BUSCA

Busca avançada      
FALE CONOSCO
Escreva para VEJA
Para anunciar
Abril SAC
Publicidade

UM DEMÔNIO EM MEUS OUVIDOS

quinta-feira, 26 de novembro de 2009 | 5:53

Escrevi bastante ontem sobre pesquisas e eleições. Textos de uma frieza que considero pouco habitual na minha produção diária. Prefiro lidar com uma mistura mais apimentada, que não seja alheia também à paixão. Acho que blogs pedem mais comprometimento pessoal. A julgar — serei um tanto imodesto por culpa de vocês, hehe… — pelo sucesso desta página, acho que estou certo. Ora, é evidente, e são os números que o dizem, que as oposições poderiam se dizer com a faca e o queijo na mão, para recorrer ao clichê mais escancarado para indicar o casamento entre o instrumento e a oportunidade. E é evidente também que bobagens em penca estão sendo feitas há tempos e, tudo indica, continuarão a ser feitas.

Isso é inédito? Não! Não é, como demonstrarei mais adiante. Como toda pessoa que lida com idéias, confesso que, às vezes, um demônio sopra ao meu ouvido, e fico mais tentado a provar que estou certo do que a torcer, sei lá, pelo melhor… Sabem como são os demônios… Não sou o único a ouvi-lo, tenho certeza… E o que ele sopra agora?

Confesso que seria intelectualmente fascinante ver o tucano José Serra chutar o pau da barraca e cair fora da disputa presidencial. Alguém poderia perguntar: “Mas por quê?” E eu responderia: “Ora, porque ele vence a disputa em todas as simulações, e isso, como se nota, parece ser um problema grave em algumas áreas do PSDB e do DEM. Como esses gênios não sabem lidar com quem está na frente, talvez eles saibam fazer vitorioso quem está atrás”. Meu demônio íntimo dá respostas boas.

E pronto! Esses setores do PSDB e do DEM ficariam livres para fazer, como é mesmo?, a sua política de alianças e de “agregação de forças” — não sei se uso direito esses substantivos. Só não seria de se esperar, por exemplo, que uma aliança juntando os bons amigos Aécio Neves e Ciro Gomes contasse com o entusiasmo de Serra, acho eu… Trocar-se-ia o apoio do governador de São Paulo pelo do Condestável de Sobral. Golaço!

Sem Serra, Rodrigo Maia, presidente do DEM, também ficaria livre para, como é mesmo?, formar os palanques estados afora. E Cesar Maia não teria mais nenhum “caudilho” a atrapalhar as suas antevisões. O DEM poderia, finalmente, ter no Brasil a força que tem no Rio de Janeiro. Não haveria mais obstáculos! De um lado, teríamos o lulo-petismo e sua fábrica de chocolates; do outro, oposições livres para oferecer… Bem, para oferecer… Ehhh… Para oferecer sei lá o quê! Faço algumas sugestões: amanhãs gloriosos? Futuros radiantes? Auroras alvissareiras? Ou alguém sonha com uma aliança com Ciro Gomes esperando de Serra a “disciplina partidária”? Sim, porque estou certo de que se falaria em “disciplina partidária”. Em política, depois do vale-tudo, alguém sempre lembra que é hora de ser pudoroso e recitar alguns princípios.

Os petistas nem precisam ser tão bons em política — as oposições já são ruins o suficiente por eles e em honra deles. Como não há plano estratégico, COMO SE USAM OS MEIOS PARA DESTRUIR OS FINS, há gente jogando às cegas, deixando-se manipular por joguinhos vulgares para influenciar a opinião pública. A vulgata da máxima maquiavélica — meios justificando os fins — já não é coisa prudente. Se os meios, como disse há pouco, destroem os fins, aí já é um caso de burrice disfarçada de sagacidade. Como o PSDB será mesmo governo em São Paulo com Alckmin ou com Serra, um núcleo de possível sobrevivência do partido estará assegurado. Em Minas, não se sabe. O DEM teria uma sobrevida até 2012, quando encerra o mandato de Gilberto Kassab. Depois, restará, quem sabe?, o governo do Distrito Federal.

É um cenário e tanto para o chamado “pós-Lula” — que, com a eventual vitória de Dilma, será, evidentemente, de continuidade do lulismo. Mais quatro anos podem ser mais 12! Se setores da oposição não se conformam em ter, há um ano, um candidato favorito e caem na conversa de pesquiseiros vigaristas, assustando-se, ou fazendo exploração intelectualmente desonesta, de uma esperada e óbvia ascensão da candidatura oficial, que sintam o gosto, então, de não ter mais o favorito.

Estou escrevendo o óbvio, coisa que os estudantes de semiótica aprendem logo nas primeiras lições: há certo protagonismo que só é charmoso diante de um antagonista dado. Se ele sai de cena, desaparecem a tensão e o interesse do público. Ninguém mais quer saber. E o que parecia antes tão esperto, tão sagaz, torna-se apenas bisonho.

É impressionante, dados os números, que Serra não seja ainda o candidato das oposições, ainda que decidisse não se colocar já na disputa. OK. Uma vez não sendo, é impressionante que ele e Aécio não tenham chegado a um entendimento para valer e não tenham estabelecido que o objetivo comum é vencer o PT. Notem: ninguém tem o direito de desconfiar de que considero a derrota dos petistas importante para a democracia. Mas falo só como observador mesmo. OS PRÓPRIOS PETISTAS NÃO DEVEM ACREDITAR NO QUE VÊEM. Se Serra e Aécio estivessem unidos, sem golpezinhos, irmanados no mesmo interesse, a tarefa já seria hercúlea. Com Ciro no meio, bem…, aí já é romance de Jorge Amado…

Recobro a frieza de uma lâmina, em linguagem militar: a tropa vai unida para a guerra, ou se pretende antes esfolar o comandante para declarar, depois da derrota, que ele é o único culpado pelo desastre? No lugar de Serra, e dado o cenário, eu realmente pensaria bastante. Seus adversários no PSDB e no DEM parecem ter descoberto a receita para ganhar espaço na disputa interna. Se julgam ter a receita também para a externa, boa sorte! Suponho que esperariam dele, também, o silêncio obsequioso que não souberam guardar.

Reitero: para o país, acho que seria péssimo. Mas gosto de estar certo. Se as oposições não merecem o eleitorado que têm, que ele vá para quem tanto o deseja. Na primeira entrevista que desse após a desistência, imagino algo assim:
Governador, por que o senhor desistiu?

Porque eu estava na frente havia mais de um ano, e isso passou a ser malvisto por alguns aliados. Então eu não quis mais chateá-los.
O senhor vai apoiá-los agora?
Claro! Se eles não me apoiaram estando eu na frente, por que cargas d’água eu não iria apoiá-los estando eles atrás? Isso é da mais absoluta e pura lógica cartesiana!

Finalmente
No dia 3 de dezembro de 2005, eu era colunista de O Globo, e Serra era líder nas pesquisas: vencia a eleição contra Lula. Mas havia tucanos que diziam que não, que ele não poderia ser o candidato. Reitero: ELE LIDERAVA TODAS AS PESQUISAS. Escrevi então — há 3 anos e 11 meses:

O PSDB deve ser o único partido no mundo em que um candidato favorito não é favorecido pelo favoritismo - se me permitem a lambança tautológica. Para alguns, é como se a preferência do eleitorado fosse um prejuízo, um peso de que querem se proteger. Parece que os ouço: “Não, este não. Está na frente nas pesquisas. Não pode!”

É mais ou menos o que se verifica com o nome de José Serra - até agora o único a vencer Lula num eventual segundo turno. Pode mudar? Pode. Mas é assim enquanto escrevo. Satisfação nas hostes tucanas? Há os que se mostram inquietos. O argumento maroto é o de que pesquisas refletem a realidade do momento. Sei. Futuro certo é só com a Mãe Dinah. (…)
Pergunta: caso Serra deixe de ser o mais bem colocado, suas chances aumentam?

Usa-se como argumento contra as pesquisas a candidatura de FHC em 1994, que largou atrás. Teria deslanchado depois de conhecido. Lorota. Era o homem do Real: havia domado a inflação. O trunfo lhe valeu duas eleições. É história. Os tucanos precisam é de projeto e de voto. Ainda não têm o primeiro, mas alguns se apressam em dar de ombros para o segundo. Os petistas devem acompanhar cheios de esperança esse jeito Toninho Cerezo de trocar passes no campo defensivo.
(…)
Serra, por seu turno, tem de abandonar a ambigüidade. É pré-candidato ou não? É. Por vontade sua, claro, mas também de quem se mostra disposto a votar nele. Candidaturas são construções políticas. Espero que seja ele? Espero é que seja um método!

Voltei
Como vêem, leitores, o demônio gosta de ter razão!

PS - O petralha vai dizer: “Aí, hein?, tá admitindo a vitória de Dilma, rá, rá, rá”  O macaco tá rindo de quê? Dilma ainda não vence nada. Por enquanto, só estou fazendo um tratado sobre a estupidez e sobre a opção sistemática pela derrota.

COMPARTILHE Digg StumbleUpon del.icio.us Twitter Enviar por e-mail

193 comentários em “UM DEMÔNIO EM MEUS OUVIDOS”

  1. pctinoco disse:

    Pelo jeito nem no DF ….. está estourando um escandalo envolvendo o governo Arruda.
    abraço

  2. Silvio J. Macedo disse:

    Reinaldo, v. ainda não percebeu que a maioria dos dirigentes do PSDB e do DEM, incluindo Aécio e excetuando os de São Paulo e do Sul, preferem perder com Aécio do que ganhar com o Serra. Além do “complexo de vira-lata” contra as “elites paulista” e os “brancos do sul”, que os movem, sabem que haverá menos espaço para manobrar o poder e as verbas governamentais. É claro que existem os que tem medo e os estúpidos, mas a maioria está sabendo muito bem o que faz. O Serra, para se candidatar, deve exigir o comprometimento de Aécio como seu vice. Sem o eleitorado de Minas será impossivel derrotar a candidata de Lula.

  3. Silvio J. Macedo disse:

    Reinaldo, v. ainda não percebeu que a maioria da cúpula do PSDB, incluindo Aécio e excetuando as de São Paulo e do Sul, preferem perder com Aécio do que ganhar com o Serra. Além do “complexo de vira-lata”, contra a elite paulista e os brancos do sul, que os move, sabem que haverá menos espaço para manobrar o poder e as verbas governamentais. O Serra faz muito bem em exigir o comprometimento de Aécio como seu vice. Sem o eleitorado de Minas será impossivel derrotar a candidata de Lula. Sem este compromisso de Aécio, Serra deveria se reeleger em São Paulo e o resto do Brasil que se entendesse com Aécio.
    Silvio J. Macedo
    Itajaí - SC

  4. Ségolène disse:

    Esqueci o principal: disse também que Serra era temível pq conhecia “por dentro” todas as táticas da esquerda. Seria um direto no queixo.

  5. Ségolène disse:

    E nessa mesma época, quando Alckmin era assolado pelo mesmo espírito satânico que agora assola Aécio, um petralha de alta patente me gozou: tomara que o PSDB vá de Alckmim é tudo o que nós queremos.

  6. Rogério disse:

    Acorda Aécio, o Serra tem tudo para levar essa presidência. Não brinque com a sorte.
    A sua vaidade é que está acabando com tudo.

  7. Marlon disse:

    “Não, este não. Está na frente nas pesquisas. Não pode!”
    Tudo isso vem ocorrendo porque há um grupo do PSDB que não quer o Serra. Esse grupo quer o Aécio.
    Essa deve ser a questão maior da indefinição
    Serra neles!!!!!!!!

  8. Franco disse:

    Eu sabia que o mineiro não iria abrir mão facilmente de ser “o candidato a presidente “.
    Aécio é fruto verde querendo dar suco.
    Creio que se ele conseguir isso, ser candidato, boa parte irá migrar para Marina.
    Serra é uma situação, enquanto Aécio é outra. Tenho medo de vê-lo como presidente.
    Presidente precisa ter os pés no chão.

  9. Alfredo Luiz disse:

    Rei dileto, você como sempre impecável nas suas colocações.
    O PSDB passa por uma crise chamada Aécio, que, indevidamente, por ser vaidoso, que ser o presidente.
    Tentam de todos os meios boicotar o Serra.
    As consequências já estão aparecendo. E não são nada agradáveis.
    Eu, como Serra, não deixaria de concorrer à presidência. É um esculacho do esculacho essa indefinição.

  10. rosano humberto disse:

    Reinaldo,

    Isso é síndrome de palmeirense. O campenato inteirinho líder, quando chega a hora de botar a mão na taça o verde amarela!!

    R

  11. jota disse:

    Mestre, uma perguntinha: se o Alckimn foi o último candidato da oposição, por que não vejo ninguém falando do recall dele? Quem sabe VOCÊ não fala disso?

  12. Marco Aurélio disse:

    Na verdade quem deve estar preoculpado é o Lula porque depois de tantos grandes lançamentos de planos mirabolantes ” Minha Casa minha Vida” entre outros a Dilma não decolou. A Dilma já está em campanha a dois anos praticamente. Tá certo Governador Serra, não entre no jogo dos PeTralhas não. O grande diferencial de sua campanha vai ser mostrar para os brasileiros que é você que governa com competencia. Quanto a essa turma de precipitados que querem a definção já da candidatura, quem tem pressa come cru, já diz um ditado popular que a pressa é inimiga da perfeição. Precisamos cortar pela raiz o mal da CORRUPÇÃO E INEFICIENCIA. SERRA NELES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  13. D.BARCIA disse:

    Reinaldo,poderiamos ir mas longe,o Lula reparte o dineiro
    do povo a torto e direito,projeta medidas a longo praço,
    gasta demais e mal,arrecada menos,o Pac não anda,no
    social uns caramingua pra pinga,e agora telf;sera pra pedir
    o peixe que en 7 anos não dio pra ensinar a pescar,bom o
    Serra podera pensar,o cofre esta pesado demais,pindurados
    nele estan muitos copromisos muitos duvidosos,e pra ajudar
    os amigos de Serra,estan os sindicatos prontos pra dar o golpe.
    E, Serra lamentaria a sua desistencia,mas comprenderia,ja basta
    fogo enemigo,pra que mas fogo amigo,e o Brasil,manda a factura
    O POVO AGUANTA E PAGA<SEM IOF POR FAVOR

  14. Iury Lima disse:

    Brilhante esse texto. Retórica de alta qualidade como nunca antes…
    Sou mineiro, e sei bem o que tem de m… do Aécio pra se jogar no ventilador. E não estou dizendo com isso que o governador de Minas é ruim, apenas constatando a blindagem que ainda consegue usufruir, inclusive no front lulo-petista.
    O que é impressionante no Aécio, figura extremamente carismática, mas pouco conhecida, é seu atropelo, fato que já seria suficiente para mostrar que falta rodagem para se tornar presidente.
    Ora, ele é muito novo ainda, e tivesse assumido o vice de Serra há muito tempo, ou até mesmo se colocasse candidato ao senador e fiel escudeiro do candidato do PSDB teria em muito reforçado seu cacife.

  15. Gustavo disse:

    Acho que Serra está é bem faceiro: agora estão todos implorando: fica, Serra, fica. É exatamente o que ele quer. Bom pra ele, bom pra nós, bom pra democracia.
    Vai lá, Serra, expulsa os mercadores do templo já!

  16. Carlão disse:

    Vai aqui a minha sugestão ao Serra:
    Declare que se Aécio se candidatar ao Senado em Dezembro, ele só decidirá ser candidato à Presidência da Republica em Março…
    E deixe a petralhada mais embatucada ainda.
    hehehe

  17. Paola disse:

    Prezado Reinaldo, o que percebo analisando as eleições desde 2002 é que banqueiros, grandes empresários e políticos preferiram fazer acordo com pt para lula ser eleito e não o que seria mais natural, com Serra. Por que? Meu palpite é que lula foi mais maleável, o que agora está provado, com esses grandes interesses, não lutando pelas mudanças estruturais que tanto o país precisa para crescer com solidez. Acho que o Serra pensa mais no povo brasileiro do que lula, pois o primeiro investiria no futuro e o eleito só distribuiu bondades pontuais para seu projeto de poder, dele e de seu partido. Abraço. Paola.

  18. Gerdano Silva disse:

    Senhores tucanos e DEMocratas!, prestem atenção na aula grátis que o Reinaldo está dando neste texto! Chega de incompetência política, senhores oposicionistas! Profissionalizem-se (mas, sem perder a paixão!) ou amarguem a derrota para os espertalhões da política!

  19. Detinho disse:

    Pois é, menino. Já estava preocupado com essa situação do PSDB antes do seu post. Se continuar com esta política fatalmente entregará a eleição de mão beijada para os adversários.Serra e Aecio tem que sentar em uma mesa e resolver esse imbloglio logo, de uma vez por todas. Apesar de ser mineiro, torço pra que Serra seja o candidato a presidente e o Aecio pra vice. Se não der, fazer o quê?

  20. BK disse:

    Parabens Reinaldo! Até que em fim você colocou o que está na cara de todos ha muito tempo, ou seja, que a oposicão tem o candidato preferido nas pesquisas mas ainda não tem proposta de governo e nem unidade para ganhar a eleicão. Tenho dúvidas se ainda há tempo mudancas.

  21. tiolando disse:

    dá pra divertir-se um bocado vendo esse teatro da política na fase atual em que o nosso grande guia pontifica, mas que a oposição não deixa de mostrar, inteligentemente, que tem trunfos e que doravante fará menos besteiras. Dado o grau de aprovação do nosso grande guia resta-nos esperar que se consiga evidenciar, ao simples olhar, que este governo faz, digamos, um trabalho razoavel porque ao começar encontrou a casa bem arrumada. Isto tudo sem contar com as baixarias que virão no desespero, certamente.

  22. Vanderlei Simionatto disse:

    É engraçado esse tal de Rodrigo Maia. Não tem a menor habilidade no trato da coisa e é filho de Cesar, o Maia, que saiu ralado da prefeitura do Rio. A julgar pelos caciques do DEM, imagino a cara de Serra. Se esses são caciques mesmo, me desculpem, mas os índios democratas são subnutridos, isso se estiverem ainda vivos.

  23. Olivia disse:

    Esta sensação de que o PSDB está enrolado no cabelo das pernas e que a simplicidade do modo de operação de Lula é algo incompreensível pra eles, faz com que cada vez mais afaste de votar neles.

  24. Anderson Soares disse:

    Reinaldo e Amigos do Blog:

    Recomendo este texto do jornalista e colega de trabalho do Reinaldo, Augusto Nunes (Anotações para uma reedição da história universal da infâmia: http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/direto-ao-ponto/anotacoes-para-uma-reedicao-da-historia-universal-da-infamia/). Já o li umas três vezes. Não deixa de ser curioso que, desde o início, os petralhas NUNCA aceitaram concorrência, e portanto, SEMPRE procuraram sabotar seus oponentes. Agora, por que, POR QUE, MEU DEUS DO CEU, os parlamentares PSDB e DEM ainda agem como AMADORES ao lidarem com essa gente?. Não é possível que seja amadorismo!. É BURRICE MESMO!

  25. Delmar Philippsen disse:

    Reinaldo
    Faça chegar aos ouvidos dos caciques do PSDB e DEM que façam uma pesquisa sobre a opinião dos eleitores anti-PT, perguntando a opinião sobre uma chapa Serra e Aécio de vice. 99% aprovaria.
    O Aécio ainda tem muito tempo para almejar a presidência.
    Que faça um acordo em ser o candidato a presidente nas próximas eleições

  26. lia disse:

    General Azevedo,

    Como eu gosto da democracia, vou providenciar os nossos passaportes para Honduras.
    “País das bananas”!!!! Pois, para mim é um país que tem homens e mulheres de muita fibra, são fortes e sangue quente nas veias!!!

    Sinto uma santa inveja deles! Ah!!!! Como os admiro!!!!!!!

    Divisão do Partido, é uma desgraça, não vem do bem, só vai prejudicar a todos.
    O PSDB, TEM QUE FAZER UMA UNÂO, para derrubar “monstro”
    que já se avizinha, só não vê, quem não quer!!!!!!
    O “Aéss Néév”, tem que baixar a bola. Na próxima (2014), nós todos (31%!?), votaremos para o nosso AÉCIN.
    Carma, Aécin, vai chegá tua veis!!! víu????

    lia.

  27. Titus Petronius disse:

    Se eu fosse Serra, sairia da disputa agora. Diria: não sou candidato à presidência e vou tentar a reeleição por aqui. Aposto como lá para fevereiro ou março, quando a candidatura Aécio ainda não tivesse decolado, tucanos e democratas implorariam de joelhos para que Serra topasse ser cabeça-de-chapa com Aécio vice…

  28. Junior disse:

    Vale aqui dois ditados populares: A União é que faz a força, como disse Genghis Khan, um bambu é fácil de se quebrar, mas dois juntos, fica muito mais dificil, quase impossível, é a garantia da vitória, o outro é: É melhor garantir um pássaro seguro na mão agora, do que dois voando mais tarde ou nunca mais… Serra e Aécio devem ter conciência que a eleição de 2010 vai ser dura e com um só, fica mais díficil ainda, e se perder esta, coloca em risco, tanto o futuro político de um como de outro, porque isto aqui, vai virar uma Venezuela…

  29. politico mente, correto? disse:

    Eu prefiro que Serra se candidate à reeleição em São Paulo, pois quero que o Estado continue sendo bem administrado

    O resto do Brasil?

    Que se DANEM, votem em quem eles merecem ter como governante…

  30. Pela Pátria disse:

    ATENÇÃO! ATENÇÃO! ATENÇÃO!
    PAREM AS MÁQUINAS!
    Amigos, vejam a entrevista do Serra no Ratinho. Ele deixa claro que é candidato. Não bastasse suas viagens pelo nordeste, Santa Catarina, etc e não obstante ser governador de Estado e, por isso, estar limitado. Mais claro, impossível.
    Agora, como diz um amigo meu: “posso até ser doido, mas jamais burro”!
    O que DEM e PSDB querem? Que Serra atropele a lei elitoral e entre num embate antecipado com Lulla. Sendo que Serra está limitado à São Paulo e Lulla tem toda a artilharia a seu dispor.
    VEJAM A ENTREVISTA. Lá estão as linhas gerais do discurso que adotará. Muito habilidoso…
    GOSTEI!

  31. Izidro Simões disse:

    Pela agilidade da campanha de Dilma e eudeusamento de Lula, com filme e tudo o mais, pela incapacidade decisória das oposições, já tenho como certo que Lula consegue mais 4 anos de governo, via Dilma. Depois dela, Lula volta de corpo presente. Serão, portanto,16 anos de petismo até o final desse novo mandado de Lula.

    Assim, quem nasceu quando Lula se tornou Presidente, só terá conhecido o petismo e sua ideologia, aprendida nas escolas, nos vestibulares, nos discursos de que tudo o que há de bom nestepaíz, foi Lula quem fez.

    Ficarão faltando apenas as estátuas em praça pública.

    Fazer o que, para impedir que essa nesfasta consequência se dê?

  32. Vera L. disse:

    Reinaldo o PSDB está parecendo os nossos atletas, às vezes têm tudo para ganharem e acabam perdendo. É claro que a petralhada ainda não pode cantar vitória, no máximo torcer para o PSDB, DEM, PPS continuarem conjuminando. Concordo com você que nem o PT acredita no que está acontecendo, eles sem nenhum candidato VIÁVEL estão dizendo para não colocar salto alto em 2010, é mole? O PSDB AINDA está pensando se o PRIMEIRO das pesquisas merece crédito.

  33. guilherme vergueiro disse:

    REInaldo: tem um fator importante desconsiderado tanto nas suas análises eleitorais quanto neste seu artigo: é o fator PMDB.
    Na convenção nacional, no Paraná, o partido cogita lançar candidato próprio para a Presidência e o nome ventiladdo é o do Gov. Roberto Requião.
    Vc sabe como é o PMDB: fisiológico até a medula, deve tentar a Presidência num 1o. turno e depois abrir para loteamento de horas de TV e apoio no 2o. turno.
    Como ficaria a engenharia eleitoral com o PMDB na disputa?

  34. Alex disse:

    O maior aliado do PT e do Lula eh a oposicao - PSDB para se mais exata. Um PSDB fraco que nao faz oposicao porque o Lula eh popular; nao tem garra; nao eh capaz de demostrar que o governo Lula esta dando certo porque eh um governo de continuidade, que foi o PSDB que acabou com a inflacao, que fez o Brasil mais forte economicamente. Se der Dilma, coisa que eu nao duvido ‘nestepaiz’, vai ser principalmente pela irresponsabilidade do PSDB.
    O PSDB deveria vir para os EUA fazer um curso para aprender como se faz oposicao, especialmente a um governo que toma posse de vitorias que pertecem a outro partido.

  35. vem aí.... disse:

    ladies and gentlemen:

    PTSB!!!!!!!!

    fui!

  36. Vera L. disse:

    Cris você está certa, graças a Deus aqui em casa AINDA estamos com “luzparatodos”, mas no Rio em geral o negócio está pretíssimo,ontem caiu um dilúvio, a luz deu aquela piscadela básica mas não se foi. Hoje cedo fiquei sabendo que novamente o bicho pegou e ainda nem estamos no “verãozão”. O nome disso se chama falta de investimentos, Lula deu incentivos para se comprar a linha BRANCA e coisa ficou PRETA. Mais um detalhe, só virou notícia porque faltou em Ipanema, Leblon e Lagoa, não fosse esse “elitismo” na falta do “luzparatodos”,os outros pobres mortais dessa cidade maravilhosa poderiam gritar a vontade e nada de noticiarem . Abraços.

  37. APAGÃO DO LULA- QUANTO TEMPO ESTE COMERCIAL FICARÁ NO AR ? disse:

    ‘Alfredoooo’

    Propaganda de papel higiênico no rádio usa imitador de Lula e faz referência a Dilma
    Publicada em 26/11/2009 às 14h06m
    Germano Oliveira e Marcia Abos
    R1 R2 R3 R4 R5 Dê seu voto R1 R2 R3 R4 R5 Média: 5,0Comente
    Comentários
    SÃO PAULO - O fabricante de papel higiênico Neve está levando ao ar, desde a manhã desta quinta-feira, nas principais emissoras de rádio do país, uma propaganda bem humorada em que usa uma imitação da voz do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e faz referência à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. A peça é sobre o “novo Pack (embalagem) de Neve”, numa alusão ao PAC do governo. (Ouça aqui a peça publicitária)

    Sem citar o nome de Dilma, um imitador de Lula, o humorista Beto Hora, utiliza os principais bordões usados pelo presidente, como “brasileiros e brasileiras” e “nunca na história deste país”, para falar que está lançando um “pac que vai trazer mais economia para os brasileiros. (Leia também: Dilma diz que só será pré-candidata em fevereiro)

    O personagem prossegue dizendo que quer “chamar aqui a maior responsável por esse sucesso. Com vocês, a ministra. Ué, cada a ministra?”. E no fundo, se ouve uma voz feminina gritando “Alfredooooo” (personagem de um mordomo que sempre marcou as propagandas do papel higiênico Neve).

    E em seguida, “Lula” volta a falar. “Vamos aproveitar (diz rindo) que a ministra está em conferência com o Alfredo pra falar do pack econômico de Neve com 16 rolos. Nunca na história deste país o povo teve tanta maciez. Só papel higiênico Neve tem o toque da seda. É impossível viver sem Neve”.

    Em comunicado à imprensa, a agência de publicidade explica que o objetivo é promover seu produto.

    “O poder criativo e irreverente da DPZ está no ar com um novo spot de rádio para o papel higiênico Neve. Para falar do novo Pack (embalagem) de Neve, a DPZ convidou o imitador e humorista Beto Hora e montou na voz do presidente Lula um anúncio do novo Pack, numa alusão ao PAC - programa de aceleração do crescimento. Sem citar nome de nenhum ministro nem do próprio presidente, o spot remete a membros do governo. O resultado é uma peça cheia de bom humor, com o único interesse de promover o produto. Essa mensagem é nitidamente entendida pelas pessoas, que nem por isso deixam de escutar uma peça bem humorada e divertida”.

    A DPZ esclarece ainda que a campanha entrou no ar em várias praças do país, com destaque para as capitais de São Paulo e Rio de Janeiro, interior desses estados, capitais do Norte e Nordeste e do Sul do país. A criação é de Fernando Rodrigues e Kleber Fonseca e a direção de criação de José Zaragoza, Fernando Rodrigues e Diego Zaragoza.

  38. Iconoclasta disse:

    Antonio José Monteiro Rocha (11:43 am), é isso aí: os Maia cariocas e o Aécio são agentes duplos do petismo infiltrados na soi disant oposição. Só pode ser. Não tem outra explicação!!!

  39. Giovanni disse:

    “Serra, por seu turno, tem de abandonar a ambigüidade. É pré-candidato ou não? É.”

    Pois NÃO É MESMO !!!.
    Serra tem tudo quanto é defeito. Menos a coragem de abandonar um segundo mandato de Governador Paulísta.

    Aposto uma mariola com seus “demos” se ele sai candidato a presidente NESTAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES !!!

    A menos que Aécio Neves aceite ser vice na chapa…aí, retiro minha aposta.

  40. Lila disse:

    Seus demônios estão afinadissimos e é claro seus anjos tbem! Não tem o que falar a não ser pelos seus seguidores que fazem comentários incriveis sobre suas pautas, você e nós estamos bem acompanhados aqui nesse blog! Parabens!

  41. Iconoclasta disse:

    Reinaldo, deixa eu ver se entendo: como em 2005, o Serra está na frente nas pesquisas; logo, NÃO será candidato. Candidato, para as “oposições”, deve ser quem tem mais chance de… PERDER! Só posso concluir uma coisa: o DEM e o PSDB são, na verdade, aparelhos petistas e fazem de conta que se opõe para que o partido do qual ambos são sublegendas ocultas possa continuar indefinidamente no poder. Que plano maquiavélico este do PT!

  42. giselle disse:

    Haverá de aprecer um(a) outro(a) candidato(a) que desperte a nossa esperança e a inteligência do povo.

    Todas as opções que têm aparecido são quase como “trocar seis por meia dúzia”.

  43. Anderson Soares disse:

    Essa análise é a melhor que já se produziu sobre a imbeciliadade dos tucanos e democratas. Será que o FHC poderia salvar essa gente?. Não vejo outro nome para essa tarefa hercúlea.

  44. Berte disse:

    Em 1937, os Japoneses matou 300mil Chineses inorcentes em apenas 6 semanas, entre eles crianças e gestantes.

  45. Esdras Júnior disse:

    Olá Reinaldo, você leu a matéria da Der Spiegel “Descobrindo vida em pacientes vegetativos” do Manfred Dworschak? Vale a pena olha acho que isso vai de encontro a grande discussão que houve sobre o caso Terry Schiavo. Grande Abraço, estarei no lançamento do livro e levarei os dois anteriores para que você assine! =)

  46. Sandra disse:

    De preferência, o PSDB e o DEM deveriam ouvir SEUS eleitores, e não os do PT, apesar de não terem dúvidas que petistas querem o melhor para eles.

  47. Pescarini disse:

    Política não é só luta pelo poder. O poder é uma consequência do embate de idéias e do confronto de posturas. Aí eu me pergunto, contra aqueles mais pessisitas ou excessivamente “pragmáticos”: por que o Serra tá na frente do Aécio? não será porque ele “encarna” uma postura de oposição mais decidida? Esta história de mais conciliador não tá meio mal contada? Por que a oposição não está ocupando melhor os espaços do debate ideológico?
    Ah! já sei estão com medo pois são os verdadeiros autores do mensalão -o golpe brnaco. Agora petista só fala em golpe branco!

  48. Sandra disse:

    O que o PSDB e o DEM não podem esquecer é que eles têm de combinar com o eleitor. Não adianta um candidato que agregue 30 partidos mas não agregue aquela pessoa que fica atrás da urna apertando o botãozinho verde.

  49. Luiz disse:

    Exato Mister Rei, mas até o lula sabe disso. O problema deles são eles mesmos, e o ego enorme. Destroem quem tá em cima, são verdadeiros comunistas do ego: todo mundo por baixo.

  50. Vidal disse:

    Reinaldo,

    Análise DE-FI-NI-TI-VA! Nada restou para ser dito. Parabéns!

    Vidal

  51. Marcio P disse:

    Desculpe mas discordo em alguns pontos:
    O PT quer antecipar a polarização, usando o Lula e não a Dilma, que já saiu de cena. O Serra está correto em não antecipar o debate. O aécio ainda não enxergou isto.
    Ao meu ver, o Psdb só ganha a eleição se houver uma dobradinha forte SP/MG ou MG/SP. O Lula sabe disto e está empurrando o Ciro para confundir.
    A Dilma começou a ser ser preservada, mudou o foco para o Meio Ambiente, que não é sua área, por ser um assunto da moda e todos defendem.
    Somente o Lula e os Ministros paspalhões colocam a cara para bater, com isso muita gente acha que o Lula é vítima. O próprio filme do Lula, vitimiza-o para depois endeusá-lo.
    Serra e Aécio têm que conversar.

  52. maria-maria disse:

    Que alívio ver que as vozes que te assombram são as que nos tiram o sono, exceção feita aos briosos líderes do psdb. É imoral a atitude do partido desde que entregou a eleição para o pulha em 2002. Depois, no megaescândalo do mensalão - quando até o pulha sentia que seria defenestrado, azopozissão, alegando um inexistente apoio popular, salvou o pescoço do ladrão e sua corja. A escolha de alkimista, tirado do chapéu do mágico - contra toda a lógica - deu um 2o. mandato ao mentecapto. Agora, mesmo o pt apresentando uma inverossímil cãodidata, anescim - fazendo o jogo do alugável - presta-se à manutenção da chusma no poder.Que estranhos objetivo$$$$$ motivam psdb e dem?

  53. anônimo disse:

    A questão de Serra é como evitar a oposição de Aécio. O mineiro sabotou Alckimin, ele considera como seus inimigos os colegas de partido e como aliado o Lula.

    Tem um maluco aí atrás que “esqueceu” que FHC foi ministro da fazenda de Itamar antes de Ricupero, e que foi na gestão de FHC que se criou o plano Real.

  54. Joseph disse:

    A verdade é pura e cristalina: O PSDB é um falso antidoto do PeTismo. Culpa-se por geneticamente ser fabiano. Conversa de Cristovam Buarque( PT) e Fernando Henrique (PSDB) em Paris : “Somos idênticos, gêmeos univitelinos”

    Culpando-se, agoniza quando esta em vantagem frente ao PT.

    Simples !!!

  55. Cris disse:

    Rei

    Será….será que Apedeuta escolheu Dilmão, o cone de trânsito, justamente para PERDER? Sabendo o estado lamentááável em vai deixar a casa, um MONTE de compromissos enormes a cumprir (alow, Copa!), uma folha de pagto gigantesca, os cofres vazios…. Bah, seria uma baita arapuca para um oposicionista! Sim, ele passaria QUATRO ANOS se matando, com o MP no calcanhar (ah, aí eles acordam, vc vai ver!), a petralhada infernizando e empatando, abrindo caminho assim para a volta “groriosa” do Filho.
    Ih, rapaz… Sai dessa, Serra! É friiiiiiiiiiiiiia! (acho que ele já percebeu…)

  56. leo disse:

    As oposições devem se conscientizar de que não podem titubear nessas eleições. O que está em jogo não é um modo de governar, mas sim, o engessamento das intituições e o aparelhamento do estado. Isso sem dizer que, se a Dilma ganhar, o destempero dela pode nos jogar em uma crise social.
    Atentem, homens públicos, pois diante de vocês não há uma alternativa, há uma batalha. Pois batalhem!!!!!!!

  57. Cris disse:

    Ih, pessoal!

    O Rio de Janeiro não há meio de ficar às claras! É apagão direto! Acende aqui, apaga ali. Há notícias de outros estados, como o Amazonas e Piauí, em que apagão é rotina.
    Vem aí o apagão da telefonia. Dizem os responsáveis pelo setor que não demora!
    Se eu fosse o Serra, deixava este abacaxi para quem o quer.
    Defict em CC, apagões aéreo, rodoviário, energetico e agora telefônico. Credo, eu passo!

  58. Ricardo disse:

    É isso aí Reinaldo,a oposição parece entorpecida.
    Dá vontade de enfiar o dedo desses caras em uma tomada 220 vts.
    ACORDA OPOSIÇÃO…, AS PESSOAS DE BEM CLAMAM PARA QUE ACORDEM….,PUTZ.. QUE…COISA DE LOUCO…

  59. Marcos Guilherme disse:

    Reinaldo,

    O PSDB já está no governo de São Paulo há mais de 15 anos e provavelmente levará mais 4. Você acha isso bom ? Um partido, seja ele qual for, manter-se no governo de um Estado por tanto tempo ? Nunca li nenhum comentário seu a respeito.

    Um grande abraço,

    Marcos Guilherme

  60. ABC disse:

    Este país é irritantemente patético.

    Que palhaçada!

    O PSDB “deve ser”, não. O PSDB *É* o único partido no mundo que, ao invés de aproveitar o favoritismo, o DESPREZA e, pior, pela SEGUNDA VEZ!

  61. Maria Helena disse:

    Parabéns, Reinaldo! Persistência é uma qualidade que não se pode desprezar, mas, malhar em ferro frio é burrice. Pensando bem, o Brasil de lula não merece um Serra, que foi talhado pra governar gente que trabalha, não carneirinhos necessitados de ração. Deixemos esta porcaria de nação ir à falência total. Quem sabe aí, apareça algum salvador de verdade…

  62. Yara Chiara disse:

    Esse blog é a favor da canditatura de DELÚBIO.

    Essa é a ÚNICA AGENDA DESSA BLOG: VOLTA, DELÚBIO!!!.

    É a única torcida que se faz aqui.

    O resto é só análise fria e gélida.

    *Reinaldo pediu que eu escrevesse essa mensagem para ele não se desgastar junto aos leitores. Risos.

  63. anônimo disse:

    Serra não é indeciso. Ele calcula o que parece melhor e segue essa linha. O grande problema é saber se existe mais alguém que queira ganhar, além dos petistas. Alckimim pelo menos queria ganhar. Já os maias querem apenas transformar o seu(?) partido em um partidinho de aluguel. São quintas colunas, apenas isso.

    Quanto ao Aécio, é seu direito querer ser candidato. Mas é traição andar com um escravinho de Lula a tiracolo.

  64. bereta disse:

    Alguém aí já viu um tucano? Desde que sai da casca? É uma ave feia, não pia, emite um chiado que enche as medidas! Quando crescido, não sabe voar. Seu voo é curto, cheio de altos e baixos. Incapaz de marcar um rumo, voa ao sabor do vento. O bico é lindo, mas adaptado a tirar filhotes de outros ninhos, principalmente de japuíras. É predador ! Poderia até encontrar alguma qualidade no tucano, mas como símbolo, simboliza o PSDB. Individualmente, há filiados inteligentes. Mas em bando! Deus do céu! Que tristeza! Talvez o partido tenha mesmo usado o tucano como emblema e se assenhorado de suas qualidades negativas…Sei lá…..

  65. Anderson Soares disse:

    Reinaldo:

    A lógica dessa gente é torta. Meu caro AoAlheio (novembro 26, 2009 às 11:54 am): você é retardado ou petralha? (os dois, seria pleonasmo!). O Reinaldo acaba de jogar luz nesta hipótese obscura, burra e imbecil sua e de toda a torcida do “PSDB do contra” e “DEM do contra”. O SERRA ESTÁ À FRENTE NAS PESQUISAS!!!!. Por que ele deveria sair como candidato ao senado por SP se em todos os cenários avaliados pelas pesquisas ele ganha de lavada dos petralhas?. Volto a afirmar: Quem pensa dessa forma, ou é retardado ou petralha.

  66. Anderson Soares disse:

    “Nunca antes NESTEPAIZ” as oposições foram tão INCOMPETENTES. Se o PSDB, ajudado “dicunforça” pelo DEM, jogar mais essa vitória no lixo, ai é melhor sairmos dessa m. de país e ir morar em Honduras. Lá pelo menos os bolivarianos esquerdopatas levam o que mercem: um PEZÃO bem dado no traseiro.

  67. Nicão disse:

    Antes que eu esqueça, li, hoje, no Claudio Humberto, se não me engano, um comentário falando em uma possibilidade tenebrosa, mas: Lula como vice da Dilma. “O cara” renuncia em março e assume a candidatura a vice. Ganha a eleição, lá por meados de 2011, Dilma renuncia para tratamento e Lula volta à presidência, com direito a disputar a reeleição em 2014. Bem PT, não é mesmo?
    E aí, Reinaldão, gostou da idéia? Perfeitamente “legal”, né não?
    Tão rindo amarelo, é? Não esqueçam que isso aqui é a “zona” do Brasil!

  68. Patrick Gleber disse:

    Reinaldo,

    Veja que “notícia”. O prefeito da capital da Paraíba, João Pessoa, Ricardo Coutinho, recebe hoje, com pompa, o líder do MST. O prefeito é do PSB. Sabem o que é interessante? O ex-governador do Estado, Cássio Cunha Lima (PSDB) está em pé de guerra com o senador Cícero Lucena (PSDB) por conta do prefeito socialista. Cícero quer ser candidato ao governo pelo PSDB e Cássio defende uma aliança com Ricardo Coutinho. Água e óleo.

    Olha só que bela rasteira Cássio quer dar no PSDB. Vai abdicar de um palanque para o PSDB na Paraíba, em prol de um maluco que dá status de chefe de Estado a um terrorista.

    A notícia do site WSCom: http://www.wscom.com.br/noticia/noticia.jsp?idNoticia=14

  69. ricardo disse:

    PSDB e DEM são realmente inacreditáveis…

    depois ambos reclamam de estarem a caminho da extinção e que a culpa eh nossa, que não votamos nos seus candidatos…

  70. marcola disse:

    Reinaldo,

    Essa aliança de fachada do DEM e do PSDB não engana mais ninguém. Eles não se gostam mas se aturam. Até dentro do próprio PSDB existe uma má vontade em relação ao psdb paulista.

    É só nos remeter às eleiçoes anteriores em que o Geraldo Alckmin em busca de votos apontou sua metralhadora pra todos os lados atingindo os rivais petistas , aliados do dem e até de seu próprio partido.

    Existe uma má vontade política em relação aos paulistas (o por que ?não sei) . Isso ocorreu no PT e sempre atinge o PSDB em época de eleições.

  71. Akhenathon disse:

    Uma coisa que me ocorre, e que também é opinião de alguns leitores: será que Serra realmente quer concorrer à presidência? Dá a impressão de ele querer fugir do problema, se refugiando no recanto seguro que é o governo de SP.

  72. Nausícaa disse:

    Sim, Reinaldo, as evidências não deixam margem para qualquer interpretação, a não ser a efetivação de um método: “Se os meios, como disse há pouco, destroem os fins, aí já é um caso de burrice disfarçada de sagacidade”.

    Mas, aqui, um demônio - quem me dera se fosse o mesmo que o seu! - sussura: essa gente não gosta de democracia; essa gente detesta vontade popular espontânea; essa gente considera um horror uma soma de indíviduos respondendo sim ao Serra nas pesquisas pelo Brasil afora, a despeito da esmagadora propaganda lulista; essa gente a-do-ra insistir na “tese” de que o povo brasileiro não tem memória.

  73. Nicão disse:

    Putz… fiquei aqui, me coçando, com esse teu post. Alguma coisa não estava encaixando! Aí lembrei do “pau da barraca”. É isso. Eu me peguei torcendo pra que o Serra chute o pau dessa maldita barraca. Pensando bem, o que é que ele tem a perder? Exatamente o que a candidata do Lula tem: se tiver o azar de ganhar, vai ter que arrumar a bagunça, novamente. Isso não interessa, não é mesmo? Principalmente pro Serra, que passaria quatro anos tendo que arrumar o país, sob artilharia dos vagabundos, arriscado entregar o país arrumado, novamente, pro Lula. Chuta o pau da barraca, Serra, e apoia o Aécio!

  74. Claudio disse:

    Como explicar essa falta de inteligência sistemática dos líderes da oposição? Será que esses caras estão malcomunados com o PT? Será que estão infiltrados na oposição para desetabilizá-la?
    E nós que fazemos parte dos 2% que não aprovam o que o Lula faz? Como ficamos?
    É o Brasil a cada dia mais inacreditável! Socorro!!!

  75. APAGÃO DO LULA disse:

    João MRAlves disse:
    novembro 26, 2009 às 7:53 am
    Prezado,

    O governo Lula tem sua estratégia já montada para a eleição caso a chapa Serra-Aécio se torne oficial (por isso a pressa deles para que o PSDB oficialize o seu candidato e, o DEM está embarcando nessa), Lula vai montar a chapa Dilma-Ciro
    ———

    Vai ser divertido ver o ciro e a dilma se “elogiando” no programa eleitoral…

  76. Nobelda... disse:

    A lógica cartesiana aplicada por Serra ao apoio a seus aliados ficou genial!!! Só você. Eh eh.

  77. Renê Marcel Oechsler disse:

    É incrível, dias atrás havia pensado sobre Serra “chutar o pau da barraca”, só de raiva mesmo e de como seria interessante ver isso.
    Acho que os leitores do blog captam alguns pensamentos do Reinaldo, heheh.

  78. APAGÃO DO LULA disse:

    E mai essa , rei :Tarifa salgada

    Pedágio cobrado por índios em rodovia do Mato Grosso é tão caro quanto em SP
    Publicada em 25/11/2009 às 17h29m
    Globo Amazônia
    R1 R2 R3 R4 R5 Dê seu voto R1 R2 R3 R4 R5 Média: 3,7Comente
    Comentários

    CUIABÁ - Índios da Reserva Indígena Pareci, no sudoeste de Mato Grosso, foram autorizados pela Fundação Nacional do Índio (Funai) a cobrarem pedágio na rodovia pavimentada que corta a região. A tarifa é cobrada na MT-235, que liga os municípios de Campo Novo do Parecis e Sapezal. Atualmente, eles cobram R$ 30 para caminhões, carretas e ônibus, R$ 20 para carros de passeio e R$ 10 para motos.

  79. AoAlheio disse:

    Prezado R.A.,

    Uma brincadeira agora.

    Por que nao o PSDB desistir de ter candidato proprio e embarcar na canoa do Requiao.

    Iria ser no minimo divertido ver o PSDB anunciar ao lado de Pedro Simon e Requiao que estara apoiando a candidatura do PMDB como uma candidatura de consenso e meio termo entre o PT e o PSDB!!!

    Eu iria adorar a cara do Temer e do Dirceu sem saberem para onde correr!

    Abs

  80. Renato Nunes disse:

    O PSDB, só gosta de candidato q está perdendo nas pesquisas. Essa é muito boa, eu não tinha percebido ainda. Só falta colocar o Aecio para ser candidato, perde para Dilma, vão ficar arrumando desculpa. Para o PSDB a capital paulista é barbada, a oposição não tem nem candidato, querem o Ciro Gomes, não vou votar em um candidato de outro estado que se muda para São Paulo só para concorrer a eleição. Não tem nexo…

  81. Abreu disse:

    Reinaldo,

    Parafraseando uma publicidade famosa, pode-se dizer que «Os seus demônios são mais criativos que os demônios dos outros».

    Então, deixe-os soprar sem parar!

    … enquanto isso…

  82. AoAlheio disse:

    Prezado R.A.,

    Pergunto a voce:

    Porque o Serra nao sai para o senado, deixa o Alckmim com o governo de Sao Paulo e o PSDB nacional ir a eleiçao presidencial com o Aecio?

    Acho que seria uma montagem em que daqui a 4 anos nao haveria discussao de que o candidato tem que ser o Serra,caso o Aecio nao se elegesse como demonstra a pesquisa, ele poderia concorrer sem medo de nao se eleger, pois na hipotese remota de nao ganhar a eleiçao presidencial teria ainda mais 4 anos de senado e o retorno ao Governo de Sao Paulo apos a reeleiçao do Alckmim, ou seja, sem maior desgaste com o Alckmim e com o PSDB de Sao Paulo que seria “dono” de SP.

  83. Robes Mendes disse:

    O “case” Argentina-Péron, como se sabe, é clássico: um país rico que mergulha fundo no subdesenvolvimento em razão da nefasta aventura populista do peronismo.

    E eles estão pagando esta conta até hoje!

    (e Péron sempre foi muito popular lá- uns 80%, também?)

  84. O Locutor disse:

    O caso do revezamento da Yara é perdoável, não é perdoável o sentido politíco, relacionado com a cheia das cidades do RS. O ilustre ignóbil presidente, manda a Dilma , a gaguinha para inspecionar à tragédia e só depois liberar a verba.
    Se fosse festa ele estava lá com pompa e a tropa.
    O cara esta cagando e andando para os gauchos essa é a verdade…

  85. Antonio José Monteiro Rocha disse:

    Já disse outras vezes e reiteiro mais uma vez: o Aécio é o “homem” de Lula no PSDB e cumpre fielmente o roteiro traçado pelo “chefe”. Quanto aos Maia — pai e filho –, querem uma caroninha no lulismo, seguindo o exemplo de Eduardo Paes.

  86. Antonio José Monteiro Rocha disse:

    Já disse otras vezes e reiteiro mais uma vez: o Aécio é o “homem” de Lula no PSDB e cumpre fielmente o roteiro traçado pelo “chefe”. Quanto aos Maia — pai e filho –, querem uma caroninha no lulismo, seguindo o exemplo de Eduardo Paes.

  87. carlos -guarulhos sp disse:

    serra esta certo, vai dar a cara para bater, por q não esperar.
    O problema com os apoios , é que com serra, a divisão é diferente
    ele é centralizador, não vai deixar esse pais ser espoliado por politicos e partidos. Com ele a divisão vai ser diferente

  88. Pinduca disse:

    Esses políticos do DEM e PSDB me enojam. Só olham pros próprios umbigos. O que é melhor pro Brasil não interessa a ninguém! Só pensam nos seus próprios interesses.

  89. Anônimo Paulistano disse:

    A candidata do governo está com a campanha aberta faz muito tempo, já o candidato de oposição, majoritário na pesquisa de opinião e de especulação, ainda nem se manifestou se é ou não candidato, penso que é correta esta conduta do candidato da oposição em não se declarar candidato e assim não se transformar em alvo da campanha situacionista neste momento em que a candidata do governo busca desesperadamente por uma peleja com o adversário, se reparar bem só existe uma única candidatura definida: a de Dilma, todo o resto é mera suposição.

  90. Anônimo Paulistano disse:

    A candidata do governo está com a campanha aberta faz muito tempo, já o candidato de oposição, majoritário na pesquisa de opinião e de especulação, ainda nem se manifestou se é ou não candidato, penso que é correta esta conduta do candidato da oposição em não se declarar candidato e assim não se transformar em alvo da campanha situacionista neste momento em que a candidata do governo busca desesperadamente por uma peleja com o adversário, se reparar bem só existe uma única candidatura definida: a de Dilma, todo o resto é mera suposição.

  91. Felipe disse:

    Estar à frente nas pesquisas antes do começo da campanha é relevante, concordo, mas não o suficiente para a definição da candidatura.

    No caso específico do José Serra, acredito que o patamar eleitoral que alcançou, apesar de elevado, não é suficiente para vencer a eleição. O que, em minha opinião, pesa contra sua candidatura é seu baixo potencial de crescimento pois seu eleitor no segundo turno é o mesmo eleitor que nele votou no primeiro turno. (Pelo menos ele não corre o risco de perder votação como o Alckmin…)

  92. Pedrim disse:

    Política personalista, pra mim, é aquela cujo lider máximo quer, ELE próprio, dizer QUEM será o candidato na próxima eleição.
    Se ELE quer, todos os outros ‘abaixo’ (é como se colocam, né?) devem passar a assumir.
    Pergunto: Se numa eleição aberta entre os militantes do PT, fosse feita uma pesquisa hoje, sobre QUEM É A PESSOA MAIS INDICADA PARA SER CANDIDATA(O) À PRESIDÊNCIA DO BRASIL?, será que na hora de marcar o X na Dilma esses votantes não se questionariam: “sou um boneco na mão do Lula ou sou capaz de responder isso aqui honestamente?”
    E aí, meu amigo, acredito que os ainda justos remanescentes no PT cairiam de joelhos, e muita coisa mudaria…

  93. H.Xa disse:

    Se EU (!!!!) fosse o Serra, descerrava minha candidatura já …para o governo de S.Paulo!!!! e deixaria esses cretinos a ver…Aécio/Ciro perderem como aconteceu com Alkmim !!!!!

  94. Edson Zandonadi disse:

    Amigo Reinaldo,
    Primeiramente, dizer que você, teu trabalho e tuas mulheres fazem parte de meu dia a dia porque leio o que escreve. E compartilho teus escritos com muitoa amigos meus. Sou leitor teu desde o inicio de teu blog. Fui professor de Inglês (ensino médio e fundamental) , Filosofia e Sociologia nas Faculdades de Venda Nova do Imigrante. No momento sou secretario de Educação e Cultura do municipio. De 1970 a 1996 fui PSDB de carteirinha.
    Faço este breve currículo para tentar explicar minha perplexidade com o momento atual: a oposição se preparando (!) para as eleições presidenciais de 2010. O mesmo demônio que sopra em teus ouvidos, sopra nos meus: cadê o pau da barraca?

  95. SAM57 disse:

    De sua digressão sobre vozes demoníacas, eu só consegui vizualizar a afirmação abaixo, todo o resto é a sua visão apocalíptica e infernal.

    Os petistas devem acompanhar cheios de esperança esse jeito Toninho Cerezo de trocar passes no campo defensivo.

  96. Pedrim disse:

    Reinaldo, um aparte: estou lendo a matéria e me deparo com a seguinte afirmação sua: “Se setores da oposição não se conformam em ter, há um ano, um candidato favorito e caem na conversa de pesquiseiros vigaristas, assustando-se, ou fazendo exploração intelectualmente desonesta, de uma esperada e óbvia ascensão da candidatura oficial, que sintam o gosto, então, de não ter mais o favorito.” Me chamou a atenção o segmento “e caem na conversa de pesquiseiros vigaristas”…
    A bem do rigor que pra mim você gosta, pergunto: a que se refere?
    Reitero: pergunto, pois o que ‘entendi’ disso é que você acaso estaria se referindo à pesquisa fartamente citada nesta e noutras matérias? Caso sim, porque?

  97. Jorge disse:

    Tenho inveja dos paulistas. Lá, os petralhas nunca botaram as patas no estado e ainda têm Serra como governador.

  98. Robes Mendes disse:

    Iludidos pelo crescimento da economia - que decorre do enorme crescimento do comércio mundial e de medidas de gov anteriores-, os brasileiros estão não percebem o enorme desastre que representa a manutenção do lulo-petismo no poder.
    Estamos desperdiçando, há pelo menos 5 anos, a melhor oportunidade de toda a nossa história p/ promovermos efetivas mudanças e investimentos estruturais- e não discursos e medidas paliativo-populistas - que nos possibilitarão romper os gargalos do subdesenvolvimento econômico e social.
    Não estivéssemos anestesiados, já teríamos nos conscientizado de que, acima de tudo, a prioridade é vencer o atraso, agora ou -talvez- nunca!
    O desastre argentino advindo do peronismo é um bom exemplo do que vamos enfrentar quando a festa acabar e vier a conta dos desmandos do populismo irresponsável do lulismo.

  99. Teo disse:

    Grande Reinaldo,

    Eu pensei que a tese do carrinho de pipoca só se aplicava aos
    petistas.

    A tese:Se você der um carrinho de pipoca para 2 petistas, eles
    brigam, fazem reuniões e não vendem a pipoca.

  100. Gabriel disse:

    É, Reinaldo, do jeito que a atual oposição anda atuando no papel de oposição, o PT só vai sair do poder no dia em que perder por conta própria. Sendo um tanto pessimisa, é claro. É até irônico pensar que o PT só sabe fazer oposição, e o PSDB só sabe governar, hehehe.

  101. Zeto Oliveira disse:

    Rey,

    FHC, Sérgio Guerra, Tasso Jerissati, Ciro Gomes, Jarbas Vasconcelos…não são confiáveis.

    Continuam operando contra Serra na disputa deste contra o comunismo disfarçado de Lula et caterva.

    Bem faz o governandor paulista anunciar sua candidatura a reeleição e consolidar São Paulo como modelo mundial de desenvolvimento sustentável e de boa qualidade de vida para sua populção.

    É o que os paulistas esperam dele.

    Fica Serra !

  102. CARLINHOS disse:

    Nenhum político é 100% bom. Fui, sou e serei FHC, apesar de não o perdoar(quem sou eu p/ñ perdoar?) pela entrega de mão beijada p/o lulismo. Como democrata que é, precisava mostrar ao mundo que o Brasil tinha avançado nas regras da democrácia elegendo uma pessoa popular, simples e de origem humilde! Não usou o cargo para fazer o seu sucessor como o sr. Lula o faz p/Dilma. E hoje temos de engolir as patacoadas desta corja pt/lulista!

  103. Maria disse:

    Reinaldo se o PSDB E DEM que fazem OPOSIÇÃO AO SERRA, nunca vi isto, mas como no Brasil tudo é possível, estaram cavando sua própria sepultura e com certeza o povo não aceita REINCIDENTES….

  104. Eduardo Bisotto disse:

    Reinaldo, você está ignorando um dado básico, mesmo que subjetivo, que pode explicar a pressão que o Serra tem recebido de alguns setores da oposição.

    No perfil que a Revista Piauí traçou do Serra, o Grande Presidente Fernando Henrique contou uma história interessantíssima sobre 2006. Segundo ele, Serra decidiu ser candidato a meia-noite em seu apartamento e amanheceu desistindo em favor do Alckmin.

    É natural a insegurança de setores da oposição com uma atitude destas no currículo. Como você sabe muito melhor do que eu, em atividades humanas, especialmente na política, o elemento subjetivo atua algumas vezes com muito mais força do que a mais fria lógica cartesiana.

  105. Messias atayde disse:

    O PSDB ate parece que faz parte dos 150% dos que aprovam o governo lula, e, talvez acche que o partido nao merece governar mais o brasil, eles estao procurando outro Alckimim para perder as eleiçoes. E duro e saber que quem esta por tras disto tudo e o Lula. Ele diz: Olha aecim voce atormenta o PSDB e nos nao deixaremos voce na mao, depois de 8 anos da Dilma, ai sera sua vez.Parece que o PSDB gostou de ser oposiçao, mas oposiçao no Brasil nao existe, e ai? cade o PSDB? suuummmiiiuuu , o LULA comeu.

  106. silvio disse:

    Serra não é um político indeciso. Pelo contrário é extremamente determinado com os caminhos que se propõe a seguir.Fato é que ele acredita que o melhor momento para definir sua candidatura é março/2010. Nada o fará mudar, muito menos as pressões internas e/ou externamente provocadas visando a alteração de rumo.Se ele está certo ou não , só o tempo dirá. O problema é que o PSDB até o momento não apresentou uma proposta de governo,sendo assim, parte de eleitores, eu incluso, que apóiam o partido, se baseiam em sua história (FHC) e no forte desejo de eliminar o pt do cenário nacional.Será isso suficiente? Essa é a questão.

  107. felipa disse:

    cont…

    Além da caixa preta, não podemos nos esquecer dos “movimentos sociais” q irão infernizar a vida do presidente (caso este seja da oposição) e dos “cumpadi” bolivarianos.

    Oh dó!!!

  108. Dunga disse:

    O PSDB tá louco para fazer cagada e perder as eleições, como em 2006.

  109. Vinícius Araújo disse:

    Caro Reinaldo,

    Primeiro é importante dizer que dificilmente Serra ganharia a eleição em 2006. O que Lula fez no segundo turno contra Alckmin teria sido realizado já no primeiro contra Serra. Serra não defendeu o Governo FHC em 2002 da forma devida e perdeu um eleitorado significativo que apoiava o Presidente. Será que defenderia em 2006?
    O PT ganharia a eleição em SP (Mercadante ou Marta) e teria hoje um presidenciável forte.
    Um dado que você está desconsiderando na sua análise é a intenção de voto na eventual chapa Aécio-Ciro (32,4%). Se Aécio conseguisse trazer o Ciro para vice, o retirava da disputa em SP e somava parte dos votos em nível nacional.

  110. Akhenathon disse:

    Ia pedir a você um texto sobre o primarismo e falta de inteligência das oposições, mas você, sempre sagaz, já se antecipou, Reinaldo.

    Não é à toa que o sociólogo é tão malhado pelo petismo; foi o último estadista no país, o último governante a ter visão de futuro. O que sobrou é Rodriguinho Maia e Aecinho fazendo birra, ou o estilo vira-casaca/chapa-branca de Cabral/Paes no RJ.

  111. anônimo disse:

    Corrigindo minha msg anterior (faltava um ponto de interrogação)

    Reinaldo, releia sem pressa esse seu post. Depois pense. Você não acha que o que realmente está faltando - e muito - em nosso país é uma autêntica consciência cívica ? E aí pergunto: como reencontrá-la? O que cada um de nós pode fazer concretamente em benefício desse desejável reencontro ?
    Pode me chamar de “teórico sonhador” , porém, pense no assunto.

  112. Dalvinha disse:

    PeloamordeDeus Rei, a instigação deste demoniozinho só aparece quando o cansaço pela hipocrisia reinante me abate, e então me vem a vontade de ver estes tolos recebendo os efeitos de seu próprio veneno.
    Eu sou cristâ, não posso desejar o pântano e o fogo do inferno para aqueles que certamente estarão dizendo terem sido enganados e que não sabiam ser este o fim, mesmo que hipócritamente.

  113. Paulo disse:

    Eu na pág. do PSDB: Olá, escrevo porque estou nervoso com vcs. O PSDB enlouqueceu? Vcs tem um candidato que está na frente em todas as pesquisas e mesmo assim estão fazendo armações contra a sua candidatura? E ainda usando o argumento de que estão sendo democratas? Na verdade a impressão final é que o PSDB está é se agachando perante o PT! Parem logo com essa briguinha de egos e assumam que vcs podem ganhar essa próxima eleição! Tenho certeza de que vcs estão sendo motivo de piada no PT. Sei que sim, porque já fui petista, e justamente por isso tenho muito medo de um continuísmo desse governo! Sejam firmes agora ou vcs perderão toda a moral junto com a derrota nas eleições do ano que vem!

  114. Lindomar disse:

    Tio Rei, concordo com vc. Sensacional o post. Abraço.

  115. felipa disse:

    As vezes tenho dúvida de quem seria o melhor candidato p a presidência.

    O motivo da dúvida é q não sabemos o nos espera qdo abrirem a caixa preta.

  116. Dalvinha disse:

    ahahaha, pensei apenas eu ter um demoniozinho em meus ouvidos a instigar uma vontade de dilma vencer, e como está programado, usar a linha dura e com suas mãos de guerrilheira retirar tudo o que chamam de benefícios sociais, dizendo estar quebrando o Brasil e que não passaram de projetos irresponsáveis; pisar na cumpanheirada que deixam de ser necessárias e só fazer o que lhe dá “na telha” de acordo com sua “inteligência e capacidade” argh. Com menos de dois anos, tempo que o ser superior considerou suficiente para descansar em férias do árduo trabalho de governar nestes oito anos, é retomada a campanha do salvador e então, carregado pelo povo volta, só que agora para eternizar-se no poder.

  117. APA disse:

    Oh Reinaldo:

    Se eu pudesse fazer uma perguntinha ao ilustre play Aécio
    seria: se Dilma…vamos la…ganha a eleição ele imagina que vai concorrer e ganhar com Lulim depois?
    qual é contabilidade que ele esta fazendo?
    ele se da conta que o jogo jogado interessa ao PT?
    APA

  118. GEDEÃO disse:

    Reinaldo, os estrategistas do PSDB deveriam tomar conhecimento dos cenários e das ilações que o seu texto traz. A partir do seu texto, dentre as várias teses indicadas, uma a que chego é a da necessidade de que a oposição apague a fogueira das vaidades e entre na campanha para as eleições presidenciais. Campanha é união de esforços. Tá na hora das lideranças de oposição exigirem posturas definidas dos políticos que compoem os seus quadros. Não há mais lugar para discursos hibridos como o do Governador de Minas.
    Não estou dizendo que a oposição não possa conversar com o governo, mas estou afirmando que ela tem de ter um caráter, para que o eleitor a reconheça e vote.

  119. Rodrigo Melo disse:

    Reinaldo,
    Geralmente não sou afeito a comentários que têm como único propósito o elogio, mas esta sua análise é tão obvia e clara que, por incrível que pareça, chega a ser inusitada, nestes tempos onde 2 + 2 são sempre e indiscutivelmente 5.
    Abs.

  120. Memyself disse:

    Reinaldo, espero que seus demônios estejam errados. Mas confesso que não tenho grandes esperanças. O PSDB e o DEM são muito estúpidos. Não bastasse a encrenca em que meteram o país quando deixaram Alckmin concorrer e depois o deixaram cair como um ovo podre, agora querem mais uma vez destruir o único candidato que tem alguma chance de vencer a infernal máquina petista, aliada à infernal máquina governamental de votos.

    Acho que aí não é mais nem caso de burrice, acho que esse pessoal está é de má-fé mesmo, tem más intenções em relação ao Brasil e aos brasileiros.

  121. Marcelo Santos disse:

    Quanto ao Sr. Fernando Henrique Cardoso ser o homem do Real, a memória do brasileiro é mesmo curta. Quem lançou o Real foi o Sr. Itamar Augusto Cautiero Franco juntamente com o Sr. Rubens Ricúpero. Portanto, o Sr. Reinaldo está redondamente equivocado. Deveria aproveitar que o blog é de sua autoria e retratar-se.

  122. Marcelo Santos disse:

    O Sr. José Serra começou as pesquisas no pico, não tem para onde subir mais, isto é óbvio. A tendência é que, começando os debates, a luta pelas eleições, ele caia vertiginosamente e os outros candidatos que começaram embaixo, subam também, vertiginosamente. Portanto, as chances dele ser eleito, serão mínimas.

  123. Anônimo disse:

    deu em o globo
    FH é estrela de filme sobre o Cebrap

    Ex-presidente vai à exibição em SP

    O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi a estrela do documentário “Retrato de grupo”, de Henri Arraes Gervaiseau, sobre a geração de intelectuais que criou o Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento). O documentário não chegará aos cinemas. Anteontem, foi exibido para uma plateia de intelectuais, em São Paulo, numa noite que o ex-presidente chamou de “muito emotiva”.

    O evento marcou os 40 anos do Cebrap, criado no governo militar e que serviu como espaço de debates durante a ditadura. O evento teve início com um discurso do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), que integrou o Cebrap quando voltou do exílio, em 1978.

    Após a exibição do filme, FH e o sociólogo Chico de Oliveira falaram. Contrariaram quem esperava um embate entre o tucano e o ex-petista, crítico tanto do governo de Fernando Henrique quanto do de Lula. No filme, Chico disse que o tucano representou uma “virada à direita”, e Lula, uma “regressão”.

    FH é responsável, afirma, pela implementação do programa neoliberal e privatista, e Lula bloqueou a contestação, fazendo dos trabalhadores “sócios do êxito desse capitalismo”. No palco, FH e Chico lembraram o regime militar. Bem-humorado, o ex-presidente disse que, por causa do AI-5, que cassou sua cátedra, deu mais aulas fora que no Brasil:

    — Por incrível que possa parecer, sempre fui muito ligado ao Brasil — disse, arrancado gargalhadas da plateia.

  124. Marcelo Santos disse:

    Onde há fumaça, há fogo. O Sr Aécio Neves disse ontem em Minas Gerais em visita a sua maior obra no estado, que os tucanos não deveriam se envergonhar do que foi feito no governo do Sr. Fernando Henrique Cardoso. A declaração foi muito estranha ou estão começando a assumir alguma culpa.

  125. Nanado disse:

    Você tem toda razão Reinaldo.

    Lembro-me ano passado , quando DEM e PSDB (região de São Carlos e Araraquara) se reuniram para a disputa das eleições municipais na região, alguém disse em alto e bom som: Depois de FHC, o PSDB se tornou especialista em… PERDER ELEIÇÃO!

    Estava certo. Perdemos em toda região.
    Tem gente que precisa aprender a jogar xadrez Reinaldo.

  126. Anônimo disse:

    FRASE DO DIA

    “Eu comemoro que ele tenha finalmente notado que eu existo. Pois eu, normalmente, só percebo a existência dele por meio do coisa, que não é ele, é um ectoplasma.”
    Ciro Gomes (PSB) a respeito de José Serra (PSDB)

  127. LIMA disse:

    REINALDO.
    OS ELEITORES, DE UM MODO GERAL, ESTÃO ESPERANDO A DEFINIÇÃO DAS OPOSIÇÕES. MAS, COMO TEM MAIS CACIQUE DO QUE INDIO, SUA ARGUMENTAÇÃO ESTA CORRETISSIMA.

  128. Passo aqui de vez em quando. disse:

    Incrível Reinaldo! Depois de ler aquele artigo do samba e o PSDB no fim dessa madrugada fiu dormir com essa mesma idéia na cabeça: Já que não há união dentro da própria oposição - excluo aí o PPS, que tem tido exemplar conduta com Roberto Freire à frente - imaginei mesmo um Serra dando uma banana pra todos, e se retirando da disputa. Pensei até mais: Reeleja-se governador e parta para a fundação de um novo partido, algo pequeno mas com expressão. Levaria um séquito bom de seguidores, tanto na quantidade qto em qualidade. E deixe o DEM “taxab” e o PSDB que não honra sua história se degladiarem pela condução das suas derrotas. (esse limite de espaço mata tbm Reinaldo! vou para a sua oposição!)

  129. Sagarana disse:

    Reinaldo, se sua tese - que o lider nas pesquisas venceria as eleições - estivesse certa, Lula teria vencido todas as eleições a partir de 1989. O fato é que essas mesmas pesquisas mostram um Serra na descendente, e com uma rejeição muito maior que a do Aécio. A própria postura tíbia do Serra em relação à candidatura revela o medo de perder novamente uma eleição e, principalmente, perder o governo do São Paulo. No mais, quando terminar a disputa interna, vencedores e vencidos deverão se unir para a disputa, que como sabemos, não vai ser fácil. Grande abraço e não se engane, os diabinhos nunca foram bons conselheiros.

  130. Nanado disse:

    Yara às 7:11.

    Sensacional.

  131. a Lacerdista disse:

    Meu sonho é ver você fazer um azul-vermelho com o Carlos Heitor Cony. Mas acho que você não vai perder o seu tempo né?

  132. Lucas Medeiros disse:

    ah sim!; e a Dilma ja disse que esta cercada de homens meigos. Ou seja, o partido no seu fundo sabe que nao credita nela presidenta, e ela, em seu intimo, nao acredita nos homens do partido.
    Agora basta fazer a populaçao acreditar nas duas coisas.
    E nao vai ser dificil, ouvi dizer que o filme dele tem uma fotografia bem bonita.

  133. Rodolfo disse:

    Quando leio essas aberrações que a “oposição” e principalmente Aécio tem aprontado há mais de um ano, eu me coloco no lugar de Serra e penso que chegaria nessa conclusão: mandaria todos as favas…

    O homem tem história, coerência, faz um ótimo governo, fez milagre ao eleger Kassab enfrentando a máquina de guerra (na verdade, de terrorismo mesmo) do PT nas eleições (com Lula a frente) e poderia ter vencido Lula na última eleição presidencial caso a oposição não fosse tão amadora como foi.

    Que se dane tudo ! O Brasil que fique com Dilma (ou Ciro…), o RS que fique com Tarso, Alckmin que pague o preço de seu erro passado e Aécio vai ter que entrar no PT tendo como padrinho o Zé Dirceu…

  134. Lucas Medeiros disse:

    do que eles proprios nao acreditam?
    Sinceramente, Reinaldo, nem sei como uma declaraçao dessas nao sai comentada pelos analistas e cronistas politicos por ai.
    Ah, e so pra dar o golpe final temos Lula naquela ultima entrevista para a RedeTV em que ele se diz a propria encarnaçao da “alternancia do poder”. Concorrendo a uma terceira eleiçao nao parece muito alternancia…
    Condense tudo isso melhor do que eu e comente, mostre a todos, caro Reinaldo.
    Um abraço

  135. Anonimo disse:

    Como o mundo continua redondo e não lulamente quadrado, certas coisas acontecem com uma naturalidade ¨surpreendente¨. O que haveria de acontecer numa universidade pública cujo patrono mor do reitor é o deputado federal Paulo Rocha, mensaleiro confesso e petista por vocação.

    http://www.diariodopara.com.br/noticiafullv2.php?idnot=69253&termo=ufpa,

    http://www.diariodopara.com.br/noticiafullv2.php?idnot=69328&termo=ufpa,

    http://www.diariodopara.com.br/noticiafullv2.php?idnot=69382

  136. Lucas Medeiros disse:

    no pleito de 2014. Isto é, o proprio Mercadante nao acredita que, na eventualidade de Dilma Roussef ser eleita em 2010, ela teria capacidade de fazer um trabalho tal que a transforme na melhor candidata para (re)eleiçao em 2014. Ele proprio, senador do PT, que certamente estara em campanha para Dilma, nao acha e nao faz questao de expressar fé que ela poderia possivelmente ser A candidata do partido daqui a duas eleiçoes. Ora, se isso nao é o reconhecimento, talvez tacito, de que Dilma é uma candidata de brinquedo e que nao encontra fé genuina nem com os seus aliados de que ela é a melhor pessoa na presidencia, como essa gente quer convencer milhoes de eleitores do que eles proprios nao acre

  137. Fátima disse:

    Corrigindo-ALCANÇADO

  138. Vera L. disse:

    Reinaldo na entrevista da Pan José Serra mostrou que tem uma paciência de Jó, acho que pode acabar, até porque com a reeleição praticamente ganha em SP vai pensar duas vezes em ir para a disputa com o PT e SEUS ALIADOS do PSDB CONTRA, nos DOIS cenários ele é vitorioso mas o PSDB NÃO gosta de gente vitoriosa, prefere falastrões como Lula, só que nesse quesito o PT e Lula ganham SEMPRE. Aécio se não for o escolhido vai fazer campanha para Dilma, já está fazendo. Ao invés do PSDB, DEM, PPS estarem elaborando uma estratégia para VENCER a guerra estão boicotando seu principal GENERAL, querem um que ganha batalhas pífias na imprensa, mais um pouco vou torcer para que eles PERCAM porque são BURROS.

  139. Altas Quintas Colunas disse:

    Bom dia Reinaldo,

    Devo me penitenciar, pois fui um dos que, em 2005/2006, achava que o Serra não tinha carisma eleitoral fora de SP. Entrou Alckmin e deu no que deu. Lógico que não foi por minha causa que o “picolé de xuxu” foi lançado candidato.

    Agora, as mesmas forças ocultas do PSDB que queimaram o Serra em 2005/2006 voltam a atacar a atual liderança do Serra.

    Isto acionou o desconfiômetro, pois meu capetinha particular me sopra nos ouvidos (tinnitus?!?) 24hs por dia: “O PSDB é PT! O PSDB é PT! O PSDB é PT! O PSDB é PT! O PSDB É PT! O PSDB é PT!”. Provas em contrário? Nenhuma. Provas a favor? Alckmin, Aécio, Ciro, os Maias, etc…

  140. Fátima disse:

    Uma sinopse das eleições de 2010, seria mais ou menos assim…como diria FORÇAS narcotraficantes e narcoterroristas decidem que o lulo-petismo permaneça no poder E usando os partidos em processo de desintegração vão explorando a vaidade, tão inerente na classe política fazendo uns derrubarem os outros e todos juntos implodirem o MELHOR, o FAVORITO, O CAPAZ, O ÚNICO COM O PODER DE RESTAURAR A DEMOCRACIA…levando o país para um CAOS POLÍTICO, SOCIAL E ECONÔMICO, que levará décadas, quiçá, SÉCULOS para voltar ao ponto de partida, alcansado em 2002, com o governo FHC.

  141. Branco disse:

    Não duvido termos dedo petista dentro do cérebro do PSDB. Para mim, Aécio é lulista assumido e devem ter feito planos para o governo da senhora Dilma. Aécio está fazendo o mesmo papel de escudeiro do Lula que o Alckimin fez na última eleição, morrendo antes da hora para o triunfo lulático. Onde tem muito dinheiro até o diabo se vende e posa de anjinho.

  142. TITO disse:

    Caro Reinaldo,
    Após uma aula de interpretação de pesquisa, nos deparamos com um insight de uma originalidade inquestionável ,sobre o que os interessados ja deviam saber a mais tempo.A indagação é: “E se o Serra chutar o pau da barraca e cair fora da corrida presidencial ?
    Se no diagnóstico em várias situações, o seu nome figura numa situação privilegiada, com uma suposta saída, o prognóstico é sombrio, notadamente para o DEM e Aécio.Reinaldo, a questão é de uma lógica cartesiana e acho que esse pessoal devia levar a sério a sua exposição, mais do que pedagógica serve de alerta aos que torcem (por vaidades pessoais intrigas idiotas…) para que a oposição siga a sua trajetória de OPOSIÇÃO !

  143. Lucas Medeiros disse:

    Ola Reinaldo,
    (desculpe, teclado frances sem todos os acentos)
    Por favor, ajude-me a construir um pensamento:
    estava eu a assistir o CQC - na materia que voce pode ver neste link http://www.youtube.com/watch?v=ZSqp_X_XB_k&feature=related - quando o Mercadante (aquele que tbm é ator) diz ao reporter (aos 2:46 min) que acha que “o Lula vai pro banco agora, mas volta em 2014″. Ok, ajude, por favor, Tico e Teco - os neuronios - a ligar as coisas uma com a outra: Mercadante, um senador do PT e figurao do partido, provavelmente ecoando uma opiniao corrente entre muitos la da sede, diz que acha que Lula volta pro banco em 2014, isto é, tem esperanças que Lula sera reeleito presidente no pleito

  144. marcos moraes disse:

    Mas tem algo que não bate. Serra foi contestado aí mesmo, em SP e pelos tucanos. Ele perdeu aí!

    Vc mesmo diz que há ambiguidade; o que Cesar diz é que ele não avança na ambiguidade. Daí ser caudilho.

    Logo, tem algo mais que não consigo perceber. Será que Serra não é confiável politicamente? E que diabos seria isso, para tornar Aécio mais confiável?

    Em 2006, na Playboy, FHC dizia que Aécio agregava mais…o que significa isso? Cheque com fundo?

    O fato é que falta algo e a propria passividade de Serra o demonstra.

    MAM

  145. Wesley Bispo disse:

    E o PT vencerá novamente… Infelizmente, mais 12 anos! 4 Dilma + 8 Lula.

  146. Heitor disse:

    Tirando fora os cidadãos, os brasileiros agem como a espécie de unibambis vulgaris, em orda, em matilha, basta um rosnado de ódio que todos partem para cima da vítima. O cidadão é um espécime raro, ainda não catalogado pela ciência.

  147. Leonel Gomes disse:

    Quem conhece a história política de José Serra sabe por que sua relutância em definir já sua candidatura. O antigo PFL e outros partidos sabem que Serra não é de negociação de interesses condenáveis - foi assim enquanto ministro da Saúde. Decidido a ser candidato um batalhão de partidos e políticos interesseiros iriam acorrer a ele para garantir uma boquinha na administração federal. O tal de Aécio Neves que embora tenha feito uma boa administração em Minas, é bom de voto principalmente por ser neto de Tancredo que não foi lá um político de primeira linha. Alguma coisa nele me faz lembrar o Color. O PSDB deveria mesmo é dar um chega pra lá no Aécio.

  148. PP disse:

    Do lado da situação uma candidata sem curriculum, sem realizações, sem carisma, sem charme, sem educação…e que depende da transferência de votos (ô expressão surrada!) para se eleger. Do lado da oposição, um político de longa carreira, com nome, realizações, reputação e… milhões de votos próprios, liderando todas as pesquisas desde criancinha. Temos que invocar novamente Freud (o que falava alemão) para explicar porque a oposição não escala logo e por aclamação Serra que tem enormes chances de vencer e depois corre atrás de alianças. Cadê o bom senso e um projeto viável para reassumirem o manche? Afinal, o plano de vôo continua sendo o mesmo deixado pelo PSDB.

  149. Gione oigen disse:

    Reinaldo,

    o Lula pode ter tudo que é defeito, mas ele tem uma virtude: age com a certeza da vitoria.

    Com isso vai eleger a múmia da Dilma. Aliás ele elege até poste.

    Serra nos irrita com sua indecisão. Um homem indeciso não pode ser Presidente.

  150. Ataíde disse:

    Rodrigo Maia e Aécio precisam saber. Há um grande contingente de cidadãos brasileiros que não querem graça com o lulismo (entenda-se socialismo). Não por acaso, é gente que, independente do grau de escolaridade, gosta de se instruir (nalguns casos, por isso deixou de ser esquerdopata) e tem certa facilidade para fazer queimar o filme de político demagogo (principalmente, do “almofadinha”). Que esses dois senhores tomem juízo e entendam que são peças - eles próprios - importante para afastarmos o lulismo do poder federal, via voto. Que passem a enxergar melhor e deixem de criancice. Estão agindo como adolescentes pirracentos. Se não nos ajudarem a ficar livres do lulismo, não serão esquecidos

  151. que venha Dilmão disse:

    Os segundos aliados do Lula, PSDB e DEM - porque oposição nunca foram - estão satisfeitíssimos com as migalhas que lhes cabem. Migalhas do governo Lula ainda garantem um vidão para estes bravos.

    Preocupação com a democracia? Ãnh?

    Nada no mundo merece um Chavez mas se se conhece a qualidade moral e intelectual das forças que hoje seriam oposição a ele na Venezuela, Chavez e sua ditadura são o presente perfeito da política venezuelana.

    A política no Brasil, o PSDB, o DEM, pedem por Lula, pedem pelo PT, pedem pelo bolivarianismo, pela ditadura de esquerda, pela desgraça.
    E estão se lixando, tão com a vida ganha.

  152. Gione oigen disse:

    Parece que Serra ainda não lembrou de nos os eleitores.

    Se compararmos o candidato como uma mercadoria, se o cliente não sabe que uma mercadoria está a venda ele não compra.

    Acaba comprando uma porcaria porque está à mostra!

    Se o Serra não quer meu voto mesmo com a preferência que lhe dou, até logo seu Serra. Tem outras mercadorias disponíveis.

  153. Paulo disse:

    É muito simples.
    O PSDB não lança Serra porque tem um Aécio no meio do caminho.
    E Aécio não está disposto a ser vice de Serra, que, dizem pelos cantos, é um chato de galocha e centralizador, quando não está pelas sombras detonando candidaturas alheias (veja o caso da Rosana Sarney). Aécio tem plena consciência de que o PSDB não ganha sem ele, e jamais vai ser vice. Agora, o que não se admite, Reinaldo, é essa sua insistência em derrotar o PT a qualquer preço, como se isso fosse o caminho para a felicidade eterna. O problema do Brasil não é só o PT. VEja o STF. Que país pode ser sério com uma alta corte cujas idéias mudam ao sabor do vento? O Congresso é uma bandalha desde sempre.

  154. Heitor disse:

    Os brasileiros são assim, cada um por si.
    Quando os petistas viram que a popularidade de Lula não se transfere, nem para eles, deram uma banana para o presidente, fazem o que querem nos diretórios. Aliás, nem a impopularidade transfere-se. O político pode andar com Fernandinho-Beira-mar que o povo não vê.

  155. Airton disse:

    O que acho estranho é a oposição não olhar p/ o fato de que tudo que o governo do FHC fez de bom, o governo LULLA fala que ele fez, e tudo que o LULLA/PT fez de ruim qdo era oposição, foi colado como coisa de ruim feita pelo governo FHC.

  156. Rubens Costa disse:

    Reinaldo,
    Bom dia!
    Certamente o Ciro, nordestinopaulista, que é, cobrou o seu preço para fazer o serviço sujo para o PT. Infelizmente, no Brasil, todo político tem um preço e sabemos o quanto o PT sabe colocar preço nos produtos que estão à venda. Não existe político honesto, pois se o fosse, não seria político. Não me venham falar que nem todos são desonestos, pois o silêncio também é uma forma de desonestidade, pois permite que tudo aconteça. Amigo, é desanimador…

  157. et disse:

    Oh raiva! Esses políticos do PSDB e DEM, muitos deles são séquitos dos coronéis do PMDB. Alguém lembra dos processos no conselho de ética no Senado contra Renan e Sarney? Era corporativismo? Apesar de tudo, ainda aposto no Serra. Que venha Dilma e sobrapau!!

  158. Weimar disse:

    Reinaldo, como o seu demônio é sofisticado! O meu é só um diabinho a me sugerir cada bobagem! Compreende-se que sejam diferentes o daqui e o daí; surpresa não é, portanto. Não pra mim, que me conheço. Não muito, mas me conheço o suficiente. Mas não era sobre demônios e diabinhos que queria comentar, e vou ao que interessa.

    Comento este trecho do seu post: “Como o PSDB será mesmo governo em São Paulo com Alckmin ou com Serra, um núcleo de possível sobrevivência do partido estará assegurado. Em Minas, não se sabe.”

    Bem, há já algum tempo que não passo por lá, por MG. Mas acho que esteja eu excluído do “não se sabe”. Acho que, na hipótese que você levanta, nada acontecerá ao PSDB mineiro, como nada acontecerá ao baiano. É que lá e cá, vendo daqui, ele não existe. (Ao menos não tem uma existência significativa) Aqui existia (acho que não existe mais) um pequeníssimo grupo, dentro do grupo maior de adversários do ACM, que resolveu registrar-se como tal para fins de sobrevivência: não tinha espaço em outros partidos contrários ao ACM. E o Juthay tinha uma herança política definhante (se não existir, fica criada a palavra) a ser protegida da modernidade. Em Minas, se não me engano (me engano muito!), existe o Aécio, que continuará vivo. Não tão vivo quanto era seu avô e quanto é o Lula, mas vivinho.

    Em Sampa, Serra é força, mas não é o PSDB. Já em Minas… Nem me lembre do Azeredo, por favor!

    Weimar

  159. Johnny disse:

    Nem lí esse post até o fim, mas o que lí está brilhantemente exposto. Só falta DEM e PSDB, com seus discursos furados, encontrarem as razões para execrarem aquilo que seria uma das poucas possibilidades de vencer as eleições presidenciais de 2010. Parece que o auto boicite fala mais alto.

    Johnny

  160. Anonimo disse:

    Eu já começo achar que a melhor contribuição que Serra pode legar ao futuro do Brasil é exatamente fazer isso para preservar pelo menos São Paulo numa posição de contrapeso. Posto que, o risco de perder o governo federal e São Paulo simultaneamente, acho, abre espaço para uma hegemonia petista das mais perigosa para o futuro do país.

  161. Carlos F. disse:

    OFF TÓPIC REI - ESTADÃO : “ Depois do caso de Geisy Arruda, a Uniban virou uma espécie de símbolo do conservadorismo. Mas o ambiente perto do campus da Avenida Rudge Ramos é igual a qualquer vizinhança de universidade: meia dúzia de bares, com mesas cheias… “ É assim que começa a reportagem de ontem no Estadão sobre o caso Geisy. A verdade é que a prática dos conservadores no dia é a dia, pelo menos na net, é sempre se comportar de forma mal educada e truculenta. Não é à toa que o presidente se referiu a nós com trogloditas. E não é à toa que a sociedade relacionou aqueles estudantes que quase agrediram a moça como “ de direita “. Infelizmente a direita só é educada com seus pares. Abs.

  162. Filipe disse:

    Com Serra já será difícil vencer a máquina de votos do governo, com qualquer outro candidato será praticamente impossível

  163. José Eduardo Diniz disse:

    Bom dia a todos !

    Por favor , Toninho Cerezo não merece a
    comparação .
    Primeiro , porque não trocava passes laterais
    como bem sabe Reinaldo , o 9 do Galo e maior
    gênio de Minas , que cansou de marcar gols
    com lançamentos precisos do meia .
    Segundo , porque Cerezo está longe de encarnar
    as lambanças dos tucanos .
    Até porque ele é Galo .

  164. sueli disse:

    Serra está sozinho.
    É traído por todos, ainda tem o governo Lularápio e todos os petralhas a trabalhar contra ele.
    É um luta hercúlea.
    O Aécio fará com ele o que fez com a Alckimin, traição.
    Serra tem o nosso apoio, mas com as inúmeras bolsas-qualquer coisa os demais eleitores tem medo de perder essa boquinha.
    O Lula fará terrorismo dizendo que o Serra irá tirar todos os “benefícios” que ele deu.
    Será uma luta hercúlea, repito, Serra tem que ir para ela e mostrar as diferenças entre ele e a candidata petista mesmo que perca a luta, não será desonra pois ele vai lutar sozinho.

  165. Maria disse:

    Reinaldo, com MUITA DOR NO CORAÇÃO, me custa admitir isto, já pensei na hipotese do governador José Serra desistir da disputa para presidente da República, a PRESSÃO CONTRA E TRAIÇÃO VAI SER MUITO GRANDE, DE AMBOS OS LADOS, TANTO DO PT COMO DO PSDB E DEM, isto é notório, já existe um complô “velado” em São Paulo, por parte de imprensa e até do prefeito, que agora discaradamente resolveu caminhar em estradas opostas. Eu se fôsse o governador NÃO APOIARIA NINGUÉM! Aécio NÃO TERIA UMA SEMANA DE SOBREVIDA NAS MÃOS DO PT! E o DEM sumiria do mapa. Eu sei que será um duro golpe para o governador, mas este jogo é de cartas marcadas, depois ADEUS PSDB, DEM E PPS! para mim não fará falta!

  166. baruch disse:

    O DEM presidido por Rodrigo Maia, uma imitação grotesca do Cesar Maia e este moleque pretensioso Aecio Neto, querem na verdade é fazer oposição a Dilma. O Aecio poderia ser vice e viver como gosta lá no palacio do Jaburu. Ou seja sem fazer absolutamente nada. Pois como dizia o finado vice Aureliano Chaves-vice não governa. Vide o burgues progressista José de Alencar, só é noticia qundo vai para tratamento médico. Poderiamos pedir a instalção do Palacio da vice presidencia em Ipanema, onde o esperto minerim come quieto!

  167. Le disse:

    Eu não acredito..

    Como pode alguns achar que o Serra não seria a melhor opção para

    enfim derrotar o PT?

    O quê o PSDB e o DEM desejam ao Brasil?

    Que o cidadão se rale?

    Que o PT fique mais 8 anos no poder?

    Na minha modesta opinião, se não for o Serra candidato da oposi-

    ção, estsmos fritos, acabados, degolados e ferrados.

  168. Paulo Roberto Urbano da Cruz disse:

    Alguns políticos no DEM e PSDB parecem estar querendo editar o fracasso da eleição passada chamado Alckmin, só não consigo entender o objetivo, será que eles não estão vendo que o aecio não vai decolar.

  169. Nicão disse:

    Aí, Reinaldão, finalmente você concorda comigo… eheheh.
    Se você procurar nos meus comentários, dos últimos, digamos, seis anos - sei, sei que é muita pretenção da minha parte! - onde não canso de falar do burro-de-Tróia do Alckmin, que detonou a eleição presidencial, como o “grande sinal” da “nova ordem”, você vai aceitar que não dá pra analisar essa baderna sob a ótica da lógica, ou da integridade, se você me entende. A estratégia da “parelha” de caminhão de macacos, PSDB/DEM tem lá uns 20% de aliados idiotas, mesmo, tipo PeTralha cego, e 80% de sem vergonhas, que estão pouco se importando com o país. Estão é apostando na bagunça, até pra poderem se lambuzar com a semvergonhice!

  170. Cris disse:

    Rei,

    Em 2002, IMPLOREI, assim como outros colegas, por material de campanha para Serra. Onde vc olhasse, havia adesivos de Lula, cartazes de Lula, bandeirinhas de Lula, pára-sol de Lula. De Serra? Um aqui, outro lá.
    Pois bem. Por mais que se pedisse material, o PSDB sequer respondia aos apelos para dizer que, sei lá, não tinha material nenhum. Não fez a menor força!
    A campanha de 2006 dispensa comentários.
    E 2010 comça do mesmo jeitinho. Co uma preguiça danada.
    Se eles não querem….
    Existe um ditadinho que diz: “a gente só pode ajudar quem quer ser ajudado”. O PSDB não quer, não quis e, tudo indica, nem vai querer.

  171. Achmed disse:

    Mas que bando de idiotas!!

    O Sergio Guerra deve estar de namorico com Aécio para falar tanta bobagem!!

    Ou será que ele é mesmo tão ignorante a ponto de pensar que Serra realmente “caiu” nas pesquisas.

    Qualquer bocó, até mesmo o apedeuta, do alto de sua formação primária, pode ver que se ciro entrou na pesquisa e conta com 17% e se Serra perdeu 15%, na minha parca aritmética Serra “CRESCEU 2%”.

    Mas essa onda de demência na oposição só pode ser mesmo uma coisa: overdose de tutu com torresmo!!!

  172. Cris disse:

    Uhm… se eu fosse o Serra, Rei, mandaria todo mundo andar e concorreria a…S.Paulo! E deixe Dilma lá, ou quem quer que seja, lidando com a encrenca que será o próximo governo: déficits enormes, cofres arrombados, infraestrutura podre, apagão certo, etc etc. E com a máquina INFESTADA de petralhas, será difícil governar. O Ministério Público, por exemplo, despertará de seu sono profundo e atazanará até não poder mais. Duvida?

    O PSDB é aquele partido que não sai do muro nem para ganhar eleição.

    Vaaai, Aécio, vai fundo! E boa viagem. Cansei de torcer pelo PSDB. MESMO! Faço isso à toa, desde 2002. cont

  173. roby disse:

    Cuidado, tio Rei: foi com esse argumento do demônio soprando ao ouvido que Sócrates acabou brindando com cicuta. Os tempos hoje são outros, mas a má-fé da militância continua a mesma; pior, até, posto que mais articulada — e com muito mais a ganhar (ou deixar de perder).
    Ouvi um boato — pelo menos espero que seja — de que o apedeuta-em-chefe, em desespero de causa e sem alternativa visível, toparia candidatar-se ao governo do Estado de São Paulo em 2010. O que você acha dessa possibilidade? É viável? Pura especulação para desnortear a oposição? Impossível?

  174. João MRAlves disse:

    Prezado,

    O governo Lula tem sua estratégia já montada para a eleição caso a chapa Serra-Aécio se torne oficial (por isso a pressa deles para que o PSDB oficialize o seu candidato e, o DEM está embarcando nessa), Lula vai montar a chapa Dilma-Ciro que tem mais competividade. Esse é um dos motivos porque Ciro Gomes ainda não se definiu, o Lula não deixa e ele, vai fazer o que o Lula mandar, todos sabem.Fico admirado porque os institutos de pesquisas não fazem esta composição.Quanto mais cedo o PSDB oficializar a chapa, mais tempo o governo terá para desfilar com os dois (Dilma-Ciro) por todo o país nos palanques das obras como foi feito no balão de ensaio das obras do RIo São Francisco. Não existe acordo com o PMDB que não possa ser desmontado pelo “metamorfose ambulante”, Lula no que diz, sempre deixa claro que não tem compromisso com atitudes do passado presente e muito menos para o futuro. Acredito que o Serra esteja certo na sua avaliação de não antecipar o candidato oficial para que o PT tenha tempo de montar os ataques que tentam derrubar qualquer candidatura.
    Atenciosamente,

    João MRAlves

  175. Pela Pátria disse:

    Quem foi o gênio que colocou esse menino (de calças curtas) para presidir o DEM? Ele não tem autoridade nem representatividade e ainda SEMPRE (OS MAIA) FAZ O JOGO DO ADVERSÁRIO.”
    VALHA-ME DEUS!

  176. carlos amendola disse:

    Estaria o Serra cometendo crime de responsabilidade ao não pagar os precatórios?
    Estaria descumprindo ordem judicial e ferindo a lei federal?

  177. anônimo disse:

    O que realmente está faltando

    Reinaldo, releia sem pressa esse seu post. Depois pense. Você não acha que o que realmente está faltando - e muito - em nosso país é uma autêntica consciência cívica ? E aí pergunto: como reencontrá-la? O que cada um de nós pode fazer concretamente em benefício desse desejável reencontro.
    Pode me chamar de “teórico sonhador” , porém, pense no assunto.

  178. amauri disse:

    Bom dia Reinaldo
    O Sr. nunca ouviu uma voz no seu ouvido lhe dizer que neste continente, fora rarissimas nações, não existe politica classica e sim teatro de politica? Este pseudo desalinhamento não vem de agora, já vem desde a primeira disputa do Serra com o Lulla, onde se existisse mesmo politica e oposição neste país Lulla não teria ganho em 2002.
    Amauri

  179. Marília disse:

    Essa lógica exposta assim, com tamanha clareza, não é para qualquer um. Um texto digno das grandes inteligências!

  180. Mateus disse:

    Eu sinto um cheiro estranho nisso tudo. Olavo de Carvalho ja disse que o PSDB é um partido de mascarados.

  181. Yara Chiara disse:

    [colocando um espelho na jaulinha]

    Vou me passar uma descompostura.

    ReveZamento, NÉ, SENHORITA YARA? Vez, vezo, revezamento, tão ÓBVIO. Feia. Ucraniana. Judia!

    [começando a invocar com o espelho]

    O que você disse, branquela desengonçada? Eu tenho muito orgulho de ser do jeito que eu sou. E muito orgulho de ser judia!

    [arremessando a torá no espelho]

    Pronto.

    Ai, Rainha. Que metida aquela moça, né? Credo.

    [arrumando o cabelo]

    Ela que fique nos caquinhos agora, esperando para ser recolhida. Quero ver quem vai se reveZar - ohhh! - para juntar os cacos.

    Fique com seu reveZamento agora, ô Miss Dicionário!

    [risadas maníacas]

    Risos.

  182. indio guarani disse:

    José Serra continua fazendo um bom governo em São Paulo.Trabalha, enquanto aécio fica fazendo campanha com dinheiro público igualzinho à dilma e lullão, dando também a oportunidade de o presidente afirmar à todos que tucanos também usam dinheiro público para fazer campanha, aécio é petista nos métodos de fazer politica, por isso a afinidade. Eu conheço bem minas gerais e sei que o estado só é mais ou menos desenvolvido por fazer divisa com o estado de são paulo e ainda assim nas regiões próximas das fronteiras. Aécio, assim como lulla e dilma são extremamente competentes em parecerem competentes. Vão trabalhar vagabundos.

  183. Mazzarine disse:

    Este texto foi um GOLAÇO,AÇO,AÇO.O DEM eo PSDB não cansam de fazer besteiras,SERRA deveria ser aclamado candidato,deveriam IMPLORAR PARA ELE SER O CANDIDATO.Mas os DOUTOS DIRIGENTES DOS DOIS PARTIDOS PREFEREM “AGREGAR FORÇAS” E….PERDER.SIM,eles preferem PERDER.A petralhada agradece tanta burrice.
    Digo por mim ,SERRA não sendo candidato ,o PSDB e o DEM jamais terão o meu voto novamente.Votarei no PMDB,no PTB,rm qualquer um ou em branco ,menos no psdb ou dem(além do pt ,claro).Não devemos homenagear com nosso voto a falta de lucidez e lógica dos dirigentes desses dois partidos,que caminham celeremente para mais um fracasso evitável.

  184. JOE BASH disse:

    Reinaldo,

    A pergunta que nao quer calar e’ : que amizade e admiracao mutua e’ essa entre Aecio e Ciro ? acho que isso depoe contra o Aecio fortemente, pois o Ciro nao e’ conciliador e e’ o tipico cavalo paraguaio da disputa politica…o ‘ coelho’ das corridas …ou seja, Lula esta’ com Dilma e acabou.Ciro esta’ la apenas para dividir e atrapalhar a uniao das oposicoes. Aecio nao escolhe um lado, pois acha que ficando no meio do caminho e’ mais bem aceito.O problema nesse caso e’ que enquanto a oposicao fica cada um medindo o tamanho do seu cacife, Dilma vai crescer sem um discurso oposionista forte..se falou tanto de conversas de Aecio e Serra, a impressao que se tem e’ que nao serviram

  185. lucia disse:

    É a mais cristalina verdade: estes seres que se dizem “oposição” estão é fazendo campanha pela Dilmão.
    Nós, eleitores da oposição, não merecemos estes panacas do DEM e do PSDB.

  186. Aluizio Amorim disse:

    Caro Reinaldo,
    como sempre, brilhante! DEMOLIDOR!
    Abraço do
    aluízio amorim

  187. Jose Parra disse:

    Caro Reinaldo …. concordo plenamente com você, o Lulismo lança Mantras absurdos que o PSDB /DEM e demais opositores, insiste em absorve-los… tais como as Privatizações …. o apoio do FHC…. e Candidato que esta nas frente pode ser derrotado …. Voce tem toda a razão em ironizar e colocar o contra ponto. Está na hora da oposição fechar para valer em cima do nome do Governador Serra e Botar a campanha na Rua , pois os simpatizantes do Socialismo Bolivariano do seculo 21 Antes de Cristo … estão de plantão. Até que ocorra uma Reforma Politica para valer … a alternancia no poder é fundamental para a saude da Democracia Brasileira……

  188. Yara Chiara disse:

    As oposições conseguem se desentender até em prova de revesamento: todos querem sabotar a corrida daquele que pode salvar a equipe! No caso, o governador José Serra, que ainda ganha de Dilma no segundo turno, diferentemente de Aécio Neves. Isso já seria razão suficiente para as oposições se unirem em torno da candidatura de Serra. Mas será que, abrindo espaço para mais um governo do PT, as oposições estão realmente preocupadas com os rumos da política brasileira?

    A união efetiva das oposições acenaria para uma chance maior de vitória nas urnas e para a possibilidade material de se mudar a política atual, desfazendo-se a cultura de degradação institucional alimentada pelo petismo.

  189. Anônimo disse:

    É, também acho que de uma hora para a outra o DEM e o PSDB resolveram se empalar. Cansaram do poder e foram experimentar o outro lado. Os oportunista se empoleiraram no poder e lutam agora para não sair, já que basta alguém com alguma mínima capacidade para os destronar.

  190. Hélio Pimentel disse:

    Se Serra desistisse, Ciro Gomes talvez passasse a ser o favorito.

  191. Sergio Accioly disse:

    Em resumo: a oposição faz o jogo de Lulla. Imagina, Serra e o petista Aécio se entendo. Como diria Bussunda: fala sério! E nóis, Ó!

  192. [...] UM DEMÔNIO EM MEUS OUVIDOS [...]

Escrever um comentário



Powered by WP Hashcash


 
  VEJA | Veja São Paulo | Veja Rio | Expediente | Fale conosco | Anuncie | Newsletter |