Blogs e Colunistas

11/07/2008

às 6:39

TENHO UMA PERGUNTA À TURMA DA PF SOBRE O SUBORNO

Será que vocês, como eu, não ficaram curiosos para saber por que esse grupo da Polícia Federal não gravou as conversas com os dois supostos emissários de Daniel Dantas, que teriam oferecido propina a um delegado? Ou será que ela gravou e está esperando a hora certa para divulgar?

O jornalismo está tão narcotizado pelo espetáculo, que não se fez essa pergunta tão básica.

É possível botar uma câmera com microfone num botão de roupa, na tampa de uma caneta, num relógio… A nossa PF, saibam, é bastante equipada. Detém os mais modernos instrumentos para filmar e gravar como quiser — desde essas minigeringonças até microfones postos à distância, que captam som ambiente. Por que a PF não gravou? Ou gravou e não pode apresentar o conteúdo?

Por enquanto, o que se tem é a imagem de três pessoas conversando e, diz a polícia agora, a confissão de um dos homens. Só para a gente manter os radares atentos: como uma hipótese, entre outras, pergunto: poderiam os policiais ter induzido os emissários de Dantas a acreditar que eles poderiam livrar a barra do banqueiro? Deixaria de ser crime o empresário pagar por isso? Não. Mas as circunstâncias seriam outras.

É estranho que ninguém tenha perguntado ao “doutor” Protógenes por que ninguém gravou a oferta de suborno.

Por Reinaldo Azevedo
Share

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

47 Comentários

  1. André Antunes

    -

    21/07/2008 às 14:17

    Sabe, Reinaldo, a depender dos preparativos do flagrante, em se configurando o chamado “flagrante preparado” (em que há provocação do agente policial e é, portanto, ilícito) e não o “flagrante esperado” (lícito), deixa sim de haver crime (pela figura do crime impossível do art. 17 do Código Penal, como se vê da Súmula 145 do STF: “não há crime quando a preparação do flagrante pela polícia torna impossível a sua consumação”).

  2. Anônimo

    -

    12/07/2008 às 8:49

    Aliás,me parece-não sou grande conhecedor de leis-que flagrante armado não é nem reconhecido pelas leis brasileiras.

  3. Anônimo

    -

    11/07/2008 às 17:51

    Toda esta “Operação PF-PT” não deixa dúvidas…´
    Foi uma PALHAÇADA.
    Vcs acham que o mensageiro do DD ia entregar DINHEIRO, num restaurante ao lado da sua própria casa.
    É uma piada.
    Conta outra.
    Esta não é possível de acreditar.
    Acontece que está fazendo muitos estragos.
    Os jornais de hoje só falam do ministro Gilmar Mendes.
    Os soldados do exército “mataram” 3 moradores da “favela”.
    As obras-políticas do bispo Crivela, aprovadas pelo LULA, beneficiam os pobres.
    O menino foi “assassinado” por uma polícia NUNCA MAIS TREINADA desde a ERA-BRIZOLA.
    As notícias ruins estão ESTAMPADAS!
    Será que estes políticos não tem o que fazer…
    Eleições de 2 em 2 anos é SUBORNO no governo e na oposição.Nunca serviu.Quem governou BEM vai ser reconhecido pelo povo.
    Não podemos mais de 2 em 2 anos continuar a ter que votar NOS MESMOS.
    E assim, todo o dia, em todos os lugares, o governo do LULA=PT faz sua lavagem cerebral com o povo brasileiro.
    Com certeza, este BURRÃO do Lula, ainda colocar o Brasil numa briga de classes sociais, de ideologias ultrapassadas políticas e guerra entre crenças religiosas.
    Estou ficando com muito mêdo, com meus 65 anos.

  4. Thiago

    -

    11/07/2008 às 16:33

    “(…) poderiam os policiais ter induzido os emissários de Dantas a acreditar que eles poderiam livrar a barra do banqueiro?”

    Isso seria flagrante plantado, prática vedada no Brasil.

  5. Anônimo

    -

    11/07/2008 às 16:28

    El Rey!

    Estranho também que um dos homens está foragido, não?
    O distinto colunista - figura altamente perspiscaz e bem informada, acha possível que Polícia Federal possa ter sumido com o distinto assessor de DD?
    E as tais 1.280 “pilas” encontradas na casa do outro, será que foram plantadas pela PF?

  6. Carlos

    -

    11/07/2008 às 16:05

    Meu Deus,

    como há “juristas” aqui dizendo bobagem, falando em “crime impossível”, Súmula 145 do STF etc.

    Caros amigos, o crime de corrupção ativa SE CONSUMA COM A SIMPLES OFERTA ou PROMESSA DE VANTAGEM INDEVIDA! O recebimento É MERO EXAURIMENTO da infração.

    Por favor, leiam qualquer manual de direito penal ou código penal comentado, em especial o artigo 333.

    Cordiais saudações,
    Carlos

  7. Anônimo

    -

    11/07/2008 às 15:33

    Reinaldo,
    Com certeza gravaram. Eles tem seguido essa estratégia de ir revelando aos poucos prá ver a reação dos acusados. Por exemplo, o acusado nega e aí eles liberam para a imprensa as imagens. Mais uma forma de desmoralizar o acusado.

    []s,
    Homer

  8. Anônimo

    -

    11/07/2008 às 15:21

    Será que a pf (rárárá) pensa que esconde a inflação que está ALTÍSSSSSIMAAAAAAAAAAA!!!!kkkkkkk

  9. Rafael Machado

    -

    11/07/2008 às 15:09

    Caro Reinaldo,

    mais estranho é não ter prendido em flagrante os emissário, dado que a prisão do Sr. Dantas já estava em curso….

    Estranho, muito estranho… será porque não teríamos como ver o espetáculo?!?!?!?

  10. Anônimo

    -

    11/07/2008 às 15:09

    Mais estranho é um testa-de-ferro, de um empresário repassar á um delegado mais de 100 mil reais e ter mais de 1 milhão em sua casa.

    Sem chance, Rei… vc esperava o que? que eles dessem o recibo do suborno?

  11. Anônimo

    -

    11/07/2008 às 14:30

    Acho que gravaram sim, mas o processo é sigiloso né…

  12. Anônimo

    -

    11/07/2008 às 14:15

    Essa hipótese é um “achismo” seu ou ela tem alguma fundamentação? O que disseram os presos? O que disse o Dantas?

  13. Anônimo

    -

    11/07/2008 às 13:56

    Sr Reinaldo,

    Taí o motivo da não gravação da conversa sobre o suborno.
    Num desses telejornais do meio dia, que foi a polícia federal procurou os acusados pedindo us$ 1milhão para deixá-los informado sobre as investigações . Para dar veracidade ao que oferecia, mostrou documentos com o timbre da corporação que tratava do assunto.
    Como eles poderiam gravar um delito criminoso cometido por eles?
    Os acusados são vítimas de tentativa de estorsão e se vasculhar o código penal, em outros delitos também.
    Grave é que só compareceram na sede da PF com 800 mil. Cadê os 200 mil restantes?
    É, não tem jeito. A verdade sempre aparece.
    Eçles foram achacar ~está nac ara que não poderiam gravar, afinal, eles é que se ofereciam em troca de algumas patacas a dar informações sobre o caso.
    É grave isso.
    Muito.
    E não foi na Globo não.
    Foi em um desses canais de TV CAM, senado.
    Vamos ver se a Globo vai repetir a informação ou será proibidos de falar sobre o assunto.
    Menino, isso tem um nome: ” plantaram as provas”.
    A situação está invertida. O sr Dantas deveria estar fora da cadeia.

  14. Anônimo

    -

    11/07/2008 às 12:44

    Também pensei nisto ontem , durante as várias vezes em que a matéria foi mostrada…achei MUIIITO ESTRANHO!DJ

  15. Anônimo

    -

    11/07/2008 às 12:39

    É inacreditável! Em vez de se destacar a honestidade de um funcionário público que não sucumbiu ante uma propina milionária,que espancou a corrupção,que garroteou a cafagestada - exercita-se a retórica sobre a irrelevância: algemas,áudio,sirene de viatura…

    Que Lógica!

  16. Wilson1

    -

    11/07/2008 às 12:33

    Reinaldo, não concordo, não é estranho não, deixarem de se fazer certas perguntas que estão caindo de maduras. Será por quê? Porém, neste caso, sem dúvidas, é estranho, muito estranho, o delegado da polícia federal não ter gravado a conversa com os supostos subornadores.

  17. Márcia

    -

    11/07/2008 às 11:52

    Deve ter gravado Rei, claro!
    A pergunta melhor é, por que não mostraram?
    Aí tem…..dinheiro por dinheiro, já vimos malas, cuecas e demais receptáculos cheios dele, não?

  18. mac z

    -

    11/07/2008 às 11:44

    Estou enganado ou o video mostra um sujeito de costas encobrindo um segundo e só aparece a cara do terceiro? A preocupação do Dantas com leitura labial me deixou pensando se não é o caso…

  19. Anônimo

    -

    11/07/2008 às 11:34

    Pois é Reinaldo, além de nã escutarmos nada as imagens são péssimas, e se houve tentativa de suborno e se marcou o encontro é porque se deu a entender de que aceitariam a grana, porque ninguém é besta de sair com tanto dinheiro à toa, alé do mais a pergunta de um anônimo acima é pertinente, por que não filmaram a entrega ou mostragem da grana? A minha intuição diz que tudo é uma armação e que ela tem um objetivo mais adiante saberemos.

  20. Anônimo

    -

    11/07/2008 às 11:31

    Será que não gravaram porque o delegado é que foi oferecer o “serviço”? Isto traria problemas, pois seria uma armadilha da PF para incentivar a prática de um crime, e assim “criar” provas…

  21. becky

    -

    11/07/2008 às 11:23

    Pensei exatamente como você e comentei com amigos!
    Os jornalistas, de modo geral, perderam o senso crítico! Uma lástima! Quando “cai a ficha” o estrago já foi feito…

  22. mac z

    -

    11/07/2008 às 11:10

    E essa história de PARCELAMENTO? 50OOO no aceite, 138000 alguns dias depois e o restante… Muito estranho: mas é mais fácil apresentar 50000 como prova, do que 1 MILHÃO

  23. Anônimo

    -

    11/07/2008 às 10:51

    Reinaldo, qualquer idiota não daria um milhão de reais para uma pessoa que não tem poder de decisão. A polícia federal tem poder investigativo e só. Só pode prender por ordem judicial escrita e fundamentada ou em flagrante delito. Por que não prendeu na hora da suposta oferta? Queriam o espetáculo e um motivo previamente calculado para pedir a prisão preventiva, já que todos já sabiam(DPF E MPF E JUIZ FEDERAL) que Ministro Gilmar Mendes deferiria o HC.

  24. Sérgio

    -

    11/07/2008 às 10:35

    Reinaldo,

    É erro de digitação ou “poderiam os policiais terem” poderia estar certo?

  25. Anônimo

    -

    11/07/2008 às 10:19

    Reinaldo,
    há um ponto nessa história que me parece bem estranho: os dois emissários dizem que precisam garantir a vitória 1ª Instância; já no STJ e no STF eles se garantem. Ora, não precisa ser nenhum gênio nem advogado (a propósito, sou advogado) para saber que, caso já esteja garantida a vitória no STJ e no STF, subornar o juiz de 1ª Instância é a maior estupidez do mundo. Afinal, se você perder no 1° grau, é só reverter nas instâncias superiores. Das duas, uma: ou os caras eram burros mesmo e gastavam dinheiro a toa ou blefavam sobre o STJ e STF. Ou uma soma das duas opções acima.
    Abraço.

  26. Anônimo

    -

    11/07/2008 às 9:42

    Deixaria de ser crime sim! Seria crime impossível se o delegado da PF tivesse pedido ao Dantas dinheiro com o objetivo de prendê-lo por corrupção ativa! Teria havido induzimento da autoridade para que ele realizasse uma ação que não teria nenhum resultado viável, porque havia apenas um simulacro de ação. É diferente do flagrante esperado, em que a autoridade apenas toma as medidas para surpreender o autor na prática do crime.

  27. Célio

    -

    11/07/2008 às 9:40

    Tio Rei, deveras é uma questão a ser respondida, máxime porque a preparação do flagrante torna impossível a consumação do crime, consoante súmula 145 do STF (Não há crime, quando a preparação do flagrante pela polícia torna impossível a sua consumação). Além disso, se os policiais solicitaram vantagem ao Sr. Daniel Dantas e este a pagou, também não é possível falar em corrupção ativa do Sr. Daniel, haja vista que a corrupção ativa só se caracteriza pelo oferecimento da vantagem pelo corruptor e não pelo pagamento. Ou seja, a corrupção ativa está sempre ligada à corrupção passiva, mas esta existe independentemente de existir aquela. A polícia sabe muito bem o que está fazendo. Abs.

  28. Skorpio

    -

    11/07/2008 às 9:30

    Caro Reinaldo,
    Mais equipada do que a “Poliça Federal” é a “ABINlolada” que na realidade comandou as operações através do nosso grande James “Bonde” brasileiro Paulo Lacerda.
    Assim é mais grave ainda que não tenha feito uma gravação e uma filmagem, sendo ela uma agência de inteligência.

  29. Na

    -

    11/07/2008 às 9:19

    Rei, ontem passei o dia batendo perna por aí, e com essa pergunta cutucando os meus miolos. Mostrou-se aquele saco de dinheiro mas, porém, todavia, não o fato em si, o momento da oferta, ou, como diz você, gravações que comprovem. Isso me intrigou. Mais: quando a PF quer, arma o flagrante e prende o cidadão no ato. O que já vimos de mala que sobe elevador sozinha não tá escrito, não é mesmo. Voltamos ao ponto de partida, essa conta não está fechando. Diz que a suposta tentativa de suborno foi em 2004. Aí tem.

  30. arqueleu

    -

    11/07/2008 às 9:18

    Bom dia Sr. Reinaldo, acorda homem, você está sonhando! esse negócio de gravação com voz é coisa do fururo. Estamos no presente,acorda! Ainda não temos voz nas gravações, estamos ainda na era do cinema mudo. Acorda! kakakakaka

  31. Anônimo

    -

    11/07/2008 às 9:15

    Outro ridículo, não!

    Se eu fosse DD usaria a “saída Lula”, em resposta à “saída Paulo Okamoto” do coitado preso na PF e filmado com os “agentes” da PF: eu não sei de nada disso, tenho nem a menor idéia do que se trata aí.

    Será que a voracidade missionária pela justiça precipitou alguns erros na condução dessa investigação? Talvez eles esqueceram o gravador no carro, ué?

  32. Anônimo

    -

    11/07/2008 às 9:13

    Reinaldão, vou ser abusado um pouco, mas apenas com a intenção de tirar uma dúvida: pelo que sei, não existe crase na locução “a distância” quando é indeterminada; só existiria se fosse “à distância de 10 metros”, por exemplo. Ou seja, quando está determinada. Desculpe-me pela ousadia em querer corrigi-lo, mas é melhor fazê-lo por alguém que está do seu lado do que por um petezoário, né não? Além de que, sempre aprendo muito como você. Meu comentário nada mais é do que uma singela contribuição, e nem precisa ser publicado. Ou talvez eu esteja enganado. De qualquer forma, foi o recado.
    abs
    Marcelo Mastrobuono
    mastrobuono@terra.comm.br

  33. Anônimo

    -

    11/07/2008 às 9:12

    Concordo, apesar de sermos apenas figurantes. Filme mudo? também quero entender. Tá entendo? Não tô escutando nada. Melhora a sonoplastia Dr delegado Protógenes. Afinal, quem é o Dr Protógenes? O Daniel Dantas, eu sei. É um mafioso. O mão peluda adora este delegado. Ai tem…

  34. Anônimo

    -

    11/07/2008 às 9:10

    E SOBRE A FARSA DAS COMPRAS DOS DÓLARES NA CAMPANHA CONTRA O SERRA ???? NÃO FOI UMA MONTAGEM ????

  35. paulo roberto silva

    -

    11/07/2008 às 8:56

    Caro Tio Rei:
    Em direito, existe a figura do crime impossível. Ocorre quando, por exemplo, policial disfarçado procura traficante fingindo querer comprar drogas; o sujeito é levado a crer que está diante de um usuário, e busca a droga para ele, sendo preso em flagrante. Tal prisão é, em tese, inválida, pois o policial teria induzido a ocorrência. Obviamente, trata-se de uma ficção jurídica (pois sempre é possível que um policial seja também usuário), mas baseada no princípio de que o Estado não pode induzir o cidadão ao erro, ou ao crime.
    Abraços!

  36. Anônimo

    -

    11/07/2008 às 8:51

    É, muito estranho a PF não usar microfone de caneta, normal é o emissário de Dantas guardar mais de um milhão em seu apê, super normal.

  37. Pensando Bem

    -

    11/07/2008 às 8:41

    Vamos lá, as fitas do caso do prefeito Daniel, morto pelos petistas, não foram suficientes para prenderem a gang, imaginem uma imagem sem som????A PF é uma piada…Vamos aos detalhes, ola pessoal estammos vendendo um lote dos carros do Abadia, você da um sinalr$ 79.000,00 e outro R$80.000,00 na entrega ok. pronto esta montado a farsa?????

  38. Anônimo

    -

    11/07/2008 às 8:33

    Atenção: se induziram os emissários a pensar que, subornando, livrariam Dantas, esta prova é nula. Caso tenham preparado o encontro, esta prova é nula. Mesmo se prendessem, na hora, os emissários de Dantas por terem oferecido dinheiro, se este flagrante fosse preparado pela PF (entenda-se organizar o encontro, sugerir que o dinheiro resolveria, etc…) ele é também nulo.

    Alfeu Boscardin
    Advogado

  39. Anônimo

    -

    11/07/2008 às 8:33

    Como jornalista, vc é um mau advogado. S defesa da quadrilha não precisa de seus pitacos e malandragens.
    Ah, a PF gravou sim: está guardada para o próximo HC que o Gilmar Mendes vender, digo, conceder….

  40. Anônimo

    -

    11/07/2008 às 8:20

    quem disse que não gravou, rei?

  41. Anônimo

    -

    11/07/2008 às 8:19

    Reinaldo,

    Sabedor de sua grande intimidade com a gramática, permita-me consultá-lo sobre seu emprego do infinitivo pessoal na frase: “poderiam os policiais TEREM induzido os emissários…” Eu acredito que, embora a ordem invertida ponha os policiais entre “poderiam” e “terem”, a frase ainda seria: “Os policiais poderiam TER induzido…” Não é por nada não. Eu apenas acho malsonante esse excesso de “serem”, “terem”, “estarem” no nosso português.

    Tales de Mileto

  42. Anônimo

    -

    11/07/2008 às 7:51

    Eu pensei exatamente isso!
    Por que não gravaram as falas? Ou, provavelmente gravaram, mas não convém (à PF) divulgar…
    Essas imagens não provam nada!

  43. Anônimo

    -

    11/07/2008 às 7:36

    É óbvio que o pagamento de propina a um delegado foi uma armação da própria polícia federal para incriminar os acusados, aterrorizados, com toda a razão, pela possibilidade de ser presos. É o equivalente ao flagrante preparado, em que a situação de facilidade para a prática do crime é artificiosamente criada pela polícia e, por essa razão, não pode resultar em prisão válida.
    Foi exatamente por isso que não houve gravação das tratativas para a entrega do dinheiro ou, se houve, os registros dos diálogos devem estar sendo devidamente editados.
    Não é estranho que uma pessoa tão perigosa como o Daniel Dantas descrito por grande parte da imprensa precise ser preso pela alegada prática de corrupção ativa, artificiosamente criada pela polícia?
    Se praticou tantos e tão graves crimes, por que terá que ser preso por algo inventado pelos policiais no curso da investigação?
    Quem hoje não ficaria tentado a pagar suborno a uma polícia fascista que aterroriza a todos com a ameaça de destruição da imagem e da reputação nos espetáculos cada vez mais grotescos das prisões sensacionalistas?
    E ainda encontram um juiz, ingênuo ou cooptado pela chantagem geral, que não se envergonha de decretar prisões evidentemente ilegais. O Presidente do Supremo Tribunal Federal não precisaria escrever mais do que dois parágrafos para suspendê-las de forma bem fundamentada.
    Ainda bem que existem jornalistas como Reinaldo Azevedo e magistrados como Gilmar Mendes. Se não são suficientes para construir uma sociedade mais civilizada e equilibrada, pelo menos dão uma pílula de satisfação aos que não aceitam esse tipo de terrorismo chantagista praticado por autoridades envaidecidas com os abusos e imbecilidades que praticam.
    Reinaldo Azevedo, pelo sim e pelo não, proteja-me com o privilégio do sigilo da fonte, enquanto ele existir no Brasil.

  44. Anônimo

    -

    11/07/2008 às 7:20

    Se eu fosse alguns desses policiais eu abriria o olho e cobraria só um por cento do valor da operação que estão fazendo para tirar um concorrente de peso da maracutaia da BrOi.

    Aposto que as lambréias que estão nadando em torno dos tubarões vão levar de sete para mais milhões e esses policiais uns duzentos ou trezentos, já que não passam de cachorros bravos que só ladram.

    Sim, ladram e ladram e não mordem, mas o objetivo é este, ou seja, afastar toda e qualquer concorrência da maracutaia da BrOi.

  45. Anônimo

    -

    11/07/2008 às 7:16

    Tio Rei,

    É por isso que não largo do seu pé. EUREKA!!! Por que não gravaram mesmo??? Eu tinha sentido falta de algo, aquele filme mudo, aquelas pessoas sentadas e mudas em plena era da tecnologia.

    Lembra do Waldomiro e do Cachoeira?? Aquele mísero 1% está lá, dito com todas as letras numa imagem muito mais pobre do que essa.

    Olha, é preocupante. A coisa tá escancarada, a pirotecnia é tão intensa que chega a ser burra. Será que esses caras estão fazemdo estágio no reino de Mugabe?

    KINOJO!!!

  46. Anônimo

    -

    11/07/2008 às 6:39

    Bom dia.

    Faltou um acento: “Ou será que ela gravou e esta esperando”

    Não precisa publicar.

    Continue na luta.

    Abraço,
    Publius

  47. Hattori Hanzo

    -

    11/07/2008 às 6:38

    E tem mais….

    Por que não filmaram e gravaram o instante que o dinheiro é entrague ao policial???

    Aparecem falando, não sei o que, e aparece um dinheiro que eles dizem ser.

    É uma historia ao contrário dos aloprados.

    Essa PF lulista petralhista é pé no saco.

    Garanto que se for revelada a camiseta teremos uma estampa de CHE.


 

Serviços

 

Assinaturas

Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados