Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Teori determina arquivamento de investigação contra Aécio Neves na Lava Jato

STF acatou pedido da Procuradoria-Geral da República, que não viu consistência no depoimento do acusador

Por: Reinaldo Azevedo

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, determinou o arquivamento de uma investigação contra o senador Aécio Neves, do PSDB de Minas Gerais, no âmbito da Operação Lava Jato. O magistrado acatou pedido da Procuradoria-Geral da República, que não viu consistência nas acusações feitas pelo entregador de dinheiro do doleiro Alberto Youssef, Carlos Alexandre de Souza Rocha, conhecido como Ceará. Em delação premiada, Ceará afirmou que teria levado 300 mil reais para a sede da UTC no Rio de Janeiro, e que um diretor da empresa havia dito que a quantia seria encaminhada a Aécio Neves. Como nem Youssef nem o então presidente da UTC, Ricardo Pessoa, confirmaram a versão, a investigação sobre o tucano foi arquivada. Em entrevista à Folha, Aécio declarou que “a decisão desmascara mais uma torpe tentativa de envolver nomes da oposição no mar de lama que envolve o PT e o governo”.

Voltar para a home

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

40 comentários
  1. Geraldo

    Para a tristeza de Zé Simão.

  2. Carvalho da Font'Seca

    E este tal de carlos alexandre? Ficará impune?

  3. bh

    Tanto o PSDB como outros partidos podem fazer e acontecer, jamais chegarão aos pés do PT. Sujo e desoneto como o PT só se mandar fazer, pronto não tem nem aqui nem na China. É por isso que vira e mexe eles querem jogar a oposição na lama.

  4. Rodrigues

    Veja como estamos mal quanto à governabilidade! Diante das inúmeras denuncias contra o apedeuta plantador de postes, dos palácios aos rincões da republica, denuncias gravíssimas e robustas em credibilidade, nunca se viu o ministro da justiça, bradando… Vamos mandar a PF investigar! Agora com essas fofocas da vida privada de um caso ocorrido a quase trinta anos com FHC, lá está o patriota de prontidão e prestatividade, junto com toda a corja da ribalta para prestar sua sólida fidelidade ao clã da seita petista, por isso o Brasil está nesse abismo e de passos largos a fim de ultrapassar a Venezuela, não temos um governo de republica e sim de partido.

  5. Rodrigues

    Rei, não se estresse com a ignorância da chefona (PF) poste fincado, o fato de ela ser chamada gramaticalmente correto de presidenta, a faz pensar que todas as palavras podem ser também pronunciadas com a mesma variação, artista-artisto, chefe-chefa, cliente-clienta, colega-colego, colegial-colegiala, compatriota-compatrioto, dentista-dentisto, doente-doenta, estudante-estudanta,gerente-gerenta, imigrante-imigranta, jornalista-jornalisto, jurista-juristo, policial-policiala, taxista-taxisto e mosquito-mosquita, por quê não? Vai se acostumando porque se ela ficar até o fim do período para o qual foi eleita, tudo isso ainda vamos ter que ouvir. Quanto à decisão do supremo, ele deveria ter assegurado por lei a aplicação de multas pesadas para quem coopera para sobrecarregar o expediente da corte com denuncias notoriamente chicaneiras, oportunistas, cujo proposito é confundir a opinião publica ou retardar o andamento dos processos em curso.

  6. ricardo

    O SUPREMO ENVERGONHA O BRASIL , o fachin manda retirar da pauta o processo de renam, e usa o mesmo argumento do juiz que adiou o depoimento do chefe da quadrilha, retirou pra que no futuro o caso não seja anulado,A VAI SE F…..,seu canalha safado vendido, o upremo foi suprimido, boliváriou,vergonha ,VERGONHA ,ESCANDA-LO

  7. Silvando

    Essas histórias sem fundamentação tem DNA: PT , primeiro foi Anastásia, Aécio, Invasão de Dados do Serra,Aloprados, Dossiê Ruth e o mais recente , MIRIAN.

  8. Oliva

    Vamos ver ,agora, livre das investigacoes, o Aecio crie vergonha na cara e ataque!
    A oposicao continua sem reagir! E decepcionante!!

  9. Kevin Lomax

    FATOS DA ERA DILMA

    DILMA de PASADENA – esse é o seu novo apelido da presidente, pois segundo Nestor Cerveró ela sabia de tudo sobre Pasadena e cobrou pessoalmente o diretor sobre a compra da Refinaria Ruivinha.

    MÃE DO PETROLÃO – pois ela era Presidente do Conselho de Administração da Petrobrás, Ministra de Minas e Energia, Ministra Chefe da Casa Civil e Presidente da República durante o maior escandalo de desvio de recursos públicos da história da política mundial que aconteceu na Petrobrás.

    PIOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA DO PAÍS – Na sua gestão ela conseguiu quebrar o Brasil, fechando o ano com um rombo de 120 bilhões de reais nas contas, cometeu crime de responsabilidade fiscal apontada pelo TCU,está sendo denunciada no TSE por usar dinheiro de propina da Petrobrás na sua campanha eleitoral, volta da inflação, desemprego, violência desenfreada em todas as capitais, transporte público precário, obras da Copa superfaturadas, desastres ambientais por falta de fiscalização correta como o de Mariana, crescimento do desmatamento das florestas, saúde pública vergonhosa usando o ministério como barganha política, falta de saneamento básico que possibilitou o ZIKA VIRUS que atinge as populações mais carentes, educação com números vergonhosos teve 3 ministros em menos de 1 ano e ainda tentou dividir o pais entre Norte contra Sul, Negros contra Brancos, Homens contra Mulheres, Gays contra Héteros, Ricos contra Pobres, Católicos contra Evangélicos. Entre outros diversos erros de gestão por falta de competência, habilidade política e conhecimento teórico. Lembrando que 70% dos impostos pagos pelos brasileiros fica com o Governo Federal.

    GOVERNO NOTA 10-
    10% de popularidade
    10% de inflação ao ano.
    10% de desemprego.

    GOVERNO MAIS CORRUPTO DA HISTÓRIA DO BRASIL – Participa a 13 anos do governo que mais patrocinou corrupção na nossa história com diversos filiados do seu partido presos como Jóse Dirceu, José Genoino, Delubio Soares, Silvinho Pereira Land Rover, João Vaccari, Renato Duque, André Vargas e o líder do seu governo Delcidio do Amaral, fora diversos empresários ligados aos esquemas. ( Só está faltando o NOVE DEDOS )

    CONTRA FATOS NÃO EXISTE ARGUMENTOS.

    PS: Quem concorda com o texto, por favor repasse ele nas redes sociais e e-mail os verdadeiros motivos da saída da presidente. Não é Dilma contra Cunha é Dilma contra o Brasil. FORA DILMA, FORA RENAN e FORA CUNHA!!!!

    Dia 23/02 – Maior PANELAÇO da História do Brasil no horário político do PT

    Dia 13/03 todos na rua de verde amarelo azul e branco para a MEGA MANIFESTAÇÃO pelo IMPEACHMENT

  10. Adriano

    Veja essa foto do ministro Edinho Silva: https://pbs.twimg.com/media/CbmZB84UAAEA_h9.jpg

  11. Claudio / RS

    E, a respeito da segunda dama, ROSEMERI NORONHA, não há alguma novidade?
    Sobre os advogados caríssimos, fornecidos pelo PT, e. consequentemente, pagos com dinheiro surrupiados na Lava -Jato, ninguém tem nada a esclarecer?

  12. MF

    Aécio Presidente…
    Calúnia não dá cadeia?… mande essa PETRALHADA para cadeia. Chega de investigações infundadas com o dinheiro do Povo.

  13. kátia

    quem não deve não teme…

  14. SR. AÉCIO! CONTAMOS COM VOCE!

    POR FAVOR,
    MANTENHA-SE
    LIMPO!
    O POVO
    BRASILEIRO
    NÃO SUPORTA
    MAIS A SUJEIRA
    PT & PMDB!

  15. João Alves

    Como diria a Dilma, era de estarrecer deixar esse homem preso e, assim, o Teori, como já lembrado pelo Delcídio na gravação que já com ele havia falado, vai e realmente solta o amigo Delcídio e, assim, o próximo passo vai ser convidá-lo para o substituir no STF ! Meu Deus ! Que justiça absurda e vergonhosa é essa ? É claro que aí tem truta ! O Delcídio certamente ameaçou abrir a boca, o que demonstra que sabe como derfubar a Dilma e colocar o Lula no lugar certo !
    http://www.diariodopoder.com.br/noticia.php?i=49499467110

  16. dúvida?

    Fachin não vai mais julgar o Renan, Teori solta o Delcídio, Barroso com argumento omisso intromete no legislativo (bloqueia o impeachment de Dilma na Câmara, e Dilma interfere na eleição do líder do PMDB lá) e o conselheiro pupilo de Barrosono CNMP ajeita um modo rocambolesco – que não engana ninguém- para livrar Lula e esposa de depor na justiça.
    Lewandovisk não aceita que entrem com celular em seu gabinete para falar com ele, depois da história do filho do Ceveró. Teori e Janot , ano passado, dos 57 políticos que deveriam ser indiciados e denunciados, fazem apenas 6 investigações e ser for petista e não for o inimigo do Planalto como o presidente da Câmara, tudo é em segredo de justiça? Confere ou não?

  17. Brasileiro de Saco Cheio dos Comuna!

    Um no ferro e outro na ferradura…
    Arquiva-se investigação contra Aécio e depois manda soltar Delcídio… fala sério!!!

  18. ricardo

    E O ACUSADOR,VAI CONTINUAR TENDO O BENEFICIO DA DELAÇÃO PREMIADA ???? O sujeito continuara inventando contos policiais ????

  19. J.B.CRUZ

    FEZ-SE A JUSTIÇA !!!

  20. leandro

    Pois, esta denúncia já cumpriu seu objetivo lá em 30 de dezembro de 2015, tirando o foco sobre outras denúncias bem mais graves e condenáveis, pedaladas fiscais, Renan, etc. Mesmo padrão e objetivo da denúncia atual Mirian/FHC, até os mesmos grandes divulgadores das “notícias”, para tirar foco das maracutaias do Lula (este candidato a candidato a presidente, FHC não é) e que deixam em segundo plano “41% de aumento no desemprego em 2015″, “9,12 milhões de desempregados hoje”, “exame da zika custa 1,6 mil e plano de saúde não paga”. Assim passa o tempo, os petistas mantém seus empregos e cargos enquanto os brasileiros amargam descomunal desemprego, com risco de doenças graves sem atendimento, educação, saúde e segurança no ralo, tudo porque o dinheiro do povo foi roubado pelos bem empregados petistas e seus aliados.

  21. Ney S. Monteiro

    Não haverá punição para essas acusações “encomendadas”.
    Foi com Anastasia e agora com Aécio.
    E ainda tem mais, o pilantra (posso afirmar sem medo de errar porque conheço esse antigo gigolô de viados) Fernando Moura acusando Aécio, na base do ouvi dizer, para ver se ganha as graças do governo no processo que, se Deus quiser, o levará para a cadeia.

  22. Ana Paula Fonseca Souza

    Engole essa ptralhada….

  23. Jorge Iório

    Só não entendo o por quê de tanto receio do PSDB de fazer oposição clara e veemente ao desgoverno petista, com raríssimas exceções, como é o caso de Carlos Sampaio. O PT acusa, bate, calunia, lança dossiês falsos contra peessedebistas – e o PSDB sempre quieto, nunca dá o troco. Por que será que o PSDB nunca fala no Foro de São Paulo, nem extraoficialmente? Dizem que PSDB e PT são como irmão siameses. Mas, com o PT tentando atirar o partido de oposição na mesma vala em que os petistas chafurdam e, por outro lado, o PSDB não reagindo às acusações (ou apenas fingindo que reage), dá para acreditar que, de fato, existe um conluio entre os dois partidos de alternância de poder. No fundo, os dois partidos apenas brigam perante a opinião pública, porque o objetivo de ambos, é sempre o mesmo: se eternizarem no poder. Toda essa rivalidade parece ser de mentirinha ou para inglês ver.

  24. Darazoom

    Xiiiii!
    Agora vai chover porcaria petralha no blog. Avise ao pessoal para que minimize a malha e não permita a passagem de nenhum ratinho, nem mesmo um mini camundongo.

  25. Alex Wie

    Mas liberta o Delcídio, uma no cravo e outra na ferradura

  26. tutti

    Aécio será o próximo presidente. E Armínio Fraga o ministro da Fazenda, para o bem do país. Quanto ao texto, que tal dobrar a pena do criminoso para cada mentira e consequente perda de tempo dos juízes? Acabei de ouvir que os congressistas estão preparando um projeto de lei para punir quem fala mal deles na internet. Como lei não pode ser retroativa, vou aproveitar para pedir cadeia para Lula. CADEIA.

  27. ronaldo

    se os que estão presos falassem um pouco do que sabem deste bandido do lula, o mesmo já estaria preso. a bola da vez neste momento é a tal da jornalista miriam dutra, aposentada, que não morreria e nem levaria para a sua tumba, uma história muito mal contada e depois de 30 anos. e justo num momento em que o ex está atolado até o pescoço em suspeitas de falcatruas. certamente vamos chegar à verdade em breve. parece que a mesma está trabalhando a mando do PT. vamos aguardar para ver no que vai dar. até a rede globo petezou.

  28. Onix

    Os gastos dessas investigações que foram arquivadas deveriam ser cobrados do sr. que mentiu, ao acusar sem provas concretas, além das penas cabíveis, de acordo coo arcabolso jurídico brasileiro.

  29. Maria Augusta

    Cabe ao acusador denúncia por crime de calúnia.

  30. paulodf

    O ministro da justiça, afirmou na folha que a PF está “fazendo um estudo preliminar” sobre as denúncias contra FHC, disse ainda que isso é uma prática comum no ministério sempre que denúncias são publicadas pela imprensa em geral. Quero informar a ele, que tenho em mãos, um exemplar do livro “Assassinato de Reputação” – um crime de Estado, de Romeu Tuma Junior, recheado de denúncias gravíssimas, e se o ministério tomou conhecimento do fatos ali denunciados? Se sim, quais as providencias que foram tomadas, e se não tem conhecimento, ao menos já ouviu falar do livro em questão? Se ainda não tem conhecimento da obra, tenho uma já lida, poderei encaminhar caso haja interesse para que o mistério aja. Em tempo o denunciante tem CPF, endereço fixo e goza de grande prestigio no meio politico e fez parte da cúpula do governo anterior, ocupando o cargo de secretário nacional de Justiça, o que o habilita para que suas denúncias tenham fé pública.

  31. Paulo Henrique

    Petista, desesperado, liga pra Janot “Pô, não faz isso com a gente! Pega ao menos um tucano, pelo amor de Deus”

    Pois é, desse jeito a campanha do PT “TODO MUNDO É LADRÃO” não vai emplacar!

  32. josé reis barata


    300 mil? Se verdade – pelo valor – mais uma surpresa. Pouco, muito pouco.
    .
    O que me incomoda no Aécio e em todos os mandatários do PSDB é o muro. Não é a virtuosidade ou não deles, é a falta de posicionamento político; é a covardia moral em assumir posições, os porventura naturais erros e acertos; é ainda, muito mais, é deixar, é abandonar milhões de eleitores em trágico momento político sem liderança sem voz e sem vez.

  33. Fabio

    Daqui 2 anos vão arquivar o caso contra FHC. Petistas jogam meleca no ventilador e torcem para voar para a imprensa (alguns pegam essa nojeira!). Essa gente não tem senso do ridículo? Se Rosemeire falar 1% do que sabe, sepulta Lula ainda mais.

  34. fernando

    Não estou aqui para defender a canonização dos tucanos e sua histórica atitude de gostar de ficar em cima do muro.
    Sei que não há freiras no puteiro.
    Há, com certeza, muita carne moída debaixo do angu dos tucanos.
    Vejam que além deste arquivamento houve há algum tempo o mesmo procedimento para o Anastasia
    Quando soube que haviam imputado ao Aécio o recebimento de 300 mil reais vi que a trama tinha tudo para dar errado
    Pensem bem – 300 mil para o AECIO é dinheiro de bala chita
    Mas há uma estratégia evidente
    Lembrando que o Zé Guerreiro do Povo Brasileiro somente agora começa a insinuar FURNAS como sendo um antro de corrupção tucana (por que ele não disse isto antes?)
    Os petralhas não tem mais como elaborar historietas plausíveis e logicas para justificar os erros / malfeitos que em termos policialescos chamaríamos de CRIMES
    Esta será a estratégia desta gente. Negar até a morte.
    E, tentar arrastar para o chiqueiro qualquer nome da tucanada

  35. tadeu

    Discordo do Senador Aécio! O pt não está envolto num mar de lama. Está isto sim, chafurdando e se afogando no produto orgânico que é depositado em fossas sépticas.

  36. Carla

    E acaba de soltar Delcidio do Amaral é brincadeira um País deste

  37. Robson

    Ninguém é anjinho neste País, principalmente na esfera política, pois para chegar a um mandato o sujeito tem que se submeter a muitos abraços.
    No entanto uns mais e uns menos. Neste caso acho que Aécio é uns menos, não chega nem aos pés da bandidagem Petista, mas santo não tem ninguém, pelo visto.

  38. Claudio Maia

    O acusador não poderia ser processado por injúria e difamação nesse caso?

  39. Pereira Passos

    E a investigação sobre o Lula no caso dos navios-sondas, procurador?

  40. Jotaga

    Pois é !!! :) E agora qual é a próxima. ???