Blogs e Colunistas

05/02/2007

às 17:47

Três capas da Time: escolha o seu Apocalipse

O leitor amigo não sabe, mas a Terra ia derreter em 1945, conforme se vê na primeira capa da Time, acima. Já em 1976, estava chegando a era glacial. Até que tudo voltasse a ficar insuportavelmente quente nos dias de hoje. O humor do jornalismo-catástrofe, como se vê na Time — que não é assim uma “revistinha”, hehe —, acompanha o acalorado (ops!) debate científico. Segundo o meteorologista Eugenio Hackbart — que acredita, sim, no aquecimento global —, o noticiário também varia de acordo com a PDO (Oscilação Decadal do Pacífico), que vai esquentando e esfriando a Terra em intervalos de 30 anos. Aliás, eis uma boa questão: aprendemos com os apocalípticos que o aquecimento é uma realidade constante, linear, desde a Revolução Industrial, coisa do capitalismo, vocês sabem, e do “serumano”. Ah, é? Se é assim, alguém me explique, segundo algum critério lógico e racional, por que houve o resfriamento entre o fim dos anos 40 e a metade de década de 70. Ou não houve?
Por Reinaldo Azevedo
Share

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

30 Comentários

  1. Luiz

    -

    03/09/2011 às 2:06

    “O Homem deve ser ciente daquilo em que pode atuar e modificar e, esfriar o planeta o ser humano não pode, a menos que fizesse uma geladeira maior do que a Terra para retirar calor do planeta (logo, esfriar) e jogar esse calor para o espaço e isso é o que postula a segunda lei da termodinâmica para o caso, a qual não pode ser desprovada. Assim, a influência humana em um esfriamento do planeta está descartada.”

    Com sua “absurda geladeira” realmente é impossível.

    Embora difícil mas possível…
    Com uso de aerossóis com elevada capacidade de reflexão, como sulfatos, ou…
    Alteração do albedo de extensas superfícies.

  2. Prof. Ernani Sartori

    -

    13/06/2011 às 16:07

    - Professor, a Terra vai aquecer ou esfriar?

    - A única possibilidade para a Terra esfriar de vez é o Sol esfriar de vez, ou seja, o fim do mundo. Não sendo isso, trata-se apenas das variabilidades das temperaturas, as quais dependem de uma série de fatores, incluindo os causados pelos ciclos do Sol.

    O Molion disse que o planeta vai esfriar nos próximos 20 anos para contradizer o tal aquecimento, mas, não é dessa forma que se resolve a questão da influência humana no clima. Além disso, depois de 20 anos, ele dirá que o planeta vai aquecer ou esfriar até o fim do mundo? Se disser que vai variar, não vale! Parece que ele sabe quando e como vai ser o fim do mundo…

    A ciência séria não vive de previsões, nem de adivinhações, nem de alquimia, nem de empirismo, nem de “achismos”, pois ela trata de constatar e descrever com critério e rigor o que existe e isso já é muito difícil de fazer com exatidão, quanto mais profetizar sobre o futuro ou o longínquo passado quando os eventos da natureza são tão complexos e variáveis bem como os distantes dados (na verdade, suposições!) não são confiáveis e métodos disponíveis não têm a precisão requerida para dar garantias sobre tempos longe do presente. E quem poderá vaticinar sobre mudanças drásticas do comportamento do Sol, sabendo-se que a energia emitida por ele (medida e conferida por satélites) pode ser considerada constante, pois ela varia para mais e para menos em no máximo 0,5 W/m2 (0,04%) aproximadamente a cada 11 anos em torno de uma média de 1.366,1 W/m2 (e ainda fora da atmosfera, pois esta - principalmente o vapor d’água - atenua essa energia na sua maior parte)?

    Nisso tudo, o que interessa é o Homem ser capaz de saber se e como ele pode influenciar o clima independentemente se com mais ou menos energia recebida (sobre isso já desenvolvi e esclareci muito), pois isto NÃO é um complicador além de que naquilo que o Homem não controla não adianta ficar batendo boca se é o Sol ou não é o Sol, só o empirismo não sabe por onde ir. Também fico impressionado com a facilidade e “exatidão” que os empíricos têm em “garantir” os longínquos passados e futuros quando na verdade não conseguem sequer conhecer e descrever corretamente o comportamento da atmosfera atual e real.

    O Homem deve ser ciente daquilo em que pode atuar e modificar e, esfriar o planeta o ser humano não pode, a menos que fizesse uma geladeira maior do que a Terra para retirar calor do planeta (logo, esfriar) e jogar esse calor para o espaço e isso é o que postula a segunda lei da termodinâmica para o caso, a qual não pode ser desprovada. Assim, a influência humana em um esfriamento do planeta está descartada.

    Portanto, só resta explicar mais sobre a capacidade humana de aquecer ou interferir no clima (na verdade prefiro falar em interferência humana do que em aquecimento) e, quanto ao chamado aquecimento global, isso não é bem assim e já me referi várias vezes sobre isso bem como explico mais no blog sartori-aquecimentoglobal.blogspot.com. http://noparadoxes.tripod.com.

    O NOVO CICLO HIDROLÓGICO que descobri e registrei deixa bem claro como se dá a interferência humana no clima.

  3. Anônimo

    -

    27/07/2007 às 18:51

    ai eu entrei no site da time mas ñ consegui achar a capa dessa revista de 1945 de eu vi todas as de 1945 mas essa ñ ta la se tiver o link alguem ai me passa
    vlw

  4. Hugo Azevedo

    -

    06/02/2007 às 18:02

    Desde a Revolução Industrial, a tendência geral da curva de temperatura no planeta tem assumido um preocupante aclive, a despeito de variações pontuais, para mais ou para menos, ao longo da escalada. Até o renomadíssimo naturalista inglês Sir David Attenborough, que sempre foi reticente quanto às evidências do aquecimento global, agora está convicto. A curva de aquecimento se desacoplou da curva que registra as alterações médias de temperatura decorrentes de fatores naturais.

    Para mais informações, assista “The Truth About Climate Change”, documentário esclarecedor apresentado por ele: http://www.youtube.com/watch?v=S9ob9WdbXx0

  5. O Republicano

    -

    06/02/2007 às 5:49

    Isso significa que vai começar a esfriar no fim dessa década? Tomara que sim.

  6. zé pindoba

    -

    06/02/2007 às 2:29

    É, Mestre, ter mais de 60 anos como eu traz algumas vantagens - eu já li quase tudo que se publicou nesses anos e em anteriores ao meu nascimento na chamada grande imprensa. Ou seja, já vi esse filme antes - esse pessoal não se vexa das contradições que vigem entre eles mesmos: de um lado teremos uma nova era glacial, de outra um apocalíptico final dos tempos com labaredas brotando da areia de um mundo deserto. E quando botam a culpa disso tudo no aquecimento global que vai trazer secas monumentais, fome em várias partes do mundo (como se isso já não fosse real ali ao nosso lado, na África), botam a culpa por tabela nas grandes indústrias que despejam resíduos tóximos na atmosfera etc. etc. etc. E dizem tudo isso USANDO CALÇAS JEANS e cintos de couro com nomes arrevezados em inglês. Nas camisetas feitas com algodão transgênico trazem estampadas frases contra o capitalismo selvagem. Eu sugeriria a esses boçais que gravassem em suas camisetas a seguinte frase - ADUBO QUÍMICO ENVENENA A TERRA. USE A MERDA QUE VOCÊ TEM NO CÉREBRO.

  7. -

    05/02/2007 às 23:36

    Francisco, sei q é chato dizer isso, mas vai ter de explicar a piada.
    Ter de explicar ironia e piada é dose, desenhe, talvez entendam.

    Bem, bem, tudo já foi dito, destido, então fiquemos assim:
    Salvemos as baleias,
    Salvemos as focas,
    Salvemos as tartarugas, as periguitas e tudo mais.
    Salvemos antes de tudo A VERDADE,
    Sempre a primeira a morrer,
    Pelas mãos dos prós e dos contras e também dos muito antes pelo contrário.

    Espero viver mais uns aninhos, pra ver se vem alguma frente fria de verdade, quem sabe um gelinho em flocos de neve, porque esse clima tropical é um saco, uma modorra e dá uma lesera…
    O melhor emprego do mundo?
    Meteorologista, erra , erra e erra e nunca é despedido, já viram?

    Previsão do tempo na área do blogue:
    Ventos de todos os lados, vindos dos q bufam mais.
    algumas nuvens negras pairam no céu virtual do Blogger, com POSSIBILIDADES( nem é probabilidade!)de chuvas, raios e trovões por parte do dono, mas uma frente de mediadora poderá surgir fazendo mudar o tempo POR VOLTA das altas horas até o amanhecer.

  8. Andreas

    -

    05/02/2007 às 23:25

    Meu caro,
    Mesmo conhecendo-o há anos e sabendo um pouco como você pensa, não posso deixar de pensar que você às vezes fica um pouco republicano demais até pra quem já tá acostumado.

    Eu concordo com a abordagem do milenarismo que você tem, mas acho que, em toda essa discussão sobre se o mundo vai acabar amanhã ou ano que vem, perde-se um pouco do verdadeiro debate. É, sim, uma questão política, ao mesmo tempo que econômica e ambiental. O verdadeiro debate, que envolve a questão ambiental, mas ultrapassa-a, é a dependência de petróleo dos EUA e dos países ricos, que sustenta regimes corruptos no Oriente Médio e África. No ritmo atual, o petróleo mesmo não vai durar muito. Se o debate sobre aquecimento global serve para colocar esse outro debate sobre a mesa, prá mim está muito bem. E não é com a turma do Bush ou da Exxon-Mobil que esse tema vai avançar.
    Indo da geopolítica prá vida cotidiana, eu posso te dizer uma coisa: quando passa dezembro e fica-se sabendo que não nevou em Montreal, rapaz, dá um certo nervosismo. O FT escreveu outro dia que um dos problemas do debate sobre aquecimento global é que, qualquer dia quente no inverno torna-se especialmente sinistro…
    Abração,
    Andreas

  9. eduardo

    -

    05/02/2007 às 22:33

    Reinaldo,

    A trajetória da temperatura média na Terra vem com “tendência de alta”. O que quer dizer isso? Quer dizer que em alguns anos ela cai, em outros ela sobe, mas a tendência de alta é facilmente verificável através dos registros das temperaturas médias nas grandes cidades.

    Para ver com os próprios olhos os efeitos mais recentes, sugiro que façam uma visita ao Campo de Gelo na Patagônia enquanto ele ainda existe.

    Finalmente, faço minhas as palavras do anônimo das 7:22.

  10. Anônimo

    -

    05/02/2007 às 22:27

    É isso aí, Reinaldo. Resfriamento entre os anos 40 e 70? Houve! E antes disso houve também aquecimento, bem no começo do século passado.

    …………….
    Ao anônimo que acha que o Reizinho está trocando a opinião de cientistas pela de um “blogueiro” gaúcho: serve a opinião de cientistas do MIT e de outros institutos e universidades de prestígio na Europa e nos Estados Unidos? Suponho que você dirá que sim. A opinião de uma porção deles está ao seu alcance pela Internet, basta procurar.

  11. clePTomaníaco

    -

    05/02/2007 às 21:37

    Reinaldo,

    Como tem comentarista escrevendo bobagens! Deve ser petralha!

    Contar uma piada aqui e ali, vá lá. Mas dizer que o capitalismo é culpado pelo aquecimento global e que “de 45 aos anos 70 o mundo esfriou porque o movimento popular internacional enfrentou o imperialismo e criou a Guerra Fria”, é de lascar. Será que o moço não leu que a antiga URSS foi um dos maiores poluidores do planeta? Que as tecnologias poluidoras são consideradas um insumo inferior? Que as sociedades mais desenvolvidas exigem técnicas cada vez mais limpas? Essa é a solução capitalista: o aumento da produtividade industrial, usando menos matéria-prima, gerando menos poluição.

  12. René Descartes

    -

    05/02/2007 às 21:27

    Parabéns ao anônimo das 7:22. Postei meu comentário as 8:12 sem tê-lo lido. São neste momentos que se vê como falta a educação científica faz. Seria interessante se discutissimos a evoluçâo, aposto que um monte de gente ia vir em defesa de Adão e Eva…

  13. Anônimo

    -

    05/02/2007 às 20:12

    É choacante o numero de opiniões obscurantistas que este assunto está atraindo. Se algum leitor se der ao trabalho de comparar todas as opniões, verá que aquelas que tem um minimo de embasamento racional cientifco pedem que se aborde o assunto com seriedade. O resto é um bando de ignorantes, vociferando contra o que não entendem. Mas a culpa não é e vocês…é da sociedade (hehehe). A falta de base cientifica e de respeito pela mesma é fruto da péssima educaçâo que temos no Brazil. Como diria o saudoso Paulo Francis: “A ignorância é nosso grande patrimônio nacional”.

  14. Anônimo

    -

    05/02/2007 às 19:57

    O profeta do passado

    buniiito

  15. Anônimo

    -

    05/02/2007 às 19:44

    Tem racismo o comentário,
    “um meteorologista-blogueiro gaúcho? “. Deve ser mais um que tem um ciúmes dos gaúchos danado.
    Cuidado, sempre tem um gaúcho ai em alerta…cuide suas costas….

  16. Anônimo

    -

    05/02/2007 às 19:22

    1 - O problema não é o capitalismo. É a queima de combustíveis fósseis. Meio ambiente não é de esquerda nem de direita.

    2 - Como faz falta educação científica. Que vergonha dos comentários cretinos dos leitores desse blog. Vergonha que sinto como cidadão brazuca.

  17. francisco

    -

    05/02/2007 às 18:55

    É muito simples explicar o que você pede:
    Desde o século XIX o capitalismo fez o mundo esquentar como nunca.
    De 45 aos anos 70 o mundo esfriou porque o movimento popular internacional enfrentou o imperialismo e criou a Guerra Fria (o nome já diz).
    Já nos anos 90, com o fim da URSS o neo liberalismo se alastrou e então o mundo começou a esquentar cada vez mais.
    É muito simples.

  18. Alexandre

    -

    05/02/2007 às 18:45

    Um famoso professor e cientista americano, Julian Simon, ficou conhecido como “Doomslayer” porque passou boa parte da sua vida combatendo os profetas do apocalipse com base em dados concretos e argumentos lógicos. Sua argumentação é complexa, mas pode ser resumida grosseiramente em três pontos: (a) notícias negativas são mais atraentes que notícias positivas; (b) tomando-se como parâmetro qualquer época da humanidade, as coisas estão melhor hoje; e (c) o insumo mais importante de que dispomos, jamais levado em consideração nos cálculos apocalípticos, é a inteligência humana.

    Um artigo fascinante sobre suas teorias foi publicado na revista Wired em 1997. Para quem estiver interessado, o artigo está disponível on-line em http://www.wired.com/wired/archive/5.02/ffsimon.html. Confesso que, depois de ler esse artigo, passei a dormir muito melhor.

  19. Flavio

    -

    05/02/2007 às 18:42

    Reinaldo,

    Já que a pauta é a ecochatice…
    Você sabia que para um zoológico do primeiro mundo poder ter enjaulado um Panda, aquele urso com cara de bobo, é preciso pagar quase 2 milhões de dólares por ano para o governo chinês? É um tipo de royalty ou aluguel que os chineses cobram á título de preservação da espécie.
    Ah, claro, a China é aquele país que daqui a 15 anos vai estar poluindo o planeta mais que os EUA.
    Me faz um favor, cada vez que você ouvir alguém chamar o planeta Terra de “Gaia” dê um tapa na orelha do infeliz por mim, falou? Valeu.
    Flavio

  20. Anônimo

    -

    05/02/2007 às 18:37

    Reinaldo

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Só você mesmo pra ter paciência e encontrar as várias Capas Apocalípticas! Essa foi ótima!
    Aliás o Povão do Mundo todo vive disso, desastres! Já tivemos até invasão dos Aliens, concorda?
    Acho que Cientista vive de verba e para tanto precisam de teorias!
    Uma das maiores cidades Astecas, abandonada por seus habitantes sempre intrigou o Mundo!
    Fizeram há pouco tempo um estudo geológico da área e chegaram a conclusão que ela foi abandonada, porque durante 30 anos houve uma grande seca na área e depois 30 anos de chuvas torrenciais, o que levou a queda desse Império!
    Na época não existia combustível fóssil, nem aquecimento Global!
    Hoje mais do que nunca os Cientistas precisam de verba, portanto fazer esse auê, os mantém em evidência e trás as verbas que tanto necessitam!
    Precisamos ponderar muito o que é verdadeiro e o que é exagero!

    Betina

  21. Anônimo

    -

    05/02/2007 às 18:31

    Ufa!
    Vozes discordantes, de ótimo “pedigree” (MIT, University of Virgina, University of Winnipeg etc.), há. Só não vê quem não quer… São normalmente acusados de “pagos pela indústria”. Mas quem paga os “cientistas do consenso”? Dinheiro de fundações, ONGs e de governos é mais limpo? Aliás, quem sabia que o sumário do relatório do IPCC é feito apenas por 13 cientistas, “em nome” dos supostos 2.500 “independentes” que estão nas páginas de dentro (e cujas afirmativas estão cheias caveats)? Quem sabia que o documento oficial do IPCC só será publicado daqui a três meses para ser editado de modo a se harmonizar com o sumário?
    http://www.canadafreepress.com/2007/global-warming020507.htm
    http://www.drudgereport.com/flash2.htm
    http://www.oism.org/oism/s32p31.htm
    http://www.junkscience.com/
    http://www.sepp.org/

  22. Paulo Roberto

    -

    05/02/2007 às 18:31

    Saudações.
    Gostaria de comentar um detalhe que nunca é esclarecido: os tais modelos climáticos que, na prática, viram “simuladores climáticos”. Em outras palavras, são os programas computacionais que são utilizados pelos pesquisadores.
    Ora, estes programas refeletem os conceitos, hipóteses, heurísticas e até mesmo as abordagens e limitações matemáticas dos seus criadores. Efetuar cálculos climáticos globais não é tarefa simples. São técnicas pesadíssimas e custosas, ainda em evolução, que se encontram no limiar entre a especulação e a realidade. O número de variáveis é enorme, e cresce a cada congresso científico. Se estas regras fossem claras, previsão do tempo não seria problema… Sem falar na tal borboleta que provoca furacões - só pra não dizerem que não a citei.
    Então, um programa de computador, que é, por assim dizer, pensamento digitalizado, sempre reflete as idéias de quem o gerou. Não há surpresas! E, se por uma falta de elegância, o programa não dá o resultado esperado, bem, altera-se o programa. Ou, com já presenciei, altera-se a amostra…
    Não devemos nos impressionar com expressões ameaçadoras com “Simuladores Computacionais”. Dois sistemas, gerados por pesquisadores diferentes, sobre o mesmo assunto podem gerar resultados opostos.
    Onde está a verdade? Quem sabe?

  23. Peregrino

    -

    05/02/2007 às 18:28

    Reinaldo,

    Claro que ninguém explicará qualquer coisa. Quem disse os catastrofistas de plantão (com que objetivo?) são irracionais? Exceto por alguns crédulos ou tolos, os catastrofistas não rasgam dinheiro. Estão de olho em algum ganho futuro, quase certamente poder político.

    No entanto, apesar de não me incluir no grupo dos ecochatos, considero o aquecimento global uma séria ameaça econômica, pela restrição à expansão da oferta de alimentos e pelos problemas migratórios que daí virão.

  24. Cris

    -

    05/02/2007 às 18:25

    Ahm, Rei e coleguinhas,

    Né por nada não, mas vcs repararam o tanto de desgraça que ocorreu nesse final de semana? É tiroteio com mortos no Rio, brigas homéricas de torcida em Minas e São paulo, tiro e confusão em Recife.
    Tem alguma coisa errada. Tem mesmo.
    Falta de autoridade? Lassidão moral? Virou casa da Mãe Joana? Pode-se tudo e então vira essa pt..ria?

  25. Cris

    -

    05/02/2007 às 18:17

    Rei,

    Vc já leu “O Cair da Noite”, do Asimov? Pois então.

  26. Anônimo

    -

    05/02/2007 às 18:09

    Quer dizer que você troca o consenso da comunidade científíca do planeta pelas opiniões de um meteorologista-blogueiro gaúcho?
    Deve ter uma piada por aí. Mas não acho graça. Espero que essa escorregada não reduza a sua credibilidade de comentarista polítíco. Na política você é indispensável.

  27. Cris

    -

    05/02/2007 às 18:02

    Rei,

    Off topic 1: Adorei o Kssab. Deu um passa-moleque no fulano folgado, como há muito não se via um político fazer. Eba, respito é bom é nós gostchamos!

    ohh topic 2: e Grande Nariz vai ficando…ficando…

  28. valderez

    -

    05/02/2007 às 17:59

    ufa! que bom que alguem no mundo tem memória e nos mostra como alguns cientistas (palavra altamente vaga, é como intelectual - gato e sapato podem ser definidos numa dessas duas palavras, dependendo do freguês) podem afirmar com certeza alguma coisa hoje e com certeza o oposto amanhã. Fico feliz em saber que afinal, o apto que acabei de comprar na beira rio em recife, não vai ser inundado, com certeza, pelo menos antes de eu morrer…
    Aqui para nós, acho que eu gostaria mais de um friozinho…

  29. Cris

    -

    05/02/2007 às 17:58

    Rei,

    Espie no estadão:

    Efeito estufa pré-histórico salvou a Terra do congelamento

    O novo trabalho ajuda a explicar como a Terra escapou de virar um bloco de gelo há bilhões de anos, quando, estimam astrônomos, o Sol era 25% mais fraco
    (…)A pesquisa também sugere um mecanismo de termostato natural: conforme o planeta esfria, o desgaste das rochas pelo clima diminui, e o gás carbônico - que poderia ser aprisionado em carbonatos gerados a partir desse desgaste - se acumula na atmosfera, o que, ao longo do tempo, induz a um reaquecimento.

    Já quando a temperatura atinge um nível máximo, o desgaste das rochas retorna e o excesso de CO2 se fixa nos carbonatos, que acabam arrastados para o fundo do mar pelos rios.

  30. Leandro Teodosio

    -

    05/02/2007 às 17:58

    O que estes profetas da histeria ecológica querem é que andemos de tanga, limpando os fundilhos com folhas e vivendo ao redor de fogueiras em completa harmonia com Gaia. Quase não se percebe o discursinho marxista verde destes cientistas - vamos acabar com o Capitalismo, este malogrado usurpador da Mãe Terra.


 

Serviços

 

Assinaturas

Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados