Blogs e Colunistas

29/02/2008

às 6:49

A Sociologia do Pessimismo dos motoristas de táxi

Os motoristas de táxi são senhores absolutos num ramo do pensamento brasileiro: a Sociologia do Pessimismo. Em que consiste? Bem, sua característica mais evidente é a sentença finalista: “O Brasil não vai dar certo porque todo mundo é igual”. Eles são sempre bastante convincentes nos seus exemplos, tomados aleatoriamente, a esmo. O cara passa num buraco? “Isso tá uma buraqueira, e ninguém faz nada. Entra um, entra outro, sempre a mesma coisa. Este país não tem jeito!” O trânsito engarrafa? “Também, tão vendendo carro com prestação de R$ 299! Esse país não tem jeito. O cidadão deixa de comprar comida pra comprar carro. Ói só como fica. Este país não tem jeito!” O farol fecha? “Sabe o que eu não entendo? Esta rua é muito mais movimentada do que aquela [e aponta para o cruzamento], só que o farol lá fica aberto menos tempo. Este país não tem jeito!” Provavelmente, não é como ele percebe, mas, se está parado, e os “adversários”, andando, então inveja o outro só por não ser ele… Num táxi, é sempre tudo igual, “não tem jeito”.

Eles também são craques em teorias conspiratórias. Nunca é o que parece ser — tampouco é o que é. Ai de você caso se confesse jornalista e diga que Tancredo não foi assassinado!… Há sempre o filho da vizinha da tia da mulher dele que sabe até quem matou o homem. “E ninguém faz nada! Este país não tem jeito”. Um motorista de táxi sempre nos humilha com a informação bombástica de bastidor, a incredulidade e a certeza sobre o futuro. Ah, sim: e com uma visão um tanto aterradora do ser humano: “Ninguém presta! É todo mundo igual”. Uma pausa.

O bordel

Vocês se lembram, não?, tantas vezes já se disse: os petistas se queriam os desiguais entre iguais. Num ambiente em que todos seriam mais ou menos indecentes, o PT se oferecia para ser o São Jorge de bordel. Mas não um santo que ficasse quietinho, no canto, assistindo a tudo, não dizendo nada, como a capa de chuva da música Café da Manhã, de Roberto Carlos. Não! Este santinho era loquaz, feroz, moralista e, claro!, virgem! Aí o PT foi pego, como direi?, em decúbito ventral e não teve dúvida: “Tá bom. Eu não sou São Jorge, mas ninguém é. Todo mundo aqui faz a vida”. Os que estavam à volta mais ou menos assentiram: “É, é verdade, todo mundo aqui entra em decúbito, ora dorsal, ora ventral, ora de ladinho…”

Como um game de programa de TV, chegou a hora de chamar os universitários para estudar o caso, e os jornalistas para reportar. Os primeiros, todos mestres e doutores, disseram: “É verdade, todo mundo aqui é igual, mas como o PT tem origem operária, trata-se de um decúbito que faz avançar a democracia; os outros, não. Fazem essas coisas por vício mesmo; o PT, por necessidade”. E parte do jornalismo concordou.

Notável salto dialético aquele que se operava ali: justamente por fazer igual, o PT mostrava, então, a sua diferença. Era como se os outros optassem pelo decúbito por gosto, e o PT, por necessidade revolucionária. Uma intelectual petista chegou a escrever em jornal que o moralismo udenista e pequeno-burguês não aceitava que um partido operário pudesse roubar também. Corolário: o roubo de um partido operário, ainda que supostamente operário, era um auto de fé. E boa parte dos nossos analistas saiu dali para opinar. Não conseguiam dizer uma miserável palavra censurando os hábitos petistas sem atribuir o mesmo vício ao PSDB, ao DEM (PFL), ao conservadores do Império, a Tomé de Souza, sei lá eu…

Acadêmicos e jornalistas, em suma, começaram a conduzir o táxi. “Esse país não tem jeito. É todo mundo igual”.

Mas…
Ao se igualar o PT aos partidos que alguns bestalhões ainda chamam “tradicionais” — como se ele já não fosse, a seu modo, tradicional e beneficiário do statu quo —, em vez de estarem aplicando uma pecha no partido — “igual aos outros” —, estavam, isto sim, executando um movimento que lhe era duplamente favorável:
- se é igual, então roubar faz parte do jogo;
- se é igual, então as suas particularidades não têm nenhuma importância.

E é aí que mora o perigo. E é por isso que os motoristas de táxi, ao menos como categoria analítica, não servem para ler a política. Já temos um exemplo de transição de poder, não é? O PSDB foi apeado do poder pelas urnas. E cumpre fazer uma pergunta: qual é a sua real influência hoje na máquina do estado? Aparelhou a administração direta, as estatais, a ampla rede burocrática de serviços e regulação, os fundos de pensão? Nada! O que restou dos tucanos — e do ex-PFL, hoje DEM — no poder? Nada! Alguns poderão dizer que as opções de FHC estão ainda presentes na área mais sensível do país: a economia. É fato. Mas é tolice achar que o Banco Central, por exemplo, obedece a um comando partidário, tucano.

Como será em 2010 — ou 2011, para ser mais preciso? Se vence um candidato de Lula, mesmo que seja Ciro Gomes (vocês sabem fazer novena?; querem que eu ensine?), haverá uma mudança aqui ou ali, mas a ocupação do estado pelos petistas continuará intocada. Apesar de sua mímica cesarista, Ciro não mexeria com o bilionário aparelho sindical (estou pondo na conta os fundos de pensão) que hoje governa o país, sob o comando de seu líder máximo, Lula. Mas e se vence um oposicionista: José Serra ou Aécio Neves?

Longe ainda desse futuro, pode-se especular que talvez Aécio fosse mais conciliador; Serra menos. Por outro lado, no que respeita a um corte ideológico, talvez o político paulista estivesse mais perto da máquina petista do que o mineiro… E poderíamos escolher muitos critérios para chutar o que faria um ou outro. Tenho pra mim que a “despetização” do estado, mesmo com a vitória de um oposicionista, é tarefa das mais difíceis. Essa gente nos assombrará ainda por muito tempo, ditando a agenda. E o motivo é terrivelmente simples: o estado paralelo petista não é visto como um problema. Tampouco é percebido por boa parte da oposição como aquilo que é: o verdadeiro inimigo do país, que não pode ser banido da máquina por meio de eleições.

E isso não é igual a nada. Isso é diferente.

Por Reinaldo Azevedo
Share

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

123 Comentários

  1. Anônimo

    -

    01/03/2008 às 22:38

    REINALDO. Parabens pelo texto. Sou seu leitor DIARIO.E estou aprendendo com vc a cada dia. Saude À Dona Reinalda. CELIO-Taxista em Santa Catarina

  2. Anônimo

    -

    01/03/2008 às 20:11

    Vejo, não com satisfação( porque chegar à esta conclusão nos causa muita tristeza), que você partilha de minha opinião, que expus em outros comentários: impossível vencer, limpar o país, apenas apoiado no voto.Neste ponto, já estamos além de qualquer salvação; as ações democráticas de nada adiantarão. É uma tristeza chegar à velhice e ter que des-sonhar todos meus sonhos de juventude e esperar apenas por um governo ditatorial, um déspota esclarecido, mesmo sabendo o que isso pode significar de ruim.

  3. atojr

    -

    01/03/2008 às 15:47

    Tive a oportunidade de dizer, certa vez, aqui no Blog, que o Lula estava fazendo um governo de “terra arrasada”.Queria dizer o que o ilustre jornalista, tão bem, disse.Êle(lula e seus correligionários,inclusive Sarnei)apostaram num terceiro mandato. Se desse certo, tudo bem. Se não, quem quer que sucedesse iria amargar “a pisada do cavalo de Átila, o HUNO. Onde pisasse, nem grama nasceria.”
    O aparelhamento do Estado é um fato,que, mais dias menos dias, vão fazer tremer a República. Não é atoa que as tropas federais estão na situação de penúria , com o silêncio obsequioso dos generais, enquanto as mílicias do MST estão sendo alimentadas e , cada vez mais , recebendo os recursos , para torná-las aptas ao golpe final,ou o dia D. A revolução marxista considera três ferramentas fundamentais para seu sucesso. No plano econômico, A MAIS VALIA argumenta que o grande problema é o capital. O capital,o capitalismo e o os capitalistas devem ser destruidos.O segundo aspecto importante é o MATERIALISMO DIALÉTICO. Tenta destruir a ética fundamental da religião,principalmente a cristã.Primeiro, solapando a fé em DEUS.Argumentam que a moralidade do mundo é a luta,conflito e destruição. Assim, encontram a justificativa para matar.No final,o MATERIALISMO HISTÓRICO. Que é a praxis da dialética na História.O Cristianismo NO ÍNICIO pregava que a qualquer momento o CRISTO devia retornar e o mundo acabaria.Desta visão apocalíptica que dava fervor aos cristãos, os comunistas tambem, por analogia, compartilham e ,segundo o materialísmo histórico, estamos nos últimos dias da história,onde ocorrerá a grande mudança.Será O FIM DA PRÉ-HISTÓRIA, e a história iniciará com o COMUNISMO.É o princípio da inevitabiliade histórica do comunismo. Às escolas,Igrejas,Congresso,Senado,Tribunas, centro acadêmicos, Instituições de um modo geral estão contaminados,ou dominados.Restam alguns setores da Sociedade,que numa luta quase que infernal, resistem a tentação da comunização demôníaca.O ilustre jornalista está neste meio e Eu junto.

  4. Anônimo

    -

    01/03/2008 às 5:32

    Uma pequena amostra que pode explicar a hegemonia do Jumento da Corrupcao no coracao desse povo ignorante. Embora taxistas nao sejam uma classe “petista”, a forma de pensar, com verdades inquestionaveis, fontes “isentas”, teimosia e arrogancia traduzida na firmeza de suas conviccoes mais mirabolantes tem tudo haver com o Lulla bravateiro brasileiro da Silva.

    Mts

  5. Chuck

    -

    29/02/2008 às 21:10

    Reinaldo,

    Excelente texto, lembra aqueles que saíam todo o final de tarde/início de noite no site do Primeira Leitura. Sei que na vida de blogueiro é difícil manter esta rotina, mas, se possível, queria lhe pedir ao menos uma análise deste nível com alguma frequência, ou uma hora específica para postar estes textos mais elaborados. Este é o melhor de Reinaldo Azevedo: os textos bem pensados e bem organizados, com início, meio e fim bem delimitados. O resto, é blog.

