Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Vídeo com os suecos Neymar, Alexandre Pires e Mr. Catra está sendo investigado por “racismo”! E isso, como o pum dos dinossauros, não é linguagem figurada!

Por: Reinaldo Azevedo

Tá bom, tá bom… Tio Rei só trata aqui de determinados assuntos porque, como diz aquela escória que se quer “progressista”, é mesmo um sujeito reacionário pra chuchu. Eu, do meu lado, acho que só estou tentando proteger os cofres públicos. Uma das maneiras de fazê-lo e estimular alguns representantes do Ministério Público Federal a não jogar nosso dinheiro no lixo. Li uma notícia no site do jornal O Estado de Minas e cheguei a pensar que fosse uma brincadeira. Mas nem é 1º de Abril! Constato: a polícia do politicamente correto ainda vai transformar o Brasil numa Coreia do Norte tropical, de dimensões continentais. Quase tivemos o nosso Kim Jong-Lula, né? Mas o projeto deu com os burros n’água. Qual é o caso?

Alexandre Pires, um pagodeiro, gravou um clipe em janeiro de uma música chamada “Kong”. Além do cantor, são estrelas do filmete o jogador Neymar e o cantor Mr. Catra. Eu não posso fazer nada. Terei de apresentar o vídeo aqui, acessado, só neste arquivo, 3.3408.902 vezes. O mundo vai acabar, eu sei. E ninguém precisa de dinossauro peidorrento. Quem conseguir ver até o fim merece ir pra cafua. Mas é preciso assistir a um pouquinho.

Viram?

O que temos ali? Os arianos Alexandre Pires, Neymar e Mr. Catra, cercados de ninfas também arianas, ridicularizando a “raça negra”, certo?, que estaria sendo associada a macacos. Não é isso??? Pois o Ministério Público Federal, acreditem, abriu uma investigação para apurar se há  racismo no clipe. Segundo o procurador em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, Frederico Pelluci, a denúncia partiu da Ouvidoria Nacional.

O órgão identificou, sim, conteúdo racista no vídeo. Um processo administrativo foi aberto no município para apurar o caso. Informa o Estado de Minas: “Na última quinta-feira, o procurador ouviu Alexandre Pires, mas o conteúdo do depoimento não foi revelado. Segundo o procurador, novas testemunhas ainda serão intimadas a depor”.

Está se instaurando no país uma cultura policialesca. Dois dos protagonistas do vídeo são negros; um é mestiço (para a militância racialista, negro também). A maioria das beldades que aparece rebolando em torno da piscina também é negra. É evidente que o “Kong” da letra — olhem a que me obriga a defesa democracia! — não tem nada a ver com a cor da pele. A referência é outra (vou ter de transcrever):
Prestem atenção, meninas
O bagulho é desse jeito
O bonde do kong não vacila
É instinto de leão
Com pegada de gorila

Remete ao filme, claro!, do bruto que amolece a coração da bela e também à tal “pegada” sexual. Pois é. A metáfora nem é tão boa sob certo ponto de vista. Li em algum lugar, pesquisem aí, que o gorila é um mal dotado, coitado! Tem uma coisinha de nada! O leão já é dotado de um mérito ao menos: quando a fêmea está no cio, copula mais de 50 vezes num único dia!!! Devem vir daí tanto o ar enfezado do gorila quanto aquela cara preguiçosa no leão, hehe…

É claro que apelo para a galhofa. Tento fazer de conta que isso não é sério. Mas é. Outro dia, uma dessas polícias raciais que estão se criando no Brasil, o Conselho Estadual dos Direitos do Negro, do Rio, cismou de apurar por que uma coitada da feira hippie de Ipanema vendia bonecas pretas por um preço inferior ao das bonecas brancas… Fico cá a imaginar o sr. Pelucci a perguntar a Alexandre Pires: “O senhor não acha que foi desrespeitoso com a raça negra?…” Pergunto: preconceituoso não foi justamente quem associou os macacos aos negros, em vez de se ater à letra mais do que explícita? Essa gente, além de tudo, não tem nem senso de humor nem senso do ridículo.

Para encerrar
Quem assistiu aos últimos jogos de Neymar sabe por que há muitos anos, muitos mesmo — tudo indica que desde Pelé —, não surgia um jogador com o seu talento no Brasil. Uns eram bons nisso, outros naquilo, ele vai se desenhando como o jogador completo. Eu o vi desarmando um atacante do Guarani na lateral esquerda do seu campo defensivo, saindo com a bola no pé e tentando armar o contra-ataque. É talentoso, simpático, o querido das mocinhas e o ídolo dos meninos.

Mas está produzindo um desastre de proporções ainda não mensuradas no gosto musical da massa. Mas como parar Neymar, não é mesmo? Só faltava ele dizer que fica ouvindo A Flauta Mágica nas horas vagas. O mundo nunca é assim tão bom…

Assim, lá está ele:
Tem base e tem a mão
A pulseira dessa mina algemou meu coração
Tem base é pra acabar
É no pelo do macaco que o bicho vai pegar

Não entendi nada, mas deve fazer sentido para muitos. Mas não quero explicação de Neymar. Troco por gols — se der pra não ser contra o Corinthians, ficarei grato.

Doutor Pelluci, vá pentear macaco! Use melhor o nosso dinheiro, por favor!

Post publicado originalmente às 4h49 desta terça

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

163 comentários
  1. carlos augusto da silva

    NO BRASIL DO POLITICAMENTE CORRETO, TUDO È RACISMO. ENTÃO CRIARAM O DIA DA CONSCIENCIA NEGRA, TROFÈU RAÇA NEGRA, ETC. SEM CONTAR QUE NEGRO NÃO È NEGRO, È AFRODESCENDENTE. TUDO SOMENTE PARA AGRADAR A ELITE AFRODESCENDENTE, QUE NA VERDADE SÃO OS INTELECTUAIS LIGADOS AO PT, COMO LECI BRANDÃO, MANO BROWN, BENEDITA DA SILVA, GILBERTO GIL, CHICO CESAR, E OUTROS. COMO NEGRO, EU ME PERGUNTO : E OS NEGROS QUE ESTÃO DESEMPREGADOS? E OS QUE PASSAM FOME? TENHO CERTEZA QUE OS “INTELECTUAIS” QUE AQUI CITEI ANTERIORMENTE ESTÃO CAGANDO PARA PARA OS NEGROS. È A TÌPICA ESQUERDA CAVIAR QUE ESTÁ PREOCUPADA EM LUCRAR COM A DESGRAÇA E O SOFRIMENTO ALHEIO. MAS È DE SE ESPERAR, QUE MOVIMENTOS PRÒ-NEGROS IRIAM RODAR AS SUAS BAIANAS POR CAUSA DISSO. SEMPRE COM O MESMO DISCURSINHO COMUNISTA DE QUE OS NEGROS FORAM MARGINALIZADOS DESDE A ESCRAVIDÃO, OU SEJA, AQUELE BLA BLA BLA DE SEMPRE QUE JÁ CANSOU. GOSTO DO ALEXANDRE PIRES, ACHO ELE MIL VEZES MELHOR QUE O NETINHO DE PAULA, PELO SIMPLES FATO DE QUE O ALEXANDRE ESTÁ PREOCUPADO COM A SUA CARREIRA E NÃO USA DE COITADISMO PARA SE ELEGER EM CARGOS POLITICOS COMO NETINHO DE PAULA FAZ. EU NÃO VI RACISMO NENHUM.

  2. Valdivino

    nao fala “os branquinhos estão virando viadinhos”.. Fala-se ” Os bonitinhos estão virando viadinhos” 😉 .. No entanto ta virando … esse Ministerio Publico mesmo.. Vao trabalhar para o progresso no Brasil e investigar os casos de superfaturamento das verbas para a Copa 2014 e investigar a ação dos senadores e deputados que só aprovam leis para F####* o Brasil.. POR FAVOR neh

  3. mariana

    CARA VCS TEM UMA MANIA DE JULGAR OS OUTROS , EU ACHO ASSIM , TIPO ELES Q QUIZ FAZER O VIDEO O POBLEMA É DELES . PESSOAS QUE NAO QUERO O SUCESSO DO PROXIMO EXISTE MUITA MAIS PRNCIPALMENTE PESSOAS ENVEJOSAS . AGORA NO VIDEO NAO TINHA NADA DE D+ ACHEI ATE ENTERESSANTE SE ELES FOSSEM BRANCO VC NEM IA LIGA …Existe uma música de funk do Mr. Catra em que parte da letra diz assim: “…os branquinhos estão virando viadinho…”. Por que o Ministério Público não abre um processo também contra o autor dessa música?

    Será que isso não é preconceito racial contra os brancos? Ou, só é caracterizado o preconceito quando o prejudicado é o negro?

  4. Hudson Batista

    hah! então Bruno Mars como mostra o vídeo dele pode aparecer de macaco,pois ele e branco…fez muito sucesso e acharam legal…agora só por que a musica do Alexandre pires com esses convidados citados acima fez sucesso com macacos vocês tao de olho!!Ha!me poupe ne…a musica bastante legal…eu ate baixei ela….o brasil invez de preocupar com outras coisas ta encima disso…e por isso que no vai para frente…

  5. Ismael

    Azevedo na musica do Mr Catra ele nao fala “…os branquinhos estão virando viadinho…” como você citou e sim ” os bonitinhos estão virando viadinhos ” , e nesse video não consegui ver nada de racismo e porque eles fariam isso se eles são negros ? A musica e o clipe ficaram muito bons até baixei .

  6. Edineide

    Pessoal, adorei cada comentário aqui, com tanta coisa a ser feita neste país, as pessoas ficam se preocupando com um vídeo, visto que o cantor e o jogador são negros, mesmo assim, duas pessoas públicas como alexandre Pires e Neymar não perderiam tempo com essa história de preconceito. Vamos nos preocupar com a violência, a saúde, a educação e o respeito a opinião do próximo, pois a copa vem ai.Tenho dito.

  7. Fabio Seabra

    Sou negro e não me importo com essa besteiras que rolam por ai, pior que isso, é ver político roubando nosso dinheiro e rindo da nossa cara, isso sim, é humilação, convertida em pessoas morrendo nas filas dos hospitais públicos, crianças esdtudando no chão e comendo merenda estragada e por ai vai.

  8. Smaibon

    Retiraram o vídeo!!!!!!

  9. gibas

    Animais taõ fortes e inteligentes,como os macacos,a sua comparaçaõ com a especie humana,ofende os animais.

  10. Cristina Ramos

    Desculpe corrigir uma letra tão ruim. mas é que devo defender o regionalismo de Goiás (meu estado) e Minas: “Tem base? O trem é bão” e não “tem a mão” como citado. Assim faz mais sentido, apesar de continuar péssima a letra. Eu acho que isso e falta do que fazer porque clipes, propagandas, novelas, etc que destacam a mulher como OBJETO sexual é o que não falta e não vi racismo nenhum, até porque nenhum dos protagonistas é branco.

  11. Azevedo

    Existe uma música de funk do Mr. Catra em que parte da letra diz assim: “…os branquinhos estão virando viadinho…”. Por que o Ministério Público não abre um processo também contra o autor dessa música?

    Será que isso não é preconceito racial contra os brancos? Ou, só é caracterizado o preconceito quando o prejudicado é o negro?

  12. Anónimo

    racista foi a pessoa que viu por esse angulo o vídeo!

  13. Eugenio

    Reinaldo,
    Vale lembrar que na semana passada, durante o jogo Santos x Bolivar, que contou com a presença do presidente Evo Morales, os torcedores (??) bolivianos faziam barulhos querendo imitar um macaco cada vez que o Neymar pegava na bola. Chegaram mesmo até a jogar algumas bananas nele…Na imagem que a TV mostrou, ele foi atingido por uma laranja ou algo assim, mas o caso de racismo, que contou com a anuência tácita do presidente da república da Bolívia, foi esquecido até mesmo aqui no Brasil!!
    O Santos inclusive chegou a fazer uma reclamação oficial, mas a Comenbol e a CBF continuaram quietas…ou seja, jogar banana nele pode, e nenhum promotor ou autoridade brasileira se manifesta, ele participar de um clipe, é racismo!! E isso foi na semana passada!!

  14. Walter

    Não vejo a hora desse governo petralha cair e tudo isso mudar. Merecemos um governo sério comprometido com coisas relevantes a todos, um governo que investigue essas Ongs e ativismo desses movimentos chamados sociais que deitam e rolam com dinheiro público, resultantes da péssima educação que o país oferece e que cria um bando de hipócritas que estão transformando o Brasil numa Irlanda da repressão social. MPF, a Gestapo ressurgiu.

  15. Jaber carnib

    Estimado REI.
    “Dr,Pelluci, vá pentear macaco” Lindo. Valeu a coluna inteira. Grau 10! É falta do que fazer ou … do que pentear.

  16. Edson

    “a acusação ainda acusa”… minha frase no último post foi PÉSSIMA…

  17. Edson

    Reinaldo, a acusação ainda acusa os pagodeiros de… estereotipar a raça negra!!

    Ou seja, negros não podem cantar pagode e dançar na beira da piscina, NEM QUE ELES GOSTEM E QUEIRAM, pois estarão contribuindo com um esteriótipo malvado.

    Daqui a pouco haverá a “cartilha de comportamento para negros se darem ao respeito”, e todo negro que sambar será considerado “traidor da raça”.

    E vejam só, como o jogo vira: sou negro e não gosto de samba, e sempre fui chamado pelos amigos – jocosamente, claro, nunca sério – de “traidor da raça” por não gostar do ritmo, nem ser festeiro, e sequer saber dançar.

    Hoje, de repente, eu é que estou certo. Quando me perguntarem “pô, negão, gosta de samba não?” vou responder “sou um negro progressista que luta contra os esteriótipos da raça, logo não sambo”. Que tal?

  18. RitaB

    Reinaldo,
    Concordo plenamente com vc vão procurar o que fazer até para justificar o salario que recebem esses doutores, deixem os artistas em Paz quem gosta que compre…

  19. MARCOS ROBERTO ROCHA FAGUNDES

    A JUSTIÇA DE MINAS TEM QUE PROCURAR UMA LAVAGEM DE ROUPA. TANTA COISA MAIS IMPORTANTE PRA SE PREOCUPAR.ARÉ PORQUE OS PROTAGONISTAS DO CLIPS SÃO GERMANICOS.

  20. angela

    Para mim não vejo racismo nemhum na música,pois sou negra e adorei o video clip.

  21. romario henrique

    tudo normal sim?exato a comemoracao do neymar

  22. Claudio Manoel

    Quanta bobagem… São tambem por causa dessas idiotíces, que Dana White levou para Las Vegas, a luta entre Anderson Silva X Sonnem… E o esporte brasileiro perdeu milhões de dólares…

  23. Pryscilla

    kkkk esse foi o cumulo o governo e os demais não tem mais com o que se preoucupar e fica inventando historinhas aff.. essa agora foi a do ano.

  24. Martha B.G.

    Esses promotores estão cheios de pum de dinossauro na cabeça…

  25. Marcos Eliziario

    Rola uma homofobia pesada também. Tipo, não estão retratando a diversidade sexual no clipe. Porque nenhuma das meninas pega outra menina no clipe? porque Mr Catra não é abraçado por trás pelo Alexandre Pires? HOMOFOBIA pura isso. E acho que vi uma fumacinha num canto da imagem. Tem que punir se for um cigarro comum e não de maconha. Tem também a objetificação machista das mulheres. ara! todas de biquini por que? E porque só tem homens cantando???? não seria o caso de terem chamado também a Valesca Popozuda, a Alcione e a Verônica Glamurosa Costa?

  26. jailson soares dantas

    É, parece que a censura está de volta, ou não? Deus nos acuda…

  27. Leopoldo Dogher

    Essa gente não tem senso de humor, de ridículo e não tem o que fazer. E a gente ainda paga o salário deles.

