Que os manifestantes anti-Dilma deixem a Paulista nesta sexta para que Dilma nos deixe pra sempre

Movimento Brasil Livre e Vem Pra Rua orientam seus militantes e simpatizantes a ficar longe da avenida nesta sexta. Ter razão não é sinônimo de ter método. O confronto, hoje, só interessa ao PT, a Lula e a Dilma

Manifestantes em favor do impeachment de Dilma Rousseff ocupam desde quarta um trecho da Avenida Paulista. Notem: à diferença do que fizeram os petistas alguns dias antes do protesto do dia 13 (e depois recuaram), não tomaram essa decisão para confrontar o adversário. Ainda assim, é preciso ter bom senso, juízo, o que não tem faltado a movimentos como o Brasil Livre e o Vem Pra Rua.

Ainda que a atual ocupação da Paulista tenha sido causada pelo absurdo conteúdo das gravações que vieram a público na noite de quarta; ainda que a intenção original não tenha sido enfrentar os petistas, o fato é que, desde o dia 12 pelo menos, uma manifestação em favor do governo está marcada na Paulista para esta sexta. E é claro que a prudência, o bom senso e a segurança recomendam que os que agora ocupam a Paulista em defesa do impeachment deixem o local. Ou o confronto será inevitável.

Pior: na sua irresponsabilidade sem limites, Lula confirmou presença na Paulista na sexta. Ainda escreverei mais a respeito. Ainda que o “povo” em favor de Dilma e Lula seja falso como nota de R$ 3, é evidente que a máquina lulo-petista é capaz de mobilizar alguns milhares de apaniguados.

O Movimento Brasil Livre e o Vem Pra Rua fizeram a coisa certa: ESTÃO RECOMENDANDO A SEUS MILITANTES QUE FIQUEM DISTANTES DA PAULISTA NESTA SEXTA-FEIRA.

É evidente que é a coisa certa a fazer. É o que nos ensina a história. O país assistiu no domingo à maior manifestação pública de todos os tempos. Como as esquerdas ficaram longe das ruas, a não ser por um grupelho ou outro de caráter quase folclórico, não se registrou Brasil afora nenhum incidente.

A quem interessa o confronto? Aos que defendem o impeachment? Aos que defendem a legalidade? Aos que defendem a aplicação da Constituição? A resposta me parece óbvia. Aliás, defender, a esta altura, um choque de rua fica com cheiro de coisa de agente provocador. É preciso, isto sim, evitar a todo custo essa possibilidade.

É certo que, no confronto indivíduo a indivíduo, os defensores do impeachment formariam uma maioria esmagadora. É evidente que os que sairão nesta sexta em defesa do governo estão também se manifestando em favor do golpe que o PT aplicou e que transformou Dilma numa fantoche. Não é menos evidente que a razão moral e a razão prática contam em favor dos defensores do impedimento.

Por isso mesmo, cumpre não transformar esse patrimônio, que sairá vitorioso, numa guerra campal, que só interessa ao PT. Interessa ao governo, ao partido e às esquerdas em geral instaurar um clima de quase insurreição.

Espero que os demais movimentos que apoiam os protestos de rua atuem do mesmo modo. Sim, chega a ser comovente assistir às múltiplas manifestações de apoio à ocupação da Paulista que partem dos moradores da região, dos que por ali trabalham, dos motoristas.

Atenção: os que agora ocupam a Paulista devem abandoná-la nesta sexta não porque não tenham razão, mas porque é o mais prudente. Ter razão não é sinônimo de ter método. Quem está certo tem de ouvir a voz de duas senhoras muito sábias: a Tática e a Estratégia.

Nunca bastou estar certo para ganhar uma disputa política. A história registra inúmeros episódios em que o errado venceu.

Que os manifestantes anti-Dilma deixem a Paulista nesta sexta. É a melhor escolha para que Dilma nos deixe para sempre!

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s