    Um abraço!

  6. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 20:57

    É A CULTURA, ESTÚPIDO!

    LEMBRANDO: PT E PSDB NÃO DIFEREM EM NADA NA ESFERA CULTURAL, PORTANTO…

  7. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 19:12

    Parabens Reinaldo!

    Excelente post. Argumentos tão bem fundamentados que acredito, até os intelectualóides de esquerda teriam dificuldades para mudar uma só vígula.

    Obrigado… Pessoas como você fazem a diferença e não tornam “sempre tudo igual”.

    Deus continue lhe iuminando.

  8. Ricardo Paolinelli di Persio

    -

    29/02/2008 às 17:27

    Reinaldíssimo,

    Em meu imaginário supostamente amplo, lhe dediquei um post em meu humilde blog quase não lido por alma alguma. Mesmo assim, alguns acadêmicos me achacam e diversos petralhas lotam meu mail de sandices. Não pretendo que vc o leia, prefiro sinceramente que invista seu tempo em seus escritos.

    Apenas para constar:

    http://www.desconstrutivus.blogspot.com

    Abraços e em frente.

    Ricardo Paolinelli di Persio

  9. Daniela • Brasileira Insone

    -

    29/02/2008 às 17:24

    Reinaldo, eu não ia nem postar nada hoje, para ser menos uma a te ocupar o tempo num dia já tão atribulado.

    Acontece que, pôôôô!, que texto, heim?

    Pôe em livro, põe em livro! Se possível, de capa dura.

  10. luiz alfredo motta fontana

    -

    29/02/2008 às 17:19

    Lula, um novo Getúlio sem o nacionalismo.

    Acertaste o alvo.

    Lula I, “o antes nunca visto”, tem como principal obra o aparelhamento do estado.

    E o que não falta, na fauna petista, são dedicados candidatos à barnabés, de todas as graduações.

    Getúlio fez o mesmo, daí sua velada simpatia, pelos conceitos fascistóides, que habitavam aquele período empoeirado e sombrio.

    Lula I, trocou o nacionalismo pelo corporativismo, bebe assim na mesma fonte.

    Aproveita-se, e com maestria, do vazio de idéias, que a ceifa da ditadura provocou.

    Usar óclinhos, barbinha rala, falar meio em falsete, citar um ou dois filósofos franceses, e pronto, já pode exercer liderança petista na Camara Federal.

    Teu texto é perfeito quanto ao aparelhamento do estado, só faltou lemmbrar o aparelhamento da midia, das artes, dos clubinhos de intelectuais, das famosas comunidades de base, tão a gosto da CNBB, durante o período do “politicamente correto”, quando não louvar o torneiro traduzia anátema.

    Fica aqui só um pequemo aceno, escreva sobre Meirelles, que certamente não representa o PSDB, mas é um menino do Sistema Financeiro.

    Assim, voce sairá do pensamento único, que domina os articulistas econômicos desde FHC e seus meninos de ouro.
    Reparou que todo articulista econômico assina embaixo as atas do Copom?

    Como diria Millor Fernandes, livre pensar é só pensar.

  11. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 16:54

    Reinaldo, mudando de assunto, mais no mesmo, falando de vagabundos,ontem em um documentário no Discovery sobre Fidel, livros de cabeceira: HITLER e MUSSOLINE, tudo a ver com FIDEL E PT…… LULLALAU não, que ele não sabe ler, só vai na intuição com sua alma de ditador…só sabe bem mesmo fazer demagogia, roubar e deixar roubar e dizer bobagens nos palanques da vida….

  12. Heitor Bonfim

    -

    29/02/2008 às 16:47

    Pedra, futebol, joelho … Quem será? O Ronaldo Nazário? Zico?

  13. becky

    -

    29/02/2008 às 16:43

    Reinaldo, te ler já virou vício para mim!

    Nada a acrescentar, somente colocar em evidência: “Essa gente nos assombrará ainda por muito tempo, ditando a agenda. E o motivo é terrivelmente simples: o estado paralelo petista não é visto como um problema. Tampouco é percebido por boa parte da oposição como aquilo que é: o verdadeiro inimigo do país, que não pode ser banido da máquina por meio de eleições.”
    Será que algum de nossos candidatos terá peito para enfrentar a máquina petista?
    Nenhum parece ter perfil para tanto!
    Olhe para a dificuldade do Sarkozy!

  14. Iguinho

    -

    29/02/2008 às 16:27

    Lembrei de um artigo de Arnaldo Jabor em que ele conversa sobre economia com um taxista paquistanês em Nova York.Parecia que o cara tinha estudado em Yale.Voltando:troquemos jornalistas e professores universitários por taxistas.Esses são mais divertidos que aqueles,apesar da mesma boçalidade oceânica.

  15. Pedra

    -

    29/02/2008 às 16:24

    Reinaldo,

    Acho que pluralidade é um termo ainda difícil no Brasil. Acho que as pessoas que não vierem mais aqui por essa questão do Gerald Thomas buscavam ver luta de gladiadores, sangue e não discussão de idéias.

    Parece que precisamos “ter um lado” tendo sempre o outro “oposto”. Quando amadurecemos percebemos que há um lado, o oposto e o everything in between (desculpe o inglês, mas gosto desta expressão em inglês, pois representa bem o que quero dizer). Parece-me também que aqueles que discordaram levaram a questão para o lado pessoal. E no Brasil esta questão pessoal ultrapassa as barreiras. Por exemplo, há seis anos quando operei o joelho com um médico até famoso, me disseram: - o cara é arrogante, nem olha na sua cara. Bom, eu não precisava que olhasse na minha cara, eu queria era ter o joelho pronto para continuar jogando futebol, coisa que felizmente faço até hoje. E percebo muito esta confusão em nosso país do pessoal com o profissional.

  16. Terex

    -

    29/02/2008 às 16:19

    O contido nesse post não é novidade para mim.

    Veja o que estão fazendo com Banco do Brasil, CEF e Petrobras cujos funcionários juntamente com a Igreja católica geraram essa estrovenga de partido.

  17. Shridhar Jayanthi

    -

    29/02/2008 às 16:16

  18. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 16:13

    Reinaldo,

    Interessante o livro “Passado Imperfeito: um Olhar Crítico sobre a Intelectualidade Francesa no pós-Guerra” (Nova Fronteira), do historiador inglês Tony Judt. Nele vemos que a lógica burra e condescendente dos intelectuais de esquerda em relação ao facínora Fidel Castro hoje é a mesma usada pelos intelectuais de esquerda franceses em relação ao facínora Stálin décadas atrás.

    Resenha sobre o livro segue abaixo:

    O silêncio dos intelectuais
    Por José Castello, para o Valor, de Curitiba
    01/02/2008

    Poucas vezes a política influiu tanto na cultura quanto no pós-guerra europeu. O caso francês é exemplar. A cultura francesa do pós-guerra produziu grandes intelectuais, como Jean-Paul Sartre, Albert Camus, Raymond Aron, Simone de Beauvoir, François Mauriac. Eles reinaram durante um período de 12 anos, que começou com a liberação em 1944 e perdurou até a invasão da Hungria pelos soviéticos em 1956. Boa parte deles, contudo, se celebrizou mais por suas polêmicas ferozes do que por suas obras.

    Na Europa do pós-guerra, a política tomou a cultura de assalto. O comunismo de Joseph Stalin, secretário-geral do Partido Comunista Soviético entre 1922 e 1953, ocupou o centro dos debates. Essa cultura impregnada e até adoecida pela política é o tema do historiador inglês Tony Judt em “Passado Imperfeito: um Olhar Crítico sobre a Intelectualidade Francesa no pós-Guerra” (Nova Fronteira, tradução de Luciana Persice Nogueira, 480 págs., R$ 59,90).

    Não é uma tarefa fácil nem está isenta, ela também, do risco dos preconceitos. Intelectuais do porte do filósofo Jean-Paul Sartre tiveram que se desdobrar para defender, em nome das idéias, o comunismo real de Stalin. Os fatos, muitas vezes, contradiziam seus pensamentos - mas intelectuais, como náufragos, estão sempre agarrados a seus livros e, mesmo em meio à pior tormenta, ainda acreditam que eles possam salvá-los.

    Na França, a tradição do intelectual engajado surgiu meio século antes do pós-guerra, em 1894, quando o capitão Alfred Dreyfus foi condenado sob a acusação de espionagem. Em defesa de Dreyfus, Émile Zola, o grande chefe do naturalismo, escreveu seu célebre “Eu Acuso”. Escritores como Marcel Proust, Anatole France e Émile Durkheim imediatamente o acompanharam. Uma coisa, porém, foi defender o capitão Dreyfus das acusações (injustas) de traição; outra, bem mais difícil, era tomar partido a favor do regime stalinista.

    Voz dissonante entre os intelectuais franceses do pós-guerra, Albert Camus, autor do célebre “O Estrangeiro”, foi impiedoso com seus contemporâneos: “Toda idéia falsa termina em sangue, mas é, sempre, o sangue alheio. Por isso, alguns de nossos filósofos sentem-se à vontade para dizer o que lhes dá na veneta.” Camus se aproximou de Sartre graças a “O Estrangeiro”, romance de 1942; afastaram-se por causa de outro livro, “O Homem Revoltado”, ensaio que Camus publicou em 1951. Durante a luta da Resistência, os intelectuais franceses cultivaram a imagem de contestadores e rebeldes. No entanto, diria Camus em 1951, quando chegou o pós-guerra a palavra resistência se tornou motivo de “riso de escárnio”.

    A verdade é que, durante a guerra, muitos intelectuais tiveram uma posição ambígua, diz Tony Judt, e só mesmo uma grossa esponja sobre o passado pôde restaurar a dignidade de muitos. Em 1944, a questão já opunha, em férreo debate, Camus (favorável a uma delimitação urgente entre os que resistiram e os que se entregaram aos ocupadores) e François Mauriac, para quem dividir a França não era um bom negócio para os franceses.

    O sonho de uma sociedade melhor, nos diz Judt, empurrou a intelectualidade européia do pós-guerra “na direção do marxismo e, portanto, do comunismo”. Mesmo o existencialismo de Sartre, a princípio incompatível com o dogma marxista, foi impelido para o marxismo. Aqui começa, no entender do historiador inglês, o grande impasse dessa geração. De um lado, eles es

  19. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 15:57

    Empregadores já podem despedir por justa-causa petralhas da alQeda eletrônica que estiverem usando a conexão de Internet da empresa em horário de expediente:

    Para TRT, uso indevido de e-mail dá justa causa

  20. neto

    -

    29/02/2008 às 15:52

    E o molusco barbudo, sem ter o que fazer, tá soltando os cachorros prá cima da oposição e do judiciário. Chamando prá briga, ele sabe que só lhe rende votos e turbina ainda mais a sua aprovação nas próximas pesquisas.
    Tomara que a oposição e os juízes não caiam nessa.

  21. Ferrão

    -

    29/02/2008 às 15:51

    Reinaldo, deu no site http://www.deputadoaleluia.com.br

    Aleluia: agressões de Lula ao Judiciário e à oposição expõem arrogância

    O comportamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, agredindo
    o Judiciário, o Legislativo e a oposição, e defendendo com veemência
    notórias figuras acusadas de corrupção levantam mais uma vez a discussão
    sobre o caráter, o despreparo e a truculência do petista, disse nesta
    sexta-feira o vice-presidente do Democratas, deputado José Carlos Aleluia
    (BA).

    “Com a prepotência e arrogância habituais, o presidente Lula tentou
    expulsar do país o jornalista Larry Rohter, correspondente do The New York
    Times no Brasil, porque o repórter escreveu sobre a influência do álcool na
    postura do chefe de governo brasileiro. A reação ao gesto truculento de Lula
    barrou a consumação da violência. Mas, não a histeria do petista contra as
    liberdades e a independência dos Poderes”, declarou Aleluia.

    Na quinta-feira à noite, em discurso em Aracaju, Lula fez duras críticas à
    oposição e ao Judiciário, sobre o qual afirmou que seria bom se “metesse o
    nariz apenas nas coisas dele”. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),
    Marco Aurélio Mello, de forma civilizada, reagiu ao presidente:

    “Enquanto eu tiver a toga sobre os ombros, eu cumprirei meu dever de juiz e
    cumprirei com espontaneidade”, afirmou. “Não vejo qualquer extravasamento por
    parte do Judiciário e fiquei perplexo com o que foi veiculado e com a
    agressividade de Lula”, advertiu Mello.

    Para Aleluia, falta a Lula sobretudo o equilíbrio que deve caracterizar
    qualquer cidadão, especialmente quem ocupa um cargo importante, como a
    presidência da República.

    “Lula chegou ao Palácio do Planalto sem um projeto para o país, porque
    jamais imaginou que seria eleito, depois de três derrotas consecutivas. Não
    tinha um projeto para o Brasil, muito menos noção do que é a liturgia do
    cargo. O resultado são essas manifestações de apoio a corruptos, uma
    agressão desnecessária aos milhões de brasileiros – certamente esses 61%
    que o conceituado Instituto Gallup revelou discordarem do lulismo - , e a
    agressão gratuita ao Judiciário, ao Legislativo e à oposição”, criticou
    Aleluia.

    O líder democrata entende que Lula “debocha” das instituições por
    acreditar que a popularidade que o suporta hoje será para sempre.

    “É um equívoco do presidente. A história está repleta de personagens que
    alcançaram amplo apoio popular e acabaram de forma melancólica. Para ficar
    nos mais notórios: Hitler e Stalin. Também eram prepotentes e arrogantes.
    Lula deveria mirar-se nessas figuras. Aliás, no YouTube a peça de maior
    sucesso é `Hitler, Lula e os cartões corporativos`. O presidente petista deve
    começar a avaliar a possibilidade de encarar brevemente a reação dos
    brasileiros, cansados de tanta prepotência, corrupção e incompetência
    lulista”, finalizou Aleluia.

  22. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 15:47

    Ops…

    Petralhas as 10:25 AM

  23. Mauricio

    -

    29/02/2008 às 15:46

    Reinaldo, a solução é fácil. Basta chamar uma dedetizadora ou desratizadora.

  24. faltam 1036 dias, 7 horas, 28 minutos e 11 segundo

    -

    29/02/2008 às 15:36

    ..

    No Estadão Online agora a pouco:

    Lula ‘extrapolou’ ao criticar Mello, diz Vasconcelos

    “Lula está lançando mão de bens públicos, como o avião presidencial, para fazer campanha e usar o palanque para desancar o Congresso Nacional e agora o Poder Judiciário”

    ..

  25. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 15:18

    Ei, Reinaldo!
    A solução está numa crônica do Sergio Porto que leva o título “A fábula dos dois leões”.
    É só aumentar os leões.

  26. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 15:14

    É porque é motorista de táxi de São Paulo. Os de Barbacena criam Ministro “das teles”. E olha que, naqueles tempos, Bias e Andradas tinham que ser apeados de um poder centenário. Mas aí a Globo (sem querer) ajudou o moço filho do taxista. E deu no que deu.

    Agora, sei que pode parecer preconceito. Ando muito de táxi em BH e em Sampa. Acho os taxistas de Sampa, em média, mais “burrinhos” que os de BH.

    Quanto a Aécio, será que alguém aí da impresna de SP vai se interessar em saber porque está tão difícil terminar a “Linha Verde”? E não diga que isso é problema da imprensa mineira. Para ser problema dela, ela teria, primeiro, que existir.

    Como ideólogo, Aécio me lembra é um ser um tanto escorregadio, como o Geléia de “Os Caça Fantasmas”.

    E Serra? Esse velho comunista que descobriu a internet? Da Cepal para o terceiro milênio. É o que temos de “direita” no Brasil?

    Aff, eu quero votar é no “amcee”cain.

  27. edson luchesi

    -

    29/02/2008 às 15:14

    Há mais ainda. Existem empresas com a marca registrada PT: são cativas do PT. Isto para mim é inédito. Acho, então, que o poder deles não se restringe ao patrulhamento do estado: já abduziram empresas. Vou além: criaram empresas-petralha.

  28. é a educação, estúpido!

    -

    29/02/2008 às 15:13

    Problema maior são os “motoristas de táxi” que dão aulas em faculdades de comunicação.

  29. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 15:09

    ESTADO OCUPADO.

    Você tem razão. Os governos petralhas passam, mais tempo ou menos tempo, mas os funcionários concursados (alguns casos com chamada oral - pata perguntas de natureza ideólógica) ficam.
    E ficam atazanando o governo de plantão. Foi assim que o petralhas ocuparam a Saúde e a Educação, pr exemplo.
    Daí, como não nem um pouco éticos, ficam vazando informações internas ou para a mídia ou para seus deputados, senadores e vereadores, etc..
    Já conhecemos essa história.
    Você tem razão, limpar a máquina administrativa vai custar muito e demorar um longo tempo.

  30. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 14:54

    PI…PI…PI…PI…PI…

    Invasão de petralhas aloprados (desculpe a redundância) às 9:51, 9:54, 9:58, 10:10 e 10:11 PM

    Mande-os pegar petróleo com a mão no fundo do poço de Tupi

    (Que falta faz Dona Reinalda)

  31. Rose

    -

    29/02/2008 às 14:49

    “Essa gente nos assombrará ainda por muito tempo, ditando a agenda.”

    Pelos menos dessa vez eu espero que você esteja errado nesta previsão…
    Que Deus nos livre de todo o mal!!!

  32. Francisco

    -

    29/02/2008 às 14:37

    Precisamos de um partido composto de gente disposta à enfrentar essa súcia. Essa oposição que temos hoje não tem e nem terá tal compromisso. E uma briga difícil e de extremo desgaste para quem de dispuser à tanto. Mas, creio eu, o mais importante hoje, é conscientizar e fazer as pessoas enxergarem o quanto isso atrasa o país. Você, Tio Rei, presta um bom serviço ao informar e escancarar as canalhices petistas.

  33. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 14:32

    O vídeo do post de ontem já está com 10.854 visualizações.

    Dez mil e trezentas em um dia…

    Vai o endereço de novo:

    http://www.youtube.com/watch?v=KBcdjNhLAC8

  34. Marcos

    -

    29/02/2008 às 14:17

    Um amigo meu é cobra antiga do Sebrae.
    Eu estava comemntando exatamente este tema com ele e lhe perguntei sobre o problema no Sebrae (e o Okamoto?).

    “- Não tem problema, eles são de outro time, os do PT estão fora, quietinhos, não fazem nada, deixam a gente em paz trabalhando”

    Assim será? Sim, ninguém tira eles. Sugarão a máquina até a aposentadoria nababesca. Bota 25 anos nisso!

  35. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 14:15

    O que voce quer dizer com aprender novena caso Ciro ganhe a eleicao para presidente? Uma critica ao Ciro? Sem problemas…..basta o Ciro Gomes telefonar para o Reinaldo a noite que fica tudo uma maravilha hehehe

  36. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 13:57

    A sociologia de um motorista de táxi sempre srá mais profunda do que análise fornecida por pessoas como:

    - Luis Nassif Esnif
    - Marilena Chaúi Pareto
    - Paulo Henrique Tamborim

    E o melhor dos taxistas é que eles não aplicam a sua sociologia em seu trabalho. O problema é ter que aguentar a lorota desses caras na universidade e no jornalismo

  37. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 13:53

    Os jornalistas da Folha deveriam aprender um pouco mais de lógica.
    Vou reproduzir uma parte do seu texto e mostrar como esses jornalistas são bobinhos:

    Reinaldo diz o seguinte:

    “Ao se igualar o PT aos partidos que alguns bestalhões ainda chamam “tradicionais” — como se ele já não fosse, a seu modo, tradicional e beneficiário do statu quo —, em vez de estarem aplicando uma pecha no partido — “igual aos outros” —, estavam, isto sim, executando um movimento que lhe era duplamente favorável:
    - se é igual, então roubar faz parte do jogo;
    - se é igual, então as suas particularidades não têm nenhuma importância.”

    É isso que o jornalismo fez
    e continua fazendo.
    Para piorar, acredita ser esse o “bom jornalismo”.
    Para piorar ainda mais, se vê como produzindo um jornalismo “isento”.
    Piorando um pouco mais, acredita que o lado mau da história está nos “críticos empedernidos”.
    E para estragar o que já está estragado, alimenta a análise política pelo “nivelamento por baixo”
    Sim. É jornalismo da Folha de SP que nos ensina todo o dia que as “coisas são assim mesmo” e
    que “todos são iguais”.
    Seguindo a lógica.
    Os jornalistas da Folha não são diferentes dos mensaleiros petistas.
    Depois não sabem porque não conseguem vender o seu jornal.
    Bobinhos!

  38. Gabriel

    -

    29/02/2008 às 13:49

    Caro Reinaldo,

    Acho que escreveste teu melhor post sobre qual é a verdadeira face do petismo. Sucinto e muito claro. Estou encaminhando a todos que conheço para que, finalmente, entendam aquilo que sempre lhes disse sobre o perigo do PT!

    Um grande abraço, e continue assim!

    PS: Quanto aos post sobre tua polêmica com Thomas, entendo que tua atitude somente enobrece a ti e a teu trabalho. Os escravos da visão única jamais entenderam que discordância não implica em repulsa e ódio!

  39. Flavio

    -

    29/02/2008 às 13:42

    A chamada esquerda briga entre si desde sempre, mas no fundo é a mesma porcaria. Procura tanto um inimigo que não existe, que vai acabar encontrando. Uma guerra civil (desarmada) pode estar no futuro do país, e eu já sei de que lado estarei, mesmo que tenha de lutar ao lado de figuras patéticas como talvez o PSOL…

  40. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 13:40

    Engraçado!

    Vejo tantas semelhanças entre os motoristas de táxi e os jornalistas da Folha de São Paulo.
    Será que o Fernando de Barros e Silva já foi taxista?

    O Paulo Henrique Amorim, não vale.
    Esse não consegue dirigir nem um triciclo!

  41. Francisco

    -

    29/02/2008 às 13:37

    Então, os taxistas devem estar certos pelo menos na parte final do seu raciocínio - ñ tem jeito. Agora, só com revolução, mas quem vai fazer?

  42. Eny Seidel

    -

    29/02/2008 às 13:35

    Na quinta (28) à noite, em discurso em Aracaju, Lula criticou os poderes Legislativo e Judiciário. “Seria bom se o Poder Judiciário metesse o nariz apenas nas coisas deles, o Legislativo apenas nas coisas deles e o Executivo apenas nas coisas deles. Nós iríamos criar a harmonia estabelecida na Constituição”,

    Você acha que o STF vai responder algo????

    Se o judiciário metesse o nariz nas coisas deles, os mensaleiros, sangue-sugas, dossiês, estariam no lugar certo, cadeia. O ali babá, junto.

  43. Sandra

    -

    29/02/2008 às 13:16

    Reinaldo

    Papo de táxi e salão de cabeleireiro é folclórico! E inclui o PT também!

    E eu sou otimista! Acho que o discurso petista não vai convencer. Mas eles tentam, né? Que outra opção têm?

  44. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 13:10

    A técnica adotada pelo PT ao ser flagrado cometendo ilícitos se mostrou muito eficiente.

    Consiste no: “eu fiz cocô na calça, mas ele também”. Livrou-os de sérias enrascadas, tanto é que continuam a usá-la até hoje.

    Conseguiram com isso banalizar a roubalheira, a ponto da sociedade nem se chocar mais com os escandalos. Já perdemos a conta. O escandalo de hoje nos faz esquecer o de ontem. Já nem conseguimos mais controlar se os envolvidos foram punidos ou não. Geralmente não foram. Continuam jactanciosos como sempre, alguns até tem blog, onde posam de arautos da verdade e da ética.

    A vítima predileta dos petistas: os tucanos, que apanham diarimente feito uns coiós, com seu silencio covarde levaram a sociedade a acreditar que os petralhas tinham razão: Roubar faz parte e todo mundo rouba. Prá fazer política tem mesmo de botar a mão na merda?
    Eu mesmo já estou começando a acreditar nisso. Aqueles que deveriam combater esta pregação, ao demonstrar timidez e silencio, me levam a pensar que tem medo de alguma coisa podre que deixaram para trás.

    Reinaldo, estou aguardando o surgimento de um partido honesto, de fibra, competente, que combata o statu quo que estamos vivendo, mas sem o ranço dos esquerdopatas. O DEM poderia assumir este papel, mas além de não querer, vez ou outra tem uma recaída anti-eleitor, além de guardar em seu estoque inúmeras laranjas podres do tipo “Lobinho” por exemplo.

    Até que surja este partido Reinaldo, eu sinto muito, mas este país não terá jeito!!!!

  45. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 13:07

    A nação brasileira está se tornando refém do chantagista Lula. “Se eles não elegerem quem eu indicar, verão em que inferno transformo estepaiz” ameaça ele. Neste caso, o melhor a fazer é lutar para imperdirmos que este risco chegue a um ponto sem volta, o que poderá acontecer se Lula conseguir eleger seu sucessor. Deus queira que a dilapidação das instituições promovida por Lula não nos leve a situações semelhantes à do México sob o PRI ou, ainda pior, como a de Cuba sob Fidel.

  46. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 12:54

    Reinaldo,

    Vejo a coisa um pouco mais complicada: não haverá desaparelhamento principalmente porque os operadores dos aparelhos CERTAMENTE ADERIRÃO AO NOVO GOVERNO, seja ele qual seja.

  47. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 12:49

    Acadêmicos e jornalistas, em suma, começaram a conduzir o táxi em direção ao fim do país…

    Brilhante análise. Compensa o caso GT…

  48. Luis Antonio

    -

    29/02/2008 às 12:45

    Reinaldão,

    que belo artigo! O que eu penso a respeito do governo PT não caberia aqui, num simples comentário. Mas, de fato, o que me aterrorizou foi quando desse lodo fedorento e podre, que é a cultura da corrupção, emergiu o mensalão. O terror não surgiu da corrupção financeira em si, essa me deprime, mas de algo muito mais perigoso, escondido nas entrelinhas. O que me causou frio na espinha foi a constatação de um MÉTODO! Um método que visa a tomada do poder atravéz da corrupção dos valores democráticos, do Estado de Direito.

    Reinaldão, é esse o meu grande inimigo, o perigoso monstro a ser combatido, o qual você denuncia todos os dias, Graças a Deus!

    O MÉTODO!

    Desejo melhoras a Dna. Reinaldona.

  49. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 12:41

    Esse “qualunquismo” de ser contra “tudo isto que está aí” é o que sustenta tiranetes fascistóides de todos os matizes.

    Porque é nisso que o PT se transformou: se algum dia teve algo de marxismo, social-democracia, nacional-desenvolvimentismo ou algo do gênero, hoje não passa de um arremedo disso, de uma versão taxista de anticapitalismo.

    Mas devemos nos dar por contentes. Um PT coerente teria sido muitíssimo pior.

    ~L

  50. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 12:41

    O nosso futuro é mesmo obscuro, a considerar os possíveis candidatos à sucessão presidencial. A metalidade petista parece-me que está presente em amplos setores da sociedade, como uma grande mancha de petróleo vazado no oceano, ainda que alguns se digam ser contra o PT. É como aquele ranço que, de tão entranhado, leva muito tempo para se dissipar.

    Vai ser difícil marcar um número válido na urna eletrônica em 2010, pelo visto. A mentalidade reinante, arraigada nos próprios complexos e preconceitos da nação, provavelmente fulminará no seu nascedouro qualquer outra opção que não seja a de continuar valorizando a cultura do perdedor, do coitadinho, do nivelamento por baixo.

    Então, não tem como eu não ser pessimista, embora não pelos mesmos motivos desses outros.

  51. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 12:32

    Reinaldo,
    o churrasquerio do presidente (ele diz que nunca foi..)deu uma entrevista para o jornalista Cacau Menezes, no Jornal do Almoço da RBS TV de Santa Catarina.
    É inacreditável! O sujeito é muito cara de pau! Você precisa ver (se tiver estômago para agüentar).
    Esse jornalista tem um blog (acho que é Blog do Cacau, na página da RBS, que é http://www.clicrbs.com.br) onde, parece, ele disponibiliza as entrevistas.
    Vale a pena ouvi-lo dizer que não é alprado, nem nunca comprou nenhum dossiê e que, inclusive, o que foi levantado então está se mostrando verdadeiro.

  52. Rodrigo D.C.

    -

    29/02/2008 às 12:26

    Reinaldo peço por gentilieza que você não culpe a sociologia pelos erros de análise/crítica dos motoristas de táxi e pelos erros de governo do PT. Sociolgia não é esse emaranhado de “opiniões” que os motoristas de táxi expressam, muito menos a defesa “cara dura” de coisas indefensáveis com tem acontecido nos dias de hoje. Apesar de que podem haver sociólogoa que defendem o indefensável, assim como existem os biólogos, físicos, engenheiros, etc., que também saem da explicação científica e caem na da política com suas observações quando defendem um “Status Quo” qualquer, mas para não ser como eles, coloque a sociologia onde deve estar, no rol de disciplinas científicas (pelo ao menos é assim que encaro minha profissão.

    P.S. Alguns autores até utilizam a expressão “Sociologia espontânea” como sinônimo desse senso comum, dessa crítica sem fundamento, dessa anãlise sem qualquer base. alvez seja o caso de simplismente explicitar isso. Fica a seu critério

  53. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 12:24

    Um exemplo dessa montagem da máquina petista. Há uns 20 para 25 anos atrás eu viajava regularmente por diversas cidades do interior de São Paulo. Naquela época o PT era ainda visto com um certo desdém pela maioria da população. O que a gente via em todas as cidades era uma sede da APEOESP-CUT (sindicato do professorado)com uma salinha reservada para o PT, dividindo o mesmo endereço. Então, naquelas cidades onde não havia outra atividade econômica relevante, que pudesse ter um sidicato CUT, o PT entrou pelos braços dos professores do estado. Se as salas de aula estão infestadas de petralhas, vai demorar algumas décadas para que o saneamento seja completo.

  54. Carlos Emiliano

    -

    29/02/2008 às 12:23

    Ô tio Rei,
    você cometeu o maior oxímoro que eu já vi desde “feliz segunda-feira”. “Uma intelectual petista”. Esta expressão precisa de uma correção urgente.

  55. Bira

    -

    29/02/2008 às 12:21

    Reinaldo, quanta bobagem por conta do Gerald…essa do Boccato eu não entendi mesmo…será a desesperança por não possuirmos um lider?

  56. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 12:17

    Caro Reinaldo
    Espetacular sua análise.
    O José Dirceu nomeou, em 1988, vários petistas no setor de RH da Assembléia Legislativa de SP e este pessoal ainda está por lá, vinte anos depois. Imagine agora com a “turma do Lula” em todas as esferas da administração pública.
    É praticamente impossível erradicar essa praga chamada PT.

  57. simplesmente maria

    -

    29/02/2008 às 12:16

    P.S.: Estou voltando da leitura dos posts de ontem. WOW! Constatei que foi travada uma tremenda batalha de comentários e eu perdi o momento, afastada que estava temporariamente da internet por motivo de trabalho. Coisa de louco, sô! O Paulo Bocatto, por exemplo, explodiu no que transparece como um rompante de “amante traída” ou “tantrum” infantil - nada a ver com a personalidade que ele revelava em seus comentários. Rei, o que posso dizer é que você realmente desperta paixões. Mas seu equilíbrio, lógica impecável, generosidade cristã, honestidade intelectual e brilhante pena são os fatores que garantem seu sucesso. Ora, pombas! Foram justamente esses mesmos elementos DE SEMPRE que encontrei em todos seus posts sobre o Gerald Thomas, no pré-telefonema e no pós-telefonema.

    À sua saúde, Reinaldo.

  58. Antonio Carlos

    -

    29/02/2008 às 12:08

    Reinaldo,
    Mais uma vez você escreve algo que reflete algo tão igual ao que eu penso que as vezes até me assusta.
    Outro dia mesmo estava falando sobre isso, e meu medo era exatamente igual ao seu, mesmo na vitória de um candidato oficialmente e honestamente de oposição, vai ser um trabalho muito, mas muito dificil o desmanche do aparelhamento feito pelo apedeuta e seus 40 milhares de ladrõezinhos…
    Isso sem falar do constante ataque do imprensa “imparcial” e dualética, que, apoiada na campanha para 2014 do Apedeuta (que se iniciará no dia 1. de janeiro de 2011), vai acusar o novo integrante do Palacio do Alvorada de revanchista.
    Não me surpreenderá se alguns Pes. Lancelottis da vida vierem a público para lançar suspeitas sobre uma possível limpeza étnica ou higienista, comparando-o aos nazistas (coisa recorrente destes tipos).
    Creio que a vida dele vai ser dura…
    Como diz você, guardemos estas previsões para comparação daqui a 3 anos, sinto que minhas previsões se concretizarão sem nenhuma alteração.
    Será que virei adivinho?

  59. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 12:07

    Reinaldo,

    Bom dia!

    A oposicao com todos esses FATOS (apresendos, aqui por voce -desnudado- sem chance de refutacao e FATO) (ate para motorista de taxi ver e entender), age, diante desses, com a digressao de um motorista de taxi com essa sua narrativa: E… se nem prenderam, ainda, o assassino do Tancredo ne?! silencio… E… aparelhamento… o sr tem que ver, esta no carro de um chapa nosso… ate parece o apartamento daquele reiTHor la de Brasilia… (conficao digressiva de politicos, entra -no assunto- e sai) A capital nao o carro.

    Vendo as acoes dessa “oposicao”, ate parece que nossos motoristas de taxi, tem razao em dizer; esse pais… “nao tem jeito”.

    Mas tem sim, tambem quero encoraja-los (POLITICOS DA OPOSICAO -atentai bem-), dando esse gancho nesse seu EXCELENTE TEXTO demonstrado todos esses FATOS.

    Bem maconicos nao… em nada diferem, no mais alto grau de seus confrades em toda ONU.

    Bom dia, Reinaldo!

  60. Cris

    -

    29/02/2008 às 12:05

    REI E COLEGAS:

    Está no G1, para quem quiser ler:

    Lula disse em discurso ontem

    “Eu, como apanho há muito tempo nesse País e aprendi a ter alma muito sensível, mas o corpo muito calejado, minha resposta a determinadas críticas que recebo, um ato como esse (assinatura de ordens de serviço com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento) responde por mim, responde a 200 baratas…” Ele não identificou as 200 baratas, mas, em outro momento do discurso, afirmou ter como adversários o ex-PFL, agora DEM, e “outro que já se sabe quem é” (referindo-se aos tucanos).

    Baratas!? Mas o que esse Molusco está pensando da vida?! Rei, isso é DEMAIS!

  61. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 12:03

    Reinaldo, boa parte das confusões do Brasil hoje em dia passam pela briga pelos recursos dos fundos de pensão.

    A diferença é que FH queria entregar essa grana para os bancos de investimento (isso é fato, não opinião: veja os contratos da Petros com o Opportunity, as decisões da Secretaria de Previdência Complementar etc. etc. etc.) e o PT para os sindicalistas.

  62. Jose Carlos Santos

    -

    29/02/2008 às 12:03

    Reinaldo, ainda sobre GT.

    Não faço parte do time que lhe desmerece por etr selado a paz com GT.
    O problema, pelo menos naquilo que achei estranho, foi vc ter encontrado pontos em comum com ele. Sou um pouco mais velho que vc e, ao contrário de alguns leitores seus, que, por mais jovens, o desconhecem, sei da fama desse “teatrólogo”. Das confusões que arrumou, especialmente com Barbara Heliodora. Fico aqui pensando se algum dia, em alguma conversa com petista roxo eu sairia com a impressão que tenho mais pontos em comum com ele do que discordâncias. É como sentar-se em uma mesa de um bar e começar a conversar com ele, mas procurando não tocar em assuntos polêmicos. E é nisso que fiquei pensando sobre sua conversa com ele à altas horas da madrugada. Tipo: Conversaram sobre Cuba? Sobre Fidel? Sobre Chico Buarque? E sobre o PT?
    Impossível se falar sobre esse tipo de assunto e não inflar os ânimos. Especialmente quando se é municiado de uma gama imensa de fatos que só desarmariam qualquer um esquerdista.
    Cara, admiro muito vc. Muito mesmo. Admiro tanto que me permito lhe enviar este email sem sequer mesmo adjetivar o mesmo. Não sei se o coloco como triste email, curioso email, ou até mesmo desapontado email. Por favor, não pense que estou dizendo que vc permaneça em permanente estado de beligerância com os outros. Não é isso. Como vc disse: faz a paz quem pode mais! Mas mesmo assim, eu sinceramente gostaria de saber que pontos em comum, vc, eu, e mais uma legião de leitores seus teríamos em comum com o pessoal da banda de lá.

  63. Ricardo

    -

    29/02/2008 às 11:57

    Reinaldão,

    Ótimo texto mais uma vez, bem esclarecedor. Falando de 2010, gostaria de vê-lo comentar a pré-candidatura de Arthur Virgílio pelo PSDB. Você acha que é para valer? Se for ele o escolhido, o que podemos esperar? Se for só jogo, seria uma manobra para favorecer Serra? O que você acha?

    Um forte abraço e continue o bom trabalho.

  64. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 11:50

    Sr.Reinaldo Azevedo acredito que esta noticia seja um bom precedente apto a orienter o judiciário e a sociedade paulista sobre os recentes casos de violencia nas escolas aqui de São Paulo.

    Se conseguir tempo de uma olhada nos trechos da sentença.

    Um Abraço. Marcel Gonzatto

    Atitude reprovada
    TJ gaúcho mantém expulsão de aluno que explodiu bomba

    http://conjur.estadao.com.br/static/text/64233,1

  65. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 11:45

    BINGO!

    Os franceses e Sarkozy que o digam.

    Bom fim de semana.

    Ricardo

  66. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 11:41

    As eleições de 2010 serão Sul/Sudeste vesus Nordeste.

    Eu acho que os petralhas e o Lulla ainda não desistiram de um terceiro mandato, porque ele já está em campanha no nordeste.

  67. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 11:27

    ..

    Do Molusco:

    ” Eu, quando deixar a presidência da República, eu não vou para Paris ou para Londres, eu vou para São Bernardo, morar a 800 metros do sindicato. “

    Apedeuta semi-analfabeto, o que ele iria fazer em Paris ou Londres? Poderia ter feito o Mobral nos 12 anos que passou vadiando como “empregado de candidato” do PT à presidência, e algum curso superior.

    ..

  68. Phalo

    -

    29/02/2008 às 11:24

    Grande Reinaldão em sua melhor forma. É isso: despetizar o Brasil é o verdadeiro imperativo categórico. Mas vai ser difícil, muito difícil. Mais fácil seria erradicar o HIV.
    Se pelo menos os mais qualificados patriotas para administrar o país não estivessem ocupados cortando o cabelo alheio ou dirigindo táxi…
    Tristes trópicos, tristes trópicos…

  69. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 11:23

    Uma pergunta pra todos:

    Por que a maioria dos taxistas são Malufistas?

    Que mistério é esse?

    anarquista

  70. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 11:23

    Rei,

    Muito bem dito! Mais difícil do que tirar o PT do governo, vai ser tirá-lo do poder.

    Abraço.

  71. Wilson Julian

    -

    29/02/2008 às 11:18

    Reinaldo,

    Aqui é o seu correspondente em Nova York, menos congelado do que ontem.

    Troféu Caneta de Ouro para esse seu texto.

    O grande problema é que ou ninguém tem lucidez para enxergar que o PT está deformando o país ou não tem coragem para botar a boca no mundo…

    Talvez nem adiante. Acho que já escrevi qe a minha antiga empregada, aí em São Paulo, jurava que ia votar sempre no Lula por que ele ajudava os pobres… Eu até tentei explicar, mas o discurso rasteiro petralha e os R$ trocados que os irmãos dela ganhavam do Bolsa Esmola lá em Pernambuco a impediam de concordar comigo.

    Esse é o tamanho do problema: falta educação mínima para o povo entender sequer como funciona o governo, quanto mais para ver a manipulação petralha em ação…

    Estou aqui nos EUA a trabalho, esta não é minha terra, mas eu realmente não quero voltar ao Brasil enquanto o Bode Barbudo for presidente. E se o Ciro Gomes levar a próxima eleição (ai ai meu Deus do céu), eu viro chapeiro do Mc Donalds, motorista de limousine (para usar meus ternos) ou qualquer coisa, para não voltar para o Brasil. Ciro me assuta mais do que o Lula, por que o Lula sabe que é um ignorante em qualquer assunto que demande mais de uma hora de leitura (cartilha Caminho Suave não conta), então ele não consegue fazer grandes asneiras em áreas mais sofisticadas, como politica monetária e comércio exterior.
    Ciro Gomes acredita mesmo que ele sabe muito mais do que todos os outros que trabalham e estudam a vida inteira estes assuntos. Ele e aquele homem que fala javanes (Mangabeira Unger), vão acabar de sepultar o que sobra da economia do Brasil…

    Mas sou um otimista… Talvez o Ciro não ganhe e alguem com vergonha na cara (artigo raro na politica hoje) possa assumir a presidencia e por um pouco de ordem na casa…

    Abraços e CORAGEM…

    WILSON JULIAN

  72. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 11:17

    Reinaldo, bom dia, Concordo com você, a “despetização” vai ser muito difícil, no Brasil tudo é permitido a esses MELIANTES PETISTAS, veja, qual partido teria a ousadia de lançar um “Governo Paralelo”, o PT fêz isso à época da eleição de Collor, e ele também foi super bem votado a ex. de Lullalau pelos “descamizados”, então “eles” não aceitaram a eleição de Collor, tanto que na primeira BRECHA foram os PRIMEIROS à andar com a NOSSA REVISTA VEJA, hoje excomungada, em baixo do braço. Reinaldo essa gente corrupta e desonesta está entranhada na máquina pública e não vai sair tão fácil, à eles tudo é permitido porque tem também uma capacidade inédita de COMPRAR de A a Z seus apoios, desde banqueiros até os mais miseráveis através do “bolsa esmola” e está tudo bem…, quem quer que seja eleito essa MÁFIA DE MALFEITORES vai continuar aí, nesses “ninhos” de desvio de dinheiro público e privado, tipos Fundos de Pensão, Caixa Econômica B.B, Ibama, sem falar nos SINDICATOS DE LADRÕES. ex. CUT. Força Sindical e derivados ………..

  73. Selma

    -

    29/02/2008 às 11:14

    Tio Rei, texto espetacular - como sempre -, não obstante nos alerte acerca de um futuro sinistro e indesejável.
    Abçs.

    Selma Buss

  74. simplesmente maria

    -

    29/02/2008 às 11:11

    Por que os únicos cenários incluem, do lado da suposta Oposição, o sem caráter Aécio-Muitas Casacas e o Serra? O futuro não está nesses aí. O futuro está, no momento, com o DEM. E espero que o nome do futuro seja Reinaldo Azevedo.

  75. Dalvo José Rossi - dalvojrossi@yahoo.com.br - Belo

    -

    29/02/2008 às 11:05

    Reinaldo, com sua habitual competência, nos mostra claramente como o governo federal petista vai encaminhando o Brasil para um neo-estado-nacional-desenvolvimentista ou e, na pior, um stalinismo “liofilizado”.

    Em 2008, Belo Horizonte completará 16 anos de engambelação decorrente de um discurso democrato-participativo produzido por administrações petistas. No decorrer desses anos toda estrutura burocrato-administrativa do município, tanto a central como a das regionais, foi aparelhada por filiados do PT ou dos ‘tradicionais partidos de esquerda’ apoiadores do governo municipal (PC do B e outros).

    Este aparelhamento causou perdas dantescas à população. Destaco a péssima qualidade da educação escolar. Foram e continuam sendo milhares de adolescentes que concluem o ensino fundamental sem competências satisfatórias de leitura e escrita em português e menos ainda em outras linguagens como a matemática.

    Na capital mineira a água quente já hidratou o stalinismo.

    Felizmente o poder municipal tem limitações legais e suas ações punitivo-discriminatórias ficam limitadas ao alcance da sua Corregedoria Geral, livrando a grande maioria dos munícipes de condenações aos “gulags” que atingem os servidores municipais denunciantes da situação reinante.

    Em dimensão nacional os recursos materiais e legais à disposição desses títeres são infinitamente maiores que os de um município logo dá para inferir o que se passa nos ‘altos’ escalões da república.

    A camarilha lulo-petista, junto com seus satélites, é muito pior para a liberdade e a para a democracia que todos os grupos armados que tivemos nos anos sessenta. Lá o discurso era visível, claro. O discurso da camarilha é repleto de artimanhas, de dissimulações, de intenções veladas e contam com a contribuição dos ‘intelequituais’ entrincheirados nas universidades públicas (a UFMG é repleta de chauis) que dão um verniz acadêmico ao processo de inCUBAção do ovo da serpente do nazi-stalismo brasileiro.

  76. Marie Tourvel

    -

    29/02/2008 às 11:04

    Perfeita a análise. Há mais de 25 anos o PT vem aparelhando o Estado. Somos reféns deste bando. Somos petistas, mesmo sem carteirinha de filiação, mesmo sem querer ser. Numa coisa os motoristas de taxi têm razão: acho que não tem jeito, não.

  77. Blog & Roll

    -

    29/02/2008 às 10:54

    Excelente texto!
    Na primeira parte do post você fez um bela análise da psicologia do motorista de taxi (ou do povo,com alguma instrução, mas que prefere jogar purrinha e falar de futebol a acompanhar a política de seu país ,já que “num tem jeito”,”é tudo igual “…).
    Eu já tinha percebido isso qui no RJ também.E mais: acho que os petralhas também usam esse discurso (nunca se assumindo petistas ,é claro)para não comentar o mais novo escândalo do PT, tentando justificar o injustificável.
    Depois você fala (nunca é demais lembrar,né?) do apoio da maioria da mídia ao PT,sempre usando o mesmo artifício :”rouba,mas é proletário(sic)”.Uma vergonha!
    Por fim, você diagnosticou a pior parte: vai ser difícil livrar o Brasil dos “vagabundos-sindicalistas-profissionais”.
    Só mesmo um Sarkozy.
    Qual é a sua opinião? Não seria a hora de nos organizarmos e criar um parido de direita sem o teto de vidro do coronelismo e da ditadura de 64?Um partido nos moldes da UDN(o terror delles), afinal Carlos Lacerda também era jornalista.
    Não sei se daria certo a curto prazo,mas, com certeza, os petralhinhas e os patrulhinhas iriam “tirar as calças pelas cabeças”!!!!
    Bom dia !

  78. hmbrt

    -

    29/02/2008 às 10:46

    Caro Tio,
    Põe aí, por baixo, duas ou três gerações de assombrações petistas.Não tiram-lhes o osso da bocarra canina tão cedo.E olha, Tio: ou o Brasil acaba com o petismo etc e tal. Você sabe.

  79. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 10:37

    Reinaldo,

    É como se antes roubava-se do povo, e agora(…), rouba-se para o povo.

    Matilde

  80. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 10:25

    bentoxvi - o santo
    bentoxvi@santo.com.br

    …SALVE UMA ARVORÉ…NÃO COMPRE PORCARIAS (PIG´S)…VEJA…EPOCA…ISTOÉ…O GLOBO…FOLHA…VENHA PARA A INTERNET E TENHA TOTAL LIBERDADE DE ESCOLHA…SEJA PELA ECOLOGIA E O FIM DOS DESMATAMENTOS…

    Crie seu blog Enviar comentário

  81. Betina

    -

    29/02/2008 às 10:21

    Rei

    Nesses 2 anos de blog, este é um dos melhores posts que você já fez. Vi aqui vários. Cada dia um melhor que outro. Mas nenhum fez essa radiografia completa do lullopetismo no Brasil!

    Adoro quando vc se inspira assim. Teria sido o jantar de ontem? Ressaca pós GT??
    Se o povo brasileiro soubesse o que estava em jogo quando deu ao Lulla o aval para governar não teria dado à ele 1 ano sequer!
    Toda a roubalheira desse des governo não é nada diante desse aparelhamento do estado!
    Nadaaaaaaaaa!!!!!

    Deram poder ao filho do Demo! Fácil de colocar e difícil pra sair!

  82. Gerson Bertoglio

    -

    29/02/2008 às 10:20

    Reinaldo,comenta sobre a proposta de reforma tributária.Abraço.

  83. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 10:16

    Reinaldo,pq vc não se esquece um pouco do PT. Se vc não percebeu acontecem muitas outras coisas no mundo que não tem nada haver com eles.

  84. Maurício Pessoa de Faria

    -

    29/02/2008 às 10:15

    Perdoe-me o truismo mas a análise é rigorosamente perfeita e verdadeira. Parabéns. Só a lucidez poderá salvar este país.e Não sou taxista.

  85. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 10:13

    Reinaldo,
    muito bom, bom mesmo. Que os próximos presidentes sejam anti-petistas. Amem!

    Jackson.

  86. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 10:08

    Eu não tinha visto esse artigo no Observatório imprensa…muito interessante, Reinaldo!
    Abraços,

    Norma

    O terrorismo e o sentido das palavras

    Por Alberto Dines em 29/2/2008

    Comentário para o programa radiofônico do OI, 29/2/2008
    A imprensa brasileira capitulou às exigências das Forças Armadas Revolucionários da Colômbia (Farc) e continua designando como “guerrilheiros” os terroristas que seqüestram inocentes e fazem chantagem com vidas humanas.

    Os dramáticos relatos dos quatro parlamentares colombianos liberados pelas Farc na quarta-feira (27/2) sobre as condições de vida dos demais reféns na selva revelam barbaridades só comparáveis às cometidas pelos nazi-fascistas durante a Segunda Guerra Mundial. Mesmo assim, nossos editores não se comovem nem se indignam e insistem em classificar aqueles que perpetram tais as barbaridades como “guerrilheiros”.

    Conceitos enganosos

    A guerrilha não é moralmente condenável, não é crime, é uma forma de guerra não-convencional. Os maquis franceses eram guerrilheiros, assim também os partisans da Europa oriental e os partigiani italianos. Seus alvos eram as forças inimigas, não atacavam nem seqüestravam civis.

    As Farc há muito abandonaram a guerrilha, já não conseguem travar combates, fazem apenas terrorismo – e terrorismo, por definição, é o emprego sistemático da violência contra inocentes para fins políticos. A libertação dos reféns na quarta-feira não foi ato humanitário, mas chantagem.

    Jornalistas não podem oferecer os seus leitores conceitos enganosos. Jornalistas não deveriam seqüestrar o sentido das palavras.

  87. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 9:54

    Melhor esperar mais um pouco para concordar com vc.

  88. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 9:51

    Viu lá reinaldão ?

    Era mais factoide .Como o lula erstava emparedado pelos escandalos do cartão de crédito , inventaram que o roubo era caso de segurança nacional e ainda usaram a “midia golpista” para dar manchete .O GLOBO deu uma manchete enorme na priemira pagina.

    Eles são assim , soltam um PUM e alguns tolos dão manchete como se fosse uma bomba atomica.

    BEM feito para O GLOBO , caiu na esparrela petista , de novo.

    Como eu já escrevi algumas vezes neste blog , tenho a impressão de que a GLOBO está com rabo preso com o governo.Será que eles estão com medo de perder a concessão ?

    Será que já foram “alertados” sobre isto ?

  89. GS

    -

    29/02/2008 às 9:51

    Reinaldo:

    Vc também acha que, ironicamente, foi a corrupção PTralha que nos salvou dos efeitos mais perniciosos da esquerdopatia comuna do gang?

  90. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 9:44

    AÊ Reinaldão ,de banjeja , pode sentar o porrete.

    O roubo na Petrobras foi esclarecido. Não era nenhuma questão de segurança nacional ou segredo de estado como chegou a falar o presidente Lula alimentado pela teoria conspiratória que sempre rondou a direção da estatal. Há uma corrente na empresa que sempre acha que tudo que acontece é conspiração, qualquer notícia que não a agrade, qualquer critica, são os “inimigos” da empresa.

  91. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 9:41

    Excelente artigo,muito muito bom,compartilho da mesma visão de realidade,estes caras chegaram ao poder com a crença que todos que ali estavam antes eram ladroes,logo concluiram,se eles podiam a gente pode tanbem ,lulalá e seus milhares de companheiros ladrões.

  92. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 9:35

    REINALDO EU NÃO DISSE , QUE AQUELA PESQUISA QUE FOI MOSTRADA DIAS ATRAS , QUE O APEDEUTA TINHA 63% DE APROVAÇÃO , AGORA O JOSIAS DE SUZA NO SEU BLOG , PESQUISA DO GALUP , QUE O APEDEUTA SOFRE A NÃO APROVAÇÃO DE 69% dos brasileiros , REINALDO POR FAVOR , TE PEÇO BATA NESTA TECLA ,QUERO VER ESSES ESQUERDISTAS FICAREM FALANDO MERDA AGORA

  93. faith

    -

    29/02/2008 às 9:32

    sou uma otimista inquebrantável. acredito numa contra-reação social-política-intelectual em massa ainda neste século
    da catatonia reativa
    ao petismo no poder.

  94. francisco s

    -

    29/02/2008 às 9:32

    Isso é que dá não saber dirigir. O cara anda muito de táxi e acaba se sugestionando com a conversa conspiratória dos motoristas: “Tá tudo na mão dos petistas, se infiltraram e não saem mais. Isso aqui não tem mais jeito”.

    Calma. Está certo que eles estão infiltrados em vários níveis, mas muitos serão naturalmente despetizados com as brigas por cargos dos aliados do futuro presidente. E outros tantos podem até pensar que são grandes combatentes ideológicos, mas não passam de aproveitadores vulgares e se acomodarão - sim, à moda antiga - a qualquer novo governo, substituindo a fidelidade à causa pelas “realizações” pessoais.

  95. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 9:31

    Serra e Aécio por acaso não soam, sentem (ou cheiram?) como farinha do mesmo saco?
    E o LULA idem ,ibidem?
    POBRE BRASIL!
    Nossas supostas instituições democraticas estão perdidas!
    E o resto dos brasileiros também!

  96. Bartolomeu

    -

    29/02/2008 às 9:31

    Reinaldo, você se superou. Perfeito seu pensamento exposto. A verdade petista de que meu êrro é o seu êrro está nas palavras do Apedeuta (aquele, o panacéia); O Judiciário deve “meter o nariz nas coisas deles” e “a oposição usa o povo como massa de manobra”. Que coisa linda o desrespeito ao Brasil.

  97. Anônima

    -

    29/02/2008 às 9:29

    “É verdade, todo mundo aqui é igual, mas como o PT tem origem operária, trata-se de um decúbito que faz avançar a democracia; os outros, não. Fazem essas coisas por vício mesmo; o PT, por necessidade”.

    O decúbito do pt lava mais branco!

    uahahahahahahahahaha
    Dá-lhe Rei!

  98. O Vampiro de Curitiba

    -

    29/02/2008 às 9:24

    Mais perigoso que os petistas que continuarão no poder mesmo depois de uma inevitável derrota petista nas urnas,o esquerdismo, o “pobrismo”, ou, se preferirem, a mentalidade escrava é que trará um prejuízo de décadas ao país. Como o Reinaldo costuma dizer: Não se chega a um estado de calamidade como o nosso da noite para o dia. Para isto exige-se um trabalho árduo e muita pregação ideológica. As escolas são exemplos vivos dessa lavagem cerebral. Não é por acaso que os cursos de pedagogia são verdadeiros museus do milênio passado. Nossa educação não chegou a esse esgoto por acaso, foram anos de petistas infiltrados “organicamente” nas Universidades.

  99. Heitor Bonfim

    -

    29/02/2008 às 9:18

    Outro dia pensei com meus botões se as empresas como a Telefonica não estão sendo vítimas dos próprios funcionários porque o atendimento é tão esquizofrênico que lembra uma sabotagem. Haja vista o estranho roubo dos dados da Petrobrás praticado pelos próprios funcionários. É, acho que o problema está aí, no berço do brasileiro; em países de tradição isso é inconcebível. O Frankstein precisa se ver no espelho. Tem de levar porrada para aprender. porrada no Lula.

  100. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 9:06

    TIO REI.

    DE FATO, COMO AFIRMOU O ANÔNIMO DAS 7:26, TANTO O SERRA QUANTO O AÉCIO (JÁ ESTOU FAZENDO NOVENA) NÃO SÃO OPOSIÇÃO, COISA NENHUMA INTEGRAM UM PARTIDO DE COVARDES.

    ÓBVIAMENTE QUE O ÚNICO MÉRITO DOS TUCANOS, FOI O NÃO APARELHAMENTO DO ESTADO COMO A QUADRILHA FEZ.

    Rods

  101. Heitor Bonfim

    -

    29/02/2008 às 8:58

    Para haver a “despetização” ou desratização não basta chamar “dddrin”. O povo deverá ver o Frankstein no espelho. Pobre no poder é o poder pobre, é a pobreza de espírito, é a oficialização do racismo, é o Chatô inacabado oficializado na Secretaria do Teatro encaminhado num projeto urgente, urgentíssimo pelos Senadores que condenam as medidas provisórias inconstitucionais porque não tem urgência de guerra. Quem pode segurar a tsunami quando vêem que é melhor surfar nela? Os atores canibais do teatro do absurdo comerão uns aos outros enquanto houver quem comer. Baterão carteira uns dos outros em fila como numa corrente da fortuna. A ONU já declarou ao mundo quem é o Brasil, um país de batedores de carteira, de corruptos e da escória humana. Só nos resta rezar uma Novena, ou várias.

  102. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 8:54

    Caro Reinaldo,

    As esquerdas pós muro Berlim(1989!) se desintegram agora definitivamente em Cuba, Venezuela, Colombia e Brasil.
    O Brasil, como sempre na história, acorda tarde. Perdemos pelo menos dois séculos de desenvolvimento!
    E ainda temos o ignorante LULA!

  103. Valton

    -

    29/02/2008 às 8:53

    Motoristas de táxi têm precedentes históricos na política. Organizaram até mesmo um partido político no Reino Unido. “Whiggamore” (termo originalmente significando “condutor de manadas”), carroceiro condutor de carruagens de aluguel (táxis)reuniram-se em horda e marcharam sobre Edimburgo, na Escócia, em 1648 para se opor ao rei: foi o que se denominou “Whiggamore raid” ou “marcha dos taxistas” - se quiserem - o que originou o termo abreviado “whig”, para qualificar um partido oposicionista à corte (opunham-se aos “tories”, conservadores). Esses carroceiros táxistas, ao invés de chicotes, usavam aguilhões para excitar os cavalos, mas evoluíram para o “Partido Liberal” a partir de 1868. Pra quem quizer saber mais:
    http://en.wikipedia.org/wiki/British_Whig_Party

  104. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 8:53

    Caro Rei,
    O que não podemos esquecer, ao analisar os petralhas, é o passado desses caras.
    Eles usam a tática dos filmes policiais norte-americanos (podem conferir).
    Tem o policial bonzinho, que consola o prisioneiro ou suspeito.Argumenta, usa o bom senso, indica um advogado, oferece cigarros, café, liga para a família do deliquente dizendo que tá tudo bem.
    E tem o policial brucutu. É o que dá tapas no ouvido, chutes no saco, queima o sujeito com cigarro, etc., etc.
    Os petralhas usam a mesma tática ou metodologia.
    O melhor exemplo de petralha é a Anta do Nosso Mulla.
    Analisem o seu comportamento desde quando sindicalista. Assopra e morde. Dá tapas e alisa.Ofende e adula.
    Olhem o passado dos petralhas!!!
    Para quem já foi terrorista, assaltante de bancos, sequestrador, jogar sujo na política é fichinha para eles.
    Menos a Anta do Nosso Mulla, todos são estudiosos das táticas comunistas, da propaganda facista/nazista, da manipulação das massas pobres e/ou ignorantes.
    Oposições! Cuidado com os petralhas!
    Não entrem nessa de pegar a presidencia ou a relatoria da CPI mista! É fria! É isso que eles querem.
    Criem a CPI do Senado!!!
    FORA COM OS PETRALHAS!!!
    FORA COM A ANTA DO NOSSO MULLA!!
    Vlad

  105. Carlos César Higa

    -

    29/02/2008 às 8:51

    Reinaldão,

    Uma coisa que me incomoda muito é que os petistas beijam a mão dos corruptos que, num passado não muito distante, eram alvo dos protestos destes mesmos petistas. Numa campanha presidencial o Apedeutatoba disse: “No meu palanque corrupto não sobe. No meu governo corrupto não entra”. Em 2006, num palanque, o Apedeutatoba beijou a mão de Jader Barbalho, o ladrão da Sudam. O Apedeutatoba recebe o apoio de José Sarney, Renan Canalheiros, Fernando Collor de Melo, Paulo Maluf, Romero Jucá… (a lista é grande) Políticos que o PT sempre atacou, sempre jogou tomates e que sempre disse que não faria o que eles estavam fazendo. O Apedeutatoba abraça os ladrões dos cofres públicos e ninguém fala nada. Ninguém exige dessa gente o mínimo de coerência. E quem exige tem que aturar os ataques da Al-Qaeda eletrônica. É preciso mostrar com quem essa gente está aliada.

    PS: A oposição deveria ser, como posso dizer, mais taxista. Eles precisam ser mais pessimistas, mais críticos com o Apedeutatoba e não tentar tirá-lo da reta como fizeram no requerimento da CPI dos Cartões.

  106. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 8:50

    Infelizmente, seu vaticínio para as próximas décadas está corretíssimo, Reinaldo: “E o motivo é terrivelmente simples: o estado paralelo petista não é visto como um problema. Tampouco é percebido por boa parte da oposição como aquilo que é: o verdadeiro inimigo do país, que não pode ser banido da máquina por meio de eleições”. Vai ser uma tarefa hercúlea quando quiserem de fato apear a petesada do porão do poder.
    Se a oposição for eleita em 2010 essa raça vai infernizar a vida do presidente devido a infiltração já efetivada nas entranhas do atual governo - no primeiro mandato só se dedicaram a isso… Pode-se substituir os primeiros escalões mas a esquerdiopatia que já enraizou vai cometer atrocidades para boicotar o governo eleito de 2010 para abrir o caminho pra petesada em 2014.
    A cruz que o povo brasileiro terá que carregar será esse aparelhamento incrustado.
    A oposição atual é muito ingênua!… Se fizesse a metade que os petistas fizeram no segundo mandato do FHC já estaria ótimo.
    Arthur Virgílio disse ontem no plenário do senado que o pt demorou a chegar no poder mas está fazendo um bom trabalho. Jamais o pt elogiou o governo do FHC quando presidente…
    Por isso digo: a oposição se esforça para parecer oposição.

    Ciça

  107. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 8:39

    Caro Reinaldo,
    O que vc esperava?uma classe aonde no governo Erundina,e depois Marta,ambas do pt,só forneciam alvaras de taxista aos filiados do partido,o objetivo era claro,despolitizar a classe que era Janista e malufista,cada classe com sua preferencia..rss..um forte abraço,Alberto Zappia

  108. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 8:30

    e vc quer o que ?essa reportagem não tem jeito não…assim não da assim é tudo igual..hahahah

  109. Gunnar

    -

    29/02/2008 às 8:24

    A VERDADE ESTÁ NA CARA, MAS NÃO SE IMPÕE
    (autoria desconhecida)

    Brasileiro é um povo solidário.

    Mentira.

    Brasileiro é babaca.

    Eleger para o cargo mais importante do Estado um sujeito que não tem
    escolaridade e preparo nem para ser gari, só porque tem uma história e
    vida sofrida; pagar 40% de sua renda em tributos e ainda dar esmola para
    pobre na rua ao invés de cobrar do governo uma solução para pobreza;
    aceitar que ONG’s de direitos humanos fiquem dando pitaco na forma como
    tratamos nossa criminalidade; Não protestar cada vez que o governo compra
    colchões para presidiários que queimaram os deles de propósito, não é
    coisa de gente solidária.

    É coisa de gente otária.

    Brasileiro é um povo alegre.

    Mentira.

    Brasileiro é bobalhão.

    Fazer piadinha com as imundícies que acompanhamos todo dia é o mesmo que
    tomar bofetada na cara e dar risada. Depois de um massacre que durou
    quatro dias em São Paulo, ouvir o José Simão fazer piadinha a respeito e
    achar graça, é o mesmo que contar piada no enterro do pai. Brasileiro tem
    um sério problema. Quando surge um escândalo, ao invés de protestar e
    tomar providências como cidadão, ri feito bobo.

    Brasileiro é um povo trabalhador .

    Mentira.

    Brasileiro é vagabundo por excelência.

    O brasileiro tenta se enganar, fingindo que os políticos que ocupam cargos
    públicos no país, surgiram de Marte e pousaram em seus cargos, quando na
    verdade, são oriundos do povo.O brasileiro, ao mesmo tempo em que fica
    indignado ao ver um deputado receber 20 mil por mês, para trabalhar 3 dias
    e coçar o saco o resto da semana, também sente inveja e sabe - lá no fundo
    - que se estivesse no lugar dele faria o mesmo. Um povo que se conforma em
    receber uma esmola do governo de 90 reais mensais para não fazer nada e
    não aproveita isso para alavancar sua vida (realidade da brutal maioria
    dos beneficiários do bolsa família) não pode ser adjetivado de outra coisa
    que não de vagabundo.

    Brasileiro é um povo honesto .

    Mentira.

    Já foi; hoje é uma qualidade em baixa.

    Se você oferecer 50 Euros a um policial europeu para ele não te autuar,
    provavelmente irá preso. Não por medo de ser pego, mas porque ele sabe ser
    errado aceitar propinas. O brasileiro, ao mesmo tempo em que fica
    indignado com o mensalão, pensa intimamente o que faria se arrumasse uma
    boquinha dessas, quando na realidade isso sequer deveria passar por sua
    cabeça.

    90% de quem vive na favela é gente honesta e trabalhadora .

    Mentira.

    Já foi.

    Historicamente, as favelas se iniciaram nos morros cariocas quando os
    negros e mulatos retornando da Guerra do Paraguai ali se instalaram.
    Naquela época quem morava lá era gente honesta, que não tinha outra
    alternativa e não concordava com o crime. Hoje a realidade é diferente.
    Muito pai de família sonha que o filho seja aceito como aviãozinho do
    tráfico para ganhar uma grana legal. Se a maioria da favela fosse honesta,
    já teriam existido condições de se tocar os bandidos de lá para fora,
    porque podem matar 2 ou 3 mas não milhares de pessoas. Além disso,
    cooperariam com a polícia na identificação de criminosos, inibindo-os de
    montar suas bases de operação nas favelas.

    O Brasil é um pais democrático .

    Mentira.

    Num país democrático a vontade da maioria é Lei.

    A maioria do povo acha que bandido bom é bandido morto, mas sucumbe a uma
    minoria barulhenta que se apressa em dizer que um bandido que foi morto
    numa troca de tiros, foi executado friamente. Num país onde todos tem
    direitos mas ningué

  110. Gunnar

    -

    29/02/2008 às 8:24

    Reinaldo

    Menos, né?

    De fato, os políticos de brasília (sejam de que partido forem) não são alienígenas que caíram lá de disco voador. Eles saíram do “honesto e batalhador” povo brasileiro. Tampouco chegaram a essa posição por meios ilícitos. Foram democraticamente eleitos. Ou seja: são a mais legítima representação do “povo”.

    Estou farto de ouvir as pessoas reclamando dos impostos, da corrupção, do descaso dos políticos e, ao mesmo tempo, sonegando imposto, jogando lixo no chão, “esquecendo” de devolver o troco a mais recebido no caixa do supermercado, furando fila… é nas pequenas coisas que se observa a moralidade de uma nação.

    Ademais, a maioria só reclama da roubalheira pública porque não teve a “sorte” de conseguir uma mamata dessas para si (ainda).

    Tentarei postar mais um comentário postando um texto anônimo que recebi por e-mail. Espero que passe (é bem longo).

  111. Roby

    -

    29/02/2008 às 8:16

    Concordo com você, tio Rei.
    O que o PT tem feito — antes de chegar ao poder, durante e certamente depois de deixá-lo — foi aparelhar as instituições democráticas. É uma travessia suave em direção ao 1984 de George Orwell, ao Estado apregoado por Gramsci nos seus “Cadernos do cárcere”.
    Esse sistema não alcançou um sucesso mais evidente em virtude da pressa dos companheiros em sair daquela vida de pobreza (material e intelectual), metendo a mão no cofre, comprando o Congresso ou tentando censurar os meios de comunicação, entre tantas outras “grosserias”.
    Sua própria ganância os traiu.
    Para os verdadeiros patriotas, resta o sonho de um Brasil de “primeiro mundo”, aquele futuro dependente de uma democracia que parece cada vez mais distante, com instituições atacadas por uma metástase ideológica difícil de compreender e mais ainda de erradicar.
    O quadro que se desenha para o curto e médio prazo — seja lá quem ganhe as próximas eleições, em 2008 e em 2010 — é desalentador.
    Será que eu estou deprimido ou há mesmo razões para o pessimismo?
    “Quod sit, esse velit, nihilque malit” [Marcial]

  112. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 8:16

    Acauã K. falando:
    Ainda bem que os motoristas de táxi com quem eu costumo andar não abrem a boca… :p

  113. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 8:13

    Quando o Collor foi cassado por pouca coisa, existia uma luz no fim do túnel. Quem o cassou, o PSDB e principalmente o PT, aprontaram muito mais, nada lhes aconteceu e pior; Apagaram a luz no fim do túnel.

  114. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 8:11

    Reinaldo, para desratizar, digo, despetizar o estado só vendendo e/ou fechando os cabides de emprego. O mais difícil é a Justiça do Trabalho. Ai só mudando CLT.

    JulioK

  115. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 8:01

    Reinaldo

    E se fôr Arthur Virgólio ?

    Comece a considerar essa hipótese como viável, pois a maioria que condena o governo Lula já não acredita na sinceridade de propósitos tanto de Aécio, tanto de Serra.

    Eles já têm se mostrado muito “sensíveis! aos apelos e aos modos de ser dos petistas.
    Você não acha ??

    Há que mudar !

    Abrs

  116. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 7:59

    O APARELHO DO ESTADO
    Concordo quando diz que o estado paralelo petista é muito forte. O aparelhamento é indiscutível, e qualquer um que venha a governar o país, não sendo sendo um petista, terá muuita dificuldade.
    Teremos muitos problemas em conviver com a cambada por muito tempo ainda. Mas, fazer o quê. Deixaram tomar conta, né?

  117. Indignadíssimo

    -

    29/02/2008 às 7:54

    Reinaldo, bom dia!

    Para mim, este foi o melhor post relativo à essência do PT, que li nos últimos tempos.

  118. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 7:54

    Reinaldinho, hoje não dá para mandar você ficar calminho. Você já está calminho. Deve ser que o Gerald Thomas fez um carinho mais intimo em você. Agora vou recomendar Gerald Thomas em vez de maracujina.

    “Toma” Gerald Thomas todos os dias em vez de maracujina.

  119. O Vampiro de Curitiba

    -

    29/02/2008 às 7:51

    Reinaldo, já escreví o que penso sobre sua conversa com o Gerald Thomas no post abaixo, que é o mais adequado. Não resisto, entretanto, em matar minha curiosidade: Ele deu as famosas “dicas” sobre sexo? Foi esse o motivo com o qual ele lhe seduziu? Calma, Reinaldão! Brincadeirinha, he, he…
    PS: Bocatto, deixa de viadagem, hómi!

  120. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 7:26

    Caro Reinaldo,

    Desde quando Aécio e Serra são oposicionistas?

    Desde quando PSDB é oposição?

    Eles são avalistas da ditadura petralha, isso sim!

  121. Anônimo

    -

    29/02/2008 às 7:25

    Caro Reinaldo,

    Não por acaso, os motoristas de taxi em Londres passam por duros exames. Coisa inimaginável em Garanhuns! A História caminha e as esquerdas patinham e afundam…

    Grd. Abr.

  122. Romolo Saporito

    -

    29/02/2008 às 7:15

    Para um pais que deixa isso acontecer todo o castigo é pouco.

    A massa de néscios troca um cartão esmola para que um corja sindicalista fique com o cartão sem limites.

    São uns miseráveis.

    Mas com certeza tanto eles como nós teremos o que merecemos.


 

Serviços

 

Assinaturas

Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados