BUSCA

Busca avançada      
FALE CONOSCO
Escreva para VEJA
Para anunciar
Abril SAC
Publicidade

Um projeto idiota na CCJ. Alô, senadores: milhões de internautas contam com vocês para dizer “não!”

quarta-feira, 23 de maio de 2007 | 3:30

Por Elvira Lobato, na Folha desta quarta. Volto depois:

Depois de causar grande polêmica no final do ano passado, o projeto de lei substitutivo do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) sobre o controle da internet será colocado novamente em votação, hoje, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, ainda com polêmicas, ao obrigar provedores a informar eventuais crimes e a criar o conceito de defesa digital, que permitirá o ataque a eventuais hackers (invasores de sites).O projeto permite que técnicos e profissionais de informática invadam comunicações de terceiros, em caso de suspeita de ataques de hackers, para prevenir ou barrar ataques a seus sistemas, ao criar o conceito de “defesa digital”.

O projeto tem por objetivo incluir no Código Penal a tipificação dos chamados crimes cibernéticos. Os profissionais que agirem em “defesa digital” estariam imunes à pena de dois a quatro anos de reclusão prevista para os demais que acessarem dados de terceiros sem autorização, prática incluída entre os crimes contra a rede de computadores, dispositivos de comunicação e sistemas informatizados.

O presidente da ONG Safernet (Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos), Thiago Tavares, compara a figura do direito digital à escuta telefônica.”A legislação prevê o grampo telefônico, para investigação de crimes, mas desde que autorizado previamente pela Justiça e se não houver outro meio de obtenção da prova e que tenha sido requisitado pela polícia ou pelo Ministério Público”, diz.Segundo ele, o projeto do senador prevê o grampo digital sem ordem judicial, por um técnico de informática, “o que cria uma insegurança muito grande para o usuário da internet e até empresas, que podem vir a ter suas redes invadidas por espiões, agindo na suposta legítima defesa digital.”(…)

Outro ponto polêmico do projeto é o que obriga os provedores de acesso à internet a informarem de forma sigilosa à autoridade policial denúncias de que tenham tomado conhecimento e que contenham indícios de conduta delituosa na rede de computadores sob sua responsabilidade.(…)

A inclusão do projeto na pauta de votação da CCJ surpreendeu os provedores.O presidente da Abranet (Associação Brasileira dos Provedores de Internet), Eduardo Parajo, defende que o projeto seja discutido em audiência pública, antes de ser votado pelo Senado.”É um assunto que diz respeito a milhões de pessoas e que trará desdobramentos futuros”, afirmou. De acordo com Parajo, a Abranet não teve acesso à versão final do projeto que será votado pela CCJ.A Abranet defende a auto-regulação e afirma que enviará proposta nesse sentido ao Comitê Gestor da Internet.
Assinante lê mais aqui

Voltei
Atenção, senhores senadores! Quem aprovar essa estrovenga deve ser declarado um inimigo da Internet e das liberdades. Era só o que faltava. O Brasil está virando uma palhoça mental, entre outros motivos, porque o governo Lula está empenhado em criar a censura prévia, e um senador da oposição, em vez de combater o malefício, pretende, também ele, instituir um regime politicalesco na Internet.

Esse texto de que o tucano mineiro Eduardo Azeredo é relator tem de ser rejeitado. Não sei a que interesse atende, mas juro que vou me empenhar em descobrir. Sei que não é ao dos internautas e da liberdade de expressão. Thiago Tavares, da ONG Safernet, está certo. Azeredo institui a quebra de sigilo na rede sem necessidade de autorização judicial e cria um ambiente em que todo mundo vigia todo mundo, sendo o Estado a ponta do processo. Pelo visto, ele andou estudando o modelo chinês.

Confesso que Azeredo me exaspera um tanto. A operação montada para blindá-lo, quando foi pego vasos laterais do valerioduto, marca o ponto de inflexão do PSDB no fim de 2005. Em vez de cair fora da presidência do PSDB, lá permaneceu, apatetado, dizendo um “eu não sabia de nada”, a exemplo do que Lula fazia em escala federal. Foi o elemento verossímil de uma mentira: “São todos iguais”. Por que cito esse caso? Porque a coisa mais notável que fez depois daquilo é essa estrovenga.

Procurem no site no Senado — http://www.senado.gov.br/ — os nomes dos membros da CCJ e seus e-mails. Enviem mensagens de protesto. Certos políticos brasileiros não conseguem conviver com a liberdade da rede. Se concedermos nesse aspecto, eles pedirão mais. Exageros são cometidos? Certamente. Mas existem condições técnicas de se chegar ao criminoso. A proposta é autoritária. Parte do princípio de que todo mundo é culpado. No dia em que se atribuir ao poder a prerrogativa de entrar na sua comunicação porque se suspeita que você está cometendo um crime, estaremos vivendo numa ditadura.

Que o PSDB dê um puxão de orelha no seu senador trapalhão. Se essa porcaria passar, resta aos internautas a missão de não deixar em paz os senadores que a aprovarem. Chega de dirigismo! Chega de mandonismo! Chega de ter mais estado enfiando o nariz na nossa vida.

COMPARTILHE Digg StumbleUpon del.icio.us Twitter Enviar por e-mail

55 comentários em “Um projeto idiota na CCJ. Alô, senadores: milhões de internautas contam com vocês para dizer “não!””

  1. Anônimo disse:

    Uma necessária retificação

    Reinaldo -

    Por favor, no meu comentário anterior peço que se leia:

    “Pois é, durante mais de um século essa ampla liberdade existiu para todas as pessoas lá residentes, americanos ou estrangeiros.”

    E não como escrevi antes.
    Me desculpem o lamentável lapso.
    Bobby

  2. Anônimo disse:

    Não confundamos alhos com bugalhos

    Reinaldo -
    Um leitor do seu blog enviou um comentário insinuando que você estará sendo incoerente, a menos que escreva algo contra uma suposta “ditadura de Bush”. Esse leitor está se referindo a um tipo de censura, mais ou menos recente, que estaria sendo aplicada aos meios de comunicação nos Estados Unidos.

    Ora, meia hora depois de ter ocorrido o trágico atentado de 21 de setembro de 2001, um colega, grande amigo meu, fez o seguinte comentário: “aquilo só pôde acontecer porque os terroristas viviam naquele país com total liberdade”.

    Pois é, durante mais de dois séculos essa ampla liberdade existiu para todas as pessoas lá residentes, americanos ou estrangeiros.Foi preciso ocorrer aquela insana agressão para que de repente as autoridades americanas se dessem conta de que algo precisava ser feito a fim de evitar-se a repetição da tragédia.

    Muitíssimo diferente é essa recente proposta do senador brasileiro que parece estar dormindo em sono profundo diante do contexto político.

    Alheio à malícia do petismo, o referido senador não vê o gravíssimo perigo latente nesse projeto de vigilância estatal da Internet.

    Um grande abraço -
    Bobby

  3. Anônimo disse:

    Aos leitores que confundem Brasil com Estados Unidos e governo Lula com governo Bush: o objetivo do Patriotic Act é combater o terrorismo, ao qual os Estados Unidos declararam guerra de defesa. Nada a ver com o que acontece no Brasil.

  4. João Paulo Rodrigues disse:

    “No dia em que se atribuir ao poder a prerrogativa de entrar na sua comunicação porque se suspeita que você está cometendo um crime, estaremos vivendo numa ditadura.”
    Puxa, Reinaldo, não sabia que você agora era um anti-americanista de carteirinha. É assim que você classifica os EUA sob Bush? Uma ditadura?

  5. Anônimo disse:

    Um antigo provérbio carioca
    Reinaldo -
    Vamos supor a melhor hipótese, a de que o congressista Azeredo seja bem intencionado (algo que só Deus pode saber se é ou não verdade). Então cabe aqui lembrar um velho provérbio carioca:

    - o ruim da burrice é que ela dói nos outros.

    Alguém precisa soprar esse sábio provérbio no ouvido de Sua Excelência. E que Deus tenha piedade do Brasil!

    Um abraço grande do
    Bobby

  6. guido furioso enxergando tudo agora num flash de v disse:

    Eu fico pensando que qualquer administrador de redes, se bem pago, pode interceptar as comunicações digitais de um inimigo político ou concorrente, sob pretexto de “defesa digital.” Em casos assim, sempre vale o pretexto. O pretexto é o que interessa. É por isso que ele está alí! Óbvio!

    Vamos ver se entendo: a dita “defesa digital” se dará na ponta do provedor, sem comunicacão prévia ao usuário de que está sendo escrutinado? Foi o que pensei…

    Alguém enxerga o potencial para abuso?!

    Ao que parece, a noção de civilização ocidental, para o Azeredo, é mais atrofiada do que a do PT. Nossa, estou impressionado. Francamente, PSDB. Infelizmente, não posso mais votar num partido que cabulou tanto a aula de Valores Modernos e Direitos Civis após a Revolução Francesa quanto o PT, com seus Paloccis versus Francenildo.

    E nem adianta, crianças, pensar: “doravante, todas as minhas comunicações serão criptografadas.” Não. Porque o titio Azeredo tem uma agenda. Se você criptografar dados com a mais moderna chave, eu aposto que o titio Azeredo passa uma lei proibindo esta, mas liberando aquela, que é “quebrável.” Esperem e vejam se não é assim que o titio Azeredo vai fazer. O tito Azeredo é um homem ocupado. Ele tem uma agenda; uma motivação que eu e você desconhecemos. Mas, claramente, não é do interesse dos brasileiros.

    Uma perguntinha: A serviço de qual país está o Senador Azeredo?! Podemos dizer que a agenda do Senado é muito congruente com o Ato Patriota de Bush, o cerceamento deste às liberdades civis e à NSA (National Security Agency). Não é mesmo, Senador?

    Infelizmente, a Lei de Segurança Nacional não existe mais…

  7. Anônimo disse:

    Em relacao a defesa do Senador Azeredo a seu projeto (copia em http://www.aliceramos.com/view.asp?materia=1216), acho ate q ele tem boa intencao, mas nao esta se dando conta da porta que esta escancarando com isso. Se meu concorrente grampeia minhas comunicacoes e eu descubro nao adianta eu fazer nada pois a defesa dele sera que esta se protegendo de um possivel ataque e a lei do Azeredo o protege. Resta rezar pelo bom juizo dos nossos exlmos senadores para um sonoro NAO a esta proposta.

  8. guido furioso apoiando a destruição da imagem do P disse:

    O Azeredo não “saca” que ele está assassinando a imagem do PSDB para gerações mais novas? O PSDB não “saca” isso ?! O pessoal de seus 20 a 30 anos se criou com a rede. O PSDB não entendeu o veneno que é o Azeredo pro futuro deles. Para os de 20-a-30, o PSDB sempre vai ser esse partido ridículo que tenta policiar a Internet.

    Da primeira vez o Azeredo não entedeu a mensagem, quando virou deboche da internet?! Reformulo: Senador Azeredo, o Sr. não entendeu da primeira vez o tamanho do rídiculo que virou, da primeira vez, sendo alvo de galhofa em todas as listas de discussão e comunidades virtuais do Brasil afora e exterior Dito de outra forma: O quê ?!?!?!?!!?! :-))

    Esses caras não tem “focus groups” e pesquisas de marketing ?! O que foi que o Sérgio Guerra disse mesmo ? Que queria o PSDB como um partido para a classe média ?! Estão loucos ?! Sabem o efeito disso para a imagem do partido (para não falar das liberdades civis)? Alguém segura o Azeredo, então, peloamordedeus!

  9. Anônimo disse:

    Inadmissível! Para começar, não teremos mais provedores, e sim informantes e espiões, ainda que a contragosto.

  10. Anônimo disse:

    Resposta do Senador Azeredo em http://www.aliceramos.com/view.asp?materia=1216

  11. Anselmo disse:

    “Que o PSDB dê um puxão de orelha no seu senador trapalhão.”

    Coitadinho, neh, Rei? O bichinho tá equivocado, foi mal assessorado…

  12. MAGUILA disse:

    Essa figura jurídica grotesca de uma “auto-defesa digital” será praticada por quem, cara pálida ?

    O senador não percebe o absurdo contido no projeto ? Então esses “profissionais” que agirão para exercer a auto-defesa de alguém que se sentiu atacado, serão autorizados por quem, para exercer sua atividade ? Acha o senador que a Justiça brasileira terá a menor possibilidade e tempo para avaliar se o o “profissional” em questão, age legitimamente ou não ?

    Seria o mesmo que o Maguila, trabalhando como segurança de alguém, encher a cara de um adversário do seu contratante de porrada, e perante o delegado o Maguila sai com essa: “não seu delegado, eu num tô envolvido na briga e nem sô parte no caso. Dei as porradia em legítima defesa do meu patrão”

    Olha aqui, isso está virando um circo e o que é pior, a lona já está pegando fogo.

  13. Eliana Rocha disse:

    gostaram do que foi feito na China e querem implantar no Brasil.

  14. Cassis disse:

    Assim fica mais fácil:

    adelmir.santana@senador.gov.br,almeida.lima@senador.gov.br,mercadante@senador.gov.br,acm@senador.gov.br,antval@senador.gov.br,arthur.virgilio@senador.gov.br,augusto.botelho@senador.gov.br,cesarborges@senador.gov.br,cicero.lucena@senador.gov.br,cristovam@senador.gov.br,delcidio.amaral@senador.gov.br,demostenes.torres@senador.gov.br,edison.lobao@senador.gov.br,eduardo.azeredo@senador.gov.br,eduardo.suplicy@senador.gov.br,efraim.morais@senador.gov.br,eliseuresende@senador.gov.br,ecafeteira@senador.gov.br,expedito.junior@senador.gov.br,fatima.cleide@senadora.gov.br,fernando.collor@senador.gov.br,flavioarns@senador.gov.br,flexaribeiro@senador.gov.br,francisco.dornelles@senador.gov.br,garibaldi.alves@senador.gov.br,geraldo.mesquita@senador.gov.br,gerson.camata@senador.gov.br,gilvamborges@senador.gov.br,heraclito.fortes@senador.gov.br,ideli.salvatti@senadora.gov.br,inacioarruda@senador.gov.br,jarbas.vasconcelos@senador.gov.br,jayme.campos@senador.gov.br,jefperes@senador.gov.br,joaodurval@senador.gov.br,joaopedro@senador.gov.br,joaoribeiro@senador.gov.br,j.v.claudino@senador.gov.br,joaquim.roriz@senador.gov.br,jonaspinheiro@senador.gov.br,jose.agripino@senador.gov.br,jose.maranhao@senador.gov.br,josenery@senador.gov.br,jtenorio@senador.gov.br,katia.abreu@senadora.gov.br,marco.maciel@senador.gov.br,lucia.vania@senadora.gov.br,magnomalta@senador.gov.br,maosanta@senador.gov.br,mario.couto@senador.gov.br,marisa.serrano@senadora.gov.br,mozarildo@senador.gov.br,neutodeconto@senador.gov.br,osmardias@senador.gov.br,papaleo@senador.gov.br,crivella@senador.gov.br,marconi.perillo@senador.gov.br,maria.carmo@senadora.gov.br,sarney@senador.gov.br,rosalba.ciarlini@senadora.gov.br,roseana.sarney@senadora.gov.br,sergio.guerra@senador.gov.br,sergio.zambiasi@senador.gov.br,serys@senadora.gov.br,siba@senador.gov.br,romero.juca@senador.gov.br,romeu.tuma@senador.gov.br,paulo.duque@senador.gov.br,paulopaim@senador.gov.br,raimundocolombo@senador.gov.br,renan.calheiros@senador.gov.br,renatoc@senador.gov.br,simon@senador.gov.br,tasso.jereissati@senador.gov.br,tiao.viana@senador.gov.br,valdir.raupp@senador.gov.br,valterpereira@senador.gov.br,wellington.salgado@senador.gov.br,wilson.matos@senador.gov.br,leomar@senador.gov.br,patricia@senadora.gov.br

  15. Anônimo disse:

    Reinaldo:

    Talvez você tenha em mãos e poderia nos ajudar, dados comparativos de quantos integrantes dos governos FHC e agora do Lula, foram afastados por corrupção. Veremos que a diferença numérica é gigantesca.

    E é bom lembrar que no governo FHC, os petistas vigiavam os membros do governo, sem nenhuma trégua e gritando ao primeiro indício. Hoje, os partidários do PSDB são quase colaboradores do petismo. Um exemplo angustiante: senador Eduardo Azeredo.

    Ao invés de vigiar a canalha que está destruindo o país e que o acusou, o senador colabora com ela ao insistir na aprovação de um projeto que, tornando-se lei, colocará nas mãos do governo petista uma poderosa arma: vigiar e censurar os adversários políticos através dos conteúdos publicados na internet (além de outras formas de censura em outros veículos) punindo a quem quiser, quando quiser e quando achar que esteja sendo prejudicado.

    Às vezes é de se desconfiar que tanta ingenuidade esteja reunida em uma só pessoa ou em algumas pessoas da oposição. Parece que há “mais mistérios entre” a oposição e o governo petista “do que sonha nossa vã” percepção.

  16. Anônimo disse:

    Essa história de que são os bancos os maiores interessados neste projeto não cola. Os politicos estão interessadissimos no dia em que puderem identificar os seus críticos na web e advertí-los ou até mesmo prende-los. É o sonho deles. Brasil , China , Índia e mais um outro país que não me recordo agora, são oficialmente contra a liberdade de expressão da rede. Penso que se qualquer censura desse tipo for colocada em práttica , novos domínios surgirão com intuito de burlar a legislação repressora.

  17. abstrato disse:

    esses desclassificados nao desistem! impressionante!

  18. Anônimo disse:

    Concordo com o post acima que afirma que todo o psdb tem culpa. Esse psdb já está cansando: no fundo, no fundo são todos pelo Estado forte, intervenção estatal em tudo que é negócio e por aí vai.
    Salva-se FHC que, na minha opinião não conseguiu fazer mais por culpa dos próprios tucanos (principalmente os paulistas, mineiros e nordestinos, os cariocas são melhores). E o que dizer daquela figura ridícula do Alkmin renegando as privatizações na campanha.Na verdade eles adoram uma intervençãozinha estatizante.

  19. jb disse:

    COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA

    Membros Titulares

    Serys Slhessarenko serys@senadora.gov.br
    Siba Machado siba@senador.gov.br
    Eduardo Suplicy eduardo.suplicy@senador.gov.br
    Aloizio Mercadante mercadante@senador.gov.br
    Epitácio Cafeteira ecafeteira@senador.gov.br
    Mozarildo Cavalcanti mozarildo@senador.gov.br
    Antônio Carlos Valadares antval@senador.gov.br
    Pedro Simon simon@senador.gov.br
    Valdir Raupp valdir.raupp@senador.gov.br
    Romero Jucá romero.juca@senador.gov.br
    Jarbas Vasconcelos jarbas.vasconcelos@senador.gov.br
    Valter Pereira valterpereira@senador.gov.br
    Gilvam Borges gilvamborges@senador.gov.br
    Adelmir Santana adelmir.santana@senador.gov.br
    Antônio Carlos Magalhães acm@senador.gov.br
    Demóstenes Torres demostenes.torres@senador.gov.br
    Edison Lobão edison.lobao@senador.gov.br
    Romeu Tuma romeu.tuma@senador.gov.br
    Arthur Virgílio arthur.virgilio@senador.gov.br
    Eduardo Azeredo eduardo.azeredo@senador.gov.br
    Lúcia Vânia lucia.vania@senadora.gov.br
    Tasso Jereissati tasso.jereissati@senador.gov.br
    Jefferson Perez jefperes@senador.gov.br

  20. Anônimo disse:

    Amigos,
    Tomem o cuidado de entupir a caixa de correio deles anonimamente, ou serão colocados na lista preferencial de invadidos pelos hackers oficiais, sem ordem judicial…

    :-(

  21. Gerson disse:

    Reinaldo, não sei se concordo com você. Não sei se o Azeredo é da oposição. O PSDB é oposição?

    E se eles não são todos iguais pelo menos se parecem muito! Cada vez mais.

  22. ph disse:

    Este Azeredo é um … falta-me domínio do português para qualificar este medonho.

  23. Anônimo disse:

    VALÉRIO abasteceu caixa 2 de AZEREDO na campanha à reeleição em 98 ao governo de Minas, após receber recursos do estado em operações irregulares denunciadas pelo Ministério Público Estadual.
    Irregularidades foram cometidas pelos MESMOS atores do mensalão: BMG, BANCO RURAL, DNA, SMP&B, MARCOS VALÉRIO.

    Em 96, após falecimento de um dos sócios, Maurício Moreira da Silva, entram para a sociedade MARCOS VALÉRIO e CLÉSIO ANDRADE e a SMP&B Propaganda passa a ser SMP&B Comunicação.

    Entre 25 de maio e 04 de setembro de 98, o governo do Estado transferiu R$ 3 MILHÕES para a SMP&B, em conta no BANCO RURAL. O dinheiro foi repassado através das ESTATAIS Copasa e Comig. A importância foi utilizada para patrocinar o “Enduro da Independência”. O Ministério Público Estadual entrou com AÇÃO CIVIL PÚBLICA por atos de improbidade administrativa contra AZEREDO e outros dez réus, que foi acolhida e tramita no Superior Tribunal Federal. NÃO HOUVE LICITAÇÃO E NÃO HÁ COMPROVAÇÃO DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE PRESTADOS.

    A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) efetuou diversos pagamentos à SMP&B Comunicação em 98 e 99, no total de R$ 2.182.512,72.

    Em 22 de outubro de 98 a SMP&B efetuou pagamentos a políticos ligados ao ex-governador AZEREDO. Comprovados por doc’s do Banco de Crédito Nacional num total de R$1.162.459,28. Foram feitos, através de doc`s do BANCO RURAL, dia 28 de setembro de 98, às vésperas do primeiro turno, depósitos de R$ 718.025,00, a pessoas ligadas ao PSDB, PFL e aliados, com dinheiro proveniente da conta da SMP&B. Os DESTINATÁRIOS dos valores FORAM APRESENTADOS por MARCOS VALÉRIO, em 9 de agosto à CPI do Mensalão.
    Ou seja, dia 21 a CEMIG repassa a SMP&B R$ 1.673.981,90 e a empresa, no dia seguinte, o distribui a políticos para ajudar na campanha de segundo turno de AZEREDO.

    Dr. ROGÉRIO TOLENTINO advogado e sócio na empresa “Tolentino e Melo Assessoria Empresarial de MARCOS VALÉRIO era juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas, ao mesmo tempo em que advogava para a SMPB. Ocorre que, em 98, ele permaneceu na Corte durante processo em que AZEREDO era questionado sobre seus anúncios publicitários como candidato à reeleição, feitos pela SMPB. O senador foi absolvido por unanimidade.

    Ao assumir o governo, Itamar Franco desfez todos os contratos da SMP&B com o governo. O então ministro das Comunicações, PIMENTA DA VEIGA, colocou a SMP&B atuando no governo FHC. O primeiro contrato foi com os CORREIOS.

    Quando Lula venceu as eleições em 2002, Marcos Valério ficou conhecendo o tesoureiro do PT, Delúbio Soares.

    Assim que AÉCIO assumiu o governo de Minas em 2003, refez os contratos com a empresa de MARCOS VALÉRIO.

    Em 2006 o procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, denunciou os operadores do MENSALÃO por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, evasão ilegal de divisas, corrupção ativa e passiva e peculato.

  24. Carlos Vendramini disse:

    Senado Federal
    Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania - CCJ
    23 titulares e respectivos suplentes

    TITULARES

    serys@senadora.gov.br
    siba@senador.gov.br
    eduardo.suplicy@senador.gov.br
    mercadante@senador.gov.br
    ecafeteira@senador.gov.br
    mozarildo@senador.gov.br
    antval@senador.gov.br
    simon@senador.gov.br
    valdir.raupp@senador.gov.br
    romero.juca@senador.gov.br
    jarbas.vasconcelos@senador.gov.br
    valterpereira@senador.gov.br
    gilvamborges@senador.gov.br
    adelmir.santana@senador.gov.br
    acm@senador.gov.br
    demostenes.torres@senador.gov.br
    edison.lobao@senador.gov.br
    romeu.tuma@senador.gov.br
    arthur.virgilio@senador.gov.br
    eduardo.azeredo@senador.gov.br
    lucia.vania@senadora.gov.br
    tasso.jereissati@senador.gov.br
    jefperes@senador.gov.br

    SUPLENTES

    paulopaim@senador.gov.br
    ideli.salvatti@senadora.gov.br
    patricia@senadora.gov.br
    inacioarruda@senador.gov.br
    joaoribeiro@senador.gov.br
    magnomalta@senador.gov.br
    sarney@senador.gov.br
    wellington.salgado@senador.gov.br
    leomar@senador.gov.br
    paulo.duque@senador.gov.br
    jose.maranhao@senador.gov.br
    neutodeconto@senador.gov.br
    eliseuresende@senador.gov.br
    jayme.campos@senador.gov.br
    jose.agripino@senador.gov.br
    katia.abreu@senadora.gov.br
    maria.carmo@senadora.gov.br
    flexaribeiro@senador.gov.br
    jtenorio@senador.gov.br
    marconi.perillo@senador.gov.br
    mario.couto@senador.gov.br
    osmardias@senador.gov.br
    josenery@senador.gov.br

    fonte: http://legis.senado.gov.br/reports/rwservlet?accor&report=accor/COMPPERMANENTE.RDF&desformat=PDF&P_COD_COLEGIADO=34&P_DATA=23/05/2007&P_TIP_PUBLICACAO=W

  25. Carlos M. disse:

    Tão querendo transformar o meu pais numa putza argentina e ficar no atraso.

  26. Anônimo disse:

    Esse Azeredo nunca sabe de nada. Li agora a pouco no UOL, ele respondendo a uma entrevista, que não sabia que seu próprio site instalava cookies nas máquinas dos usuários, sem autorização é claro.Ou seja, ele escreve uma coisa e faz outra. É o velho ditado: faz o que eu escrevo mas não faz o que eu faço.

  27. Anônimo disse:

    É a mesma concepção que levou o presidente da República a vetar a tal “emenda três”. Eles querem dar aos fiscais (deles) poderes de magistrado. Eles acham esse negócio de “Estado de Direito” uma bobagem, um engodo para dificultar a vida dos “explorados” (o metalúrgico Lula e seu patrimônio de 1 milhão, o consultor de empresas José Dirceu, o professor de História Delúbio Soares, etc. etc.). O grave é ter de admitir que Lula & Cia. têm a força que têm porque encarnam valores que não são exclusivos do petismo, como esse, embutido no projeto do senador Azeredo: se você está a serviço de uma causa “justa”, a lei não pode atrapalhá-lo. O anti-liberalismo, no Brasil, não é filho do petismo. É seu pai.

  28. Clóvis disse:

    Reinaldão

    Boa Essa.Vamos entupir a caixa de mensagens deles!!!

    Redudantemente,”com sua permissão”,claro!.Copyrraitei para meu blog.

    Há Braços

    Clóvis

  29. Jp disse:

    Conrado disse…
    Trapalhão, não, Tio Rei. Mensaleiro. Repito: MENSALEIRO.

    8:38 AM
    ——-
    Mensaleiro?
    Estamos falando do Azeredo, não do Zé Dirceu…

  30. Jp disse:

    Só os hackers não querem que este projeto seja aprovado!

  31. rachel disse:

    MAS SERÁ O AZEREDO !!?

    Que karma que é este sujeito pra este país!
    “grampo digital sem ordem judicial”, blz senador, pra quê hein? Pra impedir quem sabe que internautas digam que o senhor é o PAI e a MÃE do VA-LE-RI-O-DU-TO ?
    Que este é seu último mandato e que depois vai ter que se contentar com os carguinhos que seu partido vai lhe providenciar?
    Que quando governador de Minas se escondeu nos fundos do Palácio por semanas sem nunca conversar com os grevistas da PM até que houve uma morte?

    BANANA! ESTRAGO! KARMA!

  32. Anônimo disse:

    Reinaldo,

    O que você espera de um marmanjo que coleciona tampinhas de garrafa nessa idade?

    Se você souber detalhes da atuação dele como Prefeito de BH, em que deixou um monumental passivo trabalhista para seus sucessores, descumprindo leis que ele mesmo e o Pimenta da Veiga fizeram aprovar, aí sim você vai se exasperar.

  33. Anônimo disse:

    Petralha às 8:01 AM.

  34. Anônimo disse:

    Reinaldo,
    esse projeto se ajusta como luva no seu post “Polícia como política”
    Irá beneficiar que governo?
    Pois é, e o projeto foi elaborado por um expoente do tucanato.
    É, como venho lhe dizendo, a mesma corja Reinaldo.
    []s

    Ataliba Massaranduba

  35. O Apedeuta do Maracanã disse:

    Oi Tio Rei.

    Estava com saudadess tuas…(É que eu nào estava lendo).

    Nem vou comentar o absurdo que é esse PL.

    Vou aplicar uma correção, ainda que tardia, e ainda que no veículo errado.

    Mas vale a pena, ainda assim:
    Hacker, pela definição original, é alguém com muita habilidade em alguma atividade (especialmente tecnológica) e que se diverte alterando, modificando, expandindo o objeto de seu apreço.
    É especialmente aplicado a programadores habilidosos de computador, engenheiros, acho que você pegou a idéias.

    Foi a imprensa (sempre ela =]) que começou a chamar de hackers as pessoas maliciosas que usavam seu conhecimento, ou ferramentas especializadas para invadir outros computadores. Esses maldosos são chamados, apropriadamente de crackers (ou outros nomes menos publicáveis).

    Algumas Referências para seu (nosso) deleite…
    http://www.catb.org/~esr/jargon/html/H/hacker.html
    http://www.catb.org/~esr/jargon/html/frames.html
    http://www.catb.org/~esr/faqs/hacker-howto.html
    http://en.wikipedia.org/wiki/Hacker

    Ou em português:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Hacker
    http://gul.linux.ime.usp.br/~rcaetano/docs/hacker-howto-pt.html

    Enfim, ajudaria se pelo menos os leitores deste prestigiado blog soubessem a diferença… Minúcias…

  36. Anônimo disse:

    Mandar e-mails para os integrantes da CCJ é boa providência, mas é pouco. Sugiro mandar e-mail a TODOS os parlamenentares e governadores tucanos indagando se essa é a posição do partido e se o partido endossa o projeto.

    Pra começar, Aécio Neves, sabidamente o líder e protetor do conterrâneo Azeredo. E aí, Aécio, o que você acha do projeto do seu liderado?

    Tasso, presidente do PSDB e senador, esta é a posição do partido sobre a internet?
    Arthur Virgílio, líder tucano no Senado, a bancada e o partido endossam? E você, Pannunzio, líder do PSDB na Câmara, não vai dizer nada a respeito? E você, Júlio Redecker, tucano e líder da minoria na Câmara?

    Sérgio Guerra, senador, cotado para ser o próximo presidente do PSDB, você defende isso? E você, Alckmin?

    Serra, você apóia? E você, FHC?

    E assim por diante. A gente devia pautar os jornais pra fazer esta matéria com todos os tucanos graduados, parlamentares e governadores.

    Não é só o Azeredo o responsável. É o PSDB todo. Ou será que cada tucano faz o que lhe dá na telha? Se for assim, então não tem mais partido, tem só uma legenda que serve pra concorrer em época de eleição.

    Com toda essa escalada lulista pra recortar a liberdade (censura classificatória, rede de TV estatal, intimidação de jornalistas via judiciário, a Play TV, canal do Lulinha cedido pela Band, fornecendo conteúdo jornalístico a outras emissoras, o bispo dono da Record e dono do partido político do vice-presidente) e o PSDB vem dar sua contribuição partindo pra cima da internet?

    Se não berra, se não faz oposição, que o PSDB ao menos não colabore. Omitir-se é menos indigno.

  37. Celso JÂnio Moskorz disse:

    Dá um mensalão pro Eduardo que ele retira o projeto…

  38. Oliver disse:

    ESTRUME OU EXCREMENTO ?

    Se você tivesse que escolher entre estrume e excremento, você votava em quem ? Acho seu texto extremamente benevolente com um crápula de igual teor dos outros ao quais você esculacha com rara competência. São rigorosamente farinha do mesmo saco de Betti. Me impressiona a capacidade de mimetismo entre o PT e o PSDB, especialmente nas questões voltadas às liberdades individuais e à segurança de nossas instituições. Não é pra menos que esta nova natimorta versão de ditadura está em curso. Não sei o que é pior; quem erra por ação e é mal intencionado por método ou quem erra por omissão e mal intencionado por covardia. Este ilustre senhor já deveria ocupar há tempo o mesmo lugar destinado àqueles outros cidadãos. Aqueles que roubam margarinas.

  39. Conrado disse:

    Trapalhão, não, Tio Rei. Mensaleiro. Repito: MENSALEIRO.

  40. Aloysio Tiscoski disse:

    Lembre-se, caro Reinaldo, que PT e PSDB são cabeças do mesmo monstro.

  41. Francisco disse:

    Não é só você que lembra e fica indignado com a blindagem para o Azeredo posar de bom moço e que acabou exigindo deixar que o Lula fosse “julgado pelas urnas”. E parece que ele gosta deste papel: faz uma pilantragem relativamente pequena mas cria o sistema que o PT depois aproveita com muito mais gana. Foi assim com o valerioduto, poderá ser assim com a censura chinesa da internet. E com certeza algo está impulsionando o nobre senador, que não quer largar este osso de jeito algum. Serão os bancos, como diz um comentário anterior? Só eles?
    E infelizmente esta é só mais uma do gênero apresentada pelo PSDB, a oposição em que, por falta de alternativa, nós acabamos sempre votando para combater o PT. Como é que é mesmo aquela conversa de imperativo categórico?

  42. Maria Helena disse:

    Eu considero Azeredo a ovelha negra da família e condeno o PSDB (estou tentada a escrever a sigla com letras minúsculas, como faço com o pt), por não ter-lhe aplicado nenhum tipo de punição, quando se descobriram suas falcatruas. A semelhança entre esses dois partidos é que causa a nossa atual orfandade política.

  43. Paulo Boccato disse:

    ICEBERG !

    VÁRIOS ICEBERG´S A FRENTE E SÓ NAO VÊ QUEM NAO QUER!

    (JUNTO COM O “CHICABON DA CENSURA-NEW MAIS A TV PUBLICA E O ALINHAMENTO DÓCIL DAS REDAÇÕES E A ESCANCARADA COMPRA VIA DONOS JORNAIS E PUBLICIDADE OFICIAL,TÁ FEITA A COLHEITA…DEPUTADOS E JUIZES NOMEADOS ATE QUE SAIRAM BARATINHO !)

    …ICEBERG !
    ICEBERG A FRENTE !

  44. Anônimo disse:

    Por que vc nao resiste e ate numa situacao dessa joga boma no PT e Lula? Fala mal do cara do PSDB e pronto.

  45. Anônimo disse:

    Azeredo exaspera sim e muito. Ninguém merece aquele jeito de bom moço, aquela voz que tenta ser suave…Putz! Insuportável.Nas vamos lá tentar pelo menos contrariar os interesses dele, mascarados das melhores intenções.Mandarei e-mails.

  46. Daniela • Brasileira Insone disse:

    Talvez tenha alguma informação útil aqui:

    http://cbn.globoradio.globo.com/cbn/wma/wma.asp?audio=2006%2Fcolunas%2Ftecnologia%5F061108%2Ewma&OAS_sitepage=sgr%2Fsgr%2Fradioclick%2Fradiosam%2Fcbn%2Fbusca

    “Quarta-feira, 8 de novembro de 2006, Rádio CBN
    Projeto de controle do acesso à internet tem pontos polêmicos”

    ou aqui:

    http://cbn.globoradio.globo.com/cbn/wma/wma.asp?audio=2006/noticias/azeredo_061108.wma
    “Quarta-feira, 8 de novembro de 2006
    Para Eduardo Azeredo, o projeto que obriga a identificação dos usuários da internet não quebra a privacidade nem restringe a liberdade de expressão. Já Miro Teixeira é a favor de regulamentação, não restrição
    Entrevista com Eduardo Azeredo, relator do projeto, e Miro Teixeira, deputado federal (PDT-RJ) e ex-ministro das Comunicações “

    Eu não achei, mas na verdade eu estava procurando uma outra entrevista que um especialista em direito na internet deu à CBN na mesma época, em que ele argumenta com números, que eu não saberia especificar exatamente agora, demonstrando que (é mais ou menos isso):

    • 98% do uso da internet é para fins lícitos, ou seja, apenas 2% recaem em crimes na internet
    • destes 2%, 95% são crimes detectáveis pelos meios legais que já existem
    • não se justifica o controle e invasão de privacidade de 100% dos internautas por causa destes ínfimos 0,1% de crimes que não são detectáveis pelos meios existentes. Para estes casos, aí sim, pode-se requerer a instalação de “escutas virtuais” com autorização judicial.

    Se eu achar o link desta entrevista, posto depois.

  47. Anônimo disse:

    Vamos entupir novamente os senadores de e-mail´s. Forneça-nos os endereços. Lula tem e-mail?

  48. Anônimo disse:

    Para a cúpula do PSDB: Quem tem um amigo como o senador Azeredo não precisa de inimigos.

  49. Anônimo disse:

    Ding-ding! We have a winner!

    Foi isso mesmo: o episódio Azeredo foi o momento Vanilla Sky (entro ou não entro no carro da Cameron Diaz) da oposição no Brasil.

    Poderíam ter escolhido o reto-agir: escolheram o reto-preencher…

    Agora, mais um casamento com o totalitarismo: se isso passa, babau comentário em blog.

    einsellesenie

  50. Márcio disse:

    Xiii, Reinaldo, não sei não… Acho que essa vc vai perder. Esse projeto é bancado (escolha curiosa de verbo) pelos bancos que estão perdendo muito dinheiro em fraudes eletrônicas. (Viu, nem precisou muito esforço para descobrir, eu já contei.)

    Como vc sabe, a bancada (escolha curiosa de substantivo) dos bancos é forte entre governistas e oposicionistas.

    A vantagem é que as empresas de internet, principalmente o UOL, têm batido muito nesse projeto, desde sua primeira versão. O UOL, por exemplo, sempre coloca chamadas contra o projeto na primeira página do site. Os outros portais (Terra, Globo e Ig) acompanharam. Foi o suficiente da primeira vez, vejamos agora.

    Mudando o assunto, vc viu que meigo na Folha, a entrevista com a mãe de um remelento?
    FOLHA - Você é estudante da USP?
    MARIA DE SOUZA - Não. Sou mãe de aluno.
    FOLHA - O que veio fazer aqui?
    MARIA - Vim trazer roupa de frio. O menino ligou e disse que passou frio de madrugada.

    Em tempo: para variar, a Folha manteve sua versão esquerdista dos fatos. Depois de umas 2 reportagens mais ou menos isentas, colocaram uma grande matéria claramente a favor e um artigo de um professor da FFLCH que, traindo os companheiros, condena a invasão (deve ter notado que a opinião pública não gostou) e apóia o movimento.

  51. Anônimo disse:

    Reinaldo, apoiado!!

Escrever um comentário



Powered by WP Hashcash


 
  VEJA | Veja São Paulo | Veja Rio | Expediente | Fale conosco | Anuncie | Newsletter |