Nota da Associação de Peritos contra irresponsabilidade de Janot

Associação Nacional dos Peritos Criminais diz ser “inaceitável que (...) não se tenha solicitado a necessária análise técnica no material divulgado

A Associação Nacional dos Peritos Criminais emitiu uma nota que dá conta da irresponsabilidade de Rodrigo Janot, que consistiu em levar ao Supremo uma gravação não periciada.

Diz a nota:
“Cabe destacar, ainda, ser inaceitável que, tendo à disposição a Perícia Oficial da União, que possui os melhores especialistas forenses em evidências multimídia do país, não se tenha solicitado a necessária análise técnica no material divulgado; permitindo que um evento de grande importância criminal para o país venha a ser apresentado sem a qualificada comprovação científica”.

Leia a íntegra.

Em relação às recentes notícias veiculadas pela mídia, que dizem respeito a existência de possíveis edições na gravação da conversa entre Joesley Batista e o presidente da República Michel Temer, a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais esclarece que, ao se ouvir o áudio divulgado pela imprensa, percebe-se a presença de eventos acústicos que precisam passar por análise técnica, especializada e aprofundada, sem a qual não é possível emitir qualquer conclusão acerca da autenticidade da gravação. Ademais, sempre que houver vestígios materiais, é temerária a homologação de delações sem a devida analise pericial.

Cabe destacar, ainda, ser inaceitável que, tendo à disposição a Perícia Oficial da União, que possui os melhores especialistas forenses em evidências multimídia do país, não se tenha solicitado a necessária análise técnica no material divulgado; permitindo que um evento de grande importância criminal para o país venha a ser apresentado sem a qualificada comprovação científica.

Por fim, a APCF recomenda o envio imediato do áudio e do equipamento gravador ao Instituto Nacional de Criminalística (INC), órgão central de perícia criminal da Polícia Federal, de reconhecida idoneidade e imparcialidade; estando convicta de que tudo será devidamente esclarecido quando forem realizados os necessários exames periciais por Perito Oficial.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. E a Globo, que fez aquela montagem criminosa, vai ficar por isso mesmo?
    É como se fosse assim:
    Michel, você gosta de churrasco? Sim, como gosto.
    E de jiló? Não, detesto.
    A montagem ficou assim: Michel você gosta de jiló? Sim, como gosto.

    Curtir

  2. Fábio Siqueira

    O nome dele é Janopt. Entendeu? – Então desenho: JanoPT.
    Janopt é aquele sujeito que a filhinha advoga (direta ou indiretamente) para Brasken (Odebrecht) e OAS. Janopt é aquele cara cujo braço direito, esquerdo, pés e cérebro era aquele sujeito procurador que procurou e achou a JBS como empregadora. Isso mesmo, o amiguinho de Janopt.
    Prendam Janopt imediatamente e investiguem Fachin (ele não está imune a isso) e se constatar desvio que o prendam também. Se encontrar algum outro na PGR, PF, STJ e STF com desvio moral que se prenda também.

    Curtir