Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Um e-mail da delegada Elisabete Sato

Por: Reinaldo Azevedo

Recebi o seguinte e-mail da delegada Elisabete Sato, que pediu o arquivamento do caso Celso Daniel. Leiam e depois retorno:

Prezado sr. Reinaldo Azevedo,
Inicialmente me apresento: meu nome é Elisabete Ferreira Sato, delegada de polícia titular do 78º Distrito Policial – Jardins/SP. Tive a surpresa ao ler no site de Veja On Line, onde o sr. tem uma coluna, aleivosias a meu respeito.
O senhor afirma no seu blog um parentesco (tia) entre a minha pessoa e um cidadão de nome Marcelo Sato, o qual seria marido de uma sra. de nome Lurian, que seria filha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Inicialmente, apraz-me esclarecer que sequer conheço tal pessoa. Meu único sobrinho tem 09 anos de idade. Doutro aspecto, em sendo o senhor um profissional respeitado, o mínimo que se esperaria era uma consulta para esclarecimento, o que nunca ocorreu, infelizmente.
Atenciosamente,
Elisabete Sato

A doutora Elisabete Sato pode estar confundindo este blog com algum outro. Por quê? Eu NUNCA ESCREVI TAL COISA. O arquivo está disponível para consulta. Inexiste texto meu afirmando o parentesco. Vou fazer uma procura nos comentários para verificar se algum internauta postou algo parecido. Se houver, excluo. Caso a delegada tenha em mãos o dia em que a eventual mensagem foi publicada, pode me enviar. Ganhamos tempo.

Doutora Elisabete deve saber que o boato circula na rede. Mas eu nunca lhe dei atenção. Mais do que isso: excluí centenas de comentários a respeito porque me pareceu claro que estavam tentando transformar sobrenome em categoria de pensamento ou alinhamento político. Mesmo que ela fosse parente do genro de Lula, isso não a tornaria, em princípio, suspeita.

Como jornalista, cidadão, leitor e pessoa que acompanha o caso Celso Daniel, discordo do pedido de arquivamento. Mas a minha discordância nasce dos eventos relacionados ao caso. Nada tem a ver com a vida privada da delegada.

Conspirações
A propósito, um recado aos internautas: não sei se, por engano, algum comentário dando curso ao boato acima foi publicado aqui. Eu me esforcei para não publicar nenhum, o que é uma chatice, dá trabalho, aporrinha. Peço que tomem cuidado com teorias conspiratórias estapafúrdias que circulam na rede. Existem “conspirações” para todos os gostos: de direita, de esquerda e, pasmem!, até de centro!!! Os esquerdistas espalham, por exemplo, que sou membro do Opus Dei. É uma prelazia papal. Ser membro do grupo não é crime. Qual o problema? Ocorre que não sou. Nos sites e blogs da “companheirada”, no entanto, isso é dado como certo, como uma “informação”. Assim como essa gente está convicta de que a Rede Globo escondeu o acidente com o avião da Gol só para dar destaque à foto da dinheirama do dossiê.

Por favor, deixem os delírios para os aloprados.

Voltar para a home

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

51 comentários
  1. Ivan

    Excetuando-se tudo…que esse arquivamento ficou hiper estranho,ficou!1

  2. valter josé

    Adoro a Dra.Sato.

  3. Stanislaw

    Ser parente ou não de A ou de B não vem ao caso, o incrível é uma investigação estapafúrdia que conclui como crime comum um crime claramente político.
    Pelo menos é como pensa também o Ministério Público que, por motivos muito claros, tentam atualmente impedir que investigue.

  4. Mauricio oued

    solicito uqe meu comentário seja deletado, embora só tenha dado uma opinião, sem maires acusações, pois fando muma buusca no GOGLE , na cidade de Arapongas – PR, lá encontrei tal assertiva. obrigado

  5. Leandro

    Reinaldo, porque o Serra nao pergunta sobre a morte do Celso Daniel para a Dilma nos debates?
    Será que ele tem medo de ser assassinado e sua família também ser extraditada para França?

  6. casino roulette

    Una buenna idea!

  7. marcelo_s_silva

    Caro Reinaldo,

    Gostaria de ter acesso a uma reportagem de uma edição da revista Primeira Leitura. Como faço para ter acesso, existe ainda algum site para pesquisa?

    Grato
    Marcelo

  8. Anônimo

    Com certeza foi o Cláudio Humberto que comentou essa questão no blog dele.

  9. LCK

    Reinaldo,
    a Márcia Ruiz-nossa colega dos comments- falou tudo.
    Querem censurar até a conversa da gente!! Que história é essa.
    Seria um resquício da democracia CHULLA ?!(Cháves e Lulla)
    Vamos lá pessoal , isto tudo é cortina de fumaça das trapaças do APEDEUTA!!!
    ———————————-
    (Dr. Marco Aurélio Mello: não se esqueça do conjunto da obra:
    SANGUESSUGAS, MENSALEIROS,VALÉRIODUTO,CARTILHAS,APLAUSO
    ROUBADOS,MENTIROBRÁS , OPERAÇÃO TAPA BURACOS,”uma coisa é o que a lei determina , outra é a criatividade em usar a lei”, crescimento pífio,LUllagate (que transformaram em Mercadantegate),apagão aéreo,biritas (bom birita pode),dólares na cueca,Sarney, Renan,Aldo “lênin do Agreste” rebelo,Berzoinev,Zé Dirceu,MTB manipulando a PF,aparelhamento do estado,submissão aos malucos Cháves e EVO,concordância com a tomada da Petrobrás na Bolívia, ….
    ————————————
    VÁRIOS DESTES CRIMES SÃO DE LESA PÁTRIA!!!
    OU A PÁTRIA ESTÁ LESA?!!
    ————————-

  10. Ney

    Irônico ela mesma não ter feito antes uma “consulta para esclarecimento”, ainda mais sendo uma delegada.

  11. MARCO LOSS

    Não seria interessantíssimo vc propor q a Dra.Sato lhe concedesse uma entrevista p/ q ela esclareça pontos duvidosos do inquérito Celso Daniel?
    Quanto a eventual parentesco c/ a Srta. Sabrina Sato, Lurian da Silva ou c/o Dr. Silvana, não nos faz diferença.
    abços.

    Marco

  12. Anônimo

    Reinaldo.
    Apenas para sua informação: O OPus Dei é uma Prelazia Pessoal da Igreja Católica. Ou seja, diferentemente da Prelazia territorial, onde o Prelado tem jurisdição num território, A Prelazia Pessoal é uma instituição que conta com um Prelado que tem jurisdição sobre pessoas, fiéis, naquilo que diz respeito ao que é próprio da espiritualidade do Opus Dei, conforme os seus estatutos, aprovados pela Igreja e publicados em jornais quando o Opus Dei foi erigido Prelazia Pessoal. No mais, as pessoas do Opus Dei são fiéis da Igreja Católica, que se submetem aos bispos regionais como todos os outros católicos. E é muito bom ser do Opus Dei! Bom para viver e bom para morrer.

  13. Anônimo

    Rei,
    foi um leitor seu que pôs um comentário no blog… tem que ver o dia e quem foi.

  14. Anônimo

    Reinaldo, você bem que podia aproveitar a deixa da Dra. Elisabete, o trato legal e respeitoso conferido a ela, mesmo o engano no fundo sendo dela, e assim como quem não quer nada solicitar uma entrevista exclusiva para o blog sobre o inquérito por ela arquivado do Celso Daniel. Não sendo possível, que ela responda pelo menos se é parente da… humm… Sabrina.

  15. Anônimo

    Sato é um sobrenome comum entre japoneses. A Sabrina Sato e o piloto Takuma Sato, por exemplo, não têm envolvimento com o caso Celso Daniel.

  16. Reinaldo, rapaz… coloque a bola no chão e continue o seu trabalho.
    Distrações só atrapalham.
    Se a carapuça caiu foi na cabeça certa, daí o remelecho…
    Avante amigo q os ptralhas tão “trabalhando”.

  17. Anônimo

    A acusação de ser parte do Opus Dei vem do Código da Vinci. É esse tipo de livro que orienta esse tipo de gente.

  18. abstrato

    reinaldo, acaba com esse negocio de comentario logo…certamente eh uma chatice pra voce e pra muitos de nos…voce deve perder muito tempo em ter que ler muita bobagem…gosto do que voce escreve, nao de ler comentarios…se livre dessa aporrinhacao, amigo…

  19. Anônimo

    Grande Rei:

    Realmente foi um comentário postado por alguém que aventou a hipótese de que a delegada era aparentada com o genro do lulla.

    Recordo-me de ter lido dito comentário, faz alguns dias já.

    Continue firme, e parabéns pelo termo estagbilidade, ou algo parecido, eis que é a realidade do país.

  20. elo perdido

    Vixi Maria!

    Se a Bíblia e Darwin estiverem certos, também devo ter algum grau de parentesco com o Lula e o Tiririca. Nunca tinha pensado nisso.

    Socorro!

  21. simplesmente maria

    Tenho perfeita lembrança de que você, Rei, não fez qualquer comentário do gênero. Infelizmente escapou um comentário (ou talvez dois) de alguém que aventou a tal ligação familiar.

    Seus comentários foram apenas sobre o mérito da decisão. Comentários impecáveis, como sempre.

  22. Anônimo

    Reinaldo, li essa mensagem da delegada em outro blog de noticias, enderecada ao outro colunista, portanto acredito q a Dra. esteja enviando esse email de explicacao de forma generica, pois afinal eh dificil saber onde nascem essas correntes de boatos da internet.
    Outra explicacao eh q nao seria a delegada quem enviou esse email, mas ai a cabeca da no, eh teoria da conspiracao da conspiracao…

  23. Anônimo

    Isso é que eu chamo de uma barrigada inversa.

  24. Márcia Ruiz

    Rei,
    sobre as conspirações você está certíssimo, óbvio, mas é um pedido aos internautas muito difícil de ser atendido. Esse Governo particularmente e nossos homens públicos em geral nos brindam com uma cachoeira de versões, uma torrente de acontecimentos, uma enchente de fatos que se desmentem em horas, dias. Isso é frescura da D.Delegada Rei. Quer dizer que se eu ouvir dizer que tal fato existe não vou poder postar minha dúvida, até mesmo para checar se alguém tem outra informação a respeito? Se saiu informação errada, ela tem o direito de corrigir exatamente como fez por e-mail. Eu não conhecia essa história mas se tivesse ouvido teria postado para checar sim. O que ela não pode é tentar tolhir a nossa liberdade de “fofocar” ou ela não “fofoca” nunca?
    Eles não tem o direito de falar “zentas” versões por minuto? Eu tenho direito de repetir o que ouvi sim!

  25. Anônimo

    É isso?
    “Ainda a novela… E por falar em coincidência, Presidente, o primeiro-genro Marcelo (Sato) tem o mesmo sobrenome da delegada da polícia paulista Elizabeth (Sato), responsável pelo arquivamento do inquérito sobre o caso Celso Daniel. Estranho, Presidente, foi um crime ocorrido em Santo André ter sido analisado em no 78º Distrito Policial de São Paulo, localizado na elegante e badalada região dos Jardins, zona nobre da capital paulista. De acordo com o conteúdo de-mail enviado pelo ex-tesoureiro do PPS, Rui Vicentini, a delegada Elizabeth seria parente de Marcelo Sato. O senhor sabia disso, Presidente? Responda, Presidente Lula, o Brasil está carente de suas respostas. (28/11/2006)”

    Para identificar, entre no Google, digite Marcelo Sato.
    Abraços.

  26. Márcia Ruiz

    Na Imprensa existem a grosso modo dois tipos de editorialistas: os que dizem e os que querem dizer. É muito diferente embora não pareça. Entre os do segundo time há os que “querem dizer” porque têm tendências poéticas ou de estilo próprio e há os perigosos: aqueles que proferem textos que subliminarmente querem dizer outra coisa além do significado das palavras. Esse é um método de se colocar sem fazê-lo. De se comprometer sem compromisso. De falar sem consciência do dito e apenas pelo objetivo. É o método PT não por invenção do partido mas por que é assim que eles transitam melhor por todas as áreas.
    O fato é Rei que ninguém mais distingue com clareza os discursos porque clarear é o último dos objetivos. O discernimento se torna frágil e são criadas “famas”. Fama de quem defende o PT e fama de quem sempre ataca. Você tem essa segunda fama e, ultimamente, tudo o que se refere aos ataques ao PT vem de você. Como nossas autoridades são mestres em ouvir o galo cantar e nem se dar ao trabalho de checar onde, dá nisso.

  27. Anônimo

    Aldrovando,

    A despeito de algumas omissões (que eu não condeno, dadas as circunstâncias – todos precisam comer), o conjunto dos seus textos demonstra que você continua sendo um (verdadeiro) trotskista…

  28. lck

    Reinaldo,
    ———————————
    Conspirações…
    O Aldo “LENIN do Agreste” Rebelo se borrou todo com esta história de aumento. Lembrem-se que o irmão do Renan Calheiros é presidente do PC do B o mesmo partideco do Aldo. É mole!?
    Renan é o maior esperto….era o lugar tenente do Collor e agora é o general demente do Lulla!!
    Agora vejam bem , o Lulla ficou fora desta jogada MAS ARTICULOU tudo do começo ao fim. Agora quer tirar o corpo fora.
    ———————————
    O caso SATO ….
    É , e o caso Celso Daniel é complicado mesmo, né…
    Será que tem o dedo do Lulla lá!!
    (não vale o mindinho).
    ———————————
    Incrível como o TEFLULLA (novo produto da Dupont)nada gruda nele!!
    ———————————–

  29. macz

    Reinaldo, vamos colocar a cuca pra trabalhar:
    1: a Dra Sato lê o seu blog ou se informa sobre o que é publicado sobre ela;
    2: tão logo percebeu uma inverdade, não obstante ser um mal entendido, ela tratou de reestabelecer os fatos: não é tia torta de Lurian;
    3: porque não desmentiu as suspeitas de que teria se equivocado no caso Celso Daniel, levantadas também nesse espaço?

    Será que é porque ela concorda conosco?

  30. Tansa®

    Hummm me lembro bem, entre muitas brincadeiras alguém postou um comentário retirado de outro lugar na net.(blog)?Não foi do blog daquele que usa bigode fininho? no rodapé tem o www.
    Não é estranho que ela tenha lido isso só agora?Será se deu ao trabalho de ler TODOS os posts E comentários? , bem naquela época que dava página não encontrada?Estranho.Quem contou o conto comeu um ponto ou aumentou um.

    Dona Sato, o Reinaldo nunca escreveu nada sobre isso, nós cometaristas fizemos muitas perguntas , e até anetodas sobre essa (in)feliz coincidência.
    Pode copiar todos os comentários do mês de novembro e verificar, se é que o dr.Reinaldo já não sapecou tudo pra lixeira.
    Por favor, mande outro mail para ser publicado, dizendo assim: vi no seu blog os comentaristas tal , tal e tal, que escreveram isso, dia, hora ,tudo certinho.
    Não foi legal cobrar do sr.Reinaldo algo que ele não fez.Como delegada a senhora deveria ter lido antes os comentários e posts, se assim procedesse, com o mesmo cuidado e critério que cobra do sr. Azevedo, não teria incorrido no mesmo erro que agora tenta imputar ao jornalista:verificar antes as fontes e comprovar a veracidade dos fatos e informações.

    Volte sempre,agradecemos a preferência :)

  31. Anônimo

    Já devem ter dito, mas foi o Jorge Serrão (ALerta Total) quem escreveu isso!!

  32. Neilor

    Cada uma que aparece… Sato é uma espécie de Silva em japonês…

    Abraço.

  33. Anônimo

    Reinaldo, sei que não é o foque desse post, mas mereceria um destaque a reportagem de hoje do O Globo sobre a invasão das FARC no Brasil, assim como merece destaque uma parte do relatório da CPI do tráfico de armas onde aparecem provas sobre a aquisição de armas pelo MST.

  34. tunico

    Reinaldo , lhe dou toda a razão.Deve ter sido algum comentário de leitor que motivou o email da delegada.Mas realmente, existe muita boataria na Internet(hoaxes) e a gente deve saber filtrar. Está circulando um por aí que garante que o PT só tem pessoas honestas nos seus quadros. A gente tem que filtrar.Esse é realmente um hoax.Hehe.

  35. macz

    Falando em esclarecimentos, será que a Dra Sato concordaria em nos explicar a nós, leigos, melhor a sua posição no caso Celso Daniel?

  36. Anônimo

    Oi!
    Li nota mencionando o parentesco no blog do Claudio Humberto.
    Beijo,
    BiaA

  37. ironbros

    Reinaldão,
    mais uma vez voce dá mostras da sua grandeza. Procurei ao longo da minha vida seguir esse principio e dar exemplos aos meus filhos dessa maneira: sempre ao lado da verdade. Se houvesse um resquicio de que voce tratou deste assunto sem seriedade o “pepino” tava feito mas não, a sua conduta permite tirar mais essa “de letra”.
    Parabéns.

  38. Anônimo

    A delegada Sato está confusa, coitada, depois de sua decisão de arquivar o processo. Reinaldo, você nunca fez estes comentários. Com relação à algum post sobre o assunto é bem provável que tenha passado, mas isto não é de sua responsabilidade. Será que ela não sabe que os posts são de responsabilidade dos leitores?

  39. Titi Gros Chagrin

    Sem entrar no mérito do email da Delegada Sato, é interessante notar alguns fatos:

    – Ela começa o email dizendo “Inicialmente […]”. Muito justo. Agora, o terceiro (e último) parágrafo também contém um “Inicialmente”…
    Não seria o caso de dizer “Finalmente”, se a necessidade de um advérbio fosse premente?

    Ainda sem entrar no mérito, ela refere-se à “sra. de nome Lurian, que seria filha do presidente […]”. Ora, como assim “seria”? Que a delegada não seja parente do cidadão Marcelo Sato, tudo bem. Mas não é público e notório que Lurian é o nome da filha de Presidente Lula? Ou até isso já é motivo de dúvida, nesses tempos interessantes?

    E por fim (ou inicialmente, apropriando-me do curioso estilo), a policial informa que seu sobrinho tem “09 anos de idade”. Sem querer ser muito chato, esse “0” antes do 9 é perfeitamente dispensável, quando não indesejável.

    Fico por aqui, antes que seja tentado a estabelecer um paralelo entre organização de um texto e condução de um inquérito.

  40. Delsiolive

    Também não vi alusão alguma sobre a vida privada da delegada! Não aqui.
    É certo que ela foi desleixada na investigação ,com tantos pontos de contatos e crimes de morte que se seguiram!
    Incompetência Premiada? Vão instituir isto também, pela primeira vez nestepaiz?! Bem, estou certo que não será a primeira vez, mas será que o Lula vai reivindicar este status “enobrecedor”?!

    Abs.

  41. Anônimo

    Jornalista Reinaldo
    Recordo-me de haver lido essa notícia em algum lugar, mas não no seu Blog.
    Aleivosias à parte, a Rede é imensa, sendo impossível deter qualquer boato que por ela circule.Infelizmente, tudo nesta vida tem dois lados, não?
    O bom é que sua penetração como “bloguista” vai além das expectativas, já que a senhora Delegada elegeu-o como alvo da reclamação em questão.
    Tenho certeza que a notícia circulou amplamente, em mais de um veículo.
    Concluo assim que, para uma parcela significativa da população esclarecida e indignada com tudo isso que está aí, a oportunidade de expressar inconformação através de comentários inofensivos, se vai tornando a única válvula de escape possível em tempos tão angustiantes.
    Sempre que medito sobre o fenômeno Globalização, ocorre-me um verso da bela canção de Domenico Modugno, “Dio come ti amo”:
    “Quem pode parar os rios que correm para o mar?”
    Aplausos!!!!!
    Patrícia

  42. Anônimo

    Reinaldo, boa tarde!
    O comentário a respeito do parentesco da delegada com o genro do Lula ocorreu no site http://www.ucho.info.

  43. FORA LULLA

    “Por favor, deixem os delírios para os aloprados.”

    Sensacional

    parabéns

  44. Anônimo

    Reinaldo, boa tarde!
    O comentário a respeito do parentesco da delegada com o genro do Lula ocorreu no site http://www.ucho.info.

  45. All that meat and no potatoes.

    Boa a atitude do senador Tião Viana, do PT, propondo o congelamento dos salarios em 12 mil por quatro anos.
    Diante da inercia do PSDB, o PT ainda vai ficar por cima da carne seca nesse assunto.

  46. Blogildo

    E se ela for parente da Sabrina Sato?

    Calma! Tô brincando!

  47. Anônimo

    Mas esta senhora deve mesmo estar com tempo sobrando. Isto que dá engavetar investigações, ao invés de trabalhar para honrar seu salário.

    Rachel

  48. joão navalha

    Ratifico o alerta: conspiração e envolvimento de parentesco em questões de discordância, é coisa muito típica dos cretinos da estrela vermelha. Nós outros, como pessoas equilibradas e não cartilhadas, devemos ter o máximo cuidado para não entrar nessas esparrelas; pois, ao final, quem acaba pagando o pato é o titular do blog!

  49. Anônimo

    Reinaldo gostaria de falar sobre um assunto , que ainda não o vi mencionar em seu blog. Trata-se dos constantes “protestos” que têm cercado ultimamente o prefeito Kassab. É claro que já se trata do PT usando os seus cupinchas, visando as eleições de 2008. Esta me parece a mesma estratégia que foi usada contra o então ministro Serra que era perseguido, por onde andava, pelos mata mosquitos.
    Mais uma vez vemos o PT já agindo e os partidos de oposição sonolentos sem ação. É preciso que se tome muito cuidado ou, infelizmente, São Paulo será tomada novamente pelo retrocesso

  50. Angelo da C.I.A.

    Nem me fale nestas teorias conspiratórias… A pior de todas é uma que diz que os parlamentares tentaram aumentar o próprio salário em quase 100% de forma inconstitucional. Até parece que, se uma coisa dessas acontecesse nestepaiz, as pessoas não iriam às ruas, que a CUT, a UNE, o MST e a CNBB não defenderiam o povo brasileiro destes porcos direitistas e golpistas que presidem o Senado e a Câmara. Cada absurdo que recebo no meu e-mail…