Blogs e Colunistas

19/12/2006

às 16:53

Um e-mail da delegada Elisabete Sato

Recebi o seguinte e-mail da delegada Elisabete Sato, que pediu o arquivamento do caso Celso Daniel. Leiam e depois retorno:

Prezado sr. Reinaldo Azevedo,
Inicialmente me apresento: meu nome é Elisabete Ferreira Sato, delegada de polícia titular do 78º Distrito Policial – Jardins/SP. Tive a surpresa ao ler no site de Veja On Line, onde o sr. tem uma coluna, aleivosias a meu respeito.
O senhor afirma no seu blog um parentesco (tia) entre a minha pessoa e um cidadão de nome Marcelo Sato, o qual seria marido de uma sra. de nome Lurian, que seria filha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Inicialmente, apraz-me esclarecer que sequer conheço tal pessoa. Meu único sobrinho tem 09 anos de idade. Doutro aspecto, em sendo o senhor um profissional respeitado, o mínimo que se esperaria era uma consulta para esclarecimento, o que nunca ocorreu, infelizmente.
Atenciosamente,
Elisabete Sato

A doutora Elisabete Sato pode estar confundindo este blog com algum outro. Por quê? Eu NUNCA ESCREVI TAL COISA. O arquivo está disponível para consulta. Inexiste texto meu afirmando o parentesco. Vou fazer uma procura nos comentários para verificar se algum internauta postou algo parecido. Se houver, excluo. Caso a delegada tenha em mãos o dia em que a eventual mensagem foi publicada, pode me enviar. Ganhamos tempo.

Doutora Elisabete deve saber que o boato circula na rede. Mas eu nunca lhe dei atenção. Mais do que isso: excluí centenas de comentários a respeito porque me pareceu claro que estavam tentando transformar sobrenome em categoria de pensamento ou alinhamento político. Mesmo que ela fosse parente do genro de Lula, isso não a tornaria, em princípio, suspeita.

Como jornalista, cidadão, leitor e pessoa que acompanha o caso Celso Daniel, discordo do pedido de arquivamento. Mas a minha discordância nasce dos eventos relacionados ao caso. Nada tem a ver com a vida privada da delegada.

Conspirações
A propósito, um recado aos internautas: não sei se, por engano, algum comentário dando curso ao boato acima foi publicado aqui. Eu me esforcei para não publicar nenhum, o que é uma chatice, dá trabalho, aporrinha. Peço que tomem cuidado com teorias conspiratórias estapafúrdias que circulam na rede. Existem “conspirações” para todos os gostos: de direita, de esquerda e, pasmem!, até de centro!!! Os esquerdistas espalham, por exemplo, que sou membro do Opus Dei. É uma prelazia papal. Ser membro do grupo não é crime. Qual o problema? Ocorre que não sou. Nos sites e blogs da “companheirada”, no entanto, isso é dado como certo, como uma “informação”. Assim como essa gente está convicta de que a Rede Globo escondeu o acidente com o avião da Gol só para dar destaque à foto da dinheirama do dossiê.

Por favor, deixem os delírios para os aloprados.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

50 Comentários

  • valter josé

    -

    16/8/2013 às 4:28 pm

    Adoro a Dra.Sato.

  • Stanislaw

    -

    2/5/2013 às 5:32 pm

    Ser parente ou não de A ou de B não vem ao caso, o incrível é uma investigação estapafúrdia que conclui como crime comum um crime claramente político.
    Pelo menos é como pensa também o Ministério Público que, por motivos muito claros, tentam atualmente impedir que investigue.

  • Mauricio oued

    -

    7/9/2012 às 8:29 pm

    solicito uqe meu comentário seja deletado, embora só tenha dado uma opinião, sem maires acusações, pois fando muma buusca no GOGLE , na cidade de Arapongas – PR, lá encontrei tal assertiva. obrigado

  • Leandro

    -

    27/10/2010 às 7:39 pm

    Reinaldo, porque o Serra nao pergunta sobre a morte do Celso Daniel para a Dilma nos debates?
    Será que ele tem medo de ser assassinado e sua família também ser extraditada para França?

  • casino roulette

    -

    16/5/2010 às 5:11 am

    Una buenna idea!

  • marcelo_s_silva

    -

    1/2/2009 às 1:39 am

    Caro Reinaldo,

    Gostaria de ter acesso a uma reportagem de uma edição da revista Primeira Leitura. Como faço para ter acesso, existe ainda algum site para pesquisa?

    Grato
    Marcelo

  • Anônimo

    -

    20/12/2006 às 6:21 pm

    Com certeza foi o Cláudio Humberto que comentou essa questão no blog dele.

  • LCK

    -

    20/12/2006 às 9:52 am

    Reinaldo,
    a Márcia Ruiz-nossa colega dos comments- falou tudo.
    Querem censurar até a conversa da gente!! Que história é essa.
    Seria um resquício da democracia CHULLA ?!(Cháves e Lulla)
    Vamos lá pessoal , isto tudo é cortina de fumaça das trapaças do APEDEUTA!!!
    ———————————-
    (Dr. Marco Aurélio Mello: não se esqueça do conjunto da obra:
    SANGUESSUGAS, MENSALEIROS,VALÉRIODUTO,CARTILHAS,APLAUSO
    ROUBADOS,MENTIROBRÁS , OPERAÇÃO TAPA BURACOS,”uma coisa é o que a lei determina , outra é a criatividade em usar a lei”, crescimento pífio,LUllagate (que transformaram em Mercadantegate),apagão aéreo,biritas (bom birita pode),dólares na cueca,Sarney, Renan,Aldo “lênin do Agreste” rebelo,Berzoinev,Zé Dirceu,MTB manipulando a PF,aparelhamento do estado,submissão aos malucos Cháves e EVO,concordância com a tomada da Petrobrás na Bolívia, ….
    ————————————
    VÁRIOS DESTES CRIMES SÃO DE LESA PÁTRIA!!!
    OU A PÁTRIA ESTÁ LESA?!!
    ————————-

  • Ney

    -

    20/12/2006 às 5:38 am

    Irônico ela mesma não ter feito antes uma “consulta para esclarecimento”, ainda mais sendo uma delegada.

  • MARCO LOSS

    -

    20/12/2006 às 12:09 am

    Não seria interessantíssimo vc propor q a Dra.Sato lhe concedesse uma entrevista p/ q ela esclareça pontos duvidosos do inquérito Celso Daniel?
    Quanto a eventual parentesco c/ a Srta. Sabrina Sato, Lurian da Silva ou c/o Dr. Silvana, não nos faz diferença.
    abços.

    Marco

  • Anônimo

    -

    19/12/2006 às 11:13 pm

    Reinaldo.
    Apenas para sua informação: O OPus Dei é uma Prelazia Pessoal da Igreja Católica. Ou seja, diferentemente da Prelazia territorial, onde o Prelado tem jurisdição num território, A Prelazia Pessoal é uma instituição que conta com um Prelado que tem jurisdição sobre pessoas, fiéis, naquilo que diz respeito ao que é próprio da espiritualidade do Opus Dei, conforme os seus estatutos, aprovados pela Igreja e publicados em jornais quando o Opus Dei foi erigido Prelazia Pessoal. No mais, as pessoas do Opus Dei são fiéis da Igreja Católica, que se submetem aos bispos regionais como todos os outros católicos. E é muito bom ser do Opus Dei! Bom para viver e bom para morrer.

  • Anônimo

    -

    19/12/2006 às 10:19 pm

    Rei,
    foi um leitor seu que pôs um comentário no blog… tem que ver o dia e quem foi.

  • Anônimo

    -

    19/12/2006 às 9:40 pm

    Reinaldo, você bem que podia aproveitar a deixa da Dra. Elisabete, o trato legal e respeitoso conferido a ela, mesmo o engano no fundo sendo dela, e assim como quem não quer nada solicitar uma entrevista exclusiva para o blog sobre o inquérito por ela arquivado do Celso Daniel. Não sendo possível, que ela responda pelo menos se é parente da… humm… Sabrina.

  • Anônimo

    -

    19/12/2006 às 9:16 pm

    Sato é um sobrenome comum entre japoneses. A Sabrina Sato e o piloto Takuma Sato, por exemplo, não têm envolvimento com o caso Celso Daniel.

  • Anônimo

    -

    19/12/2006 às 9:16 pm

    A acusação de ser parte do Opus Dei vem do Código da Vinci. É esse tipo de livro que orienta esse tipo de gente.

  • -

    19/12/2006 às 9:16 pm

    Reinaldo, rapaz… coloque a bola no chão e continue o seu trabalho.
    Distrações só atrapalham.
    Se a carapuça caiu foi na cabeça certa, daí o remelecho…
    Avante amigo q os ptralhas tão “trabalhando”.

  • abstrato

    -

    19/12/2006 às 8:34 pm

    reinaldo, acaba com esse negocio de comentario logo…certamente eh uma chatice pra voce e pra muitos de nos…voce deve perder muito tempo em ter que ler muita bobagem…gosto do que voce escreve, nao de ler comentarios…se livre dessa aporrinhacao, amigo…

  • Anônimo

    -

    19/12/2006 às 8:17 pm

    Grande Rei:

    Realmente foi um comentário postado por alguém que aventou a hipótese de que a delegada era aparentada com o genro do lulla.

    Recordo-me de ter lido dito comentário, faz alguns dias já.

    Continue firme, e parabéns pelo termo estagbilidade, ou algo parecido, eis que é a realidade do país.

  • elo perdido

    -

    19/12/2006 às 8:15 pm

    Vixi Maria!

    Se a Bíblia e Darwin estiverem certos, também devo ter algum grau de parentesco com o Lula e o Tiririca. Nunca tinha pensado nisso.

    Socorro!

  • simplesmente maria

    -

    19/12/2006 às 8:12 pm

    Tenho perfeita lembrança de que você, Rei, não fez qualquer comentário do gênero. Infelizmente escapou um comentário (ou talvez dois) de alguém que aventou a tal ligação familiar.

    Seus comentários foram apenas sobre o mérito da decisão. Comentários impecáveis, como sempre.

  • Anônimo

    -

    19/12/2006 às 8:08 pm

    Reinaldo, li essa mensagem da delegada em outro blog de noticias, enderecada ao outro colunista, portanto acredito q a Dra. esteja enviando esse email de explicacao de forma generica, pois afinal eh dificil saber onde nascem essas correntes de boatos da internet.
    Outra explicacao eh q nao seria a delegada quem enviou esse email, mas ai a cabeca da no, eh teoria da conspiracao da conspiracao…

  • Anônimo

    -

    19/12/2006 às 8:04 pm

    Isso é que eu chamo de uma barrigada inversa.

  • Márcia Ruiz

    -

    19/12/2006 às 7:55 pm

    Rei,
    sobre as conspirações você está certíssimo, óbvio, mas é um pedido aos internautas muito difícil de ser atendido. Esse Governo particularmente e nossos homens públicos em geral nos brindam com uma cachoeira de versões, uma torrente de acontecimentos, uma enchente de fatos que se desmentem em horas, dias. Isso é frescura da D.Delegada Rei. Quer dizer que se eu ouvir dizer que tal fato existe não vou poder postar minha dúvida, até mesmo para checar se alguém tem outra informação a respeito? Se saiu informação errada, ela tem o direito de corrigir exatamente como fez por e-mail. Eu não conhecia essa história mas se tivesse ouvido teria postado para checar sim. O que ela não pode é tentar tolhir a nossa liberdade de “fofocar” ou ela não “fofoca” nunca?
    Eles não tem o direito de falar “zentas” versões por minuto? Eu tenho direito de repetir o que ouvi sim!

  • Anônimo

    -

    19/12/2006 às 7:41 pm

    É isso?
    “Ainda a novela… E por falar em coincidência, Presidente, o primeiro-genro Marcelo (Sato) tem o mesmo sobrenome da delegada da polícia paulista Elizabeth (Sato), responsável pelo arquivamento do inquérito sobre o caso Celso Daniel. Estranho, Presidente, foi um crime ocorrido em Santo André ter sido analisado em no 78º Distrito Policial de São Paulo, localizado na elegante e badalada região dos Jardins, zona nobre da capital paulista. De acordo com o conteúdo de-mail enviado pelo ex-tesoureiro do PPS, Rui Vicentini, a delegada Elizabeth seria parente de Marcelo Sato. O senhor sabia disso, Presidente? Responda, Presidente Lula, o Brasil está carente de suas respostas. (28/11/2006)”

    Para identificar, entre no Google, digite Marcelo Sato.
    Abraços.

  • Márcia Ruiz

    -

    19/12/2006 às 7:34 pm

    Na Imprensa existem a grosso modo dois tipos de editorialistas: os que dizem e os que querem dizer. É muito diferente embora não pareça. Entre os do segundo time há os que “querem dizer” porque têm tendências poéticas ou de estilo próprio e há os perigosos: aqueles que proferem textos que subliminarmente querem dizer outra coisa além do significado das palavras. Esse é um método de se colocar sem fazê-lo. De se comprometer sem compromisso. De falar sem consciência do dito e apenas pelo objetivo. É o método PT não por invenção do partido mas por que é assim que eles transitam melhor por todas as áreas.
    O fato é Rei que ninguém mais distingue com clareza os discursos porque clarear é o último dos objetivos. O discernimento se torna frágil e são criadas “famas”. Fama de quem defende o PT e fama de quem sempre ataca. Você tem essa segunda fama e, ultimamente, tudo o que se refere aos ataques ao PT vem de você. Como nossas autoridades são mestres em ouvir o galo cantar e nem se dar ao trabalho de checar onde, dá nisso.

  • Anônimo

    -

    19/12/2006 às 7:31 pm

    Aldrovando,

    A despeito de algumas omissões (que eu não condeno, dadas as circunstâncias – todos precisam comer), o conjunto dos seus textos demonstra que você continua sendo um (verdadeiro) trotskista…

  • lck

    -

    19/12/2006 às 7:05 pm

    Reinaldo,
    ———————————
    Conspirações…
    O Aldo “LENIN do Agreste” Rebelo se borrou todo com esta história de aumento. Lembrem-se que o irmão do Renan Calheiros é presidente do PC do B o mesmo partideco do Aldo. É mole!?
    Renan é o maior esperto….era o lugar tenente do Collor e agora é o general demente do Lulla!!
    Agora vejam bem , o Lulla ficou fora desta jogada MAS ARTICULOU tudo do começo ao fim. Agora quer tirar o corpo fora.
    ———————————
    O caso SATO ….
    É , e o caso Celso Daniel é complicado mesmo, né…
    Será que tem o dedo do Lulla lá!!
    (não vale o mindinho).
    ———————————
    Incrível como o TEFLULLA (novo produto da Dupont)nada gruda nele!!
    ———————————–

  • macz

    -

    19/12/2006 às 7:01 pm

    Reinaldo, vamos colocar a cuca pra trabalhar:
    1: a Dra Sato lê o seu blog ou se informa sobre o que é publicado sobre ela;
    2: tão logo percebeu uma inverdade, não obstante ser um mal entendido, ela tratou de reestabelecer os fatos: não é tia torta de Lurian;
    3: porque não desmentiu as suspeitas de que teria se equivocado no caso Celso Daniel, levantadas também nesse espaço?

    Será que é porque ela concorda conosco?

  • Tansa®

    -

    19/12/2006 às 7:00 pm

    Hummm me lembro bem, entre muitas brincadeiras alguém postou um comentário retirado de outro lugar na net.(blog)?Não foi do blog daquele que usa bigode fininho? no rodapé tem o www.
    Não é estranho que ela tenha lido isso só agora?Será se deu ao trabalho de ler TODOS os posts E comentários? , bem naquela época que dava página não encontrada?Estranho.Quem contou o conto comeu um ponto ou aumentou um.

    Dona Sato, o Reinaldo nunca escreveu nada sobre isso, nós cometaristas fizemos muitas perguntas , e até anetodas sobre essa (in)feliz coincidência.
    Pode copiar todos os comentários do mês de novembro e verificar, se é que o dr.Reinaldo já não sapecou tudo pra lixeira.
    Por favor, mande outro mail para ser publicado, dizendo assim: vi no seu blog os comentaristas tal , tal e tal, que escreveram isso, dia, hora ,tudo certinho.
    Não foi legal cobrar do sr.Reinaldo algo que ele não fez.Como delegada a senhora deveria ter lido antes os comentários e posts, se assim procedesse, com o mesmo cuidado e critério que cobra do sr. Azevedo, não teria incorrido no mesmo erro que agora tenta imputar ao jornalista:verificar antes as fontes e comprovar a veracidade dos fatos e informações.

    Volte sempre,agradecemos a preferência :)

  • Anônimo

    -

    19/12/2006 às 6:31 pm

    Já devem ter dito, mas foi o Jorge Serrão (ALerta Total) quem escreveu isso!!

  • Neilor

    -

    19/12/2006 às 6:28 pm

    Cada uma que aparece… Sato é uma espécie de Silva em japonês…

    Abraço.

  • tunico

    -

    19/12/2006 às 6:27 pm

    Reinaldo , lhe dou toda a razão.Deve ter sido algum comentário de leitor que motivou o email da delegada.Mas realmente, existe muita boataria na Internet(hoaxes) e a gente deve saber filtrar. Está circulando um por aí que garante que o PT só tem pessoas honestas nos seus quadros. A gente tem que filtrar.Esse é realmente um hoax.Hehe.

  • Anônimo

    -

    19/12/2006 às 6:27 pm

    Reinaldo, sei que não é o foque desse post, mas mereceria um destaque a reportagem de hoje do O Globo sobre a invasão das FARC no Brasil, assim como merece destaque uma parte do relatório da CPI do tráfico de armas onde aparecem provas sobre a aquisição de armas pelo MST.

  • macz

    -

    19/12/2006 às 6:27 pm

    Falando em esclarecimentos, será que a Dra Sato concordaria em nos explicar a nós, leigos, melhor a sua posição no caso Celso Daniel?

  • Anônimo

    -

    19/12/2006 às 6:23 pm

    Oi!
    Li nota mencionando o parentesco no blog do Claudio Humberto.
    Beijo,
    BiaA

  • ironbros

    -

    19/12/2006 às 6:20 pm

    Reinaldão,
    mais uma vez voce dá mostras da sua grandeza. Procurei ao longo da minha vida seguir esse principio e dar exemplos aos meus filhos dessa maneira: sempre ao lado da verdade. Se houvesse um resquicio de que voce tratou deste assunto sem seriedade o “pepino” tava feito mas não, a sua conduta permite tirar mais essa “de letra”.
    Parabéns.

  • Anônimo

    -

    19/12/2006 às 6:10 pm

    A delegada Sato está confusa, coitada, depois de sua decisão de arquivar o processo. Reinaldo, você nunca fez estes comentários. Com relação à algum post sobre o assunto é bem provável que tenha passado, mas isto não é de sua responsabilidade. Será que ela não sabe que os posts são de responsabilidade dos leitores?

  • Titi Gros Chagrin

    -

    19/12/2006 às 6:10 pm

    Sem entrar no mérito do email da Delegada Sato, é interessante notar alguns fatos:

    - Ela começa o email dizendo “Inicialmente [...]“. Muito justo. Agora, o terceiro (e último) parágrafo também contém um “Inicialmente”…
    Não seria o caso de dizer “Finalmente”, se a necessidade de um advérbio fosse premente?

    Ainda sem entrar no mérito, ela refere-se à “sra. de nome Lurian, que seria filha do presidente [...]“. Ora, como assim “seria”? Que a delegada não seja parente do cidadão Marcelo Sato, tudo bem. Mas não é público e notório que Lurian é o nome da filha de Presidente Lula? Ou até isso já é motivo de dúvida, nesses tempos interessantes?

    E por fim (ou inicialmente, apropriando-me do curioso estilo), a policial informa que seu sobrinho tem “09 anos de idade”. Sem querer ser muito chato, esse “0″ antes do 9 é perfeitamente dispensável, quando não indesejável.

    Fico por aqui, antes que seja tentado a estabelecer um paralelo entre organização de um texto e condução de um inquérito.

  • Delsiolive

    -

    19/12/2006 às 5:59 pm

    Também não vi alusão alguma sobre a vida privada da delegada! Não aqui.
    É certo que ela foi desleixada na investigação ,com tantos pontos de contatos e crimes de morte que se seguiram!
    Incompetência Premiada? Vão instituir isto também, pela primeira vez nestepaiz?! Bem, estou certo que não será a primeira vez, mas será que o Lula vai reivindicar este status “enobrecedor”?!

    Abs.

  • Anônimo

    -

    19/12/2006 às 5:53 pm

    Jornalista Reinaldo
    Recordo-me de haver lido essa notícia em algum lugar, mas não no seu Blog.
    Aleivosias à parte, a Rede é imensa, sendo impossível deter qualquer boato que por ela circule.Infelizmente, tudo nesta vida tem dois lados, não?
    O bom é que sua penetração como “bloguista” vai além das expectativas, já que a senhora Delegada elegeu-o como alvo da reclamação em questão.
    Tenho certeza que a notícia circulou amplamente, em mais de um veículo.
    Concluo assim que, para uma parcela significativa da população esclarecida e indignada com tudo isso que está aí, a oportunidade de expressar inconformação através de comentários inofensivos, se vai tornando a única válvula de escape possível em tempos tão angustiantes.
    Sempre que medito sobre o fenômeno Globalização, ocorre-me um verso da bela canção de Domenico Modugno, “Dio come ti amo”:
    “Quem pode parar os rios que correm para o mar?”
    Aplausos!!!!!
    Patrícia

  • Anônimo

    -

    19/12/2006 às 5:47 pm

    Reinaldo, boa tarde!
    O comentário a respeito do parentesco da delegada com o genro do Lula ocorreu no site http://www.ucho.info.

  • FORA LULLA

    -

    19/12/2006 às 5:46 pm

    “Por favor, deixem os delírios para os aloprados.”

    Sensacional

    parabéns

  • Anônimo

    -

    19/12/2006 às 5:45 pm

    Reinaldo, boa tarde!
    O comentário a respeito do parentesco da delegada com o genro do Lula ocorreu no site http://www.ucho.info.

  • All that meat and no potatoes.

    -

    19/12/2006 às 5:44 pm

    Boa a atitude do senador Tião Viana, do PT, propondo o congelamento dos salarios em 12 mil por quatro anos.
    Diante da inercia do PSDB, o PT ainda vai ficar por cima da carne seca nesse assunto.

  • Blogildo

    -

    19/12/2006 às 5:31 pm

    E se ela for parente da Sabrina Sato?

    Calma! Tô brincando!

  • Anônimo

    -

    19/12/2006 às 5:29 pm

    Mas esta senhora deve mesmo estar com tempo sobrando. Isto que dá engavetar investigações, ao invés de trabalhar para honrar seu salário.

    Rachel

  • joão navalha

    -

    19/12/2006 às 5:29 pm

    Ratifico o alerta: conspiração e envolvimento de parentesco em questões de discordância, é coisa muito típica dos cretinos da estrela vermelha. Nós outros, como pessoas equilibradas e não cartilhadas, devemos ter o máximo cuidado para não entrar nessas esparrelas; pois, ao final, quem acaba pagando o pato é o titular do blog!

  • Anônimo

    -

    19/12/2006 às 5:25 pm

    Reinaldo gostaria de falar sobre um assunto , que ainda não o vi mencionar em seu blog. Trata-se dos constantes “protestos” que têm cercado ultimamente o prefeito Kassab. É claro que já se trata do PT usando os seus cupinchas, visando as eleições de 2008. Esta me parece a mesma estratégia que foi usada contra o então ministro Serra que era perseguido, por onde andava, pelos mata mosquitos.
    Mais uma vez vemos o PT já agindo e os partidos de oposição sonolentos sem ação. É preciso que se tome muito cuidado ou, infelizmente, São Paulo será tomada novamente pelo retrocesso

  • Angelo da C.I.A.

    -

    19/12/2006 às 5:19 pm

    Nem me fale nestas teorias conspiratórias… A pior de todas é uma que diz que os parlamentares tentaram aumentar o próprio salário em quase 100% de forma inconstitucional. Até parece que, se uma coisa dessas acontecesse nestepaiz, as pessoas não iriam às ruas, que a CUT, a UNE, o MST e a CNBB não defenderiam o povo brasileiro destes porcos direitistas e golpistas que presidem o Senado e a Câmara. Cada absurdo que recebo no meu e-mail…

  • Adelson Elias Vasconcellos

    -

    19/12/2006 às 5:17 pm

    Caro Reinaldo: com certeza não foi você que publicou tal comentário. Lembro de que o Cláudio Humberto e o Jorge Serrão é que publicaram esta ligação.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados