Blogs e Colunistas

06/07/2013

às 16:00 \ Política & Cia

A conta já está chegando para a presidente Dilma

"mais lenha foi colocada na fogueira do "Volta Lula", cada vez mais entoado dentro do PT e cada vez mais audível" (Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula)

"Mais lenha foi colocada na fogueira do 'Volta Lula', cada vez mais entoado dentro do PT e cada vez mais audível" (Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula)

Do blog Política & Economia Na Real, do jornalista José Márcio Mendonça e do economista Francisco Petros

A CONTA JÁ ESTÁ CHEGANDO

Algumas áreas oficiais já demonstram preocupação sobre os efeitos que os movimentos populares, somados a algumas reações pavlovianas e populistas de certos governantes (suspender a rodo, por exemplo, os reajustes de tarifas) possam ter sobre os planos de governo de atrair grande número (e de qualidade) de investidores para a ambiciosa rodada de leilões para concessões de serviços de infraestrutura e de exploração de petróleo marcada para o segundo semestre.

Nos últimos dias cresceu muito a busca por parte de empresas e investidores de informações sobre a situação do país, o real alcance das passeatas, o clima político, a sustentação do governo e as formas como ele responderá às pressões das ruas.

Outro problema já colocado na mesa para a presidente está na sua relação com o Congresso Nacional e os partidos aliados.

Percebendo a “fraqueza” da presidente neste momento, eles se preparam para tirar proveito da situação.

As cobranças e exigências serão maiores, ainda mais depois que Dilma botou na roda a reforma política, uma mudança que todos na política apregoam querer, mais ninguém deseja de fato. [A trombada de sua iniciativa de um “plebiscito” não melhora em nada a situação.]

Finalmente, mais lenha foi colocada na fogueira do “Volta Lula”, cada vez mais entoado dentro do PT e cada vez mais audível apesar do aparentemente sincero esforço do ex-presidente para calar esta algaravia.

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado

17 Comentários

  • Ronaldo Barra

    -

    9/7/2013 às 11:03

    O PT tem, sem dúvidas, 30 % dos eleitores brasileiros entre comissionados do governo, sindicalistas e bolsas esmolas. O resto é classe média, odiada pela Marilena Chauí, que acordou e vai dar a resposta em 2014. O Brasil teve em 10 anos um atraso de mais de 50 anos no seu desenvolvimento econômico e 100 anos em ética na política.

  • Reginaldo Lucas dos Santos

    -

    9/7/2013 às 8:16

    Vejo, nessa atitude das Centrais Sindicais, apadrinhada por Lula , que irá acontecer no próximo dia 11/07/13 um início da campanha do “Volta Lula”. Aí vocês falam – Não será possível essa tremenda falta de ética!
    O que é ética ? ética ! cadê a ética?

  • Reginaldo Lucas dos Santos

    -

    9/7/2013 às 8:08

    Na gestão Lula houve uma queda vertiginosa da Petrobras; Pasmem!
    Com o Sergio Gabrielli na Presidência da empresa e sob a anuência do então Presidente Lula; a Petrobras foi , mais que duplicada o quadro pessoal. Seria excelente se reduzissem os contratos com as empreiteiras; pelo contrário, também cresceu em progressão geométrica.
    Hoje temos uma empresa “inchada” com uma administração, do segundo escalão, herdada da gestão Gabrielli; ou seja , vários sindicalistas estão ocupando cargos de gerentes executivos com a competência duvidosa para tal. Resultado de tudo isso; temos uma Petrobras que já começa a reduzir , pela metade o pagamento do royalties do petróleo , como aconteceu recentemente com um Município de Sergipe , e por aí vai…..
    A História do Pré-Sal, é, na verdade , uma nova roupagem que se deu ao petróleo descoberto na era da Paulipetro , do Sr. Paulo Maluf . Na época da Paulipetro, chegaram a conclusão que não tínhamos tecnologia, além de possuir um investimento altíssimo e o retorno duvidoso. Duvidoso até hoje são as afirmações sobre o potencial de uma jazida ainda na fase de prospecção. Muita tecnologias foram criadas mas , até hoje, não existe essa tecnologia de afirmar que tal poço tem condições de produzir milhões de barris de petróleo. É puro empirismo. Mesmo na fase dos Testes de Longa Duração – TLD os resultados não nos traz a certeza e sim reduz as incertezas.
    Já, numa outra oportunidade, lembrei as consequências obtidas pela ex-gigante Enron que sonegou e informou o mercado acionário com informações falsas.
    Hoje temos nos noticiários as Empresas X que está enfrentando uma crise financeira , com sucessivos prejuízos , entre eles o desastrado investimento no Pré-Sal.
    Não existem , outro brasileiro que tem total interesse da nossa Petrobras; trabalhei nela por mais de 30 ( trinta) anos e hoje estou nas arquibancadas , da vida temendo pelo futuro da empresa que ajudei a construir e nos últimos anos vejo que existe mais propaganda do que resultados concreto.
    É mister lembrar que o “desinvestimento” colocado em pratica pela atual gestão , da Petrobras é, sem dúvida uma maneira de se livrar dos investimentos , como o da Refinaria dos Estados Unidos.
    Fiquem espertos para essa história da suposta investigação protagonizada pelo Estados Unidos, pela qual a nossa Presidenta pede investigação; é na verdade para desviar o foco e criar um sentimento Nacional pela defesas da nossa soberania.

  • Geová Elias

    -

    8/7/2013 às 20:23

    O problema é, com Lula sem Lula, Dilma ou não, a verdade é que ninguém confia mais neste governo corruptos tendencioso ao socialismo que o povo repugna, empresários desconfiado e com razão, investidores internacional fugindo feito o Diabo foge da cruz.
    O Lula tem um processo que tem que devolver mais de 40 milhões aos cofres publico, e ninguém fala nisso.
    A corrupção neste governo esta generalizada tem que mudar é tudo. O povo esta cansado disto tudo.

  • Eufrazio

    -

    8/7/2013 às 19:24

    Eles estão perdidinhos, perdidinhos. Será que o Lula vai querer provar do próprio veneno? O Lula, todos sabem, recebeu do FHC uma herança bendita e deixou para Dilma uma herança MALDITA; que deixará para seu sucessor uma herança maldita ao quadrado, ao cubo etc. A conta para esse problema com essa equação, a um expoente elevado, quem pagará é o povo brasileiro, que por sí só é, como o Lula, analfabeto de leitura com um mínimo de ÉTICA e de lógica. Como essa gente resolverá um polinômio de grau x?

  • Rodrigo

    -

    8/7/2013 às 18:53

    É, pessoal, acho que está mais do que na hora de começarmos a exigir um impeachment porque, se Lulla concorrer nas próximas eleições, é quase certo que os beneficiários dos “bolsa-qualquer coisa” vão acabar elegendo-o novamente.

  • Marcia

    -

    8/7/2013 às 17:01

    Narcisista, elle precisa ser adulado, se não pela plateia amestrada, pelos adestrados da coxia. No fim, talvez nem queira – ou possa – reassumir a presidência. Mas, de ego lustrado, talvez até consiga sobreviver à não indicação pro Nobel da paz.

  • Corinthians

    -

    8/7/2013 às 1:13

    Eu falei já há um tempo atrás que o crescimento iria ficar em 1,5% e que o dólar iria disparar…

  • ronaldo souza

    -

    7/7/2013 às 19:30

    O ***** do Lula está só esperando a Dilma*** jogar a toalha e chutar o pau da barraca, para ele entrar em cena como candidato. vai levar pau na testa, pois está mais sujo do que fio de amarrar pato. Além de doente, o falastrão terá de explicar ao povo,seu ( o dele)envolvimento no mensalão, citado como chefe ,e o caso escandaloso e não esquecido, com a ***** Rose Noronha. Portanto, fora Lula, bicho tenebroso.

  • João Marcos

    -

    7/7/2013 às 11:21

    Se a Dilma Vana Rousseff está fazendo um mau governo a culpa é do safado do Lulla que a colocou no governo. Seu governo populista aproveitou o boom de crescimento externo que fez o Brasil melhorar um pouco. As bases foram lançadas por FHC e Itamar Franco. Aproveitando uma conjuntura favorável o Lulla cresceu aos olhos do povo mal informado e dos que queriam aparelhar as instituições públicas.
    Os que pensam em Lulla pensam em golpe e na continuação ferrenha do aparelhamento.
    Só temos a dizer: FORA DILMA E FORA LULLA !!

  • Bruno Sampaio

    -

    7/7/2013 às 0:30

    Como disse alguém, é a economia, estúpido. Queriam o quê? 10 anos só fazendo m$#da, torrando grana feito um playboy cocainômano. Chega uma hora em que o dinheiro dos outros acaba, como bem disse Margaret Tatcher. Quem é que vai querer investir num país acéfalo, onde os contratos são descumpridos a toda hora, onde um invasor de terra tem o mesmo direito do proprietário que, por lei, tem que sentar à mesa de negociações para “conversar” com o invasor e pedir, com muito jeitinho que ele vá embora e, por favor, não quebre tudo na saída…

  • João

    -

    6/7/2013 às 22:04

    Os dirigentes do PT, sabe mui… de política ou se encontram subestimando o conhecimento da massa eleitoreira; por força de lei, o pré-candidato processado e julgado por IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA (desvio de verba), não tem direito de candidatar nem para vereador, quanto mais para Presidente da república…Por tanto é considerado como FICHA-SUJA… Só para adiantar, estou falando do ex-presidente da república, Lula. Obs: para os que têm dúvida, favor consultar a Lei Complementar nº135/10, inclusive, referida lei fora sancionada pelo ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva…

  • jandira gomes

    -

    6/7/2013 às 21:57

    Shiiiiiii! Essa não! Vai que cola…va de retro Satanas!

  • moacir 1

    -

    6/7/2013 às 19:22

    Setti,
    Investidores? Investidor pode ser tudo menos desinformado.Ninguém vai investir num país desgovernado,sem leme,sem norte aparente.
    Plebiscito? Todo mundo já entendeu que é mais uma tentativa de nos fazer votar não em quem a gente quer mas NA TAL LISTA DO PT,a fazer o povo brasileiro,através do suado esforço dos nossos massacrantes impostos,colocar mais dinheiro ainda na mão desses políticos corruptos.
    A PresipostA afirma que VAI PRA CIMA? De quem? Que venha fazer o diabo.O bicho vai pegar ELLA…como profetizou o Gilbertinho!
    Dilma afirma que vai defender o LEGADO DELLES? Qual foi o tal maravilhoso legado desses dez anos de PT? O povo nas ruas? Por isso,obrigado!
    O PT vai colocar suas bandeiras estreladas na rua?
    Beleza! Vai acontecer o mesmo que ,no dia da independência baiana – 2 de julho! – os soteropolitanos fizeram.
    Milhares de cidadãos cantando e seguindo as estrelas:
    O PT roubou…Ô,Ô,Ô… Roubou,Ô,Ô,Ô..O PT roubou
    Ô,Ô,Ô…Roubou,Ô,Ô,Ô…
    Vale a pena assistir o vídeo.Uma alegria axé music!
    O Lulla vai voltar? Como? Ao vivo e a cores ou feito passarinho,como Chávez?
    Quem viver verá!
    Abraço

  • João

    -

    6/7/2013 às 19:15

    O público externo tem o grito de ordem na garganta: “Fora Dilma e fora Lula”; quanto isso, o público interno do PT(os dirigentes)gritam: “volta Lula”. Agora fiquei confuso, não sei quem está certo, se é o público externo ou o público interno partidário do PT. Por isso, peço ajuda aos especialistas em política pública em regime democrático de direito…

  • Biagione Rangel de Araujo

    -

    6/7/2013 às 18:49

    Para o bem do Brasil, espero que essa conta chegue a galope e sirva para defenestrar essa corja do Planalto, antes que ela fique pesada de mais e a população brasileira tenha que se martirizar por longos anos para paga-la.

  • Charge Zé Dassilva

    -

    6/7/2013 às 16:38

    FAB AIR

    http://wp.clicrbs.com.br/visor/files/2013/07/chargefab.jpg

    <<

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados