14/12/2009
às 6:03VIROU RELIGIÃO. NÃO É MAIS CIÊNCIA
Afirmei que Copenhague reza a última missa do aquecimento global, e muita gente ficou brava. Alguns ficaram verdadeiramente furiosos: “Se você mesmo disse que não é especialista na área, por que fala besteira?” Quem escreve também não é. Ele considera que falo besteira porque não concordo com ele. Entenderam o espírito da coisa? Já escrevi e reitero: desde sempre, o meu ponto é outro. Por que a imprensa esconde a argumentação dos que contestam os apocalípticos? Por que estudiosos não menos respeitados e respeitáveis que negam as conclusões do IPCC são tratados como párias? Estamos num terreno semelhante ao da ideologia. Mais: o espírito que passou a conduzir este debate passou a ser religioso.
Estamos vivendo num cenário tão surrealista que as pessoas parecem não se dar mais conta do que pensam ou escrevem — ou talvez se dêem, sei lá, e estão apenas garantindo posições que foram assumindo no establishment. Prefiro não especular sobre motivações e me fixar nos absurdos que leio.
No dia 8, numa coluna no New York Times, Paul Krugman — pode não ser o meu predileto, mas, de hábito, não é um imbecil — disse algumas notáveis imbecilidades. Sei lá que diabo de e-mails ele anda recebendo, mas, segundo diz, as pessoas que contestam as teses do aquecimento global se mostram furiosas com quem sugere que “talvez, apenas talvez, a esmagadora maioria dos cientistas esteja certa” (sobre o aquecimento).
Os leitores de Krugman são realmente diferentes. Mundo afora, o que desperta fúria e censura é justamente duvidar desse consenso. Mais: Krugman não se dá conta do que escreveu: ele diz de uma esmagadora maioria que “talvez, apenas talvez”, esteja certa. Em suma: ele fala de uma maioria que acredita numa possibilidade — como numa religião qualquer. Ocorre que essa crença pode ter conseqüências. Mais: em ciência, duvidar do “talvez” e, sobretudo, da “convicção da maioria” é mister e virtude, não defeito.
Krugman diz ainda que os que contestam o aquecimento global se alinhariam àquele antiintelectualismo que cantava as glórias de George W. Bush porque ele não era alguém que pensasse muito. Entenderam? Não endossar as teses escatológicas nas quais Krugman acredita é uma manifestação de estupidez, de burrice. Mais: ele atribui a “loucura antiambientalista” ao fato de que muitos não suportam viver em mundo em que tenham de controlar seus apetites. Ah, bom!
Ninguém vai perguntar o que entende Krugman das geleiras ou da temperatura do mar. Mas respondo: “Nada”! Como eu e a maioria de vocês. A fama e o respeito de que desfruta se baseiam em outra especialidade. Tem tanta autoridade para falar sobre o assunto quanto eu e Angelina Jolie — só a beleza nos diferencia. Mas ele não será questionado porque, vê-se, aderiu à religião. Krugman não precisa nem mesmo dizer por que seus opositores estão errados. Basta que os classifique de antiintelectualistas — e, vejam lá, “conservadores”. Um conservador pode até saber por que apanha. Mas um “progressista” não precisa saber por que bate… O analista da alma dos antiambientalistas conclui o seu texto não com ciência ou evidência, mas com um norte moral: “Precisamos controlar nossos apetites”. É o que diz o nosso padre, o nosso rabino, o nosso monge, o nosso pastor. Krugman, definitivamente, tornou-se um crente.
Briga dos diabos
Copenhague não chegará a um acordo vinculativo, nota-se porque se tornou palco de disputas, e nem poderia ser diferente, que, no fundo, são comerciais.
Qual é o “governo mundial” que imporá uma meta de redução de emissão de carbono aos EUA, sem que a China seja obrigada a reduzir drasticamente as suas emissões? E ela vai fazê-lo? Crescendo entre 8% e 11% ao ano? Não vai! Os EUA arcarão com o peso que o mundo cobra, à custa de sua economia? Krugman acha que isso é mera conversa de leiloeiros. Enquanto ele tiver em mãos apenas algumas dicas de moral e bons costumes, nada vai acontecer.
Os jornais de hoje cantam a glória de Dilma Rousseff — que dúvida!? — porque teria falado grosso em Copenhague. Segundo ela, quem tem de meter dinheiro para reduzir a emissão de gases são os países ricos, não o Brasil; o Brasil quer é parte da bufunfa. E, abusando daquela retórica contra os ricos que tanto agrada a alguns bocós, jogou a culpa do aquecimento nos EUA e na Europa. É verdade. Dilma se esqueceu de computar, certamente, quanta emissão de carbono custaram desenvolver as vacinas e o Prozac, desembarcar as tropas na Normandia ou combater o terrorismo global.
Também somos bons
Ora, somos todos bons. Eu sou bonzinho. Diogo é bonzinho. Os céticos são bonzinhos. Muitos podem não acreditar, mas somos contra a poluição, o desmatamento, o lixo nas praias, os rios poluídos, o arroto de metano dos idiotas etc. Ocorre que dispensamos a linguagem do terror. Também achamos melhor viver num mundo mais limpo.
Ocorre que o debate ambientalista foi tomado por gente que ficaria melhor numa camisa-de-força. Se as leis ambientais existentes forem implantadas em São Paulo, por exemplo, será preciso eliminar parte da agricultura do estado, destruir o que já está plantado. Os cálculos sobre emissão de carbono começaram a seguir a vertigem da imaginação. Ouvi uma jornalista falar hoje na TV, num tom de quem alimentava certa simpatia pela idéia, que há cientistas que acreditam que já não basta uma redução drástica da emissão de gases: seria preciso capturar parte do que já está na atmosfera!!!
Aí já estamos no terreno da loucura pura e simples. Inexiste tecnologia para isso. Alguns bilhões teriam de ser investidos nessa quimera — sem contar os outros todos para conter as emissões, compensando, de algum modo, as populações pobres que certamente teriam de arcar com este esforço para salvar o planeta. E tudo em nome de um Apocalipse em expansão, cujos desastres vão variando de acordo com as palavras de ordem da militância.
Mas Krugman acha que precisamos aprender a ter limites. Começaram nesse negócio como cientistas e já falam como se fossem nossos padres, nossos rabinos, nossos pastores, nossos monges. O nome disso é religião.
Copenhague já deu com os burros n´água. E, por isso, a economia criada pelo terror do aquecimento global, para sobreviver, vai ter de recuar um pouco. E vai até esfriar um pouco o planeta para justificar seu arrefecimento. Querem apostar?
Tags: Aquecimento global


Ministros da saúde de 194 países aprovam plano para melhorar vacinação no mundo
Conferência sobre Mudança Climática em Bonn termina sem avanços
Cientistas batizam nova espécie de aranha em homenagem a Lou Reed
Rebeldes criticam a ONU após novo massacre na Síria
Barcelona vence título na despedida de Pep Guardiola









Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
142 Comentários
Gustavo M Baptista
-25/12/2009 às 13:03
Ainda bem que nessa Inquisição Climática eles não vão nos mandar para a fogueira, pois aumentaria a emissão de CO2 e isso é pecado!
Kirk
-16/12/2009 às 2:49
“Jose Alberto”,às 7:10 pm,disse:
“Tem outra: A imprensa em geral, talvez no intuito de ufanizar as coisas do Brasil, diz que a amazonia é responsavel por certa grande parte do oxigenio produzido no mundo.
Ora, a floresta de coníferas do hemisferio norte tem mais arvores que todas florestas tropicais juntas……
As coniferas estao no Canadá, na Sibéria, Países Nórticos, Groenlandia, formando um anel de 360 graus abaixo do polo norte.
só para informar os incautos…”
Caro José Alberto,parabéns!Acrescentaria,com sua permissão,o fato de que todo o oxigênio produzido pelas plantas durante o dia,via o fenômeno da fotossíntese,é consumido à noite PELAS PRÓPRIAS PLANTAS,devido à ausência de luz
Kirk
-15/12/2009 às 5:44
Resposta ao jumento de nome “Marcos”,às 9:28 pm:
Antes de escrever sobre Darwin,Galileu,Idade Média etc.,procure,primeiro,alfabetizar-se;depois,respeitar os blogs alheios,visto que você tem o péssimo hábito (ou será vício,?!),sem pedir licênça!Se você sabe que o dono do blog pensa desta e daquela forma sobre isto e aquilo,POR QUE,pergunto,atacar deselegantemente o jornalista Reinaldo azevedo,dono deste precioso espaço?!
Qual um cavalo selvagem,você precisa,primeiro,ser domesticado;depois,arrastado até uma cocheira,afim de um adestramento mais eficiente,via consumo de capim fresco,milho etc.
Depois,alfabetizado,poderia iniciar com o básico,apoiando-se sobre as patas traseiras!
http://www.youtube.com/watch?v=tYjcNyTf98s
Just-for-fun
-14/12/2009 às 21:48
Alguém ai embaixo disse que:
Falsa Religião disse:
Dezembro 14, 2009 às 2:33 pm
Religião é uma coisa respeitável. Acreditar em Deus é inclusive lógico.
Desde quando acreditar tem a ver com “inclusive lógico”?
Acreditar não exige “inclusive” nem “lógico”, e muito menos raciocínio lógico ou critico, basta acreditar, este ao contestar se tornará um herege.
“Religião é uma coisa respeitável.” Está se referindo à religião proveniente do mitológico Abrão? Caso seja, pode se considerar respeitável por exemplo o que está no Deuteronômio 13?
Marcos
-14/12/2009 às 21:28
Mestre,
Pra quem defende o ensino do criacionismo, não acreditar no aquecimento global é mole!
Dependendo de cabeças como a sua, Darwin teria ido para a fogueira, como quase foi o Galileu, e como foram tantos outros.
Sua cabeça parou no fim da idade média.
REINALDO OBSERVA
Você é um um mentiroso, um cretino. Assim como vc não entendeu o que falei sobre o criacionismo, não entende também o que lê sobre o aquecimento. Vá procurar sua turma, babaca!
Carlo Germani
-14/12/2009 às 20:44
Caro Reinaldo,
Toda essa farsa do tratado de Copenhague,idealizada pelo governo
oculto mundial,tem as metas a seguir:
1) Este tratado diz que uma Nova Ordem Mundial será criada.
2) Transferência de riqueza dos países ocidentais para os do 3º mundo,como “dívida climática”.
3) As palavras eleição e democracia não aparecem neste tratado.
4) Eliminar todo o complexo industrial mundial (como o conhecemos atualmente).
5) Grandes grupos de comunistas que sairam correndo no muro de Berlim, para dentro do movimento ambientalista,tomaram entidades
como o Greenpeace.
6) A assinatura neste tratado, é uma renuncia a liberdade e soberania das nações.
Carlo Germani
-14/12/2009 às 20:27
Caro Reinaldo,
Por falar em Dilma, a data de 14.12.1947 é extremamente trágica para a democracia e liberdade.
1+4+1+2+1+9+4+7=29 2+9=11 (11 nº do questionamento)
Teria outro número,para a mal resolvida candidata do delirante
presidente Lula?
neto
-14/12/2009 às 19:39
Começaram com o politicamente correto dos democratas nos EE.UU.. Passaram ao hábito de fumar cigarros. Mais recentemente têm investido contra a gordura. Não somente contra a gordura consumida nos alimentos em si. A gordura física, contra os gordos. Só é bom quem é magro. Só é bonito quem é magro. Agora, os bois e as vacas devem ser, se não eliminados, pelo menos diminuir drasticamente de quantidade. Emitem muito metano com os arrotos e com as fezes. Acabem com a pecuária e, ia me esquecendo também com a avicultura. Bom é só a agricultura, mas sem transgênicos e agotóxicos. Se por isso houver diminuição na produção e faltar comida, paciência, pelo menos haverá menos CO2.
Quanta estupidez…
Luiz
-14/12/2009 às 19:31
M. Rei, o clima é só o mais novo “mote” dos comunistas:
Eles entram com idéias novas
A gente entra com o capitalismo
Eles saem com o nosso capital
E a gente fica com a ideologia deles.
Muito pragmáticos esses neo-comunistas melancias: verde por fora, vermelho por dentro.
Fábio
-14/12/2009 às 19:29
É isso aí Reinaldo
Você é um BOM!
“Ora, somos todos bons. Eu sou bonzinho… Muitos podem não acreditar, mas somos contra a poluição,… o arroto de metano dos idiotas”.
hehehehehehehehehe
To morrendo de rir…
É isso aí… tá virando uma geléia geral… muito engraçada…
Você NÃO é BOM… é ótimo!… me faz rir!! e isso é maravilhoso! diminuo as doses dos prozacs da vida cada vez que o leio e rio… rio muito!
Abraços
Fábio Maranhão
PAULO TIMBO
-14/12/2009 às 19:12
Bravo Reinaldo.
Jose Alberto
-14/12/2009 às 19:10
Tem outra: A imprensa em geral, talvez no intuito de ufanizar as coisas do Brasil, diz que a amazonia é responsavel por certa grande parte do oxigenio produzido no mundo.
Ora, a floresta de coníferas do hemisferio norte tem mais arvores que todas florestas tropicais juntas……
As coniferas estao no Canadá, na Sibéria, Países Nórticos, Groenlandia, formando um anel de 360 graus abaixo do polo norte.
só para informar os incautos…
Izidro Simões
-14/12/2009 às 19:05
Não é apenas acerce do clima que há disparates. Aqui no Brasil, Marina, quando foi Ministra dos bagres e agora o Carlos Minc, ex-terrorista, ex-assaltante de banco, e agora, propagandista da maconha, estão fazendo o serviço sujo de parar o Brasil, com argumentos canhestros.
Estão empatando lavouras existentes e as terras agricultáveis, especialmente para soja, arroz e cana, e criação de gado (PROTEÍNA) de que carece nossa população que cresce sempre, dentro de 10 anos ou menos, esteja sem comida no prato.
Os “patrões” do governo Lula devem estar satisfeitos com a aplicação dos seus prestativos “alunos”, que ajudam a enriquecer muitos e a empobrecer o Brasil.
Sem COMIDA, que país é forte?
Osmar Dilama
-14/12/2009 às 17:56
O único avanço em Copenhague, foi o de Carla Bruni. Ela adicionou muita gente no Orkut.
As delegações que representam os países continuam indecisas. E é por causa de toda essa indecisão na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que o Planeta Terra reclama: “Como é, pode ser ou tá dífícil?”.
http://blogdoosmardilama.blogspot.com/
Fisherman
-14/12/2009 às 17:54
Se vc diz que não entende muito do assunto, mas como sei também que entende muito bem de muitos outros assuntos que também não entende, e o admiro por isto, cabe a mim procurar diversificar as fontes. Acompanho o painel de Copenhague, e não sei porque sempre me vem uma sensação pessimista de que essa convenção tem mais de econômico que ambiental. Da outra vertente, dos céticos, achei interessante a posição defendida pelo Sr. Luiz Carlos Molion, meteorologista da Universidade Federal de Alagoas, que diz não crer no aquecimento e seus argumentos são convincentes (observe). Para os leigos como eu resta ler, ler e reler, até que alguém ou alguma coisa, nos convença. Até lá continuamos lendo.
JODY
-14/12/2009 às 17:48
Vamos brincar de falar do que é a BOLA DA VEZ. Vamos fundar segundo os bobos da corte AMERICA LATINA E AFRICA, o FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE. É grossa piada internacional na qual os otários ou ESPERTOS BRASILEIROS, embarcaram. Qual o pais que após uma CRISE INTERNACIONAL, vai aceitar estas bobeiras de recurso para o meio ambiente (???) voces acreditam nesta INTENÇÃO DOS DILMA E LULA DA VIDA?
Just-for-fun
-14/12/2009 às 17:09
“VIROU RELEGIÃO, NÃO É MAIS CIÊNCIA.” É verdade, como cada vez mais pessoas recusam se em acreditar que deus precisou de um filho hibrido gerado por uma terráquea virgem com sobrenatural, quem sabe se estes estejam mais receptivos para ACREDITAR em Global Warming. Cada grupo egocêntrico puxa a sardinha para o seu meio de sustento, pois existem clientes para todos, pouco importa se é pseudociência, crença dogmática, astrologia, numerologia, …
João Carmo
-14/12/2009 às 17:07
e concluindo:
Viva o ambientalismo religioso! Melhor rezar pela cartilha ambientalista do que pelas cartilhas católica ou muçulmana.
AH, e não se esqueça: meia dúzia de doidos bem motivados pode fazer uma revolução mundial.
Vide o famoso rapaz da Galiléia e sua dúzia de discípulos…
Valterlucio Bessa Campelo
-14/12/2009 às 17:02
Quem assistiu ontem pela primeira vez o climatologista brasileiro Luiz Carlos Molion no “Canal Livre” da BAND, deve ter tomado um susto. Suas sentenças “O CO² não controla o clima” e “A COP 15 é uma plataforma política e econômica. Não tem nada de científico” são devastadoras.
Ele é um predador? Em hipótese nenhuma. É apenas um climatologista honesto. Dos que não “ajustam” dados como os do IPCC.
http://www.valterlucio.blogspot.com
João Carmo
-14/12/2009 às 17:02
Tio Rei,
A terra já passou por diversas eras glaciais e extermínios das espécies. Ou seja, a longo prazo, o planeta vai mesmo sucumbir a mais um extermínio.
Mas, mesmo assim, não custa brigar para que possamos viver em um mundo mais limpo, e mais saudável para todos. A própria Veja alerta: estamos consumindo mais do que o planeta suporta.
Então Tio Rei, a longo prazo estamos todos fodidos mesmo…rsss
Mas, no médio prazo, deixe os apocalíptos fazerem sua luta em prol de uma terra menos cinzenta.
Quanto ao ambientalismo ter virado religião, que ótimo!
Melhor rezar numa cartilha que tem alguma promessa viável do que rezar em cartilhas de paraísos católicos ou muçulmanos.
Viva o ambientalismo
Victor Kroeger
-14/12/2009 às 16:55
O ser humano não deixa de ser religioso, mesmo quando nega Deus! Ele só coloca outros deuses em Seu lugar, como acontece desde que o mundo é mundo.
A irracionalidade que está tomando conta do debate fica evidente quando se começa a tomar por sério que os gases provenientes do gado sejam parte substancial do problema!
Mas temos mais deuses no atual Olimpo: Evolucionismo (o objetivo não é explicar a origem do universo, mas sim negar Deus) e homossexualidade (não se trata de combater o preconceito, mas sim de impor uma posição).
Pescarini
-14/12/2009 às 16:50
Reinaldo, independente do chamado aquecimento global estar ocorrendo ou não, lembro-me de pelo menos dois interesses economicos que favorecem uma política de corte de emissão de CO2:
- O carro elétrico, que representa mais a continuidade de um modêlo de importação de tecnologia dos países industralizados que uma questão ambiental pertinente.
- A competição agrícola com países como o Brasil.
e aÍ ?
-14/12/2009 às 16:33
Anja Niedringhaus/AP - 14/12/2009
Ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, alertou que gelo polar poderá derreter em 5 anos
COPENHAGUE - O ex-vice-presidente dos Estados Unidos e vencedor do Prêmio Nobel da Paz por seus esforços contra as mudanças climáticas, Al Gore, participou nesta segunda-feira, 14, da conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) em Copenhague. Segundo Gore, novos dados indicam que a camada de gelo polar pode desaparecer durante o verão no prazo de cinco anos.
Vera L.
-14/12/2009 às 16:30
Reinaldo veja só a vigarice, Miriam Leitão dando notícias no programa do Saredenbeg, disse que toas as delegações têm suas identificações pequenas, o Brasil levou a maior, a mais VISTOSA. Só pode ser para amostrar Dilma, veja que Franklin Martins não perde tempo nem na Dinamarca. Dilma de última hora vira ecologista empedernida e acompanhada por um monte de puxa-sacos da imprensa, falando hoje cedo na Pan não conseguiu disfarçar a canastrice mas passou por sábia. Ainda bem que essa tortura é só até dia 18.
RENAN NARDI
-14/12/2009 às 16:19
Assim eu vejo a questão do aquecimento global:
Quando abro um guarda-sol produzo sombra. É o que produzem as nuvens. Sombra também é o que devem produzir os gases ditos produtores do efeito estufa, minimizando o calor dos raios solares. Sob esse provavelmente ingênuo ponto de vista, o excesso de gases na alta atmosfera deve diminuir a temperatura, não aumentá-la.
Dizer, como dizem os estudiosos, que esses gases impedem o reflexo de parte do calor para o espaço, mas não impedem a entrada de parte dele, não me parece lógico.
Quanto à COP 15:
Quer eternizar alguma questão ? Nomeie uma comissão de políticos para resolvê-la.
rocket
-14/12/2009 às 15:50
Já está mais do que provado que a raça humana não consegue viver sem uma ameaça de apocalipse, de tempos em tempos. Como o cometa Halley passou, o bug do milênio passou junto com o próprio milênio, agora, para ocupar as mentes desocupadas, cria-se a Catástrofe Climática que vai nos devorar. É importante monitorar o clima como um todo mas, chegar ao ponto de se prever datas para determinados fenômenos, chega a ser ridículo. Catástrofe por catástrofe, nossos políticos fazem mais estragos que o clima e não ví ninguém até agora, prever a extinção dêles! Isso sim é tragédia!
Professor da Poli
-14/12/2009 às 15:49
Reinaldo e demais leitores do Blog,
Um artico muito bom sobre este tema foi escrito ano passado pelo Prof. José J. Delgado Domingos, do Instituto Superior Técnico de Lisboa. Ele “entende de clima” e condena o uso e manipulações que políticos têm feito sobre este tema, bem como o papel horrível de alguns cientistas têm tido. Foi publicado antes de estourar o “climagate” mas é muito atual. Segue o link:
http://ptmat.ptmat.fc.ul.pt/~jbuescu/ALTERACOES-CLIMATICAS-WKS-2008-F-1.pdf
JIM
-14/12/2009 às 15:36
Ontem, domingo 13.12.2009 foi o dia mais frio da história da cidade de Edmonton no Canada: -46°C. Recorde anterior: -36°C. De quando era o recorde anterior? Do ano passado ! De um ano para o outro a temperatura minima cai 10°C?Pergunto: isso é aquecimento global?
Link está aqui: http://www.theprovince.com/technology/Edmonton+breaks+cold+weather+record/2336460/story.html
Fabrício
-14/12/2009 às 15:31
Tio Rei
Não vou perde mais meu tempo com esse assunto de aquecimento global, você já definiu em poucas linhas do seu textos ” …que o debate ambientalista foi tomada por gente que ficaria melhor numa camisa de força…” (esse frase fica no próximo livro ). Meu assunto aqui é outro, é sobre ou Paul Krugman no Brasil representado pelo seu Luis Gonzaga Belluzzo. Leio às colunas Krugman do Diário do Comércio e como todo bom keynesiano vem com aquela conversa fiada socialista humanista que enche o saco. Tenha santa paciência viu
Claudino
-14/12/2009 às 15:15
O “agnóstico” da Igreja dos Santos do Apocalipse dos últimos Dias (ao menos ele parece não acreditar no “aquecimento” acreditando ) AMüller do comentário de dezembro 14, 2009 às 1:53 pm disse:
“Estamos sujando, emitindo gases e excluindo espécies cada vez mais veloz”. É!… desse jeito só vão sobrar as vagarosas tartarugas, o que é injusto.
E emendou: “O problema não está no planeta, mas como lidamos com ele. Ele está prestes a nos expurgar, já fez isso com os dinos”… Mas, nem todos os “dinos”, olha eu aqui: Clau “dino”. He-he-he.
TITO
-14/12/2009 às 15:06
Olha, nesse assunto já ficou bem claro que não há espaço para o contraditório científico.A grande mídia por questões de interesses e conveniências já optou por alimentar a histeria coletiva.E para isso nomes conhecidos da academia ou celebridades fazem coro com a sinistrose ambulante.O conhecimento científico,o empirismo e a lógica foram suprimidos pelas imagens dos ursos em cima dos últimos pedaços de gelo derretendo, cenários desérticos e a fumaça dos chaminés industriais, adivinha o que é mais impactante ? Um debate entre dois cientistas de renome com posições contrárias ou aquelas imagens ad nauseam ? A lógica, a razão não dão Ibope, mas a emoção, ah! a emoção é outra história…
tiãoserra
-14/12/2009 às 15:02
The Guardian (guardian.co.uk) Comentário:
Do nick euangrey: Dar grandes somas de dinheiro para os países pobres irá mantê-los pobres. O problema deles não é falta de dinheiro, é corrupção, governos incompetentes, falta de educação, misoginia, muitas vezes um excesso de religião, economia insana (muitas vezes socializada) e uma política internacional que se opõe a mudança nisso tudo.
Que corrijam essas coisas e poderão, como nós fizemos, enriquecer sozinhos. Dê-lhes ajuda e vocês lhes darão motivos para não fazer nada, não mudar nada, estar sempre passando o pires pelos países mais ricos e depois, periodicamente, esvaziando o pires para comprar limusines, armas e jatinhos.
Chega. Basta.
tiãoserra
-14/12/2009 às 14:59
The Guardian (guardian.co.uk) Comentário:
Do nick euangrey: Dar grandes somas de dinheiro para os países pobres irá mantê-los pobres. O problema deles não é falta de dinheiro, é corrupção, governos incompetentes, falta de educação, misoginia, muitas vezes um excesso de religião, economia insana (muitas vezes socializada) e uma política internacional que se opõe a mudança nisso tudo.
Que corrijam essas coisas e poderão, como nós fizemos, enriquecer sozinhos. Dê-lhes ajuda e vocês lhes darão motivos para não fazer nada, não mudar nada, estar sempre passando o pires pelos países mais ricos e depois, periodicamente, esvaziando o pires para comprar limusines, armas e jatinhos.
Chega. Basta
Fluorencio
-14/12/2009 às 14:52
Um bom lugar para começar a entender o porque de estarmos tão abestalhados e incapazes de reagir aos contadores de estorias de terror..
http://venenofluor.blogspot.com/
É claro..é ridiculo e teoria da conspiração..ja sei..ja sei..
Sissi
-14/12/2009 às 14:51
Ah, um vulcãozinho que entre em erupção e lance um bocadito de poeira no céu pode escurer um pedaço bacana do planeta, que sem tomar banho sol…. refresca. Somos petulantes por natureza ou por falta de?
Newman
-14/12/2009 às 14:48
Antigamente, nos seriados de ficção científica era comum a imagem de astronautas alimentando-se com pílulas no lugar de comida. Muito em breve alguém terá a idéia de girico de que para economizar recursos naturais teremos que trocar carnes e vegetais por comprimidos protéicos. Uma cartelinha de pílulas sabor peru bastará para uma família ter uma ceia de natal.
jefferson
-14/12/2009 às 14:45
Bom, creio eu que seria melhor não arriscar sobre o aquecimento global, e também não se resumir a apenas isso, lutar pela diminuição da poluição,cidades com o ar mais limpo, manter ambientes nativos intactos e etc, creio que essa modificação de crescer economicamente sustentado tem que ter leis e incentivos fiscais para isso, porque não vejo um empresario gastando bem mais e de boa vontade para diminuir a quantidade de poluição geral que suas empresas produzem sem em contrapartida o governo também não fazer um esforço sobre isso.
Sissi
-14/12/2009 às 14:35
Ainda no milênio passado, jovens europeus e latino-americanos se aprochegaram uns dias aqui pela terra brasilis para debater a questã posta neste momento. Escreveram com giz no quadro-verde os jovens europeus: “NO STEP BACK” - assim mesmo: letras garrafais ampliadas. Tenho a leve impressão que Copenhagen será um fiasco.
É, a fotossíntese é um jeito de fixar o carbono. Mas o Brasil devolve tudinho pra atmosfera, com juros e correção: queimadas! Nada como o telhado do vizinho.
Falsa Religião
-14/12/2009 às 14:33
Religião é uma coisa respeitável. Acreditar em Deus é inclusive lógico.
SUPERSTIÇÃO é melhor palavra.
Não existe isso de 90% de certeza de que é influência humana. Picaretagem pura e simples da parte do IPCC, um órgão político.
De todo o número de cientistas que dão assessoria, apenas um pequeno grupo assina as conclusões finais dos relatórios alarmistas, até mesmo contra a opinião da maioria. É isso, picaretagem!
Que se torna mais e mais histérica à medida que largos setores das populações vão se cansando ou se dando conta da falsa pregação.
Há uma entrevista longa em que Lord Monckton explica toda a história em detalhes. É um jogo de gente grande, poderosa e muito desonesta como ficou demonstrado pelo escândalo dos e-ails.
Imita em alguns aspectos, mas de modo muito mais acelerado, o modelo de destruição da democracia da União Européia. Acelerado porque nem parlamento prevê para o governo mundial a ser implantando. É ditadura logo…
Vão comprando apoio de certos artistas, transformando-os em embaixadores da causa, regiamente recompensados.
Setores da imprensa mundial ainda com algum grau de liberdade começam a perceber o jogo fatal e a acordar. Será tarde demais?
A entrevista longa de Monckton, mas bastante esclarecedora, pode ser ouvida aqui:
12 Dec 09 - “The governing class worldwide is conspiring against the governed,” says Lord Monckton in this great interview by Kim Greenhouse. The Copenhagen conference is “purely designed to extend the powers of taxation, and the wealth, and the reach of government.” It’s not about the climate. It’s about world governance.
See The Commissars in Copenhagen:
http://www.iceagenow.com/The_Commissars_in_Copenhagen.htm
Daniel
-14/12/2009 às 14:25
Na língua inglesa a expressão “maybe, just maybe” é usada de forma irônica. O “maybe” na verdade significa “probably”.
O autor quis dizer que a maioria esmagadora dos cientista provavelmente está certa.
Fabiano
-14/12/2009 às 14:23
(…). Ou seja, para acreditar no aquecimento basta acreditar, nao sendo necessário nenhum dado cientifico ou argumento plausível que o embase. Já para ser contra eles exigem que apresentemos dados científicos conclusivos sobre o que falamos. À sua lista de discriminados (homem, branco etc.) acrescente que ser contra a teoria conspiratória do aquecimento global faz com que voce seja mal visto e entendido como um destruidor do planeta.
Ou se adota o senso-comum, ainda que errado, ou passa-se a ser um pária.
Eric
-14/12/2009 às 14:21
Ontem assisti, estarrecido, no Fantástico, à reportagem da Sônia Bridi sobre o AG. Quando ela partiu prá falar das soluções que estão sendo estudadas, juro que não pude deixar de lembrar de alguns filmes “B” de ficção científica. Mas que diabos foi tudo aquilo?? Lançar no espaço milhões (bilhões?) de espelhos prá redirecionar a luz do sol? “Atacar” o céu com bombas de enxofre, lançadas a partir de canhões anti aéreos? Deus me defenda! Será algum tipo de efeito colateral da flatulência bovina, que deve estar colando os neurônios dessa gente? Será um “tudo pelo dinheiro” e no processo tentam transformar a platéia, num bando de descerebrados? Enquanto isso, vou fazer “uma fezinha” nas empresas portuguesas produtoras de… rolha!
Fabiano
-14/12/2009 às 14:19
Tio Rei,
Ontem estive conversando com dois amigos, um engenheiro ambiental, e falei que nao ha prova alguma de que esteja havendo um aquecimento global e menos ainda de que eventual aquecimento seja decorrente da emissáo de CO2. Para que. Fui execrado. O mínimo que me chamaram foi de burro e insensivel. Comecei entao a justificar minha opiniao, embasada no post de sexta. A reaçao deles é sintomática: exigiram que eu embasasse a minha opiniao com dados científicos, embora nao apresentem nenhum dado que embase a tese deles; desqualificaram o entrevistado, dizendo que defende algum interesse, sem perceber que os defensores do caos tb possuem interesses. Em suma, o aquecimento virou dogma (…)
flavio
-14/12/2009 às 14:14
Sei que estou me repetindo, mas aqui vão os fatos:
1) os dados mostram conclusivamente que está havendo, sim, aquecimento global (AG) — inclusive na última década;
2) os dados *não* justificam o catastrofismo apocalíptico dos Al Gores da vida;
3) cabe *alguma* dúvida sobre o grau de influência do homem sobre o AG — mas ele parece ser o seu principal causador sim; e
4) lidar com esta questão é um problema difícil. A solução ótima provavelmente *não* é o corte radical e imediato nas emissões de CO2 exigido pelos apocalípticos.
Teo
-14/12/2009 às 14:04
Grande Reinaldo,
Eu duvido que neguinho consiga desvendar a
DIETA DO DR. ATKINS !!
Cactus
-14/12/2009 às 13:56
É, Tio Rei.
A sua protegida Mirian Leitão, da Rede Globo, está lá em Copenhague, falando maravilhas desta estrovenga de reunião dos que não tem o que fazer na vida, além de mendigar dinheiro dos países ricos…
Fluorencio
-14/12/2009 às 13:54
Os mentores dessa ignominia são os mesmo eugenistas e fascistoides que conceberam coisa tao hediondas como a I e a II guerras e todos os genocidios em nome de seu capital e suas ideias repticias. Esses caras pensam com o cerebelo, igual aos lagartos.
Se o mundo nao acordar dessa hipnose…
Uma das pequenas coisas que poderiamos fazer para melhorar o feedback da população seria retirar os fluoridos da água. Quem quiser que de uma olhada nos efeitos dessa substancia e nas politicas de fluoretação defendidas a unhas e dentes pelos mesmos que nos exploram. Vc sabe quanto fluor ja ingeriu hoje? duvido.
AMüller
-14/12/2009 às 13:53
Bem, a questão é a seguinte: se vamos morrer tiritanto ou nos abanando, pouco importa. Será que vale a pena discutir os sexos dos anjos? Estamos sujando, emitindo gases e excluindo espécies cada vez mais veloz. O problema não está no planeta, mas como lidamos com ele. Ele está prestes a nos expurgar, já fez isso com os dinos, que pelo que sei apenas soltava puns, porque não faria conosco.
mameluco, o irritado
-14/12/2009 às 13:46
Agora de manhã foi decretado o estado de emergência……….em Madri………..devido…………à nevascas.
Osmar
-14/12/2009 às 13:40
Caro Reinaldo
Se o Krugman, você, a Angelina Jolie e quase 100 % da população não entendem nada spbre o assunto de mudança climática, porque você defende tanto assim o “outro lado” da questão.
REINALDO AZEVEDO
Talvez porque vc não eseja Lendo direito o que escrevi…
D. Campos
-14/12/2009 às 13:34
Caro Reinaldo,
Que esse negócio de aquecimento global é balela, não tenho dúvidas. Mas não vejo maior beneficiado do que o Brasil caso essas regras e restrições propostas na Dinamarca sejam aplicadas de fato. Para o Brasil será moleza se adequar… pior para os chineses, que tiveram o azar de serem os concorrentes mais temidos pelos donos da informação que alardeiam essa mentira para sabotar o gigante asiático.
Francisco Magalhães Barros Junior
-14/12/2009 às 13:32
Reinaldo, isso já é religião/ideologia/bestiologia há muitos anos, o paraiso para todos os comunas, uma causa que mobilize todo o planeta, afinal quem não quer salvar a Terra? Além de mim e voce, acredito que o resto da humanidade quer, mas, só vamos conseguir sobreviver através do desenvolvimento, não a qualquer custo, e sim com muito trabalho e modernas tecnologias.
Francisco
-14/12/2009 às 13:32
“Ouvi uma jornalista falar hoje na TV [...]que há cientistas que acreditam que já não basta uma redução drástica da emissão de gases: seria preciso capturar parte do que já está na atmosfera!!!
Aí já estamos no terreno da loucura pura e simples. Inexiste tecnologia para isso.”
Na verdade, a tecnologia para isso chama-se planta.
Wanderson
-14/12/2009 às 13:29
Leiam isso: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/2009/12/11/nao-existe-aquecimento-global-diz-representante-da-omm-na-america-do-sul.jhtm
Este homem tem uma teoria bastante correta acerca do clima, e por mais que discordem de sua ótica acerca do porquê da constituição deste clima apocalíptico, o leiam, pois é um contra-senso peremptório e que devemos conhecer.
Viana
-14/12/2009 às 13:17
Prezado Reinaldo,
Definitivamente esse NEGÓCIO de aquecimento deixou de ser científico para se tornar enonômico/político. Os “monopolizadores do bem”(que se acham e se autodenomianm “esquerdas”) querem impor a destruição da economia americana e de quebra a da Europa.
É uma “guerra” interessante: enquanto os do Norte querem diminuir a produção dos do Sul para garantirem espaços para os seus produtos, os comunistas se animam com o tema para “dominar o mundo”, pois esse mundinho de m.. é uma m… nas palavras do “cara” do Brasil.
E quem não tem nada a ver com isso: os pobres, pagam a conta. Aliás, diga-se, como sempre.
Renato
-14/12/2009 às 13:13
Realmente acho que as pesquisas sobre aquecimento global estão longe de serem conclusivas, e na verdade a maioria dessas pesquisas são feitas sem nenhum fundamento. Nesse vídeo http://www.youtube.com/watch?v=_EZcpTTjjXY o físico Richard Feynman explica o porque de algumas coisas que são popularmente conhecidas como ciência, na verdade não são.
Jeferson
-14/12/2009 às 13:11
Como vimos no desenho animado A Era do Gêlo, a terra já congelou. Agora todo mundo tem provas cabais que ela está esquentando…
Pode ser que ela resolva esfriar novamente, pode ser que ela resolva ferver. Quem viver verá… Mas uma coisa é certa. Ninguém sabe direito o que está acontecendo.
Ivan
-14/12/2009 às 13:08
Este asunto está sendo colocado em termos parecidos com os que são aplicados a questão ideológica radical: O capitalismo e os capitalistas são todos malvados e quem é a favor do capitalismo também é malvado e pronto. Só que é bonzinho e do bem é que acredita no comunismo e no socialismo. Todos os regimes comunistas são bonzinhos e os capitalístas malvados e pronto. Estea tudo resolvido.
A questão ambiental está indo para o mesmo caminho. Quem acha que o mundo vai esquentar é bonzinho. Os ecologistas xiitas são todos inocentes que querem salvar o planeta e quem pensa um pouquinho diferente na verdade é malvado e quer destruir a natureza.
C. Gibran
-14/12/2009 às 12:51
Reinaldo,
Parabéns pelo lançamento do livro! Tive o prazer de estar na Paulista , neste ultimo sábado.
Sobre a questão climática: é surpreendente como os contrários a teoria da frigideira são suprimidos pela imprensa mundial.
Virou moda falar sobre as emissões de CO2. Não importando quão absurda é a proposta em debate.
Espero que ao final desta moda o bom senso impere e para tanto, pessoas como você são fundamentais neste processo.
Forte Abraço, C. Gibran
araujo
-14/12/2009 às 12:49
Ei, Reinaldo: vamos ouvir um pouco o outro lado?
Procurem saber a opinião do climatologista Carlos Nobre, membro do IPCC (que conta com a participação de 2 500 cientistas). é só colocar no google: Carlos Nobre aquecimento global. Por exemplo: “Não resta quase nenhuma dúvida para a comunidade científica de que o aquecimento global nos últimos 50 anos, com mais de 90% de certeza, é causado pela ação humana.”
Em
http://www.cntdespoluir.org.br/Lists/Contedos/DispForm.aspx?ID=322
E, é claro, o site mencionado em outra mensagem (que está saindo truncado). Vamos ver se sai agora normal
http://scienceblogs.com/illconsidered/2008/07/how_to_talk_to_a_sceptic.php
João Bosco Leal
-14/12/2009 às 12:49
Realmente é o assunto do momento mas com certeza os ‘verdes’ estão radicalizando muito. Falar em ‘gás metano’ provocado pelo arroto do gado já é demais. Acabando-se com o gado o homem deixa de ter carne, leite, calçado, roupas, etc.
O artigo está ótimo e já pulicado em meu blog http://www.joaoboscoleal.com.br onde também existe link para o seu.
Um abraço
João bosco
O Locutor
-14/12/2009 às 12:38
Creio que a comitiva do Brasil é eleitoreira. Com Dilma a gaguinha, a tiracolo, pois o apedeuta acredita na proposta insignificante do Brasil seria aceita, ledo engano fica tudo para depois…
Pablo Lopes
-14/12/2009 às 12:37
Também me preocupo com o meio ambiênte e gostaria de viver num mundo mais limpo, mas não sou tolo (pelo menos eu acho), sei que o verdadeiro poder para reduzir as emissões de carbono está nas mãos dos detentores do poder econômico, e dos governos dos países mais industrializados. Não vai ser com gritaria e xiistmos que eles serão convencidos a gastar bilhões de dólares. O aquecimento global é uma realidade? Se for, é necessário provar cientificamente que a causa é a atividade humana.
Clau
-14/12/2009 às 12:34
olha, sinceramente, não aguento mais esse assunto. Agora querem proibir o arroto da vaca, criar carne artificial, e sei lá o q mais.
Já deu. Quando vira fanatismo enche.
anonimo
-14/12/2009 às 12:29
Não há proibição nenhuma contra a publicação de artigos negam o aquecimento em revistas científicas (não encontrei nenhum artigo com críticas ao aquecimento, em revista científica, do prof. Molion).
Vejam no site abaixo todas as resposas às críticas dos críticos do aquecimento (inclusivo as do prof. Molion), clicando em cada link. Está em inglês, mas pode ser usado o google tradutor (podhttp://translate.google.com.br/?hl=pt-BR#).
Site:
qhttp://scienceblogs.com/illconsidered/2008/07/how_to_talk_to_a_sceptic.phpue
Claudino
-14/12/2009 às 12:29
“…já não basta uma redução drástica da emissão de gases: seria preciso capturar parte do que já está na atmosfera!!!”???
Seria preciso perguntar à repórter e aos gênios que conceberam essa idéia de “captura de gases” se sabem que “impactos ambientais” (olha o nome que a turba dá ao “pecado”, aí!) isso determinaria ao equilíbrio geral da atmosfera da Terra e seus reflexos para a humanidade. Sim, porque a Terra, com todos os gases de estufa que tem fumado, inclusive aqueles provenientes do “mato” que os “Santos Apocalípticos dos Últimos Dias” queimam, encontra-se num estado de equilíbrio geral de longo prazo e mexer no estoque existente, ou mesmo na quantidade de emissões, pode ser tão ou mais danoso do que deixar como está ou seguir como vai.
Talvez seja mais perigoso partir para alterar o equilíbrio dinâmico atual (sejamos vagos como eles e não provemos nada!), até mesmo com uma redução muito brusca e grande nas emeissões, do que deixar como está: quem sabe uma mexida dessas não agrave o aquecimento ou, mesmo, não induza um resfriamento global.
Portanto, nada de sair rolhando por aí, a torto e direito, orifícios produtores de gases de efeito estufa, biológicos ou não, nem de parar de “tostar a erva” antes de um EIA/RIMA planetário, para saber dos impactos e das medidas para evitar o que der e mitigar o inevitável.
Guimarães
-14/12/2009 às 12:23
Hahahaha…
Ronet
-14/12/2009 às 12:17
Gosto mais desta coluna quando trata de política. Embora conservadora, divirto-me e relevo os excesso. Tratando de ciência, libera os sentimentos medievais de seus leitores, que queimariam em, praça pública Charles Darwin se passasse de novo pelo Brasil. São incontáveis os estudos sobre o aquecimento global; vemos diariamente o que parece ser consequências dele. Mas, mesmo que o futuro mostre que o aquecimento não é obra do homem, não vale, não vale a pena correr o risco de não fazer nada.
ze da silva
-14/12/2009 às 12:17
Rei,
Voce tem razão, virou uma religião esse negócio de aquecimento global. Os cientistas viraram os novos sacerdotes, com suas verdades indiscutíveis. A infalibilidade do Papa, virou a infalibilidade da ciência. E no entanto, a ciência vive a evoluir e descobrir que verdades indiscutíveis eram, na verdade, idéias erradas, conceitos equivocados.
Quando se descobrir que o aquecimento global causado pelo homem era apenas uma hipótese furada, que rendeu bolsas gordas para seus pesquisadores, quem vai se responsabilizar pela perda de crescimento dos países ditos emergentes? Pelo aumento do custo e preço dos produtos que algumas soluções “limpas” vão provocar?
Surfista Prateado
-14/12/2009 às 12:17
Ora, essa tolice de aquecimento global é a nova arma para derrubar o Capitalismo e principalmente os EUA, é o que restou às viúvas da URSS e do muro de Berlim para atacá-los. Prá lá de óbvio.
Paulo Sá
-14/12/2009 às 12:08
Estão descobrindo que o buraco na camada de ozônio está refrigerando o centro da Antártica, ao contrário das bordas (costa) do continente, que esquenta. O buraco no ozônio estaria funcionando como um refrigerador, compensando o efeito estufa. Acho que vai muito tempo até saberem ao certo o que ocorre, como ocorre e a importância de cada fenômeno isolado no resultado geral; e ainda, quanto há de natural no equilíbrio da terra e quanto é comprovadamente causado pelo homem. Mas já está provado que o homem causa mais mal que todos os outros animais juntos, e isso tem de mudar.
Nausícaa
-14/12/2009 às 12:03
No mesmo programa de TV, ficamos sabendo que os ministérios da agricultura, da ciência e tecnologia e do meio-ambiente não participaram da pauta brasileira para a reunião de Copenhegen!!! O gabinete-civil - leia-se Dilma Roussef - foi o coordenador exclusivo: pegaram inventários precários por produto e calcularam a “emissão de gás carbônico”, ao invés de analisar com mais tempo e profissionalismo a cadeia de produção, por ex., sem os bois, o pantanal emitiria muito mais CO2 através do apodrecimento do mato na água!
Enfim, o “Brasil” está fazendo lá o que nossos inimigos gostariam de fazer conosco sem os meios para tal. Por isso, Lula é tão amado lá fora.
Anita
-14/12/2009 às 11:57
Reinaldo,
Fico revoltada com esses ambientalistas cabeças ocas. O que eles querem é matar de fome metade da população mundial. Quero ver se essa cambada vai largar o ar condicionado e o aquecedor… São uns panacas a serviço do governo autoritário mundial. São radicais, truculentos e extremistas.
Roberto Machado
-14/12/2009 às 11:57
Reinaldo, parabéns pelos comentários e opiniões que eu não diria nem corajosas pois são racionais. Não existe pior coisa do que ser catequizado à força. É o que estão fazendo os fanáticos, agora. Malthus há séculos fez a mesma coisa e a Veja repetiu nesta semana. Malthus ainda não tinha a internet à sua disposição. Veja a esta colocando agora.
Abaixo o VERDE em qualquer assunto político, ambientalista ou futebolístico (principalmente)!!!!!!!
Nausícaa
-14/12/2009 às 11:56
Ontem à noite, eu também assisti TV. No “Canal Livre” na Band, o tema foi esse. Um climatologista brasileiro com 40 anos de pesquisa e trabalho informou sobre o fiasco da equação do “buraco atmosférico”, inclusive premiada com um Nobel, provado pela NASA. Mas, aí já não importava, pois cinco empresas já estavam faturando muito dinheiro pela fabricação e pelos royalties do gás de geladeira que substituiu o famigerado provocador do “buraco”. Esta história prova que o objetivo não é salvar o planeta - como aquela gente do asfalto acredita -, mas tão somente ganhar mais, muito mais dinheiro.
Akhenathon
-14/12/2009 às 11:56
Aqui já é quase meio-dia, meados de dezembro, e o termômetro marca 24.4°. É o fim do mundo!!!
Akhenathon
-14/12/2009 às 11:52
Ih, Reinaldo, isso não é nada. Além das propostas para retornarmos à civilização pré-industrial, já vi pesquisador dizer que o derretimento das geleiras causa mais terremotos e tsunamis, pois um maior volume das águas estaria pressionando a crosta terrestre…
É a Igreja Ambiental Universal dos Últimos Dias…!
Renata
-14/12/2009 às 11:51
É claro que o Brasil vai querer mandar a fatura do tal “controle de emissões” pros países desenvolvidos e pedir tratamento mais flexível para si. Afinal, querem explorar o pré-sal! Esqueceram do metanol, o salvador do ambiente em que o Brasil seria referência!
Uma amiga climatologista foi procurada uns meses atrás por um repórter que queria opinião dela sobre as chuvas que castigaram o nordeste no início deste ano. Queria porque queria que ela relacionasse o fenômeno ao aquecimento global, e não se conformou de ela se recusar a fazê-lo. Por que a imprensa não desmascara essa farsa? Ora, porque terrorismo e catastrofismo vendem muito mais!
Anônimo
-14/12/2009 às 11:49
o Krugman só ganhou o nobel de economia pq ele foi o Obama da vez.
Fernando
-14/12/2009 às 11:47
A cada dia que passa acabo por me convencer que aqueles milhares de pessoas (700 brasileiras) queria, em última analise, passar alguns dias naquela linda cidade - incluidas as dezenas de milhares de parasitos que ‘protestam’ nas ruas. Afinal o turismo foi de graça. Porque não aproveitar?
Roberto
-14/12/2009 às 11:42
Sei que não é muito bem aceito dar links para outras páginas da rede, mas creio que este é de excelente qualidade e muito pertinente ao tema:
http://fiel-inimigo.blogspot.com/2009/12/verdes.html
Pescarini
-14/12/2009 às 11:38
Sempre vejo vc como uma pessoa informada e sensata, i.é, um exemplo. Por isso convém sempre repetir que em não sendo uma religião, a questão do aquecimento global também não pode ser considerada “falácia”, como alguns dos leitores imaginam.
Inclusive e tavez por ser carnívoro, eu penso que se o gado come o capim, o dióxido de carbono é convertido naquela gostosa carninha que devoramos e depois o capim brota de novo, sequestrando mais carbono do ambiente (opinião de leigo). Espero que a opção vegetariana não prejudique o ambiente (rs);
Marcelo - Brasilia-DF
-14/12/2009 às 11:38
Acho impressionante é que tenha que ser um “homem de fé” com você a lembrar como funciona a razão e o método científico.
Ciência, pra mim, não é o território da certeza e sim da dúvida.
Como podem esses caras estarem tão certos de tudo?
ricardo
-14/12/2009 às 11:35
Eu também quero ser um especialista em aquecimento global.
roby
-14/12/2009 às 11:31
Como de hábito, perfeito o arrazoado, tio Rei.
Contudo, chamo a sua atenção para um erro na frase “…uma redução drástica da emissão de gazes: seria preciso capturar
Carlos Emiliano
-14/12/2009 às 11:31
Sabe, tio Rei, desenvolvi uma tese sobre isso de tanto ouvir, em cursos de formação de professores, doutores da educação exaltando Gramsci, Bobbio, Marx, satanizando o neoliberalismo: se não fizerem isto, quem vai chamá-los para dar palestra se o governo do Paraná e sua Secretaria de Educação pendem pra esse lado? Não tendo convite não tem dinheirinho. E toca falação. Um, falando sobre o massacre que a direita italiana promoveu disse que foi no Egito, o corrigi dizendo que era Etiópia, mas ele disse que não importava onde, mas os crimes da direita, sim. Isso que chamo de pragmatismo. Aí, de tanto se curvar pro chefe de plantão, as mãos vão tocando o chão, daí a 4 patas…
Humberto Pinto
-14/12/2009 às 11:26
Ilustre Jornalista
Reinaldo Azevedo
O lobo neocomunista está contaminado.
Desde a fragmentação da URSS os quadros comunistas de todo Mundo, incluindo os “macacos” brasileiros, adotaram o discurso ecológico e migraram para os “verdes”. Assim deu-se o mimetismo (de vermalho para verde) e a árvore passou a ser o símbolo, no lugar da foice e do martelo.
Estão escrevi:
Aos Evolucionistas, Neoecologistas e Arautos da Modernidade
Um raio de Humanidade para ressaltar alguns aspectos do conhecimento geral, tão ofuscado pela massificação da cartilha materialista disseminada diuturnamente pelos meios de mídia.
A Natureza pertence a DEUS, porque DEUS a Criou.
De que vale a Natureza sem o homem e a mulher, a criança e o ancião?
O homem e a mulher são os únicos testemunhos da Vida!
Esse testemunho diz que DEUS concedeu ao Homem, e não ao macaco, os atributos para o domínio da Natureza, em proveito do próprio Homem. E assim foi erigida toda cultura humana.
A inteligência, atributo único do ser humano e que deriva da alma, é a prova de que:
O HOMEM É IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS. (Genesis 1, 26,27)
DEUS deu ao Homem a razão, ao macaco o instinto.
Logo, aquele que pretende sobrepor o Bem natural ao Bem humano na verdade quer ignorar a primazia do Homem sobre as coisas da Natureza.
ZÉ da Silva
-14/12/2009 às 11:17
Reinaldo, acho que está na hora de batizar esse monstro pelo verdadeiro nome: Fascismo climático
Humberto Pinto
-14/12/2009 às 11:11
Ilustre Jornalista
Reinaldo Azevedo
O lobo neocomunista está contaminado.
Desde a fragmentação da URSS os quadros comunistas do Mundo, incluindo os “macacos” brasileiros, adotaram o discurso ecológico da pretensa defesa da Natureza, como se esta vivesse dependente das mazelas humanas.
Assim, escrevi:
Aos Evolucionistas, Neoecologistas e Arautos da Modernidade
Um raio de Humanidade para ressaltar alguns aspectos do conhecimento geral, tão ofuscado pela massificação da cartilha materialista disseminada diuturnamente pelos meios de mídia.
A Natureza pertence a DEUS, porque DEUS a Criou.
De que vale a Natureza sem o homem e a mulher, a criança e o ancião?
O homem e a mulher são os únicos testemunhos da Vida!
Esse testemunho diz que DEUS concedeu ao Homem, e não ao macaco, os atributos para o domínio da Natureza, em proveito do próprio Homem. E assim foi erigida toda cultura humana.
A inteligência, atributo único do ser humano e que deriva da alma, é a prova de que:
O HOMEM É IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS. (Genesis 1, 26,27)
DEUS deu ao Homem a razão, ao macaco o instinto.
Logo, aquele que pretende sobrepor o Bem natural ao Bem humano na verdade quer ignorar a primazia do Homem sobre as coisas da Natureza.
mauricio
-14/12/2009 às 11:06
É sempre bom lembrar coisas q aprendemos e………
A atmosfera da terra é composta por aproximadamente 99% de nitrogênio e oxigênio (78% de N2 e 21% de O2), o gás carbônico (CO2) corresponde a 0,03% e o metano (CH4) - 0,0002% (oras bolas! deixem as pobres vaquinhas (ruminem e flatulem meninas, sem nenhum pudor) e meu bifinho em paz, e o feijão, a cebola e a batata doce também)
Como algo q representa 0,0002% e 0,03% ou mesmo, q num brutal erro fossem por volta de 0,5% podem influenciar tanto o clima?
Evidente, não sou especialista.
juber
-14/12/2009 às 10:59
Caro Reinaldo,concordo com você é RELIGIÃO.Gosto da natureza,foi criada por Deus e creio no que ele diz a Adão:cultive-o e o guarde.No entanto não creio que há espírito nas árvores,mas,a maioria dos ecologistas são animistas e panteístas,acreditam que deus está na natureza e que tudo é deus(letra minúscula mesmo).Crêm ainda que um animal é um espírito humano reencarnado em evolução,por isso um homem mata outro homem e fica solto mas se matar um animal a coisa é mais séria.De fato é RELIGIÃO.
José Laudir Vefago
-14/12/2009 às 10:57
Luz tímida no fim do túnel: Ontem no Canal Livre da Band (Beting, Neumanes e Mitre) pela primeira vez vi em rede aberta debate com “negacionistas”. Aqui http://www.band.com.br/canallivre/videos.asp
Siqueira
-14/12/2009 às 10:54
Os comentários da imprensa internacional são céticos quanto ao resultado de uma conferência que tem tudo para não dar em nada de concreto. Um dos indícios de que se trata apenas de oba oba globalista, de palanque, é o tamanho do séquito brasileiro. Com mais de 700 convidados, a maior parte paga pelo erário público, a comitiva de padrão africano é a maior entre todas.
Ninguém segura esse país!
Gustavo
-14/12/2009 às 10:51
Parabéns! Está na hora de uma frente anti’scaremongering’ do aquecimento global.
Obvio que ninguem aqui apoia desmatamento ou maior nível de poluição, mas isso está realmente entrando no campo da fé. Até porque, pela elevada diferença entre os números proféticos do apocalipse que saem a cada semana, resta acreditar no que não é real. Resta acreditar no intangível, em números sem base explícita, mas que vão de encontro ao que se deseja predizer.
Essa metáfora religiosa é tão poderosa que vai além do que foi escrito.
Bobby
-14/12/2009 às 10:50
No principal, pouca gente pensa…
[ Reinaldo, este blog é seu. Não ficarei aborrecido se você apagar este comentário.]
Daqui a ONZE dias é a festa do Natal. O problema maior é este:
- o que essa festa significa para nós ocidentais?
Começamos a perder a memória no século XV. Essa amnésia foi aumentando, aumentando, aumentando e hoje está aí: um mundo repleto de invenções maravilhosas e de imenso conforto material, porém alheio à Esperança com E maiúsculo, aquela que dá sentido à existência humana. Vivemos numa “louca disparada prá frente”.
Um grande abraço -
Bobby
José Laudir Vefago
-14/12/2009 às 10:46
Caros, ontem (domingo) passei o dia todo pendurado na rede mundial lendo, pesquisando o “aquecimentismo” antrópico, tanto que hoje me considero um “especialista” no tema, hehe!. Vi os dois lados, mas ficou bem claro: embora com muitos pequisadores de fato sérios (tem muita gente boa), o bando aquecimentista é um emaranhado de socialismo, paraciência, esoterismo, religião, vegetarianismo, gente que vive de sol…, e os tradicionais defensores de causas perdidas. Fiquei surpreendido com a quantidade monumental de cientistas das mais variadas áreas que negam o aquecimento global, normalmente com alta acuidade científica, e que estão fora das discussões na grande mídia.
Ademar
-14/12/2009 às 10:44
Olhe, na mesma reportagem que mencionou “captura de CO2″, foram citadas outras “soluções” para os problemas climáticos do planeta. Há, até, sugestão de que se coloquem espelhos na órbita do planeta para refletir os raios solares. Você disse “e, por isso, a economia criada pelo terror do aquecimento global, para sobreviver, vai ter de recuar um pouco”. Para mim, parece que se trata mais dessa história aí: criar uma economia e colocá-la em funcionamento. Tenho a impressão de que cada medida sugerida implica a ascensão de alguns setores econômicos em detrimento de outros. O diabo é que esses setores ascendentes conseguiram seqüestrar a voz da “Ciência”, o que resulta em alguma credibilidade.
Edson de Faria
-14/12/2009 às 10:43
Caro Reinaldo,
Duas coisinhas: (1) A assaltante de bancos acusa EUA e Europa, mas esquece-se de que o Brasil contribui com o pior tipo de poluição, queimando pneus velhos, por exemplo; somos especialistas nisso;
(2) Climatologia é uma ciência que ainda está na sua infância: qualquer coisa que tenha a ver com turbulência é extremamente difícil de ser estudada — tudo passa por estudar o que os físicos chamam de Equações de Navier-Stokes, que estão aí desde o final do século 19 e ninguém até hoje conseguiu resolver completamente (há até um prêmio de US$ 1 milhão para quem conseguir). Como não foi suficientemente matematizada, a Climatologia dá margem a esse tipo de vigarice intelectual.
ney
-14/12/2009 às 10:40
A realidade é que o clima em nosso planeta nunca foi estável, fazer previsão onde não se tem precisão pelas inúmeras variáveis que influenciam as condições climáticas, sabe-se que ainda hoje não se tem tecnologia para projetar com segurança o futuro e daí estas imprecisões da espaço a polêmica estabelecida atualmente.
Roberto
-14/12/2009 às 10:38
Reinaldo,
Ontem á noite (domingo 13/12), num programa da TV Bandeirantes, com Joelmir Betting, um professor , não me recordo o nome, era o entrevistado do primeiro bloco e colocou a situação do aquecimento num ponto de vista interessante. Se possível, acho interessante seu blog dar um espaço á este senhor. Seria um debate muito rico e controverso. Não sei como conseguir maiores informações, mas com certeza você vai gostar do raciocínio que ele apresenta.
Dona Reinalda esclarece: outros leitores também comentaram. É o prof. Molion, de quem já reproduzimos uma entrevista aqui:
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/nao-existe-aquecimento-global-diz-representante-da-omm-na-america-do-sul/
José Pereira
-14/12/2009 às 10:33
Ontem, no Blog, um generoso leitor indicou:
- http://ecologia-clima-aquecimento.blogspot.com .
Estive lá durante horas e aprendi melhor a nova cor do comunismo: rubro-oliva. O vermelho não conquistou o mundo, oportunistas que são, querem agora nos estender o tapete verde c/ sua falsa defesa ecológica. Não podemos nos enganar, mas, mantendo-nos sempre racionais amigos da Natureza!
Menelau Santos
-14/12/2009 às 10:31
A Inquisição Ambiental
Estava num boteco outro dia e vi os fregueses saindo toda hora pra fumar lá fora, sem se darem conta do papel ridículo à que estão sendo submetidos.
Ai questionei essa balela de lei anti-fumo pro dono do bar, que me disse que a lei era boa porque ajudava a saúde das pessoas.
Só me restou perguntar à ele: POR QUE VC NÃO FECHA O BAR E ABRE UMA CASA DE SUCO? Fui embora pra ele não me agredir !!!
Recado pra quem vai ao boteco encher o saco dos fumantes: SE O SEU PROBLEMA É RESPIRAR AR PURO VÁ FAZER UMA TRILHA !!!
Fernando José
-14/12/2009 às 10:29
O aquecimento global antropogênico é a mãe de todas as fraudes (by Olavo de Carvalho) e o maior esquema de empulhação já desenvolvido pelo homem, Reinaldo. Essa mentira articula redes de realidades sociais e políticas, que unem partidos de esquerda, milionários capitalistas, partes gigantescas da mídia, ativistas de todos os matizes e cientistas interesseiros (e outros bem intecionados). É só uma amostra do que os ideológos do governo global (e você sabe que isso não é teoria da conspiração, pois está ocorrendo aos olhos de todos nós) reservam para o futuro glorioso da Humanidade.
C.
-14/12/2009 às 10:27
Eu só leio o Krugman quando quero me irritar.
Eu vi umas entrevistas q ele deu na época do Bush, me irritava profundamente a cara de perplexidade q ele fazia quando falava nas políticas do Bush.
O q era aquilo? E depois aquele sujeito perplexo ainda ganha o Nobel.
A Economist registrou o prêmio apenas com uma informação, de q ele era o mais novo economista a ganhar o Nobel.
Eu amei.
O cara é muito perplexo para o meu gosto.
Mário Fernando
-14/12/2009 às 10:25
Qualé, Reinaldo?
Os caras já perderam o mote da socialização dos meios de produção. Só em nossa malfadada América Latina essa idéia jerica ainda viceja, junto aos bem-amados - por eles - pés de capim.
No mundo moderno, quem não muda fenece. Os fascistas, antes, eram de direita e de esquerda. Como estes foram muito melhores no marketing, aqueles juntaram-se a seus iguais. Hoje, ao perceberem que todas as tentativas deram com os burros n’água e que essa foi a razão para que os povos abandonassem suas cantilenas, logo, surgiu o ecologismo, que virou ecochato e demodé. Agora, a questão ambiental. Reconheça, os caras estão evoluindo, só não sei se na direção certa.
Abs, MF
Alan Sam
-14/12/2009 às 10:21
Reinaldo,
Se você quiser ser um empresário hoje vai ter que pagar todo tipo imaginável de imposto, ser “socialmente responsável”, “ecologicamente preocupado”, proibir fumantes, carbono-nulo, deverá ter um espaço lúdico para os funcionários (sim, eles são crianças…), ser enforcado por pirataria chinesa e sindicatos partidarizados, e por último, ter um produto de qualidade a um bom preço.
Os verde-bilionários só precisam te prometer um futuro apocalíptico e o dinheiro flui como petróleo do governo, da indústria e da população consciente!
De Honduras
-14/12/2009 às 10:19
Metas objetivas que ajudarão a reduzir o ‘efeito estupidez’, para COP: A Venezuela vai parar de extrair e vender petróleo, assim, some do mapa de vez, e alguém perde a chave(z), a população continuará sendo abastecida pelos outros países. O Irã vai parar de vender petróleo e exportar terroristas e alguém oferece um pequeno ‘lote’ de terra ao M.A. em um condomínio no Jardim de Alah. Para o ignóbil uma viagem a Saturno, dizem que existe vida por lá, ele será o primeiro, afinal nunca antes na história alguém foi a !@#$%, com direito a comitiva. Enquanto isso o mundo segue se desenvolvendo, quanto aos outros estrangeiros deixo as sugestões para seus conterrâneos.
Rakel Maia
-14/12/2009 às 10:17
Reinaldo,
lembrei-me de vc e do Diogo ontem ao assistir ao Canal Livre da Band. Vc viu? Luiz Carlos Molion e outros convidados tiveram o que dizer sobre esse tal aquecimento global e sobre a não-participação do Ministério da Agricultura e do Meio Ambiente nos assuntos referentes à posição do Brasil no assunto.
Bom trabalho!
Rakel
polimático
-14/12/2009 às 10:07
Reinaldo,
Por favor, esforce-se um pouco menos nos textos de domingo. Você escreveu:
“Um conservador pode até saber por que apanha. Mas um ‘progressista’ não precisa saber por que bate… ”
Sei lá eu por quê, mas sinto-me estranho em começar tão bem a semana. Preferiria que minhas segundas-feiras fossem um pouco mais rabugentas, porém você teima em torná-las felizes.
DEIXE-ME EM PAZ COM MINHA RABUGICE!
De Honduras
-14/12/2009 às 10:02
Com a devida licença. Afinal, essa não é a idéia central de tudo: alguém ganhar dinheiro? O que o grego anda fazendo? Lembram do jargão ” ele é tão bonzinho!” Ontem na Globo até maquete da árvore já foi mostrada. Pode parecer gozação, mas, não é. Ontem fui assistir a missa com minha família. Preparação de Natal, época de solidariedade, … e aquecimento global, isso mesmo, parte do sermão sobre o aquecimento global. Ao voltar para casa reuno a família e passo a limpo os fatos, com o teor da entrevista do conterrâneo de mamãe contrapondo com a matéria da Globo. Depois da reunião familiar resolvemos: vamos plantar uma laranjeira em nosso quintal, uma contribuição mais efetiva.
Rodesiludido
-14/12/2009 às 10:02
Parece que a grande novidade em Copenhague, é que a polícia dinamarquesa está tendo de aprender a prender gente, por aquí a poucos dias do solstício de verão, estamos tendo de desenfurnar os cobertores, só falta nevar nas serras catarinense e gaúcha e quem sabe em Campos do Jordão (”legau, né”?).
As duas coisas mais dificeis de acreditar, para nós leigos, é que está havendo o tal de aquecimento global e que nuncanahistóriadestepaís, o Brasil foi tão bom, os que já dobraram o Cabo da Bôa Esperança, lembram de quando era possível curtir uma tarde inteirinha de compras na 25 de Março, sem ser assaltado pelos “pobres coitados”, integrantes dos ” excluídos”?
Rodrigo L.
-14/12/2009 às 9:58
Há muito a seita ambientalista deixou de ser ciência para se tornar doutrina religiosa. Padece dos mesmos vícios de dogmatismo e intolerância que tinha a Igreja, especialmente no passado. Aqueles que ousam discordar dos seus dogmas, sujeitam-se a verdadeiro “auto de fé”. A como você bem salientou, Reinaldo, a dúvida se dá em benefício da ciência. Num debate, quando esta se torna proibida, produz-se qualquer coisa, menos ciência. Galileu (numa era pré ciência, é verdade) discordou do consenso e quase foi à fogueira. Há muito sabemos que estava certo. Aí, pergunta-se: quem está no papel de Galileu (ciência) e quem se ocupa da inquisição (religião) nesse caso?
Luiz Ricardo
-14/12/2009 às 9:44
GaZes? Já não basta eu enviando comentários com o sujeito e o predicado separado por vírgula?
marie
-14/12/2009 às 9:31
Virou religião mesmo! Ainda ontem vi uma jornalista da Record falar de Copenhague e do aquecimento global como quem não sabe do que está falando, mas falava com quem teme o diabo!!…
Rodrigo Marques
-14/12/2009 às 9:23
Não sei se você já fez essa observação, se fez me perdoe, se nao fez vale a pena conferir: Nossa delegação em Copenhague conta com 750 pessoas!!!
Mamy
-14/12/2009 às 9:22
” Se as leis ambientais existentes forem implantadas em São Paulo,por exemplo,será preciso eliminar parte da agricultura do estado, DESTRUIR O QUE JÁ ESTÁ PLANTADO”.
PELO AMOR DE DEUS, sr. Reinaldo Azevedo! Não dê ideias ao MST!
No geral, concordo em tudo que foi dito aqui.
Parabéns pelo lançamento do livro!
Atenciosamente,
Mamy.
cicero
-14/12/2009 às 9:14
“gazes”?
Erasmo Moraes Oliveira
-14/12/2009 às 9:13
Caro Reinaldo, praticamente tudo que Consumimos , temos que Produzir, até o Ar que respiramos , temos que manter um Ar não poluido. Porque não faz parte destas discurções do CLIMA, o Reflorestamento e Plantio de Arvores para Consumo ?, É porque as Intenções são outras, É tirar dinheiro dos Ricos para aos Corruptos.
MaGioZal
-14/12/2009 às 9:12
Na verdade o discurso anti-aquecimento global em grande parte já se incorporou às velhas ladainhas anti-consumistas e anti-capitalistas que se ouve desde 1968…
Telmo Heinen
-14/12/2009 às 8:53
Em entrevista concedida ontem o Prof. Molion de Alagoas, à época conselheiro do Pres. Collor disse ter recomendado que o Brasil não assinasse o Protocolo de Montreal. Este protocolo é que obriga os signatários a trocarem os CFC por outros gases por causa da suposta destruição da camada de ozônio.
Menos de 20 anos depois está aí a NASA provando que o ciclo do ozônio continua o mesmo.
O detalhe é que o Brasil acabou assinando o tal Protocolo, em caso contrário não teria renovado os seus crédito sjunto ao FMI. O Joelmir Betting deu risada…
Hassebrawbier
-14/12/2009 às 8:49
Países ricos?
O Brasil é um país rico. Sediará a Copa do Mundo e a Olimpíada. Se acha que tem capacidade de gastar dinheiro com esse tipo de evento, não pode dar a desculpa de ser um país pobre.
paulo emanuel
-14/12/2009 às 8:39
a respeito do aquecimento global , não custa lembrar que CEM POR CENTO das observações e estatisticas mostravam na epoca que o Sol girava em torno da terra …..
Emerson
-14/12/2009 às 8:36
“Por que estudiosos não menos respeitados e respeitáveis que negam as conclusões do IPCC são tratados como párias? Estamos num terreno semelhante ao da ideologia. Mais: o espírito que passou a conduzir este debate passou a ser religioso.”
Porque a posição de confirmação do aquecimento global é praticamente consensual no meio científico e, sendo verdade, o problema demanda urgência, não sendo razoável adiar a solução de algo supostamente tão grave em favor da opinião de um ou outro cientista que nega o que a maioria da comunidade científica confirma…
Marco Grizente
-14/12/2009 às 8:33
Apostar contra você?Não,obrigado!
JORGE COSTA
-14/12/2009 às 8:30
Os termômetros da UFJF estão registrando nesta manhã quinze graus, a menor temperatura já medida em Juiz de Fora para um mês de dezembro. Precisa dizer mais alguma coisa?
lbarosi
-14/12/2009 às 8:28
Pelo menos nesse aspecto a política do governo é boa, o que é muito surpreendente. Adere ao discurso cataclísmico ao mesmo tempo em que maqueia os dados e se auto-impõe uma impossível meta voluntária sobre os dados artificialmente mais altos. O Brasil aparece assim como um país que se preocupa com a questão climática (nós não temos mesmo cacife mundial pra falar a verdade nessa questão) e não prejudica o crescimento econômico com a meta fictícia.
Ao menos pra isso o habitual ilusionismo lulo-petista faz algum bem… ainda podemos acabar ganhando um dinheiro com a culpa européia!
jack daniels
-14/12/2009 às 8:28
Dois detalhes:
Soros quer 100 bi de dólares do FMI para solução do problema do aquecimento, sim, eu tambem quero pelo menos 1% e aí prometo melhorar minha alimentação, parar de fumar etc.
Dilma e Minc se desentendem em plena entrevista, de acordo com reportagem ela “vira os olhinhos” … deve ser engraçado!!!
Fátima
-14/12/2009 às 8:27
Isso se chama TERRORISMO, filho da HIPOCRISIA que governa o mundo! E quem não CONCORDA é considerado INIMIGO, quando o que falta ao mundo é EDUCAÇÃO e CIVILIDADE, essas deveriam ser as metas, para elas, os governos deveriam destinar os investimentos, sem elas, os eleitores se permitem o cabresto dòcilmente e isso é o que lhes interessa e, porisso chegamos aonde estamos de volta para um passado comprovadamente sem futuro.
Teo
-14/12/2009 às 8:18
Grande Reinaldo,
Há algum tempo lí aqui no seu blog, algo mais ou menos assim:
_”…alguns países têm de parar de crescer !”
Foi justamente o que disse ontem no canal livre o cientista Molion,
(me desculpe se erro no nome).Ele afirmou com todas as letras
que esse tal de “aquecimento global” não passa de uma falácia e
de política, para fazer com que os países em desenvolvimento parem
de crescer .
lbarosi
-14/12/2009 às 8:13
No entanto esse não é o caso do alegado consenso a respeito do aquecimento global. Há uma crescente dissidência quando a ciência que construiu os modelos teóricos que fundamentam as projeções catastróficas - que se está tentando calar de maneiras pouco éticas; como também há sólidas dúvidas com relação à metodologia da reconstrução das temperaturas passadas.
A questão atual envolve muito mais fatores econômicos do que científicos como o encontro de Copenhagen e os movimentos em defesa do protocolo de Kioto já demonstraram sobejamente. Nesse ponto você tem acertado bastante.
Aproveito pra demonstrar minha estranheza com a demora em tratar do “climategate” aqui nesse blog.
Dona Reinalda avisa: não demoramos, não! falamos em 24/11. Abraço - http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/o-aquecimento-global-e-os-e-mails-suspeitos/
lbarosi
-14/12/2009 às 8:06
Caro Reinaldo,
Inicialmente gostaria de salientar que o exercício do ceticismo científico é bem mais complicado do que simplesmente duvidar de consensos. A ciência é também uma construção social e tem regras razoavelmente bem definidas e mecanismos de corroboração e aceitação de fatos que se tornam progressivamente acima de dúvida razoável. Evidentemente não é por isso que se deve suprir a dissidência, ela simplesmente deixa de ser ouvida pela falta de apelo à racionalidade, falta de base empírica ou falta de poder de previsão ou simplicidade.
(Esse limite de caracteres é realmente muito pequeno! COntinua no próximo)
Mariazinha
-14/12/2009 às 8:05
Segundo vi no documentário “A grande farsa do aquecimento global”, o negócio todo envolve grana, muita grana, só os USA gastam por ano algo em torno de 4 bilhões de dólares em pesquisas sobre o aquecimento global. Um detalhe, segundo o documentário, a maioria da verba envolvida em estudos sobre o aquecimento vem de governos, ou seja, é verba pública. O apocalipse ambiental se tornou um excelente negócio para alguns, essa é que é a verdade inconveniente, perceberam?
Pimba!
-14/12/2009 às 7:57
Os novos vermelhos são os verdes:
The new socialism
By CHARLES KRAUTHAMMER
http://www.jpost.com/servlet/Satellite?cid=1260447430658&pagename=JPost%2FJPArticle%2FShowFull
Rodrigo
-14/12/2009 às 7:51
Reinaldo, tenho doutorado em mudanças climáticas e agricultura. Li detalhadamente os relatórios do IPCC. Embora ainda hajam dúvidas, os dados apontam evidências estatísticamente consistentes de que a terra está aquecendo e que a origem é antrópica. Quanto a captura de CO2, já existe tecnologia sim. A agricultura pode capturar CO2 pela fotossintese e armazenar no solo. Este processo pode compensar até 15% das emissões de CO2 (ver artigo Rattan Lal, Science, 2004) e ainda é benéfico ao aumentar a produtividade das lavouras. O setor florestal tem potencial ainda maior. Tudo isso a um custo zero. Essas outras soluções mirabolantes são especulação de quem quer apenas ganhar dinheiro. Abraço.
PoPa
-14/12/2009 às 7:45
Caro Chefe, li uma reportagem onde um “estudo científico” dizia que, no Brasil, a pecuária era responsável por 50% da emissão de gases estufa! O que não se fala é que o gado emite o carbono que retirou das pastagens que, por sua vez, retirou do ar. Um ciclo fechado, portanto. Fala dos desmatamentos para a pecuária, como se toda a pecuária brasileira desmatasse para implantar pastagens. Fala de queimadas - e isso é errado, mesmo - mas o carbono que está indo para a atmosfera, foi retido pela pastagem queimada. E será retido pela que vai desenvolver-se ali.
O que contribui, mesmo, para mandar carbono “novo” para a atmosfera, é a queima de combustível fóssil. Como o pré-sal…
Gerson B
-14/12/2009 às 7:23
No geral concordo com as críticas do Krugman. Neste assunto, discordo de você, Reinaldo. Mas há realmente muita histeria e interesses comerciais no meio da discussão. O que não tira a relevância da questão.
E já existe tecnologia para recaptura do carbono atmosférico: reflorestamento.
Fausto Marino
-14/12/2009 às 7:22
Ei, dona dilmente, o remédio que a “senhôra” tomou (mas o mané do SUS, não) provavelmente foi inventado pelos “zamericanos”, e não caiu do céu: custou esforço, energia e, sim, alguma dose de poluição. Pare de falar bobagem! Ou, além de tudo, ainda quer ficar com fama de mal-agradecida?
Rodriguinho
-14/12/2009 às 6:50
Parabens, Reinaldo, pelo texto! Como cientista subscrevo-o com a certeza de que o q os alarmistas do aquecimento global querem eh a unanimidade fascista sobre um assunto q estah muito longe de ser cientificamente determinado. Alias, a cada dia esses arautos do apocalipse soh contribuem para tornar o tema cada vez mais divorciado do debate cientifico.
Daniel Glauber
-14/12/2009 às 6:49
Aconselho o documentário da BBC sobre a “Farsa do Aquecimento Glogal”
Pei Mei
-14/12/2009 às 6:47
Se esta gente é tão preocupada com o bem estar do mundo e de todos, por que não param de resperirar, dando a sua contribuição para a diminuição das emições de CO2?