Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dez anos atrás, expressão ‘propinocracia’ apareceu em carta de leitor a VEJA

Termo destacado em denúncia da Lava Jato já era usado em 2006

É possível que a força-tarefa da Lava Jato venha a cunhar no glossário da política nacional o termo ‘propinocracia’, o governo regido pela propina – sob as ordens do ‘comandante máximo’ Lula, segundo a denúncia apresentada quarta-feira. O termo contudo não é novo. Em 2006, VEJA publicou na seção reservada às cartas do leitor o seguinte comentário de Maurício Rudner Huertas, a respeito do escândalo dos sanguessugas:

VEJA de 27 de setembro de 2006
VEJA de 27 de setembro de 2006

“Depois dos escândalos do mensalão, dos dólares na cueca e da ‘propinocracia’, instituída pelo PT, mais um vergonhoso episódio expõe de maneira nua e crua o tamanho da crise de quem não sabe o que fazer com o poder, mas quer se manter nele a qualquer custo.”

Em conversa com este blog, Huertas, que é secretário de Comunicação do PPS-SP e apresentador do #ProgramaDiferente, não reivindica a invenção do neologismo, cuja origem, passados dez anos, já não recorda, mas justifica a expressão para descrever a institucionalização da propina na gestão pública. Sua carta de 2006 terminava assim:

“O PT definitivamente afunda até o pescoço naquilo que o ator Paulo Betti já admitiu pôr as mãos para fazer política. Essa nem Freud explica.”

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    Maluco Beleza

    Mais uma palavra exclusiva do dicionário da escória petista.

    Curtir