Lula desafia as instituições e provoca: alguém tem “coragem” de mexer com ele?

Depoimento de ex-presidente à Polícia Federal revela o homem que se considera acima das leis. Ah, sim: ele é do tipo que põe a mãe no meio

O depoimento de Lula à Polícia Federal, vindo a público nesta segunda, é uma das coisas mais grotescas de que se teve notícia nos últimos tempos. E notem: estou entre aqueles que criticaram a tal condução coercitiva. Isso não quer dizer que não se tenha assistido a um espetáculo de arrogância, bufonaria e malcriação.

Não tem jeito! Lula se considera acima das vicissitudes humanas. De tanto que lhe falaram que é Deus, ele acabou acreditando. Destaque-se de saída a sua afirmação, como se isso fosse do interesse da Polícia Federal, de que será, sim, candidato em 2018. E desafiou: quer saber se alguém terá “coragem” de torná-lo inelegível.

A construção é emblemática. Observem que, para Lula, no que lhe diz respeito, elegibilidade ou inelegibilidade não são matéria de lei, mas de “coragem”. Vale dizer: ele está acima das instituições. E ponto.

Lula anda arrogante. Disse ter desistido do imóvel em Guarujá porque o achou pequeno. Segundo o chefão, um apartamento de 215 metros quadrados é um “tríplex Minha Casa Minha Vida”. Só para informação: as casas do programa passaram de 35 m² para 39,6 m², e os apartamentos, de 42 m² para 45,5 m². A área que o Poderoso trata com tanto menoscabo corresponde a 5,4 casas e 4,7 apartamentos do programa, do qual, visivelmente, faz pouco caso.

E sobre o sítio de Atibaia? Ele nãos sabe de nada. E sobre as nomeações da Petrobras? Ele não sabe de nada. E sobre a propina cobrada por João Vaccari Neto? Ele não sabe de nada e, na verdade, não acredita que este “grande dirigente sindical” tenha feito coisas erradas. E onde ficam os pertences que ele levou de Brasília? Ele não sabe de nada. E os repasses das empreiteiras para o Instituto Lula? Ele não sabe de nada. Deve ter sido coisa de algum assessor. E os pagamentos do seu instituto, que recebia dinheiro de empreiteiras, para empresas dos filhos? Ele não sabe de nada, é claro!

A única coisa de que Lula demonstrou ciência foi o valor das suas supostas palestras, pagas por empreiteiras: US$ 200 mil. Segundo ele, é o que cobra Bill Clinton. Fiquei com a impressão de que ele acha que a gente deveria se orgulhar dessa equiparação. A única coisa estranha é que inexistem registros desses eventos. Deles, sobrou apenas o dinheiro pago pelas empreiteiras.

Lula ficou indignado muitas vezes. Perguntou por que o promotor do Ministério Público de São Paulo, em vez de chamar a Marisa Letícia para depor, não chama a própria mãe ou a mulher… Lula é do tipo que põe a mãe no meio.

E pronto! E essa foi a síntese do depoimento desse gigante moral. É puro como as flores.

Mas quer saber se alguém tem “coragem” de bulir com ele.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s