27/09/2011
às 23:01TSE apenas reconheceu um fato: o PSD existe. OU: Oposições têm de achar um rumo por sua conta
Já escrevi aqui na sexta passada o que penso sobre o cerco ao PSD, o dito “partido de Kassab”, como a imprensa passou a chamá-lo, numa tentativa de desmerecê-lo. Não que a associação ao nome do prefeito leve a isso por si. É que se trata de um óbvio esforço para emprestar à legenda uma artificialidade particular — uma tese falsa: em que ele é diferente das demais legendas médias ou grandes do país? Na origem, o DEM se descolou do PDS, e o PSDB do PMDB. Ou não? Há, já na largada, mais de 40 deputados federais, um governador, dois vice-governadores, senadores, um monte de vereadores, deputados estaduais etc. Pode se tornar o terceiro partido da Câmara. Havia um clima evidente de perseguição à nova legenda, que beirava, como apontei, o ridículo.
Ora… O PSD é o 28º partido brasileiro. Quantas dessas legendas existem de fato? Não preenchem os dedos de uma das mãos. Quantos desses partidos, com acesso ao fundo partidário e com direito a tempo no horário político — e tudo isso quer dizer dinheiro público — existem mesmo? Há agremiações que expressam, no máximo, o estado demencial de seus dirigentes. Aquele monte de “PQPs” que se tornaram um meio de vida, um jeito de bater a carteira do erário, tiveram as suas listas rigorosamente checadas, com esse excesso de cuidados que se dispensou ao “partido de Kassab”?
Já posso antever algumas pessoas esfregando as mãos: “Olhem o Reinaldo flertando com a ilegalidade; já que a lei não foi seguida nos outros casos, que não se siga neste caso também!” Errado! Eu nem sei se houve procedimentos impróprios antes. Eu estou partindo de uma evidência lógica: se os pterodáctilos representantes de si mesmos conseguiram cumprir as exigências, por que não conseguiria aquela que nasce como a terceira agremiação do país? O que queriam? Chamar um por um os 510 mil que assinaram as listas?
Atenção: o paralelo entre o PSD e esses partidecos que mal existem não é perfeito, claro! A razão é simples: O PSD EXISTE! Cada um daqueles parlamentares representa milhares de eleitores. Ninguém precisa gostar da legenda. Precisa é acatar as regras da democracia. Se isso vai ser bom ou ruim para a A, B ou C, essa é outra questão. Há uma monte de legendas por aí que, fosse pelo meu gosto, não existiriam. Mas o meu gosto não regula o mundo.
O ministro Marco Aurélio de Mello votou contra. Cabe a um colegiado decidir. Segundo as regras, vence a maioria; não é preciso haver unanimidade. Seus argumentos me parecem suficientemente contestados pelos outros seis. Ainda que muitos considerem que não é assim, assim será porque a democracia delegou a decisão àquele grupo.
O DEM e o senador Demóstenes Torres
Já fiz aqui diversos elogios ao senador Demóstenes Torres (DEM-GO). Aprecio a sua atuação no Senado em diversas áreas. Mas ele certamente pisou feio na bola quando acusou o ministro Ricardo Lewandowski — de quem costumo discordar de modo muito enfático — de “dançar na boquinha da garrafa”. Parece-me impróprio que um senador da República se refira desse modo a um ministro do TSE e do Supremo. E agora? O senador do Democratas dirá que os outros cinco também “dançaram na boquinha da garrafa”? Seria esse o tribunal de um único justo — Marco Aurélio de Mello — porque votou o ministro conforme a pretensão de Demóstenes? Nem uma coisa nem outra. A divergência é parte das regras do jogo.
Eu, sinceramente, prefiro o senador propondo, como fez, uma emenda para que o Conselho Nacional de Justiça não seja fulminado por pressões corporativistas. Há um vasto Brasil a ser posto nos trilhos, senador Demóstenes! O DEM disse que vai recorrer. Ao fazê-lo, entendo, amesquinha-se. O PSD já existe. Ponto final.
E o que será do partido?
Para onde vai o PSD? Bem, esse é outro debate, que nada tem a ver com os critérios para sua existência legal. Será mesmo independente? Será força auxiliar do Planalto? Será ora governista, ora oposicionista? O eleitor vai julgar. Escrevi nesta manhã um texto bastante duro sobre o PSDB e critiquei há pouco a postura do DEM. Diga-se do PSD, quando conhecermos a sua atuação, o que se queira dizer, uma coisa é certa: ele nada tem a ver com a falta de rumo da oposição, não é mesmo? Estivessem alguns de seus líderes menos ocupados em alvejar um aliado, talvez a coisa andasse melhor por lá, e o PSDB não estaria fazendo agora uma oposição com dez anos de atraso, preparando-se para fazer um novo mea-culpa daqui a outros dez — se não morrer antes.
Tags: DEM, Demostenes Torres, Gilberto Kassab, PSD, TSE


Incêndio em ônibus escolar mata 17 crianças no Paquistão
De saída, Neymar adia escolha entre Barcelona e Real
Justiça solta três envolvidos na adulteração de leite no RS
Petrobras decide manter ativos da empresa na Argentina









Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
34 Comentários
Renata
-29/09/2011 às 11:31
Toda essa perseguição ao PSD só ocorre porque é um partido que nasce forte, “rouba” eleitores, verbas e horário na TV. Representa perigo, ameaça. Os demais nanicos são tão irrelevantes que não compensam o recebimento de tanta atenção.
Anônimo
-28/09/2011 às 20:05
Se no PSD é proibido proibir.
Alguém pode me explicar a opinião do Rômulo Gouveia, vice-governador da Paraíba?
***************************
28 de Setembro de 2011
Rômulo condiciona ingresso de filiados no PSD: “Se não tiver coerência com RC, nem venha”
“Quem não tiver coerência com o Governo Ricardo Coutinho é melhor nem vir para o partido”. O recado é do presidente estadual do PSD da Paraíba, vice-governador Rômulo Gouveia, que conseguiu, na noite de ontem, a liberação do registro no Tribunal Superior Eleitoral.
Ainda em clima de comemoração pelo PSD enfim ter nascido, Rômulo Gouveia lembrou que o partido está aberto a novas filiações, porém os novos aliados tem buscado afinidade com a administração estadual.
“Faço parte do Governo, o PSD é Governo e não teríamos porque unirmos contrários a esse Governo”, disse. Para Rômulo, não há como o PSD comungar com filiados que não fazem parte do Governo.
“Nosso filiados, tanto na ALPB quanto nas Câmaras haverão de comungar com o Governo, pois quem não concordar com isso é melhor não ingressar no nosso partido”, avisou.
PB Agora
Guilherme Frederico Lamb
-28/09/2011 às 19:36
EU DUVIDO QUE OS MESMO SERIAM ELEITOS SE ESTIVESSEM NO PSD NA EPOCA DA ELEIÇÃO… COM ESSE DISCURSO ADESISTA DE NEM CENTRO, NEM ESQUERDA E NEM DIREITA…
PARA ISSO O POVO VOTA NO PMDB
Guilherme Frederico Lamb
-28/09/2011 às 19:34
REINALDO,
ESSES POLITICOS QUE ESTÃO NO PODER NÃO REPRESENTAM SEUS ELEITORES COISA NENHUMA…
A MAIORIA OU TODOS SE ELEGERAM POR OS MESMO REPRESENTAR ALGO MAIS PRÓXIMO DE UMA OPOSIÇÃO NO BRASIL.
VOTARAM NELES POR ESTAREM NO DEM EM PRIMEIRO LUGAR.
EU USEI ESSE FILTRO… VOTEI EM CANDIDATOS DO DEM APENAS… PARA RECEBER MEU VOTO TINHA QUE SER DO DEM. DEPOIS ESCOLHI OS NOMES…
VOTEI APENAS PARA PRESIDENTE NO PSDB POIS O MESMO ERA COLIGADO AO DEM, MAS MEU VOTO FOI ANTI – PT.
KATIA ABREU NOS TRAIU… AGORA ESTA DE BRAÇOS DADOS COM O MST… JA ESTÃO ATE ENTREGANDO O SENAR AO MST.
KATIA ABREU PERDEU A MAIORIA DOS VOTOS DE PRODUTORES RURAIS QUE TEVE…
Fabio
-28/09/2011 às 17:39
É lamentável a criação desse partido. Nunca gostei do prefeito Gilberto Kassab, mas votei nele pois era a oposição ao PT aqui em SP. Agora, segundo a declaração infeliz que não vai ser “de direita nem de esquerda”, só me resta imaginar que ideologicamente vai ser mais um PMDB.
esther correa
-28/09/2011 às 14:38
Tio
…complementando…
Não é o Luis Apedeuta “in chef” que sempre quiz convocar uma constituinte só para a reforma política? Partindo dele, boa coisa não é! E, a troco do que o Kassab endossa esse grande desejo do Apedeuta? Eu, hein!!!!
esther correa
-28/09/2011 às 14:34
Tio
Aguardemos, pois, a movimentação do Kassab e do PSD, para após, fazermos nossas avaliações.
Fabiano
-28/09/2011 às 14:31
Tio Rei, apesar de ser seu fã e leitor, desde o início discordei de sua posição quanto à criação do PSD. Acho que o DEM agiu corretamente ao tentar inviabilizar mais este estelionato eleitoral praticado pelo Kassab e seus asseclas. Agora, com o fato superado, gostaria de saber sua opinião sobre a proposta do PSD de convocar uma nova constituinte, algo que você sempre contestou e imputou à tentação totalitária do lulo-petismo, espelhando o que Chavés e Morales fizeram em seus países. Espero, dentro da coerência com que você sempre se pautou, a mais veemente crítica à proposta. E, se não fosse pedir demais, que passasse a ver o PSD como ele realmente é: um agrupamento de calhordas que não conseguiu ficar longe das burras do Governo central.
Leon
-28/09/2011 às 14:28
Começou mal o PSD. Já esta propondo uma Assembléia Constituinte pra 2014. Como Você mesmo disse: “Constituinte até para unha encravada é Golpe de Estado”.
Marcio
-28/09/2011 às 12:28
A grande questão não é a concessão do registro. É óbvio que um partido com lideranças de peso como tem o PSD conseguiria alcançar os requisitos exigidos pela lei. O problema foi a pressa, a rapidez para a concessão, necessária para que o partido participe das eleições do ano que vem, visto que Kassab e Cia pretendem participar ativamente das disputas municipais. Daí que surge a lamentável atuação dos ministros Lewandowski e Nancy Andraghi, atuando praticamente como advogados do partido, apesar das notórias dúvidas acerca da lisura do processo e do cumprimento a tempo das exigências legais.
Sobre o partido em si, acreditar que vem para apresentar um “projeto de país”, uma terceira via, ou qualquer coisa do tipo, é muita ingenuidade. O PSD vem para ser governista, seja qual for o governo. È o partido independente a favor, tão comum na política brasileira. Um segundo PR, embora não tão sujo quanto a turma de Valdemar da Costa Neto.
Ricardo
-28/09/2011 às 12:06
Reinaldo, pasme!
Veja o que consta logo no segundo parágrafo do manifesto que o PSD exibe em seu sítio na internet (http://www.psd.org.br/?page_id=693):
“Ao nascer forte e legitimamente – com perspectiva de ser a terceira maior bancada do Congresso – temos o dever de nos impor um desafio à altura do nosso compromisso com o País. Assim, o PSD anuncia com orgulho que está iniciando imediatamente as providências para apresentar, no Senado da República, uma Proposta de Emenda Constitucional para eleger em 2014 uma Assembleia Nacional Constituinte, com parlamentares constituintes exclusivos para concluir seu trabalho revisional no prazo de até dois anos.”
Os caras querem abrir a caixa de Pandora! Alguém nos ajude!
Ferrabraz
-28/09/2011 às 11:11
Gostei Reinaldo. Essa é a postura que sempre tive em relação ao novo PSD, vamos ver à que veio. Até agora sei o que disse Kassab, será de centro. Veremos qual centro, o que será esse centro político que ora se cria.
O resto é maniqueismo idiota.
ARIPAIDEZ
-28/09/2011 às 11:02
pois na rua de casa passou uma moça pedindo a assinatura, eu e minha esposa assinamos. obs: ñ voto em NINGUEM do pt, nem a pau, juvenal!
G.A.T.
-28/09/2011 às 11:00
Quem sabe o PSD traga um novo alento aos políticos e à forma de fazer política neste país. Essa é a nossa esperança e que Deus nos ouça.
G.A.T
Michel
-28/09/2011 às 10:52
Seu Reinaldo,
já tenho uma do PSD: IPTU progressivo em SP, podendo chegar a 15% do valor do imóvel. Hj o máximo para IPTU é 1,8% do valor do imóvel. Seria interessante esclarecer essa notícia da folhaonline ou dar um puxão de orelha no Kassab. Ele está atentando contra a propriedade privada. Isto pode desmoralizar a Katia Abreu e o PSD. Apesar de não morar em SP, temo que esta praga se alastre por outras prefeituras do país. Caso o IPTU progressivo de SP seja aprovado, será um tapa na cara do contribuinte e um golpe contra a Propriedade Privada. Grato!
Caju
-28/09/2011 às 10:38
O Dem tem que parar de ser mesquinho e tornar-se propositivo.O Dem perdeu os deputados, senadores e governador por não colocar com clareza as suas posições políticas. Qual a proposta do Dem para se colocar como alternativa de poder? Qual a sua posição sobre o bolsa família, comissão da verde entre outros temas?
Observador
-28/09/2011 às 9:01
De fato, nosso país necessita de mais um partido. A oposição de mentirinha perde um pouco mais de espaço e os neo lulistas podem se bandear para o PSD. A base de apoio do Fuhrer irá aumentar agora. Parabens democracia brasileira, mais um passo para nos perpetuarmos como uma republiqueta latinoamericana.
Francisco
-28/09/2011 às 8:43
Torço pelo DEM, sem ser filiado, mas nesse assunto o partido pisa na bola. O PSD pode até se tornar um PMDB com gente de um lado e de outro (aqui no Piauí vai ser governista) mas fazer o que? Bola prá frente focando num inimigo de verdade que hoje é essa petralhada toda. Acorda oposição!
Fred Selvagem
-28/09/2011 às 8:04
E o Ksabe já começa fazendo Kg@#@. Acabou de dar uma entrevista no Bom Dia Brasil defendendo a criação de uma constituinte exclusiva para as reformas de que o Brasil precisa. E o pior foi que ele jogou nas costas da Kátia Abreu a responsabilidade de apresentar o projeto de criação dessa porcaria. Já imaginou a Katia Abreu trabalhando como vassala do lulismo bolivariano? Se isso acontecer, a gente já podia fechar o Brasil e devolver pros índios!
Maria Helena
-28/09/2011 às 7:58
Não sei como começou esse partido, mas sua continuidade será perfeita, para mim, no dia em que conseguir defenestrar o pt do poder. Caso contrário, será apenas mais uma turma “a dançar na boquinha da garrafa”, conforme Demóstenes Torres.
Alexandre Brasil
-28/09/2011 às 7:32
E olha que o Demóstenes é promotor de justiça!
RICARDO
-28/09/2011 às 7:06
Tio Rei,
1 – O PSD nasce sob a suspeita de fraude na coleta de assinaturas de filiação, como diversas reportagem noticiaram Brasil afora;
2 – a maioria de seus dirigentes foram eleitos por agremiações partidárias distintas. PSDB, de fato, se deslocou do PMDB, mas o mesmo não pode ser dito do DEM em relação ao PDS, uma vez que houve apenas mudança de nomenclatura e uma ou outra distensão.
3 – a maioria dos dirigentes dos partidos nanicos não estavam em cargos eletivos – eleitos por outras agremiações – quando resolveram fundar seus respectivos partidos. Na Bahia, por exemplo, o atual vice-governador “foi liberado” pelo governador, que é do PT, para montá-lo no estado. E o que dizer do Afif, heim?
4 – o Min. Ricardo Lewandowiski não merece dançar na garrafa, decerto, mas inteveio seguidamente e indevidamente durante o julgamento, antecipou informalmente seu voto e fez defesa intransigente da criação do partido – a ponto de porpor a sua criação “provisória”. Tudo isso, na condição de presidente da corte, situação que lhe exigiria maior decoro.
5 – De resto, nasce o 28º partido. Pelas declarações de seu fundador e insinuações de bastidor, sem uma ideologia definida, com o tempo torna-se-á mais um apêndice do governismo.
Anónimo
-28/09/2011 às 5:46
É isso mesmo, Reinaldo, o Ministro Peludo quer preservar a honra de todos os magistrados acabando com o controle externo da magistratura.
OhMyGod! - o verdadeiro!
-28/09/2011 às 5:40
Caríssimo.
Embora coligações regionais e/ou interesses não ideológicos (entenda-$e, Pe$$oai$…) sejam envitáveis absolutamente inevitáveis. O preocupante na Bahia, é que o vice governador, um carlista de berço, não tenha tido nenhuma objeção do Jaques Wagner, antes muito pelo contrário. Otto Alencar (o ta vice governador), anteriormente no PP (chamado maldosamente de Partido ´Portunista), mantém cargos importantes na estrutura governamental e em empresas de economia mista.
Assim sendo, respeitando as suas opiniões a respeito do partido formalmente “new born”, acho bom ficarmos de olho nas configurações regionais, e adotarmos uma postura:- “Hay PT?, Soy contra!”.
Anónimo
-28/09/2011 às 5:39
Enquanto isso, Reinaldo, o STF, aquele colegiado que o Olavo de Carvalho não mais respeita, se prepara para num canetada revogar de vez o controle externo da magistratura, uma das grandes conquistas do País nos últimos anos. Vide: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/09/27/tendencia-do-supremo-reduzir-poder-do-cnj-925459478.asp
cidadão comunizado pelo PT
-28/09/2011 às 5:32
Existe oposição nestepaiz? Muito prazer, eu sou um brasileiro comunizado pelo governo atual, no estado que moro(RJ) existem 70.000 mandados de prisão não-cumpridos e 96% dos processos de homicídios não são concluídos acabando ARQUIVADOS sem condenação de bandidos. Na capital, milhares de crianças pobres jogadas nas calçadas e exploradas por falsos-mendigos, crianças que nem bebem leite de nenhum programa social de qualquer governo.Aliás, o Rock in RIO virou Roubo in RIO.Se existisse oposição…
Anónimo
-28/09/2011 às 5:13
De fato, Reinaldo, a preocupação da oposição e’ fazer “fogo amigo” e o destino do PSDB e’ o mesmo do DEM, ou seja, se fica ‘a sombra de outros, ira’ também sem duvida padecer da mesma forma que esta’ acontecendo com o DEM.
ANTONINO SILVA
-28/09/2011 às 3:11
Caro Reinaldo
Apreciaria ler os seus comentários a respeito das críticas, feitas aos maus juízes, pela Ministra Eliana Calmon. Parece que os magistrados não entenderam que há uma banda podre também no Judiciário…ou será que, nas instituições, só exitem os ditos “bandidos fardados” e os de “colarinho branco”?
Claudio
-28/09/2011 às 3:06
Demostenes, vou cantar uma pra voce:
Meus heróis
Morreram de overdose
Meus inimigos
Estão no poder
Cris Azevedo
-28/09/2011 às 0:30
O PSD “do Kassab” é o PSD do Raimundo Colombo, que se mostra um BAITA governador de SC. Pois é. Tem neguinho morrendo de medo do partido!
alvaro
-27/09/2011 às 23:46
Acho perfeitamnete legítima a criação de um novo partido, mas o Kassab, como político, está liquidado. O cara, quando candidato, disse que era contra o aumento dos impostos e defendia a diminuição da máquina pública. Pois bem, depois de eleito aumentou o IPTU em mais de 70% e criou 9 novas secretarias no município de São Paulo.
Kassba é um impostorq que jamais será eleito para um cargo majoritário em SP. Poderá ser o reizinho desse partidinho mequetrefe. Vai aderir ao lulopetismo, será um novo Vademar da Costa Neto, mas os paulistas de boa cepa não votam mais nesse cara.
SidneyCWB
-27/09/2011 às 23:45
“40 deputados federais, um governador, dois vice-governadores, senadores, um monte de vereadores, deputados estaduais, etc” – eleitos por uma ideologia e que agora talvez mudem para outra, numa clara traição ao eleitor. Desculpe-me Reinaldo, mas concordo com um comentário que fizeram aqui mesmo, em outro post. Quer criar um novo partido? Antes de mais nada, devolva o cargo ao partido que o elegeu e aí, livre e desimpedido ética e moralmente, crie seu partido ou alie-se a outro. Pode não existir lei para isso, mas a ética seria uma boa guia… Kassab, Kátia Abreu, Indio da Costa, etc… foram eleitos por um partido de direita e estão criando um partido que, provavelmente, terá como norte o adesismo ao PT. Não acho que isto seja correto…
luiz
-27/09/2011 às 23:18
Caro REI, nao concordo com a expressao do Senador, porem talves seja proprio para os Ministros atualmente, como sabe, estao nos devendo bastante em termos de deisoes. Quanto ao caminho. claro que vai pegar uma “boquinha” no governo. Nossa politica juntamente com os tres poderes esta uma m…., infelizmente.