  28. levi

    Com licença, mas eu tenho aqui as suítes orquestrais de Bach para ouvir, coisa que esses membros do petistério público deveriam fazer mais amiúde, em vez de perder tempo com uma merda dessas.

  29. Marcelo Xavier

    Esse cara não está defendendo o orgulho negro coisa nenhuma, está, como é do feitio dessas afor-ONGs, de olho numa polpuda indenização…

  30. Santana*100

    Ora se os negros não estão preocupados em fazem macacadas por que a Ouvidoria está? Vários cachos de bananas para a Ouvidoria Nacional. Lá não falta macacos!

  31. Maristela Bairros

    Reinaldo. Se você não quiser publicar o post ou o link, vou entender, mas não pude deixar de mandar “a prova” do horror que vivemos hoje, neste vídeo que envolve o tal Mr. Catra e aquela escória chamada Valesca Popozuda. A criançada de 3 anos das “comunidades” já sabe até a coreografia. E o Minsitério Público faz NADA: http://www.youtube.com/watch?v=991yHNP67as

  32. Maria Regina

    Falta do que fazer… E nós ainda pagamos estes procuradores para se ocuparem disto??? Que vergonha!

  33. ALERTA! ALERTA!

    Boçal em 08/05/2012 às 17:07
    Interpretação de texto mandou lembrança!

  34. Julio

    O procurador esqueceu de levar em consideracao uma obvia manifestacao de preconceito contra homosexuals no final do clip. Que incompetente!

  35. ana soriano

    Está ficando insuportável viver.

  36. Gabriel Birkhann

    CONCORDO:
    Sandra – 08/05/2012 às 12:23 Fabio – 08/05/2012 às 10:04

  37. Gabriel Birkhann

    Reinaldo,estou certo ou errado:o pensamento de Marcella é tortuoso,ou eu estarei mais que pirado,hoje…!?

  38. Gabriel Birkhann

    Concordo,Reinaldo,ao invés de irem tirar as crianças negras da miséria,e da sub-vida humana,ficam aí,feito tolos,a caçar problemas e a meterem o dedelho onde não são chamados!

  39. aldo soares

    Todos, batalhadores,têm seus talentos suam pra ter seu merecido conforto e gastam o que é deles têm todo direito; já que não estão em espaço público nem usando verba do governo como muitos fazem e não são incomodados. Pela letra da música só não enxerga quem não quer :pura descontração, brincadeira de pessoas que sabem que são ídolos e não vão dar um mole sabendo que a coisa tá preta (ou melhor! turva) temos que pisar em ovos.Amanhã, quem sabe teremos que pedir ao estado, por requerimento, pra tomar uma “cervas” no quintal de casa com os amigos. O Brasil está virando um lugar de alienados do aparato público, estamos nos tornando um bando de escravos de leis oportunista pra agradar minoria. Encontram preconceito em tudo. Só não veem as desgraças nos hospitais públicos; os pobres morrendo à míngua: seja ele de qual cor seja.

  40. Charles A.

    Tem gente escorregando no teclado;não consegue digitar duas palavras sem errar e nem parece petralha! É nisso que dá disfarçar as deficiências do ensino fundamental público com cotas raciais e aprovação automática, sem mérito.Muitos nunca aprenderão a escrever e nem a corrigir seus erros.

  41. myrian elizabeth

    A mulher meio gorda e de roupa normal é que sofreu preconceito do Mr Catra, oras!
    Observem no finalzinho do clipe que ela vem e abraça o Mr por trás e ele se levanta e a rejeita. Prefere por certo (pq é homem e é humano e não estava lá para conhecer o “caráter” de ninguém rsrsr) as moças de biquini…
    Ô, seu Pelúcia! Fazfavor de rever a coisa e processar a turma por preconceito contra as senhoras conservadoras, vestidas, de meia idade e levemente acima do peso (as SCVMILAP). Acho que o preconceito do clipe é contra mim e desejo pedido de desculpas na Globo, no horário do JN e ressarcimento monetário dos danos morais e prejuízos financeiros (com gasto com terapeutas e terapias) que sofri ao assistir o troço até o fim.

  42. JOCA

    Reinaldo,
    aproveitando a letra, acho:
    “Que é no pelo do macaco que o bicho vai pegar”, ou melhor, que o procurador vai pegar!
    Este é um país de autoridades ridículas!

  43. Nelson Lima

    Taí gostei do comentário do Paulo das 14:09 de hoje “Falta agora um processo de alguma entidade protetora dos animais, outro processo por fazer das mulheres objeto de desejo e mais um por não aparecer nenhum gay na fita, isso é pura discriminação pô!!!!!!!”
    Ou arrumar alguma coisa para esse digno funcionário público do MP/Mg fazer.

  44. Marcella

    Acho que isso é falta do que fazer,de vocês eu não vi nada de mais.Se esse vídeo fosse de preconceito o Mc.Catra não tinha aceito ou vocês esqueceram que ele também é escuro!

  45. João Filho

    Que merda é essa Reinaldo!
    Consegui assistir 45s. Mas não vomitei. Ainda…

  46. Beto Lima -Bariri

    Humm… 50 vezes num único dia!!! Leão…leão… ou teria alguma coisa a ver com a canção ” gosto muito de te ver leãozinho…..”

  47. Raissa Pedra

    Reinaldo,boa tarde.
    Se existisse um órgão de defesa racial dos brancos,quem deveria acionar a produção é a bailarina branca que teve sem dó nem piedade a exposição de suas celulites,enquanto as pretas não parecem tê-las,poderia pedir perícia para constatar o fato,e processar o câmera por preconceito
    racial contra as brancas.Filme de péssima qualidade,só salvando a voz de Alexandre Pires,pois a letra também acompanha o resto.Se por qualidade coubesse processo,ai sim,merecem responder por isso.Se um negro famoso como Alexandre Pires não pode brincar com sua raça,que se cuidem os autores brancos,pois na concpção dos modernistas
    qualquer alusão à raça negra virá crime se não for do agrado dos doutores!!!È bem capaz de mudarem o Código Penal eliminando o disposto de que a Lei Penal só retroage
    para beneficiar,ai o autor da música que fala “A nega é minha ninguém tasca eu vi primeiro”,estará ferrado.

  48. CW

    Depois de ver este vídeo, acho que realmente o mundo DEVE acabar!

  49. augusto

    Rei, em resumo: ESSE PROCURADOR É UM DESOCUPADO.

  50. Jim-Kong

    Transcrição do vídeo:

    Que delícia!
    Papai chegou meninas!

    Agora que eu já te conheço
    Me desculpe eu vou falar
    (Vou falar, vou falar)
    Essa carinha de santinha
    Nunca vai me enganar
    (Me enganar, me enganar)

    Se quer beijar na boca, eu quero também
    Se só quer sentar, senta aqui neném!
    Se quer beijar na boca, eu quero também
    Se só quer sentar, senta aqui neném!

    Tem base, o trem é bão
    A pulseira dessa mina algemou meu coração
    Tem base, é pra acabá
    É no pelo do macaco que o bicho vai pegar!

    Kong, kong, kong
    Kong, kong, kong…

    King kong!

    Kong, kong, kong
    Kong, kong, kong…

    Agora que eu já te conheço
    Me desculpe eu vou falar
    (Vou falar, vou falar)
    Essa carinha de santinha
    Nunca vai me enganar
    (Me enganar, me enganar)

    Se quer beijar na boca, eu quero também
    Se só quer sentar, senta aqui neném!
    Se quer beijar na boca, eu quero também
    Se só quer sentar, senta aqui neném!

    Tem base, o trem é bão
    A pulseira dessa mina algemou meu coração
    Tem base, é pra acabá
    É no pelo do macaco que o bicho vai pegar!

    Kong, kong, kong
    Kong, kong, kong…

    Sou mister kong…

    E dali kong!

    (Mr. Catra)
    Preste atenção menina
    O bagulho é desse jeito
    O bonde do Kong não vacila
    É instindo de leão
    Com pegada de gorila!

    Tem base, o trem é bão
    A pulseira dessa mina algemou meu coração
    Tem base, é pra acabá
    É no pelo do macaco que o bicho vai pegar!