O PT, que dá a oposição como liquidada, estuda agora um futuro confronto com os evangélicos

O fato mais importante da semana passada se deu na sexta-feira, em Porto Alegre. Seu protagonista é Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência e olhos, ouvidos e mão — pesada! — de Luiz Inácio Lula da Silva no governo. Carvalho é o homem que guarda os arcanos petistas, os seus segredos, os seus porões. Depois do […]

O fato mais importante da semana passada se deu na sexta-feira, em Porto Alegre. Seu protagonista é Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência e olhos, ouvidos e mão — pesada! — de Luiz Inácio Lula da Silva no governo. Carvalho é o homem que guarda os arcanos petistas, os seus segredos, os seus porões. Depois do Babalorixá de Banânia, é quem mais conhece o partido. Transita em todas as esferas, especialmente no mundo sindical — e o sindicalismo nunca foi para pessoas de estômago fraco. O de Carvalho é de avestruz. Não por acaso, ele foi o principal articulador do PT nos eventos pós-morte de Celso Daniel. Foi quem organizou a reação do partido e determinou o papel que cada um deveria desempenhar. Tinha sido braço-direito do prefeito. Segundo irmãos de Celso, confessou-lhes que levava malas de dinheiro do esquema de corrupção de Santo André para o PT — no caso, para José Dirceu. Ambos negam, é evidente. Mas volto.

O evento mais importante foi a palestra de Carvalho a militantes de esquerda no Fórum Social de Porto Alegre. É aquele evento que contou, na sua fase palaciana, com a presença do terrorista e assassino Cesare Battisti, a quem os petistas deram guarida. Para Carvalho, no entanto, “terrorista” é a polícia de São Paulo… Esse foi o trecho politicamente mais delinqüente de sua fala, mas não foi o principal.

Depois de confessar que o governo quer criar uma mídia estatal para a chamada “classe C” — que, segundo Carvalho, não poderia ficar à mercê da mídia conservadora —, ele avançou: é preciso fazer uma disputa ideológica com os líderes evangélicos pelos setores emergentes!

Uau! Não pensem que isso é feito assim, na louca, sem teoria — nem que seja uma teoria aprendida, não exatamente lida. Esse pensamento de Carvalho tem história.

Os petistas, embora não o digam em público, consideram que a oposição está liquidada. Conversei dia desses com um intelectual petista que se mostrava, até ele, escandalizado com a incapacidade da oposição de articular o discurso conservador para se opor ao suposto “progressismo” do PT. Ele também estranhava o que vivo estranhando aqui: será o Brasil a única democracia do mundo com medo dos eleitores que estão mais à direita no espectro político? Pelo visto, sim! Lá na suas tertúlias, os petistas chegam a zombar dessa covardia.

Notem, a propósito, que os únicos momentos em que demonstram realmente alguma aflição e põem as suas hordas na rua é quando temem que a população adira ao discurso da ordem: então mobilizam seus bate-paus para confrontos com a polícia. Assim, podem sair gritando: “Fascistas!” Se e quando a oposição souber falar essa linguagem de modo eficiente e moderno, o PT pode ter problemas. Mas a aposta dos companheiros é que isso não vai acontecer. Tucanos, por exemplo, são reféns de sua “ilustração”.

A outra força
A força que o partido teme é justamente a religiosa. E, no caso, não é a Igreja Católica que os preocupa. Embora tenha cooptado o PRB — o partido da Igreja Universal do Reino de Deus, do auto-intitulado “bispo” Edir Macedo, dono da Record —, o PT sabe tratar-se de uma vistosa, mas pequena parte dos evangélicos. Seguindo os passos da teoria gramsciana, o “partido” tem de se consolidar como um “imperativo categórico”, de modo que toda ação concorra para fortalecê-lo. Mesmo os movimentos de crítica e reação hão de estar subordinados a este ente. Haver organismos, entidades, grupos ou religiões que cultivem valores fora do abrigo do partido é inaceitável.

Os “pensadores” do PT querem começar a criar as condições para limitar ou anular a influência das igrejas evangélicas especialmente nas questões relativas a costumes. O projeto petista se consolida é com a completa laicização da sociedade, sem espaço para a moral privada ou de grupo. Teses como descriminação do aborto, legalização das drogas, união civil de homossexuais, proselitismo sexual nas escolas (nego-me a chamar de “educação” o tal kit gay, por exemplo) tendem a encontrar resistência. E as vozes que lideram essa resistência costumam ser justamente as dos evangélicos. Setores da Igreja Católica também reagem, sim, mas sabemos que a Santa Madre está infestada de esquerdistas de batina (ou melhor: sem batina!).

Ora, conjuguemos as duas propostas de Carvalho, feitas no Fórum Social: ele quer o estado produzindo “informação” para a classe C justamente para disputar almas com os evangélicos. O PT chegou à fase em que acredita que pode também ser “igreja” — e seu “deus”, como se sabe, é o Apedeuta… Os petistas ainda não engoliram o recuo que tiveram de fazer em 2010, no debate sobre o aborto, por causa da pressão dos cristãos.

Os cristãos evangélicos entraram no alvo de médio prazo do PT. Cuidem-se ou serão também engolidos.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    pedro sezo borges

    É assim mesmo. Parece que assimilaram o paradigma do pessoal que chocou-se contra as torres gêmeas: “É só um pouquinho…Logo passa…Daqui a pouco, também estarás no paraíso”.
    Qual é o paraíso? A implantação do 3º reich petista.

    Curtir

  2. Comentado por:

    fatima moraes

    Boa Reinaldo Azevedo,O Gilberto Carvalho esta lutando para que os evangélicos deixem o dízimo nas mãos laboriosas do partido que mais”roubam”no país.Esta claro que as igrejas arrecadam uma boa quantia em dinheiro,que destes sustentam a si mesma,e pagam seus impostos como qualquer empresa.Se não qual seria suas reais intenções?Ta na cara não esta!E isso se tornou um problema que nós brasileiros,não estamos conseguindo nos livrar!UM ABRAÇO,FÁTIMA MORAES.

    Curtir

  3. Comentado por:

    fatima moraes

    DESCULPE-ME!É o que acredito,esta difícil nos livrar dessas má conduta politica em nosso país!E assim CAMINHA A HUMANIDADE!Vamos que vamos Brasil! OBRIGADO;FATIMA MORAES.

    Curtir

  4. Comentado por:

    roberto

    nossos governantes são corruptos e envolvidos em muitos crimes, por isso que existe este interesse de classe social, PT é um partido imoral de ideologias imorais antisocias e familiares. Por isso estamos vivendo esse caos moral na nossa politica. Preferia o militarismo, havia muitas coisas erradas, mas havia descencia e moral, respeito. Não o que se ve e se houve. Por estes tais não criam leis severas, como penda de morte para crimes barbaros e outros. Traficantes estao enriquecendo nas custas de muitas familias, destruindo a sociedade, talves esse projeto de legalizar as drogas é a sustenção desses ministros e partidos, podres. Não creiam leis severam, sabem porque, porque seriam eles a serem os primeiros a ser exterminados. Falta para o povo patriotismo. Não devemos aceitar que leis imorais sejam aprovadas. Parabens ao povo brasileiro, tem um governo que merecem, porque não querem saber de apostar suas responsabilidade, aos governantes, corruptos, deixo uma mensagens: isto é reflexo de suas covardias. E maior covarde é todos os que concordam com essas ideologias, Me da nojo em ser brasileiro, que vergonha…

    Curtir

  5. Comentado por:

    Leandro

    Bom dia, meu comentário vai para o Pr. Amaral…
    A palavra de Deus diz para nós irarmos, porém sem pecar… Entendo perfeitamente sua revolta, pois infelizmente a corrupção tem crescido muito em nosso país, fora as demais coisas que nos desagradam e principamente que vai contra a palavra de Deus. Mas nossa luta não é contra a carne nem contra o sangue! Nossa luta é espiritual… Ore pelas pessoas que fazem parte do partido que você diz que é o cancer do Brasil, abençoe eles, tente imaginar o que Jesus faria… E pode ter certeza que o amor em primeiro lugar irá te ajudar com isso… Lembre sempre disso, somos instrumentos de Deus nessa terra, essas pessoas podem ser ganhas pra Jesus através da sua vida! Deixe Deus te usar…
    Deus te abençoe!
    Um abraço.

    Curtir

  6. Comentado por:

    Gildo

    o Coro vai comer! Universal do Reino De Deus E PT
    E o PT é contra tudo o que e de Deus. Viva o Humanismo tem que abortar todas as crianças pobres. PT vai querer destruir os lideres evangélicos.

    Curtir

  7. Comentado por:

    Odair R.

    Sou cristão,e vou revelar a vocês através da BÍBLIA que o Povo de DEUS jamais ficará na retaguarda se acovardando quanto se tratar da e/ou de vidas humanas,mesmo porque nós divulgamos a palavra de DEUS para salvar Almas e estas só são possíveis através do Evangelho,Glória à Deus!

    Curtir

  8. Comentado por:

    Odair R.

    Ainda antes que houvesse dia,eu sou;e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos;agindo eu,quem o impedirá.
    Isaías cap.43:13

    Curtir

  9. Comentado por:

    Odair R.

    E,como ele não se importavam de ter o conhecimento de DEUS,assim DEUS os entregou a um sentimento perverso,para fazerem coisas que não convêm.
    Romanos cap.1:28

    Curtir

  10. Comentado por:

    Odair R.

    Falo como homem (cidadão): Infelizmente a nossa sociedade carece de conhecimento,veja os exemplos de nossas Instituição de ensinos (escolas) cada vez mais precárias falta quase tudo,melhores professores(atualização de nossos mestres),uso de entorpecentes(ausência do Poder Público),policiais corruptos(ausência e incapacidade por parte do comando e Estado),com tudo isso é claro que nossos políticos querem atacar a Igreja Evangélica,pois nós temos conhecimento de Jesus Cristo que nos liberta de toda impureza e imundícia do sistema “sujeira” e não concordamos com toda esta “festa” com o nosso dinheiro que é de fato do povo,para ser revertido para uso de toda Sociedade(veja os dez mandamentos no Livro de Êxodo cap. 20),esta é a verdade Glória à DEUS!

    Curtir

  11. Comentado por:

    Antonio

    Belíssimo comentário. É bom que nós evangélicos fiquemos de olhos bem abertos, principalmente dentro da Igreja, onde líderes feitos de joios dão lugar nos púpitos para este homens (políticos) sem compromisso com Deus. Esta na hora das ovelhas reagirem, como Davi reagiu diante de Golias e do nefasto rei Saul.

    Curtir

  12. Comentado por:

    Fabiano

    O bom dos petistas é que eles dizem antes a estratégia:
    “Dilma quer barrar aluguel na TV, diz jornal
    Segundo reportagem da Folha de São Paulo, presidente pretende acabar com compra paralela de tempo para exibição de programas religiosos e comerciais
    São Paulo – De olho na comercialização paralela de espaços na televisão, o governo deverá lançar um pacote de medidas que coibirá esse tipo de negociação. Segundo reportagem da Folha de São Paulo deste domingo , o fim do aluguel de horário em emissoras de rádio e TV deverá impactar a exibição de programas religiosos e comerciais nesses veículos.
    De acordo com levantamento da Intervozes utilizado na matéria, Globo e SBT estão entre as poucas empresas que não aderem à prática. Enquanto a Bandeirantes vende espaço para a Igreja Internacional da Graça de Deus, a Rede TV! faz o mesmo com a Igreja Mundial do Poder de Deus e com rede farmacêutica Ultrafarma.
    Na TV Gazeta, o Polishop, do empresário João Appolinário, ocupa dez horas semanais. A Record não informa se compra os programas religiosos que veicula – seu fundador, Edir Macedo, é da Igreja Universal do Reino de Deus.
    Caso vá para a frente, o decreto fará com que as empresas tenham que adquirir programas produzidos externamente para terem a possibilidade de exibi-los. Na prática, reforça a Folha, isso faria com que elas deixassem de cobrar pelo tempo na grade, perdendo uma importante fonte de arrecadação.
    Por outro lado, o governo daria carta branca para as emissoras comercializarem serviços de dados. Atualmente, apenas as companhias de telecomunicação podem fazê-lo.”
    fonte: http://exame.abril.com.br/economia/brasil/noticias/dilma-quer-barrar-aluguel-na-tv-diz-jornal?utm_source=redesabril_exame&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_exame

    Curtir

  13. Comentado por:

    DR. PAULO ROBERTO ROSENO

    O PT já era, agora já não é mais aquele Partido metido ao Moralismo, mas, que na raliadade foi o maior sustentáculo do MENSALÃO. É uma vergonha este Partido.

    Curtir

  14. Comentado por:

    wellington alve

    parabém pelo novo partido,os cristão agora tem um partido para voltar e eleger os seu candidato,estar bem claro sob os tema que o PLC apoia, precisamos informar a população de uma nova mundança que estar acontecendo no brasil,seja bem vindo PLC

    Curtir

  15. Comentado por:

    wellington alve

    Seja bem vindo PLC vamos fazer a diferencia, podemos levar a mensagem de DEUS, e vamos usar o palanque

    Curtir

  16. Comentado por:

    Rubens H. Felizardo

    – Sabemos que isto é a pura verdade, mas a máxima do evangelho é: “As portas do inferno não prevalecerá contra a Igreja do Senhor Jesus Cristo”!
    – Deus está no controle de tudo, ainda que pareça que não!

    Curtir

  17. Comentado por:

    Pastor Caraveta

    Sempre comento, não no púlpito, pois é foro íntimo, que se os fatos que aconteceram ultimamente no Brasil( mensalão, denit, detran , empreiteiras, correios etc), se o governo fosse de um outro partido o Brasil teria parado, pois o PT teria feito, no entanto não sei se por covardia ou cumplicidade onde estão os outros ditos oposição desapareceram, só que eu digo e isto para quem quiser ouvir, não sou contra pessoas, mas contra a ideologia petista, pois tem no bojo, a bagunça, a balburdia, o desrespeito a todos e a tudo que lhe se opõe, mas é notório que a muito tempo nós Igreja estamos gritando e não tem partido político com qualidade para enfrentar-los mas digo e repito um holocausto nunca mais, e eles estão enganados pois já apanhamos muito a tempos a atrás, agora se baterem vão levar, não ficaremos inertes, pois a idéia de nos abafar já passou e a muito tempo, o nosso objetivo e assumir a direção desta nação, pois bem aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor e o povo que ele escolheu por sua herança.

    Curtir