Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

PSDB, DEM e PPS optam: ou governo ou suicídio com apoio da Globo

Líderes dessas legendas se reúnem hoje para deliberar se continuam ou não na base de apoio a Temer. Se caírem fora, eis um sinal de que não merecem existir

Representantes do PSDB, do DEM e do PPS se reúnem neste domingo para definir se as legendas continuam ou não no governo. Na verdade, leio de outro modo: esses partidos vão decidir se merecem existir ou não. O PPS, na prática, já caiu fora. Roberto Freire entregou o Ministério da Cultura antes mesmo de saber que diabos havia na fita. Ironia: às vezes, sinto certa nostalgia dos tempos em que esquerdistas não acreditavam em tudo “o que sai na mídia”…

Caso decidam desembarcar, devem, em seguida, perguntar às Organizações Globo que rumo tomar. Hão de aderir imediatamente à tese da deposição do presidente — o golpe de Janot —, com a outorga do cargo a Cármen Lúcia, ou há espaço para algum fingimento antes de cair na farra?

Tomo por indecente, por imoral, por asquerosa a defesa da saída de Temer depois de tudo o que se sabe. Um ex-braço-direito de Rodrigo Janot é hoje um dos homens dos irmãos Batista (ainda volto ao ponto). Está na cara que a operação toda é ilegal, uma vez que foi urdida nos porões do Ministério Público Federal e da Polícia Federal. Retomo o assunto nos próximos posts.

Gosto de Roberto Freire, mas seu PPS, volta e meia, sofre de chiliques moralistas. Pode estar aí a sua dificuldade de crescer. O DEM, que quase foi levado à extinção pelo PT, vai dizer se aprendeu alguma coisa ou se merece mesmo chegar ao fim. Quanto ao PSDB… Bem, meus caros, não é exatamente uma legenda, hoje em dia, cuja reputação seja tisnada por Michel Temer. É bom que se pergunte, convenham, se não tem sua parcela de responsabilidade na baixa popularidade do governo.

Confesso que fiquei um tanto chocado com a rapidez com que Bruno Araújo resolveu entregar a pasta das Cidades. Sabem por quê? O tucano de Pernambuco é acusado pelo Ministério Público Federal, e o inquérito já foi aceito, de corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Não obstante, dois delatores da Odebrecht deixaram claro que lhe repassaram, sim, dinheiro pelo caixa dois, mas que não houve contrapartida. Bruno deveria ser mais cuidadoso e menos ligeiro nessas matérias. Se pensa que abandonar o governo contribui para a sua reputação, está cometendo um erro adicional. Isso vale, aliás, para o conjunto dos tucanos.

Que decisão essas legendas vão tomar? Depois de tudo o que se sabe sobre a tramoia envolvendo os irmãos Batista, é indecente a simples reunião para saber se ficam no governo ou se dão no pé.

Caso escolham a segunda opção, não merecem existir como legenda porque a covardia não pode ser um norte de ninguém sob o pretexto de defender a moralidade.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. José Walmick Pereira de Vasconcelos

    Gostaria de saber porque ninguém entra com uma representação contra os procuradores junto ao CNMP – Conselho Nacional do Ministério Público, pela prática de tantas arbitrariedades cometidas por estes senhores!!!!!!!!!!!!?????????????

    Curtir

  2. Sergio Rodrigues

    Dentre os apoiadores do golpe paraguaio que aconteceu aqui em 2016, a Globo decidiu abandonar a canoa furada do desastraso desgoverno Temer…Já Veja e demais paulistas, alinhados aos tucanos, parecem querer insistir no abraço dos afogados… Aecio já foi pro saco, Gilmar se forçar um pouquinho também vai…. Bem, Dilma saiu por bem menos…. Só pra lembrar

    Curtir

  3. Sergio Rodrigues

    Dentre os apoiadores do golpe paraguaio vergonhoso que aconteceu aqui em 2016, a Globo decidiu abandonar a canoa furada do desastraso desgoverno Temer…Já Veja e demais paulistas, alinhados aos tucanos, parecem querer insistir no abraço dos afogados… Aecio já foi pro saco, Gilmar se forçar um pouquinho também vai…. Bem, Dilma saiu por bem menos…. Só pra lembrar

    Curtir

  4. Carlos Alberto Souza

    A influência da Globo, merece um post, não??
    A audiência diária da Globo, só é alcançada nos EUA ( numero de TVs ligadas em uma unica emissora) , na final do Super Bow….
    Nos Estados Unidos, nenhuma emissora de TV, tem esse poder todo!!!
    Nesse ponto, tanto a esquerda quanto a direita ( não a xucra), concordam que esse monopólio faz mal a democracia!!!
    No passado, talvez você não achava que isso era ruim nos meios de comunicação, mas agora talvez tenha mudado de opnião.
    Lula ( independente se você gosta ou não dele, é massacrado pela Globo)

    É importante que tenha reconsiderado sua opnião..
    Pois como dizia JK:
    “Costumo voltar atrás sim, pois não tenho compromisso com o erro!”

    Curtir

  5. Carlos Alberto Souza

    O poder da Globo!!!
    A Globo faz o que quer com a opnião pública, conforme seus interesses.
    A Globo é certamente a empresa mais poderosa do Brasil, dado o seu alcance em tantos lares. O seu concorrente mais próximo, a Record, tem uma audiência de apenas 13%. O canal de TV mais popular dos Estados Unidos, a CBS, tem apenas 12% da audiência durante o horário nobre, e seus principais concorrentes oscilam em torno de 8%.
    Não menos que 91 milhões de pessoas, quase metade da população Brasileira, assiste a globo durante o dia: o tipo de audiência que, nos EUA, acontece apenas uma vez ao ano, e apenas para o canal que ganha o direito, naquele ano, de exibir o Super Bowl, o jogo dos campeões do futebol americano.

    Curtir

  6. Luciano Neves

    Concordo com o texto.

    Curtir

  7. Michel Duart

    Quando o estado democrático de direito é rompido, abre espaço para as arbitrariedades, os estados de excessão, a lei em movimento. Quando um presidente é retirado sem crime, quando cria-se um parêntese jurídico para afastar um presidente, quando a pedalada de um é crime e a do outro não é, quando o supremo tem uma decisão caçada pelo senado a toque de caixa… São exemplos que demonstram que país em estado de golpe, não é levado a sério. Somente a soberania do povo pode reestabelecer o estado democrático de direito no Brasil

    Curtir

  8. Elisabete Antonietto

    Ao ler o título deste post pensei: E vão fazer falta para quem? Nem tinha lido o 1º parágrafo. Texto corretíssimo. Assino embaixo.

    Curtir

  9. Manuel De Araujo Goes

    Fora Janot! Não se pode de forma nenhuma comparar Gov de Temer ao governo de dilma!!

    Curtir