09/02/2010
às 19:50UM LEITOR FALA EM NOME DE MINAS, E EU FALO EM MEU PRÓPRIO NOME, COMO SEMPRE
Um leitor que se identifica por “Renato Racional” me manda o seguinte comentário:
Reinaldo,
queria te pedir em nome de MG que não deixasse passar comentários do tipo “mineiro só é solidário no câncer”(e ainda por cima com deboche), pois, alguns leitores desse blog acham que estão falando de qualquer um, tenham respeito com Minas Gerais, não tem animal aqui pra ficarem batendo, batendo que assim vai sair os votos para o PSDB/serra, se Minas é o ponto importante nessa disputa, é porque há anos não temos um candidato à Presidência com condições de vitória como é hoje o Aécio, e vemos todos implorando voto para o Serra pela segunda vez (primeira em 2002) e ao mesmo tempo desdenhando de Minas e do Aécio, coloquem as barbas de molho que aqui não tem trouxa nem capacho de ninguém.
REINALDO RESPONDE
Renato, as manifestações de preconceito contra Minas e contra qualquer estado são proibidas — e coibidas — aqui. Mas vamos parar de chamar de preconceito o que não é. Essa história do “só é solidário no câncer” nasce de uma brincadeira de Nelson Rodrigues com o mineiríssimo Otto Lara Resende. Pare de enxergar chifre em cabeça de cavalo e tenha um pouco mais de humor. Pare de ver preconceito onde não existe, ou toda e qualquer análise ou referência a Minas terão de contar com uma advertência prévia: “Este analista gosta de Minas e não quer ofender ninguém”. Não dá!. É falsa a afirmação de que está havendo agressões a Minas. Não posso proibir os leitores de expressarem a sua opinião, a exemplo do que você faz. O fato de muitos discordarem de você não os torna preconceituosos ou antimineiros.
Não será o seu comentário um tanto preconceituoso? Você já já me viu a falar aqui “em nome dos paulistas”? Não! E não falo porque não fui eleito para isso, como você não foi para falar em nome dos mineiros. E você? Não é agressivo? Aqui ninguém “implora” coisa nenhuma! O curioso é que você, sob o pretexto de combater o preconceito alheio, fala como se Minas fosse uma inteireza, uma unidade, e a eleição, uma questão de justiça ou injustiça com o estado. E isso, meu caro, perdoe-me a franqueza, é só uma bobagem. Até porque já existe uma candidata viável que é de Minas. Ou não?
Eu estou pouco me lixando que apontem defeitos nos paulistas. Eu nasci em SP, mas me sinto mesmo é pertencente à minha família. Nessas coisas, é preciso ser coerente: se você se irrita quando dizem “o mineiro é ISSO”, sendo esse ISSO uma coisa ruim, tem de contestar quando dizem “o mineiro é AQUILO”, sendo AQUILO uma coisa boa. Entendeu? Ou a generalização é aceitável quando nos agrada e inaceitável quando nos desagrada?
Em viagens, já ouvi algumas vezes: “Ah, você é de São Paulo? O povo de lá é muito trabalhador”. Respondo invariavelmente: “Depende! Conheço um monte de vagabundos”. Entendeu? Você nasceu em Minas, eu nasci em São Paulo. E não acho que, por isso, você possa falar de Minas com mais propriedade do que eu, e eu, de São Paulo com mais propriedade do que você. O QUE VAI CONTAR É A QUANTIDADE DE INFORMAÇÕES, NÃO O BERÇO. Costumo dizer que poucas coisas provocam erros tão clamorosos e definitivos quanto a experiência pessoal. Um repórter que estivesse cobrindo a Segunda Guerra entre os alemães certamente se convenceria da brutalidade dos aliados, não é mesmo? Quem estava em Dresden (pesquise se não souber do que falo) não duvida de que os facínoras eram os adversários dos alemães. E, tomado aquele evento na sua particularidade, eram mesmo. Mas é preciso ver além do particular.
Vamos devagar com o andor! Poucas coisas me incomodam mais do que certas acusações que nascem de uma espécie de imagem do espelho: semelhante, porém invertida. Se alguém me diz: “É chegada a hora de Minas ter o presidente”, eu indago: “Por quê?” Existe por acaso rodízio e fila entre os estados? Quantas são as Minas particulares dentro das Minas Gerais? Se não concordo, sou, então anti-Minas? Ora… E isso vale para São Paulo e para qualquer lugar.
Renato, que tal sermos simplesmente brasileiros? Ser mineiro, paulista ou piauiense é grande demais para gente comum como nós. Deixe essa bobagem para o discurso dos políticos.
Cordialmente,
Reinaldo
Tags: Sucessão 2010



Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
174 Comentários
Gabriel Birkhann
-28/06/2011 às 21:08
Sou Mineiro,sou brasileiro e vivo sem preconceitos.Até (tem hora certa!)gosto que falem que mineiro é burro,provo que não é com minha inteligência e com meu senso crítico.
SEM PRECONCEITOS.E QUE SE NÃO ME VENHAM COM ILUSÕES*.
*Meu bordão
—
Abraços
Abreu
-11/02/2010 às 13:52
Não só por falta de tempo, mas também por uma “ligeira dislexia”, nem sempre consigo ler todos os comentários, mas hoje, de molho por causa de uma dolorida faringite, além do artigo li todos os 172 comentários precedentes ao meu.
Como sempre, Reinaldo, quando Você não rouba meus pensamentos, toma conta das minhas idéias, e dar parabéns pelo artigo seria algo como auto-afago (rs.)
Por isso, gostaria de chamar a atenção a dois comentários abaixo, bastante relevantes pela síntese que trazem: (i) o de Lucaveira em fevereiro 9, 2010 às 11:19 pm e (ii) o de Sandra em fevereiro 9, 2010 às 9:45 pm que arremata: “… hutu vota em hutu; tutsi vota em tutsi e qem vence massacra o outro”.
AndréT
-11/02/2010 às 2:31
Reinaldo, com respeito e admiração.
Nem preconceito nem crença.
Apenas certeza de que este boçais podem ser combatidos ou desprezados.
Por que não com alguma ironia? Afinal o que é um bambi? É um bichinho frágil. É que não suporto aqueles kkks, óink óink, rsrsrs.
Acredite, do lado de cá estou rindo. Creio sim que a envergadura de um homem se mede do pescoço para cima (Bilac?).
Quanto às dificuldades para estudar, escrever e cuidar desta avalanche de comentários, compreendo tranquilamente pelos lapsos.
Sergio G
-10/02/2010 às 22:00
Dilmona é mineira!?!?!?!?! Sabe que eu não sabia!?!?!?!?
Ora, não pode ter dois candidatos do mesmo estado, certo?
Tem que ser, por exemplo, como em 1994 e 1998: um carioca contra um pernambucano
Faz tempo que o Brasil não é administrado por um paulista!
O último presidente nascido em São Paulo foi Rodrigues Alves, nascido em Guaratinguetá, que governou de 1902 a 1906
Asterix, o Belo
-10/02/2010 às 19:54
Ao Sr Renato Racional,
Se o Sr não sabe , aqui em São Paulo, somos todos arrogantes e metidos a besta .
Nós achamos que temos os melhores hospitais do país , e temos mesmo !
Nós achamos que temos as melhores universidades do pais , e temos mesmo!
Nós achamos que temos as melhores estradas do pais , e temos mesmo !
Nós achamos que temos as maiores industrias do pais , e temos mesmo !
Nós temos Dois Córregos , e temos mesmo , uai sô !
E por falar em cancer , nós paulistas arrogantes , recebemos em nossos hospitais , politicos e ex-terroristas para serem tratados com o dinheiro dos desdentados de todo o pais .
Mineirinho bom , é mineirinho quieto !
Rex
-10/02/2010 às 19:09
Prezado Reinaldo. Boa noite:
O Senador Simon, ontem, na ZH: “Me inclino pela Dilma”. Ele usa o mesmo argumento (esfarrapado): Diz que está na hora de um Presidente de fora de São Paulo; “já são 16 anos”. Está louco para “dilmar”. Em 1989 ele já tinha “lulado”. Sei lá, acho que ele é meio comunista. Só pode né? Fogaça declara hoje que “para conseguir o apoio do PDT, terá que apoiar Dilma. Outro comunista. Lupi esteve aqui e “enquadrou” os dois. Todos os dias eles largam uma insinuaçãozinha dessas. No final, deverão apoiar a ex-guerrilheira. Estão falando até em Lula no palanque do Fogaça.
Ronald
-10/02/2010 às 18:28
BOTECO MINEIRO
O mineirinho entra num boteco e vê anunciado acima do balcão:
Pinga______________________ R$ 1,00
Cerveja_____________________ R$ 2,50
Pão de queijo________________ R$ 2,00
Sanduíche de galinha__________ R$ 3,00
Acariciar órgão sexual _________ R$ 5,00
Checando na carteira para não passar vergonha, ele vai até o balcão e chama uma das três garotas que ali estão servindo:
- Ô moça, faz favô….
- Sim? - responde ela com um sorriso lindo - Em que posso ajudar?
- É ocê que acaricia os orgão sexuar dos freguês?
- Sou eu mesma… - responde ela, com voz ‘caliente’ e um olhar bem sensual.
- Então, ocê la lava a mão ki que kero um pão de queijo…
Martha
-10/02/2010 às 18:24
Em Fev. 10, 12:33h Pelo mal trato que dá à inculta e bela, só pode ser petralha! Chibata nele, Reinaldo!
Helbert
-10/02/2010 às 17:25
Caro Reinaldo,
Acho o Nelson Rodrigues um dos melhores escritores do Brasil, pelo menos o melhor contista. O Reacionário explicou na peça “Bonitinha, mas ordinária”, o que queria dizer com a frase “o mineiro só é solidário no câncer”. Ele gostava de polemizar, ser comentado. Qual escritor não adora aparecer para a crítica, mesmo que seja para ser demonizado?
Pois bem, explica o Nelson, que o ser humano só é solidário no câncer. Não importa se é paulista, mineiro, londrino ou tenha outra identificação. Na peça, faz esta afirmação, para descontruí-la em seguida. Vale a pena ler.
Oliveira
-10/02/2010 às 16:43
Conhece aquela do Mineirinho? Pois é, não vou falar…ehheh
AndréT
-10/02/2010 às 16:10
Isto que está abaixo foi publicado ontem, 9/2, 10:17 pm, por FRANCO, no seu espaço. E aí quando a gente chama esse tipo de “paulistano” de bambi você não publica.
REINALDO RESPONDE
O comentário a que você se refere foi excluído. Só estava lá por descuido. Você, pelo visto, acha que estavara errado proque preconceituoso, certo? Mas, pelo visto, ele lhe foi útil porque, como se nota, lhe deu a chance de externar o próprio preconceito… Ou você está entre aqueles que acreditam que preconceito com preconceito se paga por uma questão de justiça????
JOCA
-10/02/2010 às 15:29
Reinaldo, paciência!
novamente dando trela para esse “nhemnhemnhem” sobre Minas, mineiros, Aécio, isto já passou da medida!
O que Minas tem de especial? nada!
O que o Aécio tem de notável? nada! (mas se quiserem saber algo, pergunte ao PT).
Esse assunto é chato, não acrescenta nada e para alguns serve apenas para massagear o ego.
Vamos falar do Serra, do PSDB e de eleições.
Reinaldo, cá pra nós, acho que você é eleitor do Aécio!
Por favor, pare com isso!
Um abraço.
JOCA
Danilo Medeiros
-10/02/2010 às 15:15
Também sou mineiro mas pra votar pra presidente eu sou é BRASILEIRO, e não tenho nenhuma dúvida de que, com Aécio ou com Serra, o melhor pro Brasil é um governo que tenha EFICIÊNCIA e COMPETÊNCIA ADMINISTRATIVA, coisa que o PT, o PV e o PSB ainda não demonstraram, muito menos dona Dilma que se diz a gerente do governo e só o que faz é brincar com os números colocando-os a seu favor.
Carlos Veloso - BH
-10/02/2010 às 14:49
É isso aí Reinaldo. Minas são muitas….. Tem mineiro solidário no cancer, tem os que não são…. e aí vai.
Cláudio - BH
-10/02/2010 às 14:02
Ei, Reinaldo, sou mineiro de Diamantina, moro em Belo Horizonte e não dei procuração para esta anta falar em meu nome. Antes de tentar falar em meu nome, ele deveria, pelo menos, aprender a escrever.
Não concordo com todas as suas críticas a Aécio, a mineiros e a Minas Gerais, mas considero-as pertinentes, fundamentadas e lógicas e não são gratuitas. Momentos há que, como me ensinou minha mãe, “coloco o rabo entre as pernas e saio de fininho”…
Recife
-10/02/2010 às 13:52
Sou de Pernambuco e nao vejo a hora de Luiz Inacio ir embora. So espero que ele nao venha morar aqui depois de sair da presidencia.
gonorrex dura lex
-10/02/2010 às 13:37
O cerceamento à liberdade de expressão no Brasil é tamanha, que jornalistas devem explicar a seus leitores ignorantes de onde tiram suas ideias, sob pena de terem de se ver às voltas com um processo por descriminação.
Rodney
-10/02/2010 às 13:00
A bronca dos paulistas contra os de Minas são duas:Primeiramente Minas era São Paulo e foi desmembrada, para São Paulo Não ficar muito forte,isso ainda no Brasil colônia.Segundo em 1932 quando São Paulo se insurgiu contra o ditador e derramou seu sangue pela democracia, foi traido por Minas. Na hora H, como se diz Minas “deu pra traz”, acovardou-se, passou para o inimigo e atacou as fronteiras do estado.Isto é imperdoavel.Por isto em São Paulo, MIneiro ou mineirismo é sinonimo de pulsilânimidade, covardia, oportunismo e atitude interesseira, que vende os amigos, ou seja é pior que o inimigo.Será que Aecio vai dar uma de Mineiro?
Ana Laura
-10/02/2010 às 12:58
não aguento quando aparece uns e outros dizendo…”aqui em MG tá todo mundo com Aécio”…EU NÃO estou com Aécio.
Só voto nele se não tiver opção.
Parem de falar por todos e falem por si.
AL
leo
-10/02/2010 às 12:08
Arrasooooouuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu.
nina
-10/02/2010 às 11:54
Para o “paranaense enojado”: concordo plenamente com sua observação e acrescento ainda que, pra piorar, temos um “comedor de mamonas” com a “PRETENÇÃO” de ser candidato a presidente…… KKKKKKKKKKKKKKKK……………ô dó……..
Ronaldo
-10/02/2010 às 11:41
Aqui em MG tá todo mundo com Aécio, nesta ultima semana ele esteve inaugurando umas obras aqui no Sul de MG, e nem uma palavra sobre votar no PSDB, muito menos sobre campanha politica para presidente, só deixou bem claro que seu candidato ao governo é o Sr. Antonio Anastasia, sobre Serra só disse que gosta demais de andar de moto sobre elas, Mantiqueira e Canastra.
Azul
-10/02/2010 às 10:39
Caro Reinaldo,
Como faço para lhe enviar um comentário de 4.300 toques?
É grande, eu sei.
Abraço,
do ‘Azul da Eca’.
(Greves na USP, 2007, se lembra?)
neo-liberal otimista
-10/02/2010 às 10:20
Tenho muitas dúvidas quanto ao que disse o leitor GUSTAVO - BH - MG ! Aécio puxar todos os votos para o Serra ? Duvido ! Os mineiros estão ressentidos, acham que o Aécio foi preterido pelo Serra !!! Vai ser fácil saber: basta ver quantos votos terá o Aécio para o Senado e quantos vai ter o Serra para presidente !!! Ainda acho o Aécio Neves uma opção muito mais viável do que o Serra para presidente !!! Tem carisma, tem 8 anos de um bom governo em Minas, tem a tradição do avô Tancredo, tem baixíssimos índices de rejeição, e atrai muito mais o voto feminino do que o Serra !!!
Roberto Borges
-10/02/2010 às 10:01
Caro Reinaldo,
será que a indecisão do Aécio Neves quanto a assumir a vice-presidência na chapa com o Serra não é uma estratégia urdida pelo próprio Aécio com o conhecimento da cúpula do PSDB?
Ao revelar que será o vice-presidente em data mais próxima da eleição, ele atinge três objetivos:
a) Não alerta o PT para urgência de preparar uma chapa que conte com a mesma força (o PT tenta convencer o PMDB a aceitar o Meirelles, mas isso ainda não se tornou imperativo);
b) o Aécio não se expõe a ataques. Entrará sem escoriações na disputa;
c) o Aécio se valoriza perante o próprio Serra/PSDB. Será reconhecidamente o “salvador da Pátria”.
Cordialmente,
Roberto Borges.
ORLANDO FURIOSO
-10/02/2010 às 9:57
Oi REI já c omeçou a usar a tesoura bolivariana do Franklin, é Fui censurado nesse asunto do ingênuo mineiro Renato. Em sua fala, voce não percebeu uma ameaça velada e subliminar dizendo c laramente SE VOCES CONTINUAREM COM ESSAS GOZAÇÕES, O AÉC IO NÃO SAIR NA CHAPA DO SERRA Agora eu digo AZAR DELE!!!! As gerações futuras vão acusá-lo do crime de lesa pátria ser responsável pela eternizaç~\o no poder dessa miserável canalha lulopetista .. Oi Renato, deixa disso MANÉ É MANÉ E JOÃO É JOÃO e voce o que é, uai? Fora BH o lugar do Brasil onde tem mais mineiro é aqui. E ninguém os lincha não.
Maurício (MG)
-10/02/2010 às 9:19
Reinaldo
Em razão do bom governo do Aécio, muita gente em Minas acha que ele seria o melhor candidato a presidente. Esquecem que a suposição de que ele seria também um bom presidente não é suficiente para fazê-lo um candidato forte. E ele não é. Ao menos no momento. É um candidato, como já dito por outro leitor, regional. Ademais, pesa contra ele o fato de não enxergar além de seu próprio umbigo, o que o prejudica, e muito, no meio político nacional, que não pode comandar como em Minas. Aécio está acostumado a mandar em todos a sua volta - inclusive na imprensa -, mas a candidatura a presidente vai além de seu “mundo mineiro” e, infelizmente, os fãs incondicionais não se dão conta disto.
ETIENNE
-10/02/2010 às 9:04
AMIGI REY:
VAI ME DESCULPAR, MAS UMA LINHA SÓ JÁ SERIA OBASTANTE
PARA ESSE CALHORDA, É PETRALHA SEM DÚVIDA, MAS ESTÁ
DENTRO DO ARMÁRIO, TEM VERGONHA DE SAIR
Achmed
-10/02/2010 às 9:01
Tio Rei,
Acho que alguns mineiros estão se achando “a última bolacha do pacote” (inclusive o Aécio!) desde que começaram a dizer que o voto deles pode decidir essa eleição!
Falam como se o voto deles fosse uma moeda de troca, e como se o país (deles!) fosse ficar na mesma, com Serra ou com dilma.
Só tem um detalhezinho que eles estão esquecendo: se a situação se inverter e Aécio for o candidato (hoje ou no futuro), aí o voto decisivo poderia ser de São Paulo.
Por isso, acho que eles deveriam ficar menos “cheios de dedos”, e ajudar seu candidato a pensar menos na vaidade, e mais no Brasil!!!
Victor
-10/02/2010 às 8:55
Duvido que este individuo seja mineiro.
Mineiro náo estrila, trabalha quieto, e tome cuidado, por que falsidade é coisa que dá em qualquer lugar, mas parece que a filosofia mineira não dá bola prá isto não.
Vide revoluçao de 32.
Ana Laura
-10/02/2010 às 8:54
Sou mineira do interior,e moro em BH há vinte e um anos.Tenho autoridade e posso falar:há um provincianismo irritante aqui.
Nem por isso deixo de gostar e viver aqui!C’est la vie!O que me importa mesmo é que arrumem um candidato que desbanque a corja petista,se vem de SP,MG,RS,CE,AM não me importa!E quer saber mais?podem falar,criticar MG à vonts!Eu dou conta de é de mim.Tenho consciência de que tenho feito o melhor para colaborar com o BRASIL.Não acredito que Aécio seja um político digno de receber meu voto para presidente, embora pudesse fazê-lo se não tiver opção.Particularmente prefiro o Serra.As pessoas tem o direito de se expressar!abçs,AL
Fernando MS
-10/02/2010 às 8:46
Reinaldo,
Parabéns pela resposta. Não tem o que por ou tirar. Só não entendeu quem não quis.
Nilton Pascoal
-10/02/2010 às 6:52
Dividir para conquistar!
É isso que eles estão querendo. E pelo que se lê no comentário do nosso amigo mineiro, eles estão conseguindo.
Pregam abertamente a divisão entre ricos e pobres, brancos e negros, hetero e homossexuais, nordestinos e sulistas… e agora, mineiros e paulistas. É a tática deles, que muitos estão aceitando como verdade e caindo como patos.
Dividir para conquistar!
Não querem um país forte, unido. Preferem um país fracionado e fraco para que possam dominá-lo facilmente usando seus guetos, ongs, sindicatos etc.
Sabem que S.Paulo e Minas unidos são praticamente imbatíveis. Já separados…
Pensem bem, amigos mineiros. Se ficarmos c/bairrismos, eles levam de novo.
Mac
-10/02/2010 às 2:16
Brasileiro é tudo igual, do Oiapoque ao Chui!
Antigamente falavam mal do Piauí.
Mas ao conhecer o Piauí, encontrei uma coisa completamente diferente do que falavam! E os mesmos problemas que existem por lá, existem também por cá!
O mais importante é amarmos o Brasil, um país grandão onde todo mundo fala a mesma língua e as mesmas besteiras!
E aproveitei pra passar pelo Ceará, Paraíba…
Eta nordeste pra ter mulher bonita, rapaz!!
E muito caju e cajuína!!
Viva o Brasil!
anônima
-10/02/2010 às 1:53
O rapaz tá dividido entre psdb e pt? é isso? uai,sô, ele que se defina.Eu se fosse ele me definiria por psdb no governo,isto signicaria aécio em 2014,se a caixa preta for aberta,claro.Só alguém da oposição pode fazer isto, senãovai ser lula- dilma- lula.
Que coisa nojenta isso,eu penso.
Marco
-10/02/2010 às 1:49
A questão básica é a EDUCAÇÃO(atentem para o significado desta palavra em toda a sua extensão).
Um ser humano que teve acesso e assimilou-a bem, será um ser contrutivo onde quer que ele viva; Já o contrário, tenderá a ser destrutivo.
Quanto ao nosso torrão, é claro que devemos amá-lo, né?
Lucas Mariano
-10/02/2010 às 1:18
Rei,
Belíssima lição de civilidade, o que, diga-se, aqui não é novidade.
Pegando este tema, acho que voce poderia retormar -pois já o mencionou aqui anteriormente- o mote de campanha da UNIDADE: enquanto o Lullo-petismo nojento defente a divisão do país em ricos e pobres, minorias X maioria, voce mencionou aqui que o PSDB poderia se enveredar pelo discurso da unidade nacional, do progresso coletivo sem estratos pré-estabelecidos.
Eu já levei este mote para tucanos graúdos que conheço e isto foi muito bem recebido. Acredite, levei-o até para Luciano Serra, com quem estudei e mantenho contato, que gostou muito.
Que tal?
abraços
Guina
-10/02/2010 às 1:15
Esse Renato não foi lá nada racional. Sou mineiro e ele não fala por mim.
O Aécio faz um bom governo, mas não é uma unanimidade. Na minha opinião o Serra (dentro do PSDB) é o melhor preparado e o que tem as melhores condições de vencer a eleição deste ano. Antes de tudo sou brasileiro e acho que o Aécio pode vir a compor o futuro governo (num ministério, por exemplo) e aguardar a sua vez. Bairrismo bobo o do Renato. Será que, como observa o Reinaldo, ele não se lembrou que a Dilma é mineira, radicada no R.G. do Sul?
Gustavo - BH - MG
-10/02/2010 às 1:15
Sou mineiro de BH e concordo com vc Reinaldo. Isso é papo d epetista querendo arrumar alguma coisa para criticar.
Os mineiros ficaram sim muito chateados com o desistencia do Aécio mas o proprio Aécio vai puxar todos os votos para o Serra. Esse papo de mineiro falando que Minas é citado sem respeito é conversa de petista querendo arrumar crise onde nao tem.
Denovo: ISSO É PETISTA QUERENDO ARRUMAR CRISE ONDE NAO TEM!!!!
Eleitor
-10/02/2010 às 1:11
Por favor, PRECISAMOS DE ALGUEM QUE REALMENTE GOVERNE ESSE PAÍS. Venha de onde vier. Não estamos pedindo nada impossível. Apenas alguém com caráter que possa administrar e conduzir este país com mais seriedade. Não queremos nenhum salvador da pátria. Queremos apenas alguém que não faça milagre e que apenas se comprometa a dar ao povo as necessidades básicas a muito esquecidas por nossas autoridades. Esse país tem futuro sim, mas sem utopias, engodos e empulhação.
Lupini
-10/02/2010 às 1:03
Mais uma vez Reinaldo, você reconduz (sem precisar puxar pelo arreio) uma pobre alma ao âmago da questão: Não basta ser mineiro, paulista, nordestino ou estrangeiro, há que ser respeitoso com o próximo, apenas por ser, o próximo, um ser da mesma espécie.
Esculhambação, escárnio e desprezo, somente aos petralhas e demais congêneres. Estes não são da espécie homo sapiens, reunem-se nos grupos dos “megalonanicus espevitatus”, “bebácius barbudínicus”, “Equus asinus vermillus”, “sindicus latrus”, et caterva.
Arataca
-10/02/2010 às 1:02
Pega leve, afinal o leitor é só mineiro, não petralha.
Elisabeth Oliveira
-10/02/2010 às 1:00
Reinaldo depois de 7 anos de PT muitos ficaram contaminados pelas colocações enganadoras de Lula e deixaram de ser antes de tudo brasileiros num país de diversos (em cor, religião, condições economicas, culturais etc).
Lorival
-10/02/2010 às 0:58
Pronto. O menino, esse Renato, já recebeu a lição de casa. Agora já pode ir para o recreio e tomar o seu lanchinho. Na aula de amanhã, vê se presta mais atenção!
glaucio
-10/02/2010 às 0:54
Colega!
Respeitosamente Colega ! Pode ser colega ?
Af quanta fragilidade para enunciar uma saudação? Eu , hein, rosa!
Vamos logo ao que interessa: As Gerais tem ou não tem decência para perceber que Serra curriculasse por verdades e aquela que anda com Lula , até inaugurando creches, por um passado mórbido.
Marco Antonio - Curitiba (PR)
-10/02/2010 às 0:42
Se o nacionalismo é o último refúgio dos canalhas, que dizer do regionalismo?
kiko
-10/02/2010 às 0:33
sou do mundo sou minas gerais e generalizando, aqui psdb ralé paulistano não se cria, Aécio ferrou com voces em verde amarelo, não? Até as urnas.
Ulysses
-10/02/2010 às 0:25
Quando você se referiu a Dresden durante a Segunda Guerra Mundial, você estava se referindo ao impiedoso bombardeio promovido pelos aliados, a pedido de Stalin, que o porco do Churchil acolheu sem pestanejar?
ivan bertolozzi
-10/02/2010 às 0:21
Existe uma alternativa muito em moda no Brasil que talvez esse colega leitor pudesse tentar; COTA PARA PRESIDENTE MINEIRO, afinal existem cotas para tudo no país , mais uma não fará diferença, uai!
Tunico
-10/02/2010 às 0:02
Renato, não precisaria repetir o que já escreveram mas vou repetir. Sou brasileiro antes de tudo.Vivo na Bahia e aqui me disseram que paulista é bairrista ao que retruquei. Sou bairrista sim,pois sou paulista, paulistano e pinheirense.Agora se você releva tanto a sua mineirice e quer eleger um presidente mineiro, vote na Dilma.Ela é mineira nata. Depois de quase 60 anos, voltou há um mês a MG para se dizer mineira. E lembre-se que o último presidente paulista nato foi Prudente de Morais. Reinaldo tem toda a razão. Antes de tudo, queremos um Brasil melhor, independente dos regionalismos bestas que os petralhas tanto gostam de fomentar. Seja antes de tudo um patriota, por favor.
Lila
-09/02/2010 às 23:52
Daqui ou dalí, votamos em pessoas, partidos, programas, projetos… Com certeza é coisa de petralha, distorce a realidade e cria a sua. Como são cansativos…
hdrummond
-09/02/2010 às 23:50
Reinaldo tô com preguiça até do papo de ser brasileira.
Hoje tô mais pra ser humana, com as angústias e delícias dessa condição e torcendo pra ter um governo que não queira me dizer como tocar minha vida, muito menos tirar o meu sangue pra pagar suas despesas descontroladas e seu populismo.
Sinceramente, votaria até num extraterrestre que demonstrasse ter caráter e competência para governar.
Algrac
-09/02/2010 às 23:47
Nuossa… o tal é bairrista até os cabelos… começa mineiramente (opa!) pedindo por favor e quase acaba dizendo que essa burguesia estupida aí de baixo (sul) quer acabar com Minas pro isso ninguém quer o Aécio e… e… e… bobos!
myrian elizabeth
-09/02/2010 às 23:46
Renato Racional
O lugar em que nascemos é completamente aleatório; até o país é uma loteria! Depois de nascidos, importa o que fazemos aqui.
O Itamar p.ex. nasceu num navio, na costa entre Bahia e Rio e se considera mineiro!
Agora faça as contas: Tancredo-MG, Sarney-MA, Collor-RJ, Itamar-BA, FHC-RJ, Lula-PE. Vc devia estar preocupado com os cariocas. rsrsrsr
Desde a redemocratização, (25 anos), São Paulo não emplaca um!
Independente disso, a atual situação periclitante exige UNIÃO DOS BRASILEIROS. Pense no Serra como o melhor atualmente. Depois de garantida a democracia a estrada está aberta para os melhores.
Giullia
-09/02/2010 às 23:41
O norte-americano, patriota aos borbotões, usa a camisa com a bandeira nacional. É “americano”, não é de nova york, do kansas, de ohaio… Imitemos, sejamos BRASILEIROS.
GERALDO
-09/02/2010 às 23:37
Reinaldo! cara, tu mandou muito bem (dessa vez) (só dessa…). É por isso que nós cearenses….. ou descumpem-me, brasileiros não estamos nem aí presse negócio de se sentir discriminado e nos acostumamos a rir de nós mesmos como se não existisse tanta gente pra fazer isso….rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr
valeu cara, sou petralha, não pór ser nordestino, mas respeito bastante teus pontos de vista.
não precisa postar, mais se quiser…….
J. Carino
-09/02/2010 às 23:31
Tem as balelas regionais. Eu, carioca com orgulho, ouço muito sobre a “malandragem” (no sentido real e no figurado) do carioca. Pura bobagem, puro bairrismo.
Ouço também sobre essa tal “esperteza” mineira. Bobagem e bairrismo igualmente. Agora mesmo, cadê a esperteza do Aécio? Pra chegar a Tancredo, quanto falta!
Ô Renato, você té sendo é “passional”, não racional. Não vá acabar entrando para o rol dos otários, que é universal!
OBRIGADU MINERÔ DESSAS BANDAS
-09/02/2010 às 23:28
Falô, veja só, mineiro também pisa no tomate (uai). Liga não! Tem gente em muitas ocasiões são muito sentimentais. Não pensam antes de escrever, se pensasse não escreveria com tanto “patriotismo”. Deixando de lado, a perspicácia, vamos escrever De Minas, então, não tem jeito temos de escrever sobre CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, vejam só deixou Minas (sem deixar adeus) pelo Rio de Janeiro, nem por isso é menos mineiro. Aliás, escreveu e demonstrou sua decepção com Minas e os Mineiros. Bom mineiro sou, não é que respeito muitíssimo esse grande Poema de Minas Gerais. É isso, AQUI TAMBÉM SE LAVA ROUPA SUJA…Cláudio Manuel da Costa chama Minas,Minhas Pátria: Poema Vila Rica,uma beleza de ironia…
Fran
-09/02/2010 às 23:27
Oi Reinaldo
É por essas e outras que o povo brasileiro age tal qual ovelha, não se consegue enxergar unidade e vamos sendo tangidos ao matadouro, como já diziam os romanos a 2000 anos “é dividir para conquistar”.
jhunter
-09/02/2010 às 23:27
Comento sempre com meus filhos, “preparem-se: o lugar de voces é esta coisa bem pequenina chamada planeta Terra”.Nasci e vivo e Minas,mas por deveres profissionais trabalhrei ou estudei, em varios paises e constatei que, as angustias,expectativas, alegrias e decepções são um elo comum a unir todos os povos.Para mim, bairrismo, quaisquer manifestaçoes de bairrismo, soam com algo primitivo, coisa adequada para selvagens, incapases de sobreviver além do seu habitat.Minas, ao contrario de SP, foi infelicitada por uma serie de gestores mediocres,a gestão Aécio saiu da mesmice e…..encantou.Foi só isso minha gente.
José César
-09/02/2010 às 23:25
A maior cólera é o desconhecimento e a ignorância.
Caro Reinaldo perdoi o desconhecimento!
Já fiquei um pouco preconceituoso,pois sou de Patos,não o de MInas,mais sim o Patos da Paraíba,terra do jornalista e poeta Tarcísio Meira César e Alirio Meira(Romancista).
Sou filho de Tarcísio Meira(o escritor), e um certo tempo ele escreveu uma crônica que tem muito a ver esta discursão, que se chama cultura inútil.Como o espaço é curto lhe envio despois,presuponho que gostarás!
ademar branco
-09/02/2010 às 23:22
Atenção, mineiro Renato.
O Aécio é quem deve ser o candidato do PSDB para presidente? Uai, por que então ele não consegue arrancar além do 5º ou 6º lugar nas pesquisas de opinião?
Você não percebeu ainda que Aécio é um candidato regional, somente? Esta tua opinião, lá no fundo, tem o objetivo de entregar o governo para a Dilma … que também é mineira …
Zequinha
-09/02/2010 às 23:22
Espero que nenhum carioca seja presidente tão cedo, pq aqui a coisa tá feia.
Lucaveira
-09/02/2010 às 23:19
Meu caro Reinaldo, sabe porque é impossível ao urso branco viver no deserto do Saara ?; pelo mesmo motivo que é impossível uma girafa sobreviver no polo norte.
Porque não estão adaptados.
Aos seres humanos o planeta foi franqueado, pois podem se adaptar , e, quando não, modificar e criar condições habitáveis.
Mas infelizmente isto não é regra geral; há quem isolado no seu rincão geográfico ou mental, dê mostras de não adaptação.
Que o conhecimento os alcance!
Gui
-09/02/2010 às 23:17
Mina, São Paulo.. Que nada! A quase catarinense Ideli Salvatti pra Presidente! Melhor do que Dillma, pois, ao menos, tem um discurso, não digo melhor, mas um pouco mais inteligível.
Novesfora
-09/02/2010 às 23:12
Alexis (08:06), tô contigo e não abro.
Só acho que a relação da corda precisa ser ampliada. Que não seja por falta da dita cuja: eu dou um rolo de 100 metros!
Weimar
-09/02/2010 às 23:04
Ah, Renato, se fosses baiano! E com o humor que tens!…
Por falar nisso, ô paulistas e mineiros, que sacanagem é essa de reservar a Presidência pra vocês. Aqui também temos ao menos um grande candidato: eu. Aliás, Eu! É assim que quero ser chamado. Cansei dessa história de “Marido da Dra. Cremilda”!
Eu
rezende
-09/02/2010 às 22:57
Reinaldo: Já morei em diversas regiões de nosso país e como mineiro devo lhe dizer que sempre fui muito bem recebido.
Nosso país é imenso e o povo é em sua grande maioria hospitalheiro.
Não concordo com bairrimos e preconceitos e devo lhe dizer que nenhum político merece que haja qualquer embate por causa deles.
Eu não voto desde 1986 por absoluta falta de opção.
Me recuso a votar de forma obrigatória.
Quanto ao Sr.Aécio, só posso dizer que apesar do mesmoaladear a vastíssima quantidade de água produzida em nosso estado.temos uma energia caríssima e uma conta de água que chega as raias do absurdo. Obrigado pela atenção.
marcos paula
-09/02/2010 às 22:57
Ah, me esqueci de dizer: tô viciado na leitura diária de sua coluna.
marcos paula
-09/02/2010 às 22:54
Reinaldo, moro em Cruzeiro SP, mas sou mineiro nascido em São João Del Rei, terra que adoro. Como mineiro posso te garantir uma coisa: existe sim mineiro xarope como esse que reclamou. Com certeza a grande maioria dos mineiros levam tudo numa boa. Mineiro é gente boa, e com senso de humor.
p fAUSTINI
-09/02/2010 às 22:53
Se é assim quero um capixaba na presidência da república, ja teve mineiro, carioca, paulista ,etc é nossa vez
Wilson
-09/02/2010 às 22:52
Que pecha nós paulistas somos encarados, seria bom lembrarem
que SP acolhe e acolheu: Erundina(PB) Janio(MT) Pita (RJ) Lula (PE) Genuino(CE) Aldo R (AL) Dirceu (MG) que em seus rincões
Nào seriam bem recebidos com entre nós. Timóteo (RJ) também.
Para nós tem que ter algum mérito e trabalho.
Sou Santista e o lema da cidade “terra da liberdade e da caridade”
que acolheu muitos brasileiros tivemos prefeito que não era paulista (Capistrano) e francamente é um tipo de coisa que não
dá para conceber em pleno século XXI.
carlos amendola
-09/02/2010 às 22:50
O estado de São Paulo, por ser disparado o mais desenvolvido, causa inveja em parte da população de outros estados.
SHIRU
-09/02/2010 às 22:47
Considero essa manifestação do Renato mais como um desabafo… de regionalista, isso sim! Eu, assim como os colegas daqui, até o momento em que escrevia, também não sou regionalista. Pelo contrário! Ainda tive a felicidade de, involuntariamente, fazer parte do grupo que fundou a Associação de Amigos do Memorial do Imigrante de São Paulo, neste país de mais de 60 nacionalidades imigrantes. Por isso acredito… creiam!… que o Brasil ainda há de ser um exemplo ao mundo de que “raças” e crenças diferentes podem viver em harmonia, sim. Aliás, como já acho que acontece. Assim sendo, não posso aceitar picuinhas, ainda mais, entre estados de um mesmo país. Posso… tio Rei?!!
Almeida
-09/02/2010 às 22:44
Que diabos eu sou? Meus avós paternos e maternos eram judeus portugueses. Convertidos, foram para São Paulo, de lá subiram para Minas e eu nasci Mineiro. Vou muito a Sampa. Quando falo que sou mineiro os paulistanos demostram que gostam muito dos mineiros. Tem gente boa e ruim dos dois lados.
Ed Lascar - AL B.Damned
-09/02/2010 às 22:42
Reinaldo,
Quem fez um longo post relembrando a peça de Nelson Rodrigues e a jogada do petê mineiro foi o Josias de Souza há 00:45 de hoje.
O Blogueiro da Folha encerra assim :
“A outra, da peça de Nelson Rodrigues: “O Otto Lara está certo. O mineiro só é solidário no câncer”. O PT torna a assertiva atual, muito atual, atualíssima. Como nunca antes na história desse país.”
Creio que este Renato Nacional deve ser um petralha enrustido, tentando fazer o que sabem de cátedra: mentir, desvirtuar o que você apresenta claramente: um profundo respeito por Minas Gerais e seu papel.
“Renato Nacional” sabe muito bem onde leu isso,tenho certeza;e não foi aqui.
Abs.
Romiran
-09/02/2010 às 22:39
Caro Reinaldo,
Concordo com voce e felicito pelas suas precisas palavras!
Não podemos ter muros nem divisões, (reais ou imaginários), pois precisamos uns dos outros para sermos fortes. Ainda que alguns se achem auto suficientes
Um forte abraço a voce e a todos que não conseguem visualizar cercas, muros, etc em nosso país.
JM
-09/02/2010 às 22:34
Falando em Minas, gostaria de comentar o seguinte. O pt, em desespero de causa quer que José Alencar, o vice de Lula - um homem doente - se candidate a governador de Minas. Claro, ele teria como vice Patrus Ananias.
Isso me parece uma das maiores cafagestadas que alguém poderia cometer com o José Alencar, um homem que tem enfrentado sua doença com muita dignidade.
Fica mais do que claro que o pt utilizaria a doença de José Alencar para seduzir eleitores e ganhar a eleição. Terminada a peleja, José Alencar poderia retirar-se para se tratar e o eleito seria, efetivamente Patrus, o ptralha. Aquele dito de Nelson Rodrigues não vale para o pt. A ptralhada não é solidária… nem no câncer.
ZENON
-09/02/2010 às 22:33
Caríssimo,
sou mineiro, naturalizado belorizontino, tenho um orgulho danado disso.
Mas não dei procuração pra ninguém falar em meu nome. Venho ao blog pelo senhor, pelo que escreve e defende.
Um ou outro comentário inconveniente sempre escapam. Tanto neste assunto, quanto em muitos outros. Acredito não ser a opinião do dono do blog, o senhor.
Tem gente sensível demais!!! Se tá ofendida filha, roda a baiana! Mas só a sua.
Não agradeci ainda, mas o seu post sobre a situação nova aqui, merece lugar de destaque no jornalismo político brasileiro, e por que não dizer, mineiro?!?!
Não acredito em doença boa, as minhas pelo menos não são, mas essa gente aparelha até câncer!!!
VIEGAS
-09/02/2010 às 22:31
REI É ISSO MESMO, E VAMOS JUNTOS CHORAR A MORTE DE PENA BRANCA, DEBULHANDO O MILHO, DE PREFERENCIA NAS MENTIRAS DA PETEZADA
MEUS SENTIMENTOS PELO PENA BRANCA QUE PARTIU ANTES DO COMBINADO
Waltercy Santos
-09/02/2010 às 22:24
Rei, parabéns pela objetividade e a falta de pudor em dizer as coisas como são, como assim fazia Nelson Rodrigues, e não como o novo código de conduta verbal e conceitual do gulag gramático tenta impor a todos.
Inácio de Loyola Garcia Souto
-09/02/2010 às 22:23
Senhor Reinaldo, lembra da política café com leite? Pois é, sendo gaúcho -e o senhor sabe como o gaúcho é orgulhoso do seu chão-, ainda assim eu estou de pleno acordo com suas idéias. Pensando bem, realmente isso tudo é pura bobagem. O que importaria meeeesmo, seria que surgiesse uma liderança no país, assim como acima descreveu o Alexis. Certamente o país se encheria de novas esperanças e daria um formidável salto. Aí sim, para a frente. Diferente, lógico, do grande salto patrocinado décadas atrás pelo “grande timoneiro”. Abraços.
Silvio
-09/02/2010 às 22:20
Sou paulista, mas não tenho orgulho de que gente como Maluf, José Dirceu, Marta, Palocci, Suplicy, Quércia e tantos outros mal caráter nasceram em São Paulo. Somos brasileiros e estamos às vésperas de elegermos um novo presidente (a) para todo o povo brasileiro. Portanto, temos que escolher um candidato que tenha as melhores possibilidades de tirar o PT da vida nacional. E hoje, esse candidato é o Serra, não sou eu que estou dizendo, são as pesquisas de intenções de votos.Se Serra é paulistano e da Moóca isso não tem a menor importância.Poderia ser de qualquer rincão desse país.Vamos parar com essa frescura de bairrismo de uma lado e de outro.
moacir
-09/02/2010 às 22:20
aprendi no primário: “se perguntarem meu filho qual a terra de seu amor? / cheio de orgulho responda: sou brasileiro senhor / não diga sou paulista, sou baiano ou sou mineiro, pois serás mais verdadeiro dizendo: SOU BRASILEIRO!!”
NS
-09/02/2010 às 22:19
Reinaldo,
Sou catolica o sei que não se deve jurar. Então, acredite na minha palavra sem juramentos, há tempos não lia algo tão lindo e e cheio de amor a Patria Mãe, sem babaquice.
Obrigado,
Abraços brasileiros aos amigos
NS
Franco
-09/02/2010 às 22:17
REINALDO AVISA
Comentário excluído
Renato Aquino
-09/02/2010 às 22:04
Alexis, corroboro tudo que você escreveu, será que esse homem existe?
ggsjdr,mg
-09/02/2010 às 22:04
Ô Mané, cê num vai fazer pidido in nome de Minas purque num tem procuração pra tanto. E dêxa de sê besta, sirvindo de montaria prus ôtro sô! Sai de fininho e infia a viola no saco qui é bem mió subir no morro pra avistá mais longe. Fique isperto conterrano.
Filipe Trielli
-09/02/2010 às 22:04
E iria além: nem brasileiros. Somos nós de nós mesmos e, no máximo, nossa família… Ou será que somos mais parecidos com Churchill ou Fernandinho Beiramar? Stalin ou Tom Jobim? Carmem Miranda ou Osama Bin Laden? Fred Astaire ou Zé Carioca?
Acho que vcs entenderam o ponto…
Estereotipar e rotular só faz bem pra ongueiro de coração-duro e esquerdista de miolo-mole.
Chacon
-09/02/2010 às 21:58
“é porque há anos não temos um candidato à Presidência com condições de vitória como é hoje o Aécio”, será que é por isso que o Brasil nào vai adiante? Porque como o Renato, não importa o caráter, as intenções, as virtudes, OS DEFEITOS, se é ladrão, se não é, para ele, é apenas uma questão de um candidato mineiro ter condições de ganhar as eleições??? É isso?
Dilma é mineira e tem condições de ganhar! ! ! Ai o Renato vai dizer: “agora vai…uma presidenta mineira, era tudo que o Brasil precisava” É isso que o Renato quer??? Será que ele vai ter que sentir no lombo, o prejuizo?
LAMENTÁVEL! ! ! !
Renato Aquino
-09/02/2010 às 21:58
Que orgulho me deu de ser goiano, de ser brasileiro! Reinaldo, que aula, que delícia ler um texto como este, joga luz sob a vista turva do regionalismo. Que o nobre Renato, da minha vizinha Minas Gerais, brasileiro, tenha absorvido tão sublime raciocínio de cabeça erguida! Obrigado tio Rei!
Filipe Trielli
-09/02/2010 às 21:56
BINGO!
Uber
-09/02/2010 às 21:56
Clap! Clap! Clap!
Bravo!
Brasil acima de tudo!
TPC
-09/02/2010 às 21:55
Bairrismo tolo… nem merecia um artigo.
Genaro Salles
-09/02/2010 às 21:49
Melhor de tudo é vocês lerem a entrevista do link abaixo, ao invés de ficar discutindo “política do café com leite”, parecendo antigamente. (É um mineiro que recomenda):
http://www.midiasemmascara.org/artigos/entrevistas/10772-qo-pt-ja-nasceu-corrompidoq.html
Eu um dia cheguei a acreditar.
-09/02/2010 às 21:47
Minha familia do lado materno, é natural de Santa.Catarina.
Nasci em São Paulo.Agora não mais,mas quando eu era criança,ouvia muita piada sobre sobre os catarinenses.Piadas que muitas vezes poderiam me chocar.Nunca liguei,eu não era aquilo que as piadas diziam.
Paulistas ,mineiros,catarinenses,baianos,cariocas etc…O que nós
brasileiros precisamos é pessoas honestas para governar este país.
Esse negocio de esquerda,direita,centro,ou que nome quizerem dar,não tem a minima importancia.O que importa é a liberdade de ideias.Não inventaram ainda,nada melhor que a DEMOCRACIA.
P.S. Uma pergunta: O Sarney é o que? direita,esquerda ou o que?
Eu acho que ele é
Fernando
-09/02/2010 às 21:46
Reinaldo, valeu e parabéns, somos todos brasileiros. Nunca antes na história desse país houve alguém que semeasse tamanha segregação como esses lulistas/petralhas. Veja só que daqui a pouco vai ser uma guerrilha só, pobre x zelite, coloridos x brancos, católicos x demais religiões/crenças, GLS x militares, guerrilheiros x torturadores, cotistas x estudantes que ralam prá caramba, sem esquecer a verdadeira guerra alimentada com VERBAS PÚBLICAS (nossos impostos escorchantes) do MST x Agronegócio. Quero saber até quando essa gentalha vai ficar posando de gostoso com o chapéu alheio. Tá ficando barato demais essa brincadeira que vai redundar num atraso de duas ou mais gerações.
Sandra
-09/02/2010 às 21:45
Voltando a lembrar de Tancredo, por quem São Paulo rezou e chorou, quem era mesmo seu adversário?
PAULO MALUF!!!!! Um paulista.
Mas não foi ele quem ganhou o coração de São Paulo.
Parece que o PT conseguiu transformar nosso país numa Ruanda: Quem é hutu vota em hutu e quem é tutsi vota em tutsi, e quem ganhar massacra o outro. É o que queremos ser?
Alzira 1
-09/02/2010 às 21:41
Perfeito como sempre, Reinaldo.
João Máximo
-09/02/2010 às 21:40
Reinaldo, ótimo. Precisamos de um brasileiro íntegro e capacitado para governar este grande país, não importando o seu estado de origem.
Renato racional - MG
-09/02/2010 às 21:38
Reinaldo,
gostaria de agradecer por ter dispensado um post em referencia a um comentario que fiz(mesmo que em certos pontos para chamar minha atenção rs), fiz o comentario primeiro porque sou leitor do blog e acho que voce fala o que a maioria (99,99%) dos leitores quer falar e se possivel no JN o que a petralhada esta fazendo com o Brasil, e ninguem faz nada, mas não posso deixar de manifestar minha insatisfação com alguns leitores que fazem tanta generalização sem conhecimento de causa tanto do governador quanto do estado, so isso, sei que voce sempre fala em seu nome, porem, para muitos que sequer escrevem o primeiro nome para se identificar em seus comentarios. Abraços
Janine
-09/02/2010 às 21:36
Puro bairrismo … somos todos brasileiros.
Sou do Rio e escuto sempre que nao trabalhamos, que aqui tudo funcional mal … faz parte!!
O presidente do Brasil tem que ser brasileiro …
Agora que o tal de Aecio e Alencar sao sinistros eles sao mesmo!!!
Nao porque sejam mineiros!
antonio
-09/02/2010 às 21:36
agora fala um paranaense radicado em são paulo:TARSO NÂO!!!!!!!!!!!!
pelo AMOR DE DEUS……….tarso não@!@@@R#ddf|vRvFD%$%#
Iguinho
-09/02/2010 às 21:34
Se se levar um pouco mais longe a irrelevância do espaço na formação de cada um se perceberá que não somos nem brasileiros nem latinos. Somos apenas indivíduos.
marcos moraes
-09/02/2010 às 21:33
Impressionante que vc tenha perdido tanto tempo ensinando essa múmia a raciocinar.
Parabéns.
MAM
Paranaense enojado
-09/02/2010 às 21:32
E os curitibanos, como eu? Se fossemos reclamar… Somos tachados de frios, caçoam de nossos costumes, das praias do PR, de nosso sotaque (”leite quente”), de nossas comidas. E nunca reclamamos! Colegas, vamos esquecer esses excessos de sensibilidade.
E, além de tudo, sou descendente de mineiros. Meus bisavós vieram do Sul de Minas para colonizar o Norte Velho do PR.
Ataíde
-09/02/2010 às 21:31
É apenas um petralha.
Francisco de Taubaté
-09/02/2010 às 21:28
Espero que ninguém se incomode com o meu apelido…hehe. Ele serve apenas pra que saibam onde me localizo.O que importa mesmo é que sou brasileiro e torço pra que isso aqui um dia tenha um presidente decente e honrado como foi FHC. Pode ser mineiro, paulista, goiano, sei lá de onde. Só não pode ser petralha.
j.freire
-09/02/2010 às 21:27
Reinaldo,
ai meu Deus!!! E eu que seu pernambucano? Terra do apedeuta e uma das que lhe deu maior votação, infelizmente. Pior, parece que novamente a terrorista vai ser bem votada, não com o meu voto. Espero que os pernambucanos não errem novamente.
Dr. Fiesmot
-09/02/2010 às 21:24
Nasci em Minas, lá cresci, estudei, fiz faculdade, tive o primeiro emprego.Moro no estado do Rio de janeiro faz 10 anos.
Vou a Minas em todos os feriados possíveis. E em muitos fins de semana. Até hoje não transferi meu título de eleitor. Sim, sei que já deveria tê-lo feito.
É em Minas que tenho minha história, minha família e meus antigos amigos.
Me incomoda muito esse esse provincianismo de boa parte da imprensa mineira e de seus políticos. Um lugar, seja cidade , estado ou país, só é importante por causa de nossas experiências individuais.
Nem “brasileiros” na verdade somos.
Terráqueos? Hummm… Palavrinha feia, não?
Sei apenas que somos apenas humanos. E já é suficente.
flávio magalhães
-09/02/2010 às 21:23
Reinaldo, maravilha de texto. Sempre aprendendo, aprendendo, aprendendo (eu, claro!!!!!). Sou goiano e moro no Rio, fifty-fifty, como diria aquela moça do Big Brother. Amo o Rio e os cariocas, assim como os goianos, tenho amigos piauienses, paulistas, cearenses e alagoanos, entre outros tantos e todos guardam os traços que nos diferenciam, o seu Tejo particular, mas também o que nos une: a alma, e tudo que nela cabe, brasileira.
ficou um pouco piegas, mas, ah, o que é que tem?
abraço,
LIMA
-09/02/2010 às 21:21
REINALDO.
É UMA PENA QUE AINDA EXITAM BRASILEIROS QUE PENSEM PEQUENO. SER BRASILEIRO É SER EUROPEU, INDIO, NEGRO, PAULISTA E MINEIRO. O IMPORTANTE É SER DEMOCRATA, HONESTO, DE BOA FORMAÇÃO E NÃO APOIAR POLITICOS SAFADOS E CORRUPTOS. O SR. AECIO É UM HOMEM DE BEM E MERECE TODO O RESPEITO, BEM COMO NOSSA MINAS GERAIS, QUE EU SENDO FILHO DE MÃE MINEIRA E PAI GAUCHO ADORO TANTO. O RESTO É MESMO UMA BOBAGEM.
PauloA
-09/02/2010 às 21:18
Renato
Relaxa…..esqueça essa coisa de Presidente do nosso Estado. O último que saiu aqui do Rio foi o Collor ( FH não é carioca…..é Frances, mas não conte para ninguém ) e deu no que deu.
Aproveite e venha passar uns dias aqui no Rio.
Traga um ar-condicionado ambulante e um colete a prova de bala.
Abraços do carioca BRASILEIRO.
PA
Claudia
-09/02/2010 às 21:16
E eu? Gaúcha… Com os meus “ilustres” conterrâneos: Tarso, Marco top top, Olívio, Brizola e por aí vai… Certamente já teria me bandeado prá Rivera no Uruguai, se por acaso pensasse como o mineirinho
Eben Santos
-09/02/2010 às 21:12
Reinaldo,
se for necessário fazer “rodízio” de presidentes por estado da federação, eu reinvidico a vez da Bahia. Minas teve, acidentalmente, mas teve, o Itamar que substitiu Collor. Ô mineiro Renato, deixe a Bahia ter a sua oportunidade! NO mais “amigão”, vamos nos unir como brasileiros e derrubar essa corja que está no poder…
Eben Santos
-09/02/2010 às 21:10
Reinaldo,
se for necessário fazer “rodízio” de presidentes por estado da federação, eu reinvidico a vez da Bahia. Minas teve, acidentalmente, mas teve, o Itamar que substitiu Collor. Ô mineiro Renato, deixe a Bahia ter a sua oprotunidade!
clara campos
-09/02/2010 às 21:09
O importante é que venha alguém que resolva nossos problemas, sou paulista, mas por uma questão pragmática preferiria o Aécio que talvez tenha mais chance de romper com a perpetuação do petismo no governo federal. O governador Serra terá, por uma série de problemas já conhecidos por aqueles que acompanham a política nacional, mais dificuldades de atrair apoios de determinados partidos e caciques.
Nélio
-09/02/2010 às 21:08
Minas pertence ao Brasil e não o contrário.
Estela
-09/02/2010 às 21:07
Reinaldo, parece cultura inútil, mas lendo este post lembrei de um “versinho” que aprendi na escola. Sim, sou do tempo em que até isto fazíamos: recitar versos.
Aí vai (não lembro a autoria):
Se te perguntarem, filho
onde é a terra do teu amor?
Cheio de orgulho responde:
sou brasileiro, senhor.
Não digas sou sergipano,
sou paulista, sou mineiro;
pois serás mais soberano
dizendo: sou brasileiro.
Bobagem,né? Mas, que saudade daquela escola… E neste momento entendo a sabedoria da professora, ao propor tal atividade, para alunos de 10 anos, no interior do RS. Fui escolhida para recitar isto justamente com um colega… paulista, um tanto desconfortável na nova cidade…
mts
-09/02/2010 às 21:07
alias, esse rapaz ai pela mania de perseguicao e coitadismo que revelou na carta, tem muita propensao ao petismo.
O petismo eh muito bem visto em minas, alias.
Em bh, o pimentel eh uma sensacao.
Creso
-09/02/2010 às 21:07
O Aecio não foi contra os militares de 64 que deu uma capinada nos comunas.Todos os revolucionários estão mamando na teta da nação corporativa e ainda tem mais 3 tetas esquichando leite na cara. O Tancredo disse que não ia socorrer banqueiro;quem mandou colocar dinheiro na Corôa Brastel. O Aecio pode fazer as reformas que o Brasil está condenado a serem feitas,porque quem atrapalhar ele manda para um cargo subalterno foi o que fez na presidencia da camara. Gastamos 1400/h/homen/ano de burocracia para pagar os impostos e provar que pagou. Em segundo lugar vem Camaroês com 1400/h
mts
-09/02/2010 às 21:03
Ao mineiro da carta…se tem trouxa ou nao, vamos ver qdo da votacao. Se votarem no PT da dilmona por rancor , estarao sim assinando seu atestado de capacho.
QUAKER
-09/02/2010 às 21:01
RENATO:
O QUE VOCÊ QUER DIZER COM “COLOQUE AS BARBAS DE MOLHO”?
É UMA AMEAÇA?
SOU FILHO DE MINEIROS MEU PAI NÃO ERA ASSUSTADO. ADORO MINAS GERAIS PORÉM,NÃO ESTAMOS AQUI PARA RECEBER AMEAÇAS DE PETRA NENHUM. SEJA MINEIRO OU DE QUALQUER ESTADO BRASILEIRO.
O BLOG TEM DONO A ELE CABE DECIDIR.
ESTE BLOG PODE SE DAR AO LUXO DE ESCOLHER QUEM DEVE OU NÃO EMITIR SUAS OPINIÔES.
SE VOCÊ NÃO É TROUXA TEM TUDO PARA SER.SE NÃO É CAPACHO ENTÃO PROCURE OUTRO BLOG.SE VOCÊ NÃO TEM ESTRUTURA DEMOCRÁTICA VOCÊ ESTÁ NO LUGAR ERRADO.
LEMBRO QUE AQUI A MAIORIA NÃO USA BARBA.
APROVEITE O CARNAVAL.
PEGUE UM TORRESMINHO UMA CACHACINHA O CANIÇO E VÁ PESCAR! FIQUE FRIO.
MAS NÃO ENCHA O NOSSO SACO PÔ!
Politicida Plus
-09/02/2010 às 21:01
Rei, sou mineiro de Ouro fino. E não endosso esse tal de Renato ao falar por Minas. Acho que ele não teve um dia bom, só isso. O que vc escreveu foi algo consistente e de muita propriedade. Temos que colocar esse fato novo chamado zé Alencar na plancheta, sim.
J.B.CRUZ
-09/02/2010 às 20:57
Sou Mineiro dos tempos de J.K e sinto orgulho de alguns de nossos políticos terem prestado bons serviços ao Brasil a saber: JUSCELINO KUBITCHEK de OLIVEIRA,José Maria alckmim,Tancredo Nrves,Pedro Aleixo,Itamar Franco,etc,etc,etc,,,,Dos políticos ruins eu não falo, tenho vergonha!!.Mas queria dizer que não deleguei e nem dei procuração para o Sr. Renato Nacional falar em meu nome…Sou eleitor da família NEVES há mais de 40 anos,mas, desta vez meu voto e de JOSÉ SERRA, que a meu vêr tem todos os requisitos para conduzir realmente o BRASIL no caminho do desenvolvinento..Este renato paraguaio cheira a P.T.,desesperado…….
Marcus Do Carmo
-09/02/2010 às 20:56
Totalmente de acordo Reinaldo. Nasci em Minas Gerais e durante os 50 anos da minha vida, até agora, já morei em Sao Paulo, Rio De Janeiro, Venezuela e atualmente moro nos Estados Unidos a mais de 13 anos. De onde eu sou? Oras…sou um brasileiro, mas também um cidadao do mundo. Tenho amigos de todas as regioes do Brasil e do mundo e verdadeiramente o bairrismo é uma grande bobagem. Se eu me incomodasse com as brincadeiras dos amigos, nao teria vida.
Este negócio de fazer brincadeiras com os outros estados nao é só do brasileiro. Mesmo aqui, cada estado tem seu estereotipo mais ou menos delineado e ninguém se importa também.
O importante é ter sentido de humor…
abraços!
Nélito
-09/02/2010 às 20:55
Será resquício da política do café com leite? Melhor que fosse café com pão de queijo, todo trocadilho será infame?
Yara Chiara
-09/02/2010 às 20:48
Como brasileiro, Renato, e como brasileiro que certamente sabe pensar acima desses regionalismos, você tem um instrumento valoroso para devolver ao Brasil a plenitude do regime democrático: o voto.
E eu!? Como você acha que essa pobre diaba se sente, essa Lilû, essa Lilith sem Adão?
[rasgando a batinha]
Yara é de Kopychyntsi, Ucrânia. De resto, prosaica, cabeçuda e estrábica, condenada ao lado prático das coisas.
YARA NÃO VOTA NEM TEM INFLUÊNCIA NAS ELEIÇÕES. YARA É DESCARTÁVEL.
Yara gostaria que Serra e Aécio governassem como dois cônsules, à maneira dos generais nos estertores da República Romana. Mas não vai acontecer. E YARA NÃO TEM COMO MUDAR ISSO.
Mas você tem. : )
Vânia Cavalcanti
-09/02/2010 às 20:48
Olá, Reinaldo!
Nunca-antes-na-história-deste-país houve um governo federal que apostasse tanto e cultivasse tanto a discórdia, a divisão, o estranhamento de brasileiros para brasileiros. Da, às vezes, divertida rivalidade entre S.Paulo e R.de Janeiro, Lula nos levou ao Brasil dos negros x brancos, dos ricos x pobres, dos cidadãos por cotas x cidadãos sem cotas etc. Somos um país imenso, com diversidades que fazem, também, uma unidade. Sem conhecer o conceito de nação e o lugar da nação brasileira, Lula e o PT dirigem o país como um motorista bêbado, sem habilitação, numa noite escura e chuvosa por uma estrada do pacote de obras do PAC. Filme de horror para qualquer brasileiro.
Porta Torta
-09/02/2010 às 20:46
O Reinaldo está certo. Brasileiros do mundo, uni-vos!
( E o nosso Brasil é um país imenso, é um mundo dentro do mundo essa pátria, eÊe mundão véio sem portêra!!!)
paraense
-09/02/2010 às 20:45
Reinaldo eu gosstaria de falar em nome dos paraenses:
- Socooooooorrrroooo, tirem essa governadora daquiiiiiiii!!!!!!!
Fabiana
-09/02/2010 às 20:43
Mas o que acontece, Reinaldo, é que o Brasil inteiro desce a lenha em São Paulo (que o sustenta com 41% dos impostos) toda hora, e ninguém fala em “preconceito contra paulistas”. Já, se falar algo (verdadeiro que seja) sobre algum estado, aí são intocáveis.
Todos podem ter orgulho de seus estados. Mas se um paulista diz ter orgulho de ser paulista, aí ele é “nazista”, o capeta, etc.
Ou seja, o Brasil é um país hipócrita.
Acho que é hora de todos assumirem que o Brasil não é uma Nação. É um império imposto à força sobre várias Nações. Isso não é pejorativo, é uma realidade.
Se estas Nações se administrassem a si mesmas, não seriam tão suscetíveis a “imperadores” que surgem por aí.
CABO ANSELMO
-09/02/2010 às 20:42
Reinaldo,
Existe uma m[axima que diz: Dividir para dominar!
Parece que o nosso povo ainda não consegue enxergar as armas utilizadas pelos canalhas.
Abraços.
Rakel Maia
-09/02/2010 às 20:36
Reinaldo,
bobagem. Minas tem de tudo mesmo. De bom e de petralha. Não me sinto ofendida quando alguém critica qualquer coisa por aqui. Não SOU MG. Sou DE MG. é muito diferente. e quer saber? I don’t care a damn.
Um abraço.
Rakel
Anônimo
-09/02/2010 às 20:35
Não sei não, Reinaldo, mas esse tipo aí é hoje predominante lá nas Minas Gerais, evidenciando que o vírus petralha lá provocou verdadeira endemia ou pandemia. É quase impossível conversar hoje com qualquer mineiro, já que sempre estão assim, com várias pedras na mão e sempre sem razão. Dizem que gordura pega e podemos, por extensão, dizer que burrice também. Verdade é que são radicalmente contra os paulistas, mas poupam, curiosamente, o Bolivariano da Silva, como se ele não fosse cria e mais um dos políticos de São Paulo. Sempre dois pesos e duas medidas.
Claudio anti-lulismo e petismo
-09/02/2010 às 20:34
Outra coisa bem lembrada pelo Reinaldo: Dilma é mineira.
Também pode-se lembrar que o vice-presidente José Alencar é mineiro, e o presidente não é paulista é pernambucano, além de que o antecessor FHC é carioca e o vice desse era pernambucano. São Paulo não é hegemônico na politica nacional, portanto não precisa existir animosidade contra políticos paulistas. O mérito do Estado de São Paulo e outros estados, na luta contra o déspota molusco e sua matilha, é justamente o baixo numero de votos que eles têm aqui e nesses estado, isso sim é um mérito na luta contra o quadrilhão.
Ricardo K.
-09/02/2010 às 20:34
Caro Reinaldo,
Como leitor (mineiro) endosso - sem seu pedido ou mesmo autorização - cada palavra de seu texto.
Ofensa é uma coisa, preconceito outra, e intolerância outra ainda.
E sou testemunha - de fato! - que você sabe discernir muito bem cada uma, e, principalmente, atuar para o bom ambiente do SEU Blog.
ivano
-09/02/2010 às 20:33
Reinaldo, o Renato Racional teve uma grande liçao, de pai para filho, tomara que a assimile e deixe de se sentir tão inferior ou superior no seu país das Minas Gerais. Mas um voto para Dilma, a mineira descomunal.
ama.jr
-09/02/2010 às 20:33
Esta atitude de Aécio prejudica o país.Êle ainda não tem prestígio nacional para ser presidente.Precisa amadurecer, o que se comprova pelas posicões que vem mantendo.Vai acabar perdendo a vice presidência e até o senado.Veja que o José Alencar tem o dinheiro,a simpatía e a saúde a seu favor.Para não falar da máquina petista que não brinca em servico.
Pablo DS
-09/02/2010 às 20:32
“Deixe essa bobagem para o discurso dos políticos”.
Rei, e alguns políticos realmente andam batendo nessa tecla. Veja o que o senador Pedro Simon disse ontem:
– Gosto muito do Serra, mas São Paulo já está há 16 anos na Presidência da República. Oito anos com Fernando Henrique e oito com Lula. Se fica mais oito anos com Serra, serão 24 anos e teremos de fazer uma nova Revolução de 30. É muito São Paulo – argumentou o senador.
Como se não bastasse, disse mais:
– Se o PMDB não tiver candidato próprio, eu me inclino pela Dilma. Ela é formidável – disse Simon.
Revolução de 30?! Dilma formidável?! Ninguém merece.
naldig
-09/02/2010 às 20:31
E como fica para quem mora na divisa de Minas e São Paulo? Dizem aqui, apesar da excelente convivência, que o Mineiro não fala o que esta pensando e que o Paulista não entende o que o outro esta falando. E treim doido sô. Os petralhas adoram divisões….separações…..maquinações. Sonham com a burrice alheia manterem o Poder.
NERO
-09/02/2010 às 20:31
ESSA REVOLTA NÃO FAZ SENTIDO. MINAS ESTA PRO BRASIL DA MESMA FORMA COMO OS OUTROS ESTADOS ESTÃO. SE O ‘ CIDADÃO ‘ SENTIU-SE MAGOADO DE ALGUMA FORMA, O QUE ESPERO NÃO SER UM ‘ MEA CULPA ‘ DE SUA PARTE POR CONCORDAR, COM CERTEZA, PELA ‘ENSEBAÇÃO’ E ‘ VASELINAGEM’ DOS POLITICOS DE LÁ , DEIXANDO A SOCIEDADE BRASILEIRA PERPLEXA PELA FALTA DE SINCERIDADE E OBJETIVIDADE EM SUAS AÇÕES POLITICAS.
Gerdano Silva
-09/02/2010 às 20:30
Apoiado! O Brasil é um só!
fabricio oliveira
-09/02/2010 às 20:30
Sou mineiro!!!!!!!
http://charges.uol.com.br/2010/02/09/cotidiano-no-qg-dos-tucanos/
Lobinho
-09/02/2010 às 20:29
É isso mesmo, tio. Precisamos ter mais senso de humor.
Uma música que diz que “mineiro não compra bonde, pois inventou o avião” pode?
Já a brincadeira do Juca Chaves dizendo que “a única mineira que não dá é a loteria” não pode?
Ora, que bobagem! Se for assim, que dirão os gaúchos, os mais sacaneados nas piadas?
Ademais, essa história de que “A sucessão passa por Minas”, ou então, “É preciso pensar a partir de Minas” não passa de uma grande tolice.
eidia
-09/02/2010 às 20:29
Já não bastam as fronteiras de países agora vamos ficar nesse amasso por conta de fronteiras de estados. Tem dó minha gente! Tem assunto bem mais interessante pra discutir.
eidia
http://www.oquevivipelomundo.blogspot.com
STELLA DA HERMÈS
-09/02/2010 às 20:29
Sou carioca e moro em Minas faz 13 anos. Amo Minas Gerais e me orgulho muito do estado onde moro, mas devo, mais uma vêz concordar com vc, Reinaldo. Esse complexo de inferioridade de ALGUNS mineiros, sem o menor motivo, realmente existe.
Parabens pela resposta!
Ju Freitas
-09/02/2010 às 20:28
É isso aí. Aliás sempre me pergunto, quando ouço essa história de que é a hora de Minas eleger o presidente, porque não é a hora de Alagoas, Rio de Janeiro, Amazonas, Ceará ou qualquer outro estado.
Ora, como você disse já existe uma candidata mineira, se é por isso, eles não têm do que reclamar.
Não vejo eleitores de outros estados clamando por esse tipo de justiça, a não ser que tenha chegado a hora de reeditar algo na linha da política café com leite. Bem, se for isso escolho o Serra para começar a brincadeira, aliás as pesquisas demonstram que ele é o escolhido.
nei moreira
-09/02/2010 às 20:27
Reinaldo.
Boas falas. Renato, somos todos brasileiros e irmãos.
Incisiva
-09/02/2010 às 20:27
Sr. Renato (permita-me, Reinaldo), enquanto cada um de nós, ficar preocupado com bairrismos e confrontos idiotas, deixamos de ser brasilairos mais atentos às parafernálias que esse infeliz governo(que adora essas picuinhas) quer fazer com o Brasil.
Por isso, quanto mais tivermos consciência de nosso papel de “brasileiros” para fortalecer este nosso País, mais evitaremos que vigaristas políticos tentem acabar com nossa LIBERDADE, nossa DEMOCRACIA. Estas, sim, não devem sofrer ataques.
Em frente! Nós todos, BRASILEIROS, com diferenças, mas unidos por uma NAÇÃO DECENTE, fora das mãos peludas das trevas.
alberto autran
-09/02/2010 às 20:27
…tudo o que eu pensava ate então…..
alberto autran
-09/02/2010 às 20:25
…na decada de 70 fui morar em Itaparica e viver como “jesus”como era meu apelido ou “hippie”como eramos chamados,(fumamos muita bosta de cavalo)ao voltar para São Paulo,ainda tinha aquela ideia de hippismo,ate ver uma “mina”toda hippie ai pensei,legal vou fazer amizade e quem sabe rolar um astral legal,ao me aproximar perguntei:
-E ai vc é de onde?
resposta..
-Se toca cara,sou do MUNDO…
Parei um instante e resolvi avaliar tudo o
Claudio anti-lulismo e petismo
-09/02/2010 às 20:21
É Renato, aqui ninguém implora por voto de ninguém, o que todos queremos é ver o Partido do Trambique ladeira abaixo, isso com Serra, Aécio, FHC, Demostenes, Katia Abreu, Simon, Alckmin ou seja lá mais quem for, desde que não esteja alinhado com essa porcaliticagem do molusco e sua trupe. Realmente, paulistas sabem pouco sobre Aécio mas isso não é nossa culpa, ele ainda não tem projeção nacional e o Serra tem, e isso é crucial nesse momento, pois é importante ter penetração em todos os lugares do Brasil pra ter chance de vencer a dita cuja e a máquina do governo. Se Aécio fosse o candidato do PSDB, por coerência os eleitores paulistas do Serra deveriam votar nele. Vale a recíproca.
Rubens Costa
-09/02/2010 às 20:21
Reinaldo, boa noite! Os políticos dividem para governar e reinar. Quando o Lula vai para o nordeste vomitar suas falácias, ele ataca o sul e sudeste dizendo que o nordestino é um povo sofredor, assim como ele… Quando vai para o Sul, diz que o povo gaúcho é um povo politizado, forte, etc. Tudo bobagem, retórica dos que dividem para reinar. Somos, todos, brasileiros, ou ainda, como prefiro, terráqueos. Um dia a humanidade acorda, espero.
Le Prevost
-09/02/2010 às 20:19
Reinaldão, se antene que o moço é um petralha travestido de mineirinho bairrista. Ele conseguiu o que queria: criticar o governador José Serra. Aqui em Santa Catarina, a gente nunca perde a vista de que o tatu esconde a graxa debaixo da casca…
sem capote e sem copeque
-09/02/2010 às 20:18
Off topic: O Senador Pedro Simon disse hoje, segundo a ZH, que “tende” a apoiar a cândida candidata Dilma; afirmou que o governo lula pode ser divido em um antes de um depois de dilma.
Já o candidato ao governo do RS pelo PMDB, José Fogaça, declarou que não vê problema algum em dividir seu palanque com o PT.
Pois bem, riograndenses: pelo visto o PT tem dois candidatos no Rio Grande.
Nikacio Lemos
-09/02/2010 às 20:18
PUTZ !!!!!!
Essa é boa.
A guerrilheira pede comparação de governo.
Como comparar governos se ela nunca foi presidenta !!!!
Comparação com qual Governo ela quer ?
Por uma acaso a Sra. Dilma já foi Prefeita, Governadora ou Presidenta ?
Como comparar algo que se refere a ela se ela não mostrou capacidade para tanto !!!
A propósito, quem garante que ela irá fazer um bom governo ?
No entanto se a comparação for sobre governo de FHC X Lula, não a o que se comparar até porque Lula copiou e mantém na íntegra o programa de governo do Plano real (PSDB)
Nikacio Lemos
23 anos universitário
Cris Azevedo
-09/02/2010 às 20:18
Rei
Recebo um email com o seguinte texto:
O Exercito brasileiro fez uma cotação p/ comprar tecido camuflado.Quem ganhou? A Coteminas. Só que a revendeu ao EB. No Brasil, quem produz este tecido é a Textil Renaux e a Schloesser, de Brusque, SC.
Pois é. Alencar é um patriota.
antonio
-09/02/2010 às 20:17
Desrespeitar Minas é p Lula lançar o José Alencar a governador para, numa eventual vitória, o PT assumir o governo apostando que a fragilidade da sua saúde o impeça de governar. Minas e José Alencar merecem mais respeito.
Rose Perito
-09/02/2010 às 20:15
Bairrismos não nos levam a nada.
A grande questão hoje é: o que queremos para o Brasil nos próximos anos? Estamos satisfeitos com o que vemos? Aceitaremos o que se prenuncia através de planos, diretrizes e conselhos disso e daquilo?
Enquanto ficamos discutindo SP ou Minas ou RJ ou o Nordeste, os mal intencionados vão roendo as estruturas e as instituições e preparando a cama para todos nós. Quando acordarmos, será tarde demais.
Le Cafard
-09/02/2010 às 20:13
Esse Renato Racional está com tudo, exceto com um mínimo de racionalidade. Esse papo batido de que Minas é tratada a pão-de-ló em época de eleição, que Aécio é o bamba da vez e blá, blá, blá… isso cansa. Sou mineiro, moro em Minas e não percebo um mínimo de profundidade no pensamento desse Renato. Ou posso estar enganado ou esse rapaz é petista declarado.
Carla Teixeira
-09/02/2010 às 20:13
Estupendo!
Silva Júnior
-09/02/2010 às 20:10
Somos todos brasileiros, eu sou brasileiro do Piauí (risos). Isso de regionalismo é pura bobagem. Vc está certo, Reinaldo. Abraços a todos os braisleiros de Norte a a Sul. Segregar brasileiros é coisa de petralha.
patricia m.
-09/02/2010 às 20:06
Concordo com voce, sem bairrismo que nao leva a lugar nenhum. Sei que voce ja tocou em certos pontos antes, mas eu penso que: o Aecio foi um governador fenomenal, depois do monte de porcaria que Minas Gerais teve; o Aecio de certa forma esta mais a direita que o Jose Serra (sei, sei, esse negocio de direita nao cola com voce, mas EUzinha aqui voto na Direita Catolica Conservadora tudo isso junto); o problema do Aecio eh que ele nao eh conhecido fora de Minas e que o Serra de certa forma tem preferencia - justamente por ter sido ministro do FHC e ter portanto uma certa popularidade. Errado? Ele ainda tera sua vez, basta aguardar.
H. Dir
-09/02/2010 às 20:06
Muitos mineiros, entre eles pessoas simples e sem muita instrução, são bambas na arte da ironia e até do understatement.
Alexis
-09/02/2010 às 20:06
Eu não sou nem carioca nem brasileiro nem italiano. Sou um cidadão do mundo e se o Rio de Janeiro tá uma bosta para se viver, mando tudo às favas. Não me importo quando dizem que carioca é malandro ou traficante. Tem tanto que já virou clichê…então dou de ombros. O que eu queria mesmo era ver um homem de verdade tomar as rédeas dessa M****, fosse ele carioca, paulista, paranaense, gaucho ou arataca. Que fosse um homem preocupado com a educação das crianças, que tivesse a coragem de acabar com a roubalheira, que pendurasse o Champinha e o Mohamed na ponta de uma corda, que sequestrasse todos os bens dos Sarney, dos Maluf, do Luis Estevão, dos Arruda, do Abi Hackel e de todos os proxenetas.
geo
-09/02/2010 às 20:05
está na hora do RS ter um presidente ” o GRANDE tarso coisinha genro”
Alexandre da Direita Reacionária Golpista
-09/02/2010 às 20:05
Ah, não! Quer dizer que tem mineiro que se ofende quando falam de sua região? Achei que eram só os nordestinos que ficavam com esse nhenhenhém, ou melhor, mimimi.
Putz! Mais do que descem a lenha na lomba dos paulistanos não tá escrito.
Engraçado que eu não estou nem aí para o que falam do maldito povo paulista, eu admito: somos antipáticos, golpistas e reacionários. hahahahaha
Gostei dum trecho que vc escreveu uma vez, Reinaldo. Nele, um iMundo (esquerdista) se mordia porque vc havia falado do NE.
Lembro que vc escreveu algo como: Não falo com grupos, raças ou etc, falo com indivíduos.
TOIM!
Margareth Thatcher ficaria orgulhosa de vc.
Jose Alberto
-09/02/2010 às 20:05
acho que o rapaz nao percebeu a sutileza do texto do grande NR.
eu penso que ele se referia ao Otto como o mineiro, e não aos mineiros em particular…exemplo, desenhando: meu pai era dono de um restaurante e tinha um garçon que todos chamavam de “Mineiro”, assim como muitos conterraneos meus são chamados de “Gaúcho”..era isso.
Seilon
-09/02/2010 às 20:03
Antes de ser mineiro eu sou brasileiro.
facenova
-09/02/2010 às 20:03
Mais que ’sermos simplesmente brasileiros’, que tal nos focarmos na preservação da nossa liberdade de expressão e de ir-e-vir, um bem só menor do que o nosso direito de viver - seja onde estivermos, ou onde tenhamos nascido.
Teo
-09/02/2010 às 20:02
Grande Reinaldo,
Esse negócio de Minas, São Paulo é uma grande bobagem.
REINALDO OBSERVA
Teo, adivinhe por que cortei o resto rsss)?
jml
-09/02/2010 às 19:57
Parabéns.
Somos todos BRASILEIROS.