS:
    . Ganho um ou 2 prêmios Nobel,
    . um ou 2 Oscar para melhor filme estrangeiro,
    . ganhos mais alguns Grammys na música Latina,
    . alguns hacker brasileiros trabalhando na Microsoft, pois serão contratados por esta empresa para
    os mesmos não desviarem dinheiro de bancos americanos instalados no Brasil

  • Mari Labbate *44 Milhões*

    -

    8/12/2011 às 9:00

    SETTI: Energeticamente, PT e PC do B formam um único partido! Alimentam o mofado e ilógico sonho da “Revolução Social”, como se a Corrente da CENTRO-DIREITA não fizesse parte da mesma RETA DA VIDA e almejasse também mais igualdade social, PORÉM com métodos mais inteligentes e aceitáveis! Querido, junte-se à DIREITA! O seu Anjo de Guarda adorará… Gesù Cristo está entre nós! AMEN! ABBRACCIO!

  • JT

    -

    8/12/2011 às 8:27

    O PCdoB é um departamento do PT, como são outros partidos nanicos cuja função primordial é criar um ar de aliança multi partidária no comando do governo.
    Assim fica parecendo que existem vários partidos em torno de um ideal, congregando pessoas com correntes de pensamentos diversos.
    Podemos também entender isso como uma família, onde só o pai é profissional liberal, então repassa parte de seus ganhos para a esposa e o filho mais velho, para pagar menos imposto de renda…

  • José Américo C Medeiros

    -

    7/12/2011 às 23:46

    Alinhamento e honra ao comunismo cubano, sempre prestigiado por Lula, Dirceu, Chico Buarque.
    E saudosismo de um tempo que passou, uma URSS que ainda não tinha se dividido, modificado de cabo a rabo, metamorfoseado.
    Na cabeça deles estão se contrapondo ao imperialismo ianque, algo como “heroicamente” faz Chaves, sem metamorfoses, em fantasias do não amadurecimento político.
    Votos são alegorias, desfilam apenas em uma certa época do ano, como nas escolas de samba da Sapucaí, e viram cinzas na triste quarta feira.

  • João da Bahia

    -

    7/12/2011 às 23:39

    Alguém deve imaginar que eu sou pirado, revoltado, mal amado, destembelhado e por não vencer na vida fico a fazer críticas sem fundamento algum.
    Não é nada disso. Eu me defino como um cara que vive INDIGNADO com este país descoberto pelos portuguêses.
    Quase nada me convence neste país. Este é o país da enganação.
    Tá bom, tem países pior que o nosso, mas eu vivo aqui.
    Entro neste blog e em mais um ou outro e quase tudo que leio é sobre roubalheira. Se assistir TV tenho que aguentar as baboseiras de seus apresentadores, as falsidades destas celebridades tupiniquins etc.
    Mesmo sem querer meu cérebro tem que ser contaminado com coisas inúteis, enganosas, idiotices de todos os tipos. Aquele pronunciamento da Dilma à noite do dia 6 de setembro de 2011, tenha dó!
    .
    AH, EU FICO INDIGNADO QUANDO TENHO QUE ENGOLIR ESTES TIPOS DE COISAS QUE CITAREI A SEGUIR:
    Dona Dilma em vez de cuidar bem do país fica por aí endeusando Ronaldo.
    Quando o jogador deixou de jogar a presidenta falou que o Brasil seria “eternamente grato” a ele.
    Eu diria a Dona Dilma o seguinte:
    “Presidenta, ainda tá prá nascer neste país um homem (ou mulher) que vá conseguir realizar muitas coisas boas por este povo oprimido, massacrado, explorado, judiado, humilhado e que depois mereça após sua ausência da vida pública ou após sua morte a gratidão eterna do seu povo.
    Senhora presidenta, que fez Ronaldo pelo Brasil? Deu alegria e mais o que a nós o povão? Melhorou a saúde e educação do Brasil? Seus gols colocaram comida na nossa mesa? Pagou nossas contas? Com seus títulos e gols o FMI perdoou nossa dívida?
    Futebol é só alegria momentânea do domingo à noite, já no outro dia ao acordar com depressão o gol de Ronaldo do dia anterior não vai me curar…
    Êta paisinho de mente pequena!
    E como nos enganam…”
    Ainda sobre a aposentadoria do Ronaldo um repórter falou na TV: “A verdade é que Ronaldo vai deixar saudades”
    Não para mim. E ele já vai tarde.
    Quem me deixou saudades foram craques do kilate de um Pelé, Maradona, Garrincha, Eusébio, Cruyff…
    De que Seleção nacional de futebol eu sinto saudades? Da seleção de 70
    De que time eu sinto saudades? Do Santos F.C. dos anos 60
    E de que político brasileiro eu sinto saudades? DE NENHUM
    De que década eu sinto saudades? Da década de 60 (morava na roça e lá curtia o futebol via rádio e Revista do Esporte, curtia Jovem Guarda, Roberto Carlos, Luís Gonzaga e Teixeirinha através de LPs numa radiola com o som Mono e ouvia falar de Elvis Presley, Beatles e John Kennedy)…
    … e da década de 70 (a década das grandes bandas de Heavy Metal inglesas, Alice Cooper, o cinema, não o nosso, a calça boca de sino e a dança do Tony Tornado)
    Recordação da década de 80? Só as festas na minha residência e a trajetória do último grande jogador chamado Armado Diego MARADONA.

  • Flavio

    -

    7/12/2011 às 23:26

    O internacional Zizek “um dos interlocutores mais importantes nos debates sobre o destino do pensamento político de esquerda”, atualmente presente nas idéias de comunistas brasileiros, habita as páginas do site do PCdoB, PT e de outros sites de comuns (Aldo Rebelo, Orlando Silva, Manuela D’Ávila, Rui Falcão, etc).
    Autor de vários livros lançados no Brasil e que mantém “forte amizade” com a patricinha da classe alta de Nova York Lady Gaga, uma das 5 pessoas mais bem remuneradas do mundo.
    Em “Em defesa das causas perdidas” Zizek compara o ARRASTÃO NO RIO DE JANEIRO há dez anos atrás com a REVOLUÇÃO FRANCÊSA. É um absurdo brasileiros concordarem com tais idéias, percebam.
    O pânico que tomou o Rio quando uma muldidão desceu das favelas e começou a saquear e a queimar supermercados da cidade, ele chama de “violência divina” o outro nome da “ditadura do proletariado”.
    Esse é o sonhado projeto “inumano” ou “humano, demasiadamente humano” do terror revolucionário. Uma das principais estratégias dos comunistas é dominar zonas de exclusão, territórios onde o Estado, não se intromete, vivendo às margens da lei, por exemplo o Morro do Alemão no Rio.
    O poeta entende que os necessitados [potenciais revolucionários] da sociedade de hoje não são mais os operários e que o capitalismo se encarregou de criar “locais de resistências” – as favelas – uma “nova forma de apartheid”.
    Cidades em que a maioria da população urbana é favelada, Brasil, México, China, Índia, “população fora do controle do Estado, que vive em condições meio fora da lei”, “o novo proletariado”, “as sementes do futuro”. Agentes em potencial para a revolução, pois não têm nada a perder, são “mortos-vivos”. Para Zizek a favela é uma massa homogênea de despossuídos de bens materiais? Aliás, somente o materialismo leva o homem a ser feliz? Assim deve ser para um homem acostumado a frequentar altas rodas e manter um relacionamento com uma burguesissíma da classe alta de Nova York.
    Portanto, atenção meus queridíssimos Rio de Janeiro e São Paulo, olha o perigo dessas idéias rodando em suas noites de sono.
    “O poder do estado abre mão do direito de exercer disciplina e controle totais por achar mais apropriado deixá-lo viver numa zona crepuscular”, habitam “territórios liberados” onde o “domínio do Sistema é suspenso… é isso que torna as favelas tão interessantes… são domínios fora do Estado de direito” – tal como ocorre nos territórios ocupados pelas FARC, na Colômbia, não há nenhuma manifestação formal ou material do poder estatal, ou seja, o ordenamento jurídico colombiano encontra-se suspenso.
    *****************************************
    PS: “Polícia da Colômbia está investigando as alegações de que o traficante brasileiro Fernandinho Beira-Mar tem ligações com os rebeldes de esquerda que atuam em território colombiano”.
    A relação FARC/F. Beira-Mar se esgota no tráfico de drogas ou há algum projeto revolucionário secreto entre o terror e os donos “das sementes do futuro”?
    *************************************
    Na página do deputado Rui Falcão (PT) há um post que diz “Zizek: o casamento entre democracia e capitalismo acabou. … Zizek visitou a acampamento do movimento Ocupar Wall Street, … e falou aos manifestantes. “Estamos testemunhando como o sistema está se autodestruindo””.
    O deputado Rui Falcão (PT) tb é a favor da comparação do ARRASTÃO NO RIO DE JANEIRO há dez anos atrás com a REVOLUÇÃO FRANCÊSA? Entende tb que pânico que tomou o Rio quando uma muldidão desceu das favelas e começou a saquear e a queimar supermercados da cidade, ele chama de “violência divina” o outro nome da “ditadura do proletariado”?
    Rio, meu amado Rio de Janeiro, que futuro lhe aguarda?
    Cuidado o PCdoB comunga das idéias do poeta esloveno.

  • Astor Paulo Brenner

    -

    7/12/2011 às 22:57

    Tá complicado Ricardo, também gostaria entender. Salvo esteja nos planos deles, instalar uma “democracia comunista” baseada nos moldes da CCCP. Ou no cubismo, ñ de Picasso, más de Fidel. Ou estão querendo implantar o maoismo?
    Sei lá, entende. O desencanto leva alguém a votar em Tiririca ou Netinho? Nem Freud explica.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados