Blogs e Colunistas

30/06/2007

às 15:46

Uma demissão preocupante na Rádio Cultura

Leia duas notas da coluna de Mônica Bergamo, na Folha deste sábado. Volto em seguida:

Ruído
A rádio Cultura vai tirar do ar nada menos que 17 programas. A emissora diz que a medida faz parte de uma “reformulação” que irá priorizar o espaço para a música erudita e acabar com a exibição de anúncios comerciais.

Primeira Vítima
O primeiro programa a ser expelido da programação, sem maiores explicações, foi o “Diário da Manhã”, do jornalista Salomão Schvartzman. “Era a maior audiência da emissora e tinha quatro anunciantes”, diz ele. “Foi um problema ideológico, mas não me interessa entrar em choque político agora. Eu só queria que a Fundação [Padre Anchieta, que administra a Rádio e TV Cultura] tivesse um presidente, não um dono que retire programas do ar”, afirma. A rádio nega o caráter ideológico da demissão.

Voltei
Acho bom ver com cuidado essa história de programação erudita na rádio ou a pregação do “bom-gostismo” na TV. Não se vai educar o ouvido da população — pequena população — por meio do rádio. Não adianta tentar negar o caráter de uma rádio: é meio de comunicação de massa; não é a Sala São Paulo.

Também se pode tentar transformar a TV Cultura numa sala de aula. Como ninguém liga a TV para fazer pós-graduação, o que vai acontecer é suposto excesso de requinte intelectual que ninguém vê, a exemplo de algumas aulas dadas por “filósofos”, sempre de esquerda, que estão lá para explicar o “mundo contemporâneo”, com uma platéia de moços sensíveis e de moças severas, todos muito atentos, cheios de meios-sorrisos significativos quando um Renato Janine da vida comenta, sei lá, a repressão sexual do mundo burguês… Já tentei assistir a uma ou duas aulas. Fiquei tão excitado que caí no sono. E olhem que, pra me fazer dormir, é difícil. Funciona mais do que Stilnox…

É claro que a demissão sumária de Salomão Schvartzman é preocupante. Se foi o primeiro, é sinal de que se entende que ele era o PRINCIPAL PROBLEMA da Rádio Cultura. E eu não acho que fosse. Parece que nem os ouvintes nem os anunciantes. Não sei se foi demitido porque não é de esquerda. O que sei é que ele não é de esquerda e foi o primeiro a ser demitido. Se não há aí relação de causa e efeito, há ao menos uma correlação que mereceria um pouco mais de cuidado.

Eu duvido que a Rádio e a TV Cultura vão virar uma Academia de Atenas. Não vão. Já seria muito bom se não fossem uma madraçal de esquerda. A demissão de Schvartzman não colabora para que venham ser a Academia, mas deixa o sistema com mais cheiro de madraçal.

Um péssimo sinal.

Por Reinaldo Azevedo
Share

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

82 Comentários

  1. mary e.

    -

    02/06/2008 às 19:04

    ESTOU INDIGNADA COM S PESSOA QUE RETIROU O PROGRAMA DO SALOMÃO SCHVARTZMAN DO AR.

    ISSO FOI UM ATO DE AGRESSÃO CONTRA TODAS AS PESSOAS QUE TINHMA, COMO EU, SUA HORA DE CULTURA, DE BOA MÚSICA, HUMOR E REFLEXÃO DO DIA.

    UM ATO ARBITRÁRIO E SEM UMA JUSTIFICATIVA SÉRIA, PELO O QUE TENHO LIDO SOBRE O FATO.

    QUERIA ME JUNTAR ÀQUELAS PESSOAS QUE REIVINDICARÃO A VOLTA DO SALOMÃO!!!!

  2. Anônimo

    -

    04/07/2007 às 15:15

    Lamento a mutilação que ocorreu com a programação da Rádio Cultura FM, Até o noticiário das 19h, que contava com a participação do jornalista Josias de Souza e com observações críticas e irônicas a respeito desse mundo de políticos predadores (vai ver que são mesmo alienígenas atacando o planeta)transformou-se em um programa do tipo “A Voz do Brasil”.

  3. Anônimo

    -

    03/07/2007 às 16:29

    RADIO CULTURA FM

    Inaceitável sob qualquer ângulo o desmonte realizado pela nova cúpula da Rádio Cultura FM , uma das poucas a oferecer,até então, cultura efetiva aos seus ouvintes,mesclando erudição,informação e muito bom gosto.
    Com reputação calcada na excelência de sua programação e grande audiência ,foi alvo de um ataque que vitimou 17 programas de uma só vez, numa clara inspiração chavista.
    Imagino que essa deva ser a linha , reducionista e autoritária que conduzirá a política de informação pública futura “neste país”.
    Revoltante!

  4. Mário Augusto Tavares

    -

    03/07/2007 às 1:05

    Segue abaixo o e-mail que enviei para a cultura:
    “Hoje, 29/06/2007, uma sexta-feira fria e cinzenta em São Paulo, fui pego de surpresa e, atordoado, atônito, profundamente entristecido, ouvi o sr Salomão Schvartzman anunciar o fim do seu maravilhoso programa, o DIÁRIO DA MANHÃ, diariamente necessário. Há anos ouço esse delicioso programa, me deleitando com as músicas, entrevistas, crônicas, críticas inteligentes, etc. que o sr Salomão e, não posso deixar de citar, o Alfredo Alves me proporcionaram. É um absurdo! Estou muito triste e revoltado com a decisão da direção da cultura. E digo mais, se essa decisão não for revertida, não mais sintonizarei essa emissora (rádio e tv). Em tempo: não gostei nada, também, da mudança do OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA para a AM, a partir de segunda-feira. Será que o que aconteceu hoje não é um início de movimento de censura contra as vozes que se levantam contra a bandalheira e pouca vergonha que vem assolando este país?”
    Estava desde sexta procurando informações sobre o ocorrido e nada. Hoje, finalmente, encontrei.
    Pois é, Reinaldo, é muito preocupante o rumo que as coisas estão tomando neste país, ou melhor, nesta américa abaixo do equador.

  5. Camila Campos Vergueiro

    -

    02/07/2007 às 21:53

    Ouço o Salomão desde a minha época de estagiária, agora já tenho 10 anos de formada. Toda manhã que o meu pai me levava ao escritório, colocava o Salomão e íamos ouvindo as notícias e as músicas. Nos divertindo muito! Uma lástima uma notícia dessas. UMA GRANDE PERDA! É uma lástima que no século XXI tenhamos que presenciar tamanha imbecilidade de quem o mandou embora.

  6. Anônimo

    -

    02/07/2007 às 16:55

    Respondendo à Patricia Monteiro de 8:39 PM: Neschling saiu porque é um mala! Que vá com deus.

  7. rocket

    -

    02/07/2007 às 16:10

    Se a substituição foi por um programa de música erudita, menos mal. Bem pior seria se fosse por um programa de baboseiras etno-psico-humano-ideológicas. Ou uma edição ao vivo do Café com Bobagem, digo, Café com o Presidente. Ninguém merece tamanho sacrifício.

  8. Anônimo

    -

    02/07/2007 às 15:12

    A extinção do Diário da Manhã, possivelmente por motivos políticos e ideológicos, assinala um melancólico e incompreensivelmente abrupto ponto final em um dos melhores programas da rádio brasileira. Para mim e, tenho certeza, para um grande número de ouvintes, principalmente para aqueles, como eu, pegos de surpresa com esta notícia indigesta, restará a sensação de vazio em nossas manhãs. Garanto-lhes que, quanto a mim, pelo menos, outro sentimento vingará: raiva pura e simples, que acabará por fazer com que passe a evitar sintonizar sua emissora. Outros poderão proceder da mesma forma.

  9. Anônimo

    -

    02/07/2007 às 15:03

    “com uma platéia de moços sensíveis e de moças severas”- REINALDAO, VC SEMPRE SE SUPERANDO EM SEU PODER DE SINTESE. EH UMA CARACTERISTICA MUITO PECULIAR NESSES ESQUERDISTAS DO SEXO MASCULINO,NO CASO DOS MAIS “INTELECTUAIS”, TEORICOS, O JEITO DOCE E DELICADO, SENTIMENTAL COM O QUAL JUSTIFICA SUA MAMATA PRIVADA.
    JA AS MULHERES SAO RUDES, FRIAS,
    ASSEXUADAS, INQUESTIONAVEIS.A BURRICE HERMETICA EM FORMA DE SOBERBA E DIREITO ADQUIRIDO E ACHADO NA RUA.

    SO POSSO CONCLUIR:SAO MESMO DESVIADOS ESSES ESSES ESQUERDISTAS PARASITAS.

    NA MINHA OPINIAO, APESAR DE NUNCA TER ESTUDADO PSICOLOGIA,O ESQUERDISMO EH UMA MANIFESTACAO DE UMA DOENCA PSICOLOGICA, DE TANTAS, DO SER HUMANO. E ESSA CARACTERISTICA INVERTIDA, PARASITARIA, VITIMISTA, EH A FORMA DESVIADA DE CONDUTA QUE TAL MAL PSICOLOGICO IMPOE NESSE SER HUMANO DOENTE.
    SOMOS UM POVO IDIOTA ,IGNORANTE, COM UMA TRADICAO NAO POLITICA. SOMOS UM GADO. E ISSO TEM , OBVIAMENTE , SEU PRECO. E COM LULLA, PODEMOS VER REALMENTE O PERIGO QUE EH TER UM POVO ASSIM. INDIFERENTE. OMISSO. IGNORANTE.
    PELA PRIMEIRA VEZ, ESTAMOS CORRENDO REALMENTE PERIGO. A RAÇA DE ALIENIGENAS COMECA A SE APROPRIAR DAS INSTITUICOES.
    EH PREOCUPANTE, REINALDO. OS MEDIOCRES E IDIOTAS ESTAO REINANDO.ATE QUANDO?

    MTS

  10. André Luís

    -

    02/07/2007 às 12:54

    Paulo Markum é comunista até o caroço do olho…

  11. Anônimo

    -

    02/07/2007 às 10:15

    Tristíssimo numa só existência viver sob duas ditaduras: ter ficado feliz por ter caído a primeira e com mais de sessenta anos de idade, ver firmar-se a segunda. Ter participado do Diretas Já para vê-lo traído por quem o consagrou… Qual a diferença entre tiranos de esquerda ou de direita, se a ambos horroriza a verdade? Será que na história recente a liberdade que restou ao Brasil é a de escolher se prefere ser silenciado pela esquerda ou pela direita?
    E vamos ouvir só músicas estrangeiras, moçada, pois a brasileira de verdade volta a nos envergonhar. Tiremos, também, de cena a música clássica e erudita, o comentário que estimula o pensamento, pois, como dizia o ministro de Hitler: quando ouço falar em cultura, pego logo a minha Luger…

  12. Rafael

    -

    02/07/2007 às 9:59

    Esquerda ou Direita? Defina isto no Brasil!! Dada a grandeza do problema, isto se torna irrisório.

    Independente de visão política ou de preferências pessoais, é evidente que a retirada de alguns programas é lastimável. É uma perda irreparável, visto que a Rádio Cultura era a única que contemplava determinados estilos músicais (você já ouviu Música Russa ou Flamenco em alguma outra rádio?). Ela inclusive merecia destaque internacional por isso. Me sinto órfão.

    O que fazer agora? A única solução que vejo é o protesto (pelo menos fica registrada nossa indignação). Mandem seus comentários para:

    http://www.tvcultura.com.br/blog/

    http://www.tvcultura.com.br/faleconosco/

    falecom@culturafm.com.br

  13. Anônimo

    -

    02/07/2007 às 7:48

    se o cara fazia um jornal de direita, que retire essa figura do ar, porque jornais em tvs publicas são para serem isentos de ideologia política.

    se tem o janine com um pensamento mais a esquerda, que tb traga os filosofos de visão mais a direita. ou seja, que tragam uma diversidade de filosofos, de varias tendencias e deixe o telespectador julgar qual mais simpatizou e concordou.

    a tv cultura estava, lamentavelmente, ideologicamente direitista, elitista, favorecendo o psdb, omitindo noticias negativas desse partido e menosprezando até o lado positivo do governo lula. partidarismo na cara… Espero que a TVE Bahia, com a chegada do PT ao governo, não se torne uma TV cultura nesses tempos de Geraldo Alckmin. Até agora, tenho gostado muito do jornal e não há perseguição a opositores como estava tendo na TV cultura já partidarizada.

    Boa notícia essa do governo do Serra, em quem, apesar de algumas discordâncias, tenho grandes afinidades em idéias e posições éticas.

    A ele, meu reconhecimento ao bom senso e a busca de modificar aquilo que o apoiava, mas vendo que era ilegítimo, começa a se guiar não pelos interesses próprios e partidários, mas pela consciência de quem ver muito mais além.

    um abraço ao Serra, por saber diferenciar o público do privado, o bom senso da hipocrisia, e a todos do blog também um abraço!

  14. Paulo

    -

    02/07/2007 às 7:03

    Tirar o Diário da Manhã do ar
    é dar um tiro no próprio pé.
    Não entendo esta emissora.
    Ora dizem que está falindo
    e precisando de dinheiro, agora
    me aparecem com essa de limpeza
    na rádio.
    Na minha opinião, estes malucos
    querem tirar os poucos e bons formadores de opinião que
    restam no pais. Tomara que alguma
    rádio pegue este programa pra sí.
    A Rádio Cultura me perdeu como ouvinte. Espero que vire uma tendência.

  15. Anônimo

    -

    01/07/2007 às 23:21

    S O C O R R O

    Isto é cesura pura!!!
    Sou ouvinte do programa há mas de dois anos. Estão tentando calar uma VOZ coerente e culta.
    Precisamos fazer alguma coisa contra isto, ou será que estamos seguindo os passos da Venezuela.
    Salomão conte com a minha incondicional soledariedade.

    j.c.alves@uol.com.br

  16. Patricia Monteiro

    -

    01/07/2007 às 20:39

    O Maestro John Neschling também foi expulso da Rádio Cultura.
    Se o Salomão saiu para ampliar o espaço da música erudita o Neschling saiu porque?

  17. Anônimo

    -

    01/07/2007 às 17:58

    Caro Reinaldo,

    Realmente preocupante. O Salomão é tão brilhante que conseguia fazer com que ficar preso no congestionamento fosse algo desejável, pois dava tempo de ouvir o programa inteiro.

    Resta-me a dúvida: porque tantos brasileiros odeiam dinheiro, odeiam a elite, odeiam a burguesia (sem nem saber o que a palavra significa)?
    A impressão que tenho é que brasileiro acha bonito ser pobre. Já viu alguem dizer que bom mesmo é ter cancêr? Porque então tem gente que diz que bom mesmo é ser pobre??? Sou pobre mas sou limpinho… e rico é sujo por acaso?

    Tem gente reclamando que o Salomão tinha anunciantes. Poxa, todos os programas deviam tê-los. Quem sabe assim modernizavam a rádio e resolviam o problema do sinal fraco.

    O anti-semitismo mencionado por outros comentarios aqui, está ligado ao dinheiro também. É a crença popular que todo judeu é rico. E sei lá, que dinheiro é ruim… Por isso que os comunas brazucas gostam tanto de cuba. Lá rico, só o Fidel e seus comparsas… o resto do povo é miserável.

    Acorda, Brasil!!!!

  18. Anônimo

    -

    01/07/2007 às 16:31

    Reinaldo fez um bom esboço de ponderação nesta coluna — tirar um programa do ar poderia ser uma indicação de caça às bruxas (ou aos chatos, no caso salomonico) mas na Cultura FM estão tirando todos os programas de falatório, com apresentadores que devem custar bem caro aos cofres públicos. Então está bem.

    Disse-o bem ao lembrar que a rádio deve atender às massas e não ser uma sala São Paulo para as elites.

  19. otávio m mártinezi

    -

    01/07/2007 às 16:26

    Tem gente aqui falando que Salomão era de esquerda… Besteira pura! Eu ouço o programa desde o primeiro dia e sempre o vi fazendo as mais severas críticas ao governo do Apedeuta e ao PT, exceto à Marta Suplicy, que é sua amiga pessoal.

  20. otávio m mártinezi

    -

    01/07/2007 às 16:10

    Uma grande perda.

    Reinaldo Azevedo e Salomão Schvartzman são alguns dos únicos jornalistas que valem a pena ler (e ouvir).

  21. Anônimo

    -

    01/07/2007 às 13:59

    Tio Rei,

    Por que não fazem um RODA VIVA com o Paulo Markun no seu centro?
    Será por que a posição política dele é outra?

  22. simplesmente maria

    -

    01/07/2007 às 13:01

    É a faxina petista, que se estende também à esfera governamental: derrubam “problemas”, equipam as lacunas com petralhas. E nós, babacas inertes, só assistimos. Com o que damos mais e mais força a esse desgoverno do Mal Absoluto, que tem sempre mais idéias na manga para garantir a perpetuação do banditismo e a instauração da ditadura plena.

  23. Leticia Braun

    -

    01/07/2007 às 12:36

    Mas uma coisa deve ser entendida aqui: o Salomão não foi defenestrado por seu programa ter música boa ou ruim. O buraco é mais embaixo, e na hora em que todos se derem conta do que realmente acontece pode ser tarde demais. Que coisa!

  24. Paula S. Bichuete

    -

    01/07/2007 às 12:12

    “O Brasil é um país geométrico: tem problemas angulares, discutidos em mesas redondas por bestas quadradas” (frase dita por Salomão em um de seus programas, a qual utilizo, infelizmente, com mais frequencia do que gostaria!)
    Infelizmente nós, os reais financiadores dos custos públicos, estamos apáticos demais para reclamar. Cortes e mudanças até poderiam ser feitos, porém, há que se ter transparência e profissionalismo. O que deveria ser demonstrado por relatórios gerenciais PROVANDO prejuizos ou falta de retorno dos programas no ar e as consequentes MELHORIAS que os novos programas trarão tanto para a saude financeira da emissora quanto para seus ouvintes/”acionistas” (nós). A ditadura está chegando mais perto, senhores. A moste da inteligência é o primeiro passo. Chavez que o diga… Infelizmente a grande maioria pobre e sobrevivente da nossa população não tem condições para participar de revoltas dessa natureza mas, quem sabe um dia, também poderão. Cabe a todos nós impedir que esse tipo de violência ocorra e se perpetue silenciosamente.

  25. Anônimo

    -

    01/07/2007 às 11:50

    Pois é,Serra não está decepcionando
    as esquerdas,pois é uma verdadeira afronta à democracia a nomeação do esquerdista furibundo Paulo Markum,
    que sequer morava em São Paulo,para
    a presidência da Fundação Padre Anchieta.Só faltava o governador,e grande traidor de seus eleitores, como todo tucano,dar um cargo para o Zé Rainha.A destruição do ensino público de segundo grau perpetrada pelo PSDB em São Paulo anula tudo de bom que eles possam ter feito em outras áreas,uma vez que é prioridade da tática gramsciana o aparelhamento do setor educativo,aí
    se planta o mal que será colhido no futuro.O PSDB é do mal.

  26. Anônimo

    -

    01/07/2007 às 10:05

    Queridos amigos,
    me descupem a sinceridade, mas lamentar a ausência do Salomão Schvartzman é realmente lamentável.

    O programa tinha grande audiência simplesmente porqe era em horário nobre, ocupando as manhãs de rush.
    A seleção musical era tosca (nada a ver com Puccini, por favor) e as piadinhas dele infames. Já vai tarde!

    Além de tudo , essa de q ele era de direita é o máximo: o fôra quando conveniente, agora estava mais para Lula da Silva mesmo, como disse o Paulo de 3:54 Am.

    Eu adoro música clássica e acho que o Salomão não faz a menor falta.

  27. Paulo

    -

    01/07/2007 às 3:54

    Reinaldo, na minha opinião gosto não se discute. Gosto de ouvir música clássica e jazz, e de preferência desacompanhada de qualquer comentário, principalmente ideológico. Há alguns anos, logo depois da eleição do apedeuta, o Sr Salomão se rasgava em elogios ao mulla. Lembro de um demorado elogio em que afirmava que era preferível ter um presidente vestindo boné do mst do que um quepe de oficial. Quando êle tambem começou a fazer campanha pelo desarmamento, eu simplesmente deixei de ouvir o seu programa. Tenho minhas dúvidas que este Sr Salomão não seja de esquerda. Quanto ao Sr Markun, lembro-me de uma passagem quando um conhecido sugeriu por que êle não convidava o Professor Olavo de Carvalho para ser entrevistado no roda via, e a resposta foram sonoros palavrões. Da FM Cultura espero apenas poder ouvir a sua programação de música erudita e jazz. Quando eu quero me informar, antes eu lia o site do Primeira Leitura, e agora este seu blog. Na minha opinão, pt e psdb são farinhas do mesmo saco (podre), e a única diferença entre D. Fernando, o garboso, e o apedeuta, é que o primeiro fala sete línguas, e o outro, não fala nenhuma. Parabéns e que Deus continue a te iluminar.

  28. Anônimo

    -

    01/07/2007 às 3:40

    Parabéns Reinaldo. Quase sempre discordo do que você escreve, mas, na minha opinião, és o cidadão mais bem articulado que escreve na internet.
    Um abraço leitor assíduo e usuário de Stilnox,
    Daniel Lima

  29. Anônimo

    -

    01/07/2007 às 2:55

    Neste caso a tal “perda de danos”, que seria mais coerente, não é usada pelos esquerdistas. OK, querem uma rádio com mais música erudita, sem problemas (é minha rádio predileta). Mas assim, além de uma audiência decrescente, pode levar a emissora pro buraco. Certos programas com anunciantes não ia matar ninguém, pelo contrário, ajudaria a rádio a ter uma maior independência.

  30. Anônimo

    -

    01/07/2007 às 1:36

    Acho um absurdo usar dinheiro público para criar uma estação de rádio que só toca música clássica. Quem é que decide o que as nossas criancinhas vão ouvir, o censor para assuntos musicais? É mais uma “USP” paga com dinheiro dos desdentados para as dondocas de São Paulo.

    Esquerdistas, vão pro inferno estudar!!

    Fui.

  31. Dr Lecter

    -

    01/07/2007 às 1:34

    Para os que não sabem, o Paulo Markun, atual presidente da Fundação Padre Anchieta, trabalhou em 2002 na campanha do apedeuta contra o Serra. Para nossa surpresa, sem qualquer ironia, quem nomeou o Markun foi….. o Serra.

  32. Anônimo

    -

    30/06/2007 às 23:59

    Pois é Rei, e eu já ouvi que o Alexandre Garcia vai dançar na Globo pelas criticas feitas ao governo no Bom Dia Brasil….vamos de mal a pior

  33. Anônimo

    -

    30/06/2007 às 23:07

    Todos perdem com a saída Schvartzman!

    FORA ESQUERDA!!!

  34. Fernando - Rio de Janeiro

    -

    30/06/2007 às 22:50

    Além da possível relação de causa e efeito que você aventou, Reinaldo, há outra que me parece ter sido decisiva: o jornalístico tinha quatro anunciantes! Um escândalo! Logo em uma emissora modelo pra quem demoniza o “mercado”!
    Triste…

  35. daniel akatsu

    -

    30/06/2007 às 22:42

    E a horda comunista continua avançando silenciosamente. O PSDB não faz oposição a Lula pelo simples fato de ser também um partido de esquerda. O PSDB é ainda mais Gramsciano que o PT. Abram o olho enquanto é tempo.

  36. Profeta

    -

    30/06/2007 às 22:18

    Rei,
    Este assunto é sério demais.
    Disse a um amigo, às vésperas da eleição que deu o primeiro mandato ao apedeuta, que se o então candidato fosse eleito, o país iria ficar refém de uma galera recalcada com a liberdade individual, com o mérito próprio dos bem sucedidos, com a cultura e com a educação.
    Disse que a ignorância era a pior das chagas para a sociedade.
    Este amigo disse que eu tinha preconceito. Que a vitória de uma pessoa do povo daria mais legitimidade às massas.
    Hoje vejo que ele tinha razão; as massas demandam apenas a subsistência. Lhes é cara. Lhes basta. Lhes foi dada.
    No entanto, apenas as massas não perdem com a liberdade contida a qual já se acostumaram.
    Aqueles que se esforçaram para transformar suas vidas em algo mais do que o ato de subsistir à força de um estado tirano, sabem o quanto estão correndo risco os seus princípios humanistas, ao verem que o conceito proletário de uma vida de gado, marcado para morrer, começa a tomar força em oposição ao ideal da humanidade livre para viver.

  37. Márcia

    -

    30/06/2007 às 22:11

    Prezado Reinaldo.

    Mas justamente o Salomão Schvartzman???… Ele é ótimo!!! Você saberia dizer para onde poderíamos enviar nossas reclamações? Como ouvintes?

  38. Marcelo Salas

    -

    30/06/2007 às 20:57

    Reinaldo:

    Não adianta ter dúvidas, eles não têm nenhuma. São as hordas incultas e violentas da esquerda que estão chegando. Hoje pegaram o Salomão Schvartzman. O crime dele é evidente: uma pessoa culta, com um programa de escuta obrigatória e que não tem medo de falar das coisas como elas são. Isso é uma ofensa, uma ameaça e inaceitável.

    Amanhã seremos nós.

    É assim que funciona a esquerda: a inteligência e a cultura são uma ofensa, já a mediocridade e a submissão são celebradas e impostas por todos os médios disponíveis, que são cada vez mais numerosos e poderosos. A causa é simples, um Salomão e seus ouvintes nunca apoiariam um molusco no poder, ficariam explicando para a população as mentiras, as traições, as corrupções, então, se da um jeito nisso. Aliás, você é um alvo perfeito para esses patriotas, junto com a revista Veja, o Diogo Mainardi e até a TV Globo, todos são obstáculos ao ideal esquerdista da unanimidade conforme, da aceitação permanente, da conivência dos medíocres.

    O episódio da RCTV não foi tão longe assim de nós, os mesmos interesses estão agindo do nosso lado, e vão atacar cada vez mais freqüentemente.

    Ofereço minha solidariedade ao Salomão Schvartzman e lamento por todos nós: perdemos mais um espaço de luz, as trevas se aproximam cada vez mais.

    Abraço:

  39. Leandro

    -

    30/06/2007 às 20:30

    Reinaldo,

    Uma pena… eu gostava do Diário da manhã…

    Mas sobre o observatório tb acho dificil que saia da programação…

    abs,

  40. Anônimo

    -

    30/06/2007 às 20:22

    eu tenho a soluçao.
    Que tal paramos com esta mania latrino-americana do Estado possuir faculdades,universidades,
    laboratorios,graficas,construtoras,radios,hotel,fazenda,restaurante,
    etc,etc,etc?
    até de fabrica de panela de pressão e de micro-computador o estado já foi dono,sabiam?!
    se tiver qualquer coisa de natureza eminentemente privada dá nisto aí!
    como os companheiros não distinguem mesmo o público do privado,o camarada Markun só esta fazendo aquilo o que os esquedófilos naturalmente acham licíto fazer ou seja,tomar para a ‘causa’ equipamento publico “para o bem do povo”…
    pobre Brasil!
    pobre São Paulo!
    pobre TV Cultura!
    pobres contribuintes,meras têtas fornecedoras do estado que oxigena a vida deles e estagna a nossa!

    Mas e daí?
    quem liga ?

  41. Anônimo

    -

    30/06/2007 às 20:10

    Paulo Markun né?

  42. Leticia Braun

    -

    30/06/2007 às 19:44

    O Salomão Schwartzmann se coloca em qualquer lugar. Por um motivo simples: ele é bom no que faz.

    No mais, lamento essa aversão por quem entra com dinheiro pra fazer algo de bom. Talvez o dinheiro afronte muita gente, não sei como eles comem todo dia.

    De resto, lamento mesmo pelo Cesar Giobbi e o Planeta Cidade. É o próximo. Mas também terá lugar em qualquer emissora, porque nunca vi um programa tão bom sobre São Paulo.

  43. Blog & Roll

    -

    30/06/2007 às 19:34

    Os sociopatas radicais socialistas não aceitam quem tem uma visão diferente,é lamentável.
    Já na iniciativa privada existe sim o pluralismo de idéias.
    O Dr. Roberto Marinho costumava dizer ,durante a ditadura militar:
    “Nos meus comunistas ninguém toca!”.
    Fatos como esse provam, definitivamente, que a democracia liberal é o modelo mais justo para o Mundo.

  44. Virgílio

    -

    30/06/2007 às 19:33

    Caro Reinaldo,

    Leio sempre este blog e ouço ainda mais a Rádio Cultura; não posso concordar com a recriminação do que seria o “bom-gostismo” de preencher a programação com música erudita. Os ouvintes de São Paulo, e notadamente nós que passam horas no trânsito complicado da cidade, merecem NO MÍNIMO uma rádio de peso cobrindo programação para idade mental acima dos 15 anos (e não que eu proponha classificação indicativa, heheh…). O hábito maldito do jabá nas rádios brasileiras já teve até a chance de fazer a sua profecia se auto-realizar: numa forma de doutrinação das mais grosseiras, os “estilos” e ídolos da hora foram sendo tirados e colocados segundo a conveniência da estação, e de tal forma que agora já se conta mais de uma geração que vive da indigência cultural emitida pelo amplo espectro de rádios mediocremente comerciais de todo o país, sem nem mesmo a oportunidade de conhecer alternativas musicais. Um verdadeiro exercício de mau-gosto e ruído que só é interrompido pelas infindáveis vinhetas internas e publicitárias (p. ex.,ouçam o insidioso fenômeno da Rádio Jovem Pan). E já no caso da Rádio Cultura, é certo que até os anunciantes devem estar seriamente frustrados - era um espaço único, de respeito cultural e que contava com um público distinto.

    No que se refere a transformar a Rádio em sala de aula, a exemplo do que já há muito acontece na TV, seria o mais estranho desentendimento do quê significa aquele espaço erudito da 103,3. E ademais, só pode intrigar os habituais ouvintes da Rádio Cultura o quê será colocado no lugar de tantos espaços que serão abertos na programação. Esperamos que ela não perca as suas muitas facetas e influências.

    Grande abraço,

  45. Anônimo

    -

    30/06/2007 às 19:31

    O anti-semitismo está presente até entre nós, lamentavelmente: “Pouco importa qual sua filiação política, ele era Israel sempre (nunca Brasil, entende?)” (Ricardo, 17h59). É de estarrecer que num blog onde se celebra a liberdade alguém compareça para fazer coro aos infames Protocolos dos Sábios de Sião. Com a palavra Reinaldo Azevedo.

  46. Anônimo

    -

    30/06/2007 às 19:30

    DEMOCRATAS DO BRASIL.
    ACORDEM!!!

  47. Anônimo

    -

    30/06/2007 às 19:20

    Eles, de esquerda, estão escurraçando com a gente, de direita, e nós continuamos deixando.
    Até quando, meu caro Reinaldo?

  48. Anônimo

    -

    30/06/2007 às 19:12

    Se o Serra impôs o Markum napresidência é por que pensa igual a ele.

  49. Anônimo

    -

    30/06/2007 às 19:10

    “excesso de requinte intelectual que ninguém vê, a exemplo de algumas aulas dadas por “filósofos”, sempre de esquerda”
    Reinaldo, sou seu fã, torço para você vir ocupar o lugar do Francis, Roberto Campos, mas, seja democrático: há muitas pessoas de bem que são de esquerda e muitos canalhas são de direita. Esse simplismo maniqueísta tita-lhe o brilho. Gostaria de vê-lo como referência intelectual (e você tem qualidades de sobra). Não seja um bufão. Deixe isso para o Jabor e o Alemão.

  50. Luiz Antonio Magalhães

    -

    30/06/2007 às 18:51

    O Observatório da Imprensa não vai sair do ar, apenas migrará para a Cultura AM, no mesmo horário (9h).

  51. Ladislau

    -

    30/06/2007 às 18:34

    Isso realmente é muito importante…

  52. Anônimo

    -

    30/06/2007 às 18:32

    esse Zé Serra….! sei não, hein Tio? Faz um monte de gol-contra.

  53. Anônimo

    -

    30/06/2007 às 18:26

    Hmmm, Paulo Markun pondo as manguinhas de fora, será?

    Ainda que os cortes não sejam “ideológicos”, não consigo entender o critério deles, se é que há um. De minha parte, fã de jazz que sou, JAMAIS perdoarei o cara por tirar do ar o “Jazz Concert” e o “Linha Imaginária” -e duvido que, na seara da música clássica, a programação fique melhor que a de uma Radio 3 da BBC.

    Abraços, Reinaldo.

    (Ruy)

  54. sp

    -

    30/06/2007 às 18:25

    Caro Reinaldo

    Só um reparo: em Portugal, onde foi criada, “madraçal” é palavra masculina.
    No mais, o uso que você faz dela para designar os círculos pseudo-intelectuais em que se pratica a recitação da vulgata marxista é perfeito.

  55. Epa!

    -

    30/06/2007 às 18:24

    Quem duvidava que o Markun ia transformar a Fundação Padre Anchieta na barafunda ideológica que ocupa a sua própria mente?

    Paciência: mais uma propriedade do povo paulista que, como as universidades estaduais, está imune da opinião dos “meros” políticos e sujeita à claque de sempre.

  56. Anônimo

    -

    30/06/2007 às 18:21

    E quem disse que o PSDB não comunga da vergonha do mercado, do anticapitalismo? O silêncio, para não dizer covardia, diante da acusação de “privataria” deve-se ao arrependimento, não nos iludamos. Lembram-se da campanha eleitoral de 2006? Pois bem, as iniciativas arrojadas do governo de FHC deram-se, em certa medida, contra o ideário do PSDB. Tanto isso é verdade que o PFL foi mais fiel ao conteúdo programático do governo (PSDB-PFL) do que o partido do então presidente: basta examinar o comportamento diferencial das bancadas respectivas no Congresso Nacional. O PSDB adiou até à undécima hora as privatizações. Roberto Campos chegou até a afirmar que tínhamos perdido a hora por conta dessa indefinição. Para resumir: onde quer que o PSDB esteja há também ambigüidade no trato da instituição mercado. Caso se apresente às presidenciais em 2010, o PSDB ainda não sustentará uma plataforma liberal: uma dose cavalar de pobrismo fará seguramente parte de seu discurso.

  57. Anônimo

    -

    30/06/2007 às 18:18

    Raras vezes tenho discordado de vc nos últimos tempos, mas este post figura entre as exceções. Discordo totalmente. Recear que o PT, no íntimo, ainda acalente o sonho de controlar a opinião pública pelo controle de meios de comunicação é mais do que legítimo, é extremamente necessário, conhecendo o histórico desse partido e o perfil autoritário de alguns de seus líderes (que tem figuras insuportáveis como Marco Aurélio Garcia). Mas criticar a tentativa de se distinguir dos demais veículos de massa, que é absolutamente digna de aplausos e tem expectadores que, como eu, têm o direito de ouvir a um concerto sem precisar se deslocar até a Sala São Paulo, feita pela Rádio e TV Cultura, além de ser uma tolice indefensável é aborrecido…

  58. Anônimo

    -

    30/06/2007 às 18:01

    Mas falando em politicamente correto, óia, num sei não,na Veja tem lá uma espécie de errata/esclarecimento que tá me deixando meio cabreira…Pra quem não assina a Veja é o seguinte( ok, eu pago e vs lêem, hehehe):

    CARTAS

    COTAS PARA BRANCOS

    O pedagogo Michel Serigato Mansano, de Bauru, São Paulo, está “perplexo e indignado” com a prefeitura de Cubatão. “Eles estão tratando os negros como se fossem portadores de necessidades especiais.” O que espanta Mansano é que a prefeitura da cidade do litoral paulista “está destinando 20% do total das vagas de concurso público na área da educação para negros e afrodescendentes e desenvolveu um método para classificar negros parecido com o da Universidade de Brasília, descrito em reportagem de VEJA”. O edital da prefeitura de Cubatão diz quem são os candidatos às vagas reservadas e como se fará sua seleção: “A comprovação da afrodescendência far-se-á mediante a apresentação de qualquer documento oficial, do candidato ou de parentes por consangüinidade, ascendentes, no qual constem a identificação e a indicação etnorracial, assim entendidas: cútis ou cor preta (descendência africana), negro (descendência africana), pardo ou moreno (descendência de pai negro e mãe branca ou vice-versa), mestiço (descendência de pai negro, mulato ou pardo e mãe cabocla ou vice-versa), cabra (descendência de pai mulato e mãe negra ou vice-versa), cabrocha (descendência de pai mulato e mãe negra), afro-ameríndio (descendência africana e indígena), cabo-verde (descendência de pai índio e mãe negra), cafuzo (descendência de pai negro e mãe índia) e similares”. A preocupação do leitor é exagerada. Na verdade, a variedade de combinação de tipos amparada pelo edital é tão ampla que engloba a maioria dos brasileiros. Na prática significa que o edital privilegia os brancos “puros”, para os quais sobrariam 80% das vagas. Os negros, mais uma vez, foram discriminados.

    hummm,sei não, deram ou não deram uma torcida no final?

  59. Ricardo

    -

    30/06/2007 às 17:59

    Ainda bem que resolvi ler os comentários e descobrir que o anônimo das 5:19 entende o que aconteceu. O Salomão Schartzmann era só um mala pregando sua cantilena pela manhã. Pouco importa qual sua filiação política, ele era Israel sempre (nunca Brasil, entende?). O programa da manhã era uma mina de dinheiro… para ele próprio, não para a rádio.
    Good riddance, Salomão. Vá pregar em outra seara, sem verbas públicas.

  60. Anônimo

    -

    30/06/2007 às 17:56

    Observatório da Imprensa vai sair?? duvideodóoo. Vai é mudar de nome…Imagina só q tem gente lá, o Markun, que seja,macho obastante pra calar o Dines?É ruim, heim. Vão no máximo mudar os cena´rios pros amigos.
    Senti pena dos programas música francesa, italiana…Qdo morava no interiorrrr de SP, idos de 60, ficava de ouvido coladinho ao rádio/radiola de 8 faixas de ondas, escutando esses programas da rádio Cultura. O locutor tinha uma voz deliciooosaaa. Ao vir para o Sulllli, nem em ondas curtas pegava mais, era só ruído :(( Q ódio. Aqui nenhuma rádio presta :/ nem FM.
    Bem.Só nos resta rezar.
    Achei num portal de anjos a seguinte oração, pra quem acha q canja de galinha e oração , se bem não faz, mal tb não, lá vai:
    São Paulo Apóstolo

    São Paulo, incansável Apóstolo dos gentios, em Éfeso destruístes livros que prejudicavam o povo. Olhai agora para todos nós. Estais vendo que uma imprensa escrita, falada e televisada vai arrancando a fé e minando os bons costumes do nosso povo.
    Santo Apóstolo, iluminai os jornalistas e escritores que trabalham na comunicação: que espalhem somente mensagens construtivas. Daí a todos coragem, para que evitem tudo quanto se opõe à libertação e promoção das pessoas, famílias, comunidades e nações.
    Alcançai-nos a graça de sermos cristãos ativos. Que aprendamos a discernir, com senso crítico, as mensagens que recebemos diariamente das leituras, do rádio, da televisão e do cinema, dos audiovisuais em geral. E possamos divulgar, de acordo com nossa capacidade e possibilidade, uma imprensa que orienta para Deus, promove o conhecimento da verdade e ajuda o bem estar temporal e eterno de todos. Amém.

    Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e fazer o Sinal da Cruz.

    Não é engraçado como até as orações têm up grade? ;))

  61. Anônimo

    -

    30/06/2007 às 17:53

    isto mesmo camarada Markun.
    continue assim e você ainda chegará a direção da Radio Havana!

  62. Anônimo

    -

    30/06/2007 às 17:49

    o psdb sempre é ‘pato’ para o pt.
    é de dar risada um ‘patido’ assim…
    o pt roubou embaixo do nariz do tucanos uma emissora que eles mesmos nunca dirigiram para si.
    TROUXAS!

  63. Anônimo

    -

    30/06/2007 às 17:47

    Se o anônimo das 5:19 estiver com a informação certa,não seria uma má escolha pois,exceto pelo Jazz Concert-Linha Imaginária(ambos de jazz,o que seria de se lamentar)e Mapa Mundi,os programas eram chatíssimos mesmo;o Salomão enrolava demais,mesmo não sendo de esquerda,a Gioconda era um saco,mas o politicamente correto
    Arrigo Barnabé(que porre!) continuaria no pedaço.Vamos aguardar com atenção o que vem pela frente,mas defendo que a Cultura FM seja um bastião contra o lixo musical que invade todas as rádios e TV’s.O Sr.Mercado nem sempre tem razão,senão teríamos o escroto “Pânico na TV”,ou Madonna, como padrão cultural do país.Em algumas áreas,como a da cultura,a
    ditadura do mercado pode ser funesta.Se nós tivéssemos grandes fundações privadas investindo pesado na alta cultura,como nos EUA,a coisa seria diferente…O problema é complexo e não dá para ser discutido em poucas linhas, com uma análise simplista.

  64. Anônimo

    -

    30/06/2007 às 17:44

    Paulovski Markunoievsky não demorou nada a se manifestar.

    apareceu a margarida!

  65. Anônimo

    -

    30/06/2007 às 17:38

    qual o próximo passo?
    contratar a Laura Capriglione para um programa de ’solfejo estudantil’ ou o Kenedy Alencar para comentarios sobre ‘a erudição presidencial’?
    pois é.quando eu digo que nada do dinheiro do povo deve ser posto em universidades,tves,etc.

  66. paulo

    -

    30/06/2007 às 17:37

    Que droga,eu gostava do programa do Salomão.
    Falando com sinceridade, tava na cara que com o Markun ia dar nisso. Acho ele filo-comunista, autoritário e medíocre intelectualmente.
    Mais um com plataforma petista prestando contas a um governo tucano.

  67. Anônimo

    -

    30/06/2007 às 17:35

    Direita ou esquerda sabe-se que o Salomão nunca foi “flor-que-se-cheirasse”… É mais ou menos conhecida, e não comprovada, a versão de que ele comprava o espaço da manhã por um preço de banana - rádio pública, sabe como é… - e vendia a seus patrocinadores por uma batelada.

    Mas eu não gosto de música clássica e o programa dele era um saco. Sou suspeito.

  68. Anônimo

    -

    30/06/2007 às 17:33

    voces querem o quê?
    Paulo Markun nunca me enganou e nós aqui me casa sempre soubemos que ele iria fazer na tv cultura (e em tudo mais ao seu alcance) o que ele já fazia no Roda-Viva ou seja,palanque para a esquerda.
    Reinaldo Azevedo porque são sempre os jornalistas os primeiros a mandarem as favas a isenção jornalística em nome da ideologia e se puderem, jogar no lixo a independência administrativa que deve ser posta a serviço de igasl ideologia não importando tamnto quanto a lisura do tratamento da informação quanto quem a financia,neste caso,todos os pauistas?

  69. Anônimo

    -

    30/06/2007 às 17:24

    COM A SUA LICENÇA EU CANTEI A BOLA AQUI DO QUE VIRIA COM O ‘NOVOS ARES’ A LA PAULO MARKUN EM TODO ESTE SISTEMA AÍ!

    A TV CULTURA SERÁ A PROXIMA,DE LEVE,VOCES VAO VER…

    PASSOU DESABERCEBIDO QUE O NOVO SENHOR DA CULTURA É UNHA E CARNE E ADMIRADOR EXPLICITO DO ZÉ DIRCEU ? QUE SAO AMIGOS ?

    …QUE O BAR AVENIDA ONDE O ZÉ MALIGNO FEZ SUA FESTA/COMICIO DE ANIVRSARIANTE DE MEIA CIDADANIA
    PERTENCE AO PAULO MARKUN ?

    QUE O RODA VIVA APRENSETADO PELO SR. MARKUN NAO ERA EXEMPLO ALGUM DE ISENÇÃO POSTO QUE NAO RARO QUANDO O ENTREVISTADO ERA DE ESQUERDA O SR. MARKUN DIRIGIA MAIS UM JOGO DE VOLEY (LEVANTAVA A BOLA EM FORMA DE QUESTOES PARA O ENTREVISTADO ‘CORTAR’ FACIL)E ISTO ERA FACILMENTE COMPROVADO POR SUA DOCILIDADE NO TRATO E NA PEGADA DA ENTREVISTA ONDE ALIAS SÓ APARECIA GENTE DE ESQUERDA ?

    A CULTURA JÁ NAO HAVIA RESPEITADO OS LIMITES NATURALMENTE IMPOSTOS POR SUA NATUREZA DE TV E SISTEMA DE INFORMAÇÃO/ENTRETENIMENTO PUBLICOS DO ESTADO DE SAO PAULO
    (PAGOS COM O $ DO CONTRIBUINTE PAULISTA SEM DISTINÇÃO) QUANDO DO REFERENDO DE ARMAS POIS SE DECLAROU EM EDITORIAL PRÓ-SIM NA VOZ DO ‘INSUSPEITO’ ENTAO HERODOTO BARBEIRO (QUE FOI FILIADO AO PDT BRIZOLISTA E UMA VEZ CANDIDATO A DEPUTADO)QUE FALOU EM NOME DE TODA A REDAÇÃO !!

    ALI ,EM SEU JORNALISMO DE ENTÃO ,A TV CULTURA CONSEGUIU SE COMPORTAR PIOR QUE A GLOBO…A GLOBO MESMO SENDO PRIVADA ,AO EXERCER JORNALISMO,MINIMAMENTE DAVA ESPAÇO AO ‘NÃO’…NA TV CULTURA FOI PRECISO A INDIGNAÇÃO DE DEPUTADOS E DE UMA QUEIXA JUNTO AO TRE PARA M ESPÇAO MAIS MINIMO AINDA E SENPRE APÓSALGUMA MANIFESTAÇÃO DO NÃO ,O APRESENTADOR DEIXAVA CLARO A POSIÇÃO DA ‘TV CULTURA E DE SEU JORNALISMO’!

    SE ISTO ACONTECIA ANTES DO SR. MARKUN ,PRQE NAO HAVERIA DE SER PIOR AGORA AINDA MAIS QDO. ESTE AGROAN NA CONDIÇÃO DE MANDATARIO JÁ SE DECLAROU ALINHADO AS IDEIAS DO ST. FRANKSTEIN MARTINS E CHICABON ?

    AGORA O MAIS RIDICULO DE TUDO É QUE NA ‘ERA PSDB’ (COVAS,ALKMIN E AGORA SERRA) AS ESQUERDAS FORAM POUCO A POUCO FAZENDO ‘ALGO’ NO SISTEMA CULTURA QUE NEM MESMO O ORESTES QUERCIA HAVIA CONSEGUIDO E OLHEM QUE ELE TENTOU E FOI A RESISTENCIA DO SR. RICARDO MUYLAERT QUE NÃO DEIXOU; APARELHAR SEUS ORGÃOS DE DIVULGAÇÃO CULTURAL A SERVIÇO DE IDEOLOGIAS E INTERESSES POLTICOS PESSOAIS !

    …E NAO HA QUEM RECLARAR POIS DIFERENTEMENTE DO SISTEMA RAI (NA ITLAIA) AQUI OS DEPUTADOS DA ASSEMBLEIA NAO CONTROLAM E FISCALIZAM A PROGRAMAÇÃO PARA QUE NAO HAJA FAVORECIENTO A NENHUMA CORERNTE POLITICA NA EMISSORA PUBLICA !

    FERROU !

    …AGORA ELES TEM TBEM RADIO E EM BREVE ,UMA TV !!

    LULLA E JOSE SERRA ,TUDO A VER !

  70. Anônimo

    -

    30/06/2007 às 17:19

    Os programas que vão sair do ar:

    A Canção Francesa
    A Canção Americana
    A Canção Italiana
    A Quarta Parede
    A Voz Popular
    Cinema Falado (edição de sábado)
    Crossover
    Diário da Manhã
    Estação Cultura
    Jazz Concert
    Linha Imaginária
    Mapa Múndi
    O Som do Brasil
    Observatório da Imprensa
    Sábado Perfeito
    Todos os Cantos
    Veredas

    E o Neschling deixará de apresentar o Osesp ao vivo - graças a Deus. A “ideologia” dos cortes parece eclética, at least. Mas não parece lógica, at last.

    Se comenta ainda nos bastidores é que Salomão ganhava por fora dos patrocinadores. E o antigo diretor de rádio-tv José Roberto Walker imprimia o anexo à revista Concerto (dedicada à música clássica e que não circulou no último mês), uma edição mensal razoavelmente luxuosa, em sua própria empresa gráfica, paga as custas da Fundação.

    Boatos quase excêntricos que seria o caso da imprensa investigar. Mas onde há fumaça há fogo, e acho que devemos ainda um crédito à escolha do Markun. A ver o que acontece.

  71. Celso

    -

    30/06/2007 às 17:17

    Reinaldo,

    Vou repisar um entendimento já exposto neste blog, valendo-me de outras palavras. Sobre a incapacidade da grande maioria repelir o embuste ideológico esquerdista.
    A respeito disso, tenho grande receio de que os venzuelanos, embora vivam um arrocho autoritário mais explícito, ainda possuam maior capacidade de se indignar do que os brasileiros. Basta lembrar do movimento que tomou as ruas quando do fechamento da RCTV.
    Não consigo ver parte significativa da população brasileira e de suas instituições democráticas, organizarem-se para rechaçar veementemente as investidas autoritárias do governo Lula e seu partido. Como reagimos quando um delinquente de esquerda começa a babar perto de nós? Já disse que eu chuto logo a canela. Mas a regra é um marasmo deprimente.
    A valentia dos “camaradas” é sentida em todo os setores. Nos nossos circulos sociais, escolas, universidades, Ministério Público, Judiciário, parlamentos, serviço público de uma maneira geral imprensa etc.
    Estarem espalhados por todos os lugares não é o mal. Aliás, em uma democracia isso é perfeitamente normal. O inaceitável é que deixemos esses cretinos agirem à vontade, sem nenhuma contestação enérgica.
    E não adianta dizer: “ah! eu não deixo.” A questão está no comportamento geral, e, não, no eu, tu, ele. É preciso refletir sobre o que estamos fazendo no cotidiano de nossas vidas para mudar isso.
    Na Venezuela, o ditador de lá é mais truculento para fechar uma rede de televisão. Aqui, no Brasil, o nosso protoditador movimenta-se para que os jornalistas que lhe são contrários sejam demitidos. Se não consegue, asfixia financeiramente os meios de comunicação que lhe nega a vontade. Tudo em nome, aqui como lá, da “democratização da imprensa”.
    O caso da Rádio Cultura não é o primeiro. E qual foi a reação, até aqui, dos brasileiros que tenha sido realmente proporcional ao agravo à democracia? Não tomei conhecimento de uma qualquer. Reações todas isoladas. Um voz aqui que se levanta. Outra acolá. Mais uma ali. E pronto. Cadê a oposição no Congresso Nacional? A tibieza e covardia são patentes.
    Ao que parece, oferecemos em voto a democracia, mas assumir sua defesa, queremos que os outros a façam. Tomemos o exemplo do Reinaldo Azevedo, que consigou com o seu destemor de enfrentar os politicamente corretos, expressivas vitórias que a todos nos beneficiam. Para lembrar de uma, cito a retirada do financiamento por uma instituição pública daquela vergonhosa política de redução de danos, que sustentava não ser a droga nociva em determinados casos. Sozinho. Devemos juntarmo-nos a ele não somente nas idéias (podendo claro divergir pontualmente), mas na ação. É, Reinaldo, mas o que tenho visto é o bastião da democracia estar cada vez mais despovoado.

    Um abraço.

    Celso.

  72. Carlos César Higa

    -

    30/06/2007 às 17:08

    Reinaldão,

    Olha o Odorico Paraguaçu no Roda Viva:

    http://br.youtube.com/watch?v=MDPNKUMEmNo

  73. Anônimo

    -

    30/06/2007 às 17:04

    O setor de jornalismo da RTC já é petralhoso há muito tempo,talvez herança do badalado comuna Vladimir
    Herzog(só vejo a esquerdalha louvando o cidadão),mas nos últimos
    tempos,sob o comando do tucano politicamente correto Marcos Mendonça,eles estão exagerando.Não seria de surpreender uma guinada mais à esquerda na Cultura,afinal o PSDB,que comanda o estado há 12 anos,é de esquerda,embora com cara e perfume mais civilizados que o PT.Nos bastidores o PT e o PSDB se entendem,com os tucanos fazendo o papel do bom moço sinistro.
    Ouçam as propagandas do governo Serra veiculadas no rádio,é o politicamente correto em estado puro.Em suma,o PSDB dá a sua modesta(?) contribuição para o socialismo moreno.

  74. Anônimo

    -

    30/06/2007 às 17:03

    Acho um dado interesante a saída do Salomão. O programa era um dos mais ouvidos e rentáveis da grade.
    Mas já que é para caçar as bruxas, bem que poderiam substituir o Neschling dos programas de fim de semana. A radio-transmissão dos programas da Osesp ficam, ele sai. Só pelo prazer de tirar desse desqualificado mais uma vitrine…

    Na verdade, nos seria interessante saber o que entendem de Rádio estes senhores. Mas é impossível. São amadores, que brincam de fazer rádio-tv, de fazer cultura. Com dinheiro público.

  75. Valder Luiz Palombo Alberto

    -

    30/06/2007 às 17:01

    Reinaldo:

    Infelizmente não é coincidência. A “desculpa” aplicada para as demissões é uma só: Paulo Markun foi “induzido” a Presidente da Fundação Padre Anchieta pelo Governador Serra. A pretexto de resgatar o caráter eminentemente erudito da Cultura FM, o que está por trás mesmo é, com a ausência de inserções privadas (a título de apoio cultural), a Rádio, deficitária, ficará totalmente dependente do Governo do Estado.

    É um passo para tornar a emissora Pública em emissora Governamental. Não se engane: a vocação autoritária dessas pessoas não tem freio.

    O mesmo processo, de “indução” de um comando ligado ao governo está em andamento na Fundação Osesp, visando afastar o Maestro Neschling, tido como “inimigo” do Governador Serra.

    O que podemos dizer? Nada. Apenas lamentável.

    P.S.: O Diário da manhã funcionava como um “puxador” de público jovem para a própria musica erudita, Osesp e Sala São Paulo.

  76. Daniel F. Silva

    -

    30/06/2007 às 16:55

    É preocupante mesmo.

  77. ichug

    -

    30/06/2007 às 16:53

    Fui la fazer meu protesto, mas não há como colocar sugestões, reclamações, sinal que não querem nossa opinião.
    E eu que toda manha o tinha no meu carro enfrentando o congestionamento.

    Que S@####¨&**&**&*OOOO

    Meu filho tem razão não ha diferença são petralhas e Tiranossauro serrexx , farinha do mesmo saco, uns barbudos outros linpinhos, mas todos TROGLODITAS

  78. Anônimo

    -

    30/06/2007 às 16:49

    Reinaldo:

    Será que tem alguma coisa a ver com o interesse que o Markum está demonstrando na TV pública do Franklin Martins?
    Os programas em que poetas liam poesias na TV russa eram fabulosos.
    Será que estão pensando em adotar esse modelo tão consagrado?

  79. Mario

    -

    30/06/2007 às 16:49

    Outro dia lí que o Presidente da Cultura tinha o desejo de se aproximar de Lula . Agora eu pergunto será que ele já não estava coladinho.

    Mario Arone
    http://marioarone.blogspot.com

  80. Anônimo

    -

    30/06/2007 às 16:37

    Grande Rei…
    Até tú jose serrinha!!!!!!!!!
    ACORDA BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!!!

  81. carlos alberto

    -

    30/06/2007 às 16:13

    Por favor, não sei quem manda nestes canais. Seria possível uma explicação rápida?

  82. marina

    -

    30/06/2007 às 16:07

    não há a preocupação
    de se disfarçar.
    é transparente a
    causa ideológica.


 

Serviços

 

Assinaturas

Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados