Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

STF nem toma conhecimento de chororô de defesa de Lula no caso tríplex

Acabou conflito de competência, dizem ministros; caso voltará a ser examinado se Moro recusá-lo; juiz já pediu parecer à PGR

Por: Reinaldo Azevedo

Os ministros da Segunda Turma do Supremo, que julgam as questões relativas a petrolão, nem tomaram conhecimento da ação da defesa de Lula, que agora quer que o caso saia da 13ª Vara Federal de Curitiba e fique em São Paulo.

Os ministros decidiram o óbvio: quando a juíza Maria Priscilla Veiga Oliveira, da 4ª Vara Criminal da capital paulista, decidiu enviar a investigação do tríplex para a Justiça Federal, não existe mais debate sobre conflito de competência.

Se o juiz Sergio Moro recusar, aí, sim, se vai ver o que fazer. Ele pediu um parecer da Procuradoria-Geral da República.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

59 comentários
  1. Maycon

    Sinto-me governado por bandidos. Verdadeiros mafiosos. Cada dia um absurdo diferente. Pior, tem – se a impressão de que as altas autoridades PRG, Pres. STF…tem relações promíscuas com os investigados e estão fazendo de tudo pros crimes prescreverem, com uma lentidão desavergonhada.

  2. Edilson Porto Velho RO.

    O que se percebe, é mais uma agonia; um inexorável desespero de quem não tem mais alternativa que não a cadeia —Lula está frito! Assumindo Lula um ministério, seja ele qual for, no intuito de fugir do Juiz Moro e se safar não só assume todos os crimes que lhe são imputados, mas deixa órfãos na boca do inferno toda a companheirada, além de esposa e toda sua ninhada maldita; prole criminosa por força do seu DNA. É, na verdade o “estado da arte” da canalhice; o mais alto nível da safadeza que um ser humano é capaz de sê-lo. Portanto, não esperem que uma manifestação ou outra nos moldes da que ocorreu no último domingo vá surtir algum efeito por que não vai. O que se deve ter em mente a partir de agora é uma greve geral sem precedentes, para que eles saibam que quem manda é o povo. A vontade do povo está acima de todos os conchavos políticos. GREVE GERAL. PARALISAÇÃO GERAL. VAMOS PARAR O BRASIL DE PONTA A PONTA, ATÉ QUE … DILMA SAIA DO PLANALTO. …

  3. RAMIRO SOARES

    Ô Despetralhando… Essa foi ótima: “O Bebum de Rosemary”…

  4. RAMIRO SOARES

    Ô Despetralhando… Vc matou a pau: “O Bebum de Rosemary”…

  5. Paulão

    Recado do RPM e do Dr. Moro pro larápio …:
    “… foge pro riacho, foge que eu te acho sim!”

  6. Despetralhando

    Com o Janot alinhado ao governo (lulopetismo), fica difícil ele não abrir a guarda para o bebum de rosemery.

  7. Valter

    Reinaldo,

    presumo que o Sr. não está com tempo para ler, ainda que rapidamente, os comentários aqui postados.

    A notícia acima está, em parte, errada.

    É Primeira Turma do STF e o processo foi sobrestado (suspenso).

  8. ser

    Bom dia RA.
    Bom dia brasileiros e brasileiras da razão e coração.
    Passo a passo, deve-se vencer todas as etapas, e caramba, estes Juiz da 1a Instância Federal de Curitiba, Juiz Sergio Moro, é de uma competência e prudência sem igual, bem como de uma eficácia do mesmo tamanho.
    Ele passa pelas barreiras que se colocam á sua frente, umas legais e outras espúrias, e segue no cumprimento com honradez e saber, suas prerrogativas constitucionais que o cargo que ocupa lhe exige.
    Estamos e vamos continuar na guarita á este ente da República Federativa do Brasil, pois, é um dos poucos, que ocupam cargos, mandatos e togas que estão á trilhar o caminho dos interesses da União acima de tudo.

  9. Paulo Roberto da Silva

    Foi instaurado conflito de competência, mas, ele não existe.
    O que a juíza fez foi passar a bola, amarelou. O ato ilícito aconteceu em são Paulo, o patrimônio
    é em são Paulo, o crime é comum da esfera estadual, não há conflito.
    O a meritíssima quis dizer: se o cidadão recebe um dinheiro , ou rouba , ou proveniente
    de corrupção ,no exterior ou outro estado, e comete um ilícito, por exemplo um homicídio ou, é cometido na jurisdição da quarta vara, o processo há de ser no exterior ou em outro estado , é um absurdo.
    Em cada jurisdição há de se apurar a responsabilidade criminal. É cristalina a diferenciação dos tipos, os da lava jato
    e do tríplex. Não é que eu não torça para eu vá para o Juiz MORO, lá é dado a cada um, o que lhe é devido.

  10. jose felicio manocchio

    Orra meu…está dificil fazer algum comentário pois não conseguimos digerir uma notícia e em seguida vem outra …..e mais outra…..esse (des)governo é uma usina geradora de trambicagens…..

  11. Evandro Tostes

    É necessário punir urgentemente este elemento que em
    menos de 15 anos ficou bilionário. Só no Brasil mesmo para escapar do judiciário. Em outro País sério, já estava na cadeia.

  12. J.Gildo

    O Molusco comparou o Triplex do Guaruja como sendo um Triplex do minha casa minha vida (esse molusco é metido) por ser muito pequeno, ele não poderia imaginar que logo logo o futuro dele será numa cela de 3 X 3m, isso é o que ele realmente merece.
    Porque o ex- presidente da OAS não mete logo a boca no trombone e acaba com esse lenga-lenga do Molusco de que não sei, não ví e não falo. E o Rui Falcão quando vai cair nas garras do MOROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO.

  13. Sem ilusão

    Reinaldo,
    Vou resumir em passos algo que está me preocupando muito.
    1-Lula vira ministro
    2-Dilma sofre impeachment
    3-Mercado melhora e economia volta a crescer
    4-Lula alega que isso só foi possível pq ele assumiu um ministério, só pq ele voltou à Esplanada
    5-Ignorantes e os rabo preso aceitam a mentira e elegem Lula em 2018
    Os vermelhos já aceitaram o impeachment e sabem que a única forma da quadrilha continuar no poder é através do 51, portanto, todos aceitaram facilmente o plano, gostando ou não do 51.
    Reinaldo, isso é possível? Faz sentido?

  14. Aderaldo

    Espero que o Juiz Sérgio Moro seja implacável com o homem mais honesto do mundo lhe aplique uma pena de 300 anos.
    Quanto ao sítio e o triplex, claro, só podia ser do capo. Nenhuma empresa iria gastar dinheiro prá beneficiar a qualquer um.
    Quem é honesto não se autointitula. Isto chamou muito atenção da população, alguma coisa estava errada.

  15. Nitute

    O Brasil só se libertará dessa convulsão implementada pelos bandidos do lulllllla, quando a jararaca tiver a sua cabeça venenosa decepada pela justiça através de sua prisão por um periodo mínimo de 20 anos sem direito a redução de pena.

  16. UMA

    COISA
    É o Processo de Formação Em : LARAPIOLOGIA — por Dentro do SINDICATO DE LADRÕES
    2º) Muito Bem Formados ‘os’_LALAU Saem Por-AÍ a ROUBAR Tudo o Que ENCONTRAR Pela Frente : BR; PetroBRAS; BB; BNDES; CaiXa; Mundos & FUNDOS
    ………………………………………………
    *Não é MERA COINCIDÊNCIA Que : LadrãO Estadual ‘SêjE’ — O Mesmo! — LADRÃO FEDERAL*

  17. Archibaldo

    LULA, aquele que te um apartamento Minha Casa, Minha Vida de 3 andares e 350 metros e um sítio luxuoso que chama de rancho e latifúndios de gado no Pará e que pode ter muita grana no Banco Espírito Santo de Portugal, desembarcou ontem em Brasília em algo estilo.
    LULA baixou majestosamente de 2 JATINHOS LUXUOSOS, COM COMITIVA! Este é o hipócrita que acusa a classe média de não querer sentar ao lado de pobre em avião!!! PIOR: segundo o site O antagonista, O PREFIXO DO JATINHO DE LULA TEM AS INICIAIS DA EMPRESA DE LULINHA, aquele especialista em futebol americano. Talvez por isto, Lula alardeie tanto que só viaja em jatinho!
    IMPEACHMENT DE DILMA JÁ!!! VAMOS ACABAR COM ESSA FARRA TODA!!!

  18. Marcus Meyer

    O que precisamos é um desfecho final para este enrosco. Os capítulos estão longos demais e insuportáveis!

  19. sam

    1-Sítio de Atibaia:
    http://www.jcatibaia.com.br/site/noticia/geral/15287/lula-passa-festas-de-final-de-ano-em-atibaia.html
    2-Lula fugindo do Moro:
    http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2016/03/tentativa-de-dar-foro-privilegiado-lula.html?m=1
    http://www.gp1.com.br/noticias/acao-que-visa-impedir-nomeacao-de-lula-tem-movimentacao-na-justica-391443.html (Ação Popular em andamento)

  20. Valter

    Reinaldo,

    Foi a Primeira Turma do STF. E o processo foi sobrestado.

  21. JOSÉ ANÍBAL

    Ora Jornalista Reinaldo, os Ministros do STF já perceberam, confirmaram que o Molusco jararaca merda apedeuta a… Lula, nada mais é do que bandido, criminoso, canalha e delinquente da pior espécie, e que não vale a pena gastar cartucho com defunto podre…
    Vão fazer cumprir a Lei e fim de papo… Até porque, correm o risco da população ir a Brasilia …
    Esse trombadão e sua canalhada já passaram de todos os limites e estão estrebuchando…
    Falta só a cacetada final na cabeça deles e coloca-los na cadeia…

  22. Rick

    A todos nós Brasileiros, trabalhadores, honestos e que respeitam as leis que somos submetidas. Caso Sr. Lula, venha assumir um cargo de ministério, vai ser um tremendo tapa na cara sociedade, e definitivamente , estaremos taxados de otários. Invés de fazermos manifestações no final de semana, deveríamos fazer uma paralisação em todo o Pais num dia de semana. Pois acredito que só desta forma vamos ser notados pelos políticos, e assim darmos uma melhor solução para o Brasil (impeachment).

  23. Bruno Sampaio

    Quando o navio afunda não há solidariedade entre os ratos.

  24. Helio

    STF NÃO VAI ACEITAR MANOBRA
    Ora, se o Juiz Sérgio Moro já tem um trabalho iniciado, não parece lógico que de repente, com a posse do Lula como Ministro, pare todo esse trabalho e seja tudo transferido para o STF conclui-lo. Mas uma das grandes conquistas do Judiciário é justamente, assegurar a celeridade dos processos. O STF pode esperar que a primeira instância dê a sua sentença para depois chamar para sí a responsabilidade. Aí, se o Lula for condenado em primeira instância, mesmo tendo direito a recurso no STF, já estará inelegível pela Lei da Ficha Limpa. O que seria muito bom.

  25. Marco Antonio Ferrari

    Pois é, caríssimo Reinaldo… Aliáááááááááásssss…, como imaginar ou sonhar NÃO custa nada, já pensou se… a Procuradoria-Geral da República, em tempo recorde, tipo amanhã de manhã(por exemplo), em resposta ao pedido feito pela PF, publique seu Parecer autorizando o JUIZ SÉRGIO MORO à “tocar em frente” a “Denúncia contra Lula realizada pelo MPSP”, e o JUIZ MORO, considerando de forma incontestável que a possibilidade do “acusado” vir a ser “empossado” no cargo de Ministro da Secretaria de Governo, Secretaria essa que mantém estreitos vínculos com “exércitos” do MST, MTST, UNE e baderneiros em geral, na verdade representa cristalinamente que o “acusado”, de FATO, ESTÁ” assumindo inequívocamente uma “ATITUDE CONCRETA” no sentido de que detenha condições para representar uma “REAL AMEAÇA E RISCO À ORDEM PÚBLICA”, ameaça e risco esses que JUSTIFICARIAM de forma absoluta o imediato DEFERIMENTO do “Pedido de Prisão Preventiva” realizado pelo MPSP e que acompanha a Denúncia, né???? Será que a PRISÃO do “acusado, “antes” de sua posse, “antes” de ser “agraciado” com o Foro Privilegiado, afastaria de forma definitiva essa “REAL AMEAÇA E RISCO À ORDEM PÚBLICA”???????????? OOOuuu NÃO é nada disso, caríssimo Reinaldo???????????????

  26. Ivo

    Aceita, Moro!

  27. NÃO ACREDITO!

    Não acredito que aquela terrível e ameaçadora jararaca, que ameaça destilar seu mortífero veneno sobre quem cruzar seu caminho, esteja querendo fugir para o planalto central para se esconder atrás da saia de uma mulher. Não, não acredito!

  28. Luiz

    É patético como se atropela as leis deste país.
    Existe conflito de competência quando dois juízes negam conhecer um feito (conflito negativo) ou aceitam conhecê-lo (conflito positivo).
    Ora bolas, como até agora somente a juíza declinou de sua competência e Moro ainda não se manifestou, não existe e NUNCA EXISTIU conflito de competência.
    Quando se instalar algum conflito, este deverá ser resolvido pelo STJ, já que nestes casos a justiça federal tem preponderância sobre a justiça estadual.
    Lullaladrão, mesmo sabendo-se deus, não poderia recorrer a tribunais celestiais, então achou que quem poderia ajuda-lo recorreu para sua corte amigável.
    Onde entra então o Supremo para decidir a questão? Em lugar algum.
    Mas mesmo assim, e nem Lula tendo foro privilegiado, o STF aceita conhecer passivamente algo que não é de sua alçada.
    Quisessem cumprir a Lei, era de nem conhecer o pedido, porque apresentado perante juízo incompetente.
    E isto, qualquer estudante de direito mais esperto sabe…
    No final, por vias atravessadas, levou o merecido chumbo, e seus brilhantes advogados queimaram um oportunidade de peticionar adiante. Estratégia zero.
    E se Moro, espertamente conhecer o feito, como Lula vaia alegar um conflito que não existe???

  29. Bento

    Vejo que o Lula é na verdade um frouxo. A cada dia ele se enrola ainda mais.

  30. soninha

    Como disse o Merval,…Lula e Dilma, abraços dos afogados….

  31. Paulão

    Reinaldo.
    Não! O Delcídio não é um novo Roberto Jefferson!
    O Delcídio é cobra do mesmo ninho petralha. Ele é, pelo menos até hoje à noite, um PETISTA da cúpula da quadrilha. Líder do governo no senado não é cargo atribuído a um sibá qualquer. Era homem de altíssima confiança daquela mulher e do lullarápio, sim senhor.
    A palavra dele deve ter dupla fé-pública, ao denunciar tudo o que ele viu e viveu DENTRO do covil das serpentes petralhas.
    Ele preferiu escutar os conselhos da família, do que as falsas e escrotas promessas de gentalha que nunca honrou a palavra(DR, LILS e AM).

  32. Airton

    Tá simples amigo com essa confissão de culpa do salafrario. PARAR O BRASIL … PARA ARRANCAR … ESSA CORJA DE LÁ. Porque com esse deboche eles estão pedindo!!! …

  33. roberta

    Afinal, ninguém tem CORAGEM DE MANDAR PRENDER O MAIOR BANDIDO DA HISTÓRIA DO BRASIL !!!! VAMOS PARAR COM ESSE … PÔ !!!!! ALGUÉM TEM QUE TOMAR ESSA DECISÃO !!!!

  34. Cactus

    .

    Destaque, neste momento, na página do Estadão da Internet:
    .
    “Bebês sabem nascer, assim como mulheres sabem parir.”
    .
    Os jornais nos tratam como idiotas!
    .

  35. silene

    Sérgio Moro neles!
    Como antibiótico, para acabar com essas “super bactérias”.

  36. burduna nelles !!!

    Kkkkkkk lulla chega a Brasília num jatinho usado pela odebreshit tudo bandido !!!

  37. Brasileiro Assaltado

    Eita povinho que elegem esses criminosos para o governo. Elegeram e idolatraram um PT – PARASITA TOTALITÁRIO” para governar o Brasil, e elle agora prova que não sabe administrar nem mesmo uma reforma de apartamento ou sítio. Eita povinho!

  38. Sem o bigode

    Teremos dias bem ruins pela frente e, nenhuma solução para os gravíssimos problemas que afligem o país, com a entrada do psicopata-mor no páreo. Esse povo prefere quebrar o país a largar o osso!

  39. burduna nelles!!!

    Moro deve recuar, a onda chega agora a níveis inimagináveis, mesmo tendo as provas contra o bandido mor não é o momento de incendiar o país, ele tem bom senso num país sem sentido algum… !!! que ponto chegamos !!!

  40. Rose

    Francisco
    Março 15, 2016 às 8:58 pm que
    Que sabe teremos uma megafesta na sexta pra fechar com chave de ouro!! #vasapt#

  41. Airton

    UMA DUVIDA AMIGOS: O jararaca ladrão só pode ser declarado ministro com a notificação no D.O.U CERTO?!!! Portanto nas proximas horas pode muito bem ser preso!! CASO SEJA PRESO a pergunta correta seria: COMO UM HOMEM CUJAS PALESTRAS CUSTAM DUZENTOS MIL REAIS OPTA POR UM RELES CARGO?? SIMPLES ASSIM

  42. Paulo

    A impressão que se tem que o STF está saturado de estar sob suspeita, de ter a preferência do Grande Molusco, de se explicar a cada semana sobre depoimentos, gravações e outros expedientes. Vão conversar com o Dr. Moro e dizer: vai que é tua Tafarel, ninguém aguenta mais por aqui.

  43. Bia

    Xiii… Então Janot vai melar tudo!

  44. Nojo

    Não me animo. Os aparelhados do Supremo sempre votam à favor do bom senso (e contra o PT) em decisões menos importantes. Mas quando é pra valer, ai é aquela barrosada que a gente viu no rito do impeachment .

  45. Fatima

    “Molusco” cogitado pra Casa Civil, vaza conversa de Mercadante tentando apagar Delcidio…curioso.

  46. Alex Souza

    Olá Reinaldo,
    “Zé Lite & Zelite” reapareceram e trouxeram novas. Agora estão administrando carreiras de cantores.
    Os primeiros clientes são de Brasília e caíram no gosto de partidos políticos e filiados, empreiteiras, políticos, advogados e programas jornalísticos; uma surpresa para quem esperava mesmo a parada de sucessos nas rádios. A dupla REPPU & DIIO e sua música DELLA-ÇÃO estão sendo citados rotineiramente na cobertura jornalistica gestada na capital do país. “Zé Lite & Zelite” comemoram o grande sucesso: nunca antes na história “DESTEPAÍS” uma música havia feito Brasília tremer como agora… Eles só lamentam o fato de alguns não reconhecem um trabalho da nova dupla só dizem: “não conheço”; parece que preferem Bezerra da Silva: “não sei, não conheço, isto nasceu aí”.

  47. marco

    O tempo do impeachment já passou, o que é aceitável agora, o mínimo, é que a presidente, seus ministros, funcionários, os senadores, os deputados, os governadores, vereadores, ministros do STF, entreguem os seus cargos, basta, pois, estão todos comprometidos com esse governo ladrão.

  48. Dalvo José Rossi

    LulaDrão está numa enrascada: ou enfrenta a equipe chefiada por Moro ou terá que arrumar a “herança maldita” dos petralhas.

  49. William

    Vocês já perceberam como está o governo? Absolutamente parado. Apático. Sorumbático e submerso na absoluta inépcia e incompetência. Se nunca houve um plano de governo e trabalho para conduzir a nação, com os últimos acontecimentos é que o paquiderme definitivamente empacou. Aparentemente a única agenda do executivo é buscar saídas para livrar seus “ases” da cadeia. Nós brasileiros estamos assistindo embasbacados e estupefatos, a patética comédia do absurdo onde os ministérios passaram a ser um mero refujo do qual investigados ou denunciados se digladiam na busca de uma vaguinha no foro privilegiado. Impressionante. É um espetáculo de horrores. Algo inédito que fulmina com a moral e a ética, debocha e humilha os brasileiros honestos. A queda do PT não está sendo só vexatória, está quebrando todos índices possíveis do que pode ser considerado ridículo e patético. O Brasil fechou. O pior é que não há saída com o executivo e o congresso que está aí.

  50. Rômulo Pinheiro

    Uma perguntinha : Quem paga as viagens de jatinho do apedeuta?