MEU ÚLTIMO POST NA VEJA

PF divulga trechos de conversa minha com Andrea Neves, uma das minhas fontes, em que faço críticas a uma reportagem da VEJA. Pedi demissão. Direção aceitou

Andrea Neves, Aécio Neves e perto de uma centena de outros políticos são minhas fontes.

Trechos de duas conversas que mantive com Andrea, que estava grampeada, foram tornados públicos. Numa delas, faço uma crítica a uma reportagem da VEJA e afirmo que Rodrigo Janot é pré-candidato ao governo de Minas e que estava apurando essa informação. Em outro, falamos dos poetas Cláudio Manuel da Costa e Alvarenga Peixoto.

Fiz o que deveria fazer: pedi demissão — na verdade, mantenho um contrato com a VEJA e pedi o rompimento, com o que concordou a direção da revista.

Abaixo, segue a resposta que enviei ao BuzzFeed, que vai fazer ou já fez uma reportagem a respeito. Volto para encerrar. Mesmo!

Comecemos pelas consequências.

Pedi demissão da VEJA. Na verdade, temos um contrato, que está sendo rompido a meu pedido. E a direção da revista concordou.

1: não sou investigado;

2: a transcrição da conversa privada, entre jornalista e sua fonte, não guarda relação com o objeto da investigação;

3: tornar público esse tipo de conversa é só uma maneira de intimidar jornalistas;

4: como Andrea e Aécio são minhas fontes, achei, num primeiro momento, que pudessem fazer isso; depois, pensei que seria de tal sorte absurdo que não aconteceria;

5: mas me ocorreu em seguida: “se estimulam que se grave ilegalmente o presidente, por que não fariam isso com um jornalista que é crítico ao trabalho da patota?”;

6: em qualquer democracia do mundo, a divulgação da conversa de um jornalista com sua fonte seria considerada um escândalo. Por aqui, não;

7: tratem, senhores jornalistas, de só falar bem da Lava Jato, de incensar seus comandantes;

8: Andrea estava grampeada, eu não. A divulgação dessa conversa me tem como foco, não a ela;

9: bem, o blog está fora da VEJA. Se conseguir hospedá-lo em algum outro lugar, vocês ficarão sabendo;

10: o que se tem aí caracteriza um estado policial. Uma garantia constitucional de um indivíduo está sendo agredida por algo que nada tem a ver com a investigação;

11: e também há uma agressão a uma das garantias que tem a profissão. A menos que um crime esteja sendo cometido, o sigilo da conversa de um jornalista com sua fonte é um dos pilares do jornalismo.

Encerro
No próximo 24 de junho, meu blog completa 12 anos. Todo esse tempo, na VEJA. Foram muitos os enfrentamentos e me orgulho de todos eles. E também sou grato à revista por esses anos.

Nesse tempo, sob a direção de Eurípedes Alcântara ou de André Petry, sempre escrevi o que quis. Nunca houve interferência.

O saldo é extremamente positivo. A luta continua.

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. O blog do Reinaldo mudou-se …

    Tá lá, firme e forte como sempre.

    Curtir

  2. Luiz, e quando o comentarista tem a mente contaminada?

    Curtir

  3. Pra quem ainda não sabe, eis o novo endereço do blog do Reinaldo…

    Curtir

  4. … o Reinaldo PEDIU DEMISSÃO. E já está a pleno vapor em outro endereço.
    Você vai ter que curtir seu recalque mais um tantinho. Não foi desta vez que calaram o Reinaldo.

    Curtir

  5. André Mesquita

    Tá engraçada sua coluna hoje, Reinaldo! Me diverti bastante.

    Curtir

  6. Alexsandro Vieira

    Tem que ser somente pelo disqus o acesso no blog da rede tv? poderia ter outras opções, enfim
    mas está bom, e bom bando

    Curtir

  7. Adela Lenoxx

    Eu me lembro quando Reinaldo descia a lenha na Operação Satiagraha em 2008 que estava cometendo tantas … que poderia ser anulada… e não é que ele estava certo? A OPERAÇÃO NÃO APENAS FOI ANULADA PELO STF COMO O DANIEL DANTAS FOI INOCENTADO PORQUE NÃO TEVE ARGUMENTOS DIANTE DE TANTAS IRREGULARIDADES, DE ABUSOS E ILEGALIDADES NAS INVESTIGAÇÕES E NA CONDUÇÃO DO JULGAMENTO.
    Deu no que deu. Todo mundo na rua e o Delegado Federal, Protógenes Queiroz foi demitido da PF, e o todo poderoso Juiz de Sanctis teve seu crédito como Juiz arruinado completamente por endossar ações contra a letra da Constitução.
    Protógenes hoje, vive “asilado” na Suiça, sendo procurado pela Interpol, amargando um triste fim de carreira.
    NÃO FOI POR FALTA DE AVISO DO REINALDO.

    Curtir

  8. Wereimar, gênio da lógica! Por que não escreve um livro de raciocínio lógico?

    Curtir

  9. Veja, um pouco de generosidade com quem lhes rendeu muitas assinaturas e acessos ao site: deixem que se divulgue aqui o novo link do blog do Reinaldo.

    Curtir

  10. Sigilo de fonte de informação ao jornalista é certo. Meter o pau no patrão pelas costas é deplorável. Quem o empregar novamente vai ficar com um pé atrás.

    Curtir