24/10/2010
às 17:00 \ Política & CiaElio Gaspari sobre o incidente com Serra: “Infelizmente o farsante foi Lula”
Amigos, o respeitadíssimo jornalista Elio Gaspari, que ninguém com uso da própria razão pode considerar profissional que faça o jogo de algum partido ou candidato, analisou o episódio ocorrido com o presidenciável tucano José Serra no Rio de Janeiro.
Sua conclusão, para satisfação minha, coincide com o que tenho escrito neste blog:
“Infelizmente o farsante foi Lula, no exercício da Presidência da República, função que está obrigado a honrar até o dia 1º de janeiro de 2011″.
Leiam a íntegra do tópico a respeito do incidente que ele escreve em sua coluna de hoje, publicada em jornais pelo Brasil afora.
“Para ficar na metáfora de Lula, seu comportamento ao comparar o ataque sofrido por José Serra no Rio ao teatrinho do goleiro chileno Roberto Rojas foi semelhante ao do jogador francês Zinedine Zidane quando deu uma cabeçada no zagueiro italiano Materazzi, em 2006.
Lula deve desculpas a Serra. Chamou-o de mentiroso sem ver os vídeos que reconstituem o incidente. Se os tivesse visto, não teria mentido, pois só uma pessoa desonesta (e as houve, muitas) não via que retratavam dois episódios, distintos. Serra foi atingido duas vezes, por uma bola de papel e por um objeto mais pesado. A entrada de Nosso Guia [Lula] no debate foi um golpe desleal, demagógico.
Se tivesse ocorrido um ‘dia da farsa’, com Serra simulando uma agressão, teria havido uma malfeitoria do candidato. Infelizmente o farsante foi Lula, no exercício da Presidência da República, função que está obrigado a honrar até o dia 1º de janediro de 2011.”
Tags: bolinha de papel, Elio Gaspari, goleiro Rojas, José Serra, Lula, Presidência da República, Rio de Janeiro, Zinedine Zidane

































Barcelona vence título na despedida de Pep Guardiola
Atirador em cima de telhado mata uma pessoa na Finlândia
Iêmen: tropas do governo matam 20 membros da Al Qaeda
Governistas devem convocar Perillo e já admitem expor Agnelo
Eduardo Saverin, o brasileiro do Facebook, conta sua história








Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
114 Comentários
Sonia Satenik Chamlian Ferreira dos Santos
-02/11/2010 às 17:35
Nesse episódio do rolo de fita na cabeça do Serra, penso que o Serra falou muito bem: eles medem com a régua deles. Justificando a fala do Lula chamando Serra de farsante.
Luís Rezende
-01/11/2010 às 17:11
Lula não só é um farsante como não pedirá desculpas a Serra e ao país pela fala infame a respeito da agressão física sofrida pelo então candidato tucano.E não o fará,entre outras,por uma razão maior:FALTA DE EDUCAÇÃO.Aquela que recebemos no berço e FHC demonstrou ter de sobra ao liderar a mais civilizada transição entre presidentes que já vimos até hoje,no final de 2002,quando o maior beneficiado foi o próprio então presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.
Luiz Carlos Novaes
-01/11/2010 às 16:31
Pelo jeito o Sr. Gáspari não vê TV. O médico que atendeu o Serra mostra (em vídeo) duas vezes com a própria mão a região em que um objeto atingiu o candidato (occipto-parietal, onde se vê a bolinha de papel o atingir) e afirma que não houve ferimento, mas mesmo assim recomendou repouso por 24 hs (Serra diria no dia seguinte que chegou atrasado para um compromisso de campanha porque ficou acordado à noite trabalhando em gravações. Depois o Molina, que foi meu professor, afirma que outro objeto atingiu Serra e aponta o mesmo lugar em que este coloca mão. Molina então (está em vídeo), com uma bolinha de papel na mão, aponta atrás da cabeça, pouco acima da nuca. Ou seja, ou Molina não viu os vídeos direito, ou o médico é que não examinou onde o perito (e vc Gáspari) afirma que bateu o “segundo objeto”. O farsante é quem afinal? Serra, Molina, o médico ou o Gáspari. Ou todos os quatro?
André
-01/11/2010 às 10:00
Parabéns imprensa “livre” pelo trabalho. Vocês ofereceram uma alternativa falida como a única possível, limitando e baixando o nível do processo eleitoral. O resultado: nada de novo e a continuação do governo que tanto desagrada os senhores por motivos que só seus chefes conhecem na íntegra. Meu sentimento por terem que trabalhar assim e ainda carregar essa IRRESPONSABILIDADE nas costas: ajudar a perpetuar tudo isso. Vergonhosa sua participação na campanha.
manuel de andrade
-01/11/2010 às 9:24
Ao assumir que é uma metamorfose ambulante, Lula se revelou, desde sempre, um farsante. Já nos tempos de sindicalismo, fazia o jogo do patrão e dos empregados ao mesmo tempo. Sua receita de poder é velha: dividir para governar e seguir governando para dividir o botim. macunaímico e insidioso, peçonhento e presdidigitador.
Alexandre Ramos
-31/10/2010 às 23:39
Setti,
Infelizmente tenho que discordar novamente de você. O argumento de autoridade (dizer que o Elio Gaspari está acima de qualquer suspeita) não vale. Só vale a apresentação de imagens convincentes, o que não foi feito até o momento. Inclusive, existem imagens (no Youtube) que justamente demonstram a distorção pela Globo dos fatos, para confirmar a versão “apressada” ou “politicamente interessada” apresentada inicialmente. A Globo não poderia admitir o “erro” e adulterou imagens (cortando trechos). Sendo assim, o Elio Gaspari colocou, mais uma vez, sua reputação em risco. Não faça isso também, Setti. Apresente-nos imagens convincentes e não faça uso de argumento de “autoridade”. Prucure ver onde anda a reputação do “perito” (“autoridade”) que a Globo consultou (mais uma vez) no episódio em tela para dizer que o “objeto” (OVNI) era pesado. Enfim…
Wander
-31/10/2010 às 21:39
Sr. Presidente foste votado para exercer sua função até final do ano. Faça seu papel e pare de
julgar as pessoas e chamá-las de mentirosas.
Seu governo desde o início foi de muitas mentiras.
Enganaste os mais humildes e aos mais cultos (como cuncionalismo federal compraste com reajustes de
salário acima da média) enquanto aos aposentados
com mais de um salário ficou na promessa.
Sergio Rodrigues
-31/10/2010 às 21:35
Caro Artur Rafael. O contraditório não é secundário não. Pelo contrário, é fundamental para a democracia. Ou por acaso alguém pode se arvorar o direito de ser infalível?
renato
-31/10/2010 às 15:56
Recomendo o post: A Fada Sininho bate as asinhas, do Reinaldo. http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/a-fada-sininho-bate-as-asinhas/
betaniapessoa
-31/10/2010 às 15:39
Discutir se foi bola, rolo ou pedra é insignificante, o que importa é o ato. A obrigação do Lula na função de Presidente era de condenar qualquer ato contra o direito de ir e vir além do direito as manifestações políticas pacíficas, más como exigir isso dele, totalmente passional que é não consegue sequer cumprir com sua obrigação trabalhando já que está sendo pago para ser Presidente do Brasil não militante do PT.
edmilsons
-31/10/2010 às 0:36
Seu Ricardo, o uso do video da folha foi uma manipulação grosseira: quando exibido quadro a quadro não aparece nenhum objeto em trajetória de colisão até a careca do Serra, nem nos quadros seguintes a suposta colisão do objeto com a lustrada aparece objeto “quicando” em direção ao chão. E foi um erro da campanha do Serra e uma desmoralização da Folha e Rede Globo que perderam algum crédito.
Arthur Rafael
-30/10/2010 às 12:41
O que a revista veja (sim, em minúsculo) e o Serra têm em comum? Ambos são “secundários”.
login
-30/10/2010 às 11:37
Um recadinho para Aloísio-30/10/2010 às 3:43
Hoje tua filhinha leva bolinhas de papel, ja é um sinal de que a coisa não anda boa nas escolas. Se contiunuar esse bando do PT, no futuro ela vai é levar um monte de tiro na porta da escola. Acorda bobão… E nem sei pra que ela vai a escola, se o nosso presidente é um semi-analfabeto… Achou eu que não precisa….
roberto rocha
-30/10/2010 às 11:28
o Lulla,joga todos seus defeitos nos outros, elle é aessencia da hipocrisia, dia 1ª. de janeiro nos livraremos do “fariseu mor” da república,
rafael amarante
-30/10/2010 às 10:41
isso tudo foi uma farsa do serra pra chamar atenção dos eleitores e a globo ainda tenta defender o serra falando q não era uma bola de papel era um objeto mais pesado e dilma 13
Marcello
-30/10/2010 às 10:27
O Élio Gáspari normalmente é uma besta quadrada. Mas nesse episódio nem ele poderia sustentar a versão da bolinha de papel.
maria
-30/10/2010 às 10:04
nosso guia,nunca viu nada e não sabe de nada…como é que pode saber o que aconteceu com o Serra?
Valdir Rosario
-30/10/2010 às 6:32
Caro Setti, conheci sua coluna à pouco tempo e já me tornei fã e não por ver em você um partidário mas sim um brasileiro, e é neste papel que faço meu comentário, o que se pode esperar de um homem que chegou à presidência de nosso país aos “trancos, conchavos, e barrancos”, um homem como você já citou como semi-analfabeto e que se vangloria disso e que assina um documento que se chama Programa Nacional de Direitos Humanos versão 3 ( PNDH 3), que pelo nome é bonito não acha ?, mas que na essência está embutido de “manobras” e “artimanhas” para mordaçar a imprensa, “cercear” a liberdade religiosa, profissionalizar a prostituição no Brasil, dar aval ao MST para invadirem o que quiserem ser ter a autoridade do Supremo Tribunal Federal para julgar “tais” invasões, e quem julgaria estas invasões ??, “los hermanos petralhas”, como pode um homem deste cujo partido se coloca acima do Brasil, merecer nosso respeito ?, não respeita nada e ninguém e muito menos a nossa constituição, demite quem critica seu governo, forçou a demissão da nossa conceituosa Marina Silva quando a mesma era ministra do meio ambiente, demitiu em fevereiro deste ano o general de 4 estrelas Maynard Marques de Santa Rosa que era chefe do departamento geral do exército por ter criticado um do “itens” deste PNDH 3 onde contemplava a instalação de inquéritos para investigar anistiados da era do regime militar a quase 50 anos atrás, tudo isso ele assinou sem ler ??, pois é caro Setti , como pode o povo admirar e dar aprovação a um homem deste e a um partido cheio de corrupção e pessoas como Erenice Guerra e “família” , José Dirceu, Antônio Palocci ( que está voltando, até já acompanhou Dilma em um debate do 2º turno ) e tantos outros que fizeram o que fizeram e nada de punição…, como pode alguém dizer que este é o maior e melhor presidente que o Brasil já teve ??, enfim…me resta a esperança que Deus olhe por nós e que ilumine as mentes dos eleitores neste dia 31 de outubro de 2010…., senão o próximo passo pode ser um “Chavismo” ou quem sabe um “Castrismo” ou “Iranianismo” ou “Russianismo”…, coisa boa que não deve ser…..
Caro Valdir, obrigado por seu comentário e sobretudo pela fidelidade à coluna. É uma honra para mim.
Vamos tentar não ser pessimistas. O Brasil é um país que sempre surpreende.
Um abração e volte sempre que puder, tá?
Aloísio
-30/10/2010 às 3:43
Minha filha disse que leva milhares de bolinhas de papel na cabeça e nunca fez tomografia… até as crianças perderam o respeito pelo Serra. Que 2 objeto? que o Molina/perito que defende Bruno e o casal Nardone. Se ele conseguir inocentar esses dois eu vou começar a acreditar no 2° objeto que gida-se de passagem não tem a trajetória e nem a reação do Serra… parece mais uma fraude…
Tito Livio Bereta Bereta
-29/10/2010 às 15:16
Há pessoas que são detentoras de vários dons. Outras, iguais a mim, nenhum. Mas, metidos a besta, ousam dar pitaco em tudo. Feitas essas considerações, pouco favoráveis, emito meu indouto parecer. Certos dons permitem ao cidadão velocidade tal que as vezes passa a ser chamado corisco. Tive um amigo de infância com essa característica. Ninguém conseguia pegá-lo. Como se não bastasse sua agilidade, suava como cavalo estafado e ficava escorregadio. Todos o queriam como parceiro, pois na “salva”, salvava todo mundo e ninguém o agarrava. Outras, além de velozes nas pernas, são velozes na língua. Sua língua é mais ágil que lançadeira de máquina de costura industrial. Coisa de louco. Não há agulha constitucional que atinja semelhantes liguarudos. Falam de tudo e de todos. Lembro-me de um sijeito em SP, que, no interior do ônibus explicava aos passagerios um acidente que ele não presenciou senão pela janela, tanto quanto os demais. Sabia até o nome dos implicados. E ele já havia transposto a borboleta. Outros, com sua língua, denigrem biografias, como o linguarudo no conto do Malba Tahan, agraciado com cem chibatadas por ter denegrido a figura do xeique Ibn Ibz Saad Al Hamann. Que Alá o cubra com o lado direito do seu manto. Tomara que voltem as chibatas! Se não foram corrigidas durante a infância essas pessoas precisam ser corrigidas quando adultas. Nunca é tarde para se deter o mal. Males tem o dom de se multiplicar como bactérias e virus, a cada dia mais difíceis de se combater, seja pela desonestidade dos laboratórios, seja pela automedicação dos eleitores, seja pela omissão dos órgãos fiscalizadores que, obnubilados pela popularidade do homem, nada veem, nada sabem, nada comentam e tudo aceitam. Idem para setores da imprensa e seus imensuráveis dons…
André (SC)
-29/10/2010 às 15:11
E tem uns retardados que acreditam no que Presidente fala. O chefe de uma nação até pode falar algo, mas somente se for isento, o que não é o caso. Esse Presidente não me representa! Quero bem longe.
Alex
-29/10/2010 às 12:47
Ricardo, não creio que um jornalista que se refere a Lula como “Nosso Guia” possa ser considerado um isento.
Paulo Augusto Matias
-29/10/2010 às 11:13
O Serra disse que era um objeto de meio quilo,o seu vice disse que era 2 kilos
depois foi para uma clinica fazer uma tomografia, e o que vimos foi uma bolinha de papel,
Agora o Serra vai propor o bolsa tomografia.
RODRIGO
-29/10/2010 às 10:37
AINDA QUERENDO USAR ESTE EPISÓDIO A FAVOR DO MUSSOLINI BRASILEIRO CLARO QUE FOI ENGANAÇÃO DEVERIA TER FEITO UM B.O E IDO NO MÉDICO LEGAL COMO QUALQUR BRASILEIRO O QUE O FERROU FOI A GRAVAÇÃO DO SBT ESTAR NA INTEGRA DESTA VEZ NÃO COLOU ……POUCO A POUCO CONHECEMOS O ATOR
Cesar Schafer
-29/10/2010 às 7:41
kkkkkkkkkkkkk, esse post não merece mais do que isso…
Júnia
-29/10/2010 às 3:17
É o presidente esta dando um belo exemplo de como utilizar seu cargo para outros fins. E pior que quem diz que ele esta exercendo a função cabo eleitoral no lugar de sua real função como Presidente da República é bombardeado de críticas. Esse é nosso país. Lamentável!
Archibaldo dos Santos Braga
-29/10/2010 às 1:14
Quem é élio gaspari????? UM BOS..!! A. S. Braga
elionier
-29/10/2010 às 0:20
Sabe pq Lula achou que Serra estava fingindo? Pq ele está acostumado a ouvir que no Rio de Janeiro e que realmente é realidade é bala perdida na cabeça e pelo jeito os cariocas concordam com ele, pois o idolatram.
O que Lula fez foi mais uma vez dá um pessimo exemplo de civilidade. De novo não cumpriu seu papel de governante. Se comporta como uma criança que não tem limites.
Mal posso esperar p ver este Sr. longe de Brasilia.Feliz ano novo.
Mailson
-29/10/2010 às 0:13
Faça uma materia sobre os 4 bilhoes do metro de SP, cada a vossa coragem.
Mailson
-29/10/2010 às 0:09
Esta veja só tem menino bom, pessoas candidas, acima do bem e do mau – verdadeiros homens de carater e moral ilibada. Ora veja só que manobra para enrolar as pessoas. Solicitem ao seu capital do mato – Tucanos- que tirem as vossas mordaças para possais dizer a verdade, somente a verdade.
Ramon Navarro
-29/10/2010 às 0:03
Vindo do Gaspari, vejo nesse seu artigo algo como eu me rendo, me desculpo com meus leitores; Gaspari, altamente criticado por Reinaldo Azevedo, que por hábito mostra os fatos , a verdade, portanto, jornalismo sério; oxalá todos seus pares acordacem para o ilusionismo criado em torno de Lula. bom seria se nossa sociedade também tivesse o mesmo nível de arrependimento, teríamos um novo cenário, uma realidade depaís, diferente dessa coisa fantasmagórica de hoje.
Mailson
-29/10/2010 às 0:01
O grande lance aí meu é que hoje há meios de comunicação e que a globo perdeu boa fatia do mercado. Não tem a mesma influência de outrora – Eleição de Collor. No mais, Elinho é tão independete que escreve arquivos aqui na veja- empresa dos tucanos.
ANTONIO CARLOS CASAGRANDE
-28/10/2010 às 23:37
honrar o que ? esse semi alfabetizado não honrea o posto de presidente. virou militante em tempo integral
luciana
-28/10/2010 às 23:08
Faz me rir a Veja!! Ricardo Setti, se o senhor José Serra foi atingido não foi por aquela luz brilhante que a globo mostrou em sua edição vergonhosa, pois é notório e inclusive do seu conhecimento, que José Serra caminhou por NO MÍNIMO cinco segundos mais sem se incomodar pelo tal objeto inventado pela globo.
Tiago
-28/10/2010 às 22:52
Pode até ser um jonalista de bagagem, mas para mim o Gaspari não vale uma pinga.
Quando ele se desculpar por chamar o governo FHC de privataria (depois de a justiça atestar a lisura do processo), assumir que defendia a ditadura militar e parar com essa conversinha mole de “nosso guia”, talvez eu o respeite.
Até lá, pra mim ele não passa de um espancador da lógica.
Hildeberto Aquino
-28/10/2010 às 22:47
AGRESSÕES – FARSAS? – Estão se tornando frequentes as agressões aos presidenciáveis e suas caravanas. Há pouco tempo contra a caravana do PSDB em Canindé (CE) e agora contra a caravana e o próprio Serra no Rio (RJ) com um objeto ainda não identificado, que o Lula não viu. Aliás, o Lula nunca viu, nem soube dos inúmeros e descomunais escândalos apontados no seu governo, até na Casa Civil (nas suas barbas), como poderia ver uma simples “bolinha de papel”, atirada contra o opositor da Dilma? Será que queria ver partida ao meio a cabeça do Serra? Então a agressão do PT a Mário Covas com uma simples bandeirinha não foi agressão? E o sapato atirado contra o ex-presidente Bush dos EUA, mesmo sem atingi-lo, não foi considerada uma agressão? Paciência!!! Em Dilma atiraram bexigas com água. Felizmente não a atingiram senão teria repercussões incalculáveis. Em todos os casos são intolerâncias descabidas, inaceitáveis e que enodoam o processo eleitoral e a própria democracia.
hildebertoaquino@yahoo.com.br
jairo
-28/10/2010 às 22:47
Não é preciso muito pra ver a fita atingindo a cabeça de Serra. É só uma questão de fé. A tal imagem não mostra a tal agressão, mas eu acredito não versão da mídia conservadora e elitista. A Veja está tão ruim que já consegue se rasgar sozinha.
Nem sei porque eu estou aqui.
by
Leonardo
-28/10/2010 às 22:26
Só uma perguntinha que ainda não consegui que ninguem me respondesse: o que foi o segundo objeto e quem pesou ele para saber que tinha mais de um quilo?????
Berta Reel
-28/10/2010 às 21:23
As cenas da agressão estão incompletas, depois do rolo de fita, há um momento em que todos vão para cima do Serra, pode sim ter sido um braço ou objeto a lhe tocar com pressão na cabeça. Olhem atentamente a filmagem do celular até o fim.Olhem e opinem depois.
Nelimar Vicente da Silva
-28/10/2010 às 21:13
É de causar vengonha, a insistencia de Lula em dizer que Serra fingiu, ser atingido por um objeto, que não a bolinha de papel. Como hoje em seu discurso por ocasião do seu aniversário. Nosso presidente além de analfa, é cara de pau e desonesto.
junes marta paris
-28/10/2010 às 21:07
O Presidente Lula é um farsante. Vive maquiando números, se auto promovendo com feitos dos outros , e para piorar, fabricou uma candidata,uma verdadeira impostora, que está enganando o povo brasileiro, bgraças a popularidade do chefe.
Renato
-28/10/2010 às 20:45
Pois é, ao final ele é visto com o presidente mais “experto” que este país ja teve. A midia sustenta toda e qualquer farsa vinda o presidente analfabeto que pode tudo. Falar dele é igual a brigar com bebado: se voce bate, aproveitou que o fulano estava bêbado. Se apanha, apanha até de bêbado. Esta é a questão. Agride, alem da lingua portuguesa a moral, a ética e a dignidade das pessoas e a imprensa que deveria se posicionar, se cala, curvando às benécias da propaganda oficial. Desiludido com o país e a omissão dos meios de comunicação, com rarissimas exceções.
Rosana
-28/10/2010 às 20:27
Certissimo, ele mais uma vez nao honrou o cargo, até 1o de janeiro é Presidente de todos os brasileiros, infelismente vai sair menor do que entrou.
Maciel Santos
-28/10/2010 às 20:03
Há tempos deixei de assinar a Veja. Não é por falta de dinheiro. Simplesmente, está muito difícil arrumar tempo num dia de 24 horas com todos os zilhões de páginas que pululam na internet todos os dias, fora o livro de cabeceira. Acessei seu site e….. quanto ódio? Quanto rancor? Só falam mal de um governo que tem 80% de aprovação. Não há nada de bom (no governo). Tudo é ruim. Como vou pagar para ler uma revista que é totalmente contra tudo o que penso? Faço parte dos 80% que aprovam o governo. Só os colunistas da Veja estão certos? E, depois do que li, não me arrependo de não voltar a Veja.
José Renato
-28/10/2010 às 19:49
Para concordar com o Gaspari, jornalista sério e competente, teria que acreditar na pirotecnia da Globo, o que realmente não dá para fazer. Se ele admitisse a dúvida, tudo bem. Mas, afirmar com base em imagens totalmente desfocadas, é querer demais.
Luis Claudio Sousa
-28/10/2010 às 19:46
Sim, Serra foi atingido por um óvni, transparente e invisível, só detectável por especialistas semi-aposentados demitidos. O objeto pesava 2 kg e causou um efeito retardado, que demorou dois segundos para produzir efeitos na careca do candidato trololó!!!
Franco
-28/10/2010 às 19:32
Tudo do lula é uma FARSA. As coisas reais são a roubalheira e as mentiras dos indicadores sócio-econÇomicos divulgados pelo “governo”. A candidata dele é uma farsa muito maior ainda, assim como todos os “cumpanhero” da quadrilha de crime organizado que chamam de pt.
Cida
-28/10/2010 às 16:32
Lulla joga muuuuito sujo, e espero ve-lo ter o troco nas urnas.
Jota
-28/10/2010 às 14:50
Discordo da sua reverencia a Elio Gaspari. Pra mim ele se tornou um chapa-branca de carteirinha há muito tempo.
Ei, Jota, não confunda as coisas: não tenho “reverência” pelo Elio Gaspari. Só tinha reverência pelo meu Pai. Tenho admiração pelo talento dele, por sua extraordinária capacidade de trabalho, por sua inigulável obra em 4 volumes sobre os subterrâneos da ditadura militar.
Um abração
renato
-28/10/2010 às 9:24
Para Gaspari, Reinaldo Azevedo criou as alcunhas Aiatoélio, Fada Sininho de Lula e Grilo Falante de Dilma.
Srá que “ninguém com uso da própria razão pode considerar que [Gaspari] faça o jogo de algum partido ou candidato”?
Parece que é exatamente o que Reinaldo considera sobre Gaspari ao chamá-lo de Grilo Falante de Dilma.
Reinaldo Azevedo = Ninguém?
Cadê a convivência dentro da diversidade Ricardo?
O Reinaldo acha uma coisa, eu acho outra, e nos damos bem. Abraços.
renato
-28/10/2010 às 0:05
Nossa, como vc fala isso: “o respeitadíssimo jornalista Elio Gaspari, que ninguém com uso da própria razão pode considerar profissional que faça o jogo de algum partido ou candidato”???
Leia um pouco do blog do Reinaldo Azevedo. Veja esses posts por exemplo:
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/gaspari-precisa-por-o-figado-de-lado-e-se-ater-mais-aos-fatos/
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/a-voz-do-derrotado/
Gaspari chama Lula de “nosso guia” e vc diz não se pode dizer “que faça o jogo de algum partido ou candidato”??? Que falta de lógica absurda!!!
Então vc quer dizer que o que o Reinaldo fala é contra a razão??? Os dois não podem estar certos. Quem está errado, o Reinaldo ou o Gaspari?
Ei, Renato, você já ouviu falar em convivência dentro da diversidade? Desde quando eu tenho que concordar com as opiniões do Reinaldo, e ele com as minhas? Aqui nos blogs não tem disso, não. É liberdade absoluta, e respeito entre os blogueiros.
Quanto ao “Nosso Guia”, meu caro Renato, é ironia do Elio Gaspari com o chanceler Celso Amorim, que certa vez chamou dessa forma bajulatória o presidente Lula. Desde então, o Elio encarnou no chanceler e usa a expressão para designar o presidente. Durante o governo FHC, quando foi aprovada a reeleição pelo Congresso, ele passou a chamar o presidente de FFHH. Ironia com a reeleição.
Um abração e volte sempre.
Gilmar Fernandes
-27/10/2010 às 19:35
O Raphael das 21:55 horas (26/10/2010) está MAIS do que certo: Ele não é do PT… somente; é também APAIXONADO.
Gilmar Fernandes
-27/10/2010 às 19:27
Elio Gaspari?!! Não diga!… Tô pasmo!!!!!
Jonas Fernandes
-27/10/2010 às 17:50
Dois fatos (3 na verdade):
1 – Lula (e Dilma) Mente(m);
2 – Serra Mente….
Não sei porque tanto estardalhaço. Nenhum politico presta. A campanha da Dilma está orçada em 150 milhoes de reais e a do Serra, proximo a isso, em torno de 120 milhoes. Alguem me responda por favor: Será que algum dos dois VAI GOVERNAR O PAÍS OU VAI GOVERNAR O ESTADO DO BRASIL. Há uma enorme diferença…
Jáder Ribeiro
-27/10/2010 às 14:30
Para o Raphael chorão abaixo.
Quem como eu e vc nasce pobre, há duas opções:
1 – buscar a educação para não cair na ignorância e não ser massa de manobra de quem diz defender os pobres; ou;
2 – continuar na ignorância e achar que a pobreza é culpa dos ricos, dos burgueses e sempre que puder, sair falando besteiras por aí!
pelo que vejo, você assimilou bem o discurso de Lula de que não precisamos estudar pra ter sucesso na vida. Ocorre que eu sei na prática que a educação te abre as portas, dá as melhores oportunidas e te diferencia verdadeiramente no mundo de hoje.
No entanto, como você pensa diferente, filie-se ao PT e procure um diretório regional ou municipal, assim vai ser fácil você conseguir emprego e não fará esforço algum, principalmente ler livros.
pra quê ler livros né???
Ze da Silva
-27/10/2010 às 12:37
Infelizmente para quem ? quanto ais desmascarado ficar este mentiroso contumaz e anti democrata melhor
marcelo f.
-27/10/2010 às 8:36
o atual ocupante do planalto é um farsante…demagogo…desequilibrado e despreparado…houvesse antes demonstrado todos os seus defeitos que vieram a tona nesta campanha eleitoral e nem de longe teria sido eleito…o fato gravissimo de usar a maquina federal para fazer valer sua vontade é crime eleitoral que se soma aos muitos outros na medida que fez do palanque o escritorio de governo e do governo palanque para eleger a sua escolhida…ao ignorar as advertencias e as multas escancarou seu lado chavista bolivariano, sua face de ditador-chefete de republiqueta latino-americana e é com ela que vai encerra a sua biografia no governo federal…tanto melhor…sabemos da derrota da dilma neste segundo turno em diante que nunca mais elegeremos esta escumalha para dirigir o país que sob o pretexto de um socialismo de boutique se assenhorearam dos dinheiros publicos em proveito próprio…estão todos ricos e não querem largar as tetas e mutretas…fora com eles e Supremo neles que petralha bom é aquele que está em cana!
Raphael (diferente do Raphael logo abaixo)
-27/10/2010 às 0:31
Raphael, o do último post, dirijo-me a você: Faz-me rir o fato de você basear seu discurso na diferença entre a sua educação – miúda, brasileira – e a do redator do artigo acima. Comprova-se através do seu próprio discurso, que você teve educação bem distinta e refinada. Sem cair no mesmo engodo que você defende, eu lhe digo: educação, refinamento, sabedoria e adjetivos afins não são artigos para deboche, como o faz o presidente-molúsculo, e o repete você como se fosse um papagaio apoiado no ombro de um marinheiro bêbado. Infelizmente pegou a pecha de que educação e sabedoria são sinônimos de oligarquia, retrocesso e ‘patriciado’. Não me importa se você é petista ou tucano. O que me irrita é ver você numa linguagem mais rebuscada que a do próprio autor do artigo defender o lixo demagogo proliferado pelo futuro ex-presidente Luís Inácio, lixo esse que o encaixaria você mesmo como oligárquico, burguês, patrício et cetera. Divirta-se com o seu engodo. Eu não caio na mesma armadilha.
Raphael
-26/10/2010 às 21:55
Carta Aberta Do Carlos, com carinho, para o Noblat
Noblat Quem é você para decidir pelo Brasil (e pela História) quem é grande ou quem deixa de ser? Quem lhe deu a procuração? O Globo? A Veja? O Estadão? A Folha? Apresento-me: sou um brasileiro. Não sou do PT, nunca fui. Isso ajuda, porque do contrário você me desclassificaria, jogando-me na lata de lixo como uma bolinha de papel. Sou de sua geração. Nossa diferença é que minha educação formal foi pífia, a sua acadêmica. Não pude sequer estudar num dos melhores colégios secundários que o Brasil tinha na época (o Colégio de Cataguases, MG, onde eu morava) porque era só para ricos. Nas cidades pequenas, no início dos sessenta, sequer existiam colégios públicos. Frequentar uma universidade, como a Católica de Pernambuco em que você se formou, nem utopia era, era um delírio. Informo só para deixar claro que entre nós existe uma pedra no meio do caminho. Minha origem é tipicamente “brasileira”, da gente cabralina que nasceu falando empedrado. A sua não. Isto não nos torna piores ou melhores do que ninguém, só nos faz diferentes. A mesma diferença que tem Luis Inácio em relação ao patriciado de anel, abotoadura & mestrado. Patronato que tomou conta da loja desde a época imperial. O que você e uma vasta geração de serviçais jornalísticos passaram oito anos sem sequer tentar entender é que Lula não pertence à ortodoxia política. Foi o mesmo erro que a esquerda cometeu quando ele apareceu como líder sindical. Vamos dizer que esta equipe furiosa, sustentada por quatro famílias que formam o oligopólio da informação no eixo Rio-S.Paulo – uma delas, a do Globo, controlando também a maior rede de TV do país – não esteja movida pelo rancor. Coisa natural quando um feudo começa a dividir com o resto da nação as malas repletas de cédulas alopradas que a União lhe entrega em forma de publicidade. Daí a ira natural, pois aqui em Minas se diz que homem só briga por duas coisas: barra de saia ou barra de ouro. O que me espanta é que, movidos pela repulsa, tenham deixado de perceber que o brasileiro não é dançarino de valsa, é passista de samba. O patuá que vocês querem enfiar em Lula é o do negrinho do pastoreio, obrigado a abaixar a cabeça quando ameaçado pelo relho. O sotaque que vocês gostam é o nhém-nhém-nhém grã-fino de FHC, o da simulação, da dissimulação, da bata paramentada por láureas universitárias. Não importa se o conteúdo é grosseiro, inoportuno ou hipócrita (“esqueçam o que eu escrevi”, “ tenho um pé na senzala” “o resultado foi um trabalho de Deus”). O que vale é a forma, o estilo envernizado. As pessoas com quem converso não falam assim – falam como Lula. Elas também xingam quando são injustiçadas. Elas gritam quando não são ouvidas, esperneiam quando querem lhe tapar a boca. A uma imprensa desacostumada ao direito de resposta e viciada em montar manchetes falsas e armações ilimitadas (seu jornal chegou ao ponto de, há poucos dias, “manchetar” a “queda” de Dilma nas pesquisas, quando ela saiu do primeiro turno com 47% e já entrou no segundo com 53 ) ficou impossível falar com candura. Ao operário no poder vocês exigem a “liturgia” do cargo. Ao togado basta o cinismo. Se houve erro nas falas de Lula isto não o faz menor, como você disse, imitando o Aécio. Gritos apaixonados durante uma disputa sórdida não diminuem a importância histórica de um governo que fez a maior revolução social de nossa História. E ainda querem que, no final de mandato, o presidente aguente calado a campanha eleitoral mais baixa, desqualificada e mesquinha desde que Collor levou a ex-mulher de Lula à TV. Sordidez que foi iniciada por um vendaval apócrifo de ultrajes contra Dilma na internet, seguida das subterrâneas ações de Índio da Costa junto a igrejas e da covarde declaração de Monica Serra sobre a “matança de criancinhas”, enfiando o manto de Herodes em Dilma. Esse cambapé de uma candidata a primeira dama – que teve o desplante de viajar ao seu país paramentada de beata de procissão, carregando uma réplica da padroeira só para explorar o drama dos mineiros chilenos no horário eleitoral – passou em branco nos editoriais. Ela é “acadêmica”. A esta senhora e ao seu marido você deveria também exigir “caráter, nobreza de ânimo, sentimento, generosidade”. Você não vai “decidir” que Lula ficou menor, não. A História não está sendo mais escrita só por essa súcia de jornais e televisões à qual você pertence. Há centenas de pessoas que, de graça, sem soldos de marinhos, mesquitas, frias ou civitas, estão mostrando ao país o outro lado, a face oculta da lua. Se não houvesse a democracia da internet vocês continuariam ladrando sozinhos nas terras brasileiras, segurando nas rédeas o medo e o silêncio dos carneiros. Carlos Torres Moura Além Paraíba-MG
Celso
-25/10/2010 às 19:33
“Ninguém com o uso da própria razâo…”
Acabou de chamar o Reinaldo Azevedo de ” lelé da cuca”. Quem é leitor do RA sabedo que estou falando.
jeniferreira
-25/10/2010 às 19:22
OI MARIANGELA 3.33 POIS NÃO É QUE VC ACERTOU EM CHEIO TAVA NA PONTA DA LINGUA E NÃO SABIA ME ESPRESSAR”COMO SE ELA ‘DILMA” FOSSE UMA BRUXA QUE LIDERA UMA GANGUE DE DEMONIOS” HUM VOU PENSAR TEM SENTIDO RSSSSSSSSSS
roberto
-25/10/2010 às 18:57
Só mesmo o Erenildo prá usar um “infelizmente” no início da frase. Porque Não, O farsante foi o lulla?
Certos ex-jornalistas em atividade passaram de jornalistas a “tarefeiros”.
Juraci
-25/10/2010 às 17:09
Como “diria” um “amigo”: Hehehehe!
Bem vindo Sr. Ricardo Setti.
Percebeu que se infelizmente vivemos a “Era da Mediocridade”, nem todos nós somos medíocres.
Valeu o “batismo”. Creio, pela demonstração clara de ser o Senhor um democrata, não seja necessário dizer que não faço aqui nenhuma referencia a um possivel “patrulhamento”.
Obrigado, caro Juraci. Volte sempre. Abraços do
Ricardo Setti
Nilo Corrêa
-25/10/2010 às 16:12
Meu amigo…Lula está correto. Foi uma das piores farsas produzidas na História da política no Brasil. “o objeto pesava dois quilos” disse Índio…”pesava mais de meio quilo” disse Serra. O certo é o que os nossos olhos enxergaram…sem farsa, sem montagem, sem Molina…uma bolinha de papel e nada mais. Só quem tem os olhos vendados para não perceber a política suja e rasteira do PSDB e aliados nessa campanha.
“Só tenho medo da falseta,
Mas adoro a Julieta como adoro a
Papai do Céu
Quero seu amor, minha santinha
Mas só não quero que me faça de bolinha de papel
Tiro você do emprego,
Dou-lhe amor e sossego,
Vou ao banco e tiro tudo pra você gastar
Posso, Julieta, lhe mostrar a caderneta
Se você duvidar”
Letra de Geraldo Pereira e interpretada por João Gilberto.
Fábio - Sc
-25/10/2010 às 15:20
Olá
Conheço gente muito boa que goza de saúde perfeita, inclusive mental, que não compraria um carro usado de Élio Gaspari.
Quanto mais confiar em sua pena.
Tenho várias dúvidas em quem confiar, mas em quem não confiar só carrego certezas e esse jornalista consta no rol.
Silvio
-25/10/2010 às 13:52
Sou um daqueles que julga Gaspari não confiável. Essa sua matéria tem o objetivo de mostrar sua falsa imparcialidade.Diga-se de passagem que pelo grau de improbidade de Lula no caso específico, seu comentário me parece até ingênuo e ingenuidade é coisa que não falta ao jornalista. Sua linha habitual é usar sua pena para encobrir os desmandos do PT e de seu chefe maior, buscando sempre destruir a imagem pública de Serra. Para mim é um mau caráter.
Expedito
-25/10/2010 às 13:33
Será que entendi direito? Penso que não!
O jornalista Elio Gaspari quis afirmar, na verdade que, infelizmente, o farsante não foi o Serra!
Esperança
-25/10/2010 às 12:50
Não entendi o infelizmente, principalmente qdo se refere a atos cometidos por Lula.
Será que o Elio Gaspari está finalmente acordando?
RICARDO
-25/10/2010 às 12:50
Ricardão,
Será que a Globo, assim como a Folha, o Estadão e a Veja, só para ficar nestes quatro órgãos de imprensa ostensivamente e permenentemente patrulhados pelos TONTON-MACUTs e PETRALHAS, iria colocar sua credibilidade jornalistica só para ajudar um candidato que as pesquisas apontam estar num distante segundo lugar?
Se o candidato Serra foi atingido por uma bolinha de papel ou um tiro de fuzil isso torna-se irrelevante, pois o significado da ofensa física ao direito de ir e vir, à pluralidade de opinião, ao respeito ao candidato de opisição, é que parece estar sendo aviltado com apoio intransigente do presidente, a despeito da liturgia do cargo que ocupa impedi-lo de manifestar-se da maneira debochada como fez nesse epsódio.
Mas os tempos são outros, convenhamos. Agora, empresário rural não se importa de votar em partido que dá sustentação política e financeira ao MST, só para exemplificar.
Por isso é que a internauta Mariangela também parece acreditar no ET de Varginha.
Roberto
-25/10/2010 às 12:24
Eu tenho 50 anos e me lembro do tempo em que Gaspari era editor de Veja, e era respeitadíssimo. Isso durante o regime militar. Eu leio sempre a sua coluna no jornal “O Globo”, do Rio. Hoje, de jeito nenhum ele é a unanimidade que você supõe. Ele vem perdendo lentamente o respeito de que já gozou, e por sua própria culpa. Suas opiniões são frequentemente partidárias. Por exemplo, ele de vez em quando se refere à “privataria tucana”. Este tipo de linguagem debochada desrespeita um ex-presidente da República, desrespeita seus eleitores (entre os quais me incluo), e também desrespeita os leitores de sua coluna. Simplesmente não é linguagem de jornalista sério, é linguagem panfletária. Em relação à “privataria tucana”, houve há alguns meses decisão da Justiça inocentando Luiz Carlos Mendonça de Barros, ministro de FHC, das acusações de que era vítima. Gaspari não fez, que eu tenha lido, nenhum comentário a respeito. Eu procurei pela opinião dele a respeito da decisão à toa…
Licínio Miranda
-25/10/2010 às 10:07
Caro Ricardo, não percebeu o sentido do texto do Gaspari? Esse “Infelizmente o farsante foi Lula” é o mesmo que “Infelizmente o farsante foi Lula, e não Serra”.
Releia o texto com cuidado. É visível que a intenção dele é demonstrar uma certa decepção em o Lula ter falado de mais e o Serra ter feito burradas de menos.
Paulo Bento Bandarra
-25/10/2010 às 9:46
Dois pesos, duas medidas do Rei da Banânia!
.
01/12/2009
.
Para Lula, vídeo de propina no DF não fala por si
.
“A imagem não fala por si. O que fala por si é todo o processo de apuração e de investigação”.
.
21/10/2010
.
Lula acusa campanha de Serra de mentir sobre agressão
.
Tucano foi atingido na cabeça durante confronto com petistas no Rio.
No Rio Grande do Sul, presidente classificou episódio como ‘farsa’.
.
Engraçado. Ele alega que nunca sabe de nada, mas sabe coisas que nem mesmo participou!
l.C
-25/10/2010 às 9:20
Ricardo,
Porque vc não repercute o Gásperi quando ele desmascara o Serrojas na sua coluna.
Ele faz isso toda semana!
Siará Grande
-25/10/2010 às 9:00
Sabe aquela desmunhecada involuntária nos programas humorísticos que entregam o machão, caro Ricardo? Pois quem entregou o respeitadíssimo jornalista Elio Gaspari foi o involuntário “infelizmente”. Como boa parte dos petistas enrustidos, o Elio Gaspari deplora apenas que a farsa do Lula signifique votos a menos pra o PT.
Fernando
-25/10/2010 às 4:33
Ricardo,
Já pedindo desculpas pela comparação quase ofensiva a vc, que não merece de forma alguma, acho que sua afirmação de que sobre o Gaspari “ninguém com uso da própria razão pode considerar profissional que faça o jogo de algum partido ou candidato” embute o mesmo maneirismo nas palavras utilizado pela marquetagem da Dilma para se livrar do “problema aborto”. Explico:
Vc diz, e reafirma nas respostas aos comentários, que não nega – nem saberia – das preferências dele, mas assegura que ele não estaria a serviço de ninguém. Ok – ele não é um comprado (nem mesmo o mais duro dos comentaristas do post acho que sequer sugeriu isso), mas tem lado.
Pra mim aqui justamente o debate.
Não é muito mais honesto que o jornalista/órgão declare suas posições e afinidades?
O fato de o Diogo Mainardi ter dado alguns nomes aos bois não é justamente o que faz ele ser tão odiado nas redações?
O Sr. Ministro da Mentira se dizia analista isento qdo na Globo.
Como diz o Reinaldo, quem o lê só não pode dizer que não sabe que apito ele toca. Concordar com ele é outra coisa.
O que me parece trazer o repúdio ao Gaspari é justamente essa coisa de estar acima do bem e do mal. Ele estaria numa categoria acima de jornalismo, que não tem um lado nem outro – é melhor do que ambos, ou todos. É a Marina do jornalismo.
Nisso em nada ele sequer parece o Francis, que pode ser acusado de muita coisa (até de dizer que a opinião contrária do outro era tola – que o diga o Caio Blinder), mas sempre se posicionou claramente.
Ora, claro que ele tem suas preferências (e não há, de modo algum, qualquer problema nisso), mas se pretende mais isento e mais centrado em suas análises.
O problema não é justamente que ele não demonstra qual seu lado?
O leitor deixa suas paixões controlarem suas opiniões – ele, por seu turno, consegue sempre separar as coisas, restando em seus artigos apenas a razão. Ora, diga suas posições, faça sua análise e submeta-se ao crivo do leitor – deixe que ele pense se vc foi ou não justo, não só com os fatos, mas com suas próprias convicções, sabendo, se isso lhe interessar, que apito toca o jornalista.
Veja que mesmo vc, que é amigo, fica sem o direito de, mesmo elogiosamente, afirmar a afinidade dele ou não com o PT. Obviamente que isso se deve à sua ética jornalística, correta, de que se nem mesmo ele reconhece não seria vc a registrá-lo.
Sim, eu, como outros, tb acho que a nota será usada para o articulista reafirmar sua isenção, descendo o braço no Serra.
Novamente comungo com o Reinaldo, dizer que tomar porrada dos dois lados é sinal de isenção e acerto jornalístico não procede.
Na linha futebolística, estou com o comentarista PVC da ESPN Brasil, que diz que só fala pra que time torce qdo isso se torna importante, ou seja qdo lhe perguntam. Ele não precisa ficar dizendo no começo de cada comentário ou jogo ou artigo que torce pro Palmeiras, mas não há qualquer problema que saibam disso. Isso não desmerece a isenção mas a reafirma.
Já o Juca Kfouri passou anos tentando esconder que era torcedor do Corinthians, tanto a ponto de ser o mais odiado pelos corintianos. Isso provava que ele era isento? Tinha que se mostrar sempre muito mais duro com sua paixão?
()s
Obrigado por seu respeitoso e bem fundamentado, do seu ponto de vista, comentário, caro Fernando.
Publico-o na íntegra e lhe mando um grande abraço.
Mariangela
-25/10/2010 às 3:33
Ricardo Setti, sinceramente, eu não sei o que acontece… ninguém das minhas relações acreditou na farsa do Serra. Ninguem! Incrivel, né? Aliás, a maioria acha mesmo que é montagem. E mal feita. E sabe como isso acontece? Quem cospe para cima, lhe cai na própria cara. O Serra tem inventado tanta lorota, a campanha dele é tão suja e mentirosa… Ele fica ridiculo posando de carinha legal que dá a mão à juventude… Sendo assim, quem poderá acreditar numa piada de mau gosto como ele? Conhece a história do pastor de ovelhas? É o edema no cucuruto do Serra… ele tomou doril? Porque o edema… sumiu…???? Qualquer cidadão pode acessar o Youtube e assistir videos e mais videos que mostram muito bem o arrogante e cinico que está lutando pela presidencia do país. Não é a Dilma que está demonizando as privatizações. É a campanha nojenta que circula por todo lado que atira pedras na Dilma como se ela fosse uma bruxa que lidera uma gangue de demonios. Bom para arrebanhar as mentes mais ignorantes e sem censo critico. Me desculpe voce, não sei que motivos o levam a defender o cara. Amizade, talvez? Também tenho algum afeto por gente que não vale nada… é a vida, né? Quem manda no coração…
Ô, Mariângela, por favor, me entenda direito. Publiquei o post do Elio Gaspari porque acho que ele foi ao ponto.
O ponto principal de tudo, para mim, foi a reação absurda do presidente Lula, de zombaria, de falta de compostura, como comentei em outro post.
Sou contra baderna em qualquer campanha. Temos que aprender a respeitar e conviver pacificamente com a opinião alheia, com as diferenças, temos que ser democráticos e cordiais.
Acho que Serra explorou, sim, o episódio, mas todos devem poder fazer campanha em paz, e o presidente precisa ser mais magistrado e menos palanqueiro.
Um abraço e volte sempre.
Abreu
-25/10/2010 às 2:09
Caro Ricardo,
São Suas (aparentemente irritadas) palavras comentando minhas opiniões:
24/10/2010 às 20:15 — «Queria ver você dizer isso na frente dele. Já que não tem coragem, porque não prova o que diz contra um jornalista respeitado por todos?»
Dizer o que digo não é questão de coragem, é apenas opinião.
Se Você me supõe um covarde (a sua afirmação permite a dúvida), não preciso reafirmar que não estou incógnito e Você — apesar de não me conhecer — possui meu e-mail e meu IP Adress — que lhe são fornecidos em confiança, mas podem ser dados ao Sr. Elio Gaspari, caso Você queira que eu diga a ele o que escrevi “cara a cara”, para que Você possa avaliar a coragem (ou falta dela) de um obscuro e desconhecido leitor – que apesar disso, sabe e conhece o que é responsabilidade civil.
Portanto, eu reafirmo o que escrevi.
Também reafirmo que diante do que Gaspari escreve – mitificando pessoas e situações nefastas para a vida política do país e também desgastando / desqualificando outras, com opiniões (ao meu ver incorretas) me autoriza a expressar aquilo que penso.
Você diz que Gaspari é respeitado por todos, mas isto é a sua opinião — que como tenho escrito, eu respeito embora discorde totalmente, porque por todos, sabemos que não é (a depender de que respeito Você esteja se referindo, pois me refiro ao que ele publica, já que não privo do convívio social para criticá-lo sob qualquer outro prisma).
Todavia, quando Você abre o seu blog para comentários, Você permite que seus leitores digam o que pensam a respeito dos assuntos postados.
No presente post, seu assunto foi o jornalista que Você admira, mas eu disse o porquê de não admirá-lo e ter opinião diferente.
Algumas vezes eu gosto do que Você escreve e concordo com suas opiniões e outras tantas não – e espero que Você não queira leitores que só concordem com Você e lhe adulem, pois espero que Você concorde que possa haver divergências.
.
Em outra manifestação, Você respondeu: 24/10/2010 às 20:08 — «Pois bem, Abreu, você que ofende jornalistas sérios sem conhecê-los, aí está seu comentário. E por que você acha que eu deva ter opiniões idênticas ao Reinaldo ou a qualquer outro colega aqui da VEJA?
Aqui cada um pensa com sua própria cabeça, por mais que certas pessoas não consigam entender isso.
Saudações»
Caro,
Pelo que tenho lido (até que desisti) dos artigos de Gaspari, eu reafirmo que disse que o acho uma farsa, oportunista, mistificador e mentiroso.
Se a minha opinião é uma ofensa, eu lamento, mas me apóio (não como muletas nem como o menino covarde que quando chamado às falas se justifica dizendo que só repetiu o que outros disseram antes) nas opiniões mais do que lúcidas e bem escritas do Reinaldo, que a rigor são como se minhas fossem, mas externadas com inigualável talento crítico.
Eu posso não conhecer pessoalmente “este” ou “aquele”, nem ter convívio pessoal/social – e nem sei se esse fator é importante quando minha crítica não é pessoal, mas sobre o que é publicado.
Aliás, há quem diga que no convívio íntimo, Lula, Dilma e outros da mesma cepa são pessoas dulcíssimas… só que eu as critico como políticos.
Imagino que aqui não falamos de amigos ou inimigos.
Como leitor e cidadão, não vou além de comentar sobre o que leio escrito por jornalistas profissionais na medida em que me afete – inclusive intelectualmente .
Nesse sentido, como me ofendem tremendamente as inversões dos fatos e as aparentemente oportunistas mistificações escritas pelo Gaspari, que como o Reinaldo costuma demonstrar em seus “red & blue”, terminam como adaptações dos mesmos fatos que conhecemos, apresentados de modo farsesco, mentiroso, adaptado, e por isso, quando tenho oportunidade e tempo, respondo.
Quanto ao fato de Você ter suas opiniões e elas não serem iguais às do Reinaldo ou do Augusto ou de qualquer outro, isto é ótimo, mas compará-las (mesmo que soe indelicado) não deve ser tomado como insulto já que para mim termina sendo uma forma e inigualável oportunidade de obter mais subsídios para que eu reveja ou reforce as minhas opiniões.
Por exemplo, neste caso, eu teria ficado imensamente satisfeito se em vez de Você apenas sugerir que sou covarde — porque eu não teria coragem de repetir o que escrevi na frente deste ou daquele – que Você, apanhasse (por exemplo), o artigo do Gáspari, escrito aos 03/10/2010 e que Reinaldo desconstruiu com inigualável brilhantismo neste link: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/gaspari-precisa-por-o-figado-de-lado-e-se-ater-mais-aos-fatos/,
Outro exemplo? Aqui: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/gaspari-o-alter-ego-de-%e2%80%9ceremildo-o-idiota%e2%80%9d-nao-gosta-da-oposicao-e-isso-e-verdade-desde-o-regime-militar-ou-a-fada-sininho-de-lula-quer-ser-o-grilo-falante-de-dilma/
Mais outro? Aqui: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/elio-gaspari-esta-feliz-em-materia-de-ilegalidade-pt-nao-distingue-o-pereira-do-andar-de-cima-do-pereira-do-andar-de-baixo/
Ou então este aqui, http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/de-washingtonedu-para-gasparijor/ — sempre repetindo que poderia ser qualquer um, e reafirmo que são meros exemplos, pois Você poderia apanhar qualquer outro.
Insisto que não estou “querendo” que Você pense igual a nenhum dos seus ilustres e respeitáveis colegas, mas como eu disse no comentário que originou sua resposta, por mais indelicado que meu comentário pudesse ser (pela referência a outro colega seu da mesma Casa), eu deseja fazer o cotejo.
Ademais, se para os jornalistas não existe pergunta inconveniente diante dos seus entrevistados, por que haveria de ser diferente quando o jornalista se permite conversar com seus leitores?
Por fim, são muito poucos os sítios de internet que merecem minhas visitas e além de eu não visitar os websites petralhas e daqueles seus colegas de profissão que a denigrem ao fazerem “jornalismo a/de serviço“, porque sei que lá não serei bem recebido, também não tenho a menor vontade de me impor como intruso, penetra ou o que o equivalha, caso eu também não seja bem vindo em seu blog e se minhas opiniões forem tidas como incômodas e ainda se eu estiver na quota daqueles que não entendam que cada um pensa com sua própria cabeça, por mais que certas pessoas não consigam entender isso..
Por isso, acolherei seu silêncio como sim (que não sou bem vindo, porque incomodo), e deixarei de adicionar qualquer comentário em suas postagens.
Saudações.
De forma alguma você não é benvindo, caro Abreu. Peço desculpas se exagerei nas tintas. Você tem todo o direito de manifestar sua opinião, e eu de não concordar. Continuo, porém, achando que você lançou mão de palavras pesadas demais sobre o Gaspari, que extrapolam o âmbito da pura polêmica de idéias.
Não vamos nos comportar como certos dirigentes do nosso país.
Vou, sim, ver os links que você me passou.
E espero revê-lo por aqui, inclusive para me criticar.
Um abraço
PS — Detestaria aduladores, ficaria frustrado se só tivesse leitores dizendo “amém” a minhas opiniões aqui no blog. O de que não gosto, de forma alguma, é linguagem pesada, agressões, grosserias. E, obviamente, jamais passaria seu email ou seu IP para quem quer que fosse. Para mim esta confidencialidade é sagrada.
Fábio almeida
-25/10/2010 às 1:38
RICARDO SETTI, VC ALÉM DE EXCELENTE JORNALISTA É SANTO! EU NAO TERIA PACIENCIA DE RESPONDER TANTO COMENTARIO DE PESSOAS SEM EQUILIBRIO! GOSTE-SE OU NAO DO GASPARI, DISCORDE-SE OU NAO DELE, MAS ELE É SÉRIO! SÓ ACHO QUE FALTA UM POUCO DE ARAME FARPADO NOS TEXTOS DELE KKK MAS É UMA OPINIAO! TODOS PODEMOS TER NOSSA OPINIAO, MAS TEMOS DE RESPEITAR O PROFISSIONAL! ELE NAO É LACAIO DE NINGUEM! ASSIM COMO VC SETTI, COMO REINALDO AZEVEDO, MAINARDI, AUGUSTO, LUCAS MENDES, FRANCIS, DANIEL PIZA E TANTOS OUTROS, MAS HÁ DIFERENÇAS! E AS DIFERENÇAS TÊM QUE SER RESPEITADAS! POR FAVOR PESSOAL, VAMOS DEBATER, DISCORDAR, MAS NAO AGREDIR O GASPARI, QUE É ESTUPENDO PROFISSIONAL, DEIXA ESSE NEGOCIO DE AGRESSÃO PRA O PT!
Concordo com você, vamos respeitar as diferenças. Só não concordo com a minha “santidade”.
Obrigado pela gentileza extrema de seu comentário e um abração.
Fábio almeida
-25/10/2010 às 1:28
CARO RICARDO SETTI, É INEGAVEL A QUALIDADE DO GASPARI COMO JORNALISMO, EMBORA EU FAÇA ALGUMAS RESTRIÇÕES AOS LIVROS DELE SOBRE A DITADURA, QUE NAO ACHO QUE FOI DITADURA, E SIM UM REGIME AUTORITARIO, PORQUE POLITICAMENTE, NAO FOI UMA DITADURA, MAS ESSA NAO É A QUESTÃO, O QUE NAO ENTENDO NO GASPARI DE UNS TEMPOS PRA CÁ É A AMBIGUIDADE DOS SEUS TEXTOS, NAO A AMBIGUIDADE QUE VEM DO MODERNIMO COMO UMA QUALIDADE LITERARIA, MAS AQUELA AMBIGUIDADE TACANHA, DE FICAR EM CIMA DO MURO, COM MEDO DE IR ADIANTE OU PRA BEM OU PRA MAL, OU PRA O CERTO OU PRA ERRADO, FALTA NO GASPARI DOS ULTIMOS TEMPOS O QUE ELE TINHA NO PASSADO, O QUE FRANCIS E OUTROS MOSTROS SAGRADOS DO JORNALISMO BRASILEIRO TÊM E,VC CARO SETTI TAMBÉM POSSUI, POIS VC NAO TEM MEDO DE IR CONTRA A CORRENTE NEM É UM RINOCERONTE DE IONESCO, É SÉRIO, HONRADO, HONESTO, OBJETIVO E TRANSPARENTE! PARABÉNS! O GASPARI É GRANDE! TEM SEU NOME GARANTIDO NO JORNALISMO BRASILEIRO! MAS TÁ FALTANDO UM POUCO DE SETTI NO GASPARI DOS ULTIMOS DIAS!
Obrigado pela parte que me toca, caro Fábio. Um abração e volte sempre.
Lúcia Helena
-25/10/2010 às 0:42
O texto do Elio Gaspari é a forma mais sutil que já vi para defender o Lula. A princípio pode parecer uma crítica ou uma constatação que desagrada o jornalista, mas na verdade o que o artigo quer é dizer que o lula não viu os vídeos antes de falar (como se isso jsutificasse a atitude, mas…) e portanto não é desonesto.
Marco Antonio - Curitiba (PR)
-25/10/2010 às 0:36
Elio Gaspari não existe, Setti. Ele é só uma invenção de Eremildo. Entre no blog do Reinaldo e pesquise a palavra “Gaspari”. Vais ter uma primorosa aula de Gaspariologia – ou de Eremildologia.
Eu o conheço há muitos anos e gosto dele, caro Marco Antonio. Abraços.
Angelo Losguardi
-25/10/2010 às 0:34
Setti,
Não está clara a malandragem do texto? Essas metáforas futebolísticas… Todo mundo sabe que o Zidane agrediu um jogador que o PROVOCOU primeiro. Qual a provocação do Serra? Ir às ruas fazer campanha? Que abuso, não? Nada que uma milícia não possa corrigir. E nada como um Elio Gaspari pra tentar incutir no inconsciente das pessoas que o Serra, afinal, provocou a reação.
Luiz Pereira
-25/10/2010 às 0:14
Ricardo, boa noite,
O Gaspari de fato escreveu quatro soberbos livros sobre o período militar e amizade entre Geisel e Golbery. Escreveu-os c/ a isenção de um bom historiador, coisa rara ainda no Brasil quando se trata de 64.(Parenteses: vc sabe se demora sair o 5o volume?).
Gaspari pode não fazer o jogo de partido algum. Escrevendo uma coluna, emitindo através dela a suas opiniões, tem o direito de expor seus pontos de vista, seja lá eles quais forem. Desse modo, conceda-se, ele pode fazer o jogo dele.
No entanto, me parece que ele ultimamente tem escrito artigos contraditórios, aparentemente querendo ficar bem c/ tucanos e petistas, procurando dosar elogios e críticas negativas a ambos.
A impressào que dá é que ele deseja se colocar como um árbitro.
Mas ele tem dado umas derrapadas feias. Das mais recentes que me recordo está uma querela que teve c/ o Senador (reeleito) Demóstenes Torres, em que Gaspari defendia cotas raciais em universidades e o Senador defendia as cotas por critérios econômicos.
Em uma rara concessão, Gaspari fez uma réplica e tomou uma tréplica contudente. A tal ponto que deixou o assunto de lado.
Reinaldo Azevedo é que tem umas reservas quanto ao Gaspari, mais bem fundamentadas.
De minha parte, p.ex., não entendo se Gaspari foi ou não foi a favor de privatizações como as do Sistema Telebrás, ou não.
Ora parece criticá-las, mas ora também parece ter delas gostado.
Surpresa mesmo p/ mim foi sua observação no comentário de Marcus Borelli, em que vc diz que o Francis era quase um discípulo de Gaspari. Dado que Francis era o mais velho dos dois na lida, não seria o contrário?
Sds.,
Luiz Pereira
O Francis adorava o Elio e levava muitíssimo a sério suas opiniões, muitas vezes se orientando por elas em vários assuntos.
Bruno
-25/10/2010 às 0:00
Cada um tem o Elio Gaspari que merece. Eu prefiro o Diogo, o Roberto Pompeu e o J. Guzzo.
Gosto muito dos três, sou amigo dos três.
Bruno
-24/10/2010 às 23:59
Carta Capital poderia contratar o Elio Gaspari….
Bruno
-24/10/2010 às 23:57
Prezado Setti, permita discordar do senhor. Este Elio Gaspari detesta a turma do PSDB. Se ele falou infelizmente isto significa que ficari muito feliz se a farsa fosse produzida pelo Serra.
luiz fernando
-24/10/2010 às 23:21
Eu sou leitor assíduo dos colunistas da Veja. Gosto de todos. Mas eu gosto mais de sua coluna.Você é o exemplo do profissional de respeito. Você é justo. Independente. Sem paixão.Expõe a notícia como ela realmente é. E o mais importante: responde os comentários de maneira honesta e civilizada.
Muito obrigado, caro Luiz Fernando. Com esse seu comentário, ganhei meu dia — e olhe que hoje é domingo!
Abraço e volte sempre.
Martha
-24/10/2010 às 23:16
Lula não foi um farsante. Ele é um farsante. O comentário que fez foi proposital para aproveitar mais uma vez o palanque. Ele nunca pedirá desculpa a Serra. Deve estar feliz com o estrago que fez a Serra com sua fala. A petralhada toda finge que acredita no que ele diz e que não viu o desmentido para justificar o seu voto na incompetente da Dilma.
RitaZ
-24/10/2010 às 23:08
Querido Setti,
eu perguntei, não afirmei, se você quis criar uma polêmica, você como sempre, muito gentilmente, me respondeu que não, e eu acredito.
Como você pode perceber mesmo sem desejar a polêmica foi criada, sua frase é bastante clara, supoe sem sua “própria razão alguém que considere que Gaspari faça o jogo de algum candidato, e Reinaldo acha exatamente isso praticamente toda semana, não há como não chegar a conclusão que cheguei segundo o que você disse.
Tive realmente curiosidade de saber, sou muito curiosa, se vocês se liam, sei que não devem ter muito tempo e sei também que o que há de melhor nesse site da Veja e nos seus blogueiros é a diversidade de opiniões, se fossem todos iguais nos bastaria ler um só e não é o que queremos.
Queremos ler e muito e coisa boa por isso estamos aquí e você assim como os outros nos satisfazem esse desejo, lemos todos, todos os dias, sabemos a opinião de cada um, por isso o teor do meu comentário.
Me perdoe se me alonguei, mas como você sempre diz a palavra escrita ás vezes soa diferente do que gostariamos.
Grande abraço,adoro esse seu canto (que já considero meu também) e sabes disso.
Rita
Muito obrigado, querida Rita. Você não fez nada inapropriado, não. Fique tranquila.
E pode se alongar quanto você achar que é preciso.
Agradeço de coração seu apreço pelo blog.
Um grande abraço.
Márcio/SJC
-24/10/2010 às 21:45
Concordo, plenamente, com a afirmação de que o Lula foi o farsante. Da pior espécie, se é que possa haver uma escala de valores na categoria farsa. Mesmo com tantas insanidades, acredito ser ele motivado a cometê-las, cada vez mais, porque milhões de eleitores mostram-se dispostos a apoiá-lo, incondicionalmente. Se apenas aplaudissem o que ele faz de bom para o país, e não tolerassem nenhuma atitude incompatível com o seu cargo, já numa primeira vez, tenho certeza, não haveria uma segunda tentativa. Não me importa discutir posições anteriores do jornalista Elio Gaspari, mas reconhecer que essa sua afirmação foi muito ética; e até isenta, se ele for mesmo simpatizante do PT. O que aliás, é um direito dele; como é o meu de preferir o Serra.
José Carlos
-24/10/2010 às 21:32
Essa agora do Elio Gaspari é somente um artíficio para em seguida ele tecer um de seus comentários maldosos contra o Serra. Ele está buscando uma legitimação, bate em Lula, para na semana seguinte atacar de forma injusta o Serra. Quem viver verá
Marcus Borelli
-24/10/2010 às 21:32
Ricardo
Pelo que vi de nossos colegas você desta vez ficou em minoria. A grande perda que o jornalismo teve para mim, sem dúvida, foi a morte prematura de Paulo Francis, Ele sim um grande jornalista.
Ele era amigo e admirador, quase discípulo do Elio Gaspari em muitas coisas. Abraços
Marcelo Vieira
-24/10/2010 às 21:25
Setti,
vou ter que concordar com o Inácio. A sua amizade com Gaspari talvez esteja influenciando a maneira com a qual você recebe nossos argumentos. Eu, até pelo meu tom, não coloco um átomo de paixão nesse assunto. Gaspari não é importante para mim, ou não era, até ser citado por um jornalista a quem admiro de uma forma que considero infeliz, reproduzindo o dogma da infalibilidade que tantas vezes já vi repetido por aí. Não acho, sinceramente, EVIDENTE que o infelizmente se refira ao cargo de Lula, afinal Serra é candidato a ocupar o mesmo cargo e se ele fosse um farsante seria também muito grave. Para mim, o “infelizmente” é ato falho mesmo. Você tem o direito de discordar, faz parte do jogo, mas estranho as maiúsculas taxativas como estranhei o “ninguém com uso da própria razão”. É o tipo de argumento que o nosso debate não precisa.
Marcus Borelli
-24/10/2010 às 21:18
Ricardo
Vou discordar. Leio Elio há muito tempo e há muito tempo ele não tem isenção.
Caro Marcus, não sei em quem ele vai votar ou quem ele gostaria que estivesse na Presidência. O que escrevi, e garanto pra você por conhecê-lo há muitos anos, é que ele não “faz o jogo” de ninguém. Opinião ele sempre teve, e sempre a manifestou.
Abraços
Antonio
-24/10/2010 às 21:16
Acho que Gaspari não merece nem o tempo que gasto para comentar seu texto, mas em todo caso vamos lá. A premissa de que o Lulla não viu o vídeo agride a inteligência de quem eventualmente possa ler o que ele escreve. Com ninguem que seja inteligente lê o que ele escreve a coisa não tem importância alguma. Reputação é algo que a gente constrói ou destrói e ele ainda vai se juntar ao Franklin Martins, Cruvinewl e Nassif na lista de desempregados.
Discordo inteiramente de você, caro Antonio, quanto ao valor do Elio Gaspari, entre outras coisas autor da mais ambiciosa, completa, bem apurada e bem escrita obra sobre os porões da ditadura militar, em 4 volumes de enorme impacto na história contemporânea, mas democraticamente publico seu comentário.
Abraços
Marco
-24/10/2010 às 21:09
Caro R. Setti : Troquei de Jornal aqui no Sul, por causa dele, e outro colega dele só vou dar as iniciais JM, depois dessa, acho q sou Eu, o fanático e passional !
Abs.
Serrano
-24/10/2010 às 21:03
Me desculpe Ricardo. Êsse jornalista, que antes eu lia e já há algum tempo deixei de ler, é um mau carater e safado. Faz campnha declarada para lula e dilma. Êle, lula e dilma são farinha do mesmo saco. Não valem nada. Êle é tão influente, que nem compro mais o jornal que ele escreve. É um cara de pau. A diferença dele para o Lula são as penas. Como os dois não tem penas, não existe diferença.
Não concordo com você, caro Serrano.
Marcelo Vieira
-24/10/2010 às 20:59
Prezado Setti,
pega mal este tipo de “inquestionabilidade” a priori que a expressão “ninguém com uso da própria razão” confere a Gaspari. Aí na Veja há pelo menos dois, Reinaldo e Mainardi, que usam muito bem a razão e não concordam com você.
Para ser parcial, Gaspari não precisa se comportar como Paulo Henrique Amorim. O diferencial é exatamente ser menos óbvio, dando margem à dúvida.
A propósito, acho intrigante o “infelizmente” antes da conclusão de Gaspari sobre a farsa petista. Quer dizer que se fosse o Serra seria “felizmente”?
No mais, parabéns pela coluna que, com concordâncias e discordâncias, tornou-se leitura diária gratamente “obrigatória” para mim.
Obrigado pela visita, caro Marcelo. Não concordo com você sobre o Elio Gaspari, mas faz parte do jogo.
Agora, meu caro amigo, parece EVIDENTE que o “infelizmente” que ele usou antes da conclusão sobre a farsa petista significa que ele, como eu também, lamenta que o presidente da República tenha desempenhado o papel destemperado que desempenhou.
Releia sem paixão o texto e chegará à mesma conclusão.
Abraços
Blue Wave
-24/10/2010 às 20:59
Elio Gaspari isento? Voce tem estado no Brasil nos ultimos anos? Conta outra piada. Este e petista de carteirinha.
Cara amiga, o que eu disse é que o Elio “não faz o jogo” de partidos ou de políticos. Releia o post quando você tiver tempo.
Um abração
Inácio
-24/10/2010 às 20:51
Claro que Lula é um farsante. Só não entendi o “infelizmente” do título. Ele lamenta que o farsante seja Lula? Preferia que o farsante fosse Serra? Acho que sua amizade por Gaspari tolhe um tantinho sua capacidade de discernimento com respeito ao fato de que ele não tem nenhuma simpatia pelo Serra. Gaspari prefere claramente que Dilma vença as eleições. Tá certo, é um direito dele mas é direito nosso, PSDBistas, não gostarmos nem um pouquinho dele.
Não sei em quem o Elio vai votar, caro Inácio. Mas, conhecendo-o, e tendo trabalhado anos com ele, garanto, como disse no post, que ele “não faz o jogo” de partidos ou candidatos.
RitaZ
-24/10/2010 às 20:48
Caríssimo Setti,
você acabou de dizer que seu colega Reinaldo Azevedo não faz uso de sua(dele) própria razão.
Vocês não se leem? Achei que um lia o blog do outro, você quis criar uma polêmica com os leitores do Reinaldo? Ai, ai, ai…será?
Abs,
Rita
Oi, Rita, não entendi seu comentário desta vez. Eu não disse em lugar algum que o Reinaldo não faz uso da própria razão. A conclusão é sua.
Não sei em quem o Elio vai votar, ou quem ele gostaria de ver na Presidência O que eu disse é que o Elio “não faz o jogo” de candidatos ou partidos, e isso é verdade. Eu o conheço há muitos anos, trabalhei com ele, tenho enorme respeito por ele como profissional e como pessoa.
Não quis criar uma polêmica com os leitores do Reinaldo, não. Leio o blog dele, sim, mas nem sempre dá tempo de ler tudo, como também ocorre com outros blogs de colegas.
Agora, aqui na VEJA cada um escreve o que quer. Não há pensamentos padronizados. O Augusto, que é meu irmão, mais do que amigo, por exemplo, acha que os números do Datafolha que eu considerei decisivos para mostrar uma difícil possibilidade de virada de Serra, não mostram isso. É normal haver diferenças.
Abração, volte sempre.
Márcia Freitas
-24/10/2010 às 20:25
Ricardo,leio a coluna do Gáspari todos os domingos no jornal da minha cidade e sempre o achei tendencioso e algumas vezes em cima do muro tentando ser imparcial sem ser,sempre tinha a impressão que ele bajulava o pt, e no artigo de hoje ele foi honesto, correto.não sei se a coluna dele tem muito alcance mas ele prestou um grande serviço mostrando a verdade dos fatos.
A coluna do Elio Gaspari é enormemente influente, e ele é um jornalista correto, honesto e competente., cara Márcia. Você mora em que cidade, e em que Estado?
Um abração e obrigado pela visita.
Abreu
-24/10/2010 às 20:15
.
Errata: … (o que, apesar de indelicado, não deixarei de fazer)…
.
Insisto: GASPARAI É UM FARSANTE, MENTIROSO, MISTIFICADOR. O que agora lhe parece uma crítica “isenta” foi só uma mordidinha — autorizada por incontáveis “serviços” anteriormente prestados, mas que se não foi precedido (e seguramente foi!), será sucedido por incontáveis lambidas e sopradas na mordiscada.
.
Aliás, esta é uma característica do alter ego do Eremildo.
Queria ver você dizer isso na frente dele. Já que não tem coragem, porque não prova o que diz contra um jornalista respeitado por todos?
Abreu
-24/10/2010 às 20:08
Ricaro,
Sem querer comparar, mas comparando (o que, apesar de delicado, não deixarei de fazer), sua afrimação preambular de que «… que ninguém com uso da própria razão pode considerar profissional que faça o jogo de algum partido ou candidato…», coloca Você em aberto antagonismo com seu “vizinho”, o (este sim, respeitadíssimo) Reinaldo Azevedo.
Gaspari é uma farsa. Oportunista, mistificador e mentiroso.
Desculpe-me pela ênfase, mas sua defesa desse maluco não poderia passar sem contestação — naturalmente respeitando as suas preferências.
Desculpe-me mais uma vez, mas se ainda não tiver lido (faz muitos anos que não leio nada do que Gaspari escreva — a menos quando o Reinaldo lhe dá uns “vermelho & azul” no blog) leia as colunas desse farsante anteriores a esta, em que se diz crítico do apedeuta, e as próximas, porque Gaspari estará alisando o ***** do *****-em-presidente como forma de compensação.
Saudações,
Pois bem, Abreu, você que ofende jornalistas sérios sem conhecê-los, aí está seu comentário. E por que você acha que eu deva ter opiniões idênticas ao Reinaldo ou a qualquer outro colega aqui da VEJA?
Aqui cada um pensa com sua própria cabeça, por mais que certas pessoas não consigam entender isso.
Saudações.
Daniel Bruno
-24/10/2010 às 19:34
“(…)que ninguém com uso da própria razão pode considerar profissional que faça o jogo de algum partido ou candidato(…)”
Eu só tenho acesso ao que escreve Gaspari quando repercutido por alguém, geralmente o Josias de Souza. E digo, com minha própria razão, que ele é lulista! Ou, no mínimo, um cara-de-pau que tenta posar de isento.
O artigo dele criticando a oposição por se indignar com os abusos de poder cometidos pelo presidente na campanha, inclusive contra a imprensa, mostra que tipo de pessoa ele é. Ao menos agora ele teve a decência de falar o mínimo que se deve sobre o “Guia” dele.
Caro Daniel, não me faça rir. O Elio Gaspari, lulista, é uma piada.
E Elio usa “Nosso Guia” como ironia, lançando mão de expressão puxa-saco utilizada certa vez pelo chanceler Celso Amorim.
Abraços
Jo lima
-24/10/2010 às 19:00
Ricardo, é que se alguém seguir a sugestão do Hugo e for conversar com Reinaldo Azevedo, chegará a conclusão de que Gáspari é cabo eleitoral de Dilma. Já pra mim, Gaspari é um jornalista que segue um príncipio simples = se fulano, numa semana, faz algo que merece elogio, ele elogia. Se o mesmo fulano, na semana seguinte, faz algo que mereça uma crítica dura, ele critica. Vira e mexe não concordo com o que ele escreve, mas não vejo que esteja favorecendo um lado ou outro. Ele não é um jornalista-ciclope. Quando eu leio um jornalista-ciclope, sempre saio com a certeza de que um lado é a encarnação do mal e o outro lado está quase na fase final de beatificação.
Caro (ou cara?, não dá pra saber pelo apelido) Jô,
Não conversei com o Reinaldo sobre isso, mas quem conhece o Elio sabe que você tem razão. Ele é assim mesmo, independente. Dizer que ele é lulista é uma piada.
Um abração
José Américo C Medeiros
-24/10/2010 às 18:56
O Rojas seria melhor comparado com o Lula, é ele que teatraliza ilegamente estando ainda como chefe da nação.
Ele é a vítima, a verdade, a glória, o saber absoluto, grande criador(não do Real), o grande pai, embora milhões de brasileiros não concordem e sejam tratados como inimigos por isso.
Ricardo Magalhaes
-24/10/2010 às 18:44
Jo lima
- 24/10/2010 às 18:18
~Realmente não te entendi.
Gilmar Alves Ferreira
-24/10/2010 às 18:37
Curioso como nao se faz nenhuma referencia as duvidas levantadas em relacao ao video apresentado pela Globo. Tres ou quatro internautas fizeram circular por ai suas duvidas sobre esse video.
Augusto da Fonseca
-24/10/2010 às 18:23
“Bolinha não dói” será a marchinha mais tocada no carnaval do Rio
Texto e vídeo em: http://festivaldebesteirasnaimprensa.wordpress.com/2010/10/24/bolinha-nao-doi-sera-a-marchinha-mais-tocada-no-carnaval-do-rio/
***
Já presidente sem compostura para exercer o cargo doi, e como doi…
Abraços
Jo lima
-24/10/2010 às 18:18
Realmente, Hugo, você tem razão. Lendo os artigos do Gaspari, chego a conclusão de que ele toma partido, de forma velada, do Serra.
Camada von Ozonio
-24/10/2010 às 18:11
GÁSPARI, A DILMA ARREPENDIDA, SÓ NÃO COMUNGA PQ NÃO CONFESSA.
Camada von Ozonio
-24/10/2010 às 18:09
DEPOIS DE TANTO APANHAR, O GÁSPARI FINGE APRENDER
Hugo
-24/10/2010 às 17:33
Ricardo Setti, como assim “ninguém com uso da própria razão pode considerar profissional que faça o jogo de algum partido ou candidato”? Você deveria conversar um pouco mais com seu amigo de Veja, Reinaldo Azevedo.