Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Sim, ainda vou…

...falar sobre o depoimento de Lula ao Ministério Público Estadual

Por: Reinaldo Azevedo

A questão merece ser vista com carinho! É incrível como Lula realmente se vê acima das vicissitudes meramente humanas. De tanto falarem que ele é Deus, o homem acreditou.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. Jacson

    Reinaldo…

    Considerando as declarações de Lula após o depoimento no dia 04/03/2016 e até mesmo este que acabou sendo divulgado hoje. Não está caracterizado crimes contra a segurança nacional ao afrontar membros do ministério público, juízes e incentivar guerra civil? Veja o que diz a LEI Nº 7.170, DE 14 DE DEZEMBRO DE 1983. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7170.htm

  2. OhMyGod-o verdadeiro

    Caríssimo.
    Em certos momentos, parecia um bando de gente batendo um papo em um boteco.
    Ficou óbvio que o advogado de defesa era MUITO MAIS esperto que o delegado federal, que em pelo menos uma vez, teve que recuar, e desconsiderar um questionamento, quando ameaçado de que PODERIA ser levado às barras da OAB, por constrangimento ilegal. Quem era a AUTORIDADE e quem era a parte ouvida?
    Precisa de MAIS preparação para enfrentar esses sindicalistas… Em termos da legislação, eles dão pingo em gota de vaselina… Achei que o delegado federal foi muito “bonzinho” com o inquirido e seu (lá dele) advogado…
    Gostam de ganhar no grito, na intimidação, na exigência de um “documento físico” (nunca ouvi falar de larápio passar recibo…).
    Sindicalismo, o mal dos tempos modernos…

  3. HIRO OTTAKE

    Caríssimo.
    Todo líder sindical aprende o que é fundamental num sindicalista.
    DOMINAR uma assembleia.
    Por vezes paternalista:-“meu querido”…
    Outras vezes demonstrar exasperação, para intimidar:-“vou repetir para o senhor…”…
    O delegado federal, foi totalmente engambelado, tanto pelo Lula, como pelo seu (lá dele) advogado…
    E negando sempre:-“não sei, não lembro…”…
    Explica em parte o “teatrinho” depois do interrogatório. Mais atitudes intimidatórios, o pobre delegado federal deve tger se sentido um “pobre mortal” que teria ofendido uma divindade…
    Temos que aprender a lidar com sindicalistas. Bater de frente.
    Outra coisa. Essa história de pisar na cabeça da jararaca, é bobagem. Procure no youtube, felinos e canídeos “caçando” serpentes.. Um golpe no corpo, quebra a espinha dorsal da cobra, que fica sem condições de avançar…
    Mike Tyson ERA imbatível, até perceberam que ele só batia avançando… Quando não se permitia que avançasse…

  4. Pereira Passos

    Ministério Público Estadual ou Polícia Federal?

  5. Davi Silva

    A visão que surge, vez por outra, de que a solução pacífica para o Brasil já não é possível, precisa ser analisada levando em conta que o lulopetismo está encastelado no poder mas praticamente sem apoio popular e, penso eu, sem apoio nas forças armadas. Há um paralelo com a Venezuela, que também tem uma suprema corte que serve de escudo para a cúpula chavista, mas lá o chavismo ainda encanta significativa parte da população. Aqui, Lula e Dilma se esconderão atrás do STF e da PGR (o subprocurador já “saiu do armário”: virou ministro de Dilma), mas atrás de quem o STF e a PGR irão se esconder da esmagadora pressão da insatisfação popular? Perguntem aos ministros Fachin, Barroso, Toffoli e Lewandowski, se é fácil dormir com nisso. A limpeza poderá ser pacífica, sim, se houver suficiente vontade popular, dentro dos limites da lei, e contando com a parte sã das nossas instituições, principalmente da imprensa independente. Ontem, 3,5 milhões de brasileiros abriram mão do descanso semanal para dar um recado ao governo federal e às instituições. Se não houver retorno, é certo que o coro cantará mais alto e mais forte. Todo o poder emana do povo. Quem esquece disso, como Lula esqueceu, tende a cair em desgraça. É só uma questão de tempo. No caso atual, uns poucos meses. Se fosse um jogo, eu diria que o rei, cercado, pôs a rainha à sua frente para evitar um xeque-mate imediato, mas ele virá, inevitavelmente, logo após a rainha cair, porque o rei já não conta com seus peões (militontos e mortadelas), seus bispos (Dirceus, Delcídios, e outros encrencados…), suas torres foram demolidas (OAS, Odebrecht, …), e sabe-se que nunca teve cavalos (Forças Armadas) mas apenas algumas mulas empacadas (MST, MTST, …). Sua suposta proteção à rainha será insuficiente. Em breve ouviremos o rei gritar “Um cavalo! Um cavalo! Meu reino por um cavalo!”. E não haverá resposta.

  6. DuraLexSedLex

    Caríssimo.
    Com todo o respeito, o delegado que interrogou o Lula, quase o tratou como um semi-deus, quase pedindo desculpas pelo fato de estar presente na frente de um ser superior, e é claro que Lula e a defesa perceberam isso de cara. E entrou um advogado LICENCIADO da OAB, para estar presente, “só para ouvir”, e foi permitido que ele permanecesse. Virou casa da mãe chica, Lula desandou a dizer o que bem entendia, em alguns momentos “sem querer querendo”, desrespeitando a autoridade FEDERAL ali presente. E o velho truque de intimidar o adversário antes, quem dá o golpe primeiro leva…
    Estou ainda na metade do depoimento transcrito, e realmente está dando NOJO da atitude titubeante e “temerosa” frente ao semi-deus Lula.
    Pobre “autoridade” brasileira….

  7. Paulo Falcão

    Se o MP não pode ficar subordinado ao Governo, já que o membro PRESENTA o MP, sendo na verdade o próprio MP, nas palavras do Min. GM, tanto faz, quanto tanto fez, ser anterior ou posterior a 1988. O MP estará sob o jugo do Executivo, ferindo de morte a independência tanto enaltecida, inclusive no voto do Min. Barroso.
    Segundo o Min. Celso de Melo, o MP teria saído vitorioso no STF, já que teria sido assegurada a sua independência quanto ao Executivo.
    O parágrafo 3º, do artigo 29 ADTC determina observância às vedações na data da promulgação da CF.
    Logo, membro do MP, mesmo anterior a 1988, também não pode assumir cargos no Executivo.

  8. OhMyGod-o verdadeiro

    Caríssimo.
    Só por pachorrice, conte quantas vezes o Lula usa a expressão “não sei” durante o depoimento no dia 04/03/2016…
    Estou com saco cheio da “sua majestade o Lula LI”, e ainda não cheguei à parte em que ele diz que o triplex “era pequeno, uma espécie de Minha Casa, Minha Vida”… Imagine, um triplex de mais de DUZENTOS METROS QUADRADOS…
    O que ele queria? Um palácio igual ao da rainha da Inglaterra?
    Parece que tem NOJO de pobre…
    Papa Doc tinha a mesma mania…
    O marido de Imelda também…
    Até onde se sabe, o Pablo Escobar era um pouco mais modesto…
    Se bobear, ainda vai querer uma estátua gigante na Praça dos Três Poderes, maior que do Santo Padin Ciço no Ceará…
    Será que vai querer ser embalsamado como o Lenin depois de morto?
    Quem sabe mudar o nome de Brasília para Lulândia?
    Este senhor não é megalomaníaco. Megalomaníaco é pouco! Não vai existir sepulcro para caber tanto ego!

  9. Paulo Marcelo Farias Moreira

    Que tal comentar o padrão a que está, agora, acostumado?
    215 metros quadrados é pouco?
    Ou o que entregam no Minha Casa, Minha Vida é para enganar trouxas?

    Quando eu fui a primeira vez, eu disse ao Leo que o prédio era inadequado porque além de ser pequeno, um tríplex de 215 metros é um tríplex Minha Casa, Minha Vida, era pequeno, relatou o ex-presidente.
    -Isso é bom ou é ruim?, questiona o delegado Luciano Flores de Lima.
    A resposta de Lula:
    Era muito pequeno, os quartos, era a escada muito, muito… Eu falei Leo, é inadequado, para um velho como eu, é inadequado.

  10. BRASICA

    Lula será MINISTRO ou SINISTRO?
    Resposta: -QUE EU SAIBA NUM SEI!

  11. Maria Bernadete

    Esperando com ansiedade.

  12. Alexandre

    Caramba, tá demorando essa análise, vem coisa boa aí!

  13. Cinthya

    Lula nunca foi e será um herói.
    ” Os heróis são aqueles que tornam magnífica uma vida que já não suporta mais”.
    ¨¨
    Trabalhadores lesados.
    Doentes sem remédios, ainda continuam fazendo via sacra nas portas dos hospitais para ser atendidos…
    PT escarnece os brasileiros.
    Partido pequeno. Torpe!
    XÔ!

  14. JORGE ARAUJO

    Reinaldo
    Hoje eu vi um vídeo de um Sr chamado Domingos da Paz sobre uma PEC 20A, onde ele diz que existe um mandado de segurança já aprovado pelo STF que permite implantar o parlamentarismo sem plebiscito.
    E a idéia seria fazer do Lula um primeiro ministro. Segundo ele já existem 27 senadores apoiando.
    Eu achei muito improvável, mas vindo dessa corja nada me surpreende.

  15. Rose Dias

    POLÍTICA –
    PANORAMA INTERNACIONAL
    CADA PAÍS TEM O PRESIDENTE QUE MERECE
    MACRI E OBAMA – A poco más de una semana de aterrizar en Buenos Aires, en la primera visita de un presidente de Estados Unidos a la Argentina en casi 20 años, Barack Obama dijo que las políticas de la ex jefa de Estado Cristina Kirchner eran “siempre antiestadounidenses”, con una “retórica que data de los años ’60 y ’70”, y que la administración de Mauricio Macri, en cambio, reconoce que hay “una nueva era” y busca “transparencia, competitividad y progreso”.

  16. J.B.CRUZ

    Tudo que está enumerado no pedido de prisão preventiva dos procuradores do ministério público estadual, SÉRGIO MORO vai acatar..
    CERCO FECHADO !!!

  17. CLAUDIUS

    Da arrumação PGR/MJ/AGU/TCUNÃOFEZOINVENTÁRIOQUANDOLULADEIXOU?OGOVERNO/CGU/SINDICATODEJORNALISTAS/OAB restaram os que vão segurar toda a porcariada: PGR. Vergonha!

  18. José P.I.

    Reinaldo, sei que você deve estar “zureta” de sono, sem tempo para dormir, de tanta informação e trabalho, mas dá uma espiada nisso:
    http://www.imprensaviva.com/2016/03/bomba-rodrigo-janot-teria-participado.html?m=1#.VuVKb6raddt.twitter

  19. bianca cavani

    Reinaldo, parece que lula vai mesmo “aceitar” o cargo de ministro.
    Cada solução que encontram, piora ainda mais a situação deles. Não conseguem mais nem minimamente ler a realidade. É a desmoralização total, irreparável, final. Não dá mais nem sequer para salvar algum político petista que porventura não tivesse compactuado com a sujeirada.

  20. LULA NA CADEIA!!! STF, Cadê VoCeS???

    Infelizmente , trabalho no Ninho das Cobras (em Brasília), e ouvi um tititi (pela ‘rádio corredor’) de que LULAdrão teria recusado assumir um ministério na semana passada APENAS para não jogar mais combustível para as manifestações contra eLLe/pt e Dilma. Mas, sempre teve a intenção, o plano (e a precisão urgente) de fazê-lo!
    Faz sentido, e deve ser a pura verdade, pois por aqui, o assunto voltou a baila.
    Se esse LADRÃO assumir QUALQUER cargo público, o Brasil tem que reagir – e desta vez não tão pacificamente! -, imediatamente a mais esse absurda, a essa manobra CRIMINOSA de Dilma ?PT -Lula.
    Não vamos permitir esse escárnio!!! CHEGA!!!!!!

  21. Ricardo

    Se algum indivíduo, ou indivídua, entrar no palácio do governo, roubar uma peça do acervo, e for pego com a mercadoria no seu cofre particular em um banco do governo, ele será preso de imediato!
    Então?
    O que estão esperando?
    Não precisaria grandes processos, com grandes elocubrações jurídicas!
    Estão ali o criminoso, o motivo do crime, as testemunhas e a prova!
    Então por que elle continua solto?????

  22. Não dá mais!! Bye bye Banânia..Aqui impera a memória curta da imprensa V V (vermelha e vendida!) HÁ EXCEÇÕES!!Poucas!

    E QUEM O ENDEUSOU ANTES DE TODOS????
    RESP: OS JORNALISTAS (com raras exceções), OS PSEUDO-INTELECTUAIS (TODOS esquerdopatas, ou ‘pseudo’!), OS MARIA-VAI-COM-AS-OUTRAS do meio artístico, e o resto dos integrantes da Esquerda Comuna miliciana e infiltrada (“professores”, políticos, advogados, juizes etc)
    Se hoje o APEDEUTA CRIMINOSO é um “Deus” (somente para os idiotas!!!!) agradeça , E MUITO!!!, aos jornalista/jornalismo esquerdopata do Brasil! Eles escrachavam e humilhavam qualquer pessoa com o mínimo de senso moral, ética e comportamento politicamente “incorreto” (já que não passam de uns babacas vermelhos hipócritas). ** Revejam as entrevistas feitas a LULA nos anos 80/90. Revejam as entrevistas feitas ao pobre ENÉAS!! É de dar NOJO desse meio ‘jornalístico’!!!!! SEMPRE trataram com desdém pessoas com caráter como o sr Enéas, Clodovil e outros; e como fazem com o Bolsonaro! TRatavam assim TODOS que não rezavam por sua Bíblia Esquerdista Genocida.
    Gostem ou não dessas pessoas (Enéas, Bolsonaro, Clodovil, M. Malta etc) não é coisa de profissionais que os tratem como fizeram e fazem, pois acima de tudo são (foram) homens com personalidade forte e bom caráter. BEM diferentes de LULA e sua Corja!!!! Esses sim, MERECIAM SER ESCRACHADOS!
    Já os “intelectuais” ( intelectuais de esquerda…kkkk), artistas, pseudo-professores, infiltrados em geral, alunos incautos, babacas-úteis e milicianos esses são só um bando de idiotas cegos, burros, PAGOS, e desprovidos de vergonha na cara e inteligência. Um bando de hipócritas, vagabundos encostados nas mamatas e têtas do Estado, imbecis de carteirinha, COVARDES, oportunistas e apátridas.
    VÃO PARA CUBA!!!! VÃO PARA ANGOLA, CONGO, CORÉIA DO NORTE…para PQP!!!! Vermelhos cretinos! Deixem o Brasil em paz! Temos NOJO de sua ideologia e doutrinação!
    Que LULAdrão, Dilma e sua corja de meliantes vão todos para a CADEIAAAAAA!!!!!!!!!

  23. Davi Silva

    Prezado Reinaldo, fale também sobre a nomeação do novo ministro da justiça. Estou com a impressão de que bebi, inadvertidamente, algum chá suspeito. Estou acordado, ou tendo algum tipo de alucinação? A mesma trapalhada foi cometida de novo? A matéria lida no Globo dá a entender que existe um direito adquirido que permite a nomeação desse outro procurador por ele estar no MP desde antes de 1988. Se for isso, o direito adquirido só existiria se ele já estivesse exercendo o cargo no executivo antes da CF-88 entrar em vigor. O que é que está acontecendo?

  24. Sean Jaegar

    São verdadeiras emoções o depoimento dele. Sentimentos que se pode esperar ao se fazer a leitura variam entre a raiva, ódio, comicidade, estarrecimento, incredulidade e algo mais. Tá tudo lá. Aguardando ansiosamente o seu parecer.

  25. Tete

    E dizem que o chefe da facção vai sim ser ministro, pois o bufão está se borrando de medo do Sergio Moro. Como tudo que o PT faz e planeja dá errado, vamos ver o que espera Lulalau da Silva num ministério. ..e vai deslachar em qual encruzilhada? Ou vai ser ministro fantasma?

  26. Chato de galocha

    E o cofre do Banco do Brasil?
    E o crucifixo que foi roubado do palácio?
    E as mais de 130 outras peças de alto valor histórico?
    Foi algum amigo que roubou e pediu para elle guardar no seu cofre particular?
    E o Ministério Público?
    O que vai fazer?
    Ninguém vai ser preso?
    Ou querem mais provas?

  27. Fernando

    Não sei. Não sei. Não sei. Se você diz, deve ser. Não sei. Não conheço. Não sei.

  28. Evaristo

    O batráquio chamou o delegado de “meu querido” 29 vezes. Não é a nova cara da riqueza?

  29. regina cintra

    O que o Deus daqui fala palavrão não é mole não…

  30. Daniel Carvalho - Paraíba

    Após aquela massa de brasileiros do bem saírem às ruas contra todas as safadezas institucionalizadas, receberá dentro de poucas horas, um tapa na cara, com o Chefe da Quadrilha assumindo um ministério para se safar da polícia. Lamentável,

  31. ArquivoX

    Arrogante prepotente intransigente adjetivos nada qualificativos para uma pessoa que tal cargo ocupou, e que pelo caminhar da carroça verá em breve mulher e filhos em cárcere, pergunto, resistirão esses sem delatar em troca de penas menores informações sobre o bufão nonedáctilo pois mesmo que esse vaze pelo cargo ministerial seus entes não tem imunidade…

  32. JUNIOR

    Em seu depoimento Lula afirma que “…presidente que se preza não fala em dinheiro”.
    Gostaria que ele tivesse dito ao invés disto:
    Que presidente que se preza não lidera gangues, quadrilhas…
    Que presidente que se preza respeita as pessoas e as instituições;
    Que presidente que se preza não mente tanto quanto ele e a sua sucessora e seus comparsas…
    Que presidente que se preza não precisaria ser investigado…
    Que presidente que se preza não deveria ser prepotente, arrogante, leviano…
    Isto sim, seria o perfil de um presidente que se preza, dentre outras características e/ou virtudes que precisaria ter, dentre as quais, a honestidade, a competência e o respeito à nação.
    Mas, não, sinceramente, não esperemos isto realmente deste sujeito. Ele não merece o nosso respeito e a nossa consideração. A história, em breve, espero, irá desmascará-lo de uma vez por todas.
    É só numa sociedade onde predomina a mediocridade que um sujeito como este, sem caráter, chega a presidente da república, é reeleito e elege seu sucessor. E que sucessor !!! Neste caso, sucessora !!!
    Pobre Brasil…

  33. renova

    LULA = VAGABUNDO, o que considero pior do que marginal.

  34. jorge pires

    Ele é o deus dos bandidos. Nem ouso chamá-lo de jararaca, pois tenho muito respeito por esse ofídio que nada tem de covarde ou traiçoeiro.

  35. O LADRAO de crucifixo!

    Comentário de = LUIZ S., 14 março, 5h24 pm. ====
    kkkkkkkkkkkkkkkkkk….MUITO BOA a piada!!!!

  36. Karlos

    Meu caro, quem vai salvar o LULA é o PSDB.
    Não há mais saída (pacífica) para o Brasil.

  37. Luiz

    E seria Deus, prepotente, afrontador e mal-educado.
    E ele logo avisou: Estou de saco cheio que me perguntem estas coisas…
    Não foi o depoimento digno de um ex-presidente da república.
    A coisa foi a nível marginal.
    Desculpem-me os marginais, foi mal.
    Marginal não teria a audácia de enfrentar seu inquisidor.

  38. AF

    Se Lula aceitar vai ser outra promessa do PT na cesta de lixo, que Dilma seria um governo independente do Lula, igual a promessa do Trem Bala.

  39. Justice

    Pelo que a jararaca sem rabo , enroladinha de medo depôs , o Instituto, bancado por aquele cara que tá na cadeia, também não tem nada a ver com ele. Nem o puxadinho. Sábado de Aleluia, o dia da malhação de judas se aproxima.

  40. max

    Lula tem que ser preso esta noite ou mais tardar de madrugada,Moro nao vai titubiar ,ele ja tem o sificiente nas maos. Eh so executar.

  41. wagner

    Estão soltando uma pseudo notícia de que lula assumiu a casa civil

  42. Lucia R.

    Acho que as perguntas não foram só essas que noticiou nos telejornais.
    A resposta sobre o triplex, disse: que era muito pequeno, 200 e poucos mts e tinha escada
    era ruim, por estar velho.
    Então, elle ia usar o triplex, para lazer? Está claro.

  43. Maria Monteiro

    Caro Reinaldo, se o Lula aceitar algum ministério, me mudo para a Av. Paulista definitivamente. Essa gente desmiolada já parou para pensar na reação de todos nós que não aguentamos mais tanta falta de vergonha e roubalheira? Parece-me que estão brincando com fogo.

  44. Jose Maria Torres

    Reinaldo, já não estaria passando da hora de a Receita Federal investigar com quais recursos Dona Rose e Seo Lula pagam os honorários de seus timaços de advogados??? Você não poderia fazer um comentário a respeito disso para que possamos ouvir a opinião da patuleia.???

  45. maria odila reymond

    OLa REI
    A hora é grave…RENAN esta tramando pra amanha 16 março 2016 aprovar na surdina, o PARLAMENTARISMO… lula sai como 1 ministro… e ADEUS LavaJato… Todo nosso trabalho de sair as ruas cai por terra…Ele assina uma lei urgente impedindo pessoas de se manifestarem…etc..etc.. sabemos do que ele é capaz…Vamos nos unir…quem pode ir na porta do SENADo bloquear… vai….. antes que seja tarde !!!!

  46. pastor

    pobre diabo, uma vibora infeliz, sem eira , nem beira.

  47. Inides

    Hoje se pesca com redes, mas havia um velho ditado que dizia: o peixe morre pela boca. Outra: meu avô dizia que não se deve falar que pensa e pensar sempre no que vai falar. Muitas vezes pecamos por falar demais ou por não falar. Em tudo é preciso ponderação.

  48. Paulo

    Como eu só li o início e depois fui vomitar, espero que o Reinaldo tenha mais estômago e possa nos dizer se ele se referiu em algum momento o câncer que teve. Acho que isso foi uma grande cascata.

  49. geraldo

    veja ai REI

    http://jovempan.uol.com.br/programas/jornal-da-manha/aecio-e-bolsonaro-lideram-preferencia-dos-manifestantes-em-sp-veja-o-perfil.html

  50. Carvalho da Font'Seca

    Estamos aguardando, ansiosos, seus comentários! Ah! Quem sabe o homem é deus mesmo e nós não estamos acreditando, hein?