Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

O CRIME COMO UMA ÉTICA

Às vezes, a gente aposta que os leitores vão gostar de um post e erra feio. Outros, aos quais não damos grande importância, acabam mobilizando opiniões. Mas há casos em que não há erro. Escrevi ontem um texto – na verdade, dois – em que demonstrava que a Lei 1.079, que trata do impedimento do […]

Às vezes, a gente aposta que os leitores vão gostar de um post e erra feio. Outros, aos quais não damos grande importância, acabam mobilizando opiniões. Mas há casos em que não há erro. Escrevi ontem um texto – na verdade, dois – em que demonstrava que a Lei 1.079, que trata do impedimento do presidente da República e de ministros de Estado, permite, com luminosa evidência, que Lula e Celso Amorim sejam acusados de crime de responsabilidade. Refiro-me ao post “IMPEACHMENT PARA CELSO AMORIM. JÁ! O DE LULA, A GENTE PODE DEBATER”

Sim, o texto fez sucesso entre os leitores habituais do blog – e vou deixar claro que nem cheguei a expor todos os motivos -, mas ele também mobilizou a rataiada. O PTT deu o “salve”, e o crime organizado na Internet rumou todo pra cá: “Você está doente!”; “O câncer comeu o seu cérebro”; “Só mesmo um reacionário como você”… Por que tanta loucura? Por que tanta fúria? Por que tamanha mobilização? Porque os meus argumentos são irrespondíveis. As razões para um acusação de crime de responsabilidade, com base na Lei 1079 e no Artigo 4º da Constituição estão suficientemente dadas. Só para lembrar (mas vou avançar):

Diz a Lei 1.079
Art. 2º Os crimes definidos nesta lei, ainda quando simplesmente tentados, são passíveis da pena de perda do cargo, com inabilitação, até cinco anos, para o exercício de qualquer função pública, imposta pelo Senado Federal nos processos contra o Presidente da República ou Ministros de Estado, contra os Ministros do Supremo Tribunal Federal ou contra o Procurador Geral da República.
Art. 3º A imposição da pena referida no artigo anterior não exclui o processo e julgamento do acusado por crime comum, na justiça ordinária, nos termos das leis de processo penal.
Art. 4º São crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentarem contra a Constituição Federal, e, especialmente (…)
Art. 5º São crimes de responsabilidade contra a existência política da União:
(…)
3 – cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade;

Diz o Artigo 4º da Constituição
Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:
I – independência nacional;
II – prevalência dos direitos humanos;
III – autodeterminação dos povos;
IV – não-intervenção;
V – igualdade entre os Estados;
VI – defesa da paz;
VII – solução pacífica dos conflitos;
VIII – repúdio ao terrorismo e ao racismo;
IX – cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;
X – concessão de asilo político.
Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

A própria Lei 1079 fornece mais motivos para a acusação. Querem ver?
Inciso 11 do próprio artigo 5º
11 – violar tratados legitimamente feitos com nações estrangeiras.”

Pode-se evocar o Artigo 13:
São crimes de responsabilidade dos Ministros de Estado;
1 – os atos definidos nesta lei, quando por eles praticados ou ordenados;”

Mas quem pode denunciar Lula e Celso Amorim? O Artigo 14 da Lei 1079 define:
“É permitido a qualquer cidadão denunciar o Presidente da República ou Ministro de Estado, por crime de responsabilidade, perante a Câmara dos Deputados.

Ora, ora…
O mensalão trouxe à luz uma verdadeira cleptocracia no Brasil e a tentativa comprovada de, como direi?, comprar um dos Poderes da República. E nem por isso se acusou o presidente de crime de responsabilidade. Será que sou assim tão esperançoso ou ingênuo? Não! No caso de Lula, a minha lembrança é vizinha da ironia. Se não se fez o certo quando as vítimas eram os brasileiros, imaginem agora… Em qualquer dos casos, a lei foi violada.

Quanto a Amorim, o seu depoimento no Senado é bastante eloqüente. Ele reconhece que a presença de Zelaya na embaixada não está ancorada em nenhuma legislação. E resta evidente que o prédio serve de base da convocação para a insurreição, o que joga no lixo a Convenção de Viena e a Carta da OEA. E notem: o ministro afirmou que Zelaya havia lhe pedido um avião para voltar a Honduras. É mesmo? Então este era um assunto debatido nos círculos, digamos, lulo-bolivarianos, não é? O Bandoleiro pediu o avião, e Amorim afirmou: “Ah, desculpe-me, não posso ceder”. E pronto. Num belo dia, o bigodudo tocou a campainha junto com a corja que o acompanha…

É evidente que eu não tenho a menor esperança de que se vá acusar Lula ou mesmo Amorim de crime de responsabilidade. Aprendemos a conviver com o crime. Ele está se transformando na segunda natureza da política brasileira – ou na primeira. Mais um pouco, vira uma ética nativista.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    Le roi s’amuse

    Petição, já! Chega de lero-lero! Advogados, mexam-se!

    Curtir

  2. Comentado por:

    Iury

    Reinaldo.
    Tudo bem, tudo bem. Entendo sua desesperança. De qualquer forma, estou aguardando me falarem onde assino a denúncia ao Congresso.
    Até lá…
    Você que é mais bem informado e articulado, poderia nos dizer como podemos fazer para deixar claro aos hondurenhos que não compactuamos com estas decisões #$% de nossos representantes?
    Eu ainda tenho orgulho de ser brasileiro! Não quero que pensem que faço parte deste “bananil” que aparece lá fora para interferir nos assuntos de outrem.
    Tentei comentar no El Heraldo, mas acho que eles podem ter desabilitado a seção de comentários.
    Algum blog conhecido bem frequentado como este?
    Abraço.

    Curtir

  3. Comentado por:

    Alzira

    Ah, o crime já se “transformou na segunda ou primeira natureza da política brasileira”!
    Mandei seu post de ontem a alguns senadores da nossa república. Seguramente eles já haviam lido direto na fonte, mas só para constar. Silêncio.

    Curtir

  4. Comentado por:

    Reinaldo, o problema é que no Brasil – e parece que no mundo – a racionalidade e o bom senso estão perdendo para a loucura coletiva. Acho que isso faz parte do processo chamado de Nova (des)Ordem mundial, onde o certo virou errado e a mentira torna-se verdade. O processo de tomada do poder se dá há tempos. Em cada instituição há líderes vermelhos com seus discursos repetitivos.
    Hoje é moda aderir a versão da esquerda radical. A maioria o faz por desconhecimento. São presas fáceis do discurso. Outros, por oportunismo ou comodismo. Alguns por medo.
    No Brasil, a maioria dos membros da Justiça está cooptada. Duvido que algum deles tenha coragem para enfrentar o que se torna tão óbvio.

    Curtir

  5. Comentado por:

    Gino/SP

    Tá, onde assino a petição?

    Curtir

  6. Comentado por:

    Charles A.

    Vejam como jorra o dinheiro público pelo ralo do PT-alguém deve ter visto as manchetes ,discretas,é claro, nos últimos dias-
    “Embraer entrega à Presidência avião para substituir “sucatinha””-são dois aviões novinhos,para carregar a corja de puxa-sacos mundo afora-é o”trem da alegria aéreo”!
    Merecem ou não merecem impeachment?

    Curtir

  7. Comentado por:

    neusa

    Como é bom ter alguém que entenda das “coisas”. Desta forma a gente fica muito bem informada. Obrigada, Reinaldo. Que Deus te dê muita saúde e vontade para continuar escrevendo…

    Curtir

  8. Comentado por:

    Kirk

    “O Comunismo não é a fraternidade: é a invasão do ódio entre as classes. Não é a reconciliação dos homens: é a sua exterminação mútua. Não arvora a bandeira do Evangelho: bane Deus das almas e das reivindicações populares. Não dá tréguas à ordem. Não conhece a liberdade cristã. Dissolveria a sociedade. Extinguiria a religião. Desumanaria a humanidade. Everteria, subverteria, inverteria a obra do Criador” (Rui Barbosa – Pronunciamento na Associação Comercial do Rio de Janeiro, 8 de março de 1919)”
    Fonte:
    http://democraciaoumorte.blogspot.com/
    Ps:Caro Reinaldo e demais amigos conservadores,direitistas,reacionários,cristãos etc.,recomendo o blog referido acima!!!
    Grato!!!

    Curtir

  9. Comentado por:

    Ebenézer Anselmo

    E calarão nossas vozes (gravíssimo)
    (Ebenézer Anselmo – Membro da AELB, articulista político e escritor)
    Dando continuação à divulgação dos textos que tenho recebido, via e-mail, alertando para os fatos e acontecimentos que estão nos levando, em breve futuro, às piores conseqüências, repasso aos nossos leitores um texto enviado por Sandra Cavalcanti, que eu não conheço, mas, que expõe magnificamente o que está acontecendo nas entranhas do nosso país. Texto que eu assinaria com a máxima honra. Semelhantemente à autora, achamos que estamos todos dormindo e está próximo o momento em que artigos de protesto como este, não mais serão lidos nas páginas dos jornais. Leia-o e medite.

    Curtir

  10. Comentado por:

    Ebenézer Anselmo

    Poucos sabem o que está acontecendo neste momento nas entranhas da política Latino-americana, através dos doze presidentes comunistas eleitos em eleiçoes normais em seus respectivos países. Com a chefia de Fidel Castro (sim, ele ainda está vivo), Lula e Hugo Chávez, o Foro São Paulo, através de quinze reuniões nos últimos 18 anos, já deu quase todos os passos para a implantação da União das Repúblicas Socialistas da America Latina – URSAL. Tudo já foi feito. Agora, todos estes países, através do Foro São Paulo, estão entrando na reta final para a conclusão dos seus planos. Já é tarde para qualquer reação!!!. Quem viver, verá. Já, Já, começarão os “referendos” no Brasil e demais países!!

    Curtir