Blogs e Colunistas

04/11/2009

às 17:42

Vamos pôr um pouco de ordem no imbróglio. Ou: Lula é Azeredo do PT; Azeredo é o Lula do PSDB

Leia primeiro os dois posts anteriores
Se o ministro Joaquim Barbosa acatou a denúncia contra os 40 do mensalão, não haveria por que não fazê-lo agora. E, em ambos os casos, agiu muito bem. Sempre ressaltando que o crime em Minas, por todos os dados elencados na denúncia do Ministério Público e no voto do relator, foi realmente eleitoral. E envolveu dinheiro público, como no caso do mensalão petista. Qual é a diferença em relação à outra lambança? A tramóia do PT buscava comprar partidos políticos e uma parcela do Congresso. Não custa lembrar que aquele escândalo não se limitou ao período das eleições. Era uma espécie de crime continuado.

Isso não diminui a gravidade dos crimes de que Azeredo é acusado. Só aumenta a gravidade dos crimes atribuídos aos petistas.

Agora vamos pensar um pouco: existe alguma razão para Azeredo ser um dos responsáveis pelo “mensalão mineiro”, mas Lula não ser um dos responsáveis pelo “mensalão petista”? Não! Ora, tanto quanto Lula é o Azeredo do esquema do PT, Azeredo é o Lula do esquema em Minas, que envolveu vários partidos.

Notem que a defesa formal de Azeredo coincide com a defesa política que se fez de Lula: nenhum deles sabia de nada, e não há indícios de que tenham participado formalmente das falcatruas. O presidente não precisou apresentar tal defesa em juízo porque o Ministério Público o deixou fora da acusação. Mas decidiu incluir Azeredo.

O MP acusa o ex-governador de Minas de dois crimes: peculato e lavagem de dinheiro. A sessão do STF foi suspensa antes de Barbosa ler a íntegra do seu voto. Por enquanto, ele aceitou a denúncia de peculato. Ainda falta ler o trecho que se refere à lavagem. A defesa argumenta que inexistem provas que indiquem que Azeredo ordenou a transferência de recursos para este ou aquele partidos, para este ou aquele candidatos.

Em resposta, diz o ministro Joaquim Barbosa que, em crimes dessa natureza, a individualização dos atos é realmente difícil, mas que há indícios de que ele conhecia o esquema — e, nesta fase, eles bastam. Um desses indícios é o fato de que peças-chave do esquema eram homens de confiança de Azeredo, que obedeciam às suas ordens.

É mesmo? E aquele que é acusado de ser o principal operador do mensalão, José Dirceu, era ou não homem de confiança de Lula? Obedecia ou não às suas ordens? Não só ele,. Os demais petistas implicados também eram do seu grupo político e seguiam suas orientações.

Não! Não estou advogando impunidade para Azeredo já que Lula nem acusado foi. Só estou mostrando que ambos exerciam o mesmo papel nos respectivos esquemas. E que Azeredo tende a ser processado, e Lula continua por aí, dando lições de moral para o presente, o passado e o futuro.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

82 Comentários

  1. Rods

    -

    05/11/2009 às 10:51

    REI.

    PRIMOROSA, LÓGICA E JUDICIOSA SUA ANÁLISE.

    PENA QUE OS JORNALÕES E LACAIOS DA VEZ, NUNCA, JAMAIS A ADOTARÃO, POR MERA CONVENIÊNCIA, POIS O APEDEUTA, NA LEITURA DELES, DEVE CONTINUAR A DAR LIÇÕES “….de moral para o presente, o passado e o futuro.

    TRISTE SINA.

    Rods

  2. betoBH

    -

    05/11/2009 às 10:47

    Prezado reinaldo, quem iniciou o Marcos Valério no mundo da política foi o Walfrido dos Mares Guia…..se investigar vai ver que a ligação começou ali…tem Clésio Andrade coisa nenhuma, é Walfrido mesmo…..e Walfrido é um dos queridinhos do Lulla….Azeredo utilizou o valerioduto ? deve ter sim, mas foi o laboratório do Walfrido para usá-lo com o Lulla PT !

  3. Robert

    -

    05/11/2009 às 8:38

    É evidente que Azeredo tem que ser processado. Se vai ser julgado inocente ou culpado não importa. É um politico menor, irrelevante.

    O que causa espécie é Lulla não ter sido processado também, considerando que o argumento do ministro do STF para processar Azeredo se aplica perfeitamente a Lulla.

  4. Gil

    -

    05/11/2009 às 8:33

    Neste caso de mensalões Brasil afora, ambos os protagonistas principais, tanto lulllla e o senador deveriam ser cassados,pois o beneficio e participação de ambos são de uma analogia incontestável. No caso do lullla foiaté pior visto que ele comprou uma instituição quase inteira, e essa historia de dizer que não sabia só cola, para os áulicos e vagabundos do pt.

  5. Anônimo

    -

    05/11/2009 às 5:47

    E o gazeteiro do STF de vez enquanto aparece para trabalhar e desta vez foi para abrir o processo contra o Azeredo. Tomara que dê certo e que esse sujeito seja afastado de vez do Congresso, senão aparecerá amanhã novamente com outro projeto de censura da Internet e não demora.

  6. Yara Chiara

    -

    05/11/2009 às 1:29

    10:57 pm:

    O Reinaldo já deve ter recebido dúzias de mensagens ofensivas da mesma pessoa. Ela chega no blog chamando-o de burro.

    Você não acha que ele tem ao menos o direito de se defender? Ainda assim, ele só o faz esporadicamente. Se ele fosse responder a cada mensagem com insultos e ataques pessoais, não haveria blog! O Reinaldo não é zona franca.

    O blog é resultado de um trabalho dedicado, determinado, talentoso e, sim, carinhoso do Reinaldo. O que eu me pergunto é: será que não se respeita mais nem isso!?

  7. Ó, paí, ó

    -

    05/11/2009 às 1:06

    Eu não confio na justiça brasileira e desconfio muito de quem diz que acredita nela. A justiça deztepaiz é parcial e ineficiente - por omissão e ação -, longe de ser exemplar. Me envergonho dela e não a aprecio. Critico-a como forma de torná-la melhor e voto nos meus representantes legislativos também com essa finalidade. Para conviver com ela, sou pragmático - questão de sobrevivência, infelizmente…ou felizmente, sei lá. Por exemplo, o MST tem praticado as maiores afrontas contra a lei e o estado de direito; e os maiores representantes desta instituição: o STF, nada; o MP, nada; a PF, nada; a OAB, nada;…e o diabo, nada. Bem, o diabo nunca pregou justiça - é coerente, e está mais que perdoado. Se outros poderes representativos do Estado pouco fizeram neste caso, era de se esperar que a justiça, como um todo, no mínimo, questionasse com veemência. Talvez não faça porque seus representantes não sejam produtores rurais e não se sintam ameaçados. É uma justiça faz-de-conta…e quer respeito, como? A justiça, agora, tenta expiar suas mazelas no caso do mensalão. Se fosse nos EUA acredito que seria diferente. Lá, bispos evangélicos cumprem pena pelos seus delitos. Aqui, no final das contas, eles serão contemplados como cidadãos honestos, vão pedir indenização - posso até apostar. A justiça é apenas uma imitação da sociedade, assim como o legislativo e o executivo. Portanto: não, eu não confio na… na… naquela instituição. Masgistrados…pfui!

  8. Jeremias-no-deserto

    -

    05/11/2009 às 0:12

    Artistas vêm perdendo paulatinamente essa capacidade sensorial de capturar a personalidade do retratado em suas obras de arte, tão comum em pinturas de Goya, Rembrandt e Velasques. E a fotografia e o cinema, de certa forma os responsáveis por essa esmasculação da arte da pintura, paradoxalmente apresentam, aqui e acolá, imagens expressivas, verdadeiras revelações de nossa alma. Lembra-se do Lula, ajeitando melífluamente a gravata de um companheiro e proferindo ofensas aos homossexuais gaúchos e outra, os falsos pastores da Universal, conferindo ávidamente as “férias” do dia em um hotel de Jerusalém? São imagens eloqüentes que desnudam por inteiro a personalidade sombria de ambos retratados.

  9. Anônimo Paulistano

    -

    04/11/2009 às 23:56

    Com tantos eventos bacanas que o Lula proporciona aos petralhas não dá para entender o que estes ingratos querem aqui, olha, tem o portal do PT com foto da Dilma assim que você entra, lá tem até pano de fundo para o computador que estampa a Dilma, linda, linda, linda, além disso o portal conta com a opção para visita a todos os sites de foruns e movimentos sociais, tem chat com opção pra moça de pé cascudo ou de sovaco cabeludo, tem a programação da tv traço do franklinstein, tem o portal da petrobras….por motivo técnico-operacional do gurú só não tem disponível literatura mas em compensação tem o site do Kibe de Cavaquinho, tem….

  10. ALMIR OLIVEIRA

    -

    04/11/2009 às 23:23

    REINALDO.
    JÁ TIVE A OPORTUNIDADE DE DIZER, AQUÍ EM NOSSO BLOG, QUE O SENADO, NO MOMENTO QUE APROVAVA O TOFFOLI PARA INTEGRAR A CORTE SUPREMA DA JUSTIÇA BRASILEIRA, PASSAVA À NAÇÃO, A CONDIÇÃO DE UMA CÂMARA DE VELHACOS, DA QUAL TUDO SE PODERIA ESPERAR, A PARTIR DAQUELE ATO. PORTANTO, AGORA SURGE O CASO DA GROSSERIA COM O STF. NO SENADO DE NOSSA SOFRIDA REPÚBLICA, SOBRAM, SE TANTO, UNS 10 SENADORES COM ÉTICA. NO EPISÓDIO DA VOTAÇÃO SOBRE A ENTRADA DA VENEZUELA, NO MERCOSUL, CAIU A MÁSCARA DE MAIS ALGUNS, COMO PEDRO SIMON, QUE SE ACREDITAVA SER DE BOA CEPA.
    ESSE AZEREDO, DEVE SER MANDADO PARA O LIXÃO DA HISTÓRIA, PQ MOSTROU-SE TÃO ENVOLVIDO NO MENSALÃO MINEIRO, QUANTO LULA E CIA., NO NACIONAL.

  11. Gringo

    -

    04/11/2009 às 22:57

    Yara Chiara disse:

    Qual o sentido de vir a um blog em que se discutem ideias para ofender e agredir? Por que o Reinaldo não pode exercer sua liberdade de expressão sem ser constantemente patrulhado e atacado pessoalmente?

    Discordâncias informadas são bem-vindas. Mas ofensas pessoais e agressões são lamentáveis. Cria-se uma atmosfera de brutalidade que é o equivalente intelectual do que se viu na Uniban

    Agora vejam o que Reinaldo respondeu para Fato as 9:55 pm:

    Releia o que escrevi, animal. O que você chama “lógica” não é minha, mas do ministro. Isso se as coisas fossem comparáveis, mas não são. É incrível que analfabetos como você insistam em me ler. Vá procurar a sua turma, cretino. Seu lugar é naquele blog do sujeito que escreve aquelas frases curtas, para analfabetos funcionais e morais como ele próprio — e seus leitores.

    Ha ha ha

  12. Dora

    -

    04/11/2009 às 22:47

    O que mais se pode dizer depois disso? Vc disse tudo.Brilhante an’
    análise, comos sempre, aliás. Seu cérebro é de fato privilegiado e nós por poder aprender todo dia mais um pouco com vc.Parabéns caro Rei.

  13. Brasileira

    -

    04/11/2009 às 22:40

    Depois da sessão que inoncentou Palocci, não acredito mais neste tribunal. Quando exigem que se cumpra uma determinação judicial, dou uma sonora gargalhada.
    Porque só Azeredo? Lula também não cometeu o mesmo ilícito em escala muito maior?
    Concordo com o Ministro Marco Aurélio de Mello. É preciso fechar para balanço, começando pelo Supremo Tribunal Federal.
    Em se tratando de justiça, não existe meio termo. É tudo ou nada.

  14. José Carlos Colodette

    -

    04/11/2009 às 22:18

    Caríssimo Rei!, esse post confirma meu comentário feito em outro anterior. O Ministério Público (como o STF) se rendeu ao populismo barato do lulismo. Quer saber, se AliLULAbabá houvesse sido denunciado junto com os 40 PeTralhas alguém aqui é tolinho suficiente para achar que esse STF que ai está aceitaria a denúncia? Azeredo é peixe pequeno, quero ver é pegar o chefe da quadrilha - difícil é por o guizo no pescoço do gato. Esse Brasil vai passar…

  15. ZANZA

    -

    04/11/2009 às 22:13

    TODO MUNDO EM MG CONHECE A INTEGRIDADE E A HONESTIDADE DE EDUARDO AZEREDO. O VERDADEIRO VILÃO DA HISTÓRIA É WALFRIDO DOS MARES GUIA QUE LEVOU O ESQUEMA PARA O PLANALTO.

  16. Da Ilha

    -

    04/11/2009 às 21:56

    O Lulla até parece seu parente marinho, escorregadioooo…….

  17. Fato

    -

    04/11/2009 às 21:55

    Então pela sua lógica, tem de admitir que FHC comprou votos para sua reeleição, pois era o único interessado no esquema.
    sua lógica só funcionona do outro lado, né burrinho!

    REINALDO RESPONDE
    Releia o que escrevi, animal. O que você chama “lógica” não é minha, mas do ministro. Isso se as coisas fossem comparáveis, mas não são. É incrível que analfabetos como você insistam em me ler. Vá procurar a sua turma, cretino. Seu lugar é naquele blog do sujeito que escreve aquelas frases curtas, para analfabetos funcionais e morais como ele próprio — e seus leitores.

  18. Moacyr Francisco

    -

    04/11/2009 às 21:50

    Cheguei a imaginar que eles fossem julgar o Azeredo com vistas no que fariam quando do julgamento do mensalão. Mas não creio mais nisso! Eles têm a faca e o queijo (desculpe, Minas!) na mão para quebrar de vez a espinha das instituições e dos poderes constituídos e desvirtuar definitivamente aquilo que adoram chamar, ora de “democracia”, ora de “republicanismo”, transformando (a palavra de ordem da moda!) ezztepaízz naquilo que eles querem que seja, na marra.
    Infelizmente, seremos “o Brasil achado na rua”. A “coisa” está se desenhando de forma insofismável há tempos, e o pior: com o mundo aplaudindo!
    É muita Barack Ubaca!

  19. David

    -

    04/11/2009 às 21:48

    Lugar de ladrão é no planalto.
    Fora Lula fora petralhada.

  20. Rodesiludido

    -

    04/11/2009 às 21:48

    O comandante de uma Unidade Militar, Policial Militar ou Bombeiro Militar, que vai de um pequeno comando (por exemplo um destacamento com alguns homens, uma viatura com guarnição) até os grandes comandos, como é o Comando do Exército, é responsável por tudo o que acontece ou deixa de acontecer na respectiva área de atuação e quando não está sabendo o que está acontecendo, pode ser responsabilizado pelo simples fato de estar desinformado, como é que é essa história de ser isento porque não sabia? Por acaso a legislação é diferente no caso do mensalão?

  21. Yara Chiara

    -

    04/11/2009 às 21:42

    8:34 pm e 8:40 pm:

    Qual o sentido de vir a um blog em que se discutem ideias para ofender e agredir? Por que o Reinaldo não pode exercer sua liberdade de expressão sem ser constantemente patrulhado e atacado pessoalmente?

    Discordâncias informadas são bem-vindas. Mas ofensas pessoais e agressões são lamentáveis. Cria-se uma atmosfera de brutalidade que é o equivalente intelectual do que se viu na Uniban.

    A internet é uma ferramenta maravilhosa. Qual o sentido de usá-la para perpetuar a intolerância e a intimidação?

    Triste.

    REINALDO INFORMA
    Fique feliz. Já foram eliminados.

  22. Da Ilha

    -

    04/11/2009 às 21:42

    Depois de “Réquiem para a transposição do São Francisco” artigo de D Tomas balduíno e “Por qué no te callas?” de Ferreira Gullar, ambos na Folha, eu estava achando que o Lulla tinha chegado a algum limite intolerável e dizer as coisas que precisam ser ditam estavam deixando de ser exclusividade de alguns blogs, especialmente este. E para completar aparece agora o texto de FHC chamado “Para onde vamos” uma fala clara e de grande pertinência. Pena que bem agora dessa boa onda de dedos na ferida sai a sentença do boçal preconceituoso de toga sobre o Azeredo.
    Pronto! Todos desviamos o foco novamente e eles ainda fazem discurso contra o Mensalão do PSDB!! Onde foi que nós chegamos presidente..

  23. Marco

    -

    04/11/2009 às 21:41

    Tio Rei, o problema é que a acusação apresentou um recibo do Marcos Valério de 4.5 milhões de Reais assinado pelo Azeredo. È isso que tá pegando, a defesa não contestou esta prova.

  24. marcusvmp

    -

    04/11/2009 às 21:39

    Caro Marcos Matias, compreendo sua indignação, mas o fato é que Lula, inexplicavelmente, sequer foi denunciado pelo Procurador Geral, portanto Barboza não poderia tê-lo incluído no processo.

  25. David

    -

    04/11/2009 às 21:39

    Ladrão no quadro de 8:40 pm.
    Chuta que deve ser petralha.

    REINALDO INFORMA
    Já foi eliminado.

  26. Anônimo

    -

    04/11/2009 às 21:35

    Deu em O Estado de S. Paulo
    O ‘autoritarismo popular’ de Lula (Editorial)

    O venezuelano Hugo Chávez é um tipo rudimentar. O brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva não é. Chávez, que impôs ao seu país a reeleição ilimitada, diz não entender por que um presidente “que governa bem e tem 80% de aprovação” não pode disputar um terceiro mandato consecutivo, como se as regras da ordem democrática devessem variar conforme o desempenho dos governantes e os seus índices de popularidade.

    Lula, que, em parte por convicção, em parte por um cálculo do custo-benefício da aventura reeleitoral, recusou a possibilidade, acredita que pode chegar aonde quer por outros meios, mais sofisticados do que é capaz de conceber a mentalidade tosca do coronel de Caracas.

    Trata-se da criação de um novo e presumivelmente duradouro bloco de controle da máquina estatal, da manipulação desabrida de um sistema político desvitalizado e da exploração incessante do culto à personalidade do líder, para que a adulação da massa legitime os seus desmandos e intimide a oposição.

    É a construção do que o ex-presidente Fernando Henrique denomina “autoritarismo popular” - um acúmulo de transgressões e desvios que “vai minando o espírito da democracia constitucional”, como adverte no artigo Para onde vamos?, publicado domingo neste jornal.

    Esse processo de erosão das instituições e procedimentos é tão mais temível quanto menos ostensivo e menos expresso em atos de violência política crassa, à maneira do que Chávez faz na Venezuela para quebrar a espinha da democracia no seu país. A lógica dos objetivos não difere - “a do poder sem limites”, aponta Fernando Henrique -, mas o método, no Brasil do lulismo, é insidioso.

    Por isso mesmo, “pode levar o País, devagarzinho, quase sem que se perceba, a moldar-se a um estilo de política e a uma forma de relacionamento entre Estado, economia e sociedade que pouco têm que ver com nossos ideais democráticos”.

    No interior do governo, Lula aninha uma burocracia sindical que se apropria sistematicamente do mando dos gigantescos fundos de pensão das estatais, os quais, por sua vez, têm assento nos conselhos das mais poderosas empresas brasileiras.

    Forma-se assim uma intrincada trama de interesses que se respaldam reciprocamente, não raro em parceria com empresários que conhecem o caminho das pedras - “nossos vorazes, mas ingênuos capitalistas”, diz Fernando Henrique -, fundindo-se “nos altos-fornos do Tesouro”.

    Isso dá ao presidente um poder formidável sobre o Estado nacional que extrapola de longe as suas atribuições constitucionais. É uma espécie de volta, em trajes civis, ao regime dos generais. No trato com o Congresso, Lula faz os pactos que lhe convierem com tantos Judas quantos estiverem dispostos a servi-lo para se servirem dos despojos da administração federal, enquanto a oposição balbucia objeções que dão a medida de sua irrelevância.

    “Parece mais confortável”, acusa o ex-presidente, “fazer de conta que tudo vai bem e esquecer as transgressões cotidianas, o discricionarismo das decisões, o atropelo, se não da lei, dos bons costumes.” Mais confortável porque mais seguro. São raros os políticos oposicionistas que não se deixam acoelhar pelas pesquisas de opinião que mantêm Lula nas nuvens e que o aparato de comunicação do Planalto, sob a sua batuta, não cessa de exacerbar - daí a pertinência do termo “culto à personalidade”.

    Desde a derrota de 2006, o PSDB de Fernando Henrique praticamente desistiu de expor as responsabilidades pessoais do adversário vitorioso pela autocracia em marcha no País. Os pré-candidatos tucanos José Serra e Aécio Neves, por exemplo, medem as palavras quando falam de Lula, decerto receando que ele possa fazê-las se voltarem contra eles mesmos junto ao eleitorado que o venera. Mesmo na condenação à campanha antecipada da ministra Dilma Rousseff, a oposição parece comportar-se como se estivesse “cumprindo tabela”.

    Lula não precisa tomar emprestada a borduna de Hugo Chávez para ditar os modos e os caminhos da evolução da política nacional. “Partidos fracos, sindicatos fortes, fundos de pensão convergindo com os interesses de um partido no governo e para eles atraindo sócios privados privilegiados”, descreve Fernando Henrique, “eis o bloco sobre o qual o subperonismo lulista se sustentará no futuro, se ganhar as eleições.”

  27. Gringo

    -

    04/11/2009 às 21:33

    Reinaldo

    Essa vc escreveu em seu ultimo texto (17:42):
    “Ora, tanto quanto Lula é o Azeredo do esquema do PT, Azeredo é o Lula do esquema em Minas, que envolveu vários partidos.”
    Agora pergunto, pq vc não escreveu:
    tanto quanto Lula é o Azeredo do esquema do PT, Azeredo é o Lula do esquema do PSDB ?
    Afinal de contas, o mensalão tambem envolveu vários partidos !

  28. marcusvmp

    -

    04/11/2009 às 21:33

    Ô Zeca do PT, conta de Lula não se achou (moluscos não deixam impressão digital), mas conta do PT no exterior foi denunciada pelo próprio marqueteiro de Lula, Dludla Mendonça. A campanha tava toda bichada. Lula teve uma eleição ilegal. Merecia ser cassado

  29. PI...PI...PI...PI...

    -

    04/11/2009 às 21:27

    Petralhas em catrefa (desculpe a redundância) às 8:40 pm, 8:34 pm e 8:26 pm

    Mande-os gozar da liberdade de expressão na cuba que os pariu, chutando para fora a lama nas asas de ponto.cu

    REINALDO INFORMA
    Já foram eliminados.

  30. Heitor

    -

    04/11/2009 às 21:23

    Mudando o assunto, fomos enganados mais uma vez pelos senadores da CCJ, pensava eu que pena mínima já havia sido aumentada por Demóstenes Torres; vim saber hoje que não; pois só agora “tentarão” aumentar de 1/6 para 1/3, a pena mínima, piada. Ainda botaram a culpa no Supremo, pois ele havia considerado inconstitucional uma lei anterior, que aumentava de 1/6 para 1/4. É medonho que estes políticos e juízes do Supremo tenham tanto amor, assim, pelos bandidos, nós, cidadãos, não somos nada. Somos o lixo que os pagam muito bem. Eles têm talento legal para dar benefícios aos bandidos, mas erram sempre que precisam fazer o contrário.

  31. pangaré

    -

    04/11/2009 às 21:22

    Esse Azeredo é um peixe enrolado em jornal dentro do armário do PSDB.

    Não tiveram coragem de se livrar do infeliz antes, agora que aguentem!

    Duro vai ser aguentar “cretino-fundamental-de-corpo-fechado” por aí, dando aula de moralidade.

  32. Rovison

    -

    04/11/2009 às 21:20

    Muito correta a sua análise, Reinaldo. Se o princípio constitucional que prega a igualdade de todos perante à lei estivesse sendo observado nesse processo criminal referente ao mensalão, Lula deveria estar na lista dos acusados pela Procuradoria Geral da República já que, como você frisou, Reinaldo, a atuação de Azeredo foi idêntica à do Apedeuta. Acontece que Lula é “o cara” e Azeredo é apenas um político mineiro que não teve a sorte de se dar bem no esquema de corrupção que foi aperfeiçoado e praticado em larga escala pela caterva petista.

  33. Francisco Oliveira

    -

    04/11/2009 às 21:19

    A participação de Lula no mensalão é certa! Nem mesmo o PGR, na época do oferecimento da denúncia, tinha dúvida sobre isto. Aliás, o que parecia incerto para ele, na verdade, era o futuro do Ministério Público se o Presidente da República fosse indicado como co-autor dos delitos descritos na peça acusatória.
    Azeredo, por outro lado, não ofereceu, em nenhum momente, tal perigo ao Parquet.
    Infelizmente, a verdade é essa!

  34. Carlo Germani

    -

    04/11/2009 às 21:18

    Caro Reinaldo,

    Tem um ditado egípcio que diz: “Todo aquele que ultrapassar os limites do seu destino,terá um porvir trágico”.

    Lula já ultrapassou a muito tempo,os limites do seu destino.
    Sua ascenção ao posto máximo de poder no país,foi equivocadamente interpretado como sem fronteira,onde tudo possa fazer sem qualquer questionamento e censura.

    O destino de Lula já está traçado. Como é um dos fantoches nas mãos do governo oculto mundial,terá liberdade total de proceder
    da maneira aloprada que quiser,contando que obedeça e execute
    às metas (já em andamento) da Nova Ordem Mundial.

    Em breve,Lula será descartado como algo inservível. Mas,na sua cabeça delirante isso nunca acontecerá. Será ?

  35. dr Spock

    -

    04/11/2009 às 21:13

    Reinaldo.-
    Lula…Azeredo… os dois são iguais… mas o ministro foi indicado pelo Lula…
    Ja imaginaram qual sera o veredicto do ministro?

  36. PesTicida

    -

    04/11/2009 às 21:11

    Tem um Zeca do PT às 8:40h. PesTicida nele.

    REINALDO INFORMA
    Já foi eliminado.

  37. Cadê o Flit? II -- A Missão

    -

    04/11/2009 às 21:09

    Reinaldo,

    Quando estiver detetizando os comentários, elimine também “JEORGE” (sic!) das 8h34…

    REINALDO INFORMA
    Já foi eliminado.

  38. Oscar

    -

    04/11/2009 às 21:09

    Reinaldo, olha isso.

    MST depreda fazenda de Daniel Dantas no Pará(Estadão)

    Cem homens armados invadiram duas propriedades no sul do Pará e expulsaram os moradores da área

    BELÉM - O Movimento dos Sem-Terra (MST) invadiu na madrugada desta quarta-feira, 4, as fazendas Maria Bonita e Rio Vermelho, localizadas nos municípios de Sapucaia e Xinguara, no sul do Pará. Cem homens armados e encapuzados derrubaram e queimaram casas, expulsaram empregados e atearam fogo em tratores, além de roubar gado. Mulheres, crianças e idosos tiveram de fugir para não ser espancados.

    Um avião com três mulheres e três crianças, expulsas pelo MST, caiu l

  39. RAQUEL

    -

    04/11/2009 às 21:08

    nâo tenho, e nem quero nada com políticos, mas, como uma boa curiosa, eu nâo sou tâo ignorante de nâo entender os fatos,ex:nos dois casos existe a compra de votos, se procurarmos em outros jornais, vamos encontrar a tal lavagem de dinheiro no segundo caso.
    obrigada.
    abraços.

  40. Denuncia

    -

    04/11/2009 às 20:53

    Comunidade que apoia as farcs no orkut

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=359573

  41. Rose Perito

    -

    04/11/2009 às 20:52

    zeca disse:
    novembro 4, 2009 às 8:40 pm
    … só chuta para fora,…o ZELAIA, acabou vencendo,
    ……………………………………………………………………………..

    Acho que o autor desse comentário tem sérios problemas de interpretação de texto, deve ter faltado na aula. ONDE O ZELAYA VENCEU?!

    Tudo bem… petista é meio lento para entender as coisas mesmo… É preciso desenhar direitinho, porque afinal eles nasceram analfabetos… Quem sabe no dia em que todas as crianças destepaiz já nascerem alfabetizadas, a coisa melhore…

    O Grande Molusco ainda inventa o PAC dos Recém-Nascidos (Programa de Alfabetização das Criancinhas).

  42. Gulah

    -

    04/11/2009 às 20:46

    Inteligência, cultura e experiência parecem não ajudar o PSDB e seus próceres - FHC, Serra, Tasso, Aécio, Guerra et caterva, nas lides políticas e na conquista de eleitores e apoiadores.
    Esse partido que, ao dissentir do MDB, abriu uma pequena senda de esperança no eleitor brasileiro, conseguiu botar tudo a perder há um punhado de anos, para vãmente tentar salvar um ‘companheiro’ que se insinuava claramente imiscuído e afogado no mensalão mineiro.
    Ali, para salvar o indigente senador, que viria a celebrizar-se como O CENSOR DA INTERNET, jogou no lixo todo seu capital ético e político.
    Nunca mais o PSDB conseguiu esboçar oposição. Nem com todo o material que o repulsivo governo lula joga todo dia no mercado político. Nem com a retórica enfezada, mas vazia e nula, do sub do sub de Carlos Lacerda, papel ridículo que encena dia sim, dia não esse Arthur Virgilio no Senado (a mesma ‘excelência’ que teve problema pessoal de caixa em viagem turística a Paris e não procurou o seu banqueiro, mas o diretor-geral do Senado para sacar um empréstimo personalíssimo - público e privado sempre embaralhados) conseguiu restabelecer um quarto de polegada de credibilidade ao partido.
    Se o país tiver ainda um palmo de seriedade e apego à lei (o que parece não ser o caso), em breve teremos mais um suplente como força auxiliar na ridicularização da outrora chamada Câmara Alta de nosso Parlamento.
    A única altivez que sobra ao Congresso Nacional brasileiro são as torres gêmeas de Niemeyer.
    Triste fim PSDB. E tudo por um capo medíocre do mensalão, um censor vulgar das liberdades públicas…

  43. Cadê o Flit?

    -

    04/11/2009 às 20:46

    Para exterminar o petralha das 20h40 (zeca [dirceu?])???

    REINALDO RESPONDE
    Já exterminei.

  44. MARCOS MATIAS

    -

    04/11/2009 às 20:43

    O senhor Barbosa não merece a Toga. Dois pesos e duas medidas é para tribunal de exceção! Não defendo Azeredo mas, Lula esculachou tudo neste País! O Judiciário se desmoraliza com ações desse tipo. As suas decisões são contestadas por causa de atos obscenos como esse de Barbosa! Lula foi o chefe do mensalão, oras! Dirceu era o executor e afinal a petezada sabia de tudo e Barbosa (o que fala alemão), passa a mão na cabeça do chefe Lulaalibabá51. Das ist eine Schande!

  45. zeca

    -

    04/11/2009 às 20:40

    REINALDO INFORMA
    Aqui também havia um canalha. Esmaguei.

  46. Rafael

    -

    04/11/2009 às 20:35

    Faltou coragem para acusar o presidente. Fato.

  47. JEORGE

    -

    04/11/2009 às 20:34

    REINALDO INFORMA
    UM VAGABUINDO HAVIA ESCAPADO. FOI EXPULSO.

  48. Pilgrim

    -

    04/11/2009 às 20:24

    Reinaldo,

    Infelizmente no caso do Lula houve dois erros de julgamento:

    a) O MP escolheu não associar o Presidente da República aos eventos arrolados no “Mensalão” ! (Os cínicos poderiam dizer que o PODER se protege);

    b) A oposição escolheu apostar no enfraquecimento contínuo do Lula até a ocasião das eleições de 2006, ao invés de promover um processo de impeachment.

    Agora, o Presidente sempre assegurou que nada sabia do processo de “compra de votos”. O Sen. Marco Perillo, à época, o contra-disse. Mais recentemente, o dep. Arlindo Chinaglia disse em juízo que o ex-deputado Roberto Jefferson havia informado o assunto com Lula.

    Se Lula mentiu. Não dá para começar daí ?

    Att.

  49. Homo Anômallus

    -

    04/11/2009 às 20:12

    Tio Rei,
    “Azeredo é o Lula do PSDB”
    Reinaldo Azevedo, eu sei que sou um chato…
    Mas não saio desta Nave-Blog!
    Quanto Orgulho de poder participar do Melhor Blog do Brasil!
    Tio Rei, Dona Reinalda, Reinaldinhas, colaboradores, comentaristas.
    ABÇS

  50. Iunes

    -

    04/11/2009 às 20:08

    Tio acho que o bigodão dançou de vez, Thonas Shannon que esteve em Honduras no recente acordo já afirmou que o EUA irão reconhecer as eleições de novembro independentemente da volta do dito. Cade o megalomaniaco, o top, top e o sapo barbudo e outros .

  51. silvia

    -

    04/11/2009 às 19:56

    Sabe o que me deixa doente!!!!!

    Não ser a lógica (e averdade) a predominar…não é possível ficar o Lulla da Silva intocável….a máscara precisa cair…..deus!

  52. Silva Júnior

    -

    04/11/2009 às 19:50

    Reinaldo, o Lula é inimputável. Deve ser por isso.

  53. Robmac

    -

    04/11/2009 às 19:49

    Reinaldo,

    E a última da picaretagem?

    Carvão Verde?

    Já não falta mais nada para inventarem…

  54. TICO MARTINS

    -

    04/11/2009 às 19:40

    Tio rei,è a primeira vez que comento no seu blog, e não sei se esse é o espaço indicado mais vou falar!!!
    A respeito dos estudantes da unibam,você esta sendo intolerante.
    Eles so querem um protesto pra chamar de seu!
    você por acaso sabe o que é passar 4 anos na faculdade sem protestar por nada???
    deixe os macacos serem felizes!!!
    Já que que os movimentos estudantis foram avacalhados pelo governo e seu ideal “monetario” estes pobres primatas estão a procura de uma luta com visibilidade!
    Eu vou até sujerir um nome para esse movimento
    RESMA(revoltados sem motivos aparentes)
    ps:adoro os seus textos e realmente comecei a visualizar não so a politica,mais a vida de um modo mais racional!

  55. marcusvmp

    -

    04/11/2009 às 19:39

    Reinaldo, sempre desejei a punição de Azeredo, justamente para que se façam esse link que vc acaba de fazer, e também para que se punam todos - incluído o octópodo cefalópodo, óbvio!

  56. Marcus Borelli

    -

    04/11/2009 às 19:37

    Reinaldo

    Peço a ti uma pausa para este OT onde há as caracteristicas das pessoas que tem Inteligência Espiritual. Tenho certeza que você e nossos colegas irão gostar.

    Abraços fraternos

    Dana Zohar identificou dez qualidades comuns às pessoas espiritualmente inteligentes. Segundo ela, essas pessoas:

    1. Praticam e estimulam o autoconhecimento profundo
    2. São levadas por valores. São idealistas
    3. Têm capacidade de encarar e utilizar a adversidade
    4. São holísticas
    5. Celebram a diversidade
    6. Têm independência
    7. Perguntam sempre “por quê?”
    8. Têm capacidade de colocar as coisas num contexto mais amplo
    9. Têm espontaneidade
    10.Têm compaixão

  57. chico lopes

    -

    04/11/2009 às 19:33

    Caro Prof. Reinaldo.
    Meu comentário, saiu truncado. Teclei inadvertidamente e, antes de terminá-lo com coerência, foi enviado. Na verdade o que me referia era a falta de honestidade representada por pessoas que ocupam cargos de alta responsabilidade -como os Ministros dos Tribunais-em particular do STF, brincando com nossa paciência e com nossa indignidade, por não cumprirem fielmente, os ditames da nossa Carta Magna e dos nossos compendios de Direito. Será que meus netos lerão ainda jovens, sua defesa intransigente da democracia, ou somente quando tiverem minha idade,o nosso professor Reinaldo, terá o devido reconhecimento?
    Saudações democráticas.
    chico lopes

  58. Eumelembro

    -

    04/11/2009 às 19:32

    O Ministério Público Federal usa 2 pesos e 2 medidas para acusar.

    Se é amigo, está fora. Se não é amigo, tá dentro.

    Lixo puro!

  59. lucas

    -

    04/11/2009 às 19:30

    Prezado Reinaldo, a questão pertinente é se o MPF e o STF usaram (ou usam) de dois pesos e duas medidas.

  60. Yara Chiara

    -

    04/11/2009 às 19:20

    Tenho receio da expiação seletiva de culpas. A fim de aplacar a sede de punição de um povo que já demonstrou ser capaz de absolver Lula de todo e qualquer ilícito, pune-se uma pessoa hoje inexpressiva por um dos crimes que se tornaram símbolo do governo Lula. No último caso, o crime é tratado como piada e descontado como parte do preço que se paga pelo progresso; no primeiro, tem as feições daquilo que é: um assalto às instituições do país.

    Azeredo deve ser processado, sim. Mas crimes são crimes independente de quem os cometa: a popularidade de Lula não o torna imune às leis.

    O Brasil não precisa de justiça política, mas da Justiça, impessoal e apartidária. Punam-se ambos!

  61. Maurício.

    -

    04/11/2009 às 19:19

    E a oposição, pra variar, não explora o caso. Por mais que não seja a mesma coisa — o crime do PT é maior tanto em amplitude - envolvia mais pessoas e permaneceu mesmo depois da eleição - quanto em profundidade - envolvia mais dinheiro — a oposição não soube explorar as “similaridades”.

    Além de terem “segurado” Azeredo - que deveria ter sido expulso do PSDB - parece que existe um medo, velado, de acusar Lula, não?

  62. chico lopes

    -

    04/11/2009 às 19:19

    Caro Prof.Reinaldo:
    Sei de sua honestidade, de seus princípios cristãos e, de sua inabalável conduta na defesa da democracia. Só posso lamentar, sua luta inglória diante da desonestidade existente nas nossas instituições. Instituições estas - como o STF e algumas outras, que além de órgãos obrigados pela Constituição deveriam dar exemplo de dignidade.

  63. Chico Alves

    -

    04/11/2009 às 19:19

    Para mim seria impossível o mensalão sem a participação direta do Lula. Ele conhece tudo do governo anterior e nada sabe do seu…

  64. Elaine Apolonio

    -

    04/11/2009 às 19:18

    O nó da questão é que Lula é um ser divino, tal como está descrito no filme Lula, filho do ….(?). Vários políticos famosos pelo mundo inteiro se viram à voltas com a tal contabilidade “eleitoral” ou no caso do PT, partidária mesmo e pagaram por isso. Aqui o Duda Mendonça confessou coisas absolutamente cabeludas envolvendo até paraíso fiscal e nada aconteceu. Nada afeta e nada abala Lula e seus comandados. A gente tem que aceitar que isso é algo divino mesmo. Não tem outra explicação…

  65. Sandra

    -

    04/11/2009 às 19:15

    Pois é! E Lula?

  66. Pablo Lopes

    -

    04/11/2009 às 19:15

    Considero o esândalo do mensalão como o maior atentado à democracia já cometido em nossa história recente; na medida em que a vontade do povo - representada pelos deputados- foi corrompida pela quadrilha que ocupava o executivo. A impunidade que a ele se seguiu cristalizou o caráter anti-democrático do PT e deu rédea solta a seus arroubos totalitários. Se todos tivessem sido punidos, nossa democracia seria fortalecida, e não estaríamos vivendo este vale-tudo. Este caso é um marco da infâmia nacional.

  67. Urtigão

    -

    04/11/2009 às 19:15

    Parabéns Reinaldo, só vc para responder:
    1-Teremos dois pesos diferentes para duas medidas?
    2-O Tofoli vai votar ou ele precisa de patrocínio?

  68. Mário Soares - Portugal

    -

    04/11/2009 às 19:12

    Impeachment já. Nunca é tarde para se fazer justiça!

    FORA LULLA.
    FORA PT.

  69. Eduardo

    -

    04/11/2009 às 19:12

    Reinaldo, infelizmente a questão não é tão simples. O envolvimento do Azeredo é muito mais claro. Há um recibo assinado pessoalmente por ele declarando ter recebido R$ 4,5 milhões de uma das empresas de publicidade do Marcos Valério. No julgamento de hoje no STF, o Min. Joaquim Barbosa inclusive levou muito em consideração esse fato, dizendo que não há uma linha na peça de defesa que explique ou justifique esse documento. Na verdade as situações de fato são bem distintas, então é por isso que no caso do Lula o “eu não sabia” colou, e no do Azeredo não vai colar…

  70. MINEIRO

    -

    04/11/2009 às 19:11

    O Lula continua por aí, dando lições de moral e ainda recebendo prêmios por isso, como o Chataz Prize 2009, que será entregue em Londres no dia 5, com patrocínio do Banco do Brasil, da Petrobras ….e do fabricante do Whisky Chivas…..
    Muito suspeito tudo isto, não? …

  71. P Faustini

    -

    04/11/2009 às 19:10

    Costumamos dizer quando temos algo não muito bom , melhor isto do que nada, em se tratando de nossa justiça podemos dizer sem medo de errar, melhor nada do que isto.

  72. Mauricio Mendes Correa

    -

    04/11/2009 às 19:04

    Lulla está acima do bem e do mal……aliás elle é o MAL !!!!!!!!!!

  73. Rubens Costa

    -

    04/11/2009 às 19:04

    Reinaldo,
    Preciso te mandar um conto que escrevi, chamado “NOVO DICIONÁRIO HOULULAISS”. Esse meu comentário não é para publicar, mas gostaria de te enviar. Sou um escritor amador, mas gostaria de compartilhar esse meu conto com você. Para que endereço posso enviar?
    Um abraço,
    Rubens Costa

  74. Marcos Marins

    -

    04/11/2009 às 19:02

    Concordo 100%. Lula deveria ter sido processado, tal qual ocorre agora com o Azeredo. A democracia se acovardou.

  75. Gabriel Moura

    -

    04/11/2009 às 18:41

    Tanto Lula quanto o Azevedo deviam ter sido punidos, mas os dois estão no poder. Esse “país” é muito bacana!

  76. maria-maria

    -

    04/11/2009 às 18:41

    Há uma diferença entre as duas personagens-chave: lulla nomeou a quase totalidade dos sinistros.

  77. Rico Basco

    -

    04/11/2009 às 18:37

    Na época o PSDB falhou, fez pacto com o bode chifrudo, simples como “menas”, agora veio a conta…

  78. Marcelo - Brasilia-DF

    -

    04/11/2009 às 18:35

    Reinaldo,

    ao não enquadrar e punir Azeredo o PSDB cometeu um dos maiores erros políticos da história do Brasil.

    Entregou de mão beijada aos PTralhas o discurso do “é tudo igual”.

    Já escrevi isso antes. Para mim o PSDB parece ter inveja do PT por não ser “esquerda o bastante”.

    Abraço

  79. jcafonso

    -

    04/11/2009 às 18:31

    Reinaldo,

    O Azeredo e o Lulllla, assim como os demais envolvidos, deveriam ser processados e, se for o caso, punidos.
    Simples assim.
    Fiquei sabendo, hoje, que advogado no Brasil so pode ser preso com a presenca do presidente regional da OAB.
    Eh alguma piada?

  80. IP

    -

    04/11/2009 às 18:28

    Excelente!

  81. Heitor

    -

    04/11/2009 às 17:51

    E que Azeredo tende a ser processado, e Lula continua por aí, dando lições de moral para o presente, o passado e o futuro.

    Comentar mais o quê !?

    Lembremos do Palocci, aquela gente simples.


 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados