Blogs e Colunistas

22/03/2013

às 17:37 \ Política & Cia

ESTA É UMA CADEIA DE VERDADE PARA BANDIDOS PERIGOSOS: Conheçam a temida, inexpugnável e polêmica penitenciária de Florence, Colorado (EUA), antítese das chamadas cadeias “de segurança máxima” brasileiras

The Federal Correctional Complex in Florence, Colorado

A cadeia de segurança máxima ocupa o conjunto no alto à direita, dentro de um complexo de detenção maior em Florence, Colorado (Fotos: AP)

Amigas e amigos do blog, aproveitando que bandidos perigosos de São Paulo e de Santa Catarina, promotores de ondas criminosas e de matanças, estão sendo transferidos para penitenciárias federais (nas quais, infelizmente, especialistas constatam defeitos de segurança), queria apresentar a vocês o que é uma cadeia pra valer para chefões criminosos — nos Estados Unidos.

No Brasil, a única penitenciária de segurança máxima que pode ser assim considerada  – se levarmos em conta seu índice de fuga, que é de 0% em 11 anos de existência  - é o Centro de Readaptação Penitenciária em Presidente Bernardes, a  580 quilômetros de São Paulo.

Fora o CRP, as demais prisões brasileiras consideradas “de segurança máxima” são alvos de frequentes motins e servem de centro de operações para criminosos, inclusive as federais. (Recentemente, mostrei uma delas, a 50 quilômetros de Porto Velho, em Rondônia, aparentemente isolada do mundo pela floresta amazônica. Mas ela fica à margem de uma rodovia federal, localização inteiramente inadequada para configurar “segurança máxima”.)

Uma realidade absurda e desmoralizante, como mencionei em post do dia 21 de fevereiro, citando rebelião ocorrida na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem (MG).

Segurança máxima para valer – e polêmica

ADX-Florence-SuperMax-Facility-Colorado-300x225

As torres de observação: vigilância implacável

Não se trata, definitivamente, do caso da cadeia dura, duríssima, que é a Administrative Maximum Facility (ADX) de Florence, no Estado americano do Colorado.

Inaugurada em 1994, é a única penitenciária de segurança máxima pertencente ao Federal Bureau of Prisons, subdivisão do Departamento de Justiça Americano responsável pelo sistema carcerário, e figura entre os destinos mais temidos pela bandidagem.

Seu apelido, “A Alcatraz das Rockies”, faz referência a Alcatraz, a lendária prisão situada em ilha de mesmo nome próxima a San Francisco, operante entre1934 e 1963, e as Montanhas Rochosas, que cruzam o Colorado.

adx-florence-6

As portas e os outros dispositivos automáticos são controladas por uma central

Ao contrário do que ocorre na maioria dos centros de “segurança máxima” brasileiros, a vida dos quase 500 detentos de Florence, que se distribuem em seis andares de um edifício de 36 mil metros quadrados, é… como se imagina seja uma cadeia de segurança máxima, sem aspas.

É dura a ponto de gerar protestos de entidades como a Corte Europeia dos Direitos Humanos, e também uma ação judicial conjunta de 11 internos aberta no ano passado, na qual responsabilizavam o presídio por agressões e negligência a presos portadores de doença mental.

Só cinco horas por semana fora da cela

adx-florence-4

Celas com portas intransponíveis e janelas posicionadas para o céu: os bandidos não sabem nem em que ala da prisão estão presos

Em Florence, os presidiários passam dois dias completos por semana sem sair de suas diminutas celas, nas quais há uma cama e uma escrivaninha, ambas de concreto. Não há peças soltas nos banheiros. Nas outras cinco jornadas, têm apenas uma hora para exercitar-se em uma espécie de cela maior, semelhante a uma piscina vazia.

Nada de pátio, nada de contato com outros “moradores”. O contato, rarefeito, com parentes — como também com advogados — é feito tendo uma parede de vidro blindado entre os interlocutores, que falam por telefone. Não é permitido aos detentos nem sequer saber em que ala do presídio estão, já que as celas com portas de aço possuem apenas uma janela estreita posicionada para o céu. Vigiando a tudo e a todos estão centenas de câmeras e sensores de movimentos. Detectores de metais e um complexo sistema de acesso aos visitantes — em conta-gotas — tornam impensável o contrabando de celulares.

Ali, em 19 anos, nunca houve uma fuga, nem qualquer tentativa de rebelião.

Cela de prisão de segurança máxima: um fio de janela, com vidro ultra-blindado

Cela de prisão de segurança máxima: um fio de janela, com vidro ultra-blindado

Terroristas famosos e outros criminosos de peso

Tanta precaução para manter zeradas as estatísticas de rebeliões e fugas na ADX de Florence pode ser explicada na lista de chamada de seus habitantes.

Para lá só vai a mais alta classe de bandidos, de capos de cartéis de drogas a comandantes de nefastas seitas neonazistas assassinas, além de presos com histórico de comportamento extremamente violento em outras cadeias.

adx-florence-3

Grades de quase quatro metros de altura e potente cerca elétrica

Mas esta supermax – expressão americana para designar os presídios de segurança máxima – se especializou em manter trancafiados terroristas conhecidos mundialmente. Há em seu interior, inclusive, o que é informalmente chamado de ala dos bombers, em alusão a multiassassinos cujo método de chacina era a explosão de bombas.

 

unabomber-portada1

Um dos hóspedes famosos de Florence: Theodore Kaczynski, o “Unabomber”, que cumpre prisão perpétua

Entre os mais notórios, ambos cumprindo sentenças perpétuas, encontra-se o americano , culpado de nada menos que 16 ataques com carta-bomba e responsável pela morte de três pessoas e ferido outras 23; e o francês Zacarias Moussaoui, participante da conspiração dos ataques de 11 de Setembro.

220px-Zacarias_Moussaoui

Zacarias Moussaoui, envolvido com os atentados de 11 de Setembro, também deve terminar os seus dias lá

Moussaoui é apenas um dos membros da Al-Qaeda detidos em Florence. Há cerca de outros 20 com ligação à organização terrorista jihadista.

Outro assassino em massa de grande fama, o americano Timothy McVeigh, autor do terrível atentado de Oklahoma City, que matou 168 pessoas e feriu mais de 800 em 19 de abril de 1995, viveu ali antes de ser transferido e executado (fora condenado à pena de morte em 1997 e, depois de uma batalha de recursos e apelos, recebeu a injeção letal em 2011, numa prisão em Indiana).

 

LEIAM TAMBÉM:

Assassinos de policiais em São Paulo são transferidos para presídio de segurança cercado pela selva. Vejam só a foto da cadeia dura

Rebelião de presos em Contagem (MG) desmoraliza, uma vez mais, o conceito de penitenciária de “segurança máxima”

LUGAR DE CORRUPTO É NA CADEIA… nos Estados Unidos. Lá, condenam-se em média 1.000 por ano só nos tribunais federais

Ministro da Justiça lamenta estado das prisões, mas não investe em sua melhoria

Toffoli só descobriu que cadeias brasileiras são ruins agora, quando petistas estão sendo enviados para lá. Dá vergonha tê-lo como ministro do Supremo

MENSALÃO: CONHEÇA A CADEIA ONDE MARCOS VALÉRIO VAI CUMPRIR PENA

IMPERDÍVEL: repórter de VEJA conta o que viu na ultrapolêmica prisão americana em Guantánamo, Cuba

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

52 Comentários

  1. Jose Roberto

    -

    13/05/2014 às 22:37

    O melhor é o fuzilamento.

  2. rafaela

    -

    12/01/2014 às 20:04

    oi ricardo com cordo com tigo

  3. juliana

    -

    09/01/2014 às 14:06

    nada ve iso cadeia normal sabe porque eles ten que
    ficar mais na cadeia olha a cara

  4. kamilly

    -

    09/01/2014 às 9:30

    iso e pouco para eles nem sao peessoua

  5. RICARDO LUIZ

    -

    03/12/2013 às 23:23

    Deveria ser mais rígida

  6. suellen

    -

    13/07/2013 às 18:23

    eu acho isso uma pouca vergonha deixa que uma pessoa passr o resto da vida na cadeia cada um colhe tudo oque plantou e so deus é quem pode nos julgar

  7. edmilson nobre

    -

    13/05/2013 às 16:53

    eu confesso que fico como posso dizer encantado em ver como os americanos lhe dar com a questão sistema pressional porque aqui tudo é uma frouxura. Eu acho que o judiciário nosso deveria aprender com os americano ou com qualquer país que trata da justiça com pulso forte e não com essa mamata…!

  8. marcelo ferreira

    -

    01/04/2013 às 7:09

    caro 7…
    saudações democráticas…
    essa cadeia dura lembra aquela de p. bernardes…o machinho fernadinho beira-mar quando foi levado pra lá experimentou o que é ser bandido…de cara o diretor mandou cortar aquele cavanhaque insolente e a cabeleira…maquina zero…depois disso…pra acalmar o malandro fez com que ele dormisse 30 dias com luz acesa…sem contato com ninguem…depois de um mês tava falando fino e chorando pediu arreglo pro diretor…virou uma moça na cadeia…
    P.S.: essa mariana pereira é fake…esse babaca tá se escondendo atrás de seu nome de guerra…deve ser internado num asilo pra loucos de pedra…e aquilo lá não é texto lisérgico nem aqui nem na terra do hendrix…aquela porcaria é cachaça da pior qualidade…o que temos que aguentar por causa da liberdade de opinião e pensamento…melhor umas marianas pereiras dessas de vez em quando do que aguentar o marco regulatório…esta sim uma idéia que deveria acabar num presidio de segurança máxima…

  9. Caio Frascino Cassaro

    -

    28/03/2013 às 19:11

    Prezado Setti:
    Vi o comentário de alguns a respeito da “Mariana Pereira”(será?). Pergunto a você: que diabo é isso? O que é que essa pessoa tomou? Cheirou pó de múmia vencido? Delete essas bobagens, amigo. Você não merece ser insultado por tanta estupidez.
    Um abraço

    Grande Caio, passaremos, o Augusto e eu, a deletar tudo que saia do minimamente decente e inteligível. O Augusto já deleta muita coisa, eu tenho tido uma tolerância exagerada.

    Mas antes publicaremos uma atualização das regras dos nossos blogs, e a home page manterá permanentemente uma chamada para elas.
    Aguarde, será na semana que vem.
    Abração

  10. Caio Frascino Cassaro

    -

    28/03/2013 às 19:01

    Prezado setti:
    Só há um presídio na Bobolândia que se aproxima das “Supermax” americanas. É o presídio-masmorra de Presidente Bernardes, para onde Fernandinho Beira-Mar, o colega do Foro de São Paulo dos Petralhas (foi preso junto com os “cumpanhêros” das Farc, lembram?) declarou que jamais voltaria vivo, posto que o regime disciplinar é em tudo semelhante ao exposto no texto.
    Bom lugar para mensaleiros e outros que tais passarem uma temporadinha…
    Abraços

    Creio ter feito uma ressalva no texto sobre Presidente Bernardes, não?
    Já publiquei mais de um post a respeito dessa penitenciária, onde jamais ocorreu uma fuga e sequer uma tentativa de rebelião.
    O governo de São Paulo deveria erigir mais um ou dois assim, para dar o exemplo aos demais Estados e ao governo federal.
    Abraço

  11. Lopez

    -

    27/03/2013 às 20:17

    Essa prisão botaria medo até no Rambo.
    Aquela janelinha minúscula deve dar uma sensação de claustrofobia.
    Parece até que estão dentro de um submarino de guerra.
    No Brasil, só falta liberarem os bandidos para darem um passeio pela praia e tomarem um banho de mar.
    E, Setti, uma correção:
    Timothy McVeigh foi executado exatos três meses antes do 11 de setembro de 2001, no dia 11 de junho de 2001 – e não em 2011, como está no texto.
    Lembro que foi uma gritaria danada dos “defensores dos direitos humanos”, que só foi abafada de vez depois dos ataques terroristas do 11 de setembro, quando ficou insustentável a defesa de terroristas.

  12. Dani Miguel

    -

    24/03/2013 às 21:44

    O medo de um lugar de ir para um lugar desses é o que, talvez, poderia fazer um bandido repensar suas atitudes. Mas aqui, todos sabem que mesmo condenados não cumprem pena de verdade na cadeia.

  13. Tuco

    -

    24/03/2013 às 19:29

    .

    MARIANA PEREIRA – 22/03/2013 às 19:38
    No meu tempo de juventude havia o “ácido”
    - LSD. Será que isso é o tal do “ecstasy”?


    .

  14. Demetrius

    -

    24/03/2013 às 4:44

    Parabéns pelo artigo. Tinha é que fazer um distrito militar, sob administração das forças armadas, lá para o meio do Tocantins, com umas 500 mil “vagas”… Fez m#rda? Manda direto para lá… Sem dó… Julga depois…

  15. Geová Elias

    -

    23/03/2013 às 19:17

    Só serviria uma desta para colocar todos os políticos Brasileiros, E olha se eles não encontraria um jeitinho de fugir, nossos políticos são especialista nisso.

  16. Ronaldo Barra

    -

    23/03/2013 às 17:40

    Caro Setti, além de penitenciárias que são amontoados de marginais sem qualquer condição de higiene e de convivência, o que temos são leis brandas feitas por gente temerosa de se ver trancafiada como os Sarneys, Colors, Genuíno, José Dirceu, Renan, etc. Bandido ter direito a visita íntima é a maior das aberrações que se vê no sistema penitenciário brasileiro. Está tudo errado.

  17. Joseildes

    -

    23/03/2013 às 15:49

    Setti, sou servidor em uma Unidade Penal Federal…visite-nos! E aih verás um pouco de nossa realidade! Algo novo e inédito no Brasil. Não profeçamos nenhuma bandeira partidária ou ideológica..queremos ser uma política de Estado e estamos desenvolvendo um trabalho sério aqui. As ordens saem pois nossa legislação permite às “vítimas” da sociedade (infelizmente muitos setores assim vêem os criminosos no Brasil) 4 horas por semana de conversação com parentes e advogados, sem monitoramento. Visite-nos! Estamos realizando um trabalho sério, a despeito de todas os paradigmas que cercam o sistema penal brasileiro…e estamos vencendo! Passe-me seu e-mail pessoal para maiores esclarecimentos!

    Vou entrar em contato com você na semana que vem, pelo email de trabalho na Abril.
    Obrigado!

  18. Bruno Sampaio

    -

    23/03/2013 às 14:51

    parabéns pelo texto, Setti. Faz falta uma cadeia dessas no Brasil, e penas mais duras também. Fugindo do assunto, acho que vocês poderiam inibir, ou pelo menos desaconselhar o uso de caixa alta nos posts. Ao contrário do que alguns leitores possam achar, isso não favorece a compreensão do texto, deixando tudo embolado, como no extremamente confuso comentário de MARIANA PEREIRA 22/03/2013 às 19:38 (até o nome é em caixa alta!!!). Um abraço!

    Obrigado pelos parabéns, Bruno,
    Quanto à caixa alta, por coincidência pedi ainda hoje a um leitor contumaz no uso delas que não mais o faça, até por ser uma espécie de protocolo informal da web no mundo inteiro, não é mesmo?
    O Augusto e eu estamos para publicar um post relembrando as regras para comentários nos blogs, que muitos leitores desconhecem — e que a partir daí estarão permanentemente na home page –, e pretendemos acrescentar a elas a vedação de comentários assim escritos.
    Muitos blogueiros fazem isso, inclusive o Ricardo Noblat.
    Um abração

  19. ALENCAR

    -

    23/03/2013 às 13:41

    Que o governo abra uma licitação internacional e contrate arquitetos, engenheiros e empresas competentes para manter esses “seres humanos” excluidos definitivamente do convivio das pessoas de bem. Não me importo em pagar qualquer preço para que cumpram prisão perpetua, já pago caro para sustenta-los aqui fora!

  20. Antonio Carlos

    -

    23/03/2013 às 12:51

    Bom lugar para os mensaleiros repensarem suas vidas.

  21. ARILSON SARTORATO

    -

    23/03/2013 às 12:39

    SÓ GENTE BOA LÁ, NÃO TEM JEITO DE MANDAR O BANDO DO MENSALÃO JUNTO COM CHEFÃO LULA, DEIXARIA ELE E O ZÉ DIRCEU DIVIDIREM O MESMO ‘ APOSENTO” PARA FICAREM FALANDO DA ‘MÍDIA GOLPISTA’ E DA ‘ELITE REACIONÁRIA’.

  22. wilson

    -

    23/03/2013 às 12:26

    Eu já me satisfaria se os bandidos brazucas pelo
    Menos trabalhassem e sem ócio contemplativo e sem
    Visita intima.

  23. Honneur

    -

    23/03/2013 às 12:25

    Sinceramente, acho que gastar uma grana dessas com bestas-feras que, todos sabemos, não têm qualquer possibilidade de recuperação, é um desperdício. Melhor e mais produtivo seria eliminá-los todos, sumariamente, e usar o dinheiro em educação pública.

  24. DISRAELI

    -

    23/03/2013 às 12:00

    O QUE SE FAZ DE CORRETO NESTE PAÍS? ATÉ AGORA NÃO VI NADA! ME PROVEM O CONTRÁRIO. NO BRASIL, A LEGISLAÇÃO É SEMPRE PROTECIONISTA AO CRIMINOSOS, SOBRE A VÍTIMA NINGUÉM QUER SABER. HÁ PESSOAS QUE ACHAM QUE A PRISÃO LIMITA O DIREITO DE IR E VI, QUE ABSURDO. O DIREITO DE IR E VIR É DO CIDADÃO, BANDIDO, AO COMETER O ILÍCITO DEIXOU DE SER CIDADÃO, PERDEU ESSE DIREITO, O DIREITO DELE DEVERIA SER ESTABELECIDO PELO CÓDIGO NEM AL, MAS NÃO PELO NOSSO QUE É DE BRINCADEIRA. E NÃO SE FAZ NADA, A CRIMINALIDADE AVANÇA ASSUSTADORAMENTE E O LEGISLADORES DORMEM EM BERÇO ESPLÊNDIDO. É VERGONHOSO.

    Obrigado por seu comentário, caro Disraeli. Peço que das próximas vezes, seguindo o protocolo informal existente na Web no mundo todo, não escreva tudo em maiúsculas, OK? É muito mais difícil de ler e há vários blogs, como o de Ricardo Noblat, que não admitem comentários assim.
    Um abraço

  25. roby

    -

    23/03/2013 às 11:41

    Sabe quando algo similar será possível no Brasil? Jamais! Aqui, o que se privilegia é o conforto dos presos, vítimas que são de uma sociedade burguesa, insensível e opressora…
    Nada como um pouco de esquerdismo para tornar a vida mais cinzenta, não é mesmo?

  26. nelson

    -

    23/03/2013 às 10:57

    Os presidios deveriam ser construidos no sertao do nordeste e um encostado no outro pois assim quando fugisse cairia no proximo, e nao deixaria de desenvolver o local.

  27. joao batista caetano

    -

    23/03/2013 às 10:13

    ai poderiam construir uma assim no BRASIL , e mandar pra dentro delas “alguns “corruptos que estão agindo nos poderes executivo , legislativo e judiciário , sendo assim , alguns contraventores vendo que bandidos estão sendo presos se reabilitariam rapidinho , co
    m certeza ….

  28. Joseildes

    -

    23/03/2013 às 9:55

    Solicito ao jornalista que pesquise antes de discorrer sobre o Sistema Penitenciário Federal. Há falhas? Aponte-as. E não deixe no ar, ao sabor da imaginação do leitor. Breve resumo do SPF:
    1-Sete anos de criação;
    2-ZERO fuga;
    3-ZERO rebelião;
    4-ZERO motim;
    5-NENHUM celular encontrado em poder dos detentos;
    6-SEM RELATO de uso de entorpecentes por internos;
    7-ZERO caso de corrupção por parte de servidores;
    8-ZERO relato de tortura aos internos custodiados nas Penitenciárias Federais;

    Se o sistema não e duro o bastante, é culpa da legislação pátria. Pesquise sr. jornalista, pesquise.

    Pesquisar, buscar fontes e informar-me é o que faço o tempo todo.
    A propósito, quais são suas fontes para afirmações tão peremptórias?
    E o que você achou do vídeo sobre os funcionários da penitenciária de Catanduvas brincando com aparelhos de segurança do presídio às gargalhadas? Há um link para o respectivo post neste texto.
    Você contabilizou nessa sua lista a quantidade de ordens expedidas a bandidos e quadrilhas desde os presídios federais?

  29. CEKA

    -

    23/03/2013 às 7:37

    A “Constituição Cidadã” e outras leis foram elaboradas por delinqüentes de todo tipo( eles sabiam que eram, o povo não), que estavam se garantindo e aos seus.Tudo sob a capa dourada chamada “direitos humanos”.

  30. Casca Fina

    -

    23/03/2013 às 1:23

    Isto sim, é Presídio, com ‘P’ maiúsculo.
    É por essa e muitas outras que os Estados Unidos são exemplo.
    Enquanto isso, no Brasil, mensaleiros, cuequeiros, sanguessugas, Bancoopeteiros e tantos outros estão aí, livres, leves, soltos… Alguns até já reassumiram suas atividades politiqueiras!…
    Uma tremenda vergonha!

  31. Fernando

    -

    22/03/2013 às 23:09

    Há ! Ia me esquecendo para crimes contra o erário e a administração publica, a prisão deveria ser fechada, sem progressão de pena. Com penas altas. Quem sabe assim e com alguns dos pilantras que temos atras das grades e sem previlegios, as coisas neste pais começassem a mudar.

  32. Noiado

    -

    22/03/2013 às 23:09

    Se for para manter uma pessoa nestas condições é melhor estabelecer pena de morte para os assassinos dignos de irem para uma prisão dessas…

    Afinal de contas, qual é o proposito dela?

    Os sistemas prisionais estatais são teatros de horrores.

    O mundo seria um lugar melhor se assassinos frios e calculistas fossem apenas executados, afinal, quem tira uma vida intencionalmente deve ter sua vida tirada.
    Quem rouba deve ser submetido à servidão até que restitua o prejuizo causado.

    Só assim há justiça.

  33. Fernando

    -

    22/03/2013 às 23:05

    Putz! deveriamos ter uma 27 delas aqui, pelo menos uma em cada estado. Com o mesmo regime e as mesmas regras que existem lá.
    Gostaria que voltasse a prisão perpetua por crimes hediondos e para quem mata e estupra.

    Não existe a possibilidade de se instituir a prisão perpétua devido a uma das “cláusulas pétreas” da Constituição — ou seja, cláusulas que não podem ser alteradas em nenhuma hipótese.
    Eu também sou favorável à prisão perpétua.
    Abraço

  34. Élvio

    -

    22/03/2013 às 22:49

    Se tentarem fazer isso aqui, o pueblo dos Direitos Dos Manos vai gritar. Imagina vc não permitir aos pobres presos terem visita íntima c/ suas companheiras e seus advogados. Ops! Sorry! Afinal, eles têm “uzdirêitu” de mandarem os recadinhos pra galera lá fora, né verdade?

  35. toninho malvadeza

    -

    22/03/2013 às 22:10

    Gostaria que alguém pensasse numa só para POLÍTICOS.Corrupção é o mal maior do Brasil.

  36. Luiz

    -

    22/03/2013 às 21:34

    Outro espetacular exemplo são as cadeias japonesas,onde os presos se deslocam de cabeça abaixada e mãos algemadas para trás quando do banho de sol ou ida a barbearia ,sem nenhuma comunicação com qualquer outro dentro das celas.Lá, o índice de loucura e suicídio de detentos é alto.

    Pessoalmente, acho que a pena a que os criminosos são condenados, nos casos de prisão, é de privação da LIBERDADE de ir e vir. As restrições e condições carcerárias além de certos limites violam direitos humanos e submetem os criminosos a penas e sofrimentos não previstos na condenação, e sou contrário a isso.
    Mas cadeia dura e severíssima, sim, tem todo o meu apoio.
    Um abração

  37. alberto santo andre

    -

    22/03/2013 às 21:30

    creio que o lula e toda sua corja do mais alto escalao fariam boa figura nesta penitenciaria ,pois a mesma, serviria como uma luva a todos eles.

  38. edson rosalvo

    -

    22/03/2013 às 20:40

    não daria para botar todos os PETRALHAS lá.

  39. Pernambucano

    -

    22/03/2013 às 20:25

    Ricardo, quantos petralhas caberiam nessa prisão?

    A capacidade é de 500 detentos…

  40. nei Brasil

    -

    22/03/2013 às 20:16

    O preso precisa de yoga e meditação.

  41. Jane

    -

    22/03/2013 às 20:08

    pois é, o ministro de segurança só irá melhorar as cadeias quando os condenados do mensalão forem presos. cadeia é para pobre onde ficam empilhados feitos bichos.

  42. Emerson

    -

    22/03/2013 às 20:05

    Enquanto a doutrina de ESQUERDA pautar as políticas de segurança pública no Brasil, nada mudará (NUNCA).

  43. xavier

    -

    22/03/2013 às 20:04

    USA,,!!! A lei funciona, politicoS não manda, Juizes CORRÚPTOS nao interferte,e o vagabundo paga a pena, sem estA DE bom conportamento,ferias, natal salarios , coisa de pAIS corrúpto, TENHO MEDO DO MEU BRASIL.

  44. abelardo borborema.

    -

    22/03/2013 às 19:56

    O arrependimento do Madoff e nao ter vindo para o Brasil.

  45. xavier

    -

    22/03/2013 às 19:56

    o Brasil nao quer cadeia assim, nao ajuda na corripcão, a final cadeia no Brasil é pra Pobre, les nao dão lucro e droga da dinheiro, para delegados , e Juizes.

  46. MARIANA PEREIRA

    -

    22/03/2013 às 19:38

    BOA NOITE,SETTI((FERA))E SEMPRE BACANA ACOMPANHAR TEUS TRABALHOS!!!!!!!!!!!!!!!FERA,VALEU POR TER INDICADO GENOSCHA,MEU BROTHER CABLE E O DIRETOR E O NOBLAT((JUDGE DREDD))E O DIRETOR,DAQUI A POUCO TEM BANHO DE SOL A ESTILO HITLER((TOCHA-HUMANA))OS MEUS BROTHERS JUGGERNAUTS DARAO CONTA DA SOBRA,,,,OS ESTOQUES DE NAPAlM VAO FALIR O PENTAGONO,,,,MAS WALL STRETT,FMI,DEUSCHT BANK LEMON BROTHERS VAO SE SEGURAR ATE O TSUNAMYX AQUALOKO O HURRICANE FOX PAULISTINHA E O TERREMOTO JOHN O*CONNOR FARAO TODAS AS HONRAS!!!!!!!!!!!!KKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKK,,,,,,,,OOOORRRRUUUUSSSS,OOOORRRRUUUUSSSS!!!!!!!!!TA NA HORA DA SS.OO.PP.AA====MMAAKKTTUUBB====TORA,TORA,TORA,SSSSOOOORRRRYYYY,,,,,,,VOCES IILLUUMMIINNAATTIISS PAGARAM PARA VER,TAI A FATURA!!!!!!C.P.F.NA NOTA::::BEYONDER PHOENIX DREDD HUNTER PUNISHER 671548169-53 OU PODEM ME CHAMAR DE FOX PAULISTINHA,,,,,OLHA A SS.OO.PP.AA,SOUZA CRUZ,AMBEV,PETROBRAS,BNDS,REDE GLOBO E DERIVATIVOS,OS CIBERCAMBUROES ESTAO NAS ESQUINAS COM SUAS MIRAS LASERS,,EQUIPADOS COM TODA A DISPOSIÇAO PARA ATENDER AS GANGUES ILUMINATIS,,,,,AE GALERA DOS THUNDERSHYGHLANDERSTRYNYTYS CHEGOU A HORA DA FESTA,,,,,,DEIXA O KING-KONG OBAMA A CHITA MICHELE E CAFETINA HILLARY PARA MIM FAZER UM HAPPY HOUR NO PENTAGONO,,,AVISA QUE VOU LEVAR O WYKYLYKYS,MEGAPLOUD,GOOGLE,MICROSOFT PARA SERVIR A SS.OO.PP.AA.====10.0 RISCHETERS,,,,E NO KARAOKE@@@@@@@ARMAGEDON,O IMPERIO CONTRA-ATACA,O PESADELO DE TODOS OS TERRORES@@@@@@NAO ESQUEÇAM DOS EXERCITOS MARXISTAS ARCO-IRIS,,K.G.B.BLAVTAV,,YAKUZA,FIFA,COI,CBF,COB E TRANSGENEROS,,IVETE SANGALO PARASITA,,BANDAS MOSSAD,C.I.A.,M.I.6.,E SOCIEDADES OCULTAS ESTEJAM CIENTES,,,,,,,,,,,,,,!!!!!!!!!!!!!!O DIA DA CAÇA CHEGOU E VAI ROLAR A FESTA WE ARE TO BE FREE,WE ARE WANTHYOU,WE ARE MYSSYOWL,,,,,KATIA ELLER AVISOU!!!!!!!!!!!!!GUERRA CANTADA,MORRE QUEM QUER!!!!!!!!!!!!!@@@@MMAAKKTTUUBB FACTS@@@@@C.P.F.NA NOTA,HEIN,ILUMINATIS?????BEYONDER PHOENIX DREDD TRON HUNTER=====JOHN O*CONNOR OU FOX PAULISTINHA 8218,,,,,,VALEU PELA FORÇA NIMROD((CARL SEAGAN))FATHER((STAN LEE))PROFESSORES BILL MAHER,GEORGE CARLIN,MEL GIBSON,HARRISON FORD,DENZEL WASHINGTON,TOM HANKS,JACK LEMMON,SE NAO HOUVESSE A EXISTENCIA DE DEUS,ABRAAO LINCONL NAO TERIA DEIXADO LEGADOS=========TRON,LEGACY===========QUERO VER QUEM VAI QUERER SS.OO.PP.AA,,,,,NYGHTYCKROWLERS,JUGGERNAUTS,PUNISHERS,HUNTERS,!!!!!!!!!!!!!OLHEM PARA OS OBELISCOS,PREDADORES,PARASITAS,SPECTROS,PROTOZOARIOS,RELIGIOSOS BUCANEROS FUNDAMENTALISTAS,MIRA MAMA,MIRA MAMA,MACAQUITOS DE OPERETA,,,,,VAMOS TOCAR FOGO NOS CIRCUS E LEVAR OS ESPETACULOS AO PUBLICO,,,,,,HAJA POSTES PARA TANTAS SUB-CELEBRIDADES E ASSEMELHADOS ARCO-IRIS++++++VAI TER PURPURINA PARA ATERRAR O OCEANO PACIFICO,,,,,MEU AGRADECIMENTO ESPECIAL AOS MEMORAVEIS SPIELBERGH,KEVIN SPACE,DE NIRO,SAVALLAS,BRANDO,DEPP,FREEMAN,PACINO,E ASSOCIADOS………..IRMAOS,USEM O SORO @@@@OPENSOLARIS FACTS NOW@@@@OS BONS FILHOS A CASA TORNAM!!!!!!!!!!!!!!!!LET*S GOOO FYGHT,,,,,,,,,,TRON,LEGACY DETONAR EM ALTA VOLTAGEM TOTALLYTY HOSPEDEIROS E CARTELIZADOS,,,,,,,,,,,,,A GENTE SE VE!!!!!PLINS,PLINS,,,,,,,,,,,,,,,KKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKK,,,,,,,ASS.FIREFOX HAWKFIRE THUNDERBLUE<<<<<<<<<<<<CAÇAR SKYNET ONDER FULL TIME<<<<<<<<<<<<<<NAO HA CLEMENCIAS,,SO TALIAO,,,,MOSSADYANOS VOCES TAO NO OCTOGONO,,SEUS KRAVS,TORAS,ORTODOXIAS NAO LHE DARAO REFRESCO!!!!!!!!!!!!!!!!HEBREUS FARISEUS ISRAELENSES IILLUUMMIINNAATTIISS,,A PEDRA FOI CANTADA::::12/08/68 LEAO SOL NATIVO PIONEIRO+++++CURSEI CRISES NAS INFINITAS TERRAS,GUERRAS SECRETAS,WAR CIVIL,BATTLESHIP,PROFESSOR STAN LEE,SEMPRE ME DEDICOU O MELHOR!!!!AGORA VOU DEFENDER AS TESES<<<<<<<<<<<<<<AMBYSSYOUS RED,CAIXA-DOIS,EXTERMINAÇAO DOS PARASITARIOS,EXTIRPAÇAO DOS IMPERIOS NOW!!!!!!!!!!!!!!!RUDOLFH MURDOCK VOCES SUBESTIMARAM O DAREDEVIL E O BATMAN,,,,,,E AGORA,MANES?????????????CHORA CORAÇAO,,IE,IE,IE,,,,,,,,,,,,KKKKKKKKK KKKKKKKKKK KKKKKKKKKKK @@@@MMAAKKTTUUBB@@@@………..TAMO JUNTO GALERA,,ABRAÇOS,JOHN O*CONNOR,,,,,O REI DA SOPA,,,,TA SERVIDOS OBAMAS CLINTONS,,,,VAO SE EMPAPUÇAR AO ESTILO SIN-TZU<<<<<<<<<<<<<PLINS,PLINS,,,,,,,,,,,

  47. Luiz Antonio Jarzon

    -

    22/03/2013 às 19:33

    Realmente a estrutura norte-americana em termos de segurança máxima em seus presídios é dígno de registro, fazendo que sejam elas um espelho para os demais países.. Que pena , no Brasil, nossos presídios e cadeias são verdadeiras utopia !

  48. KERWSON/PARNAM RIM/RN

    -

    22/03/2013 às 18:48

    AQUI NÃO SE FAZ UMA PRISÃO DESTA PORQUE OS MAIORES BANDIDOS SÃO DO PT,ESTE PARTIDO DE CORR-PT-OS…ESTE PAIS É UMA VERGONHA!!!VEJA QUANTO EXEMPLO O MENSALÃO,O LULADRÃO RAÇPARIGUEIROO LULINHA MILIONÁRIO QUE ANTES DO PAI SER PRESIDENTE LIMPAVA COCÔ DE MACACO,O CASO BRUNO E MIZAEL…TEM QUE TER PRISÃO PERPÉTUA E PENA DE MORTE.

  49. jumbal

    -

    22/03/2013 às 18:17

    esse negocio que o preso tem que ficar perto da familia e uma piada muito sem graça.

    Lá nos Estados Unidos, o sujeito é bandido perigoso, assassino cruel? A família que se vire para visitar o camarada. Ele é mantido onde o Estado acha deve ser.
    E os americanos estão corretíssimos.

  50. Documentário

    -

    22/03/2013 às 18:12

    Já vi um documentário no WorldChanel sobre esse presidio. É realmente a prova de fuga dos condenados porque é de segurança máxima, inclusive para o pessoal que trabalha no local. Presidiarios, tanto aqui no Brasil como em qualquer lugar do planeta, passam 24 horas do dia imaginando uma maneira de fugir do presidio, seja de modo pacifico ou violento.

  51. Observer

    -

    22/03/2013 às 17:58

    Sr.Ricardo Setti,parabéns!! Adoro pessoas que mostram como funcionam as coisas fora do Brasil.As mesmas poderiam,muito bem serem feitas no nosso Pais,mas por culpa de quem nao se sabe,nao existem.Mas nos brasileiros,nao contamos com pessoas super formadas,com master feitos inclusive no exterior?Mas nestes momentos onde eles se encontram?Parabéns!!Sao estas as coisas que faltam no Brasil e devem absolutamente serem mostradas.Quem sabe,voces jornalistas ajudem a mudar a cultura brasileira.

  52. Henrique Araujo

    -

    22/03/2013 às 17:53

    Isso é que é fazer a coisa bem feita.
    Um exemplo de presídio de “segurança máxima”: Bangu 1. Lá, o flácido bandido Fernandinho Beira-Mar e seus comparsas foram simplesmente capazes de arrancar as grades que os separavam dos arquiinimigos, comandados por certo Uê, e fazer a festa.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados