17/05/2008
às 6:23VEJA 1 – República Sindical I – O lado escuro da Força
A VEJA desta semana faz uma radiografia das lambanças da Força Sindical, cujo comandante máximo, o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), está enrolado com a Operação Santa Tereza, da Polícia Federal. O que nasceu como uma investigação de uma rede de prostituição de luxo e tráfico de mulheres foi estourar no BNDES. O caso também chama a atenção para o Ministério do Trabalho, hoje inteiramente aparelhado pela Força e pelo PDT, partido que, a cada dia, se distingue menos da central e de seus métodos muito pouco ortodoxos.
A reportagem de Diego Escosteguy, com a colaboração de Otávio Cabral e Ricardo Brito, lembra as origens da Força Sindical, que nasceu com a ajuda do então presidente Fernando Collor e farto financiamento do empresariado. Era o tal “sindicalismo de resultados” — de impressionantes resultados, diga-se, a julgar pela boa vida dos dirigentes. Atraído para o poder pelo “pragmatismo” do lulo-petismo, Paulinho levou de presente o Ministério do Trabalho. E de porteira fechada.
“[Luiz Antônio de] Medeiros, o pai da Força e mentor de Paulinho, virou secretário de Relações do Trabalho. É o responsável por fiscalizar e conceder registros sindicais, uma atividade que já rendeu muitas denúncias em Brasília. Luiz Fernando Emediato, o consultor da Força e ocasional arrecadador de campanhas, tornou-se presidente do Codefat. Ezequiel Nascimento, sindicalista do PDT, foi nomeado secretário de Políticas Públicas de Emprego. Comanda um orçamento de 19 bilhões de reais.”
Até aí, vocês poderiam dizer, “assim fazem todos”: chamam os amigos. Mais ou menos. Seguir a trajetória de Emediato, por exemplo, é coisa das mais interessantes. Amigão de João Pedro de Moura, o lobista preso pela PF, ele deveria zelar pela verba bilionária do FAT: R$ 9,5 bilhões. Ocorre que ele continua consultor da Força Sindical.
Leiam este trecho da reportagem: “correspondências mostram que, à frente do Codefat, Emediato se comporta como tarefeiro da Força Sindical, valendo-se da posição para proteger e beneficiar a central. Em fevereiro, a Força foi notificada pelo Tribunal de Contas da União a devolver cerca de 59 milhões de reais, dinheiro do FAT que deveria ter sido investido na qualificação de trabalhadores – mas que sumiu nas contas do IPEC, um instituto ligado à central e comandado pelo lobista João Moura. Ao saber da decisão, Emediato, em vez de se portar como presidente do Codefat, agiu como dirigente da Força: pediu à advogada Sandra Lage, funcionária do ministério, que ajudasse na defesa da central.”
O que vai acima dá uma idéia pálida da “força da Força” e de seus métodos. A reportagem traz passagens muito eloqüentes. Vejam lá. Esse é o ambiente que criou as precondições para o escândalo do BNDES, de que se fala abaixo.
Assinante lê mais aqui



Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
25 Comentários
Anônimo
-17/05/2008 às 20:34
nao se pode mais escrever lado NEGRO da forca????
eu hein…
Anônimo
-17/05/2008 às 20:31
Acredito que Veja exagerou no politicamente correto:
O título deveria ser =>
O LADO OBSCURO DA FORÇA.
Sandra
-17/05/2008 às 19:07
E existe outro lado, Reinaldo?
Anônimo
-17/05/2008 às 16:56
Quem mama mais nas tetas públicas e privadas?
Sindicalistas ou ongueiros?
Linguinha
Anônimo
-17/05/2008 às 15:03
PILANTRAGEM DESCARADA (está na hora de pôr fim nisso tudo)
A maior pilatragem é o veto do presidente ao artigo que obrigava os sindicatos a prestarem contas ao TCU das fortunas que recebem.
Quando é que vai acabar a pilantragem no governo?
Anônimo
-17/05/2008 às 14:54
lado escuro da força? aderiu ao politicamente correto?
faith
-17/05/2008 às 13:53
sabe tio rei ;
eu acho que há uma
lei e uma ordem
bem clara no lado escuro
do governo lulachavista
petista que sinaliza
verdemente à diversidade
e incentiva a criatividade
no assalto aos cofres públicos:
o lado escuro da
força simplesmente
corresponde ao
modus operandi da
sua simples
identidade criminosa
tentando alcançar
clímaxmente
uma identidade siamesa
com a escuridão
governamental.
BASTA!
elite
-17/05/2008 às 12:27
REI: MARINA SILVA AGORA NA REVISTA CBN!!!! MEIO DIA!!!!!
A PRIMEIRA PERGUNTA RESPONDIDA FOI A DO MEU MARIDO….VOU AGUARDAR AS MINHAS.
Anônimo
-17/05/2008 às 12:25
Não vai dar em nada! Como sempre na história deste país!
Anônimo
-17/05/2008 às 12:13
Reinaldo,
10:26 AM, tão bonzinho…
J.Freire
Anônimo
-17/05/2008 às 11:40
Ao anônimo das 9:46 AM
Seu comentário não está tão fora do contexto como você disse.
Tudo isso que está acontecendo no Brasil e no restante do Ocidente é fruto da esdrúxula “religião” que começou a ser praticada no século XVII, uma “religião” que prega a bizarra fraternidade sem pai.
Pascal.
Anônimo
-17/05/2008 às 11:38
Concordo em parte com o que o Uber disse. “dark side” dá para ser traduzido como “lado escuro”, mas o que foi usado na época de ‘Guerra nas Estrelas’ foi lado NEGRO mesmo.
Em tempo: no Episódio III, aí sim um surto de ‘politicamentecorretismo’, resolveram traduzir “dark side” como “lado sombrio”. O kibeloco comentou sobre isso na época http://www.kibeloco.blogspot.com/2005_06_01_archive.html
(dia 22.6.2005)
biquei
-17/05/2008 às 10:56
Caixa Econômica Federal, tenta gastando muito mais em mídia,do que o valor que irá arrecadar,com a venda de seus imóveis.
Logo, os felizes compradores ouvirão a expressão “Kudun-Kudotro” então eles saberão o real significado do bordão “Vem pra Caixa você também”.
Imóveis estes,em sua grande maioria retomados,por quem comprou e não consegüio pagar,devido as taxas de juros,e aumentos exorbitantes na prestação,que o salário do mutuários não consegüio acompanhar,portanto lembre-se feliz candidato á mutuário da Caixa,você será o próximo candidato da SERASA e SPC.
http://www.elpais.com.
Cae un 98% la facturación de la inmobiliaria Inbesòs
El frenazo en las ventas sigue lastrando los resultados de las inmobiliarias. Las ventas de la catalana Inbesòs se desplomaron un 98% en el primer trimestre del año, lo que arrastró a la promotora a presentar pérdidas de 2,2 millones, frente a los 192.000 euros de beneficios del mismo periodo del año anterior, según informó a la Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNMV).
Uber
-17/05/2008 às 10:29
Tio Rei, é lado NE-GRO da Força.
Cuidado, o senhor está sendo infectado pelo nhém-nhém-nhém policamente correto dos pró-cotas.
Melhor se vacinar!
Anônimo
-17/05/2008 às 10:26
Caro Reinaldo, por que você não publica meus comentários? Só porque minhas opiniõse não coincidem com as tuas? Aliás, a grande maioria dos comentários publicados neste blog são favoráveis a sua linha de pensamento, chegando quase a ser uma unanimidade. Já dizia o poeta : “toda unanimidade é burra”. Este espaço é partidarizado, não busca o crescimento da democracia e do Brasiul e sim a derrubada em de uma turma que está “aprontando” para colocar em seu lugar outra turma que também já “aprontou” muito. Acho que você deveria mostrar tudo de bom que governos anteriores fizeram para o Brasil e o atual também e é claro, mostrar os erros de todos nossos administradores políticos, independentemente do partido à que pertencem. Infelizmente, não vejo isso neste espaço.
GMCJ
-17/05/2008 às 10:02
A Força Sindical, com tudo isso que está vindo à tona, comporta-se como se seus membros fizessem parte de um “politburo”, em que seus movimentos ou ações se mantivessem ao largo de qualquer ação de fiscalização ou punição. A recente decisão de manter o caminhão de dinheiro para os sindicatos e centrais, comemorada de forma eloquente no Congresso, mostra que existe mesmo um poder paralelo e encoberto, que, guardadas as devidas proporções, lembra os momentos em que no Brasil tudo se fazia sem que houvesse fiscalização . Foi a época da ditadura, tão combatida pelos atuais militantes dessa cúpula de poder e negociatas.
Anônimo
-17/05/2008 às 9:46
Reinaldo,
Desculpe colocar um assunto fora do contexto, porém acho importante vc comentar o que segue adiante a respeito de DIREITOS HUMANOS E O POLITICAMENTE CORRETO:
“Relativismo e opção por correção política impõe pseudos Direitos Humanos, adverte especialista
ACI
ROMA, 11 Maio de 2008 (ACI).- A norueguesa Janne Haaland Matlary, participante do Congresso sobre a Humanae Vitae que se realizou na Pontifícia Universidade Lateranense, advertiu sobre o relativismo, o subjetivismo e a opção pelo “politicamente correto” queimpera no Ocidente e queadmite e impõe pseudos direitos humanos.
Em sua conferência intitulada “Direitos humanos impostos porém não respeitados”, Matlary explicou que exemplo dessa situação é que “na Noruega, no dia 11 de Junho de 2008, o Parlamento adotará uma nova lei sobre o matrimônio de ‘gênero neutro’, apoiado por uma grande maioria na opinião pública e no próprio parlamento”.
Além de indicar que essa “lei inclui o direito de adotar crianças nascidas de “casais” homossexuais mediante técnicas de inseminação”, a perita norueguesa revelou que uma vez aprovada a lei, “as crianças nascidas de “casais” de mesmo sexo poderão ser adotadas pelo ‘pai’ não biológico do mesmo”casa”.
“No debate público que precedeu essa lei, a paternidade biológica foi considerada como não influente, como qualquer coisa que não tem relação com a paternidade ‘real’, agora concebida como a possibilidade de tomar o cargo de uma criança”, disse.
“É evidente que nenhuma noção sobre a natureza humana, inclusive seus aspetos biológicos, é considerada constante e certa. O fato que uma criança tenha direito aos próprios pais biológicos e a ser educada por eles não é levado em conta. Ademais pai e mãe não são considerados para tomar o encargo de uma criança porque o sexo se converteu numa questão social e não biológica”, prosseguiu.
Para Matlary, “o grau de relativismo é tão elevado que não existem mais”valores fundamentais”) desde o ponto de vista antropológico. Hoje, na política européia, parece impossível discutir sobre que é um ser humano” e ademais “não existe uma base clara dos direitos humanos, senão uma intensa luta sobre sua interpretação e com freqüência uma grande discrepância entre o que um estado proclama nas conferências internacionais oficiais e sua política interna”.
Além de denunciar como impera o relativismo e inclusive o nihilismo, a perita assinalou que “tal subjetivismo mina a democracia e prepara o terreno ao totalitarismo: se não há algum modelo que determine o que é justo, tudo pode se tornar justo”.
A seguir explica que a “aversão ao conceito de verdade” está ligada intimamente ao “politicamente correto” que é o “conceito mais potente que nossas democracias ocidentais possuem e que é de todo imaterial. O poder do politicamente correto é percebido pela maioriadas pessoas: percebe-se qualquer coisa que era uma falta e logo ela não o é mais “.
“Pensar poder descobrir uma verdade objetivamente válida é certamente a posição menos ‘politicamente correta’ possível”, destacou.
“Com essa premissa os direitos humanos não podem existir porque não podem ser definidos. O paradoxo da moderna democracia é esse: professamos e impomos direitos humanos em todo o mundo, porém recusamos definir sua sustância em nossos países”, alertou Matlary.”
RONALDO
-17/05/2008 às 9:40
NA ULTIMA SEXTA-FEIRA, 16/5, TIVE O DESPRAZER DE VER ESTE MINUSCULO PAULINHO DAR UMA ENTREVISTA À TV TRIBUNA DE SANTOS. SUA CARA ACABRUNHADA, REVELA UMA AUTO-PENITÊNCIA INDISFARÇÁVEL. VEJAM O QUE O CIDADÃO TEVE CORAGEM DE DIZER QUANDO PERGUNTA SOBRE AS DENUNCIAS CONTRA ELE NO CASO DO BNDES, PALAVRAS DO DITO CUJO:
“O BNDES TEM 35 DEPARTAMENTOS…IMPOSSÍVEL SE CONSEGUIR ALGUMA COISA LÁ…..”
35 DEPARTAMENTOS…..E ELE NÃO TEM VERGONHA DE FALAR…..SÓ QUE PARA QUEM INDICA CONSELHEIRO DO BANCO E ESTÁ LIGADO AO GOVERNO LULLA DE UNHAS E DENTES NÃO HÁ DIFICULDADE NENHUMA EM APROVAR UM FINANCIAMENTO À UMA PREFEITURA DA BAIXADA SANTISTA QUE SIGNIFICA ALGO PROXIMO A 30% DO ORÇAMENTO ANUAL DA PREFEITURA.
VAI VOCE COM A TUA EMPRESA, SEJA ELA DE QUE TAMANHO FOR, PEDIR UM EMPRÉSTIMO NO BNDES PARA VER QUANDO ELE SAI……
Roby
-17/05/2008 às 9:17
Infelizmente, esse sindicalismo selvagem veio para ficar. Muito antes das suas metástases medrarem através do governo e das estatais, já traziam prejuízos.
Quando foi a última vez que uma montadora de veículos se instalou na Grande São Paulo? Isso em parte se deve à guerra fiscal entre os Estados da federação, e em parte à pressão sindicalista de que as empresas tentavam fugir.
Vai levar muitos anos para que a máquina pública seja um dia completamente purgada dessa canalha parasita.
E ainda reclamam do neoliberalismo?
Bira
-17/05/2008 às 9:11
Como trabalhador, nada mudou em minha vida, mas eles como sindicalistas, quanta diferença…
Salomão Cohen
-17/05/2008 às 9:10
Muito boa reportagem, como sempre.
Com a palavra, a Polícia Federal e o Ministério Público.
Goncalves
-17/05/2008 às 8:43
Se os trabalhadores do Braziu varoniu já tem seu sindicatinho para bater sua carteira mensalmente, através da contribuição assistencial descontadas na fonte, prá que o sindicatão? Qual a função do sindicatão na vida deles. Abaixo o SINDICATÃO, JÁ.
ATENÇÃO TRABALHADOR: VOCÊ SABIA QUE VOCÊ NÃO É OBRIGADO A CONTRIBUIR COM SEU SINDICATO E QUE PARA ISSO BASTA SE MANIFESTAR, EM TEMPO HÁBIL, JUNTO AO MESMO?
Anônimo
-17/05/2008 às 8:39
O que está ocorrendo com a Força Sindical do Paulinho é fichinha quanto o que se esconde por tras da CUT. Aguardem.
Anônimo
-17/05/2008 às 8:02
Há uma maldição com esses “bebês de Rosimary” criados em laboratório, como o lullarápio e esse paulinho, que se libertam de seus criadores e tornam-se demônios livres. Indigna-me saber que trabalho quase meio ano para sustentar tanta roubalheira. Desgoverno podre, só tem a ralé debochada “zelando” por valores bilionários. Que corja!
Anônimo
-17/05/2008 às 7:51
Reinaldo,
o pior é o canalha mor ter vetado o artigo que obrigava os sindicatos prestarem conta do nosso dinheiro.
O canalhismo só existe e em proporções nunca antes neste pais, em razão da participação do representante político maior.
Até quando?
J.Freire