Blogs e Colunistas

11/03/2014

às 21:04 \ Política & Cia

A chuva em São Paulo e a vocação para a má notícia

Chuva em São Paulo (Foto: Milton Michida / AE)

Chuva em São Paulo: é boa quando existe a ameaça de falta de água, mas a mídia prefere mostrar alagamentos e piora no trânsito (Foto: Milton Michida / AE)

Choveu intensamente hoje em São Paulo. Aliás, tem chovido bastante neste mês de março, diferentemente do que ocorreu em janeiro e fevereiro, tradicionalmente meses de chuva intensa e que, para espanto dos meteorologistas, foram meses virtualmente “secos”.

Pois bem, a maior cidade do país está sob ameaça de falta de água devido ao baixíssimo nível das represas que a alimentam, em especial o Sistema Cantareira.

Como choveu muito hoje, imaginei que as emissoras de rádio e os sites noticiosos que se interessam pelo assunto iriam o dia todo tentar conferir o impacto das chuvas na questão da possível falta de água.

Que nada! O que li e ouvi, em quase toda parte, foi sobre… alagamentos, bueiros entupidos (graças à brilhante gestão do prefeito Fernando Haddad, que nem para isto tem servido), caminhões enguiçados, congestionamento de trânsito — tudo causado pela chuva.

Com exceção de um pequeno registro pela Rádio CBN — façamos justiça –, o público só recebeu as MÁS notícias sobre a chuva, quando a queda de chuva é, a esta altura, também uma ÓTIMA notícia.

Então, fui conferir no site da Sabesp, a estatal responsável pelo fornecimento de água e o tratamento de esgotos da maioria dos municípios paulistas, e verifiquei que, a despeito da situação crítica dos reservatórios, há, sim, boas notícias.

Uma delas é que, nos onze dias de março, já caiu dos céus 92,8 milímetros de chuva, contra 73 milímetros ocorridos em todo o mês de fevereiro e 87,8 em janeiro, neste caso contra uma média histórica de quase o triplo — 259,9 milímetros.

Em março tem chovido muito mais do que em janeiro e em fevereiro, o que pode afastar o perigo da falta de água para 22 milhões de habitantes da região metropolitana de São Paulo.

Mas a queda pela notícia ruim é uma praga difícil de exterminar.

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado

13 Comentários

  • celso

    -

    3/11/2014 às 17:14

    Povo ingrato. Por muito tempo reclamando das chuvas torrenciais e nos últimos meses implorando por elas. Agora que chegaram, já começaram as queixas dos alagamentos…
    Deus tem de ter muita paciência e piedade mesmo…

  • Moacir 1

    -

    12/3/2014 às 18:38

    Setti,
    Estes petistas fazem uma leitura seletiva dos jornais.É característica da seita.
    Eu,a tchurma da PostA,rezaria ajoelhado no milho todo dia pra que chovessse muuuuito!
    Pois além da ex- MinistrA das Minas de Energia ter chutado feio o pau da barraca do sistema elétrico
    *
    http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral%2cperdas-com-a-crise-no-setor-eletrico-chegam-a-r-32-bilhoes-em-um-ano%2c179171%2c0.htm
    *
    a PresidantA nos atrasou perigosamente a transmissão
    *
    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,transmissao-tem-ate-4-anosde-atraso,1121766,0.htm
    *
    O que faz o RACIONAMENTO ser uma possibilidade bem
    DILMAL em plena campanha REELEITORAL
    *
    http://oglobo.globo.com/economia/pais-precisa-que-volume-de-chuvas-dobre-para-afastar-risco-de-racionamento-diz-consultoria-11664898
    *
    E olha que dessa vez a culpa não será do FHC em lua de mel e, conforme a PostA, nem mesmo do Mr.RAIO
    *
    http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,dilma-diz-que-sistema-eletrico-brasileiro-e-a-prova-de-raios,177294,0.htm
    *
    Rezem aí,cumpanheiros!
    Abraço

  • Alberto porém Jr.

    -

    12/3/2014 às 17:18

    Sobre Sistema Cantareira.
    É fato: Quando atingir 5% de sua capacidade, o Cantareira deixará de funcionar como sistema integrado (que reserva e transfere água de uma represa para outra por túneis) e só poderá ser possível tirar água dele por bombas especiais. O uso da água do fundo das represas (chamado volume morto) nunca foi feito.(Estado de São Paulo – 11/03/2014)
    É fato: São diários; 1,5 bilhão de litros de déficit entre o que entra e o que sai dos reservatórios interligados. Um pouco mais, um pouco menos, graças á chuva benfazeja que vem caindo.
    O colapso do Sistema Cantareira é questão de tempo.
    A má gestão do sistema de águas da capital e arredores será a pá de cal na administração de Alckmin.
    Sem água ou com grande racionamento não haverá blindagem que salve o governo atual.
    Um dado interessante: A seca em São Paulo e arredores é a pior em 80 anos, a seca em Los Angeles é a pior em 100 anos e a seca no Nordeste a pior em 50 anos.

    Mas que não sustentam nem mesmo o consumo diário

  • sandovalsader

    -

    12/3/2014 às 16:49

    Caro Jornalista,
    De fato. Seus colegas adoram uma má notícia. Aqui em Minas temos o problema do Norte e Vale do Jequitinhonha. Passaram por uma seca brutal. Choveu. Perguntei a diversos Jornais, Sites e Jornalistas sobre eventual efeito benéfico das chuvas. Nem um pio. Nenhuma referencia. O Globo Rural fala sempre sobre a seca no Nordeste. Lá choveu e ai? Nada. Mas quando há enchentes etc a noticia vem na hora. Sobre notícias é de louvar a constante presença do Governador Alkmim de São Paulo. Não foge da raia. A qualquer fato está sempre, mesmo com ar professoral, a explicar, justificar e informar a respeito dos assuntos, sejam bons ou não. Já os Hadadds, Queiróz, Genros etc nunca ví.

  • Hélio

    -

    12/3/2014 às 16:16

    Isso já é um hábito arraigado na nossa imprensa. Se existem 9 aspectos positivos e somente 1 negativo sobre algum tema ou acontecimento, é quase 100% de certeza que o aspecto negativo será o que vai receber mais destaque. Mas há de se considerar também que, além do aspecto de ganhar repercussão ou audiência, em muitos casos geralmente também está embutido um componente político, para desgastar um adversário e proteger aliados.

  • Ana

    -

    12/3/2014 às 12:58

    Setti
    Pragas são as inundações. Causam, no mínimo, perdas materiais, muitas vezes irrecuperáveis. Veja os carros mergulhados em água suja, as casas destruídas, com móveis e eletrodomésticos ainda nas prestações inutilizados.Precisamos ver e rever tais cenas para nos sensibilizarmos, sobretudo aqueles que não estão invariavelmente sujeitos a tanto prejuízo, quando não a doenças e até a morte. Mais: já perdi um carro em uma inundação (estacionado), já que meu seguro não cobria “força maior” (agora acho que há uma cláusula especifica)e fiquei em outra, dentro do carro, com água pela porta. É aterrador! Tanto que hoje, quando chove e estou dirigindo, o pânico é tal que tenho de tomar um calmante para prosseguir. Culpa também do povo que emporcalha as ruas? Sim, mas, sobretudo, dos poderes públicos que não cumprem sua parte: disciplinar o uso do solo, coletar o lixo a contento, não empreender obras necessárias ( no Rio estão fazendo piscinões, quando deveriam concluir uma obra de um túnel extravasor; talvez porque não dê tanto dinheiro para alguém enfiar na cueca).

    Prezada Ana, também sou prejudicado por chuvas fortes, tanto como muitos amigos e parentes.
    O que eu quis dizer não é que as chuvas não causam problemas, mas sim que, quando há falta de água nas represas e as chuvas têm, dessa vez, este aspecto positivo, o de diminuir a possibilidade de racionamentos e outros problemas, a esmagadora maioria da mídia não atenta para só para o primeiro aspecto e continua enfatizando apenas os dissabores e tragédias que chuvas fortes causam.
    Adoram-se as más notícias, desprezam-se o lado bom dos assuntos. É isso.
    Abraço

  • ney Brasil de paz...

    -

    12/3/2014 às 10:19

    Todo jornalista deveria ler este livro http://www.slideshare.net/universalismo-7/huberto-rohden-educao-do-homem-integral , para uma formação melhor.

  • Ismael Pescarini

    -

    12/3/2014 às 9:09

    Setti, se toda a água que cai na bacia do alto Tietê fosse tratada e aproveitada para diversos usos, ainda que não para consumo, se resolveriam esses dois principais problemas: água e enchente. Porém, o nível educacional do povo não permite que se elejam melhores gestores, mas permite que prestem mais atenção nas piores notícias. Antigamente havia o jornal NP, que espremia sai sangue, continua parecido.

  • Bruno Sampaio

    -

    12/3/2014 às 7:57

    Sempre impliquei com o termo “tempo bom”, significando sol escaldante, mesmo que não chova há dois meses.
    Bom pra quem, cara pálida?

  • Joana Lima

    -

    12/3/2014 às 0:10

    Há alguns meses o que eu vejo acontecer é a exposição diária do governador Geraldo Alckimin nos telejornais. Parece que o Brasil inteiro só tem um governador, ou que nada acontece em outros Estados, pois somente as mazelas de São Paulo são exploradas pela mídia e Alckimin é entrevistado todos os dias. Estão fazendo uma marcação serrada em cima do governador de São Paulo, e a falta de chuva ou o excesso dela, sempre resultam em mais uma entrevista para expor o Alckimin. Acredito que exista uma forte pressão do PT por trás, pois querem de todas as maneiras ganhar o Estado de São Paulo nas próximas eleições!

  • Payxão

    -

    11/3/2014 às 22:10

    Ricardo Setti, onde estão sendo formados os nossos jornalistas? E os chefes de redações? Os jornalistas não tem um código de ética?

  • Meia verdade

    -

    11/3/2014 às 22:08

    Nessa voce foi na veia, e impressionante como a desgraca estimula os neuronios do povo e enriquece a midia….o exemplo maior e a tv nos compativos ibopes nos finalis de tarde

  • NERVAL DA COSTA

    -

    11/3/2014 às 22:01

    Estava vendo o pronunciamento do SENADOR MARIO COUTO, na tribuna do SENADO FEDERAL, hoje a tarde, e fiquei estarrecido com o Senador falou.Disse que no programa do FANTÁSTICO do último domingo, foi apresentado como o governo cuida da educação no nosso nordeste, onde faltam escolas, faltam cadeiras, os professores dão aulas embaixo de árvores, onde nem agua para dar de beber aos alunos a professora dispõem. O mais grave das denucias deste Grande opositor deste DESGOVERNO DO PT, é quando diz que tanto a professora quanto os alunos precisam fazer as suas necessidades pessoais no MATO, JÁ QUE NÃO EXISTEM BANHEIROS, para eles. E pensar que este DESGOVERNO DO PT, alega que coloca nas escolas mais de 90% das nossas crianças. É VERGONHOSO, É TRISTE, SABERMOS QUE O DESGOVERNO DO PT, no ano passado, arrecadou mais de 1,7 TRILHÃO DE REAIS, e o Brasil se encontra nesta situação vexatória, onde a educação, que deveria ser prioridade a gente ver denuncias como esta que o FANTASTICO EXIBIU. o senador MARIO COUTO, mostra uma foto, onde se vê um brasileiro penso que seja de uma cidade do PIAUI, exibindo uma RATAZANA, que seria a MISTURA DO ALMOÇO dele e de sua familia.Agora fico a pensar, será que estes nossos irmãos nordestinos, que são aqueles infelizes que este DESGOVERNO DO PT, usa e abusa para se perpetuar no poder, lhes dando estas cestas, que não atende nem mesmo por alguns dias as suas necessidade de alimentação, com a pura e VERGONHOSA INTENÇÃO DE SE APROVEITAR DOS SEUS ESCASSOS CONHECIMENTOS, POIS NÃO TEM COMO ACESSAR A INTERNET, A TV, na cidade onde moro aqui na BANHIA, estava num consultorio e resolvi perguntar a alguns que lá estavam o que achavam do MENSALÃO E TAMBEM o que achavam da maneira de conduzir o STF na ação penal 470, e para minha perplexidade, o que ouvi foi que ninguem SABIA DESTE PROCESSO, E MUITO MENOS OUVIRAM FALAR DO MINISTRO JOAQUIM BARBOSA. Claro que em cidades, como esta, e muitas espalhadas pelo este imenso Brasil, fica muito fácil este DESGOVERNO DO PT, comprar os votos destes infelizes, assim como a LAVAGEM CEREBRAL QUE FAZEM NESTES NOSSOS IRMÃOS. Todos sabemos que governos DITATORIAIS, QUE PREGAM O SOCIALISMO, QUANTO MAIOR FOR A EDUCAÇÃO, O CONHECIMENTO, DE UM POVO, MAIOR É POSSIBILIDADE DE ENGANA-LOS. Como brasileiro, que mesmo com tudo isto acontecendo, tenho fé que poderemos ter ESPERANÇAS que o GIGANTE ACORDE DE VEZ, e que venha a extirpar, mandar para o INFERNO, este DESGOVERNO DO PT, que está acabando com o nosso país, que em vez de cuidar do nosso povo, fica a CONTRUIR PORTOS, AEROPORTOS, ESTRADAS PARA ESTES DITADORES SANGUINÁRIOS, DA AFRICA, E TAMBEM DAQUI DA AMERICA, ( cuba, venezuela, bolivia, costa rica,etc) e o povo humilde do NORDESTE, COMENDO RATAZANAS PARA MATAR A SUA FOME. iNFELIZMENTE NÃO DÁ PARA ME ALONGAR E DIZER TODOS OS DESATINOS, TODAS AS PROMESSAS MENTIROSAS DESTE QUE AO CHEGAR DIZIA, QUE VINHA PARA TRAZER; ÉTICA, MORALIDADE, COMBATE A CORRUPÇÃO, e o que vimos nestes 12 anos de DESGOVERNO FOI JUSTAMENTE O CONTRARIO DO QUE APREGOAVAM.Diz o DITADO QUE TODO POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE, não aceito de modo algum que nosso povo ordeiro, trabalhador, de paz, mereça este DESGOVERNO. Não pude assistir este programa do FANTÁSTICO DE DOMINGO PASSADO, mas se ALGUEM TIVER POSSIBILIDADE DE COLOCAR O VIDEO DESTA REPORTAGEM NO FACEBOOK, E AGRADECERIA MUITO, POIS TENTEI VER NA INTERNET NA GOOGLE E NÃO CONSEGUIR VER.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados