Blogs e Colunistas

29/11/2010

às 7:01

Uma empulhação foi desmascarada; vamos ver, agora, se estamos diante de outra. Só 20 presos e 50 fuzis… “Tropa de Elite 3″ decepciona…

Uma empulhação foi desmascarada pelos fatos. A polícia de Sérgio Cabral e José Mariano Beltrame não prendia ninguém, “ocupava” os morros com suas UPPs sem reprimir o tráfico, desde que ele seguisse as regras do decoro, e a “paz” estava garantida! Passou a ser, assim, um comércio velado, mas aceitável. Sem precisar da soldadesca do crime para garantir a segurança — uma vez que a polícia passou a fazer parte da paisagem —, o lúmpen foi oferecer sua mão-de-obra em outras paragens.

Finda a primeira empulhação, vamos ver se estamos agora diante da segunda. É cedo para contar vantagem, para declarar vitória — a depender, claro, do que se considere exatamente vitória. Estimavam-se em até 500 os traficantes acoitados no Complexo do Alemão, aquele onde a polícia não punha os pés havia mais de dois anos e onde o governo federal se orgulhava de tocar obras do PAC. A segunda “operação histórica” (a primeira foi a da Vila Cruzeiro) prendeu 20 pessoas, com três mortes, e 50 fuzis. A bandidagem fugiu . Teve tempo para isso! O Alemão é do Comando Vermelho. A maioria se mandou para a Rocinha, governada pelo ADA (Amigos dos Amigos).

A polícia diz que vai lá e no Vidigal, mas na hora certa. Bem, então agora são os 500 do Alemão mais os que já estavam na Rocinha. Quantos? Mil? 1.500? Estima-se que o narcotráfico empregue 16 mil. A apreensão de armas também foi ridícula: 50 fuzis. A bandidagem manteve o seu arsenal. Estupenda é a quantidade droga: 40 toneladas de maconha e 250 kg de cocaína! E é de se supor que isso seja apenas uma parte da mercadoria. Agora, sim, acredito que os cheiradores e queimadores de mato sentirão algum impacto no bolso. Haverá uma queda no abastecimento. As leis de mercado tornarão o produto mais caro — a menos que a atividade entre com algum estoque regulador…

Recuperar o território é importante, sim — se for para valer —, mas não existe combate ao crime sem prender criminosos. Essa é uma jabuticaba que Beltrame e Cabral ainda não conseguiram cultivar. A questão vai ganhando contornos interessantes. Digamos que se decida, agora, recuperar o território da Rocinha — e espero que não seja preciso uma nova rodada de incêndio a carros e ônibus para que isso aconteça. Muito bem, caso o padrão “olha que eu vou subir” se repita, o exército de marginais migra dali para outro lugar. E assim sucessivamente.

Bem, das duas uma: ou o tráfico decide reordenar-se para absorver os seus soldados no novo esquema — uma coisa, assim, de “tráfico com consciência social” —, ou a bandidagem vai procurar oportunidades de negócios em outros estados, né? Os que fazem fronteira com  o Rio, diga-se, devem se precaver desde já. Eu  não aposto muito que Cabral e Beltrame mudem a escolha essencial: na forma como se dão ocupações e invasões, baixas e prisões são poucas. Preso dá trabalho e custa caro, sem contar que é preciso ter onde alojá-los…

Não foi um Tropa de Elite 3! O filme da vida foi bem mais chocho do que a expectativa gerada no público. Tanto é assim que foi preciso recorrer a um outro tipo de narrativa, bem mas intimista. Mas falo a respeito quando acordar.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

143 Comentários

  1. marcio barbosa de souza

    -

    28/12/2010 às 11:13

    não é que eu esteja apoiando bandido mas eu vejo muito o lado errado e o certo o verdadeiro culpado destes desastres todos são aqueles vagabundos la de brasilia coçadores de saco

  2. hassany

    -

    01/12/2010 às 20:37

    O fato de os traficantes terem fugido por um caminho visível do alto, flagrados pelas lentes nos helicópteros, e um deles ter sido atingido deveria despertar a curiosidade do público e gerar a seguinte questão: pq os demais bandidos não foram alvejados? Simplesmente pq seria uma execução sumária atirar em pessoas, armadas ou não, que estavam correndo e não estavam atirando. de fato, ningem está preocupado com os bandidos -muito menos eu- mas a opçao por execuções em massa é incompativel com a minuciosa cobertura dos fatos pela imprensa. isto nos leva a uma outra questão: onde estão os 600 bandidos? a maioria deve ter fugido, porém uma grande parte deve ter sido executada longe das cameras e retirada nos blidados. mas tudo isso é irrelevante pois guerra civil é guerra e nós estamos sendo atacados e massacrados há 20 anos ou mais. operações cirurgicas como esta deveriam ser a regra e até mesmo eventuais abusos são irrelevantes se considerado o numero de pessoas beneficiadas, toda a sociedade. por fim, os favelados - moradores de comunidades - são complacentes e apoiam os traficantes, direta ou indiretamente, são cumplices de diversas formas - todos veem tudo e nunca denunciaram por que? pq ninguem paga luz, tv a cabo, iptu, ipva etc. sinto muito mas é verdade. quanto ao espanto com a corrupção de policiais com salários miseráveis o que causa surpresa é que tanto tenha sido feito apesar dela, que embora inevitável deve ser punida, mas não é. os excessos podem ter sido cometidos por traficantes e os denunciantes podem estar envolvidos com o trafico - ninguem desconfiou disso? ultima consideração: não houve um banho de sangue apenas porque a fuga da cupula foi permitida, pelas galerias ou outros caminhos. mesmo assim, o objetivo foi alcançado e não houve uma numerosa e indesejada morte de inocentes.

  3. Victor

    -

    30/11/2010 às 23:51

    Muitas armas, toneladas de drogas, e a pergunta que não quer calar, CADE O DINHEIRO ??? Traficante não guarda dinheiro em banco. A Civil foi a que primeiro entrou, e é a responsável pela revista nas casas, me parece no mínimo estranho não terem apresentado um volume de dinheiro compatível com o volume de droga apreendido. Civil! Aonde foi parar o dinheiro?

  4. Juca Pato

    -

    30/11/2010 às 22:36

    Omessa! Será possivel?…Essa tal de Operação de Guerra parece enredo de filme - Tropa de Elite 3,75!!!…muito pouca resistencia, o que foi apreendido não condiz com o poder do CV!! Os reporteres da Globo e Recorde acompanham as tropas nessa tal de guerra de ARAQUE…

  5. PELLEZZANO

    -

    30/11/2010 às 18:57

    Quando a gente via Combate na TV, uma cidade era conquistada e, em seguida, se viam filas de alemães com as mãos na cabeça, uma pilha de armas e corpos. Supondo que guerrear e isso, onde foram parar as armas e os corpos durante a ‘conquista de território” da Tropa 3?

  6. ]Lucia R.

    -

    30/11/2010 às 17:58

    É como disse uma pessoa que foi Cabo do Exercito.
    Que o treinamento que aprendeu, seria invasão pelo ar , por terra/mar etc.. sem anunciar, e em vários pontos ao mesmo tempo, essa seria a tática bem sucedida.E não como vimos ao vivo e a cores, os comandantes revelando o que iam fazer no dia e dia seguinte.Empurraram os bandidos para outro morro para depois cercá-los? Deu no que deu.
    Sem contar o sensacionalismo, via TV a reporter da Globo
    dando furo de reportagem que era a primeira a transmitir do topo do morro. O outro jornalista caminhando tranquilamente nas ruas de terra lá do alto, mostrando por onde fugiram os bandidos. Que lindo, não? Como disse o comentarista, Carlos Oliveira “TEATRO NO RIO”.É isso.
    Torcemos para a Cidade Maravilhosa se recuperar.
    Paulista LuciaR.

  7. Carlos oliveira

    -

    30/11/2010 às 15:22

    Olá,muito bonito o teatro no Rio,se o governo quissece mesmo acabar com o trafico, teria invadido todas as favelas do Rio De Janeiro,e matado à maioria dos traficante.Mas fez exatamente o oposto,prendeu meia duzia e deixou à maioria escapar.Aqueles que forão pegos,vão para escola do crime,fazer pós graduação com dinheiro do povo,e os que fugirão irão formar novas quadrilhas.
    Traficante,sequestrdor e estuprador não tem recuperação é perda de tempo e dinhero po-los na cadeia.
    Mas ná,tem gente que gosta de bandido,por isso eles tomarão conta do Brasil.
    Não vamos esquecer,que essa ação da policia,foi uma exigência dos pardicipante das olimpiadas.
    Porque para o governo,tanto faz o povo ta bem uo mal.
    O povo só entereça na época de eleição.
    Até agora pra mim é só teatro,espero que continue para eu acredita.Mais uma ves os milicos salvando o Brasil

  8. Eric

    -

    29/11/2010 às 23:29

    Alguém aqui sabe o número do telefone do Fox Mulder e da Dana Scully? Acho que aquela galera foi abduzida, portanto nada melhor que chamarmos especialistas que, entendam desse riscado.
    .
    Uma dose de vergonha alheia:
    http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/actualidade/militares-invadem-favela-mas-criminosos-escapam-com-fotogaleria
    .
    E só lembrando:
    “Vai lá, Chico! Devolve essa porra desse quelônio, bro”

  9. Normitcha

    -

    29/11/2010 às 23:12

    É muito pouco para o poderio dos criminosos no Rio. O governador já anunciava a operação uma semana antes de acontecer, os peixes grandes estavam fora da favela, fugiram pelos buracos da PAC! É de rir: “CORRAM QUE A POLÍCIA VEM AI!” É mui amigo dos “favelados” este senhor Sérgio Cabral!

  10. Strix

    -

    29/11/2010 às 22:09

    O Cabral tá certo, certíssimo. Tem que organizar o comércio de drogas no Rio. O cara (oCabral) sabe se não houver organização na distribuição de cocaína e maconha e outros biricubacos o turista não virá à Copa em 14. O turista não é burro de vir ao Brasil só prá ver bunda. Tem que haver um pozinho prá cheirar e um baseado prá fumaçá. Se não ele,o turista futebolista, vai festar na Holanda onde o treco é livre e a putaria também corre solta. Só não tem praia mas tem aqueles moinhos com uns cataventos muito bacanas.

  11. fbdghjkbk

    -

    29/11/2010 às 21:28

    a cobertura no rio tá um nojo, reinaldo. Os caras não fazem uma crítica, a começar pelo Globo. Deslumbrados além da medida.

  12. Claudio Amaral

    -

    29/11/2010 às 20:49

    Respeiteitável público, vai começar o maior espetáculo circense da face da terra. O grande Circo CABRALULA. Abrem-se as cortinas do picadeiro. Anunciamos como primeiro número, a grande fuga dos quinhentos pacificados. Em seguida, a tropa de elite três. Continuando com o espetáculo, vem aí, a brincadeira de esconde, esconde. E dando continuidade ao mesmo, vem ai a brincadeira do policia e ladrão. E o espetáculo não pode parar, Agora, o cagal e o molusco, mandam hastear a Bandeira do Brasil, Coitada, ela não merece, no lugar mais alto do circo. Com muita satisfação, anunciamos o espetáculo de balas, com direitos aos repórteres, a ficarem no meio do fogo cruzado, pois para fazerem propagandas dos donos do circo, vale tudo. E a nossa atração principal, vem aí, os tanques de guerra e os 800 soldados do exército para cercar o circo, e garantir a fuga dos melientes. Vai terminar o espetáculo, com algunhas prisões dos meninos pacificados e apreensões de algunhas toneladas de drogas e um grande desperdicios, a ser pagos por nós, os verdadeiros palhaços e otários! Que votamos nesses politicos oportunistas e demagogos, que insistem em nos fazer de babacas!. Aguardem, a qualquer momento, em qualquer outro morro, a continuidade do espetáculo circense, pois o mesmo não pode parar! Agora com novas atrações, os arrastões, o Rio em chamas, A queima de ônibus, balas perdidas, O bandido que virou o mocinho, etc. E outra mais atrações. Não percam!

  13. Claudio Amaral

    -

    29/11/2010 às 20:08

    Reinaldo, todo esse foguetório, para prender somente cinquenta fuzis? e alguns operários do mal? O Exército não havia cercado o morro?, então, cadê os 500 bandidos que vimos pela tv, mudar da vila cruzeiro, para o morro do alemão? Tomaram doril? ou pegaram o túnel?, pois para cavar, nem tatu ganha para esses meninos pacificados. Nós queremos ver além das drogas apreendidas, todos os bandidos, que estão brincando de esconde, esconde, com os policiais do Rio, e as forças armadas do Brasil. Isso é ridiculo. O Lula e o Cabral, estão jogando para a platéia, já de olho em 2014. Esse negócio de hastear a bandeira do Brasil, no ponto mais alto do Morro, é para enganar os bestas. Queremos ver toda aquela patota que fugiram, presas, e revelados os nomes dos verdadeiros tubarões. Se não for assim, foi desperdicio de dinheiro, e matéria para a imprensa do Lula, ganhar dinheiro. Respeitem os nossos dinheiros. Lula, vc quer dar o verdadeiro golpe de mestre, ao apagar das luzes do seu governo. Porquê não fêz isso há muito tempo? Vamos limpar os morros, que as farc, está doida para oculpar!

  14. fabiele

    -

    29/11/2010 às 19:39

    Na realidade acho que nao foram somente os jornalistas, que esperavam algo maior a população do brasil inteiro, tinha uma enorme confiança depositada nas nossas policias e descobrimos ;que os bandidos estão mais bem preparados do que a policia mas ainda estamos na espequitativas da policia conseguir pegar mas alguem PAZ PARA RIO DE JANEIRO SOU DE TUPACIGUARA MG

  15. Patricia Huxley

    -

    29/11/2010 às 19:38

    Relembrando, sempre o nosso slogan: CIRCO BRASIL, AQUI O PALHAÇO É VOCÊ!

  16. sonia maria silva

    -

    29/11/2010 às 19:12

    Vaiser uma brincadeirinha de gato e rato; os bandidos correm pra roçinha enquanto a polícia vistoria o morro do Alemão, qdo ela for pra roçinha eles correm de volta pro morro do Alemão, não acontece nada, só com o pobre da populaçao, com eles sim, só sofrimento.

  17. Frassinetty Gomes

    -

    29/11/2010 às 18:38

    Na época das olimpíadas fiquei sem entender porque deixou de passar notícias da violência no Rio no Jornal Nacional. Hoje , infelizmente, só hoje “caiu a ficha” Acordo feito entre as “otoriddades”, só pode… Por isso o Brasil não vai prá frente!! Em que mundo nós estamos!!

  18. Frassinetty Gomes

    -

    29/11/2010 às 18:34

    Reinaldo tem razão, da maneira que aconteceu foi muito chocho mesmo, quando vi aquele monte de marginal correndo, pensei: como vão prender tanto bandido? e o arsenal que falaram onde anda? Será que isso é mais uma enganação? Fiquei muito triste quando li que tudo isso começou porque os marginais quebram o pacto que fizeram com as “otoridades” que não atacrariam a zona sul, ai eles atacaram o Hotel São Conrado. Então quer dizer que a dita zona deve ser imune? que é isso “seu” Cabrá!

  19. hetfield & mustaine

    -

    29/11/2010 às 18:09

    Mais uma jogada de marketing do CabraLL! Mais uma Farsa orquestrada por esse cínico! Porém, em nada diferente do que eu esperava…Desde o início das reportagens a respeito da Vila Cruzeiro e o Morro do Alemão eu já sabia que ia terminar assim. Essa parolagem a respeito de recuperação de território é só para ludibriar o povão! O fato é que os bandidos que fugiram de lá, vão cometer outros tipos de crime, em outros pontos da cidade e do estado. Ou seja, é PICARETAGEM E FARSA MESMO!!!

  20. Sandra Lúcia Delfim

    -

    29/11/2010 às 18:04

    É meu caro Reinaldo, a coisa está mesmo terrível. Nestes dias midiáticos o que mais nos impressiona são os jornalistas de coletes, olhos vermelhos e tom de voz que parece tudo, menos algo para se levar a sério. Confesso que assiti pouco a tanta “emoção”. Vamos ver quantos pontos no IBOPE as emissoras vão faturar. E pensar que tudo isso aconteceu logo depois das eleições. Há algo cheirando muito mal (e não é erva do morro).

  21. Ari

    -

    29/11/2010 às 17:59

    E como e por onde chega toda essa tonelada de maconha?
    Incrível.

  22. cleusa maria das dores

    -

    29/11/2010 às 17:29

    Porque não ” INVADIRAM” OS MORROS, ANTES DAS ELEIÇÕES? Assistindo a PIROTECNIA do Sergio CHORÃO Cabral, eu pergunto.Quem deu indulto ao assassino de Tim Lopes? Pra onde irão as TONELADAS de maconha, cocaina e crak? Quem paga a conta, dos PRESIDIOS DE SEGURANÇA MAXIMA nos estados? “Tropa de Elite PT/PMDB”, AÇÃO… OS TANQUES ESTÃO CHEGANDO,LULA /DILMA/CABRAL,retoquem a maquiagem, FILMAR AÇÃO…

  23. Paulo

    -

    29/11/2010 às 17:18

    Reinaldo!
    Acho que aquela sua desconfiança quanto à idéia de exportação de bandidos para outros estados está començando a confirmar-se. Lí manchetes de jornais alertando aos moradores de Fortaleza, Salvador e Natal, como possíveis destinos dessa bandidagem que foge de favela em favela, sempre alertados com antencedência.

  24. Anônimo

    -

    29/11/2010 às 17:18

    E o dinheiro do trafico que NÃO apareceu , afinal eles não dão drogas eles VENDEM drogas … será que fazem o caixa ao final do dia e depositam o lucro no banco ??? Muito esquisito … e Fala sério … NÃO DÁ pra aquele contingente de bandidos fugir em DUAS pickups ! PELAMORDEDEUS !A gente não é bobo!

  25. Claudio

    -

    29/11/2010 às 17:17

    Prisão para o juiz que concedeu SEMI-ABERTO ao facínora Zeu!

  26. neto

    -

    29/11/2010 às 17:04

    Acompanhei com atenção os acontecimentos no complexo do alemão e na vila cruzeiro. Devo parabenizar as autoridades pela tomada do território dos traficantes. Mas, causa-me impressão, ainda hoje e cada ve mais, a construção no alto do morro onde foram fincadas triunfalmente as bandeiras do Brasil e do Estado do Rio de Janeiro. Há também umas estruturas ao longo do morro, que se não estiver enganado serão de um teleférico prestes a ser inaugurado, o que acho muito bom. Afinal há milhares de pessoas doentes ou fragilizadas pela idade que se beneficiarão desses equipamentos. Pergunto: como foram construidas? Como foi feito para levar o material de construção, o ferro, a areia, o cimento, a cerâmica, os vidros e etc., o maquinário para a construção que demanda anos, os engenheiros, os operários, quando se sabe que o território era dominado pelos traficantes? Teriam eles, patrioticamente permitido, sabedores do benefício que as obras trariam para a população? Teria havidoalgum acordo entre as autoridades e os patrões do tráfico? Ou a região não era tão perigosa assim?

  27. Marcelo Coutelo, Sr.

    -

    29/11/2010 às 17:02

    As mulheres, regra geral, são pouco dadas a engolir mentiras e fantasias quando não lhes é conveniente. A minha, olhando a televisão e vendo aquele horror de bandido correndo na estrada entre a Vila Cruzeiro e o Alemão, disse, pachorrenta e incrédula: “Oi, um bando tão grande e só acertaram em um? Que falta de pontaria”. Pois é.

  28. Marcelo

    -

    29/11/2010 às 16:58

    Ei!!!
    Isso, por um acaso não é fraude???
    Como o impoluto jornalista permite???

    “Janga
    -29/11/2010 às 9:36

    E não esqueçam:
    Um voto a cada hora!!!

    http://www.whopopular.com/Brazil/Journalists

  29. Fernanda

    -

    29/11/2010 às 16:58

    Traficantes são bandido mas não são burros. Preferiram abrir mão dos anéis para poder preservar os dedos. Ainda mais depois dos avisos: “olhem, estamos subindo!!!!”. Se não houver prisão de traficantes importantes e em grande quantidade, já já se reorganizam e a força policial se desmoraliza.

  30. José Geraldo Coelho

    -

    29/11/2010 às 16:49

    A ocupação do Morro do Alemão será tão pífia para o combate ao narcotráfico no Rio quanto foi pífia a Tomada da Bastilha para a Revolução Francesa.
    Sem políticas mais ambiciosas é questão de tempo a volta da criminalidade ou sua migração para outras regiões.

  31. Almirante Kirk

    -

    29/11/2010 às 16:45

    Caro “Claudio”
    -29/11/2010 às 16:27,subscrevo seus questionamentos!
    No mínimo,o referido juiz foi doutrinado nas universidades bananeiras,via o famigerado e deletério DIREITO ACHADO NA RUA ou Direito Alternativo!

  32. ismo

    -

    29/11/2010 às 16:40

    Forças Armadas é pra tomar conta de fronteiras pra não entrar armas e drogas,não pra tomar conta de morros do rj

  33. Dulcinéia

    -

    29/11/2010 às 16:39

    Eu já tremo só em pensar que esses bandidos poderão vir para o ES (sou capixaba), ainda mais que o crime organizado daqui já é um prolongamento do do RJ. Há uma outra hipótese que me deixa aterrorizada: é se os bandidos daí resolverem se unir para se defenderem. Você sabe que os psicopatas se unem , enquanto a sociedade não.

  34. Almirante Kirk

    -

    29/11/2010 às 16:37

    “Rods”
    -29/11/2010 às 9:15,disse:

    “REI.

    VOCÊ ESTÁ COBERTO DE RAZÃO. BANDIDO TEM QUE IR PRA CADEIA.

    MAS, ONTEM, SEGUNDO O JORNALÃO DO GOVERNO (GLOBO VIU!) O BELTRAME, DISSE QUE SEM ARMAS E DINHEIRO OS BANDIDOS ESTÃO MAIS FRACOS. É DE MORRER DE RIR; PELA VISÃO DESTE SENHOR, ELES IRÃO MUDAR DE RAMO, TALVEZ, VIREM PASTORES DE IGREJAS ENVAGÉLICAS.

    O POVO DO RIO PRECISA CRIAR JUÍZO E PARAR DE SE ACHAR, COMO OS GAÚCHOS, A ÚLTIMA AZEITONA DA EMPADA COMO ACONTECE NOS CARNAVAIS, ONDE TUDO, GERALMENTE, É ESQUECIDO E A MEDIOCRIDADE IMPERA.

    Rods.”

    Subscrevo,caro “Rods”!
    Parabéns!
    Kirk

  35. morg

    -

    29/11/2010 às 16:36

    Quando vi pela TV imagens que foram descritas como, “enormes crateras para dificultar a entrada de veículos do BOPE” e que na realidade eram de duas enormes galerias de águas pluviais/esgoto das quais foram retiradas as lajes, pensei logo: todos irão fugir por ali. Os moradores que acompanharam a construção dessas galerias sabiam onde iriam desembocar, só os policiais não perceberam.
    Estas fotos ainda estão em: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/rio-contra-o-crime/noticia/2010/11/criminosos-cavam-crateras-para-dificultar-entrada-da-policia-no-alemao.html
    morg

  36. André-sp

    -

    29/11/2010 às 16:35

    Venho falando e escrevendo a tempos que o a policia virou segurança de traficantes nos paises cariocas, é hilário quando os alienados vem dizer que estou falando besteira, hoje de madrugada eu vendo a tal invasão em menos de cinco minutos começei a estranhar que não teve os confrontos que tiveram no começa da semana passada, continuando a assistir, veiu uma informação mais estranh ainda 6 toneladas do maconha apreendidas e cocaina que é o carro chefe do comercio desses paises? NADA!!! Ou alguns quilos, e as armas, mostraram algumas armas que pela idade participaram da Guerra do Paraguai… hehehe

    Corto meu dedo mindinho e me filio ao sindicato dos metaleiros de SBC se não foi enviado pelo governo brasileiro uma comitiva de aspones ao “Palácio de Catando uvas” para negociar a “rendição” dos governadores do pais carioca.

    Quantos dias vai durar a mentira? Quanto tempo até alguém descobrir que houve uma reunião?

    Depois quero ver o que os nossos hilários governantes vão dizer.

  37. reinaldo

    -

    29/11/2010 às 16:30

    Somente 800 soldados do exército? Isso é muito estranho. Em uma mega operação dessas, deveriam colocar praticamente todo o exército. Fazendo a limpa. Anunciaram que iriam invadir , metade da bandidagem fugiu. E agora josé?

  38. Claudio

    -

    29/11/2010 às 16:27

    Alguém me explica por que o Zeu saiu da cadeia em regime semi-aberto?

    Alguém sabe o nome do juiz que autorizou?

    È piada né?!

  39. Claudio

    -

    29/11/2010 às 16:24

    Em outros tempos o Exército Brasileiro diria:

    “Só entro nessa se for para fazer o serviço completo, sem nenhum tipo de acordo!”

  40. Claudio

    -

    29/11/2010 às 16:22

    Vamos ser realistas?
    A única coia que vai mudar é que na zona sul e nas áreas mais turísticas do Rio, não poderá haver quadrilhas de traficantes agindo a luz do dia.
    Nas áreas mais afastadas, aí é o salve-se quem puder porque o santo não é de ferro@!

  41. Alberto Teixeira de Lima

    -

    29/11/2010 às 16:16

    Senhores estou falando isso faz tempo… Em um linguajar bem cohecido todos os envolvidos no comando deste Pais aprenderam a mentir descaradamente, são anos e mais anos de mentiras, Foi feito acordo com bandidos outra vez, sempre foi feito e continurá sendo, provar? não posso, mais não sou burro e creio que muitos como eu não vão acreditar que em uma tomada de um morro, um conflito envolvendo mais de 2,000 combatentes armados até os dentes, de um lado uns mil bandidos tudo “de cabeça feita” cheirando adoidado sem medo de nada e não acertam nem um soldadinho, do outro lado homens treinados atiradores de elite, os alvos correndo de um lado para outro e só matam vinte bandidos… Tem rolo, tem acordo. Não houve rendição em massa, o morro todo cercado, onde estão as crianças do tráfico? Fala Sério!!! Esta guerrinha esta parecendo casamento de viuva, ” não tem sangue”!!!

  42. Cil

    -

    29/11/2010 às 16:16

    É muito simples. A polícia vai no Vidigal, os bandidos voltam para o complexo do Alemão. A polícia vai na Mangueira, os bandidos vão baixar no Vidigal… e assim vai! Para uma operação que teve participação de forças do exército e marinha, e que exatamente por isso ganhou ares de guerra civil, o que suporta a sua teoria do país Alemão, que tem até torre de controle com ordem para derrubar qualquer aeronave inimiga, ter prendido 20 e “achado” 50 fuzis é ridículo mesmo.
    No fim das contas, e até prova em contrário, temos aí mais um “factóide” da segurança pública propagada pela Rainha de Copas na eleição. Se as tais UPPs (Unidades de Política Padroeira) se espalharem pelo resto do BR, daqui a pouco vai faltar exército e marinha para “intervenções” em outros estados.

  43. Matias

    -

    29/11/2010 às 16:04

    A empolgação da quinta com o governo do Rio deu lugar à frustração. Embora não haja carros pegando fogo, a sensação é de insegurança, já que os 200 que vimos fugindo para o Alemão escafederam-se.

  44. Gil Santos

    -

    29/11/2010 às 15:55

    Foi um fiasco essa operação. Tiveram a oportunidade de prende-los quando fugiam de um morro para outro, em campo aberto, mostrada pela TV. Deixaram que se aquartelassem no Alemão e lá se utilizassem de escudo humano. Muitos ou quase todos fugiram, pelo esgoto, será que não sabiam que estes existiam? Outros disfarçados. Onde estava a PM e a Civil que tem um maior contato com estes bandidos. Colocaram o pessoas das Forças Armada para controlar a saída da população. Outro erro. Puseram uma meia duzia de policia para revistar os carrros que saiam, não todos mas somente alguns. Invasão anunciada, faça-me rir.

  45. Lucar

    -

    29/11/2010 às 15:46

    Vejam o que o canalha barbudo falou:
    “Ao não colocar dinheiro na educação, porque a gente criou durante 20 anos neste país? Um exército de jovens que não tiveram oportunidades. Muitos deles com 25 anos sendo presos hoje em qualquer lugar deste país porque nos anos 80 nos anos 90 não tiveram educação e não tiveram oportunidade de trabalhar. Essa é a verdade nua e crua”, avaliou o presidente em evento no Palácio do Planalto, em que foram entregues 30 escolas federais de educação profissional e 25 campi universitários.

  46. marcia

    -

    29/11/2010 às 15:41

    Estava lendo na capa da veja, o seguinte comentario, que o nosso grande presidete Lulala, vai ao morro do alemão, será que tem algo para ser inaugurado por lá? quem sabe o bondinho do teleferico ou algum tunel recem cavado, ou ate mesmo um esgoto aberto? so essa que me falta, sera que esse senhor não tem nada para fazer la em Brasilia? me poupem socorrooooo

  47. Sergio S. Oliveira

    -

    29/11/2010 às 15:37

    É isso aí, Reinaldo, concordo com o teu ponto de vista, integralmente. Cadê a prisão em massa dos bandidos? Só 50? Não querendo ser carniceiro, mas vamos e venhamos: se uma operação destas, com 500 traficantes de um lado e um milhar e pouco de policiais e soldados do outro, disparando tiros a torto e a direito, “só” fazem 4 mortos, bem, acho um tanto quanto improvável. E o armamento apreendido: só isso? A quantidade de droga é respeitável, mas com certeza deve haver o dobro ou triplo disto. Mas os números, para minha modesta opinião, são baixos demais. E finalizando: operação policial ou militar, que tem um acompanhamento da imprensa como esta teve, sinceramente, é mais pra inglês ver, pois se faz um sensacionalismo sem tamanho com pouca coisa. Sempre ponho em dúvida ações assim, que fazem questão de ter repórteres espetaculosos e cinegrafistas idem acompanhando tudo.

  48. reinaldo

    -

    29/11/2010 às 15:37

    A lei favorece a bandidagem, o cidadão trabalhador e que paga imposto é ridicularizado. PENA DE MORTE JÁ! A SOCIEDADE NÃO AGUENTA MAIS.

  49. analfabeto

    -

    29/11/2010 às 15:34

    PORQUE A POLICIA NAO TAPOU ANTES OS BURACOS PRA OS RATOS NAO FUGIR? HOVE NA VERDADE UM ” CORRE RATO, QUE LÁ VAI GATO!!”.
    ESTIMA-SE 600 BANDIDOS. PRENDERAM 30. CADE O RESTO? FORAM ARREBATADOS OU TRASLADADOS? VAMOS ESPERAR.

  50. ACORDO TENEBROSO

    -

    29/11/2010 às 15:25

    Estamos diante de um grande acordo entre o diabo e o bandido.
    Só não sei quem é o diabo e quem é o bandido.

  51. marcia

    -

    29/11/2010 às 15:23

    Indignado, vou tentar responder algumas de suas pergunta, os bandidos sairao pelo esgoto ou por tuneis cavados, estão neste exato momento tuitando em alguma casa do alto de alguma favela, ou mesmo em hoteis de luxo,.
    coloco outra pergunta pq o BOPE não foi prender os caras ja que a rocinha entra policia

  52. Diego

    -

    29/11/2010 às 15:22

    Po, mais esses bandidos são iguais baratas, quem nunca tentou matar aquela barata asquerosa em casa e ela quase sempre dava um jeito de escapar pra qualquer buraco,esses marginais são tão covardes que fugiram até pelo esgoto de 80 cm de de diâmetro, rezo para que tenham entalado lá dentro.

  53. marcia

    -

    29/11/2010 às 15:19

    Minha opinião é a seguinte: Tudo armado, traficante fez negociação, prenderão o traficante do tim lopes, para poder dar satisfações a imprensa, e meia duzia de pes de chinelo, fuzil a maioria quebrada, invadir casa de bandido, tudo balela, ontem quando assisti pela televisão confesso que fiquei o dia inteiro assistindo, e tentando entender, depois de uma boa noite de sono, cheguei a conclusão, uma grande farsa foi armada ali, e agora ja tem previsão para entrar no morro da rocinha? ou estão esperando eles retornarem para o morro do cruzeiro, e do alemão, apos a reforma claro da casa do traficante.Como se diz em tropa de eleite bandido bom é bandido morto, sou desta opinião bala perdida na cabeça de bandido safado.

  54. Parabéns

    -

    29/11/2010 às 15:18

    Esses canalhas não sabem mais qual mentira que vão inventar. Estão maluquinhos com o grande jornalista Reinaldo Azevedo.Usa apenas a lógica para adivinhar o futuro.

  55. anônimo

    -

    29/11/2010 às 15:14

    Li que Lulla pretende visitar o complexo do alemão. Sugiro que aproveite o final de sua megalomana gestão e estabeleça-se por lá.

    Poderia por exemplo, juntamente com os filhos do brasil, pés descalços no chão de terra batida ao fundo o esgoto correndo a céu aberto, apreciar a construção da estação do bondinho…poderia até se deliciar fazendo churrasco na laje usufruindo piscina da mansão do morro com vista privilegiada da comunidade

  56. possibilidade

    -

    29/11/2010 às 15:12

    Como você mesmo falou que a apreensão de drogas foi estupenda, acrescento ainda que isto equivaleria, segundo os policiais disseram, a maconha consumida no Rio durante seis meses. Portanto, eles podem estar entocados no complexo ou ter fugido de lá, mas tomaram um prejuízo redondinho. Você sabe, quero saber o que os sociólogos, antropólogos, Freixo do PSOL e outros que tinham convulsões ao falar no caveirão vão dizer agora, quando ficou óbvio que o caveirão e até blindados muito maiores -os da Marinha- facilitam e muito a vida da polícia. Lembro quando no auge da pressão dos esquerdopatas contra o caveirão, uma pesquisa feita nas favelas revelou que os moradores apoiavam o caveirão. Sina de esquerdista é ser sempre desmentido pelos fatos e continuar, burramente, acreditando em suas idéias equivocadas.

  57. Ronaldo

    -

    29/11/2010 às 15:12

    Acompanhei pela TV todo o episódio da invasão. Confesso que me incomoda todo ufanismo explorado pelos jornalistas e pelos atores policiais, militares e políticos. Toda a excitação pela operação era, naturalmente, aceitável; mas se excederam no show! Vamos ver se, de agora em diante, a política de segurança do Estado, age na sequência, com o mesmo objetivo de invadir e dominar territórios, mas também, prender o máximo de pessoas ligadas ao narcotráfico, nas favelas em questão.

  58. Flavio

    -

    29/11/2010 às 15:12

    hahahahahahahaha

  59. antonio

    -

    29/11/2010 às 15:10

    Quem tem um pouco de discernimento,e mora no Rio,sabe que foi uma briga de socios, houve um acerto para aliviar nas eleições, que não foi cumprido depois,tudo já esta devidamente acertado,é tudo para ingles ver,o Brizola quando proibiu a policia de subir os morros,e foi seguido pelos outros governantes,criou um novo segmento empresarial,a exploração da venda de toxicos,é um negocio do tamanho da petrobras,vai continuar,vamos entender é liberada a entrada de armas e drogas no brasil(governo federal),o fonecedor previlegiado é a bolivia,e a venda nos estados, rio ,sao paulo e outros é livre,a repressao e só para dar uma satisfação a imprensa

  60. Syma

    -

    29/11/2010 às 15:10

    Me preocupa esse sensacionalismo e oportunismo politico em torno dos ultimos acontecimentos no Rio. Isso está criando uma falsa sensação na população de que tudo está resolvido em termos de segurança publica. Acho interessante o Reinaldo atentar para esses detalhes, pois qualquer erro ou “politica de maquiagem” que ocorrerem daqui pra frente poderá colocar todos esses esforços a perder. Se nas unidades já pacificadas ainda há operação do tráfico, acho isso gravissimo!! Uma verdadeira politica de enganação do cidadão brasileiro e carioca. A libertação da população da opressão do tráfico (como dito por Cabral) deve ser 100% e ñ só pra ingles ver. Sabe o q essa operação da policia carioca, federal e forças armadas siginifica? Que se ela ñ ocorreu antes é pq ñ havia vontade politica. Foi preciso esperar a bandidagem badernar geral para o estado responder como deveria. O governo federal estava mais preocupado em tocar obras do PAC no Alemão do q libertar a população da opressão dos traficantes. Primeiro liberta, depois se leva infra-estrutura e serviços publicos para a população. Essa politica de segurança é homeopática.

  61. bruxa velha

    -

    29/11/2010 às 14:57

    Eu tive a impressao que a prisao do assassino do jornalista Tim Lopes foi para amenizar o minguado numero de prisoes. Algo como:” _Nao prendemos muitos, mas prendemos o assassino do Tim Lopes,” (que valeria por muitos) Parece que independentemente de entrar no complexo do alemao eles prenderiam esse bandido, entao ele foi poupado pra hora certa. Enqto as forcas armadas invadiam, garantindo o ibope da midia, Cabral tomava um cerveja com o chefe do bando combinando a proxima “cena” …

  62. indignado

    -

    29/11/2010 às 14:51

    Reinaldo, por favor ilumine a cabeça de um ignorante, vou enumerar minha dúvidas abaixo;

    1. Cadê os bandidos ?
    2. Por que o Beltrame esta visívelmente constrangido ?
    3. Por que os militares não podem ir para linha de frente?
    4. Cadê a invasão noturno com óculos de visão noturna ?
    5.Por que o Lula e a Dilma estão tão calados ?
    6. Cadê o resultado das UPP´s do burro do Cabral ?
    7. Por que os Americanos ficam mentino dizendo que o Brasil esta escondendo terroristas ?
    8. Por que com tantos milidares vigiando 44 saidas do morro do alemão os bandidos continuam fugindo tranquilamente?
    9. Cadê a estratégia da PM do Rio ?

    enfim vou parar por aqui senão você não vai ter tempo de responder.

    Obrigado

  63. Regina M

    -

    29/11/2010 às 14:49

    É….A REALIDADE DA ‘TROPA DE ELITE 03 ” FOI UM FIASCO.
    É TUDO TEATRO, FAZ PARTE DO JOGO DE CENA PATROCINADO PELO GOVERNO QUE SAI E O QUE ENTRA.
    ‘HÁ ALGO DE PODRE NO REINO DA DINAMARCA”

  64. BobFields

    -

    29/11/2010 às 14:48

    droga apreendida tem de ser queimada na hora, em frente às cameras, senão volta logo ao mercado

  65. Claudio

    -

    29/11/2010 às 14:24

    Sim, e o tal de Zeu que foi preso. Depois de assassinar o jornalista Tim Lopes estava fugido no Alemão desde que pegou REGIME SEMI-ABERTO?
    Alguem consgue explicar como esse bandido teve direito ao semi-aberto?

  66. Alex

    -

    29/11/2010 às 14:14

    Realmente uma coisa ridícula, tanto barulho, tiro tanque que guerra, policial caindo de maduro em frente as câmeras, só pra prender 20 cabeças e 50 fuzis,sendo que no natal agora ainda tem o induto pra soltar mais uma cambada que deve estar coçando pra tocar fogo em alguma coisa, mais esse bando que só fugiu. Eu TÔ COM MEDO DESSE NATAL.

  67. stefano

    -

    29/11/2010 às 14:00

    Rei, você tem razão quando diz que o nojento do Cabral emula as piores características do Apedeuta: assim como no caso Celso Daniel, Toninho do PT, Aloprados e Dossiês, na guerra do RJ também não há criminosos! Tem a prova (drogas apreendidas), as vítimas (a sociedade) e apenas meia-dúzia de zé-manés que se deixaram pegar..ONDE ESTÃO OS ‘TROCENTOS BANDIDOS?!?!

  68. Nike

    -

    29/11/2010 às 13:56

    ESSA OPERACAO NAO ME CONVENCEU, NAO VEJO HEROISMO NENHUM. E SO OCUPACAO DE TERRITORIOS SEM PRISOES. MEU MEDO E SE ESSES BANDIDOS DECIDAM IR PARA OUTROS ESTADOS DO BRASIL, COMO PERNAMBUCO, MINAS GERAIS, BAHIA, ESPIRITO SANTO, PARA, ONDE O INDICES DE VIOLENCIA SAO ALTISSIMOS.

  69. José Alcides

    -

    29/11/2010 às 13:54

    Reinaldo:
    Na calada da noite as coisas acontecem, ou vocês acham que os bandidos já não fugiram para outras paragens nesta madrugada. Cadê os aparelhos de visão noturna, era só papo prá televisão?. Acho que esses aparelhos ainda não estão totalmente calibrado, é de visão noturna, mas, por enquanto só funciona de dia. Já imaginaram o poder de ataque das forças policiais e os bandidos na escuridão da noite ficariam iguais baratas tontas?

  70. verme

    -

    29/11/2010 às 13:54

    CARO MESTRE. O BRASIL FICOU MAIS LIGADO DO QUE NO 11 DE SETEMBRO. REALMENTE FOI UMA OPERAÇÃO NUNCA ANTES VISTA NESTE PAIS. E CERTO REI, QUE DERAM MOLE PRA BANDIDAGEM DEIXANDO OS TRAFICANTES ATRAVESSAR O MORRO SEM O MENOR PERIGO. ACHO QUE AQUILO FOI ARMADO POIS SE QUISESSEM REALMENTE DETONAR AQUELES VAGABUNDOS ERA SO MANDAR UM HELICOPTERO E MEIA DUZIA DE ATIRADORES QUE NAO FICARIA UM PARA CONTAR A HISTORIA. ACONTECE QUE O RIO SEM BANDIDO PERDE A GRAÇA, PERDE A SUA IDENTIDADE. E COMO DISSE O COMANDANTE DA PM DO RIO, ATE PRA COMBATER O CRIME TEM DE HAVER ‘INTERESSE POLITICO’. QUE DEUS NOS ACUDA.

  71. luciana lfellows

    -

    29/11/2010 às 13:52

    a policia ja avisou com bastante antecedencia ” vamos invadir a Rocinha e o Vidigal “! viu ? pronto galera podem se mandar tranquilamente fazer a mudança com calma pro espetaculo Cine Invasão Globo instalar as cameras redigir o script , a policia fingir que apreendeu drogas ( foram levadas de caminhão ) antes de deflagarem o dia D da salvação nacional. so acredita nisso a população bovinacea inculta …
    Aproveito para me aliar ao partido do amigo abaixo Alexandre da Direita Golpista rsrsrs ( imagino já os pimentões petistas fervendo e bufando rarara!!)

  72. Jales Rosa de OIiveira

    -

    29/11/2010 às 13:48

    Tambem esperava que um grande número de bandidos fosse preso! Cantar vitória pela retomada de um território dentro do próprio país me parece falta de vergonha. Esses bandidos, se não forem presos,rapidamente se reorganizarão e voltarão às suas atividades.

  73. Marta

    -

    29/11/2010 às 13:47

    Depois que o governo deu um aviso prévio para os traficantes (eles foram avisados que as forças iam invadir o Complexo do Alemão desde sexta-feira), eles tiveram tempo mais do que suficiente para fugir, afinal, as forças só iniciaram a ocupação do complexo no domingo de manhã. Mas, não era essa a intenção, não prender ninguém, só expulsá-los para o Estado ocupar o território? Nesse aspecto, a operação foi um sucesso mesmo, sumiram todos, ou quase todos. O problema é aonde foram, que outros territórios pretendem ocupar, ou já ocupam? Sairam pelo ladrão? Só no Brasil mesmo que se retoma território avisando a Deus, ao mundo e, principalmente, aos bandidos. O resultado é esse que se viu, poucas prisões e armas apreendidas.

  74. claudio

    -

    29/11/2010 às 13:46

    Estamos na geração playstation mesmo, onde tudo parece fácil, desde mobilizar tropas em massa de um lugar a outro até matar bandidos aos montes. Como se a bandidagem não conhecesse, melhor do que qualquer um, o terreno onde atua e se esconde. Creio que críticas como a que o ilustre blogueiro fez poderiam ser muito bem aplicadas também ao caso dos EUA, que, mesmo com todo o aparelho de vigilância, ainda é o maior consumidor de cocaína do mundo. Sabemos que a quantidade de cocaína que passa pelas fronteiras americanas é astronômica, mesmo com satélites, vigilância intensiva por terra, informantes,etc. Culpa ou incompetência dos gringos? Não creio, o problema é outro … o mundo não é um jogo de playstation.

  75. Esther Correa

    -

    29/11/2010 às 13:35

    Oi tio Reizinho
    O povo do Bope e cia está sendo tratado como herói quando, na verdade, não faz nada mais que sua obrigação, que deveria ser exercida todos os dias em defesa do cidadão.

  76. Luiz Franceschin

    -

    29/11/2010 às 13:32

    Reinaldo,concordo c/ vc.Deveria ter muitos presos e se possivel mortos p/ que esses vermes nao pesem nos bolsos dos contribuientes.Pois pelo tempo que o trafico vem se solidificando nas favelas do Rio,e se levar-mos em consideracao que muito desses soldados do trafico comecaram a trabalhar ainda na infancia,vamos encontrar uma grande quantidade que ja estariam quase em tempo de aposentadoria por tempo de trabalho.Ai sim e a questao.Esse marginais de agora em diante vao bater cartao de ponto e ganhar um minimo.Logico que nao.Qualquer arma nas maos desses animais e um perigo para a populacao.Todos esses animais estao acostumados a notoriedade,poder e respeito(pelo medo) nas comunidades onde vivem,e agora,sera que vao se contentar em viver no anonimato e tendo que trabalhar para sobreviver.Acredito que nao.Infelizmente a sociedade,nao so no Rio vai sentir os efeitos do desmantelameto desses esconderijos e ira desses verdadeiros “bichos soltos”.

  77. Antonio - SP

    -

    29/11/2010 às 13:29

    Sugiro que o povo carioca estendam a bandeira do Brasil na faixada das casas e apartamentos como na Copa do Mundo. Tem que se fortalezer este espírito de união conta o crime.

  78. adilson

    -

    29/11/2010 às 13:16

    Achei interessante a cobertura da Globo: Todos os repórteres e cinegrafistas basicamente entocados no mesmo ponto, no momento do inicio da invasão. Um reporter falando e os outros zanzando por perto esperando sua vez. Enquanto isso, uma corajosa reporter da BandNews e seu cinegrafista ficaram tão empolgados que, em um determinado, ultrapassaram os policiais e os blindados. Acho que até os bandidos se assustaram. Essa sim lembra os verdadeiros correspondentes de guerra

  79. Wagner

    -

    29/11/2010 às 13:07

    Melhor isso do que ser covarde e fazer acordo com os bandidos para pararem os ataques, Reinaldo. Lembra do PCC em SP? O que o governo fez? Chamou o Marcola para conversar e fazer um acordo.

  80. Abu Nidal

    -

    29/11/2010 às 12:29

    Tenho pra mim que essa operacao toda foi um teatro pra acalmar o carioca. Nada me tira da cabeca que o cara do AfroRaggae negociou nao a rendicao mas a saída dessa turma para outras favelas. Onde estao as armas? E a municao? Alias, reparou nas fotos dos traficantes armados? A maioria esta com fuzis FAL, fabricados pela IMBEL no Brasil. Nao vi nenhum AK 47 (russo) e pouquissimos AR 15/M 16 (americanos). Essas armas vem de dentro.

  81. Anônimo

    -

    29/11/2010 às 12:10

    Os verdadeiros bandidos estão neste momento apenas contabilizando o quanto deixaram de faturar…precisa sim, prender, apreender todo o patrimônio, eliminá-los de vez…..os que deixam as armas entrar no País, os que vendem toda a química necessária ao processamento da cocaína, os proprietários das terras e os donos das plantações de maconha, os que administram e lavam todo o dinheiro do tráfico,os advogados/cúmplices que defendem essa turma…e por aí vai. Só apreender um monte de droga, meia dúzia de armas e algumas baratinhas tontas sem expressão é apenas show. Se querem mesmo resolver a parada.. é partir finalmente para cima dos tubarões. As “autoridades e entendidos” sabem muito bem quem são. Pegar esses tubarões…é mais complicado.

  82. Homem sábio.

    -

    29/11/2010 às 11:09

    Reinaldo, discordo de você, e muito.
    O bandido sem ficha policial se esconde no meio da população e fica livre.
    Não é igual aqui em São Paulo, onde o bandido tem nome, endereço e telefone.
    Sim, as UPPs foram e tem sido um sucesso. Ou você acha que o motivo dos ataques são outro?

  83. sam

    -

    29/11/2010 às 10:56

    Parabens ao governo..ate que enfim uma atitude ..nao foi aquela maravilha de ver um fuzilamento de bandidos quando estavam fugindo ..mas valeu..mostrou que a coisa pode ficar preta pro lado deles !!!
    Em Foz do Iguaçu a PF fica vigiando o rio parana com helicoptero tao barulhento que espanta ate tatu no parque nacional do Iguaçu …NUNCA vao pegar nenhum contrabando com aquela barulheira toda…so gasta combustivel !!!

  84. José

    -

    29/11/2010 às 10:54

    Reinaldo
    Eles estão migrando para o interior do Estado do Rio.

  85. Fernandez

    -

    29/11/2010 às 10:50

    20 presos, mas e sobre o número “real” de mortos deste conflito, alguém tem notícia?

  86. INDIGNADO

    -

    29/11/2010 às 10:38

    Reinaldo, fico intrigado quando não vejo comentários sobre a pequena apreensão de fuzis e de bandidos! Desejo que esse bandidos não migrem para outros ambientes fora do Rio.

  87. Ético

    -

    29/11/2010 às 10:30

    Pô Reinaldo,…Você é chato prá caramba….
    Pare de chamar a atenção prá essas coisas….
    Pare de pegar no pé desses governantes impolutos…
    Pare de elucidar as fatos que eles e a mídia tentam escamotear, ….afinal somos como gado…”a gente somos inutels”…
    Pare de levantar questões que não podem ter resposta….
    A proposito, traficante guarda dinheiro em banco? Pois é, até onde acompanhei “as núticias”, não vi nenhuma grande apreensão de dindin….
    PS. Não pare não Reinaldo. Continue a mostrar sua independência e lógica…

  88. Luis Ricardo

    -

    29/11/2010 às 10:28

    Acho pouco tambem o numero de presos e mortos da bandidagem. Uma vez nao aceita a rendição proposta com data e hora marcados, tem de entrar atirando e largando no meio do caminho. Hospital pra atender gente de bem nao tem, mas pra atender bandido baleado ai tem??.
    Porque devo ser adepto aos direitos humanos com pessoas que nao respeitam a vida das outras?. Acho que a populacao do Morro do alemao tem de mostrar onde estao esses bandidos, ou entao pegar, linchar e chamar a policia.
    Tai uma duvida minha, quem financia essas ONGS de direitos Humanos????? Que na morte de um bandido aparece rapidinho, mas nao liga a minima pras vitimas??

  89. Alexandre Neuwert

    -

    29/11/2010 às 10:27

    …Enquanto isso na Sala da Justiça… (Cabral, Lula, Beltrame e comando das FARC)

    Sergio Cabral: População, fiquem tranquilos, vou apertar esses botões coloridos ao acaso para determinar a possição exata de todos os traficantes do Rio.

    Beltrame Olha lá chefe! A tela funciona, está localizando os tranficantes! Espera, acho que sei que lugar é esse.

    Lula: Pô ceis não tum vendo que ta apontando pra essa sala P****, disliga esse troço ai o Cabral. Só faiz cagada.

    FIM

  90. Josef Rudolph Eichemann

    -

    29/11/2010 às 10:24

    Caro Reinaldo Azevedo, mudando de assunto .
    Fui assinar a Pettition ” Devolva o Jabuti” e estou barbarizado com os xingamentos que diversas pessoas estão fazendo contra a sua pessoa .
    Barbaridadas !

  91. AC

    -

    29/11/2010 às 10:16

    É, desse jeito eles vão acabar se alistando nas FARC.

  92. Carmo

    -

    29/11/2010 às 10:16

    As imagens da Globonews mostrou duas centenas de pessoas empunhando fuzis fugindo em direcao a favela do alemao.
    Ate este instante a secretaria de seguranca do Rio nao explicou o fato da globonews localizar os criminosos e o helicoptero da policia civil,que no mesmo instante voava ao lado do helicoptero da emissora nao conseguir localizar os fugitivos.
    A policia militar cabe o policiamento ostensivo e a policia civil cabe funcoes de policia judiciaria,no entanto os primeiros policiais a chegarem na casa do chefe do trafico no alemao foram os da policia civil.
    Nao encontraram ocupantes na casa,estranho essa inversao de competencias,creio que a tropa,por assim dizer,deveria ser da policia militar.
    Quanto ao numero de prisoes e apreensao de armas,foi extremamente baixo se formos voltar as imagens da globonews.

  93. gaúcha indignada

    -

    29/11/2010 às 10:12

    FALOUUUUU REINALDO! TOLERÂNCIA ZERO. Os bandidos não foram presos (os mais perigosos, chefes de quadrilha) neste CIRCO que foi a polícia pacificadora do complexo do alemão - com tudo a que tinha direito. A bandidagem (em torno de 200) estão em outro “endereço” comandando tudo! Coitado do cidadão carioca! Este “circo” é muito comum no governo do Luis Inácio!!!

  94. Ground Zero

    -

    29/11/2010 às 10:10

    20 presos? Não quero dar uma de especialista, mas se para prender 20 traficantes a gente precisa da marinha, do exército e de todos os policiais do Rio, então a coisa é mais difícil do que se imaginava. E ainda tem gente, com e sem patente, dizendo que a operação foi um sucesso tatal…

  95. Marinho

    -

    29/11/2010 às 10:00

    O verdadeiro bandido não é aquele que estava correndo morro acima,os figurinhas carimbadas encontra-se no asfalto!O Zé Povinho gosta de movimento,mesmo que depois tudo volte a ser como dantes no quartel de Abranches..

  96. João Silva Campos

    -

    29/11/2010 às 9:58

    Concordo com o autor. Eles deveriam ter feito no Rio o que o governo paulista fez em SP na época dos ataques do PCC.

  97. Angela

    -

    29/11/2010 às 9:52

    Muito obrigada por se juntar ao coro dos poucos que ainda tem algum juízo!
    Moro no meio de duas favelas cujas as facções são ADA e CV e ás 8h da noite de sábado, enquanto os policiais se preparavam para entrar no complexo do Alemão, o morro próximo da minha casa - JURAMENTO - explodia em fogos: parecia alvorada de São jorge!
    O que é de matar é que populações que moram em bairros não importantes ou estratégicos para o Governo têm que assistir a canalhice da mídia (salvo POUQUÍSSIMAS exceções) impotentes, porque não têm voz nesse jogo covarde!
    MUITO OBRIGADA por ser a voz da razão mais uma vez!
    Sua amiga amedrontada e afrontada diariamente,
    Angela

  98. Gabriel Floripa

    -

    29/11/2010 às 9:51

    Tio Rei, pelo visto a corja já se mudou de mala e cuia para a Rocinha. Presos mesmo, somente os bagrinhos; os peixões só mudaram de endereço.

    Com anuncio do Beltrame (Olha nós vamos entrar na Rocinha, saiam daí antes hein colegas) está ficando mais evidente toda esta pirotecnia para “Ingles ver”.

    Traficantes da Rocinha estariam montando barricadas contra possível invasão da polícia
    http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/11/28/traficantes-da-rocinha-estariam-montando-barricadas-contra-possivel-invasao-da-policia-923134376.asp

  99. Heitor

    -

    29/11/2010 às 9:50

    Agora entendo o porquê da correria para legalizar as drogas. Cada casinha humilde seria como que uma quitanda verde semelhante as que existem no oriente-médio, onde se vendem chás dos mais diversos. Subirão os morros com facilidade, descer é que será o problema agora. Seremos o acolhedouro dos viciados do mundo. “Quitanda Brasil Verde … azul rosa roxo púrpura”, bem psicodélico.

  100. Mariza

    -

    29/11/2010 às 9:48

    Reinaldo, não sei se vc conhece bem o Rio (ou o mapa do Rio). Só posso lhe dizer que o Complexo do Alemão fica muito longe da Rocinha. Imagino que 500 homens, naturalmente armados, seriam vistos, até, pela própria população. Não sei em que buraco eles estão, mas acho difícil terem se deslocado para a Rocinha.

  101. Fábio

    -

    29/11/2010 às 9:48

    Ops…errei na conta do comentário sobre as prisões em Resende: equivalem a 20% do que se prendeu no complexo do Alemão!

  102. josemariodeoliveira

    -

    29/11/2010 às 9:47

    Ninguém é trouxa para achar que a criminalidade acabou no Rio. Mas, mau humor à parte, vamos dar um crédito a estas operações. Nem sempre o ideal é possível, mas já é algo que dá para acreditar numa melhora na segurança do carioca. Agora, que tal abolir de vez a expressão “favela” substituindo simplesmente por bairro? Outra coisa: já estou de saco cheio com esse negócio de “comunidade”. Que ideologia besta é essa ?

  103. rose

    -

    29/11/2010 às 9:47

    Metade daqueles bandidos que chegaram no Morro do Alemão saindo da Cruzeiro já devem estar fora do RIO, mas não creio muito que queiram se aventurar em São Paulo sem a ajuda dos Petralhas das ONGS que combinam entre si e com as FARC e outros terroristas bolivarianos infiltrados nos ministérios de LULA ,secretaria da Pesca, (que combina muito bem com submarinos artesanais usados pra transportar drogas ),etc…

  104. Eduardo

    -

    29/11/2010 às 9:46

    Como fazer para indivualizar a conduta de cada criminoso envolvido na bandidagem, tipificá-la na legislação penal, processá-lo, formar o convencimento do juiz mediante a produção de provas, respeitando o direito ao contraditório, e, se condenado, fazê-lo cumprir a pena dentro da legislação de execução penal vigente e após o cumprimento da penal, devolvê-lo à sociedade. Talvez, Lula, Cabral, Dilma e Caetano Veloso saibam a resposta.

  105. Fábio

    -

    29/11/2010 às 9:46

    Um dado curioso: na cidade de Resende, que está na divisa com SP, 4 bandidos do Jacarezinho (no Rio de Janeiro) foram presos depois de já terem feito 2 assaltos. Com eles, mochilas cheias de armas e munições.

    Então proporcionalmente, a polícia de Resende prendeu 10% do que se prendeu no complexo do Alemão. Uma operação e tanto!

    As cenas de ontém foram feitas para os estrangeiros não se desanimarem quanto ao Reveillon, carnaval e Copa.

  106. Heitor

    -

    29/11/2010 às 9:42

    Estou me divorciando da cultura brasileira nativa que cultiva a candura com os poderosos. O brasileiro é facilmente enganado pelas autoridades. Aquele que está no comando conta sempre com a lhaneza nativa. Não sabem somar. Tantos tiros, nenhum corpo, nem feridos. Não citarei mais as músicas nem de Caetano nem de Chico para não estragar esse Blog. Autorizo [como se precisasse] que apaguem todas as citações aos que defenestrei de minha mente. Chico Caetano et caterva. Prefiro a cultura mundial a cultura daqui. A cultura daqui é a favor de acordão com bandidos. Cantaram cantaram que eram do contra e se amaziaram e se amalgamaram. Fica o dito pelo não dito, o mal dito pelo bem dito, o bendito pelo maldito. Antevendo o futuro com a lógica. Vejo uma ocupação pacífica das drogas nos morros. Cada casinha pequenina com um placa, “erva da Dona Cotinha”. Assim viverão felizes até virarem uma Amsterdã caída. Uma Sodoma ou Gomorra. Minha UPP não arredarei pé. Já vi passarem por aqui um sotaque carioca falando “É um aloprado daí, tá ligado?”. Aloprado contra a ocupação do crime aqui serei. Pode ser pode não ser. Vá saber.

  107. Fernando

    -

    29/11/2010 às 9:40

    O aumento do preço de venda das drogas é proporcional a dificuldade de comercializa-las. Isto vale também para o interesse de incrementar as vendas. Não creio que tenhamos que esperar muito tempo para ver.

  108. Janga

    -

    29/11/2010 às 9:36

    E não esqueçam:
    Um voto a cada hora!!!

    http://www.whopopular.com/Brazil/Journalists

  109. possibilidade

    -

    29/11/2010 às 9:30

    Eu discordo de você, Reinaldo. Os camaradas estão escondidos. O bandido não é verde. Se ele larga a arma, fica igual a qualquer pessoa, morador honesto. Eles estão entocados lá, e serão presos. A UPP da Cidade de Deus faz prisões até hoje, um ano depois de instalada. Você está sendo especialmente duro com Cabral por dois motivos: sua paixão por ser contra a manada e contra a metafísica influente. Isso é uma. E o fato de o Cabral ter aquela pinta picaretal lulesca. Mas, apesar de discordar veementemente de você, é por você ser assim que eu te leio. Como eu moro na Tijuca e minha família é de Olaria, não dá pra eu concordar com você pois pro morador dos arredores dos morros, as UPPs melhoraram demais a vida. Aliás, os índices de criminalidade, no Rio, diminuíram nos últimos anos. Não adianta comparar o RJ com SP. Comparado com os governadores e secretários de segurança que tivemos nos úiltimos 20 anos, Cabral e Beltrame dão de mil. Já tivemos até dono de morro como secretário de segurança. Simples assim. Mas é bom existir a voz dissonante, pois ajuda às UPPs a serem aperfeiçoadas. Unanimidade só faz mal.

  110. mazé

    -

    29/11/2010 às 9:30

    Nas TVs os comandantes de “comunicação” das tropas avisando: “Vamos subir! Ao anoitecer, temos equipamentos hábeis, vamos subir e ocupar o morro e os bandidos devem se entregar de cueca (é preciso supor que não há mulheres bandidas…) com as armas e as mãos acima das cabeças!” Mas o recado para o traficante parece que é: “Gente, cai fora, corre, temos de cumprir a missão anunciada!” E não foi o que aconteceu passada toda a noite? Cadê as armas de guerra que os marginais exibiam, cadê os bandidos além daquela ‘taxa de sucesso’ combinada? O butim se restringe aos tais fuzis e a toneladas de maconha e quilos de cocaína, mercadorias que serão rapidamente repostas pelos produtores cocaleros e ervateiros da ‘nuestra america’. Na Globo é só oba, oba…
    São Paulo e os demais estados atraentes, i.é, consumidores, precisam reforçar a fiscalização nas estradas, entradas e periferias, senão a chapa agora vai esquentar é por aqui e por ali.

  111. Fernando Lins

    -

    29/11/2010 às 9:30

    Quando o Estado não age contra os traficantes, os ” analistas ” metem o pau. Quando o Estado age, também metem o pau. Ou seja, não há saída. Sempre tem alguém pra dizer ” bobagem, empulhação ! ” É muito triste ler um texto como este, uma tentativa de reducionismo de uma situação angstiante, esta tentativa de desqualificar o trabalho de homens que estão há muito tempo sem ver suas famílias, colocando suas vidas em risco para livrar milhares de pessoas de uma situação angustiante. Não tô nem aí pra os “especialistas” de araque, seja da Veja ou de qualquer jornal ou revista. Nem pro circo da mídia. Aliás, os blogs ” sujos ” da esquerda também tem textos de ” especialistas ” criticando a ação do exército e do governo do Rio. Quem diria. Azevedo e Azenha metendo o pau ! Pra mim o que importa é o sentimento daqueles cidadãos das comunidades, livres do medo, da opressão e da crueldade. Seria bom se você e outros tantos chatos que nunca tiram a bunda da cadeira perguntassem a estes brasileiros se eles se sentem “derrotados” com a saída dos traficantes. Meu respeito os policiais e militares, aos médicos e aos cidadãos o Alemão, da Vila Cruzeiro e do Rio. Ontem o Brasil venceu.

  112. Heitor

    -

    29/11/2010 às 9:28

    O brasileiro é facilmente enganado pelas autoridades. Aquele que está no comando conta sempre com a candura nativa. Não sabem somar Tantos tiros, nenhum corpo. Não citarei mais músicas nem de Caetano Nem de Chico para não estragar esse Blog. Autorizo [como se precisasse] que apague todas as citações aos que defenestrei de minha mente. Prefiro cultura mundial a cultura daqui é a favor de acordão com bandidos.

  113. Eugenio

    -

    29/11/2010 às 9:27

    Ontem, quando saí de casa, por volta de 17 horas, haviam prendido cerca de 30 traficantes. Falava-se, antes, da existêndcia de 500, 600, até 1000 bandidos na Complexo do Alemão.
    Compreendo o que voce, Reinaldo,quer dizer em relação às UPPs. Não basta expulsar, ou espalhar os bandidos. Bandido, ou se prende ou, em último caso mesmo, quando inevitável, se mata. Fora disto, é deixar o crime continuar.
    Ora, se prenderam uns 30, talvez uns 50, não chegaram a prender, sequer, aqueles que migraram da Vila Cruzeiro para o Alemão. Nem eles, então, quantos já havia no Alemão?
    Lamento que a própria imprensa esteja sendo ingênua, envolvida emocionalmente num resultado até bom, mas longe do ideal, que é alcançar os bandidos. Bandido solto, crime solto.
    Agora, temos notícia de que boa parte desses homens está fugindo, inclusive, para a região Oeste, no Bairro de Santa Cruz, numa comunidade chamada Rolas. Então, veja, bem, meu caro Reinaldo, até agora, aqui, na Zona Oeste, estávamos a salvo desse conflito, mas estamos recebendo “reforço” da escória, do lixo que estão varrendo lá de baixo, da Zona Norte do Rio. Isto nos preocupa.
    Mesmo se considerando um número menor, cerca de 500 traficantes, as prisões chegam, no máximo, a 10% dos meliantes. Agora, é de esperar que eles vão, na linguagem popular, correr atrás do prejuízo, e quem vai pagar a conta dessa corrida? A população.

  114. Antonio

    -

    29/11/2010 às 9:26

    Ola
    Reinaldo
    Concordo contigo, e acrescento como vão ficar todo o pessoal do Complexo sem Complexo do Alemão, que vivia das benesses do tráfico e toda dinheirama gerado por ele, comerciantes, costureiras, as armas etc. Penso que vai haver um desemprego e problema social, tudo ali já esta estruturado pelo tráfico e seu comercio e agora como vai ficar eis a questão.
    A molecada terá que descer o morro e ir buscar o dinheiro que era fácil no centro da cidade, onde tem muitos turistas e gente com muita grana. Os freqüentadores das praias cariocas, podem se preparar, ai vem os arrastões etc. e tal.
    Não sou adepto do quanto pior melhor, e sim os projetos que possa dar a todos a dignidade de ter um trabalho decente e honesto, mas isto está muito longe de acontecer no Rio, pois o Cabral e a companheirada do Lula nunca se preocuparam quem não acreditar é só ver os vários vídeos que foram colocados quando da campanha eleitoral pelos internautas.
    O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER ENXERGAR

  115. antonio

    -

    29/11/2010 às 9:21

    Bem, o que chocava o Rio (se é que chocava) era a guerra entre facções. Não muito diferente do astalto, onde já assistimos muita “guerra” entre policia civil e policia militar, por exemplo. Acho que os traficantes, ou seja, os cérebros do trafico vão se alinhar e serem mais discretos. Parar com as guerras, diminuir, porém, garantir os ganhos com a venda de drogas. As guerras de facções chamam muito atenção. Em paz, vão continuar vendendo e tudo bem. A policia foi lá pelo abuso e arrogância da bandidagem. Eles também (ao menos os chefes) não são bobos. Se pensarem bem vão mudar as táticas e tudo ficará como antes no quartel de abrantes. Só que sem tanta prepotencia. Quem mantem o trafico e não quer que ele acabe mora bem lá no asfalto, na Tiujuca, no Leblon em Ipanema. Em todas as partes do rio.

  116. Rods

    -

    29/11/2010 às 9:15

    REI.

    VOCÊ ESTÁ COBERTO DE RAZÃO. BANDIDO TEM QUE IR PRA CADEIA.

    MAS, ONTEM, SEGUNDO O JORNALÃO DO GOVERNO (GLOBO VIU!) O BELTRAME, DISSE QUE SEM ARMAS E DINHEIRO OS BANDIDOS ESTÃO MAIS FRACOS. É DE MORRER DE RIR; PELA VISÃO DESTE SENHOR, ELES IRÃO MUDAR DE RAMO, TALVEZ, VIREM PASTORES DE IGREJAS ENVAGÉLICAS.

    O POVO DO RIO PRECISA CRIAR JUÍZO E PARAR DE SE ACHAR, COMO OS GAÚCHOS, A ÚLTIMA AZEITONA DA EMPADA COMO ACONTECE NOS CARNAVAIS, ONDE TUDO, GERALMENTE, É ESQUECIDO E A MEDIOCRIDADE IMPERA.

    Rods.

  117. Ferrabraz

    -

    29/11/2010 às 9:13

    Pelo visto, até agora está 3×1 para os traficantes.
    Pela contagem de mortos e material destruido, eles estão com ampla vantagem. Quem contou e viu as 40 t de drogas???
    E se forem 40, loga na semana que vem, serão re-introduzidas no mercado, via corrupção. Está apenas guardada em depositos diferentes.
    Tá na cara que tudo não passa de um espetáculo de engana trouxa.

  118. humberto sisley

    -

    29/11/2010 às 9:07

    Não precisam ir para outros estados. Já estão na região dos lagos (litoral do rj) e na serra fluminense (serra dos órgãos - interior do estado), botando para quebrar.

  119. Anônimo

    -

    29/11/2010 às 9:00

    SÓ FALAM,DOS “COMERCIANTES” (TRAFICANTES),MAS QUEM SUSTENTA ESSE “COMÉRCIO”SÃO OS “POBREZINHOS” DOS “USUÁRIOS”, “DEPENDENTES QUÍMICOS”, DIGNOS DE TODA PENA. O PROBLEMA ESTÁ EM IPANEMA LEBLON, BARRA, JARDINS, ONDE SE “USA”. SEI QUE NÃO É POLITICAMENTE CORRETO CHAMAR “USUÁRIO” DE “RECPTADOR”, MAS É O QUE ELE É. NÃO HÁ LADRÃO SEM RECEPTADOR COMO NÃO HÁ TRAFICANTE SEM USUÁRIO.

  120. Aldo Matias Pereira

    -

    29/11/2010 às 8:56

    Reinaldo,
    A se considerar a visão social e cidadã das pessoas que dizem comandar o estado, não se deve esperar grande coisa. Os dividendos pretendidos já estão sendo colhidos, inclusive em nivel internacional e, doravante, é só manter as aparências. O conluio não é para ser desfeito da noite para o dia. Aliás, não é para ser desfeito nunca, como sempre aconteceu no Rio de Janeiro, principalmente, a partir de Brizola!!

  121. Adriano

    -

    29/11/2010 às 8:55

    Não consigo entender essa estratégia da policia : Atacam uma favela para pegar os traficantes e permitem uma rota de fuga aos traficantes para o morro do alemão para depois atacar o morro do alemão e procurar os traficantes escondidos dentro das casas das pessoas??? porque não pegaram todos naquela estrada ??? um grupo de Elite ali , um blindado??? Outra coisa ouvi na imprensa que haveria em torno de 1000 armas longas na mão dos traficantes… pergunto se a operação apreender 200 armas longas que seja, teremos 800 armas nas mãos dos traficantes ainda… será que teremos acabado com o trafico??? torço pelo BOPE e pelas FORÇAS ARMADAS do nosso Querido BRASIL, e espero que consigam sair realmente vitoriósos nessa GUERRA.

  122. Josimar

    -

    29/11/2010 às 8:45

    Suspeitei desde o princípio!

  123. JB

    -

    29/11/2010 às 8:45

    Vou te processar, pois andas roubando o pensamento de seus leitores e passando para o Blog. Quase tudo que escreveu neste post, foi o que me veio à mente vendo o jornal da Globo, agora pela manhã. Dão a notícia como se tudo já estivesse resolvido. Na minha opinião, pelo número de presos e a quantidade armas apreendidas, conforme o balanço das operações, armaram um circo só para agradar o povão. Pelo aparato apresentado, deveriam ter apreeendido, no mínimo, umas 500 armas e o mesmo número de bandidos. Fizeram o maior estardalhaço com a quantidade maconha - droga mais barata - apreendida. A de cocaína foi irrisória. O crack, nem uma pedrinha. Vamos aguardar…

  124. José Eduardo

    -

    29/11/2010 às 8:44

    Com relação ao estoque regulador devemos chamar o “jênio” das finanças, Grunhido Pândega, que sugeiru tirar do cálculo da inflação dois itens sem importância: Comida e Transporte.

    E este “Desgoverno II , Ladeira Abaixo”, ainda nem começou!

  125. Tito Livio Bereta Bereta

    -

    29/11/2010 às 8:43

    Vendo as imagens na tv, nos deparamos com ruas e estradas, uma das quais deu fuga aos traficantes. Aquela onde um deles foi baleado. Logo após, a passagem de uma camioneta lotada de policiais. Se conseguiram chegar até lá, pondo em fuga os entrincheirados, não vi um único reporter fazer a pergunta que deveria ter sido feita ao governo há muito tempo: por que não tomaram o morro antes? Quantas mortes, quanto sofrimento, quantos iniciados em droga poderiam ter sido evitados! Inépcia ou conluio? Ou a leitura do PT sobre a origem do bandido, que não teve carinho na infância, etc. e etc.? Ou a espera de uma possível vitória da candidata para mostrar ao mundo que agora, juntamente com Cabral a coisa vai mudar? Se for sim a resposta para a última pergunta, pura demagogia. Continuaremos com o filme: lula, a eterna permanência 2 !

  126. alimped

    -

    29/11/2010 às 8:41

    A estratégia “olha que eu vou subir!” foi elogiada por especialistas em ações militares, por se tratar de guerra psicológica. Não acredito que tenha sido para dar tempo aos bandidos de fugirem. Quanto a estarem na Mangueira, não sei. A informação oficial é que ainda estariam no Alemão, escondidos, e que seriam presos no decorrer das próximas semanas, enquanto a polícia continuar ocupando e fazendo varreduras no morro. Concordo com suas críticas anteriores à ausência de prisões e apreensões nas UPPs, mas não concordo que a operação de agora tenha sido assim tão fajuta!

  127. José Eduardo

    -

    29/11/2010 às 8:39

    50 fuzis?? para quem até outro dia tava derrubando helicóptero, 40 fuzis me parecem muito, muito pouco.

  128. Roby

    -

    29/11/2010 às 8:38

    Não duvide que a bandidagem tenha mesmo um estoque regulador — afinal, como “crime organizado”, os meliantes têm mostrado uma capacidade de ação muito superior à das forças que supostamente são pagas para combatê-los.
    Agora duas questão prosaicas: se as “forças do bem” vencerem essa guerra — em que, certamente, terá de haver prisioneiros — , onde vão alojar tanto bandido? Se realmente debelarem o tráfico de drogas, como irão tratar a crise de abstinência de algumas (ou muitas) dezenas de milhares de cariocas que até agora têm sustentado essa situação com o seu vício?

  129. Deusimar

    -

    29/11/2010 às 8:36

    Bem, tento usar a lógica… Bandido desce do morro, queima um carro após outro, sem matar ninguém. Só para sacanear. Eles não sabiam que isso seria pretesto para chamar as forças armadas e tudo quanto é corporação??? Claro que sabiam. Bem, o caos reinou momentaneamente. Acho que eles conseguiram o intento. Mas e agora??? A polícia, a marinha, as forças armadas vão ficar no morro para sempre?? Penso que não. Assim que eles descerem, a turma volta a ocupar os morros novamente. Que acordo foi quebrado, afinal de contas. Sérgio Cabral é que deveria responder. Bem, seja como for, está desmonstrado cabalmente o modelo de segurança que DILMA disse que pretende expandir para todo o Brasil, quando elogiou o sistema do Rio, e caiu de pau na segurança de São Paulo. Contra fatos, não há argumentos…

  130. elizio

    -

    29/11/2010 às 8:32

    Caro Reinaldo:
    a quantidade de droga é grande sim e imagine o estrago e lucro que faria; mas acontece que aqui no MS, apreensões de 7 toneladas de maconha, se não são corriqueiras, são relativamente comuns.
    Agora a quantidade de armas, pelo que circula lá nos morros, é insignificante o que recuperaram.
    Muita fumaça e pouco fogo.
    Lamento, mas vai continuar quase tudo igual.

  131. toninho

    -

    29/11/2010 às 8:28

    por que nao questionar onde esta a fortuna do trafico? Afinal a inprenssa diz que eles faturam so RJ cerca de 2.000.000,00, por mes! Onde esta esse dinheiro? nao da para acreditar que aqueles sejam os chefes, que tenha contas em bancos , que se sentam com os gerewntes de bancos e combinam investimentos,. cade o servico de inteligencia da PM?

  132. FOliveira

    -

    29/11/2010 às 8:27

    Caro Reinaldo, sabendo como são os americanos quando querem convencer alguém, dê uma olhada no WikiLeaks (http://cablegate.wikileaks.org/cable/2008/04/08BRASILIA504.html), especialmente o trecho abaixo:

    According to him, the only factor that could change this indifference is another wave of violence like that unleashed by the First Capital Command (PCC) in Sao Paulo in 2006 (ref D). Terrorism perpetrated by Islamic extremists is too remote for Brazilians to worry about. The only way they are going to move on this, he added, is when it affects them on a daily basis. (Comment: In the immediate aftermath of the PCC’s violence in 2006, President Lula called their actions terrorism, and made noises about finally getting some anti-terrorism legislation on the books. End comment.)

    “We have to Stop this Farce”

  133. Anônimo

    -

    29/11/2010 às 8:26

    As ações de segurança aos morros cariocas além de tardias, tiveram demasiados apelos hollywoodianos, com entrevistas e flashes em excesso, o que provavelmente deu chance de fuga aos chefões do tráfico. Rezemos para que não resulte apenas numa redistribuição desses grupos, ainda fortalecidos, agindo também em outros pontos do país.

  134. Caio Portella

    -

    29/11/2010 às 8:25

    quero saber por que a policia não passou o rodo na hora que houve a chance em pelo menos 500 vagabundos…afinal,alguem acha que esses safados vão se regenerar por causa da operação???ERAM 500.PRENDERAM 20 OU 30….CADÊ O RESTO??/Ou será isso parte do trato do Cabral pra garantir futuros votos ???afinal,no Pan não houve nada errado…Quem nos garante então,que a pirotecnia de momento ,já n~so seja um anteprojeto para a Copa e Olimpiadas??????/

  135. Netto

    -

    29/11/2010 às 8:17

    Mais do que certo.

  136. Paulistano

    -

    29/11/2010 às 8:01

    Reinaldo, digamos que a partir de hoje o negócio das drogas vai entrar, por assim dizer, num estágio superior, ou seja, profissional. Até agora, apesar da violência, tudo era muito amador. A distribuição da mercadoria feita por gente despreparada. Essa exibição de armas, por exemplo, não combina com uma administração científica do empreendimento. Outro indicador de despreparo são essas disputas por territórios. Não é assim que se conquistam mercados no mundo dos negócios globalizados. Não dá para imaginar duas grandes corporações, por exemplo, disputando mercado com fuzis… A ”Chefia” deve ter percebido que a empresa deve superar o amadorismo e adotar métodos modernos de administração dos negócios.

    A vida continua. Os negócios não podem parar. E não vão parar mesmo.

  137. OLibertário

    -

    29/11/2010 às 8:00

    Teste bem sucedido. Estão lançadas as bases para uma ditadura de esquerda com apoio da população.

  138. Bernardo Francisco

    -

    29/11/2010 às 7:52

    Quem está ganhando bem são os politicos: deputdos, senadores, presidentes, vereadores, prefeitos eles é que deveriam expor a vida pela sociedade, mas estão dedicando a vida por corrompê-la.
    O exercito, marinha e aeronática estão na fome, sem salários decentes e sem equipamentos e armas.
    Não deviam dar um tiro em traficantes, que foram descaradamente cortejados nas eleições, são companheiros da ilegalidade, da guerrilha.
    Que é isto companheiros?
    Encenação pura. 50 fusis! Rá rá rá.

  139. Eduardo

    -

    29/11/2010 às 7:49

    Decepcionante sem dúvida. Ficou claro aos traficantes a seguinte mensagem: “nao encham o saco do governador, mas a populaçao vocês podem continuar a arrancar o couro!”. Como o fundo do poço é uma utopia, os cariocas ainda têm de encarar o prefeito Eduardo Paes e sua contribuiçao para essa chanchada: mudar a data de fundaçao da cidade do Rio de Janeiro para 28/11/2010….é pouco ou quer mais??

  140. Anônimo

    -

    29/11/2010 às 7:38

    Bom, pelo menos a propaganda para não invalidar a Olimpíada está garantida e a ocupação dos morros enquanto durar esse evento. Depois, vão esvaecer como as verbas para saúde e segurança esvaecem sempre.

  141. Antonio Augusto Carvalho

    -

    29/11/2010 às 7:35

    O que mais me impressiona é falar com as pessoas, amigos e conhecidos, ler mensagens de fóruns dos quais faço parte e constatar que poucos ou quase ninguém tem a mínima ciência do que está acontecendo. A ignorância é total.


 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados