Blogs e Colunistas

01/09/2007

às 3:48

VEJA 3 – Joaquim Barbosa fala inglês, francês e alemão. E, como se viu, seu português foi inconfundível

VEJA traz uma série especial sobre o julgamento do STF que transformou em réus os 40 do mensalão e demonstra por que ele pode ser um marco para o Brasil se o país souber aproveitar a experiência. O grande protagonista do evento, claro, está na capa da revista: o ministro Joaquim Barbosa. Primeiro de oito filhos de um pedreiro e de uma dona de casa, nunca ninguém o viu usar a pobreza pregressa para justificar atos do presente, como virou moda no Brasil. Segue um trecho do perfil escrito por André Petry e links para os demais textos:

“Joaquim Barbosa adora viajar, sobretudo aos países cuja língua conhece. É fluente em francês, inglês e alemão, nessa ordem. Já esteve duas vezes na África do Sul, ambas para dar palestras, e uma vez no Senegal, a turismo. O que achou do Senegal? “O problema social é gritante, a miséria é… “, diz ele, deixando as reticências como convite à imaginação. Mas ele gosta mesmo é do Hemisfério Norte. Gosta de Montmartre, o charmoso bairro parisiense onde já morou e de cuja basílica se tem uma deslumbrante vista da capital francesa. Já morou também em Nova York, cuja “exuberância cultural” adora, ainda que deteste o frio do inverno, e em Los Angeles – que, ao contrário da opinião de respeitável maioria, achou uma “cidade interessante”, embora não rivalize com São Francisco, sua preferida nas terras de Tio Sam. Estava em Los Angeles em fevereiro de 2003, quando recebeu um e-mail de um tal de Sérgio Sérvulo, então assessor do Ministério da Justiça, informando que o ministro Márcio Thomaz Bastos gostaria de conhecê-lo. Avisou seu filho, hoje com 22 anos e estudante de jornalismo no Rio de Janeiro, que precisaria ir a Brasília. Foi, e nunca mais voltou, a não ser para recolher seus pertences e vender o carro californiano. Tomou posse como ministro do STF em junho de 2003.” Assinante lê mais aqui
Leia também (para assinantes):
- Almanaque no mensalão
- Em busca da autonomia
- Instituição é riqueza
- A nebulosa de José Dirceu

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

32 Comentários

  • mauricio r.cm

    -

    6/10/2012 às 7:31 pm

    A COR DA PELE DE JOAQUIM BARBOSA COM O CARGO QUE OCUPA E SUA RETIDÃO É UMA LIÇÃO DE IGUALDADE,DETERMINAÇÃO E LIÇÃO,RESPECTIVAMENTE,PARA UM PAÍS QUE RECHAÇA CORRUPÇÃO MAS SUA POPULAÇÃO,DE FORMA GERAL,É CORRUPTA

  • silvia

    -

    30/9/2012 às 4:45 pm

    Ministro Joaquim Barbosa ,
    O senhor me faz acreditar no Brasil , na justiça e na vida .

    PARABÉNS !

  • Teodoro Neto

    -

    21/9/2012 às 7:01 pm

    Ministro Joaquim Barbosa,esse sim eu tiro o meu chapéu!!

  • Elci Carelli Fontes

    -

    5/9/2012 às 9:05 pm

    Ministro Joaquim Barbosa,precisamos urgentemente,do senhor na presidencia do Brasil.Por favor,salve o nosso país.

  • Anonimo

    -

    3/9/2012 às 11:16 am

    Ministro Joaquim Barbosa, precisamos que o senhor seja o nosso presidente.O senhor é um exemplo.

  • paulo

    -

    17/8/2012 às 8:31 am

    ministro joaquim acompanho seu trabalho e lhe admiro muito continue assim

  • marcelo

    -

    8/6/2010 às 5:50 pm

    ministro joaquim barbosa !!!! contra fatos não há argumentos ,quando o homem decide , para ele o céu é o limite!!!!

  • vileimar figueiredo

    -

    6/5/2009 às 11:51 am

    o ministro joaquim barbosa é exemplo para este país.vai contra a elite podre q vende a nação e essa imprenssa pilantra que pensa q ainda engana o povo,é vergonhoso para a nação o restante dos ministros serem coniventes com o crapula gilmar mendes.enquanto o pais agoniza com sarnei,fhc,lula e gilmar mendes homens como joaquim barbosa e protogenes entre outros dão a sua propia vida pela nação…

  • Anônimo

    -

    24/4/2009 às 10:47 pm

    Putz….viram a nhaca que ele fez….vai ar moral que ele acaba acredintando que pode….longa vida a Gilmar Mendes

  • Anônimo

    -

    22/4/2009 às 10:24 pm

    parabens pela austeridade de um grande mineiro que é não esquecendo de sua origem sem fazer um comentário sobre ela estou orgulhoso de ver e acreditar que existe pessoas qão tão boa coragem e patriotismo VALEU BRASIL!!!!!!!!

  • Anônimo

    -

    19/1/2009 às 10:32 pm

    parabens………grande juiz ministro….o brasil precisa de homens do quilate do senhor……………….e uma vergonha esse governador da paraiba continuar como esta………….tenha missericordia de nossa pobre paraiba……………botem esse monstro pra fora………….mereçemos respeito…………pelo amor de deus………

  • Anônimo

    -

    26/8/2008 às 5:12 pm

    JOAQUIM BARBOSA TORNOU-SE UM HEROI NACIONAL,NÃO IMPORTA SE ELE É ROSA, VERDE, VERMELHO OU PRETO O IMPORTANTE É QUE ELE VEIO PARA DIGNIFICAR A JUSTIÇA BRASILEIRA, QUE ESTAVA CEGA E COMEÇOU A ENXERGAR, COM HOMENS DE CARÁTER COMO É ESTE JUIZ. Vê E FAZER.PARABENS JOAQUIM BARBOSA, ESTE É O NOME DO CARA.

  • Mariely

    -

    30/9/2007 às 6:37 pm

    É isso aí. Vamos deflagrar, democraticamente, a campanha JB 2010.

    JB 2010.
    JB 2010.

    Marcelo Ricca.

  • Ana

    -

    2/9/2007 às 12:56 am

    Olha, Reinaldo, adoro sua coluna e divulgo p todos… Mas sou obrigada a informar que o Ministro Joaquim Barbosa é considerado, de longe, o pior Ministro da corte… Ele é muito fraco tecnicamente… Tem, sim, reconhecidamente, uma das melhores assessorias (embora tratem as partes de uma forma imperdoável). Ele teve sim, nesse episódio, a postura de um estadista/ portou-se dignamente, mas não se engane: qualquer um q advogue ou tenha causas de seu interesse no Supremo entra em desespero se o processo cai para ele. Não podemos nos deixar enganar. Acho ótimo que ele tenha se portado corretamente nessa ação criminal, mas tb não se esqueça q é só o recebimento da denúncia… É só o começo… Isso ainda não significa punição para os mensaleiros e tampouco que o relator do caso seja algo próximo a um herói… As coisas não são tão simples assim.

  • Anônimo

    -

    1/9/2007 às 3:36 pm

    JOAQUIM BARBOSA.
    Ao conhecer seu perfil profissional e parte de sua vida familiar, nos resta dizer: tenho ORGULHO de ser brasileiro!
    A revista “Seleções” publicou, há alguns anos, parte da biografia de um negro, também membro da suprema corte (dos EUA), filho de família pobre. Receita para o sucesso: sua mãe deixava os filhos todas as tardes, enquanto trabalhava, na BIBLIOTECA pública…
    A trajetória dessas duas personalidades confirma o que todos sabemos: a força motriz para a mobilidade social ascendente é o ESTUDAR!
    O conhecimento autêntico LIBERTA os Homens da pobreza, da avareza, da falta de FÉ, e os lança para uma vida produtiva e ao pleno AMOR ao próximo!
    AVANTE, sua Excelência, Ministro Joaquim Barbosa!
    JAP

  • Anônimo

    -

    1/9/2007 às 1:22 pm

    Estudo.

    Certamente o nosso ministro preferiu estudar, a proveitar o tempo para aprender outras línguas.
    bem diferente de muitos brasileiros, de origem tão humilde quanto a dele, mas que preferiram ficar bebendo cachaça em porta de botequim e fazendo política sindical.

  • blogilda

    -

    1/9/2007 às 12:53 pm

    Gostei de matéria a Veja.
    Joaquim Barbosa não é bom porque é negro, nem porque nasceu pobre, ele é bom porque se fez bom, seguiu o seu sonho, achou seu caminho, não pediu nada a ninguém, nem precisava, ele sabe o que é e do que é capaz.

  • Anônimo

    -

    1/9/2007 às 12:53 pm

    A humanidade só se eleva com o estudo, é o princípio de tudo, para o bem,para a vida e para a paz.Parabéns a todos que trilham estas sendas.Parabéns ministro.

  • Luis Antonio

    -

    1/9/2007 às 12:14 pm

    Reinaldão,

    mas isso não é possível. Um negro, filho de pedreiro e dona de casa, pobre, que estudou em colégio público, chegar onde chegou. Santo Deus! O homem é trilíngüe, formado em uma das melhores universidades do universo! Que diabo aconteceu com este homem? Como ele conseguiu tudo isso sozinho? Não recebeu nenhuma bolsa-família. Não foi recolhido por nehum movimento social. Não foi pranteado por nenhuma ONG dos direitos humanos por sua condição de afrodescendente. O MNU, UNE, CUT, Via Campesina e o MST não lhe deu a devida conscientização para que fosse um legítimo representante da sua classe. Não Reinaldão, tem alguma coisa por trás de todo esse sucesso individualista. E tenho uma pista.

    Ele morava nas terras do Grande Demônio. Diz apreciar o ordinário multiculturalismo estadudinense. Diz lamentar a miséria africana! Não, não! Ele não entende que a miséria é a verdadeira condição humana, que o sucesso é apenas uma realidade fabricada pela mídia a serviço da elite branca, que insiste em manter os grilhões no nosso povo. Ele pensa que é um homem livre, consciente, senhor de suas decisões. Bobagem! Isso não existe! Ele ainda não percebeu que é um escravo. A verdadeira libertação está no PT e no nosso Mestre Lula. Ele é a luz, o resto é perdição.

    O Ministro Barbosa é um agente do Governo estadudinense! De alguma forma, ainda quando criança, ele deve ter sido raptado e levado para as terras americas demoníacas. Lá, sofreu algum tipo de lavagem cerebral. Recebeu, então, através da hipnose, instruções nas diversa áreas do conhecimento. Aprendeu líguas e culturas estrangeiras e foi versado nas leis. Tudo com um único objetivo: ajudar a imprensa e a elite branca a liquidar o Movimento Socialista Democrático! A primeira tentativa deles é esta em fazer o povo acreditar que o mensalão existiu.

    Mas não se preocupe Reinaldão, temos, também, nossos Ministros, homens libertos, dentro do STF.

  • Anônimo

    -

    1/9/2007 às 11:50 am

    Barbosão pra Presidente do Brasil.A gente não tem oposição séria mas tem homens de valor,não podemos deixar passar.

  • Anônimo

    -

    1/9/2007 às 11:06 am

    Enfim, algo que se possa agradecer ao advogado dos mensaleiros e guerrilheiros.

  • Anônimo

    -

    1/9/2007 às 11:06 am

    Enfim, algo que se possa agradecer ao advogado dos mensaleiros e guerrilheiros.

  • Na

    -

    1/9/2007 às 10:24 am

    …enquanto isso há pessoas que vivem reféns da cor da própria pele, da infância sem recursos materiais, da mãe que nasceu analfa, da naturalidade.JB além de tudo, tem um estilo bem tranquilo. Gostei do ministro, pelo menos no Supremo estamos bem representados. Serve para mostrar ao mundo que, um presidente que se gaba de falar português mal e porcamente, é pura vagabundagem.

  • Maria Helena

    -

    1/9/2007 às 10:15 am

    Estão vendo? É negro, filho de pobres, mas não precisou de esmolas, nem de ajuda discriminatória pra ser o que é. Ele é um exemplo inquestionável de que é a cabeça que faz o Homem, não os badulaques que se lhe dependuram. Não seria ótimo que este governo começasse a enxergar o que vai dentro de seus pobres?

  • Anônimo

    -

    1/9/2007 às 9:50 am

    No momento em que o Brasil comemora a denúncia dos 40 mensaleiros pelo STF, isso sim é jornalismo pertinente, não aquela barbaridade de Vera Magalhães na Folha, fazendo de tudo para desmoralizar o julgamento do STF. Dirceu adorou. O trabalho do ministro Barbosa, do Procurador Geral e dos outros juizes foi contundente, impossível era sair um resultado diferente do indiciamento.

  • Anônimo

    -

    1/9/2007 às 9:48 am

    Bravo!, Eminente ministro Joaquim Barbosa: entrou para minha lista pessoal de admiráveis.

  • Anônimo

    -

    1/9/2007 às 9:47 am

    JOAQUIM BARBOSA PARA PRESIDENTE!, Penso constantemente, quem seria o melhor para o Brasil diante de tanta safadeza?
    Eis o homem, não acredito que isto seja por acaso, um senhor que veio de baixo chegar aonde chegou. Sempre comento com meus amigos que só em olhar para a cara de um politico sabemos se é safado ou não, e o senhor Joaquim Barbosa inspira confiança.
    JOAQUIM BARBOSA PRESIDENTE 2010.

  • Anônimo

    -

    1/9/2007 às 9:01 am

    Não tive tempo de registrar antes, mas aquele ministro, o leviandowsky, na verdade, só foi nomeado pelo prizidenti porque ele pensou que o nome fosse “levando whyske”. Daío, já viu, se contém alcool….

  • Francisco Haddad

    -

    1/9/2007 às 8:45 am

    Interessante!
    O senhor Ministro é tudo isso que o Petry escreveu e, no entanto, tudo o que a grande maioria dos brasileiros sabe sobre ele é que se trata de um negro.
    Definitivamente, o racialismo que essa gentalha esquerdopata quer impor ao país é a tragédia apregoada como avanço, progresso, justiça, liberdade…

  • Anônimo

    -

    1/9/2007 às 8:29 am

    O Ministro Joaquim Barbosa me parece uma pessoa honesta , correta.É disto que o Brasil precisa.

  • Anônimo

    -

    1/9/2007 às 6:36 am

    Caro Reinaldo,
    Eis aí uma prova de que as pessoas são responsáveis por seu destino e por isso é que sou contra a bolsa família, que somente aumenta o conformismo e vicia – e o mais grave: transforma os contemplados em massa de manobra.
    Sou sua fã incondicional!
    Um abraço,
    Virginia

  • marina

    -

    1/9/2007 às 6:31 am

    o presidente deve achar
    isso ridículo.
    já que ele não sabe falar
    nem nossa própria língua.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados